Páginas

sábado, 28 de maio de 2016

REAL MADRI VENCE NOS PÊNALTIS E GANHA SUA 11ª CHAMPIONS


11 vezes Real Madrid! Tensão, lágrimas, desgaste, gols e muita vibração. Todos esses ingredientes não poderiam faltar em uma decisão de Liga dos Campeões. E não faltaram, principalmente quando os times que estavam em campo no San Siro, neste sábado, eram Real Madrid e Atlético de Madrid.

A partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal. Na prorrogação, o placar seguiu o mesmo. Então, veio a disputa de pênaltis. E como sempre, com heróis e vilões. Coube a Cristiano Ronaldo, apagado durante todo jogo, chutar a cobrança decisiva para garantir a vitória por 5 a 3 e o incrível 11º título da Champions para os galácticos. E quem perdeu a única cobrança para os colchoneros foi justamente Juanfran, um dos símbolos da equipe.

EM VISITAS JOSIMAR DA JC RECEBE APOIO DE NOVAS FAMÍLIAS A SUA PRÉ-CANDIDATURA


O empresário Josimar da JC  está com força total em sua pré-campanha para prefeito da terra da onça, em visitas nesta sexta e sábado,  JC recebeu o sinal de positivo de famílias que caminharão junto com ele no seu projeto político de 2016.





A sexta começou pela visita de JC e o pré-candidato a vereador Leandro Horácio ao amigo Batista cabelereiro que confirmou seu apoio a Josimar, neste sábado juntamente com Geovane Silva, Josemar de xexéu e Neto, foram a residência do amigo Cido onde ele e família e o amigo Adriano que estava por lá declararam total apoio a pré-candidatura de Josimar em 2016, mais adiante JC e sua esposa foram a casa do amigo Jones onde nesta visita resultou também seu apoio, a última visita registra até o momento  foi o amigo eletricista Carlos, desta forma Josimar  vem se consolidando cada vez mais como o pré-candidato da oposição em Santo Antônio.






CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS PARA ESCOLHA DE CANDIDATOS DEVEM OCORRER ENTRE 20 DE JULHO E 5 DE AGOSTO


As convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. O cronograma de datas e as regras para realização das convenções partidárias e dos registros de candidatura foram alteradas pela Lei 13.165/2015 da Reforma Eleitoral, e já valem para as eleições municipais deste ano. Caso as convenções não indiquem o número máximo de políticos, as vagas que sobram devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito, não mais 60 dias, como anteriormente. 

Com a nova redação, mudou também a data final para solicitação do registro dos candidatos do ano eleitoral para o dia 15 de agosto. A Lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) termina, sem possibilidade de prorrogação, às 19h do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições. 

A Reforma 2015 modificou ainda o prazo para até 20 dias antes das eleições para que os Tribunais Regionais Eleitorais enviem ao TSE a relação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, da qual constará obrigatoriamente a referência ao sexo e ao cargo a que concorrem. 

Agência CNM, com informações do TSE

3º DECÊNDIO DE MAIO DO FPM SERÁ CREDITADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA


As prefeituras brasileiras recebem na próxima segunda-feira, 30 de maio, o repasse do 3º decêndio do mês de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o montante a ser transferido será de R$ 1.866.619.983,92, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Se for considerada a retenção, isto é, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 2.333.274.979,90.  A CNM aponta crescimento de 4,54% em termos nominais quando o 3º decêndio de maio deste ano é comparado com o mesmo período de 2015. Esse levantamento foi feito sem considerar os efeitos da inflação.

Apesar disso, o cenário muda quando é considerado o valor real dos repasses e as consequências da inflação. Nessa situação, a CNM identifica queda de 3,63% na transferência. Com a divulgação desse último repasse, é possível perceber que o FPM no mês cresceu nominalmente 6,64% em relação a maio de 2015. Entretanto, quando é levado em conta a inflação, houve  queda de 1,69%.

' FACÇÕES DO RN SÃO DESORGANIZADAS E FRACAS ' , DIZ SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

Secretário de Segurança do RN desceu as escadarias e caminhou entre becos e vielas da 'Favela do Japão', na Zona Oeste de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, general Ronaldo Lundgren, se pronunciou na manhã deste sábado (28) sobre uma foto de sete armas de fogo que vem circulando nas redes sociais. A imagem foi atribuída ao conflito ocorrido na noite desta sexta-feira (27) na 'Favela do Japão', como é mais conhecida a comunidade Novo Horizonte, no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal. Na ocasião, um homem foi morto. Para o secretário, “a foto é uma propaganda interna de uma facção criminosa que não tem efeito nenhum de intimidação”.

Ainda de acordo com o secretário, que enviou as declarações ao G1 por meio de sua assessoria de comunicação, “as facções que atuam no estado são grupos desorganizados e fracos, e que de forma nenhuma as forças policiais do estado mudarão a forma de agir”. A ordem, ainda de acordo Lundgren, “é ir pra cima”.

Ainda na noite desta sexta, logo após o confronto, o secretário desceu as escadarias e caminhou entre becos e vielas da comunidade. Usando colete à prova de balas e escoltado por policiais militares, Lundgren foi até onde estava o corpo e falou sobre o conflito. “Ela (a PM) entrou no local, conseguiu interromper a disputa entre duas facções e está controlando a área. Então esse é o nosso trabalho. É o trabalho que a polícia vem fazendo todo dia. Então a população fique tranquila que a polícia está agindo e vai continuar agindo para manter a paz”, afirmou.



'Missão Japão': imagem com várias armas foi
divulgada nas redes sociais logo após o confronto
na comunidade (Foto: Reprodução/Redes Sociais)



Do G1 RN

2ª FASE DO XIX EXAME DE ORDEM ACONTECE NESTE DOMINGO ( 29 )


A Ordem dos Advogados do Brasil aplicará no próximo domingo (29) as provas da segunda fase (prático-profissional) do XIX Exame de Ordem Unificado em todo o país. No Rio Grande Norte, a OAB/RN recebeu 1.886 inscrições e a prova será aplicada na Universidade Potiguar (Natal - Av. Engenheiro Roberto Freire-2184-Capim Macio) e em Mossoró - Colégio Diocesano Santa Luzia a partir das 13h. Estão aptos 763 candidatos,  sendo 97 aprovados na primeira fase em Mossoró e 476 em Natal, bem como 190 candidatos que solicitaram reaproveitamento do XVIII Exame de Ordem.


Os padrões de respostas preliminares da prova prático-profissional serão divulgados às 22h do domingo (29) e o resultado preliminar sairá na data provável de 21 de junho de 2016.

Os candidatos devem conferir o local no cartão de informação, que está disponível na página de acompanhamento da Fundação Getúlio Vargas. No cartão constam locais de provas, estabelecimento, sala e endereço que deverão comparecer na data do Exame. Para fazer a prova, os examinandos deverão levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, bem como documento de identidade original com foto.


A prova é de caráter eliminatório, composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema. Essa fase compreende as seguintes áreas de opção do examinando no ato de sua inscrição: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, Trabalho ou Tributário e do seu correspondente direito processual.


GOVERNO DO ESTADO LANÇA APLICATIVO PARA SMARTPHONES COM SERVIÇOS DO DETRAN-RN


Os usuários do Detran/RN passam agora a contar com uma nova ferramenta que vai facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Órgão à população. Trata-se de um aplicativo lançado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação do Detran. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente para os smartphones que utilizam sistema operacional Android ou IOS.

A ferramenta de comunicação possibilita que o usuário tenha acesso rápido às informações de veículos e de CNH. Nesse sentido é possível ter conhecimento de infrações de trânsito em aberto, licenciamento, IPVA, e agendamento de vistoria veicular. Também podem ser efetivadas as solicitações de segunda via de CNH, agendamento de prova para retirada de habilitação, além de identificar os serviços oferecidos e os endereços e contatos das unidades do Detran em todo o Rio Grande do Norte.

Para que os usuários consigam verificar as informações relacionadas a veículos automotores é preciso que ele disponha dos dados principais do transporte, como placa e Renavam. Já para consultas de CNH é preciso informa o CPF do cidadão interessado. Outro ponto fornecido pelo aplicativo é que a população pode baixar arquivos com cartilhas informativas de segurança de trânsito e outras informações que vão poder tirar algumas dúvidas do condutor. Os arquivos são disponibilizados no formato PDF.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara, a nova ferramenta tem como meta levar mais comodidade ao usuário, como também diminuir as filas de atendimento ao público formadas nas unidades do Órgão espalhadas pelo Estado. “Quando assumimos a gestão em agosto do ano passado, estabelecemos como principais metas melhorar o atendimento e valorizar o servidor. Entendemos que para isso a solução seria descentralizar os serviços e é dessa maneira que estamos atuando”, explicou.

Uma nova função que deve ser inserida no aplicativo, e já vem sendo estudado pela equipe de tecnologia da informação do Detran, é a possibilidade do usuário baixar boletos de taxas e multas, e com isso efetuar os devidos pagamentos. “Nossa equipe está analisando o sistema para oferecer mais esta facilidade ao usuário”, concluiu o diretor.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO MODERNIZA SIAI E ALERTA GESTORES PARA NOVO PRAZO


O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) irá reformular, a partir da próxima semana, o Portal do Gestor e modernizar o Sistema Integrado de Auditoria Informatizada (SIAI), instrumentos através dos quais os jurisdicionados prestam informações à Corte de Contas. Por conta da reformulação, os prazos do SIAI que venceriam no próximo dia 30 foram prorrogados.

O novo Portal do Gestor irá propiciar o envio de documentos, dados, informações, etc, de forma eletrônica, além de ter uma linguagem mais atualizada e acessível. Em relação ao SIAI, o novo sistema fará a integração dos diversos anexos existentes e propiciará o cruzamento de dados, impedindo qualquer tipo de sonegação de informação.

As alterações serão instituídas através de resolução a ser votada no Pleno da Corte de Contas no próximo dia 31. Os novos prazos para envio de informações do SIAI serão divulgados com a aprovação da resolução.

OPERAÇÃO APREENDE CELULARES,FACAS E SERRAS EM PRESÍDIO DA GRANDE NATAL

Facas, serras, celulares e carregadores foram apreendidos durante a operação desta sexta-feira (27) (Foto: Divulgação/ Sejuc)

Facas, serras, celulares e carregadores foram apreendidos durante uma operação de revista na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), localizada na Grande Natal, nesta sexta-feira (27). De acordo com a direção da unidade, agentes penitenciários e do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) realizaram a intevenção.

De acordo com o diretor da unidade, Adailton Pessoa, a operação começou por volta das 9h desta sexta e foi concluída no início da tarde. A revista é mais uma das atividades de rotina estabelecidas pela Sejuc para evitar fugas.


Durante a ação pelo menos 27 facas, 20 celulares e 4 serras foram apreendidas. Carregadores, barras de ferro e chips também foram recolhidos pelos agentes.


Ainda segundo o diretor, os dois pavilhões do PEP tem capacidade para abrigar 288 detentos, no entanto, 615 presos estão cumprindo pena na unidade.


Agentes penitenciários e do GOE realizaram a intervenção nos dois pavilhões do PEP (Foto: Divulgação/ Sejuc)


SINE-RN OFERECE NO PERÍODO DE ( 27 A 30 ), MAIS DE 27 VAGAS DE EMPREGO


O SINE-RN oferece no período de (27 a 30/05), mais de 27 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI DO SEGUNDO SEMESTRE COMEÇAM DIA 7 DE JUNHO


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2016 começam no dia 7 de junho. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do ProUni, até as 23h59 do dia 10 de junho, no horário de Brasília. Pelo ProUni, os estudantes
concorrem a uma bolsa de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior.

Pode se inscrever no programa o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior, que tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e que não tenha nota 0 na redação.

O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente da instituição.

Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de junho e a segunda chamada, no dia 27 do mesmo mês. O prazo para quem não foi selecionado manifestar  interesse de entrar para a lista de espera vai do dia 8 ao dia 11 de julho.

O edital com as regras do ProUni foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (27).


Da Agência Brasil


GOVERNO DO RN INICIA AS OBRAS DA ESTRADA DA PRODUÇÃO EM CERRO CORÁ


O govenador Robinson Faria anunciou mais uma importante obra no Rio Grande do Norte na área de infraestrutura.  O governo deu início as obras da Estrada da Produção, em Cerro Corá, uma obra que era esperada pela região há mais de 80 anos!

" A estrada vai beneficiar mais de 20 municípios do Seridó e Potengi, melhorar transporte de diversos gêneros agrícolas, fomentando o comércio e a agricultura, e impactando positivamente também no turismo da região". Disse Robinson

COM OPORTUNIDADES PARA NOVA CRUZ, IFRN ABRE 472 VAGAS PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO VIA SISU



A Pró-Reitoria de Ensino divulgou no final da tarde de hoje (25), o Edital Nº 16/2016 referente ao processo seletivo para os cursos de graduação via SISU.



Estão sendo ofertadas 472 vagas, sendo 158 para cursos de licenciatura e 314 para cursos de tecnologia, entre oito campi do IFRN: Natal-Central; Natal-Zona Norte; Macau; Mossoró; Pau dos Ferros; Santa Cruz; Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. Asinscrições serão realizadas através do site do SISU entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O Processo Seletivo para ingresso prevê início das aulas para o 2º semestre letivo de 2016.  

Do VNT Online



RESOLUÇÃO DO CONTRAN ESTABELECE SISTEMA DE PLACAS DE VEÍCULOS NO PADRÃO MERCOSUL



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou Resolução no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27, que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão disposto na Resolução Mercosul do Grupo Mercado Comum nº 33/14.

A resolução estabelece o novo modelo de placas para veículos, onde após o registro no órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, cada veículo será identificado por placa dianteira e traseira, no padrão estabelecido para o Mercosul.

Segundo o texto, as placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome Brasil. Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos.

A Resolução determina que, até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

PRÉ-CANDIDATURA DE JOSIMAR DA JC GANHA NOVOS APOIOS DE POPULARES E SE FORTALECE A CADA DIA EM SANTO ANTÔNIO

Josimar da JC, Alexandre Paiva e Dr. Estácio ( Foto do Facebook )

Nos últimos dias e nesta semana a Pré-candidatura de Josimar da JC vem ganhando novas adesões e novos apoios ao  projeto político de lhe  tornar prefeito de Santo Antônio do Salto da Onça. É inacreditável por onde ele passa as pessoas tomando a decisão de lhe  dar um abraço, apertar sua mão e poder lhe dizer que nas eleições de 2016  estará ao seu  lado.


De camisa branca o amigo Bolinha de Redenção ( Foto do Facebook )

Primeiro no distrito de redenção com amigo  Bolinha, depois foi  em Santo Antônio com o amigo  Binha, em seguida veio seu Jorge e dona Neide , e hoje foi o amigo e funcionário da prefeitura Alexandre Paiva  que estava com o prefeito Lula, mais  resolveu agora apoiar a pré-campanha de Josimar a prefeito do município.

Dona Neide, Josimar da JC  e seu Jorge  ( Foto do Facebook )






Josimar e o amigo Binha ( Foto do Facebook )


CONCURSO DA SAÚDE DE NATAL TEM MAIS DE 93 MIL INSCRITOS E PROVAS SERÃO REALIZADAS DIA 19 DE JUNHO


O concurso público da Secretaria Municipal de Saúde de Natal registrou um total de 93.929 candidatos inscritos para concorrer as 1.339 vagas para os cargos de níveis superior e médio, nas áreas administrativas e saúde, com vencimentos básicos que variam entre R$ 998,68 e R$ 5.062,63. As provas serão aplicadas no dia 19 de junho. A previsão é que o concurso seja homologado no dia 29 de julho deste ano. Os cargos que tiveram maior procura foram os de agente administrativo, com 22.127 inscrições, seguindo de técnico de enfermagem (17.092) e enfermeiro (15.121).

O concurso será composto por Prova Objetiva com 40 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada. Serão 15 questões de Conhecimentos Gerais, 15 de Legislação do SUS e 10 de Conhecimentos Específicos. 


RN SUSTENTÁVEL: SESAP DISCUTE REFORMAS DE HOSPITAIS REGIONAIS

Previsão de termino das novas unidades é 2018
Na manhã desta terça-feira (24) uma equipe da Coordenação de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esteve reunida com representantes do RN Sustentável para discutir sobre os projetos de reforma e ampliação de sete hospitais da rede estadual.

A reunião contou com a presença do consultor do projeto IDF/RN Sustentável, Zeev Katz, engenheiro clínico designado pelo Banco Mundial para acompanhamento dos projetos.

Sete hospitais regionais serão beneficiados com obras de reforma e ampliação nos municípios de: Santo Antônio, São José de Mipibu, João Câmara, São Paulo do Potengi, Caicó, Assu e Pau dos Ferros. Estas unidades receberão adequações nas portas de urgência e emergência para utilização do modelo de classificação de risco (Protocolo de Manchester), além de aquisição de equipamentos.

“Em diversas reuniões com estes hospitais, foram definidos os equipamentos hospitalares necessários de acordo com a demanda e perfil das unidades. Estamos realizando encontros frequentes para monitoramento dos projetos e, provavelmente, já neste segundo semestre os processos licitatórios de obras e equipamentos terão início. Nosso objetivo é que eles corram em paralelo”, explicou Ana Petta, gerente do projeto RN Sustentável na Sesap.

Além disso, também serão construídos com recursos do Banco Mundial/RN Sutentável, o Hospital Materno-Infantil, em Mossoró, um Banco de Leite em Pau dos Ferros e um Laboratório de Anatomia Patológica. A expectativa é que estas construções iniciem em 2017, sendo concluídas em 2018, prazo de encerramento do RN Sustentável. Os projetos de reforma e ampliação serão iniciados por blocos.

O primeiro lote contemplará os hospitais de Santo Antônio, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi e Caicó. O segundo lote será dedicado ao Hospital Materno-Infantil de Mossoró, e o terceiro destinado aos hospitais de João Câmara, Assu, Pau dos Ferros, além do Banco de Leite e Laboratório de Anatomia Patológica.

CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO APROVA REQUERIMENTO IMPORTANTE DO VEREADOR AUDY ACCIOLE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Vereador Audy Acciole

Na sessão desta quarta-feira ( 25 ), foi aprovado requerimento importante para a educação do município de Santo Antônio. O requerimento 160/2016 solicitando do prefeito municipal a realização de aulões gratuitos preparatórios para o ENEM 2016.

Na tribuna o vereador parabenizou os alunos e familiares pelo esforço para alcançar dias melhores e espera a contribuição do governo municipal neste sentido, já que não existe mais o cursinho e falou de uma reunião que participou na CAERN em Natal solicitando a implantação do abastecimento d'água nas casas do minha casa minha vida 2 em Santo Antônio.




Requerimento do Vereador Audy

GOVERNADOR SE LICENCIA DO CARGO POR 12 DIAS E O VICE ASSUME


O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria ( PSD ) está se licenciando do cargo por 12 dias a partir desta quinta-feira ( 26 )  para uma viagem com a família.  Quem assume o comando do estado é o vice-governador Fábio Dantas  ( PCdoB ) que ficará a frente do poder executivo até 6 de junho.

SISU OFERECERÁ 56,4 MIL VAGAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE; INSCRIÇÕES COMEÇAM DIA 30


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) até o dia 2 de junho na internet, no site do Sisu. As vagas já estão disponíveis para consulta.

O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação.

Vagas remanescentes

Segundo a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, atualmente há mais de 1 milhão de vagas remanescentes de processos anteriores do Sisu. O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante havia anunciado a criação do Sisu das vagas remanescentes para ocupar pelo menos 150 mil vagas ociosas nas redes federal e estadual de ensino superior.

Perguntada se a pasta manterá a proposta, Maria Helena disse que a questão está sob análise. De acordo com a ministra, cerca de 110 mil dessas vagas foram ocupadas no remanejamento.

"O que faremos é analisar quais são as áreas em que é possível abrir o remanejamento de vagas. O Brasil é um dos mais atrasados do mundo em relação a remanejamento de vagas no ensino superior", afirmou Maria Helena. "O ministro anterior abriu esse sistema apenas para a área de formação de professores. Pode ser que não seja suficiente para absorver as vagas existentes. O que vamos analisar é como podemos otimizar", acrescentou.



Da Agência Brasil


quarta-feira, 25 de maio de 2016

SEGURANÇA PÚBLICA APRESENTA PLANO DE ATUAÇÃO PARA O FERIADO DE CORPUS CHRISTI NO RN


A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou, na tarde desta quarta-feira (25), o plano de operações das forças de segurança que irão intensificar o patrulhamento, no período de 26 a 29 de maio, em função do feriado de Corpus Christi.

O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar estará com um reforço extra de 504 policiais atuando de forma ostensiva e preventiva, no patrulhamento tático móvel e a pé, na área compreendida entre as praias de Muriú, no litoral Norte, e Barreta, no litoral sul, com o emprego de tropas especializadas. O efetivo policial cotidiano, empregado diariamente na região, será mantido normalmente cobrindo as áreas de rotina. O plano de ação da PMRN, para região Metropolitana de Natal, prevê a participação de policiais da Rocam, CFAPM, RPMon, BPChoque, CIPTur, Cipam, CPFem, além dos 1º, 3º, 4º, 5º, e 11º Batalhões de Polícia Militar.

No interior do estado, o Comando de Policiamento do Interior (CPI) atuará com 251 policiais extras com foco nas praias de Pipa, Baia Formosa, Barra do Cunhaú e Tibau do Sul, em função da grande quantidade de pessoas e eventos previstos para ocorrerem nestas localidades.

O Comando de Policiamento Rodoviária Estadual (CPRE) atuará com 120 policiais de serviço extra, atuando com barreiras ostensivas e preventivas, fiscalizando o fluxo de veículos nas rodovias estaduais, em todo o RN, por meios dos distritos estaduais distribuídos por regiões.

A Polícia Civil estará com profissionais extras nas Delegacias de Plantão zona Norte e zona Sul, e no interior manterá as 10 delegacias regionais funcionando 24 horas.

O Corpo de Bombeiros Militar reforça o quantitativo de guarda-vidas atuando na prebvenção de afogamento no litoral potiguar, contando com 20 militares, todos os dias, distribuídos nas praias mais movimentadas do estado, realizando ações de prevenção e salvamentos aquáticos. Entre elas estão Genipabu, Redinha, Forte, Artistas, Meio, Ponta Negra, Búzios, Camurupim, Da Barra, Amor, além das praias do município de Tibau do Norte. Equipes de resgaste do CBMRN ativarão os Postos Avançados de Salvamento que funcionarão integrados nas bases da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Transportes Urbanos de Natal (STTU) também atuarão integradas à Sesed nesta Operação com barreiras itinerantes nos horários e dias de maiores fluxos de veículos.

GOVERNADOR VISITA HOSPITAIS E REAFIRMA COMPROMISSO COM EFICIÊNCIA NA SAÚDE

Visitas se deram no final da manhã desta sexta-feira (25)
O governador Robinson Faria visitou o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) na manhã desta quarta-feira (25). O Walfredo Gurgel é o maior Hospital do Estado e presta serviço de atendimento de urgência e pronto socorro a vítimas de acidentes.
Robinson Faria esteve nos vários setores como o de politrauma, atendimento clínico e alas de internação e observação.  Acompanhado da secretária estadual da Saúde Pública, Dra Eulália de Albuquerque Alves, Robinson ouviu pacientes, pessoal da área médica e administrativa.

Após a visita, o governador se reuniu com a diretoria do Hospital que explicou as ações administrativas adotadas pela atual gestão para a melhoria da assistência prestada ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações estão a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), estatísticas de atendimento, utilização da ferramenta Kanban (cartão de controle), visitas multidisciplinares e consultorias do Hospital Israelita Albert Einstein.


“Estamos aqui no Walfredo Gurgel para ver o seu funcionamento de perto, ouvir pacientes e acompanhantes e tomar medidas que venham melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Hospital. O nosso objetivo e o nosso compromisso é oferecer um serviço de saúde de qualidade, que atenda prontamente as necessidades da nossa população”, declarou o governador Robinson Faria. 


HOSPITAL INFANTIL MARIA ALICE

No Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, no conjunto Parque dos Coqueiros, na zona norte de Natal, Robinson Faria visitou as alas de internação e observação e conversou com mães e crianças internadas. O governador também conheceu a Unidade de Terapia Intensiva – UTI que possui cinco leitos pediátricos e cinco leitos neonatais.

Atualmente há uma deficiência em todo o Rio Grande do Norte, inclusive na rede privada de saúde. O Governo do Estado trabalha para ampliar o número de leitos pediátricos e neonatais na rede pública. “É importante traçar um diagnóstico das necessidades de cada hospital, porque assim podemos definir uma linha de trabalho para alcançar os resultados que desejamos. No Maria Alice, nós já observamos a necessidade de construção de novos leitos de UTI Neonatal e de UTI pediátrica, e vamos trabalhar para alcançar esse objetivo”, afirmou Robinson Faria.

PREFEITO DE SÍTIO NOVO RECEBE VISITA EM SEU GABINETE DE REPRESENTANTES DO SEBRAE/RN




Foi realizado na tarde desta quarta-feira ( 25 ), na prefeitura municipal no gabinete do prefeito a visita dos representantes do SEBRAE estadual. A visita foi de reconhecimento ao prefeito e sua equipe que realizou o projeto  " Empreendendo com Vigilância ", prêmio este conquistado a nível Regional e Nacional pelo município de Sítio Novo.

A equipe do Sebrae ainda parabenizou o prefeito Nenen, e o agradeceu por sempre apoiar a parceria com a instituição sempre buscando melhorar a vida dos pequenos e microempreendedores do município e consequentemente da população em geral.




O diretor técnico do Sebrae/RN, Dr. João Hélio, disse ainda que o Sebrae está de portas abertas para novos desafios junto em uma parceria com a prefeitura para poder realizar muito mais no município, o prefeito Nenen enfatizou que no que depender do município sempre apoiará projetos tão importantes para a melhoria dos seus munícipes.

Junto com Dr. João Hélio, vieram os representantes Gustavo Cosme e Ana Maria todos da equipe do Sebrae,  da equipe da prefeitura que realizou o projeto estavam  Andrieza, Pedro Florenço, Charlena, João Batista, Secretário Almir, Aline, primeira dama Rivágma Teixeira e o Excelentíssimo senhor Prefeito Richardson Xavier Cunha.








MESA DIRETORA DA CÂMARA DE SÍTIO NOVO-RN, REGULAMENTA PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS SESSÕES LEGISLATIVAS


A  Mesa  Diretora  da  Câmara  Municipal  de  Sítio Novo/RN, publicou no ultimo dia 20/05 a portaria Nº 005/2016 que Regulamenta a participação popular nas Sessões Legislativas da  Câmara  Municipal  de  Sítio  Novo/RN.

Segundo a portaria, os vereadores levaram em conta os recentes episódios ocorridos nas últimas sessões da Câmara Municipal, onde foi permitida a participação popular com direito à fala;

Onde que  os  referidos  episódios  tiveram repercussão  negativa  perante  a  opinião  pública,  com discussões  acaloradas  que  não  contribuíram,  sob  qualquer ótica,  para  o  fiel  desenvolvimento  do  processo  legislativo municipal.


Desse modo, Determinar a todo e qualquer cidadão, que queira usar da palavra durante as sessões da Câmara Municipal, que só poderá fazê-lo, durante a primeira discussão dos projetos de lei, inclusive, os de iniciativa popular, para opinar sobre eles, desde que  se  inscreva  em  lista  especial  na  Secretaria  da  Câmara, antes de iniciada a sessão.

Ao se inscrever na Secretaria da Câmara, o interessado  deverá  fazer  referência  a  matéria  sobre  a  qual falará, não lhe sendo permitido abordar temas que não tenham sido  expressamente  mencionados  na  inscrição,  cabendo  ao Presidente da Câmara fixar o número de cidadãos que poderá fazer uso da palavra na sessão.

A portaria já esta em vigor.

Do Blog SN em foco

TERMINA HOJE PRAZO PARA PAGAR TAXA DO ENEM E CONFIRMAR A INSCRIÇÃO


Hoje (25) é o último dia para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 para garantir a participação nas provas.  O prazo para que isso seja feito é até as 21h30, no horário de Brasília. Ao todo, mais de 9,2 milhões se inscreveram para as provas e desses, cerca de 2,7 milhões devem pagar a taxa. Os demais são isentos.

Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram essa condição durante a inscrição estão isentos. O pagamento, que até o ano passado só podia ser feito em agências do Banco do Brasil, agora inclui qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

STF JULGARÁ PREVALÊNCIA DA PATERNIDADE BIOLÓGICA SOBRE A SOCIOAFETIVA


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para pauta o Recurso Extraordinário (RE) 898060, com repercussão geral reconhecida, no qual se discute prevalência da paternidade socioafetiva sobre a biológica. No caso, questiona-se a interpretação do artigo 226, caput, da Constituição Federal, segundo o qual a família é base da sociedade, e tem proteção especial do Estado.

No recurso se alega que decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao preferir a realidade biológica em detrimento da socioafetiva, não priorizou as relações de família. O tribunal teria dessa forma afrontado o artigo 226 da Constituição Federal, sustenta o pedido.

“Verifico que o presente tema – a prevalência da paternidade socioafetiva em detrimento da paternidade biológica – é relevante do ponto sob os pontos de vista econômico, jurídico e social”, afirmou o ministro Luiz Fux ao proferir seu voto pela existência da repercussão geral no RE.
Na ação, constam como amici curie a Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS) e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IDBFAM).

O ministro Luiz Fux liberou hoje o processo para que seja incluído na pauta no Plenário do STF.


FONTE:  STF

INSCRIÇÕES PARA FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS NO RN SEGUEM ATÉ SEXTA-FEIRA ( 27 ) DE MAIO

Festival de Quadrilhas Juninas da Inter TV Cabugi acontece na cidade de Monte Alegre, RN (Foto: Leonardo Rosado/ Inter TV Cabugi)

O Festival de Quadrilhas Juninas da Inter TV Cabugi está com inscrições abertas para edição 2016. Esta é a 22ª edição do festival que já se consolidou no calendário cultural do estado. As inscrições podem ser feitas até 27 de maio na sede da Inter TV Cabugi, em Natal, e na Inter TV Costa Branca, em Mossoró. A festa acontece no município de Monte Alegre, na Grande Natal, de 15 a 23 de junho.

Ao todo, são três categorias: comédia, estilizada e tradicional. Para fazer a inscrição o representante de cada quadrilha deve se dirigir à Inter TV portando RG e CPF. No local, o representante irá preencher o formulário de inscrição. No dia 3 de junho, às 10h, na sede da Inter TV em Natal será definida - através de sorteio - a ordem de apresentação dos inscritos.

O festival começa com a fase de eliminatórias que acontece de 15 a 19 de junho. A grande final será no dia 23. As disputas nas três categorias - estilizada, tradicional e comédia - prometem ser um grande desafio aos jurados responsáveis por avaliar uma série de quesitos, como harmonia, coreografia, simpatia e evolução.

A grande vencedora deste ano no RN na categoria estilizada poderá participar da etapa regional promovida pela Globo Nordeste no Município de Goiana, em Pernambuco. Lá, a vencedora do RN concorre com as demais classificadas dos outros estados do Nordeste.

O Festival de Quadrilhas Juninas da Inter TV Cabugi tem como maior finalidade valorizar, difundir e incentivar os festejos juninos, uma das maiores manifestações culturais brasileiras.


Festival de Quadrilhas Juninas da Inter TV Cabugi acontece na cidade de Monte Alegre, RN (Foto: Leonardo Rosado/ Inter TV Cabugi)

terça-feira, 24 de maio de 2016

NO ENCONTRO DE GOVERNADORES, ROBINSON FARIA DESTACOU FUNDO PENITENCIÁRIO E SEGURANÇA

Gestores de todos os estados do Nordeste se reuniram em Maceió

Durante o Encontro de Governadores do Nordeste, realizado em Maceió (AL) nesta quinta-feira (19), Robinson Faria levantou a discussão sobre a segurança pública ao enfatizar a necessidade urgente de investimentos na área. Um dos pontos abordados pelo governador foi o repasse dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e a forma como os estados poderiam acessá-lo.

Robinson Faria sugeriu que o grupo dos gestores estaduais se reúna com o presidente interino Michel Temer reafirmando a urgência de investimentos no setor. A proposta, aceita por unanimidade, está contida na Carta de Maceió, documento que contempla as proposições dos chefes do Executivo de cada um dos nove estados da região.

O Encontro de Governadores é realizado regularmente e o Rio Grande do Norte sediou em 2015. O evento é um espaço de diálogo e articulação para desenvolvimento multissetorial da região Nordeste, onde são debatidas, entre outras coisas, questões fiscais, econômicas, educacionais e de saúde pública.

Sobre o evento, Robinson Faria declarou: “o Encontro de Governadores garante uma oportunidade ímpar para que o bloco nordestino possa discutir problemas e apresentar soluções conjuntas. Daqui partem os principais pontos, troca de experiência sobre o que funciona nos estados vizinhos e quais os principais gargalos da administração pública”.

ENTIDADES ESTUDANTIS CONFIRMAM AO MP QUE CARTEIRAS ESTÃO IRREGULARES E RECEBEM PRAZO PARA CORRIGIR FALHAS


A UNE, UBES e ANPG confirmaram ao Ministério Público que estão emitindo carteiras estudantis irregulares, fora dos padrões nacionais. Com isso, receberam um prazo de apenas 30 dias para corrigir todas as falhas. A informação foi repassada ao MP pelas entidades em reunião realizada na semana passada. No mesmo encontro, a União Norte-riograndense de Estudantes (Urne) e a UPEs comprovaram que já estão com seu documento 100% dentro da lei.

“É inacreditável que a UNE e a UBES, que participaram da formulação da nova lei, ainda estejam fora das exigências. Também é difícil de entender porque o MP concedeu mais prazo ainda para que as mesmas corrijam suas falhas, já que outras entidades conseguiram atender a todos os requisitos no tempo determinado anteriormente”, disse o presidente da UPES, Daniel Fernandes.

A polêmica em torno das carteiras estudantis vem se arrastando desde o início do ano, já que o governo federal decidiu exigir um certificado nacional emitido por uma instituição credenciada, liberando a emissão do documento pelas entidades estudantis. O certificado é um item de segurança criptografado, que todo estudante deverá ter a partir do que ficou definido pela lei federal.


Por Robson Pires

segunda-feira, 23 de maio de 2016

EM SANTA CRUZ DEPUTADO DISON PRESTIGIA FESTA DE SANTA RITA AO LADO DO GOVERNADOR ROBINSON


O deputado estadual Dison Lisboa, participou neste domingo (22) da procissão e missa que marcou o encerramento das comemorações em honra a Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. Dison caminhou ao lado do governador Robinson Faria, do ex-prefeito Péricles, de lideranças do município e ao lado de milhares de Fiéis que alí estavam em total devoção.

"  Santa Cruz abre as portas para milhares de fiéis, tornando uma das maiores festas do estado, e fomentando o turismo religioso. Que Santa Rita derrame suas bênçãos nesta querida cidade e em todo o nosso estado" ! Afirmou Dison Lisboa






NO RN, VALIDADE DO CONCURSO HUOL É PRORROGADA


A validade do concurso realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para provimento de vagas no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN) foi prorrogada por dois anos.


O concurso realizado para as áreas nas áreas Médica, Assistencial e Área Administrativa, em cargos de Nível Superior e Médio venceria em 20 de junho de 2016. Com a prorrogação, o concurso passa a ser válido até 20 de junho de 2018.



Do G1 RN

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA É PRORROGADA ATÉ 3 DE JUNHO E RN TEM PARCIAL DE 71,74%


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap RN) divulgou os números da campanha de vacinação contra a influenza: 71,74% de cobertura nos grupos prioritários. Atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) 69 municípios potiguares, o que corresponde a 41,32% de homogeneidade. A vacinação será prorrogada no Estado até o dia 3 de junho, quando será encerrada a estratégia da campanha.

De acordo com Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunização da Sesap, os números podem ser superiores aos que foram apresentados, pois a todo o momento os municípios estão inseridos novos dados no sistema. A campanha foi iniciada no dia 25 de abril e no “Dia D”, (30 de abril) o RN chegou a ocupar o 2º lugar entre os estados do Nordeste com maior vacinação.

A meta estipulada para o Estado é vacinar 776.019 mil pessoas. “Outros estados da federação também estão prorrogando. Acredito que até o final da semana já tenhamos atingido a meta, pois a dificuldade para muitos municípios é a inserção de dados”, afirmou a técnica.

A Sesap já fez a distribuição de 100% das doses de vacina e a recomendação aos municípios é que, após alcançadas as metas, as doses de vacina ainda disponíveis sejam mantidas nas unidades de saúde para atender as pessoas que passarem a integrar os grupos prioritários, como crianças que completarem 6 meses de idade, idosos, grávidas e puérperas (mulheres com 45 dias pós parto).