Páginas

sábado, 9 de abril de 2016

30 CIDADES DO RN ENTRE ELAS SÍTIO NOVO, TIVERAM O FPM ZERADO NA 1ª PARCELA NESTA SEXTA ( 8 )



O 1º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de abril, pago nesta sexta-feira, 08, teve redução de 13,42%, comparado ao mesmo período do ano anterior. A situação agravou a crise dos municípios no Rio Grande do Norte. Além da queda nos repasses, 30 municípios tiveram a primeira cota zerada.

A queda dos repasses é constante e mantém as cidades em situação preocupante, prejudicando as finanças municipais e diminuindo os recursos para investimentos municipais. Os gestores precisam refazer os planejamentos financeiros dos municípios, para amenizar os efeitos da redução dos recursos.

MUNICÍPIOS COM O FPM ZERADO NA PRIMEIRA COTA DE ABRIL/2016:

AFONSO BEZERRA
ALTO DO RODRIGUES
AREIA BRANCA
BARAÚNA
CARNAÚBA DOS DANTAS
CARNAUBAIS
EXTREMOZ
FELIPE GUERRA
FLORÂNIA
GOV. DIX-SEPT ROSADO
GROSSOS
JANDUIS
JOÃO CÂMARA
LAGOA D'ANTA
MARCELINO VIEIRA
MARTINS
MAXARANGUAPE
NOVA CRUZ
PARAZINHO
PARNAMIRIM
PAU DOS FERROS
PEDRO VELHO
PENDÊNCIAS
PUREZA
RIO DO FOGO
SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ
SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE
SITIO NOVO
TIBAU
UMARIZAL

EM DEBATE DE 13 HORAS , 39 DEPUTADOS DEFENDERAM O IMPEACHMENT E 21 FORAM CONTRA

Ao todo, 61 deputados discursaram sobre o parecer final da Comissão Especial do Impeachment Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A legalidade ou não dos argumentos contidos na denúncia do processo de impeachment dominou as discussões sobre o parecer final da comissão especial que analisa o pedido de afastamento da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Foram mais de 13 horas de debate, na sessão iniciada ontem (8), por volta das 15h30, e finalizado às 4h43 deste sábado (9).

Ao todo 61 deputados discursam. A maioria, 39 deles, defenderam o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO),  que sugeriu o prosseguimento do processo de impeachment, praticamente o dobro dos que se posicionaram contrários (21) e um indeciso. Cada deputado membro da comissão teve 15 minutos para defender sua posição, enquanto os não membros falaram por dez minutos.

No total, havia 116 deputados inscritos para discursar. Os que não falaram desistiram ou foram embora antes de serem chamados pela presidência da comissão.

Com mais de 11 horas de sessão, o presidente do colegiado, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), tentou reduzir o tempo de fala já que o horário limite estabelecido inicialmente, 3h de sábado, já havia sido ultrapassado. A proposta, contudo, não foi bem aceita.

Conforme o estabelecido pelos líderes, a ordem de inscrição dos oradores obedeceu a alternância entre favoráveis e contrários ao impeachment. No entanto, depois das 3h todos os governistas inscritos já haviam falado e a lista seguiu com discursos apenas daqueles que defendiam o impeachment. Pouco antes, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) sugeriu o encerramento da reunião, proposta que foi rechaçada pelos oposicionistas.

Agência Brasil

STF CONCEDE LIMINAR FAVORÁVEL AO RN SUSPENDENDO DEVOLUÇÃO DE REPASSES DO FUNDEB

Uma liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal na tarde desta sexta-feira (8) concedeu ao Rio Grande do Norte uma vitória na área de educação.  O despacho do ministro Marco Aurélio Mello impediu a compensação de R$ 192.404.582,50 referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

A ação recomendava que o RN teria de devolver os valores dos repasses do exercício 2015 oriundos do Fundeb, de acordo com cálculos realizados à época. Devido a um novo entendimento foi verificado que o estado não teria direito a complementação do Fundo e deveria ressarcir os quase R$ 200 milhões já neste mês.

De acordo com a Procuradoria Geral do Estado, a defesa apresentada alegou que o RN agiu de boa fé ao receber os repasses do Fundeb, bem como questionou os critérios utilizados na elaboração dos cálculos realizados pela União.  

O governador Robinson Faria, que liderou uma comissão formada por pastas do Governo, bancada federal e prefeituras potiguares nas reuniões em Brasília, falou sobre a decisão do STF favorável ao RN. “Esse foi um parecer muito importante para continuarmos evoluindo na educação. O entendimento do Supremo nos deixou muito felizes porque poderemos manter o planejamento traçado com muito cuidado desde o início da nossa gestão”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

Segundo o procurador-Geral do Estado, Francisco Wilkie Rebouças, “não justifica o estado ter que devolver o valor ao Governo Federal por ter agido de boa fé. Outra coisa é que, se fosse feita a devolução, as escolas do estado teriam de parar porque dependemos também dos recursos do Fundo para manter a educação do RN funcionando”, declarou.

PRAIAS DO RN TÊM NOVE NOVE PONTOS IMPRÓPRIOS PARA BANHO

Praia do Forte é uma das impróprias para banho
(Foto: Canindé Soares)

As praias do Rio Grande do Norte têm nove pontos impróprios para banho. É o que afirma o boletim de balneabilidade do programa Água Azul, divulgado nesta sexta-feira (8). Ao todo, são analisados 51 pontos em todo o estado.

Segundo o boletim, estão impróprios para banho a Foz do Rio Potengi, em Nisia Floresta; Pirangi do Norte (APURN) e Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim; Areia Preta (Praça da Jangada), Praia dos Artistas (centro de artesanato), Praia do Meio (iemanjá), Praia do Forte e Redinha (Rio Potengi), em  Natal  e Lagoa de Pitangui, em Extremoz.

A análise é válida por sete dias e é classificada com base na quantidade de coliformes fecais encontrados na água das praias monitoradas e de acordo com o estabelecido em uma resolução do Conama.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

PRÉ-CANDIDATURAS NO AGRESTE E TRAIRI DO RN, COMEÇAM A TIRAR O SONO DOS ADVERSÁRIOS



Josimar  Pré-Candidato a prefeito em Santo Antônio-RN e  Major Edilson Pré-Candidato a prefeito de Sítio Novo-RN

Duas pré-candidaturas estão tirando o sono dos adversários em duas regiões do estado, a situação chega a ser de quase desespero pelo que vem ocorrendo até agora para o crescimento e o fortalecimento das  pré-candidaturas.

A primeira,  é na cidade de  Santo Antônio do Salto da Onça, situada na região Agreste do estado, por lá a pré-candidatura a prefeito do empresário Josimar da JC vem deixando o seu adversário e prefeito atual inquieto, Josimar já conseguiu dentro do grupo de oposição reunir grandes líderes como o ex-prefeito Luiz Carlos e O ex-prefeito Dr. Gilson, Além dos vereadores, Lucinha, Audy, Paulo César e Nélio.  Somado à isso, Josimar conta hoje com o apoio da vereadora guerreira Goreth Orrico que votou na eleição passada no prefeito, outras lideranças que votaram no atual prefeito estão agora ao lado de Josimar somando forças na sua pré-campanha.

A pré-candidatura de Josimar da JC, vem crescendo e se fortalecendo também porque o povo já deu sinal de que quer mudanças, que  precisa de um prefeito humilde, honesto, um prefeito que saiba está no meio do povo, enfim, um prefeito que cuide de perto do seu povo e da sua gente. Por isso tudo é que a pré-candidatura de Josimar da JC tem incomodado tanto seus adversários, pois  a cada dia ganha força, trazendo a  esperança  por dias melhores ao povo Santoantoniense.

A segunda, está localizada na região do Trairi, mais precisamente em Sítio Novo, na terra do castelo como é conhecida, quem vem se fortalecendo com sua  pré-candidatura é o Major Edilson, segundo lugar na última eleição em 2012, e  deixando o candidato da ex-prefeita Wanira  Chiquinho Camilo em terceiro lugar, Major Edilson ficou apenas com um vereador eleito no seu grupo político, o seu filho Edilson Jr.

Da campanha de 2012 para cá, com passar dos tempos, Major Edilson conseguiu fortalecer seu projeto político para 2016,  além de pessoas simpatizantes de outros grupos políticos, a pré-candidatura do Major foi ganhando força e musculatura  ainda mais com a chegada dos vereadores, Judrene, Lucinalva, e do atual presidente da casa Adegilson ( Gí ).  Mais adiante  Valderi que é  Presidente da colônia de Pescadores que era também de outro grupo veio somar com a pré-candidatura do Major Edilson, a liderança mais recente e de peso, foi a vinda do ex-prefeito Hudson Xavier que trouxe consigo a sua esposa e atual vereadora Clédia entre  outras lideranças que o acompanharam.

Com isso a pré-candidatura do Major conta com 5 dos 9 vereadores em mandatos atuais na câmara. É notável o desejo das pessoas na cidade de Sítio Novo, em caminhar junto com a pré-campanha de Edilson Fernandes, pois ele  representa o novo, representa a oportunidade de não deixar que o passado volte a comandar o município, conhecido pelo cumprimento de sua palavra, Major Edilson caminha firme e forte com sua pré-candidatura a prefeito de Sítio Novo-RN.







FILME MOSTRA COTIDIANO E HISTÓRIA DA COMUNIDADE DO PASSO DA PÁTRIA, EM NATAL


O documentário longa-metragem “Passo da Pátria – Porto de Destinos” será lançado sexta-feira (8) às 20h no IFRN Cidade Alta, na Zona Leste de Natal. Dirigido por Alex Régis e Paulo Dumaresq, a produção conta a história da comunidade, que se desenvolveu de forma improvisada e desordenada, espremida entre a linha do trem e o rio Potengi. A entrada é gratuita.

O aspecto histórico do lugar inspirou o título do filme, que lança um olhar humano sobre o cotidiano dos moradores. O fotógrafo Alex Régis entrava na comunidade algumas vezes para fazer matérias de jornais. E os enfoques, quase sempre, eram negativos e de histórias tristes, como de crimes. “Certa vez, fui lá para produzir a capa de um caderno especial. A intenção era capturar uma imagem de pesca bem plástica. Tinha ali o local perfeito, com o cenário composto por barcos e a luz do pôr do sol refletida no rio Potengi. Depois de fazer a foto, comecei a conversar com o pescador 'Nino do Peixe’. Ele falava do Passo com um orgulho, um brilho no olhar que me despertou o interesse em pesquisar a história da comunidade”, disse o fotógrafo, contando como surgiu a ideia do documentário.




Alex saiu de lá com a foto que lhe daria o prêmio BNB de Jornalismo e também com uma visão menos preconceituosa. “Eles sofrem discriminação. Quem passa ali na Avenida do Contorno e olha pra comunidade, tem medo”, disse. Com o tema definido e uma prévia ideia de que linha seguir, convidou o jornalista e dramaturgo Paulo Jorge Dumaresq para escrever o roteiro e o ajudar na direção. Os dois já haviam trabalhado juntos no curta de ficção "Incontinências” (2014).

Entre planejamento, pré-produção, produção, edição, finalização e mixagem de áudio, o documentário levou um ano para ser feito — 100% com recursos próprios e a colaboração de parceiros. Os diretores contam a história do Passo da Pátria, desde os primórdios até os dias atuais, pela boca de seus moradores. “Creio que fomos fieis ao nosso intento”, avalia Dumaresq.

A trilha sonora é toda potiguar e original, composta para o filme, com direção musical de Adriano Azambuja. Destaque para a canção "Passo da Pátria - Porto de Destinos", de Antônio Ronaldo e Franklin Mário, interpretada pela cantora Antoanet Madureira, e o rap "As margens", do projeto Éris (Artur Faustino e Bruno Otávio). Participam ainda os músicos Nicholas Guitarman, Dudu Campos, Isaac Ribeiro e Heudes Régis.

G1 RN

PARQUE ARAPUÁ EM SANTO ANTÔNIO-RN, TERÁ CIRCUITO PELA 3ª ETAPA DA ASSOVARN EM MAIO


O Parque Arapuá em Santo Antônio do Salto da Onça, terá a sua primeira vaquejada do ano pela terceira etapa da Associação dos Vaqueiros do RN  ( ASSOVARN).  Conhecido pela belíssima estrutura, organização e uma boiada extra do jeito que o vaqueiro gosta de correr,  a vaquejada trará vaqueiros de todos os cantos do estado, bem como de outros estados da federação.

A vaquejada será realizada entre os dias 12 à 15 de maio, com uma premiação de R$ 60 mil reais em premiação,  o evento ainda traz em sua parte musical no sábado ( 14 ),  Tony Farra, Socorro Lima e Forró Guerra.

8 DE ABRIL É O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PREVENIR A DOENÇA

Nesta sexta-feira (8) é celebrado o dia mundial de combate ao câncer. A data não é lembrada por acaso. No Brasil, é o câncer a segunda causa de morte por doença, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Na estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o biênio 2016/2017, o Brasil deve registrar 596 mil casos de câncer. Mundialmente, a incidência do câncer cresceu 20% na última década.

E uma das melhores maneiras para evitar a doença está ao alcance de qualquer pessoa. Fazer aquela caminhada no parque ou andar de bicicleta perto de casa não tem resultados apenas para eliminar a gordurinha localizada na barriga. A atividade física frequente pode evitar um tumor.
Segundo o INCA, obesidade e sedentarismo juntos são responsáveis por 20% dos casos de câncer de mama, 50% dos carcinomas de endométrio, 25% dos tumores malignos do cólon e 37% de esôfago. O Ministério da Saúde completa que os dois fatores combinados formam a segunda maior causa de câncer que poderia ser prevenida, atrás apenas do tabagismo.
 

GOVERNADOR ASSINA TERMO DE PARCERIA PARA SOFTWARE DE GESTÃO NA REDE DE SAÚDE


O governador Robinson Faria assinou na noite desta quinta-feira (7), na Governadoria, um termo de parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para cessão de um software de gestão que será utilizado em toda a rede hospitalar pública do Rio Grande do Norte.  O ato formalizou a implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) e do Painel de Controle do Sistema (SIG-Ebserh).

No estado, o aplicativo já é amplamente utilizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) na regulação de medicamento, atendimento aos pacientes e controle do fluxo de materiais. No estoque, o programa auxilia na gerência das movimentações dos suprimentos através do controle do fluxo de materiais, oferecendo em tempo real a disponibilidade dos suprimentos da unidade.

No setor de prescrição médica são definidas as condutas que serão executadas por diversos profissionais da saúde, após a avaliação do paciente pelo médico, e ainda na farmácia, com regulação, triagem e dispensação dos medicamentos.

Para o governador Robinson Faria, a cessão do software significa muito mais do que uma cooperação da Ebserh.  “Nós nos sentimos bastante honrados em assinar o termo de parceria com a Empresa, que entendeu as nossas motivações, porque teremos condições específicas de monitorar diversas áreas e garantir um atendimento de maior qualidade a todos que buscam a rede pública estadual”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

PREFEITURA DE VÁRZEA-RN, DIVULGA RESULTADO DA 2ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO


A Prefeitura Municipal de Várzea, Agreste do Rio Grande do Norte, divulgou no Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira (07) o Edital 001/2016  com  a lista do resultado da 2ª etapa do Processo Seletivo Simplificado destinadas a  25 vagas  com vista à contratação temporária de profissionais para atendimento às necessidades imediatas da Administração. Salários variam de R$ 880 até R$ 8 mil.

As vagas são para Médicos para PSF, Enfermeiros para PSF, Dentistas para PSF, Técnicos de Enfermagem (PSF), Nutricionista, Médico Veterinário, Assistente Social (SCFV), Psicólogo (SCFV), Coordenador do PRONATEC, Orientador Social, Motoristas, Operador de Máquina, Tratorista, Auxiliar de Saúde Bucal


 Confira os nomes do  resultado da  2ª etapa:

CARGO: MÉDICO

NOME  -  NOTA FINAL -  SITUAÇÃO
FERNANDA DIONISIO FREIRE - 7.0  - APROVADO
PAULO EDUARDO FREIRE DE OLIVEIRA -  6.7  - APROVADO
GEORGE ALEXANDRE CARVALHO DE AQUINO --- DESCLASSIFICADO

CARGO: ENFERMEIRO

NOME  - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
CINARA DE OLIVEIRA FREITAS - 8.1  - APROVADO
ANTONIA CLEIDIANE VIEIRA DOS SANTOS CAVALCANTE -  8.0 - APROVADO
MARIA FRANCISCA DE ALMEIDA SANTOS - 7.5 -  APROVADO
LIVIA MARIA DE AZEVEDO - 7.0 - APROVADO
FRANCISCA DE MARILAC BEZERRA PINTO -  6.7 - APROVADO
HELLOYSA KARYNNA STEFANNY DIOS SILVA - 6.6 - APROVADO
FRANCISCA MIRELLE SARMENTO - 6.3 -  APROVADO
BARGASON BASILIO DE FREITAS - 6.2 - APROVADO
MARCIA SANKELLE SANTOS CARVALHO LEITE --- DESCLASSIFICADO
MOIZIARA XAVIER BEZERRA --- DESCLASSIFICADO
NATHALIA GABRIELA DE OLIVEIRA --- DESCLASSIFICADO
NERIVALDO MONTEIRO DE BRITO --- DESCLASSIFICADO
TANIA MARIA DIAS LIMA --- DESCLASSIFICADO
VITÓRIA GENIBALDA DA SILVA --- DESCLASSIFICADO
CARGO: DENTISTA

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
LEONARDO MIGUEL MADEIRA SILVA - 8.5 - APROVADO
BRUNO COSTA DIAS DA SILVA - 7.5 -  APROVADO
VANESSA DE JESUS SOUZA FERNANDES - 6.1 - APROVADO
RHAISSA ASSUNÇÃO ARRUDA CAMARA FIDELIS --- DESCLASSIFICADO

CARGO: NUTRICIONISTA

NOME - NOTA FINAL -  SITUAÇÃO
ANNY KAROLINY DE OLIVEIRA CAVALCANTE MEDEIROS - 8.0 - APROVADO
CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
CARLOS EDUARDO FERNANDES DE OLIVEIRA - 7.2 - APROVADO
MARIANNE RACHEL DOMICIANO DANTAS MARTINS - 7.1 - APROVADO


CARGO: ASSISTENTE SOCIAL SCFV

NOME NOTA FINAL SITUAÇÃO
GILDA MARIA PONTES MELO 7.2 APROVADO
REJANE ALVES DA SILVA 7.2 APROVADO
PRISCILA MAYARA DE OLIVEIRA BARROCA 7.1 APROVADO
DIANA DE MELO DANTAS 6.5 APROVADO
DANIELLE FERNANDES DE SOUZA 6.5 APROVADO
PAULA CRISTINA FERREIRA DA CUNHA 5.7 DESCLASSIFICADO


CARGO: PSICOLOGO SCFV

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
ELIDA DANTAS DO NASCIMENTO 9.2 APROVADO
GISLAINHY ALINE PIRES DA SILVA 7.5 APROVADO

CARGO: COORDENADOR DO PRONATEC

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
MARCO ANTONIOM BORGES FREITAS - 7.5 - APROVADO
DIONALDO OLIVEIRA SILVA - 7.5 - APROVADO
LICILEIDE SOARES FERNANDES - 7.5 - APROVADO

CARGO: ORIENTADOR SOCIAL

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
FRANCISCO DE ASSIS DE ABREU - 8.0 -  APROVADO
MARIA ROSEMERE TAVARES DE ARAUJO - 7.2 -  APROVADO
DENIZE ARAUJO CHACON - 7.1 - APROVADO
HUDISON RICARDO DOS SANTOS - 6.9 -  APROVADO
OSVALDO CANDIDO FELIX - 6.6 - APROVADO
MIETJE MAIRE CARDOSO DA SILVA - 6.5 - APROVADO
LAIZY WILIANE DOS SANTOS DA SILVA - 5.0 - DESCLASSIFICADO

CARGO: MOTORISTA

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
ISRAEL PEREIRA DA SILVA - 7.5 - APROVADO
RICARDO ALEXANDRE LINO DA SILVA - 7.5 - APROVADO
EYDER DE MEDEIROS RODRIGUES - 7.1-  APROVADO
ERIBERTO FREITAS DA SILVA -  7.0 -  APROVADO
WERLEN ALVES DOS SANTOS -  6.0 - APROVADO
JOSÉ TARCISIO MAURICIO RODRIGUES - 5.0 - DESCLASSIFICADO

CARGO: OPERADOR DE MAQUINAS

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
JOSÉ GERONCIO DA SILVA - 7.0 - APROVADO

CARGO: TRATORISTA

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
JOAQUIM PAULINO AS SILVA - 6.5 -  APROVADO

CARGO: AUXILIAR DE SAUDE BUCAL

NOME -  NOTA FINAL - SITUAÇÃO
SANDRA RODRIGUES DA SILVA -  7.0 -  APROVADO
LUCIVANIA DO NASCIMENTO LUIS -  6.7 - APROVADO


CARGO: TECNICO DE ENFERMAGEM

NOME - NOTA FINAL - SITUAÇÃO
LEANDRO ALVES DA SILVA - 7.0 - APROVADO
ERINANDA BENTO FERNANDES - 7.0 - APROVADO
MARIA TANNYELY GOMES DE ALEXANDRIA RODRIGUES - 6.8 - APROVADO
JACKUELINE HENRIQUE DE SOUZA -  6.5 - APROVADO
MARIA SANDRA DA SILVA - 5.9 - DESCLASSIFICADO
LUCIENE DA SILVA - 5.7 - DESCLASSIFICADO





VNT  Online

quinta-feira, 7 de abril de 2016

GILMAR MENDES É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO TSE


O ministro Gilmar Mendes foi eleito hoje (7) o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele vai substituir o atual presidente, Dias Toffoli, a partir de maio. O ministro Luiz Fux é o novo vice-presidente.

O presidente eleito agradeceu a confiança dos colegas e lembrou o trabalho realizado por Toffoli no TSE. Gilmar Mendes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), se disse tranquilo por ter Fux como vice e sobre os desafios que irá enfrentar.

Em relação a Fux, que também é ministro do STF, Mendes afirmou: “Todos nós reconhecemos a sua capacidade de trabalho, de integração, de criar um ambiente harmonioso. Isso é fundamental em um período em que estamos vivendo tensões exacerbadas. E também teremos, claro, as tensões ligadas ao processo eleitoral. Vossa Excelência [Toffoli] já bem destacou [teremos] as eleições mais desafiadoras tendo em vista esse número elevado de candidatos e agora as peculiaridades que envolvem a aplicação da nova legislação”, disse.

Segundo o TSE, as eleições municipais deste ano contarão com mais de 500 mil candidatos que concorrerão ao pleito em outubro. Este ano, passam a valer algumas das novas regras decorrentes da Reforma Eleitoral de 2015. Entre elas, figura, por exemplo, a proibição do financiamento eleitoral por pessoas jurídicas.

Agência Brasil

PROPRIETÁRIOS DE VANS PEDEM APOIO A AL PARA REVERTER RESOLUÇÃO QUE IMPEDE A CATEGORIA DE TRABALHAR


O deputado Nelter Queiroz foi ao plenário da Assembleia nesta quarta-feira e levantou um tema levado a ele por representantes da cooperativa de transportes alternativos do Seridó e Trairí.

Eles reclamam da portaria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que regulamenta a atividade no Rio Grande do Norte.

Os proprietários de vans alegam que a regulamentação, desde 2008, vem prejudicando a categoria, já que toda semana alguma van é apreendida.

Depois do pronunciamento, os representantes da associação foram recebidos pelo presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, e pelos deputados Nelter e George Soares, que disseram que vão intermediar o assunto com o governo do Estado para saber o que será possível fazer pela categoria.

“Estamos assumindo um compromisso com a categoria, que representa mais de mil proprietários em todo o Estado e milhares de usuários. Eles relataram que os carros estão sendo apreendidos e podem ficar, inclusive, sem licença. Iremos procurar o órgão responsável, o DER, para intermediar uma solução para o problema”, disse Ezequiel.

A portaria questionada pelos proprietários de vans determina que cada viagem “fretada” tem que ter uma autorização de 24 horas de antecedência, ou seja, o motorista tem que se deslocar a Natal um dia antes da viagem para conseguir a licença para a viagem do dia seguinte.

“Todos nós temos licença expedida pelo próprio DER, pagamos os impostos em dia, mas mesmo assim estamos tendo os nossos veículos apreendidos diariamente. Estamos sendo prejudicados e contamos com o apoio dessa Casa para regulamentar a nossa situação”, explica o presidente da cooperativa de transportes alternativos do Seridó e Trairí (COOPTARSE), Samuel Vasconcelos da Silva.
Enquanto estava na Assembleia, Francinaldo, de Caicó, estava com sua van apreendida no DER.

Por Thaisa Galvão

DEPUTADO DISON LISBOA PRESTIGIA A FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM GOIANINHA



Na manhã desta quinta feira ( 7 ),  o deputado estadual Dison Lisboa, esteve prestigiando a inauguração e instalação da Feira da Agricultura Familiar na cidade de Goianinha. A ação é patrocinada pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeitura municipal, Banco do Nordeste e outras instituições. Essa é a oitava Feira da Agricultura Familiar das 20 agendadas para municípios da região.

A solenidade de abertura aconteceu às 8 horas e contou com as presenças de representantes do governador do estado, do MDA, bem como do prefeito municipal, Banco do Nordeste e do pároco de Goianinha.   "  É Um importante projeto, que contou com o apoio de nosso mandato, do empenho do Governador Robinson Faria, da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura de Goianinha.A feira beneficia 20 famílias de agricultores, que estarão apresentando à população seus mais variados produtos em 18 barracas padronizadas e equipadas com balanças de precisão. A estrutura se repetirá semanalmente em nossa cidade". afirmou Dison





RN TERÁ O DOBRO DE CASOS DE CÂNCER DE PELE ESTE ANO, DIZ INCA


O Rio Grande do Norte vai registrar aproximadamente 1.950 casos de câncer de pele em 2016. A projeção é do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e representa quase duas vezes a quantidade de casos contabilizados no ano passado pela Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer. Foram 985 ocorrências em 2015.

Ainda em relação a este ano, de acordo com o INCA, serão registrados 1.100 casos do tipo melanoma e outros 850 do tipo não-melanoma.

Na capital, são esperados 250 casos de não-melanomas em homens e 170 em mulheres. O Inca não apresentou os registros de possíveis casos de melanoma em Natal.

De acordo com os dados disponibilizados pela Liga ao NOVO, no ano de 2013 foram registrados 1715 casos de não-melanoma e 25 melanomas.

No ano seguinte, os números foram maiores. Passando para 1754 de não-melanoma, ou seja, aumento de 2.27%, e 33 de melanoma, com 32% de crescimento. Já no ano passado foi possível notar um declínio dos casos, sendo 970 não-melanoma e 15 melanomas. Ainda não estão disponíveis os dados atualizados de 2016.

A doença se caracteriza por ser um tumor na epiderme, que é a primeira camada superficial da pele. O neoplasma é provocado pela alteração do DNA das células do tecido da epiderme, provocado principalmente pela radiação ultravioleta que destrói o colágeno e fibras elásticas da pele, provocando a perda do preenchimento e elasticidade do tecido, mesmo esta tendo a capacidade de se regenerar e reverter a alteração causada pela radiação ao longo da vida.

“Dependendo da exposição diária por um longo período, pode ocorrer uma alteração irreversível e aquela célula alterada começar a se multiplicar desordenadamente provocando o tumor”, explica o médico da Liga, Joseli Batista de Lima.

SINAIS NA PELE

Para identificar a doença, a população deve ficar atenta ao surgimento de pequenas lesões no corpo, principalmente as mais recentes e que vem progredindo. “Isso não necessariamente pode ser um câncer, mas é um detalhe importante para se prestar atenção”, conta o Batista.

Outra observação é quanto ao surgimento de sinais na pele que apresentarem pigmentação irregular, bordas assimétricas e que mudam de características com o tempo, aumentando de tamanho, espessura ou cor.




DETRAN INICIA CRONOGRAMA DE TESTES DE DIREÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR


As equipes de examinadores de trânsito do Detran iniciaram as avaliações dos testes práticos de direção veicular no interior do Estado. O cronograma de exames seguido neste mês de abril atende municípios polos espalhadas por todas as regiões do Rio Grande do Norte. Serão visitadas 24 cidades com previsão de realização de 3 mil exames.

Nestes primeiros dias de abril o Detran já chegou com avaliações práticas nas cidades de Parelhas, Macau, Ceará-Mirim, Acari, São José do Mipibu e Santa Cruz. Nesta quinta (07) e sexta-feira (08) os examinadores avaliam os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do município de Pau dos Ferros e vizinhança.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

O usuário que deseja permissão para pilotar veículo automotor de quatro ou mais rodas é avaliado no tocante a estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e referente à condução do veículo em via pública, urbana ou rural.

Já para os veículos de duas rodas são exigidas habilidades de ziguezague com no mínimo quatro cones, passagem por prancha ou elevação, por sonorizadores em duas curvas sequenciais de 90° (noventa graus) em “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8”.

Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

Dados do setor de Estatística do Detran apontam que no primeiro bimestre deste ano foram realizados 10.654 avaliações práticas de direção veicular no Rio Grande do Norte, chegando a uma média mensal de 5.327 testes. A previsão é que com a contabilização dos números referentes ao mês de março a média de testes cresça progressivamente.


CRIANÇAS FICAM SOB A MIRA DE CRIMINOSOS DURANTE ARRASTÃO EM NATAL

Crime aconteceu no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Três criminosos fizeram um arrastão na noite desta quarta-feira (6) na casa de uma família no bairro de Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Segundo a dona da casa, os assaltantes foram bastante violentos e apontaram as armas para os dois filhos dela, crianças que têm 7 e 8 anos. Ninguém foi preso.

Ainda de acordo com a mulher, os assaltantes chegaram em uma Saveiro. Eles invadiram a casa e anunciaram o assalto. Todos os objetos roubados foram levados na caçamba do carro. "Ele pediu para que fosse mostrando onde tinha coisa de valor. Pegou duas televisões LCD, dois notebooks, iPad, quatro celulares e todas as joias. Acho que valem cerca de R$ 15 mil", disse ela, se referindo a um dos criminosos.

"Ele pediu para que a gente se acalmasse porque aquilo era um trabalho dele. Colocou a arma na minha cabeça e apontou para os meus filhos também", acrescentou.

A Polícia Militar ainda fez buscas pelas região, mas ninguém foi preso.

G1 RN

CNJ ALTERA RESOLUÇÃO SOBRE DIVÓRCIO CONSENSUAL EM CARTÓRIO NÃO É POSSÍVEL CASO A MULHER ESTEJA GRÁVIDA

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alterou a Resolução CNJ 35/2007, que regulamenta a realização de separação e divórcio consensual por via administrativa, para esclarecer que o procedimento consensual não pode ser obtido caso a esposa esteja grávida. Até então, a Resolução previa como requisito para obter o divórcio ou a separação consensual a inexistência de filhos comuns menores ou incapazes. A alteração na norma foi aprovada de forma unânime pelos conselheiros do CNJ na 9ª Sessão do Plenário Virtual, realizada no período de 15 a 22 de março.
A alteração da Resolução é resultado de trabalho desenvolvido no âmbito da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas e foi levada a efeito no Procedimento de Competência de Comissão nº 0002625-46.2014.2.00.0000, de relatoria do conselheiro Carlos Eduardo Dias, visando abarcar a hipótese em que a mulher casada está grávida e deseja optar pela separação ou divórcio consensual. O conselheiro Carlos Eduardo Dias considerou, em seu voto, que permitir o procedimento consensual nestes casos poderia gerar risco de prejuízo ao nascituro, que pode ter seus direitos violados – como no caso, por exemplo, da partilha de um bem comum com outro filho capaz.

Desta forma, a Resolução foi alterada no sentido de que na condição de grávida não é possível utilizar o recurso da escritura pública para formalização de acordo de separação ou divórcio em cartório, assim como ocorre atualmente no caso da existência de filhos menores ou incapazes. No entanto, os conselheiros do CNJ assentaram o entendimento de que o estado gravídico, caso não seja evidente, deve ser declarado pelos cônjuges, não cabendo ao tabelião investigar o fato, o que exigiria um documento médico e burocratizaria o processo.


* Com informações da Agência CNJ de Notícias

quarta-feira, 6 de abril de 2016

TCU SUSPENDE REFORMA AGRÁRIA POR INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES



O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou hoje (6) que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) suspenda cautelarmente a seleção e assentamento de novos beneficiários da reforma agrária no país. Segundo o tribunal, há indícios de irregularidades nos processos de 578 mil beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Entre os beneficiários irregulares encontrados pelo TCU estão empresários, servidores públicos, pessoas com renda superior a três salários-mínimos, estrangeiros, ou pessoas com sinais exteriores de riqueza, como veículos de alto valor, além de 37 mil falecidos que ainda constam na lista.

Também foram encontrados 1.017 beneficiários que possuem mandatos eletivos, entre eles vereadores, deputados estaduais, vice-prefeitos, prefeitos e um senador. O TCU determinou que os pagamentos de créditos da reforma agrária sejam suspensos para os beneficiários com indícios de irregularidades, que também não terão acesso a outros benefícios e políticas públicas.

“Não vejo, portanto, como prosseguir na seleção e no assentamento de novos beneficiários, se são expressivos os números de lotes possivelmente irregulares, os quais, se confirmados os indícios apontados, conduzem à retomada pelo Incra, possibilitando neles o assentamento de beneficiários que realmente se enquadram nos critérios legais, e realmente necessitam da terra para cultivo e sustento próprio e da família”, disse o ministro do TCU Augusto Sherman em seu voto.

O Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário terão 15 dias para se manifestar sobre a decisão do TCU.



Agência Brasil


PROGRAMA DO GOVERNO DO RN VILA CIDADÃ, CHEGA AO INTERIOR DO ESTADO NESTE FIM DE SEMANA

Vila Cidadã realiza atendimentos para a população
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), levará, neste sábado (09) e domingo (10), o projeto Vila Cidadã para o interior do RN. As primeiras cidades contempladas serão Pedro Avelino e Lajes. O projeto vai oferecer um dia de cidadania, lazer, educação e uma série de serviços para a população dos municípios.

Em Pedro Avelino, o evento será realizado, no sábado, na Escola Estadual Abel Furtado, das 10h às 16h, e oferecerá serviços como emissão de carteira de identidade, de CPF e de carteira de trabalho. Serão realizadas também ações educativas, apresentações culturais e palestras. Para as crianças haverá parquinho de diversões, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé. Já em Lajes, no domingo, o evento será na Casa de Cultura, das 10h às 16h, e contará com os mesmos serviços e a entrega de 250 cheques do programa Microcrédito do Empreendedor para moradores do município e de Santana do Matos.

A secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, explica que o projeto está sendo bem aceito pela população e ressalta o compromisso do governo em levar esses serviços essenciais do Estado para próximo das pessoas. “O Vila Cidadã foi pensado para atender as pessoas que precisam de serviços básicos como a emissão da identidade, orientação jurídica, entre outros. É um programa que valoriza o cidadão, promovendo um dia de lazer, educação e cidadania. E agora temos a satisfação de expandir e levar esses serviços para o interior”, ressalta.      

O Vila Cidadã é uma ação integrada entre as diversas secretarias do Governo do Estado, numa parceria do projeto Transformando Destinos e do Ronda Cidadã. A ideia é oferecer os serviços públicos para os moradores das comunidades e bairros em situação de vulnerabilidade social na Capital e no interior do estado. Lançado em agosto, em Mãe Luiza, zona leste de Natal, o projeto foi considerado um sucesso com cerca de 2 mil atendimentos.

Serviços oferecidos
CAERN Orientação e informações

CEHAB Informações sobre programas habitacionais

CENTRAL DO CIDADÃO Emissão de CPF e de carteira de trabalho

DETRAN Habilitação, registro e consulta de veículos

ITEP Emissão de carteira de identidade SETHAS Cadastro de artesãos no Proart Informações sobre o Bolsa Família, Cadastro Único e Programa do Leite

SINE-RN Cadastramento para vagas de emprego

AGN Microcrédito do Empreendedor

SECRETARIA DE MULHER Orientação e informações

SECRETARIA DE JUVENTUDE Orientação e informações

PROCON Orientação, informação ao consumidor, consulta de processos

PARTIDOS APONTAM PELO MENOS 9 PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA DE NATAL

Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal (Foto: Canindé Soares/Cedida)

A cidade de Natal tem pelo menos 9 pré-candidatos à prefeitura nas eleições 2016. Dentre os pré-candidatos está o prefeito Carlos Eduardo (PDT) que confirmou que irá concorrer à reeleição. Na relação constam ainda deputados federais e estaduais e vereadores.

Os nomes escolhidos devem ser confirmados durante as convenções partidárias, realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Mas os partidos já começam as articulações para escolha dos candidatos. O prazo para troca de legenda terminou no sábado (2).

PDT
O atual prefeito da capital potiguar, Carlos Eduardo Alves, confirmou ao G1 que é candidato à reeleição pelo PDT.

PT
O Partido dos Trabalhadores apresentou o nome do deputado estadual Fernando Mineiro como pré-candidato à Prefeitura de Natal. Caso o nome dele seja aprovado, essa será a segunda vez que ele disputa a vaga para o Executivo Municipal.

SD
O partido Solidariedade tem o deputado estadual Kelps Lima como pré-candidato à prefeitura da capital potiguar. Kelps, que é presidente estadual do SD, afirmou que o partido não quer abrir mão de ter um candidato próprio, mas reconheceu que candidatura "será necessária ainda uma análise do cenário político para que a candidatura se concretize".

PMDB
De acordo com o presidente estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, o partido deverá caminhar com o Prefeito Carlos Eduardo e já participa da administração. "Mas decisão formal será tomada por todo o partido ouvindo lideranças em Natal, discutindo coligações majoritária e proporcional", afirmou Alves.

PT do B
A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, deixou o PSB após 22 anos e assumiu a presidência estadual do PT do B. Ela não se apresenta como pré-candidata à prefeitura de Natal, mas o partido vem conversando com lideranças de outros partidos para articular uma coligação.

PSDB
O deputado federal Rogério Marinho é o pré-candidato apresentado pelo PSDB.

PSB
O também deputado federal Rafael Motta é o nome apontado como pré-candidato do PSB. "Junto com o partido temos a intenção de ser candidato", disse o deputado através da assessoria. Rafael MOtta era do PROS e no final de 2015 migrou para o PSB.

PSOL O nome do Professor Robério Paulino foi aprovado no congresso municipal do PSOL realizado em fevereiro e é apontado como pré-candidato.

PC do B
O vereador George Câmara é o pré-candidato à prefeitura de Natal apresentado pelo PCdoB.

PSTU
O PSTU informou que está fazendo debates internos com militância para definir como participará das eleições e não tem definição se apresentará candidato próprio.

PPS
O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira, se apresenta como pré-candidato à prefeitura de Natal pelo PPS.

PEN
Luiz Gomes é o nome apresentado pelo Partido Ecológico Nacional para concorrer ao Executivo Municipal. Essa é a primeira vez que ele é candidato a prefeito de Natal.

PSL
O Partido Social Liberal informou que terá candidatura própria, mas não anunciou o nome de nenhum pré-candidato.

OMS DIZ QUE MAIS DE 16 MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM DE DIABETES


Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, revela um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado hoje (6).

Publicado em razão do Dia Mundial da Saúde, a ser comemorado amanhã (7) com o lema "Vencer a Diabetes", o relatório da OMS conclui que 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980.

No mesmo período, informa o documento, a prevalência da diabetes quase duplicou de 4,7% para 8,5% da população adulta, o que reflete um aumento dos fatores de risco associados, como o excesso de peso, a obesidade e a inatividade física.

No Brasil, a prevalência da diabetes é de 8,1%, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%).


O excesso de peso afeta 54,2% dos brasileiros, a obesidade 20,1% e a inatividade física 27,2. A diabetes provoca a morte de 72.200 brasileiros com mais de 30 anos e representa 6% de todas as mortes. O excesso de glucose no sangue é responsável por mais 106.600 mortes por ano no Brasil.



Agência Brasil

CELULAR É PRINCIPAL MEIO DE ACESSO À INTERNET NO BRASIL, SEGUNDO IBGE


O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil. É o que aponta o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 divulgado hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014 (54,9%). Em 2013, esse percentual era 48%. Mais de 60% dessas casas estavam na área urbana.

O celular para navegar na rede era usado em 80,4% das casas com acesso à internet, já o computador para esse fim estava em 76,6% desses domicílios e teve queda na comparação com 2013 (88,4%). A maior proporção desse uso foi registrada no Nordeste, com 92,5% dos domicílios com o celular como meio de acesso à internet.

Atendente de uma oficina de carros no sertão de Pernambuco, Kelyta Marília Tomaz da Silva, de 30 anos, tem computador e tablet em casa, mas ela, o filho João David, de 6 anos, e o marido, William, usam somente o celular quando o assunto é acessar a internet. “Uso mais para ver o Face [Facebook], converso muito no WhatsApp, e para ver vídeos, receitas”, contou ela ao apontar que essa é uma realidade entre amigos e conhecidos na cidade, que tem rede wifi gratuita na praça principal e nas pizzarias e bares. O pequeno João David já tem celular próprio com acesso à internet. “Meu filho está 24 horas no celular. O dia todo, até na hora de dormir”, informou ela, que também tem televisão de tela fina e conexão em banda larga fixa e móvel.

VACINA CONTRA H1N1 DEVE CHEGAR NA PRÓXIMA SEXTA ( 8 ) NO RN


A primeira remessa de vacinas tetravalente contra influenza A (H1N1), conhecida como gripe A, deve chegar esta semana no Rio Grande do Norte. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), as doses estão programadas para chegar nesta sexta-feira (8), no Estado, e serão repassadas nos dias seguintes aos municípios. A campanha nacional de vacinação está prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio. As pessoas que optam pela vacina na rede privada, o valor da varia de R$ 100,00 a R$ 120,00.

Unidades de saúde do RN registraram, neste ano, 13 casos de Gripe A, dos quais um – na cidade de Lagoa Nova – resultou em morte No RN, o grupo prioritário (que inclui idosos, crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e indígenas) é de 666.632 pessoas. Destes, 549.479 foram imunizados na campanha de 2015, um total de 82,43%, de acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). A Sesap não tinha informação sobre o volume de doses que serão enviadas ao Estado.


Tribuna do Norte

BOTAFOGO DE SANTO ANTÔNIO VENCE A EQUIPE DO ESTRELA DO MAR DE PASSAGEM PELA COPA TALISMÃ



Equipe Botafogo Bafo da Onça

O BOTAFOGO BAFO DA ONÇA ,enfrentou no último sábado(2) na comunidade do Bonfim em serrinha RN em sua  casa, a equipe do estrela do mar de passagem RN. O jogo foi válido pela primeira rodada para a nossa equipe.


O JOGO

Com um início um pouco tímido, errando alguns passes, a nossa equipe demorou um pouco para achar o seu grande futebol, tivemos algumas oportunidades no primeiro tempo que foram disperdiçadas, por outro lado,a equipe adversária que é bem qualificada veio pra cima e também não aproveitou as chances, mérito para o nosso goleiro Deto que fez excelentes defesas.

Já próximo do fim do primeiro tempo, abrimos o placar com o nosso lateral craque netinho! Foi uma bela jogada do nosso ataque, Daniel puxou a marcação dos zagueiros e abriu espaço para o estreante Alex enfiar uma bola açucarada para o nosso lateral, foi um belo gol. Voltamos no segundo tempo ainda melhor, com o adversário querendo empatar a qualquer custo, abriram espaços e o nosso atacante thamisson que substituiu Daniel marcar o segundo, num excelente passe, o nosso pequeno craque protegeu do zagueiro e tirou do goleiro marcando mais um belo gol, e o placar final foi 2 a 0 fogão.

Com esse resultado, a equipe do Botafogo está  na segunda colocação da chave G com um jogo a menos em relação ao primeiro.    "  É isso ai galera! Parabéns a todos pela vitória, parabéns pela garra e determinação de todos! Parabéns a todos os estreantes que jogaram muito. Queria agradecer a todos os amigos que nos ajudaram, a todos os nossos torcedores, aos torcedores do mecão e do abczao de Serrinha que torceram pra nós. A todos o meu muito obrigado"  Disse Alex Duarte Presidente e Treinador.

GOIANINHA RECEBERÁ INAUGURAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DO BANCO DO NORDESTE NESTA QUINTA ( 7 )


O Banco do Nordeste do Brasil ( BNB ) irá inaugurar sua 21ª  agência no RN, com um projeto de expansão de agências no estado desde 2012, o município de Goianinha é mais nova cidade a receber a agência do BNB.

A inauguração está marcada para esta quinta-feira ( 7 ), às 18h onde está  localizada na Rua Vigário Antônio Montenegro, nº 85, no centro de Goianinha. O evento contará com a participação do superintendente do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, José Mendes Batista, prefeitos, vereadores, representantes de instituições parceiras e clientes.

Para o superintendente do BNB no RN, Mendes, a nova unidade traz mais comodidade, aproximando ainda mais o Banco dos clientes. “A região continuará a ter um parceiro forte, com condições especiais de financiamento e as menores taxas do mercado. Agora,  sem a necessidade de os clientes se dirigirem à agências localizadas em outros municípios.  Ganham os clientes de todo litoral e agreste sul do estado”, afirmou.

Juntamente com  Goianinha, a unidade atenderá outros nove municípios, são eles: Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Espírito Santo, Montanhas, Pedro Velho, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Vila Flor. Empreendimentos das principais atividades produtivas da região, tais como turismo, pecuária, agricultura, comércio e serviços serão beneficiados com recursos empregados no desenvolvimento econômico local e geração de emprego e renda.

terça-feira, 5 de abril de 2016

MUNIK É A MAIS NOVA CAMPEÃ DO BBB16, COM UM PRÊMIO DE 1,5 MILHÃO



Com apenas 19 anos, Munik se tornou a mais nova vencedora da história do "Big Brother Brasil". A goiana ganhou  da potiguar Maria Claudia, a Cacau, e levou o prêmio de R$ 1,5 milhão na 16ª edição do reality,  Foram mais de 76 milhões de votos só nesta final.

"Esse foi o 'BBB' Chacrinha, não se explicou. Quem pretendeu representar o bem, não convenceu", disse Pedro Bial pouco antes do discurso de eliminação.
ADVERTISEMENT

"Ana Claudia não cabe em si. Munik, por outro lado, se basta. Não vai com as outras", continuou o apresentador já no momento de anunciar a vencedora.


— Gente, muito obrigada. Não me abandone — pediu a campeã.
Ao ser perguntada sobre seus planos, Munik foi sincera:
— Não faço a menor ideia.

A goiana foi a sexta mulher vencedora do "BBB". Munik entrou para o time de campeãs formado por Cida ("BBB 4"), Mara Viana ("BBB 6"), Maria Melilo ("BBB 11"), Fernanda Kelulla ("BBB 13"), e Vanessa Mesquita ("BBB 14").

A grande final do "BBB 16" teve show de Ivete Sangalo, Ludmilla e Wesley Safadão. Estiveram presentes a grande final todos os participantes desta edição.

Já Maria Claudia reencontou Matheus e beijou o mineiro fora da casa. E declarou:
— Estou imensamente feliz. E pronta para seguir a vida.




FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE VEREADORES DO RN TEM NOVO PRESIDENTE


O vereador Diego Macedo (DEM), presidente da Câmara de Vereadores de Ipueira, é o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte – FECAM/RN. Ele tomou posse simbolicamente na manhã desta terça feira, na sede da entidade, em Natal, sucedendo o vereador Jório Nogueira (PSD), presidente da Câmara de Mossoró. A posse oficial será agendada e divulgada em breve pela FECAM/RN.

“Tenho muito orgulho de representar meu município presidindo a entidade máxima dos vereadores potiguares. Venho de Ipueira – segunda menor população do Estado -, uma cidade pequena no tamanho, mas grande no potencial e capacidade das pessoas. Agradeço o apoio e confiança dos colegas vereadores e presidentes de Câmara. Vamos continuar trabalhando para o fortalecimento do legislativo municipal”, destacou Diego Macedo, novo presidente da FECAM/RN.

ELEIÇÕES 2016: CURSO MAPA DO VOTO PARA CANDIDATOS E ASSESSORES ABRE INSCRIÇÕES DE PRIMEIRO LOTE


Natal sediará, no próximo dia 7 de maio, no Hotel Holiday Inn, das 9h às 17h, o curso "Mapa do Voto Comunicação Estratégica para Vencer as Eleições", ministrado pelo escritor e consultor político paulista Gilberto Musto. As inscrições são limitadas e já estão abertas. Os interessados podem garantir a vaga acessando o site: www.avantecom.com.br/cursos. Mais informações e inscrições no telefone e whatts: (84) 988353131.

Autor de três livros, entre eles O Mapa do VOTO, que é leitura obrigatória de quem quer conhecer mais sobre Marketing Político, Gilberto Musto dedicará um dia intenso exclusivamente para o treinamento em Natal e lançamento a assinatura de dedicatórias dos seus livros, inclusive o mais recente O Código do Voto. É uma grande oportunidade para aprender sobre marketing político eleitoral.

Consultor político e diretor do Sistema MEGA, Gilberto Musto é um dos mais renomados palestrantes de marketing político no país. Autor dos livros "Mapa do VOTO" e "Estratégias Políticas para Redes Sociais", além do lançamento atual O Código do Voto, Musto acumula as experiências teóricas e práticas com seus 20 anos atuando na área de Marketing Político e Estratégias Eleitorais.

Entre outros temas a serem abordados no curso em Natal, estão: Marketing Político, Estratégias de campanha, Marketing de Relacionamento, Técnicas de Persuasão, Oratória, discursos e assessoria de imprensa, Pesquisas eleitorais, Assessoria Jurídica na campanha e muito mais. Será um dia de aprendizado e interação.

GOVERNO DO RN COMEÇA A OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NOS MUNICÍPIOS



O governador do RN, Robinson Faria, anunciou agora pouco através de uma rede social o início da operação Tapa-Buracos no estado,  a operação segundo o governador começou pelos municípios de Pau dos Ferros, Nova Cruz, João Câmara, Natal e Mossoró.

Robinson falou ainda que  até o final dessa semana, Caicó e Santana do Matos também serão beneficiadas com a operação. Afirmou ainda que será recuperada toda a malha viária do RN. 

GOVERNO DO RN CONCLUIU E ENTREGOU MAIS DE 20 CISTERNAS DE DESSALINIZAÇÃO NO ESTADO


Governo do estado do RN, concluiu e entregou  22 sistemas de dessalinização no RN e até o fim de abril serão finalizados mais outros 15, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. "  É uma satisfação enorme saber que agora milhares de famílias estão sendo beneficiadas com água de qualidade".  afirmou o Robinson

DIA DE FINAL NO BBB16 MOBILIZA SANTA CRUZ EM PROL DE MARIA CLÁUDIA


Desde as primeiras horas do dia, Santa Cruz está mobilizada em prol da Maria Cláudia, filha ilustre da cidade, que decide hoje o Big Brother Brasil 16, da Rede Globo. A final é após a novela das 21h, Velho Chico.

Uma estrutura foi montada na Praça Coronel Ezequielo Mergelino de Souza, com tendas, telões, e computadores para as pessoas votarem na santacruzense. Internet Wifi de graça também foi disponibilizada para aumentar a margem de votos.

A noite, a partir das 19h, o Trio Arapuá tocará muito forró pé de serra na praça e todos assitirão a final do BBB16, aguardando ansiosos o resultado do programa. A rede Globo está durante todo o dia em Santa Cruz, dando flashs ao vivo e mostrando a torcida de Santa Cruz, em prol de Maria Cláudia.





PROJETO DO TRANSPORTE CIDADÃO É APROVADO NA CCJ DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN


O Projeto que institui o Programa de Transporte Cidadão nos municípios da Região Metropolitana de Natal foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na reunião desta terça-feira (5) e segue agora para o plenário da Assembleia Legislativa para a apreciação dos deputados e votação final.

“Essa foi uma das matérias em destaque na nossa reunião deliberativa desta terça-feira entre os outros 14 projetos, também de importância para o Estado, que foram analisados e votados. Essa matéria foi devolvida hoje pelo deputado Carlos Augusto (PSD) que havia pedido vista do relatório apresentado na reunião anterior pelo relator, deputado Galeno Torquato (PSD). Agora a matéria vai ser discutida e votada em plenário. Estamos fazendo com que não fique matéria parada aqui na Comissão”, disse o presidente da CCJ, deputado Albert Dickson (PROS).

O Programa Transporte Cidadão vai assegurar a pessoas com doenças crônicas e com deficiência e seus acompanhantes, desempregados, gestantes, idosas e ou beneficiárias de programas sociais de transferência de renda do Governo Federal, o direito a oferta de transporte gratuito.

De acordo com o Projeto, o Programa será operacionalizado pela emissão de um cartão de identificação, após cadastro efetuado na secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), que estabelecerá os critérios e prioridades para implementação nas áreas escolhidas e com condições de receber o Transporte Cidadão.

Das outras 14 matérias votadas na Comissão, 10 foram aprovadas, três consideradas inadmissíveis e uma será analisada novamente. Para a próxima reunião na terça-feira (12), o presidente distribuiu 14 projetos para os relatores.
Participaram os deputados Albert Dickson, Márcia Maia (PSDB), Carlos Augusto, Kelps Lima (Solidariedade) e Gustavo Fernandes (PMDB). 

MPRN VAI ATUAR COM " FORÇA TAREFA " PARA AMPLIAR CADASTRO AMBIENTAL RURAL



O Ministério Público do Rio Grande do Norte lançou nesta terça-feira (5), campanha de divulgação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o objetivo de ampliar o percentual do registro público obrigatório para todos os imóveis rurais do país, cujo prazo se encerra no próximo dia 5 de maio. No Estado, algo em torno de 30%, apenas, dos imóveis rurais, já foram registrados.

O Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima informou que a força tarefa articulada pelo MPRN mobilizará os Promotores de Justiça em todo o Estado. “Até as Promotorias de Justiça menores, com um único membro, que tem outras atribuições, mas também na área ambiental, deverão participar para que tenhamos o Cadastro implementado em todo o Estado”, disse.

O lançamento da campanha foi coordenado pela 45ª Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Gilka da Mata, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop-MA), Mariana Barbalho, e contou com a participação de representantes vários órgãos, entre eles do Idema, Emater, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Seara, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Serviço Florestal Brasileiro, e do mandato do deputado estadual Fernando Mineiro, dentre outros.

A Promotora de Justiça Gilka da Mata agradeceu o envolvimento de todos, além do apoio do MPRN assegurado pelo Procurador-Geral de Justiça, nessa “força tarefa para despertar a consciência da necessidade das pessoas aderirem”.
Ela esclareceu que o cadastro é realizado pela internet, de forma gratuita, e quem não informar poderá ter dificuldades de financiamentos ou deixar de se beneficiar com prazos mais elásticos, por exemplo, para a realização de alguma adequação ambiental.

A Promotora de Justiça Mariana Barbalho, Coordenadora do Caop Meio Ambiente, lembra que o cadastro é uma obrigação individual do proprietário, do posseiro, e não de órgão público. E que o objetivo da campanha é de conscientizar nesse sentido, visando o maior quantitativo de cadastramento que for possível.

“Vemos com bons olhos essa atuação do Ministério Público, como parceiro importante por sua capilaridade em todo o Estado e também por seu poder de articulação”, pontuou o diretor Técnico do Idema, Luís Augusto.

Para tirar dúvidas e esclarecer acerca do cadastro, foi feito durante o lançamento, que ocorreu para todo o Estado, através de transmissão por videoconferência, o cadastro real de um terreno de um agricultor familiar do município de Umarizal, Ambrósio Nascimento. “Vamos à luta, o prazo é curto, e a gente sabe que o produtor pode ter prejuízos se não fizer o cadastro”, alertou o agricultor que também representante da Federação dos Trabalhadores (Fetarn).

O Cadastro Ambiental Rural foi criado pelo novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/12). É um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais do país (propriedades e posses). Tem como objetivo integrar as informações ambientais dos imóveis rurais e formar uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A falta do registro no CAR pode impedir a regularização ambiental do imóvel rural, impedindo também que o possuidor ou proprietário utilize os benefícios do Programa de Regularização Ambiental – PRA. Pode impedir, ainda, o acesso ao crédito agrícola.

O cadastro deve conter: 1) a identificação do proprietário ou possuidor rural; 2) a comprovação da propriedade ou posse; 3) a identificação do imóvel por meio de planta e memorial descritivo, contendo a indicação das coordenadas geográficas com menos um ponto de amarração do perímetro do imóvel, informando a localização: 3.1) dos remanescentes de vegetação nativa, 3.2) das Áreas de Preservação Permanente, 3.3) das Áreas de Uso Restrito, 3.4) das áreas consolidadas e, 3.5) da Reserva Legal.

A inscrição no CAR é realizada pela internet, no endereço www.car.gov.br. No ato, o proprietário ou possuidor prestará as declarações mencionadas. Para pequenas propriedades rurais ou posse rural familiar, o procedimento de inscrição é simplificado. No RN, a Emater, o Incra e Associações rurais têm prestado assistência para possibilitar esses cadastros.

Clique aqui, ouça e divulgue o áudio da campanha.

MPRN


ELEIÇÕES 2016: MUNICÍPIOS JÁ NÃO PODEM CONCEDER AUMENTO REAL A SERVIDORES


A partir de hoje (5), os municípios não podem conceder aumento real (acima da inflação) ao funcionalismo público. A proibição, prevista na Lei 9.504 de 1997, que regula as eleições no país, começa a vigorar seis meses antes do pleito e vale até a posse dos eleitos. O advogado João Fernando Lopes de Carvalho, especialista em direito eleitoral, diz que a intenção é que o reajuste não seja usado como instrumento nas eleições.

“A ideia é impedir promessas ou algum incentivo a favor de candidatos que estejam disputando a reeleição ou tenham apoio do outro [que está exercendo o mandato]”, afirma Carvalho.  Segundo ele, a medida este ano só atinge os servidores municipais. "A lei prevê que a proibição é na circunscrição do pleito".

Em julho, quando faltarão três meses para a eleição, as regras ficarão mais restritas: não será permitido nomear, contratar, demitir, exonerar ou transferir servidor público, exceto em alguns casos. O advogado diz que as exceções abrangem casos emergenciais, ou concurso público feito anteriormente. "Poderão ser contratados servidores para serviços urgentes, inadiáveis, devidamente justificados. Ou então, aqueles já aprovados em concurso público antes da eleição".

Nesses casos, de acordo com o calendário eleitoral de 2016 divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado do concurso deve ter sido homologado até 2 de julho. Também é permitido, nesses três meses, nomear ou exonerar ocupantes de cargos em comissão, bem como transferir ou remover militares, policiais civis e agentes penitenciários.

A lei prevê ainda que nos três meses que antecedem as eleições têm de ser suspensas as transferências voluntárias de recursos da União e dos estados aos municípios. As transferências só serão permitidas se destinadas a cumprir obrigação preexistente para execução de obra ou serviço, ou a atender situações de emergência e calamidade pública.

Agência Brasil

DEPUTADO DISON PRESTIGIA PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES EM GOAININHA



O deputado estadual Dison Lisboa (PSD) prestigiou nesta segunda-feira (04) a missa e procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira do município de Goianinha. Ao lado do prefeito Junior Rocha, do vice-prefeito Berg Lisboa e demais lideranças, o deputado participou da missa celebrada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime e acompanhou a procissão pelas ruas da cidade. ...

O maior evento religioso do município contou com programação diversa durante uma semana. “A festa de Nossa Senhora dos Prazeres é uma das mais tradicionais da região. Tenho o prazer de participar todos os anos e renovar a fé ao lado dos amigos dessa cidade tão querida. Novamente, uma grandiosa peregrinação religiosa pelas ruas da cidade”, afirmou o deputado.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO ESTADUAL ANUNCIA ESCOLA DA ASSEMBLEIA



“Escola da Assembleia. Uma instituição de ensino autorizada pelo Ministério da Educação, parte ativa do Sistema Nacional de Ensino Legislativo, parceira educacional do Senado da República, da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado e de todas as Assembleias Legislativas do país, além de afiliada à Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas”, este foi o anúncio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), em artigo publicado na mídia, neste domingo (03), em que comunica a transformação do Instituto Legislativo Potiguar (ILP), em Escola da Assembleia.

Em 2015 o ILP promoveu dezenas de cursos de profissionalização e de capacitação, fechou parcerias com dezenas de câmaras municipais para o fortalecimento dos parlamentos, criou uma secretaria escolar exclusiva para tratar do planejamento docente e discente da instituição, firmou acordos e viabilizou convênios com a Justiça Federal e até com renomadas universidades nacionais e internacionais.

“Como resultado temos o primeiro mestrado em Gestão Pública viabilizado pelo Poder Legislativo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte; uma iniciativa pioneira, inédita na história das Assembleias Legislativas de todo o país”, salientou o deputado.

No texto, Ezequiel Ferreira pontua a Nova Assembleia que vem sendo construída pelo conjunto dos 24 deputados da Casa Legislativa. “Uma Assembleia mais transparente, mais democrática, mais cidadã e agora estamos abrindo as portas do Poder Legislativo para a educação, o que vai garantir às novas e próximas gerações de norte-rio-grandenses as condições indispensáveis para que eles construam já, agora, um Estado melhor para todos”, salientou.

GOVERNADOR DO RN REÚNE SECRETARIADO NESTA SEGUNDA ( 4 ), PARA DISCUTIR METAS E PRAZOS DE OBRAS


O Governador do RN Robinson Faria,  reuniu na manhã desta segunda-feira ( 2 ) os secretários estaduais para traçar metas e prazos de obras no estado. Os secretários discutiram o cumprimento de metas administrativas e prazos para a conclusão de obras e projetos de governo e acertaram a formação de grupos de trabalho, sob a coordenação do Gabinete Civil do Governo do Estado, para o acompanhamento dos projetos e obras.


A reunião de Robinson  com seu secretariado se deu na escola de governo, a pauta se deu em torno do diagnóstico de projetos e obras em andamento em diversas áreas no Rio Grande do Norte, O governador ressaltou a importância de afinar as metas administrativas entre as pastas. "  “Precisamos de mais velocidade na realização dos projetos do governo, o que será conseguido com mais conversas entre cada uma das secretarias responsáveis pelos projetos que discutimos hoje”, ressaltou Robinson.


Um dos principais pontos da reunião foi como será aplicado os  R$ 65,8 milhões remanescentes do Proinveste, liberados pelo Banco do Brasil na semana passada. Boa parte destes recursos, cerca de R$ 48 milhões, será aplicada no Pró-Transporte. “Temos essa situação da liberação do Proinveste, que é muito boa. Os recursos serão para o campus da UERN na Zona Norte de Natal, a conclusão do primeiro trecho da Estrada da Produção e a conclusão das obras da Avenida Moema Tinoco, que é aguardada há muito tempo. É preciso uma parceria entre os setores para que essas obras não sejam mais interrompidas, criando blocos de trabalho dentro do governo”, explicou o governador.

Participaram da reunião o vice-governador Fábio Dantas, os secretários Gustavo Nogueira (Planejamento e Finanças), Cristiano Feitosa (Justiça e Cidadania), Kalina Leite (Segurança Pública), Tatiana Mendes Cunha (Gabinete Civil), Mairton França (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ruy Gaspar (Turismo), Julianne Faria (Trabalho, Habitação e Assistência Social), Jáder Torres (Infraestrutura), Flávio Azevedo (Desenvolvimento Econômico), Marcony Leal (Administração e Recursos Humanos), Juliska Azevedo (Comunicação) e Haroldo Abuana (Agricultura, Pecuária e Pesca) e os diretores Marcelo Toscano (Caern), Jorge Fraxe (DER-RN), Beto Santos (Potigás) e Rondinelle Oliveira (Idema), além do procurador-geral do Estado Francisco Wilkie Rebouças.


SINE-RN OFERECE NESTA TERÇA-FEIRA ( 5 ), MAIS DE 26 VAGAS DE EMPREGO



O SINE-RN oferece nesta terça-feira (05/04), mais de 26 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

EMPARN REGISTROU CHUVA EM TODO O ESTADO NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

Em São Rafael, Oeste potiguar, choveu 21,8 mm

A gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) confirmou a ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado, com maior intensidade na região do Seridó, no último final de semana - das 7h da sexta-feira (1º) até às 7h desta segunda-feira (4) . Dos 108 postos de monitoramemto contatados, apenas 17 não registraram precipitações.

Choveu na mesorregião Central em cidades como Parelhas, 82,3 milímetros (mm); Caicó, 81,0mm; Carnaúba dos Dantas, 52,6mm; São José do Seridó, 50,0mm; Angicos, 46,4mm; São Fernando, 46,0mm; Cerro Corá, 38,0mm; Florânia, 37,7mm e São Vicente, 14,4mm.

No Agreste, as precipitações caíram com maior intensidade em Campo Redondo, 20,4mm; Lajes Pintadas, 18,2mm; Vera Cruz, 15,0mm; São Bento do Trairi, 12,8mm e João Câmara, 9,1mm. No Leste, choveu em Taipu, 26,0mm; Pedra Grande, 18,0mm; São Gonçalo do Amarante, 17,5mm; Parnamirim, 11,2mm; e Natal, 10,2mm, entre outros municípios.

Na mesorregião Oeste choveu 47 milímetros (mm), em Caraúbas; em Campo Grande, mais 46,9mm; Doutor Severiano, 37,3mm; Olho D’água dos Borges, 33,5mm; Barauna, 33,4mm; Encanto, 30mm; Janduis, 25,4mm; Grossos, 24,5mm, entre outros municípios como Jucurutu, Porto do Mangue, São Rafael e Alto do Rodrigues.

FACISA OFERECE CURSO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE PARA BEBÊS COM MICROCEFALIA


A Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada no município de Santa Cruz, acaba de virar unidade de referência para estimulação precoce de bebês com microcefalia da região do Trairi e de municípios do interior do estado.

Devido ao aumento preocupante dos casos de bebês com microcefalia no Brasil, relacionados com a contaminação pelo Zika vírus, a unidade acadêmica da UFRN no Trairi decidiu incluir o módulo de estimulação precoce para bebês com microcefalia em sua grade curricular para que pudesse se tornar um local de referência.

O curso, oferecido na Clínica Escola, e o módulo do curso de ensino a distância, oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a UFRN, são coordenados pelos professores Egmar Longo Araújo de Melo, Silvana Alvez Pereira e Klayton Galante Sousa, todos da área de Fisioterapia em Saúde da Criança. Seu principal objetivo é treinar profissionais da saúde de todo o país para cuidar dos bebês que necessitam de tratamentos especiais devido à condição neurológica.

Atualmente, a Clínica Escola da Facisa está atendendo quatro bebês que estavam no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). Outros casos estão em investigação. A ala de pediatria do hospital e a equipe multiprofissional do ambulatório realizam periodicamente triagens para selecionar bebês, que precisem do tratamento para que eles sejam encaminhados à clínica. "É muito importante que a gestão tenha noção de como essas crianças precisam ser acompanhadas, porque ainda temos um número pequeno de crianças em acompanhamento e o número de casos confirmados cresce cada vez mais", diz a professora Egmar Longo.

Na quinta-feira passada, 31, os professores coordenadores do módulo dão uma oficina de capacitação aos médicos do Hospital Ana Bezerra. "Nós estamos trabalhando segundo o protocolo da microcefalia do Ministério da Saúde dentro da Clínica Escola. Esse mesmo treinamento está sendo ampliado para a quinta região da saúde, que corresponde ao Trairi e ao Potengi, e para todos os secretários de saúde das regiões vizinhas", explica a professora Silvana Alvez.

Além do curso presencial ofertado pela Facisa, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), em parceria com a Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da UFRN produziu o curso de capacitação a distância. O módulo tem 120h e as aulas são oferecidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) gratuitamente para profissionais Mais Médicos e fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, psicólogos, terapeutas, fonoaudiólogos, estudantes e professores, que estejam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e nas bases dos conselhos profissionais.


Édipo Natan