Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2016

POLÍTICA DE VERA CRUZ: CLEONALDO JR. CONSTRUINDO ALIANÇAS

Da esquerda para direita, Presidente do PV de Vera Cruz Arlei Luan , Padre Flávio Bezerra e o Pré-candidato  a Prefeito de Vera Cruz Cleonaldo Jr.


Na tarde deste sábado ( 20 ), o pré-candidato a Prefeito de Vera Cruz, Cleonaldo Jr., recebeu a visita do padre Flávio Bezerra em sua residência. Durante o almoço regado a muita política, o padre Flávio afirmou o seu apoio ao projeto político de Cleonaldo Jr., que concorrerá a prefeitura de Vera Cruz nas eleições de outubro próximo.




Padre Flávio de Azul e Cleonaldo Jr.  Pré-candidato a prefeito de Vera Cruz


Segundo o padre Flávio Bezerra,  "  essa é a hora que o povo de Vera Cruz está escolhendo para mudar sua história. Surge a esperança que faltava e eu estarei ao lado dos que querem o melhor para esta cidade. "   afirmou o padre.  Para Cleonaldo Jr.   a pré campanha ganha força popular e política a cada dia que passa.  "  Sinto o anseio do povo de Vera Cruz por uma grande mudança, e por minha cidade, por minha gente e por tudo que sou, estou pronto para encarar o desafio para qual meu povo está me convocando " .   afirmou Cleonaldo Jr.


HORÁRIO DE VERÃO TERMINA À 0H DESTE DOMINGO ( 21 )


O horário de verão termina à 0h deste domingo (21). De sábado para domingo, os moradores de 10 estados, além do Distrito Federal, terão que atrasar os relógios em uma hora.


De acordo com o Chipp, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde horário de verão vigorou entre 2015 e 2016, houve uma redução no consumo de energia de 2,6 mil megawatts (MW), no horário de pico de demanda à noite, entre 18h e 21h. Esse volume representa cerca de 4,5% da demanda total por energia nessas três regiões.

Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

AGENTES PENITENCIÁRIOS DARÃO PLANTÃO DE 24H NO MAIOR HOSPITAL DO RN

Segundo o governo, equipes já começam a dar os plantões em março.
Medida é uma das que pretendem melhorar atendimento e evitar fugas.

Do G1 RN


Ala Médica da Penitenciária Estadual de Alcaçuz terá atenção especial para evitar descolamentos desnecessários de presos (Foto: Ricardo Araújo/G1)

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte, responsável pelo sistema prisional potiguar, vai criar grupos de agentes penitenciários com formação na área da saúde para que trabalhem em escalas de plantão de 24 horas no interior do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, que faz parte do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, a maior unidade médica do estado.

Segundo a assessoria de comunicação do governo, os grupos já devem começar a atuar em março. A medida foi anunciada após uma reunião realizada na manhã deste sábado (20) no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), que fica no Centro Administrativo do Estado, e faz parte de uma série de ações que buscam melhorar as políticas públicas de saúde prisional nas próprias unidades carcerárias, de forma a garantir um melhor atendimento ao preso, sem a necessidade de deslocamentos e, consequentemente, sem riscos de fugas.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Saúde (Sesap), Segurança Pública (Sesed) e da própria Sejuc.

Para a Sesap e Sejuc, ficou decidido que as duas pastas unirão forças para investimentos em reestruturação, aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para a ala médica que funciona no interior da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A unidade, que fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, é o maior presídio do estado.

“Vamos nos empenhar para habilitar, o mais rápido possível, a ala médica de Alcaçuz. Assim poderemos proporcionar um atendimento digno e seguro à comunidade carcerária. Para isso, vamos investir em equipamentos e buscaremos apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Nísia Floresta e de universidades que tenham interesse em se integrar a esta proposta”, ressaltou Cristiano Feitosa, titular da Sejuc.
A Sesap também buscará, junto ao Ministério da Saúde, recursos disponíveis da política nacional de atenção integral a pessoas privadas de liberdade no âmbito do SUS. Desde 2014, o serviço de saúde no sistema prisional passou a ser ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), qualificando a atenção básica no âmbito prisional como a principal porta de entrada do sistema e ordenadora das ações e serviços de saúde pela Rede. A transferência de recursos financeiros do MJ aos Estados está condicionada à habilitação de Equipes de Saúde no Sistema Prisional (ESP) previamente cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Atualmente, o Governo Federal conta com duas linhas de financiamento nesta área, tanto para investimentos em pessoal, quanto em equipamentos.

“O objetivo é fazer com que o preso tenha o atendimento médico adequado nas próprias unidades. O deslocamento somente será realizado em casos de urgência. Após este atendimento, o preso deverá retornar imediatamente à unidade prisional onde receberá a continuidade do tratamento”, acrescentou Feitosa.

HOMEM EMPINA MOTO, CORTA DEDO DE PM E É PRESO PELA LEI SECA EM NATAL


Ele não soprou o bafômetro, mas disse ter bebido meia garrafa de cachaça.
Fiscalização realizada neste sábado (20) prendeu 3 e recolheu 38 CNHs.

Anderson Barbosa
Do G1 RN

Blitz foi realizada na Av. Ayrton Senna, uma das mais movimentadas da Zona Sul de Natal. À direita, mão ferida do policial que tentou conter motoqueiro que empinava o veículo (Foto: Divulgação/PM)


Um homem foi preso na madrugada deste sábado (20) após ter se aventurado a empinar uma motocicleta em meio a uma blitz de fiscalização da Operação Lei Seca, realizada na Av. Ayrton Senna, na Zona Sul de Natal. O motoqueiro, segundo o capitão Styvenson Valentim, estava visivelmente embriagado e não possuía carteira de habilitação. Além do motoqueiro, outros dois motoristas foram presos por embriaguez ao volante e 38 CNHs ficaram retidas.

Ainda de acordo com o capitão, o motoqueiro ainda acabou ferindo a mão de um dos policiais militares que trabalhava na barreira, que teve o dedo cortado ao tentar conter o veículo. "Alguma peça da moto cortou a mão do PM, que foi tentar segurar o condutor para que ele não se acidentasse e nem causasse danos a outras pessoas. O policial foi para o hospital e tomou uma antitetânica”, disse Styvenson.

“Já o motoqueiro, que tem 21 anos, se negou a fazer o teste do bafômetro. Mesmo assim, ele admitiu ter bebido meia garrafa de cachaça. Foi detido, levado à delegacia e autuado por conduzir veículo automotivo sob influência de álcool, direção perigosa e exposição à manobra perigosa. Ficou preso", acrescentou Styvenson.

GOVERNADOR ROBINSON E SECRETÁRIA DIVANEIDE PRESTIGIA REABERTURA DO TEATRO DE CULTURA POPULAR

Secretária Divaneide Basílio prestigia reabertura do Teatro de Cultura Popular
 
 
 
A Secretária Extraordinária de Juventude, Divaneide Basílio, acompanhou o Governador Robinson Faria na solenidade de reabertura do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP), na noite desta quinta-feira (18/02). Além da entrega do equipamento, que estava fechado por problemas estruturais há oito meses, o Governador anunciou a reforma definitiva do Teatro Alberto Maranhão (TAM) e de outras casas teatrais regionais.   
 
Ainda durante a cerimônia, que teve música, artes visuais e dança, Robinson também assinou um decreto que destina R$ 6 milhões para investimentos em projetos culturais do RN, através da Lei Câmara Cascudo. “Mesmo com toda a dificuldade financeira, conseguimos economizar esse recurso, mostrando o nosso compromisso enquanto governo com a cultura do nosso estado”, afirmou Robinson. “Vocês tem um governador parceiro e defensor da cultura”, assinalou.   Segundo o governador, a reforma para posterior reabertura do TAM, a exemplo do Teatro de Cultura Popular, será definitiva. “E faremos o mesmo com o Lauro Monte, em Mossoró, o Adjuntos Dias, em Caicó, e outros teatros regionais”, anunciou.
 
No planejamento da Fundação José Augusto (FJA), ainda está prevista a abertura do teatro da Cidade da Criança e do Teatro Kiko Santos, em Mossoró, além de 28 casas de cultura. “Em breve, estará em curso cerca de 40 a 45 obras estruturantes da Cultura em todo o estado, através do RN sustentável. Isso totaliza um investimento em torno de 40 milhões no total”, detalhou o presidente da FJA, Crispiniano Neto.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

GOVERNADOR ENCAMINHA DOCUMENTO À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DESIGNANDO DEP. DISON COMO NOVO LÍDER DO GOVERNO

Governador Robinson Faria e o Dep. Dison Lisboa Novo Líder do Governo na Assembléia



Agora pouco através de uma rede social, o governador Robinson Faria anunciou o envio de documento à Assembleia Legislativa, onde dignou o deputado estadual Dison Lisboa como novo líder no governo na casa.  Dison assume em lugar do deputado Mineiro, que vinha exercendo a liderança desde o início de 2015.


O deputado que é da região agreste,  está em seu primeiro mandato e já vem se destacando com êxito na casa legislativa,  " Dison é um deputado muito preparado, é um companheiro de lutas, desde nossa política na região agreste, o exercício de liderança abrilhantará ainda mais seu mandato parlamentar " disse Robinson Faria.

OPERAÇÃO COMBATE TRÁFICO DE DROGAS NA GRANDE NATAL

Operação coordenada pela Denarc foi deflagrada nesta sexta-feira (19).
Armas e drogas foram apreendidas; até o momento, são 25 presos.

Do G1 RN



Uma operação da Polícia Civil, coordenada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), foi iniciada na manhã desta sexta-feira (19) na Grande Natal. De acordo com a polícia, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. O objetivo da ação é combater o tráfico de drogas.
Ainda de acordo com a polícia, a operação acontece em Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante. Segundo a Polícia Civil, 25 pessoas foram presas até o momento. Também foram apreendidas armas e drogas.

SECRETARIA DE ESPORTE DO ESTADO ( SEEL ), REALIZARÁ REUNIÕES COM DIREDS E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE ESPORTES



O secretário Estadual de Esportes e Lazer do RN Canindé de França, acompanhado da equipe técnica da SEEL iniciará de 22 de fevereiro à 09 de março  visitas em  todas as 18 regionais do esporte e do lazer pertencentes ao Fórum de Secretários e Gestores Municipais (FESMEL).  Este trabalho será integrado com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, onde na oportunidade serão visitadas também as  Diretorias Regionais de Ensino (DIREDS/SEEC).


Confira a programação:

REL        Cidade                   Local                          Data     Horário
11º        Assu                       DIRED                        22/02    10h30
12º        Mossoró                 DIRED                        23/02     8h
13º        Apodi       EE Antônio Dantas                   23/02    10h30
15º       P.Ferros     CC Joaquim Correia               24/02     8h
14º       Umarizal     Casa da Cultura                      24/02    10h30
10º       Caicó        Centro Educacional                   25/02     8h
9º        C.Novos                     IFRN                          25/02    10h30
1º        Natal/Polo Leste        CENEP                      25/02     9h
7º        Santa Cruz                 IFRN                          26/02     8h
4º        SP Potengi               DIRED                         26/02    10h30
1º        Natal/Polo Oeste  EE Raimundo Soares      26/02     9h
5º        Ceará-Mirim              CAIC                           29/02      8h
16º      João Câmara     Câmara Municipal              29/02    10h30
1º     Natal/Polo Sul      EE Manoel Vilaça               01/03     9h
3º        Nova Cruz             CAIC                               02/03     9h
1º     Natal/Polo Norte   EE Ana Júlia                      02/03     9h
6º         Macau     Câmara Municipal                       07/03     9h
8º        Angicos                DIRED                             09/03     9h

GOVERNO FEDERAL FAZ CAMPANHA EM ESCOLAS DO PAÍS CONTRA O AEDES NESTA SEXTA ( 19 )

Larvas do mosquito Aedes aegypti são fotografadas em um laboratório do Ministério da Saúde de El Salvador (Foto: Marin Recinos/AFP)

O Governo Federal realiza nesta sexta-feira ( 19 ) campanha em escolas contra o Aedes aegypti. O MEC tem por objetivo com o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o zika, alertar professores, alunos e funcionários sobre a necessidade de combater  a epidemia que atinge o país.



Segundo ainda o Ministério da Educação, a meta é atingir instituições em cerca de 115  cidades   prioritárias e 60 milhões de pessoas, onde em essas cidades foi realizado um levantamento do Ministério da Saúde.   Segundo o  MEC espera atingir, ao menos, 188.673 escolas de educação básica, 63 universidades federais e 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica.O mosquito que vem sendo encontrado em todos os estados do Brasil e  é responsável pela dengue, zika e chikungunya, por isso é uma ameaça a saúde pública do país.





quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

EQUIDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO VAI DEMORAR 80 ANOS, INDICA ESTUDO

Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil

Apesar do aumento de mulheres no mercado de trabalho nas últimas décadas, a equidade com os homens pode levar até 80 anos, segundo o Relatório Global de Equidade de Gênero, do Fórum Econômico Mundial. Para tentar diminuir esse tempo, equivalente a uma geração, pesquisa feita com líderes de 400 empresas ao redor do mundo indicou que três medidas prioritárias podem ser tomadas. Todas relacionadas ao engajamento da corporação na estratégia.

As medidas constam do estudo Women Fast Forward, feito pela consultoria Ernst & Young (EY) e apresentado hoje (9) no Rio de Janeiro. O trabalho indica como prioridade: “Iluminar o caminho para a liderança feminina, acelerar a mudança na cultura empresarial com políticas corporativas progressistas e construir um ambiente de apoio”, alicerçado no combate ao preconceito “consciente e inconsciente”, para aumentar o ritmo das empresas rumo à equidade.

De acordo com Tatiana da Ponte, sócia de Impostos da EY no Brasil, uma das principais vantagens da paridade é o ganho financeiro. Entre as empresas pesquisadas, 64% daquelas com melhores resultados econômicos encorajam suas funcionárias. Isso se deve, segundo ela, ao aumento da participação na tomada de decisões e favorece a visão global.


Para desenvolver as estratégias, Tatiana esclareceu que é preciso definir oportunidades de progresso na carreira e dar exemplos. “Não adianta defender a diversidade e não ter mulheres nos conselhos, na direção”, disse. “As funcionárias precisam se ver nesses cargos para acreditar que dá para chegar lá”, completou. Outra medida, segundo ela, é a flexibilidade na carga horária, adotando prazos mais longos, por exemplo, para licença maternidade ou paternidade.

“Estamos caminhando para um momento em que não só a mulher tem que achar espaço no mercado de trabalho, o homem também tem que achar um espaço na família. Quando a divisão de tarefas for mais igual para os dois lados, todo mundo ganhará, principalmente, os filhos. A presença mais atuante do pai na formação dos filhos nos dá crianças mais fortes”, afirmou.

Outra pesquisa sobre a participação de mulheres no mercado de trabalho da EY apresentada hoje descobriu que a vivência no esporte pode ajudar nos negócios. Com base em 400 entrevistas, a consultoria identificou que, na hora de tomar decisões importantes, aquelas mulheres que foram atletas são mais determinadas, guiadas por valores éticos e pelo espírito de equipe.


No Brasil, a ex-nadadora Fabíola Molina, com três medalhas olímpicas, que foi acompanhada por projeto de incentivo à presença de mulheres atletas no mundo dos negócios, confirma a tese. Desde 2013 ela dirige a própria empresa, de roupas de natação e moda praia, e afirma que o espírito de superação e a imposição de objetivos é fundamental para bater metas.

 

PAPA FALA DE POSIBILIDADE DE USO DE CONTRACEPÇÃO POR CAUSA DE ZIKA

Pontífice se referiu a métodos contraceptivos como 'mal menor'.
Ele afirmou que recorrer ao aborto nesses casos seria um crime.

Do G1


Papa no voo entre o México e Roma (Foto: AP/Alessandro Di Meio)

O Papa Francisco mencionou, nesta quinta-feira (18), a possibilidade de se usar métodos contraceptivos "como um mal menor" pelo risco que o vírus da zika impõe sobre as grávidas, em declarações no avião que o levou do México a Roma.

Francisco deixou aberta a possibilidade de usar esses métodos ao lembrar que o papa "Paulo VI em uma situação difícil na África (a guerra no Congo belga) permitiu que as freiras usassem anticoncepcionais para casos nos quais foram violentadas", explicou.

O pontífice afirmou que "o aborto não é um mal menor: é um crime. É eliminar um para salvar o outro. É o que faz a máfia", disse aos 76 representantes de meios de comunicação internacionais que viajaram junto com ele.

"O aborto não é um problema teológico: é um problema humano, é um problema médico. Se assassina uma pessoa para salvar outra no melhor dos casos. Vai contra o juramento hipocrático que os médicos devem fazer", acrescentou.

Por outro lado, o papa opinou que "evitar a gravidez não é um mal absoluto", pois "em certos casos, como neste, como no de Paulo VI, era claro". Francisco fez ainda um pedido "aos médicos para que façam de tudo para encontrar as vacinas contra estes mosquitos que transmitem esta doença".

Bispos do Brasil
 No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou mensagem no início de fevereiro posicionando-se contra a interrupção de gestação em caso de malformação do crânio de bebês e pedindo que os católicos brasileiros continuem e intensifiquem a mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No texto, a CNBB afirma que o estado de alerta em relação à microcefalia não deve “levar ao pânico” como se fosse uma situação “invencível”. “Tampouco justifica defender o aborto para os casos de microcefalia como, lamentavelmente, propõem determinados grupos que se organizam para levar a questão ao Supremo Tribunal Federal num total desrespeito ao dom da vida.”

GUARITEIRO ATIRA, EVITA FUGA E AGENTES DESCOBREM NOVO TÚNEL EM ALCAÇUZ

Penitenciária Estadual de Alcaçuz ficam em Nísia Floresta, na Grande Natal.
Segundo a direção da unidade, túnel foi escavado a partir do pavilhão 4

Anderson Barbosa

Do G1 RN


Túnel utilizado pelos presos foi escavado a partir do pavilhão 4 (Foto: G1/RN)


Um policial militar que ocupa uma das guaritas de vigilância da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, teve que dar tiros de fuzil para evitar que presos fugissem da unidade na madrugada desta quarta-feira (17). Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

O comando de guarda da PM informou que os tiros foram para o alto, como advertência. “O mais importante foi que nenhum preso escapou”, ressaltou Ivo Freire, diretor de Alcaçuz.

Ao G1, o diretor contou que a tentativa de fuga foi percebida por volta das 2h30. Pelo menos cinco detentos conseguiram passaram por um túnel e saíram de dentro do pavilhão 4. Ainda na área interna da unidade, correram para o pé do muro e começaram a cavar um novo buraco. Foi quando a guarda percebeu a movimentação e os disparos foram feitos.


“Os presos do pavilhão 4 fizeram um túnel e saíram do pavilhão. Depois, correram para o pé do muro e começaram a cavar. Os guariteiros viram e atiraram. Com medo, os presos retornaram para dentro do pavilhão. Pelo menos cinco internos foram vistos”, relatou.

Ainda de acordo com Ivo Freire, o pavilhão 4 possui 180 detentos. Em toda a penitenciária, são aproximadamente mil presos.

Fugas em 2016 Somente este ano, 93 detentos escaparam do sistema prisional potiguar. Destes, 13 fugiram de Alcaçuz. No dia 19 de janeiro, foram 3. Dois dias depois, escaparam outros 10.

Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar está em calamidade pública desde o dia 17 de março de 2015, após uma onda de rebeliões que atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. O decreto, renovado em setembro, tem validade até março deste ano.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foram gastos mais de R$ 7 milhões nas reformas das unidades depredadas. A secretaria reconhece que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.


CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO CONFIRMA VETO ÀS EMENDAS QUE TRATA DO PROJETO DOS CONTRATOS SEM CONCURSO



Na manhã desta quinta-feira ( 18 ), a câmara municipal de Santo Antônio resolveu manter o veto do executivo, onde tratava-se de autorização de contratos sem concurso público.  Estiveram presentes na sessão dez senhores vereadores, desta vez a ausência foi da vereadora Lucinha ( SD), ficando assim o resultado  da votação, a favor do veto foram cinco votos, quatro contrários e uma abstenção da vereadora Priscila presidente da casa.


O plenário esteve mas uma vez lotado, ao lado de fora da câmara desta vez os ânimos estiveram mais calmos do que das outras vezes,  o tenente Vinícius responsável pelo pelotão de Santo Antônio comandou a segurança, que contou com total apoio do Grupo Tático de Operações ( GTO ) das cidades de Goianinha e Nova Cruz, quem fez parte desta vez no reforço policial foi a equipe de transito da polícia rodoviária estadual.











SÍTIO NOVO/RN: SECRETARIA DE AGRICULTURA FARÁ ENTREGA DE BOLETOS DO GARANTIA SAFRA A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA ( 22 )

                                            
                                              AVISO:








A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Sítio Novo/RN,  informa aos agricultores inscritos no Programa  Garantia Safra 2015/2016, que a entrega dos boletos dos referidos anos estarão disponíveis a partir da próxima segunda feira ( 22 ),  o local de entrega dos boletos será na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, localizada na sede da prefeitura de Sítio Novo na rua José Ferreira Lima, Nº 30, no Horário de funcionamento de segunda a quinta-feira das 07:30 às 11:30  e das 13:30 às 1730;  e na sexta-feira de 07:30 às 13:30.


A Secretaria comunica aos agricultores,  que devem retirar seus boletos até o dia 26 de fevereiro de 2016. Pois os vencimentos dos boletos bancários  para pagamentos da contrapartida, onde cabe ao agricultor vai até o próximo dia 29 de fevereiro de 2016, sendo assim o não pagamento implica na exclusão do mesmo do referido programa.



Para receber o boleto,  o ( a )  agricultor ( a ),  
 deve ter em mãos o seu CPF



EM EVENTO NO METRÓPOLE DIGITAL, GOVERNADOR CONFIRMA PARQUE TECNOLÓGICO NO RN

ASSECOM/RN




O governador Robinson Faria participou na tarde desta quarta-feira (17) de um workshop realizado no Instituto Metrópole Digital, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que celebrou o Acordo de Cooperação Bilateral entre Governo Brasileiro e Comissão Europeia. O evento, encerrado hoje, teve o objetivo de produzir um plano de ação para o desenvolvimento de soluções para Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil, usando como infraestrutura comum a plataforma aberta para o desenvolvimento de aplicativos inteligentes, FIWARE. O evento teve a presença do diretor geral da Comissão Europeia de Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologia, Jesus Villasante.


Natal foi escolhida para sediar o evento em virtude do know-how científico local e pelo ecossistema de inovação existente propícios a continuar desenvolver uma estratégia de liderança no domínio da transformação das Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil. As Cidades têm por conceito a hiperconectividade, integrando todas as soluções disponíveis para melhorias dos serviços nos órgãos públicos, e utilizando a informação para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos.


No evento, o governador declarou a importância da cooperação entre Rio Grande do Norte e a comunidade europeia, e ressaltou a parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN e a UFRN, via Metrópole Digital, para fomentar a produção científica e a aplicabilidade de conceitos.

“Logo no início do nosso governo, reuni os quatro reitores das universidades públicas do RN para que indicassem pessoas da academia para agregar várias inteligências à nossa gestão. Fizemos investimentos na Fapern para propiciar um ambiente ideal para a criação, para a pesquisa, com resultados satisfatórios. Vamos continuar olhando para frente porque quem não investe em pesquisa e em tecnologia fica para trás”, declarou o chefe do Executivo estadual.

No evento, Robinson Faria confirmou ainda que um consórcio português formado pelas empresas   SPI, Innovos Group e Alpmicio venceu a licitação para a construção do Parque Tecnológico do RN, que agrupará empresas de alta tecnologia, incubadoras de novas empresas e centros de pesquisas.
 
O evento teve a participação ainda da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, e do diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo. O governador foi acompanhado pelos secretários de Estado do Planejamento, Gustavo Nogueira, e de Administração, Marcelo Marcony. 

MEGA-SENA ACUMULA PELA QUARTA VEZ, PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 30 MILHÕES

UOL - Pela quarta vez consecutiva, ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira (17), em São Paulo.



As dezenas do concurso 1.791 da Mega foram as seguintes:
12 - 18 - 46 - 50 - 53 - 55.
A Caixa Econômica Federal estima que o prêmio principal do próximo concurso, o 1.792, possa chegar a R$ 30 milhões.
Para a quina da Mega-Sena foram 36 apostas ganhadoras, que vão receber prêmio de R$ 71.567,53 cada uma. A quadra da Mega saiu para 3.703 apostadores, com prêmio de R$ 993,95.
O concurso 1.792 será realizado no próximo sábado (20). Segundo a Caixa, a probabilidade de acertar os seis números é de uma em 50 milhões. A aposta mínima (seis dezenas) custa R$ 3,50.
 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SECRETÁRIO DE ESPORTE E TURISMO DE SANTO ANTÔNIO JÂNIO BEZERRA É EXONERADO DO CARGO

Imagem da internet
O diário oficial do município de Santo Antônio, trouxe hoje a exoneração do Secretário de Esporte e Turismo Jânio Bezerra,  participante efetivo na campanha de 2012 do hoje prefeito Lula Ribeiro, Jânio  fazia parte do governo municipal desde o início da gestão.

Não se sabe o real motivo da exoneração até agora, porém é esperar se o ex-secretário deseja ou não se pronunciar sobre o assunto, agora é aguarda os próximos dias sobre o futuro político do amigo e empresário Jânio Bezerra.

CIDADE DE SÍTIO NOVO/RN, RECEBERÁ EQUIPE DA RECORD PARA REALIZAR REPORTAGEM


O turismo Sitionovense será destaque novamente nas telinhas da TV, dessa vez no programa da Rede Record, Câmera Record . A informação foi confirmada pela Jornalista Mauriceia Cavalcanti do Programa RN Turismo em sua rede social.  A reportagem será sobre o Castelo de Zé dos Montes, localizado no Distrito Serra da Tapuia.

A equipe do Câmera Record liderada pela produtora do Núcleo de Reportagens Especiais da Record, Ligia Scalise, desembarcou em Natal na última Segunda-Feira (15/02) e permanecerá no RN até o dia 27/02 realizando uma serie de reportagens, entre elas, uma edição inteira para o Câmera Record e duas matérias para o Domingo Espetacular .

No RN, além de Sitio Novo, a equipe do Câmera Record percorrerá os municípios de  Rio do Fogo, Galinhos, Natal, Caicó, Jucurutu onde serão apresentados através de histórias e personagens nunca mostrados em rede nacional.

Essa captação de matérias faz parte de um pacote de serviços que a empresa RN Vídeo Produções captou em julho de 2015 em parceria com o Governo do Estado.

"Esse é o 8º programa de rede nacional entre as emissoras: Record, SBT e Rede Tv que já realizamos, beneficiando mais de 25 municípios através das mais diversas histórias e personagens. Isso só vem sendo possível porque é uma ação do Governo do Estado, por meio da Setur e Emprotur, realizada pela RN Vídeo Produções através do Projeto RN Sustentável e parcerias com empresas do trade turístico e prefeituras municipais”. disse a jornalista e apresentadora Mauricéia Cavalcante.


Fonte: blog Sítio Novo em Foco

CASOS DE DENGUE AUMENTAM 98,46% NO RN, REVELA SESAP

RN investiga 4.753 casos de dengue, 414 de zika vírus e 13 de chikungunya. Números foram divulgados nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Saúde. Os dados revelam que os casos de dengue já cresceram 98,46% este ano.




Larvas do mosquito Aedes aegypti são fotografadas em laboratório (Foto: Marin Recinos/AFP)


Os casos de dengue registrados entre 1º janeiro a 13 de fevereiro deste ano no Rio Grande do Norte aumentaram 98,46% com relação ao mesmo período do ano passado. Em 2016, já são 4.753 casos suspeitos e 356 confirmados. Quanto à febre chikungunya, este ano já foram notificados 13 casos suspeitos, todos ainda em investigação. Já sobre o zika vírus, foram notificados 414 casos. Destes, 4 confirmados. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

Ainda de acordo com a Sesap, até o dia 13 de fevereiro, fim da semana epidemiológica 6, o estado somou 20 municípios com alta incidência acumulada de dengue (até a semana epidemiológica 4 eram 9, ou seja, um aumento de 122% de municípios com alta incidência acumulada), que são municípios que notificaram mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes.

“Ao mesmo tempo, visualizamos 78 municípios silenciosos, que não notificaram nenhum caso suspeito de dengue nesse período. Isso aponta para uma subnotificação de casos suspeitos e indica a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde”, explicou Kristiane Fialho, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap. “O cenário da dengue no RN revela ainda um aumento de óbitos notificados em 150%, uma situação preocupante. Entretanto, esses óbitos ainda estão em investigação para conclusão”, acrescentou.

Fumacê
A Sesap informou também que já realizou ações com o carro fumacê (UBV pesado) nos municípios de Natal (Zona Norte), Caicó, Umarizal, Martins, Lajes, Jandaíra, Guamaré e Pendências. Logo após o carnaval a ação foi feita nos municípios de Cerro Corá, Florânia, Parelhas, Santana do Matos e Pedro Avelino. Outros municípios estão sinalizando a necessidade da utilização dos carros fumacê e a equipe estadual irá analisar se eles enquadram-se nos requisitos necessários para realização de UBV pesado ou costal.

PREFEITO NENEN DE SÍTIO NOVO/RN, VISTORIA O ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO DE 40 UNIDADES HABITACIONAIS NO MUNICÍPIO


O prefeito de Sítio Novo/RN  Richardson Xavier ( Nenen ), visitou e ao mesmo tempo fez uma vistoria do andamento da construção das 40 unidades habitacionais e está com 65% de obras concluídas, essa é uma parceria do município com o governo federal através do  Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV um programa habitacional criado a partir do incentivo do Governo para atendimento à população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo acesso à moradia digna.


Sendo assim a Prefeitura Municipal de Sítio Novo/RN, acompanhará e realizará a fiscalização e monitoramento da construção das 40 (quarenta) unidades habitacionais, haja vista que está sendo realizado o Trabalho Social que é um conjunto de ações inclusivas, de caráter sócio educativas, voltadas para o fortalecimento da autonomia das famílias, sua inclusão produtiva e a participação cidadã, contribuindo para a sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais. A execução é de responsabilidade da Entidade Organizadora e deve ser desenvolvido em 03 etapas: Etapa Pré-Obras; Etapa Obras e Etapa de Pós-Ocupação.




GOVERNADOR SE REUNE COM A PRESIDENTE DILMA E APRESENTA PRIORIDADES DO RN



O Governador Robinson Faria se reuniu na tarde desta terça-feira ( 16 ), com a presidente Dilma Rousseff. Na conversa foi  tratado com a presidente alguns pleitos considerados de extrema prioridade, para o desenvolvimento socioeconômico  e o enfrentamento da crise do Rio Grande do Norte.


Além do Governador estivem presentes o  o deputado federal Fábio Faria, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Entre alguns assuntos Robinson  tratou do Plano Emergencial de Segurança Hídrica, orçado em R$ 336,191 milhões e que beneficiará quase 2 milhões de pessoas. O plano inclui perfuração de 35 poços de alta vazão, implantação de 309,02 km de adutoras de montagem rápida e aquisição de equipamentos.


Outra preocupação do Governador  onde  foi mais uma vez feito o pedido a presidente sobre a inauguração de canal do eixo norte do projeto de transposição do Rio São Francisco, na cidade de Cabrobó, em agosto último. “Eu voltei a pedir a presidente que conclua o trecho de 6km que parte da Barragem de Caiçara a São José de Piranhas, na Paraíba. Tão logo as águas cheguem ao São José de Piranhas, elas perenizarão o Rio Piranhas-Açu, chegando ao RN, pela cidade de Jardim de Piranhas”, explicou o governador. “A presidente demonstrou boa votante para acelerar essa obra que amenizará bastante a situação do estado”, afirmou Robinson.


Outro pedido  feito também ao governo nacional, é sobre o aceleramento na contratação da operação de crédito de R$ 850 milhões com o Banco do Brasil. Pois esse recursos serão de bastante importância para a contrapartida do estado em várias obras, tais como, as da barragem de oiticica, na melhoria da rede estadual de saúde, e na execução de obras de saneamento, além da construção e restauração de rodovias. O governo tem autorização da Assembleia Legislativa para o empréstimo desde 21 de janeiro de 2015.

TCE DETERMINA EXONERAÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS E REALIZAÇÃO DE CONCURSO NA CÂMARA DE GUAMARÉ





A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou a exoneração dos cargos comissionados em excesso lotados na Câmara Municipal de Guamaré, num prazo de 45 dias, e a realização de concurso público para provimento de servidores efetivos. A Câmara de Guamaré possui 116 cargos em seu quadro funcional e todos são preenchidos por servidores comissionados, inexistindo qualquer servidor efetivo.

Além disso, segundo voto do conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, relator do processo, apresentado nesta terça-feira (16), a Câmara terá 30 dias para redimensionar o seu quadro funcional levando em consideração o tamanho do município. O processo é fruto de representação postulada pela Diretoria de Despesa com Pessoal – DDP, visando sanar a inconstitucionalidade da composição do quadro funcional da Câmara Municipal de Guamaré.

“A Câmara de Guamaré apresenta a quinta maior quantidade de servidores das casas legislativas municipais do Rio Grande do Norte, mesmo sendo o 38º (trigésimo oitavo) município mais populoso”, relatou o conselheiro, lembrando que isto representa proporcionalmente o maior custo mensal de folha por habitante em relação a todas as casas Legislativas dos municípios do Estado.

O conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves também ponderou o excesso de funcionários em uma câmara municipal de pequeno porte. “Não vislumbro como uma casa legislativa de um município de pequeno porte, como é o caso, ter tamanha demanda de atividade laboral no Poder Legislativo, que se justifique um número tão elevado de servidores”, disse. E complementou: “É imperioso evidenciar, que em face desta crise que atinge a economia brasileira, em especial o setor público, é imprescindível ao gestor público, detentor da competência e da legitimidade de administrar, tomar medidas que visem à redução de custo da Máquina Pública. Neste caso concreto, é a redução de despesas com pessoal”

O presidente da Câmara Municipal de Guamaré, Eudes Miranda, ficará sujeito a uma multa no valor de R$ 100  por cada dia de atraso em relação a cada uma das medidas cautelares deferidas que não forem cumpridas nos devidos prazos, prazo que começa a contara partir da ciência da decisão.

Fonte:  http://www.tce.rn.gov.br/Noticias/NoticiaDetalhada/3185

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

MESMO COM A VOLTA DAS CHUVAS , CAI NÍVEL D'ÁGUA NOS RESERVATÓRIOS DO RN

Medições também mostram redução no volume das maiores bacias do estado.
Dados são da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Anderson Barbosa
Do G1 RN
 
Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, está com 20,63% da capacidade. Este é um dos níveis mais baixos de sua história (Foto: Anderson Barbosa/G1)
 
As chuvas que vêm caindo com certa intensidade desde o início do ano no interior do Rio Grande do Nortenão estão sendo suficientes para amenizar os efeitos da estiagem histórica que assola o sertão potiguar. A prova são os níveis das bacias potiguares, cada vez mais baixos. De acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (16) pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em todas as grandes barragens ou açudes do estado houve queda no volume de água armazenada. Nove reservatórios estão completamente secos.
 
 
Barragem de Santa Cruz, em Apodi (Foto: Anderson Barbosa/G1)
 
 
À esquerda, o Gargalheiras em 2011, quando a barragem sangrou pela última vez.; à direita, nos dias atuais, sob a seca histórica que atinge o estado (Foto: Canindé Soares e Anderson Barbosa/G1

Com 1,36% da capacidade, açude Itans, em Caicó, encontra-se no volume morto (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Açude Dourado, em Currais Novos, secou há quase dois anos (Foto: Anderson Barbosa/G1)
 
 
Na Bacia do Rio Piranhas/Assu, na região Central do estado, o nível atual é de 17,88% da capacidade total. Estava com 18,12% em dezembro do ano passado. Na Bacia Apodi/Mossoró, a queda foi mais acentuada: baixou de 23,08% para 22,09%.
Barragem de Santa Cruz, em Apodi (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Nas demais bacias também houve uma baixa  no volume de água. Na Bacia Trairi caiu de 4,66% para 4,30%; Na Bacia Jacú passou de 4,20% para 4,10%. Já nas bacias Ceará-Mirim (17,98%) e Potengi (10,67%), os volumes se mantiveram sem alteração nestes últimos meses.
 
Seca histórica
 
 
 
 
 
 
 



 

EX-GOVERNADORA WILMA RECEBE CONVITE PARA COMANDAR OS VERDES ( PV ) NO RN

EX-Governadora Wilma e o Presidente Estadual do (PV ), Rivaldo Fernandes

Na manhã de hoje, a ex governadora Wilma de Faria foi convidada oficialmente para comandar o Partido Verde no RN. O convite partiu do Presidente estadual da legenda, Rivaldo Fernandes,que foi recebido junto com lideranças do Partido na casa da vice prefeita da capital.


Wilma, já havia sinalizado a sua simpatia pelo partido verde, agora, o Presidente Nacional, Deputado Penna e o Senador Álvaro Dias, desembarcarao na próxima semana em Natal para convidar Wilma para liderar os verdes para as eleições 2016.

PREFEITURA DE VÁRZEA RN, REALIZARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE CARGOS


Vereadores aprovam contratação de médicos em caráter temporário - Foto: Enviada ao VNT

Feita a leitura pelas comissões formadas por vereadores  de Várzea, RN e conversas entre estes e o poder executivo sobre o Projeto de Lei nº 01/2016 que trata da contratação por tempo determinado de cargos para atender as necessidades da Prefeitura  foi retirado do texto inicial algumas funções consideradas desnecessárias e ainda que será realizado concurso público.  Após essas mudanças  o Projeto de Lei foi aprovado em reunião realizada nesta segunda-feira (14).

Foram retirados do texto  07 cargos do Projeto de Lei de contratação temporária em regime de urgência:  04 cargos de professores, 01 motorista, 01 operador de máquina e 01 tratorista.

Prefeitura realizará concurso público

O Prefeito de Várzea, Getúlio Luciano Ribeiro enviou  o ofício de nº 018/2016 referente ao Projeto de Lei nº 001/2016  à Presidente da Câmara Municipal e informa  à Casa Legislativa que o Poder Executivo Municipal enviará  no prazo máximo de seis meses, projeto de lei autorizando  a realização de  concurso público para preenchimento de cargos da estrutura administrativa.

Depois de aprovado o Projeto que trata da contratação por tempo determinado, foram destinadas 25 vagas para 14 funções;  assim distribuídas: 

Médico - PSF - 02 vagas - remuneração:  R$ 8.000,00
Enfermeiro - PSF - 01 vaga - remuneração: R$  2. 640,84
Dentista - Saúde Bucal - 03 vagas - remuneração:  R$ 2.640,84 
Nutricionista - 01 vaga - remuneração: R$ 1.300,00
Assistente Social - 01 vaga - remuneração:  R$ 1.300,00
Médico Veterinário - 01 vaga - remuneração:  R$1.300,00
Psicólogo - 01 vaga - remuneração -  R$ 1.300,00
Coordenador do PRONATEC  - 01 vaga - remuneração:  R$ 900,00
Motorista - 03 vagas - remuneração:  R$ 900,00 
Operador de Máquina - 01 vagas - remuneração:  R$ 1.500,00
Tratorista - 01 vagas - remuneração:  R$ 900,00
Auxiliar de Saude Bucal - 02 vagas - remuneração:   R$ 880,00
Técnico de Enfermagem - 03 vagas - remuneração:   R$ 880,00
Orientador Social SCFV - 04 vaga - remuneração: R$ 880,00


Do VNT

PASSADO O CARNAVAL A POLÍTICA SÍTIONOVENSE ESTÁ COMO UM JOGO DE XADREZ NAS ESTRATÉGIAS PARA AS ELEIÇÕES 2016

Imagens retiradas da Internet

A política de Sítio Novo, está diariamente transformando o município em um tabuleiro de xadrez, de modo que as principais lideranças  políticas, se utilizam dos bastidores para traçarem as melhores estratégias em busca de alcançar o êxito, e nesse jogo de acordos que tecem os bastidores da política de 2016, os reis de cada lado desse tabuleiro, podem trocar  os nomes objetivando alcançar a almejada  aprovação  da população.  

Nesses movimentos de idas e vindas, ora são cogitados outros, de maneira que essas mudanças podem ser  inclusive co-sanguineas.   Assim, as indefinições pairam no ar, e nem as demais peças que compõe esse xadrez , conseguem mensurar, como ocorrerá a verdadeira disputa , inclusive quem serão os verdadeiros candidatos.

No meu ponto de vista , diante dessa conjuntura em transformação, em que existem três pré -candidaturas ,  uma  do  vereador  Hélio Silva,  que está  em suas  visitas pelo município  em  busca de mais  apoios,  e que foi lançado pelo grupo do atual prefeito Nenen  alguns meses atrás , as outras pré – candidaturas por  entender  que os nobres  leitores merecem ter acesso a notícia em primeira mão, acredito que pelos bastidores  e por algumas conversas que rolam no município, em rodas de conversas entre amigos , que o bloco da Ex- Prefeita Wanira caso ela não venha a ser candidata, poderá  indicar o seu irmão Wagner,  e o bloco do Major Edilson se ele não for candidato, indicará o seu filho e  atual Vereador  Edilson Júnior, ambos respectivamente para a cabeça de chapa de seus  grupos políticos.

E  ainda acrescento que essa disputa se confirmada, trará uma disputa na base das idéias, já que o enfrentamento terá  jovens e nomes novos na política da cidade,  buscando assim novas propostas para novas gerações.

Sendo assim cada um buscando almejar e deixar marcas na história política deste município e assim, neste país chamado brasil.