Páginas

sábado, 4 de junho de 2016

MAJOR EDILSON FERNANDES DEIXA COMANDO DO 5º DPRE EM NOVA CRUZ

Major Edilson Fernandes à esquerda ( Foto/RN INFORMA )

Nesta quinta-feira dia 02 de junho de 2016, o Major Francisco Edílson Fernandes, passou o Comando do 5º Distrito de Policia Rodoviária Estadual, responsável pela fiscalização nas Regiões agreste e Trairi, ao Major Marcondes Fernandes, haja vista a lei eleitoral não permitir quem vai ser candidato ao cargo eletivo exercer função de comando na cidade onde pretende ser candidato. Desta forma o Major deixa o comando para uma possível candidatura a prefeito de Sítio Novo/RN.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

DIÁRIO OFICIAL PUBLICA NOMEAÇÃO DO EX-PREFEITO DE VÁRZEA-RN, GETÚLIO RIBEIRO PARA SECRETARIA DE ESTADO

Getúlio Luciano Ribeiro, ex-prefeito de Várzea, RN é  nomeado Secretário de Estado - Foto: Deyvison Marinho 

A Edição do “ Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.” publicada nesta quinta-feira  em 02 de junho de 2016 traz a nomeação do ex-prefeito de Várzea, cidade do Agreste Potiguar para exercer o cargo de Secretário Extraordinário de Relações Institucionais. Na tarde da última terça-feira, 31 de maio, ao VNT Getúlio anunciou a sua renúncia do cargo como prefeito de Várzea  e por ter sido convidado  pelo Governo do Estado, Robinson Faria para assumir a pasta antecipou sua saída da Prefeitura. Getúlio foi prefeito em Várzea por duas vezes.

Cleide de Carvalho da Silva Lima, do PSD, foi empossada prefeita de Várzea, na noite da última quarta-feira 1°´de junho. Ela era vice-prefeita de Getúlio Luciano Ribeiro, também do PSD. A cerimônia de posse aconteceu na Câmara Municipal da cidade. 

A publicação da nomeação foi assinado pelo vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte, Fábio Berckmans Veras Dantas no exercício do cargo de Governador. Getúlio Ribeiro substitui Hudson Pereira de Brito, então titular da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), deixa o cargo para disputar a prefeitura de Parelhas pelo PSD. 

Veja publicação no DOE:



O VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO
NORTE, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR, no uso de suas
atribuições constitucionais,
R E S O L V E nomear GETÚLIO LUCIANO RIBEIRO para
exercer o cargo de provimento em comissão de Secretário Extraordinário de
Relações Institucionais.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 1º de junho de
2016, 195º da Independência e 128º da República.
FÁBIO BERCKMANS VERAS DANTAS 
Governador em exercício





CONTRATAÇÕES DO MINHA CASA, MINHA VIDA SERÃO RETOMADAS


O ministro das Cidades, Bruno Araújo, prometeu publicar, até o fim da próxima semana, as portarias que devem retomar as contratações da modalidade Entidades do Minha Casa Minha Vida.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2, durante entrevista coletiva na qual Araújo expôs a “herança maldita” em que encontrou o ministério. Ontem, um grupo de manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) invadiu a sede da Presidência da República, em São Paulo, para manifestar contra a suspensão das contratações do programa de habitação popular.

Segundo o ministro, com a publicação das portarias com a lista das entidades que poderão contratar com a Caixa, devem ser retomadas as contratações de mais de 10 mil unidades do programa. Ao todo, 13,9 mil unidades da modalidade entidades, segundo o ministério, estão em fase de contratação. Na modalidade rural do programa, outras 18,9 mil unidades também estão sendo contratadas.

O órgão diz que o texto das portarias que vão ser publicadas vai trazer “aprimoramentos” para garantir mais agilidade e segurança na liberação do crédito. Uma exigência que será colocada é que, para serem selecionadas para as novas contratações, as entidades deverão estar em dia com todas as fases de uma eventual contratação anterior, para garantir melhor “desempenho técnico das entidades”. No MCMV rural, também haverá uma nova portaria, com mudanças para deixar de priorizar algumas entidades, segundo o ministro.


Do Portal no Ar

DENATRAN AGORA DIZ QUE HABILITAÇÃO DE ' CINQUENTINHA ' FICA PARA NOVEMBRO

Condutores de cinquentinhas já são alvos de fiscalização no Nordeste (Foto: TV Globo)

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou nesta quinta-feira (2) que a exigência de habilitação para guiar motos "cinquentinhas” e a multa para quem não tiver o documento só valerão a partir de 3 de novembro próximo.


A decisão altera o que o próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou, em março último: que a obrigatoriedade começaria a ser cobrada na última quarta (1º).

Autoridades da Bahia, Pará, Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, no entanto, informaram ao G1 que iniciaram a fiscalização na quarta e há relatos de multas por falta de habilitação.


O próprio Denatran confirmou ao G1, na última segunda-feira (30), que o prazo de 1º de junho estava mantido.


Porém, nesta quinta, em nota, informou que a exigência só poderá ser feita a partir de novembro, por conta de uma alteração feita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sancionada pela presidente Dilma Rousseff antes do afastamento, no último dia 4 de maio.


O órgão disse que só na última quarta (1º), após consulta jurídica, tomou conhecimento de que a lei superaria qualquer prazo determinado pelo Contran. Na prática, é a terceira vez que o início da fiscalização é adiado.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

SEIS EM CADA DEZ MUNICÍPIOS TÊM ROMBO NAS CONTAS


Num efeito dominó, o rombo dos orçamentos púbicos chegou ao elo mais fraco: as prefeituras. Com caixa mais apertado e pouca capacidade de arrecadação, os prefeitos têm lançado mão de várias medidas para fechar as contas: a lista do ajuste municipal inclui desde a demissão de funcionários até a redução do horário de expediente dos órgãos públicos. O malabarismo, porém, não deve ser suficiente: mais de 60% das prefeituras vão terminar o ano no vermelho, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Esta informação foi publicada no final de semana pelo jornal O Estado de São Paulo, onde analisa a difícil situação da maioria dos Municípios brasileiros que nos últimos anos têm buscado sensibilizar o governo federal e o Congresso Nacional, sem sucesso. Um dos caminhos da luta que se refere ano após ano, é a definição de um novo Pacto Federativo.



A deterioração das contas dos Municípios, assim como vem ocorrendo com os governos estaduais, tem como pano de fundo a grave crise fiscal que assola o Brasil. No caso dos Estados, o problema foi agravado pela combinação entre aumento da dívida e crescimento das despesas com pessoal. Nas prefeituras, o nó está na alta dependência das verbas da União, destaca o jornal. Com arrecadação mais fraca desde o ano passado, os prefeitos têm sido afetados pela queda nos repasses públicos. Hoje apenas 10% dos 5.570 Municípios do País têm arrecadação própria suficiente para bancar suas despesas.

Na maioria dos casos, a principal fonte de recursos é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), composto pela arrecadação do Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). E qualquer corte nesse fundo faz um estrago enorme nos cofres dos Municípios.

Com a recessão econômica, que derrubou a arrecadação dos governos federal e estaduais depois de quase uma década de alta ininterrupta, os repasses começaram a minguar. No ano passado, o FPM teve queda real (descontada a inflação) de 2,3% e, neste ano, de 13,7% até abril. Enquanto isso, as despesas com pessoal - principal gasto das prefeituras - e custeio continuaram a crescer. Só o piso salarial dos professores subiu 11,36%.


Sem saídaO resultado dessa equação não tem sido positivo: falta dinheiro para pagar salário, fazer obras de infraestrutura, comprar remédios, abastecer os veículos e garantir a merenda escolar. “Ao contrário dos Estados, que têm elevado endividamento, o problema dos Municípios está mais associado à queda de arrecadação e ao aumento de gastos. Eles não têm para onde correr para se financiar”, afirma o consultor em contas públicas, Raul Velloso.

A situação é tão grave que entrou no conjunto de prioridades do presidente em exercício Michel Temer. Em seu primeiro discurso, ele falou da necessidade de uma reformulação do pacto federativo, que hoje provoca desequilíbrio entre as três esferas públicas na repartição dos tributos. “Estados e Municípios precisam ganhar autonomia verdadeira sobre a égide de uma federação real, não sendo uma federação artificial, como vemos atualmente”, afirmou.

AudiênciaA CNM e o Movimento Municipalista esperam que o presidente em exercício Michel Temer conceda, ainda na primeira quinzena de junho, audiência aos dirigentes da CNM e das entidades estaduais para que possam apresentar ações para ajudar os Municípios a vencer a atual crise e apontar propostas para o Pacto Federativo.


FONTE:  CNM

SERVIDORES DO ESTADO FAZEM PROTESTO NA ZONA SUL DE NATAL

Manifestantes interromperam o trânsito em uma das pistas da avenida Salgado Filho durante o protesto (Foto: Fred Carvalho/G1)

Servidores públicos do Rio Grande do Norte caminharam em protesto na manhã desta quinta-feira (2) pela Av. Salgado Filho, na Zona Sul de Natal. Os manifestantes saíram do Hospital Walfredo Gurgel e seguiram em direção ao Centro Administrativo. O trânsito ficou lento na região. Segundo os organizadores, o protesto é contra os recorrentes adiamentos no calendário de pagamento dos salários.

A manifestação é promovida pelo Fórum dos Servidores Estaduais, que é formado pelos sindicatos Sinpol, Sindsaúde, Sinai, Sinsp, Sindasp e Aduern. Eles também querem a garantia do 13º e a retirada do projeto de lei da Previdência Complementar.



Do G1 RN

PESQUISA NACIONAL CLASSIFICA QUASE 42% DA MALHA VIÁRIA DO RN COMO BOA OU ÓTIMA


Um levantamento conduzido pela Confederação Nacional do Transporte apontou uma melhoria na malha viária do Rio Grande do Norte. No recorte de 10 anos, a pesquisa mostrou que a qualidade das estradas potiguares classificadas como boa/ótima saiu de 166 km em 2005 para 759 km em 2015.

De acordo com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Ernesto Fraxe, parte da avaliação positiva é explicada pela atuação do DER, que no ano passado conseguiu recuperar ou manter conservação em 500 km de vias, com efeito direto nas pistas de rolamento. As rodovias no estado perfazem 4.554 quilômetros. Ainda segundo o diretor, já foi iniciado um trabalho para conservação das estradas por meio de contratos com sete empresas, cada uma responsável por um distrito rodoviário do RN.

Para este ano foram desbloqueados recursos federais frutos da fonte 100, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). Dessa forma, já estão disponíveis R$ 14 milhões para obras, recuperação das estradas e investimentos, entre outros, em drenagem e sinalização.

EM NATAL CARLOS EDUARDO LIDERA PESQUISA ELEITORAL COM 36% DE INTENSÕES DE VOTOS


Pesquisa traz o  número onde  faz parte da primeira e mais completa pesquisa eleitoral visando as eleições de 2016, promovida pela parceria NOVO, 98FM e Consult Pesquisa.  A  capital do estado Natal, traz o nome do prefeito e pré-candidato a reeleição Carlos Eduardo  como o mais preferido pelos Natalenses até o momento com o percentual de 36,3%  na pesquisa estimulada.

A divulgação da pesquisa começou ontem no programa Repórter 98, da rádio 98FM, e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN 06487/2016. Foram ouvidos 800 eleitores em todas as regiões da cidade nos dias 24, 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com confiabilidade de 95%.  


Ainda na estimulada, o segundo maior percentual é de pessoas que dizem não votar em nenhum dos candidatos citados, 23.8%. Os indecisos somam 12%. Isso significa que Carlos Eduardo lidera num universo que ainda possui 35,8% de eleitores “sem candidato”. Também na pergunta estimulada - quando o pesquisador apresenta os nomes de prováveis candidatos - o deputado Fernando Mineiro (PT) é o segundo colocado, com 4.8%; e Robério Paulino (PSOL) divide o 3º lugar com Rogério Marinho (PSDB), ambos com 4%.

Na sequência vêm os deputados Jacó Jácome (PSD), que aparece com 3.6%; Walter Alves (PMDB) com 2.8%; Kelps Lima (SD) com 2.4%; Rafael Motta (PSB) com 2%; e Márcia Maia (PSDB) com 1.6%. A pesquisa estimulada mostra ainda 1.5% das intenções para Luiz Gomes (PEN); 1% para George Câmara (PCDOB); 0.3% para Gleydson Batalha (PRP) e 0.1% para Geraldo Ferreira (PPS), presidente do Sindicato dos Médicos.

A Consult também fez simulações estimuladas excluindo alguns nomes para verificar o potencial de transferência de votos. Em todos os cenários, o atual prefeito mantém a liderança. No primeiro cenário sem Márcia Maia, George Câmara; Gleydson Batalha e Geraldo Ferreira, as intenções são as seguintes: Carlos Eduardo (37.9%), Mineiro (5,3%), Rogério Marinho (4.8), Robério Paulino (4.6%), Walter Alves (2.9%), Kelps Lima (2.6%), Rafael Mota (2,1%) e Luis Gomes (1,9).
Num segundo cenário onde Rogério Marinho, Walter Alves, e Kelps também são retirados e incluída Márcia Mia, as intenções são as seguintes: Carlos Eduardo (41.4%), Mineiro (5.6%), Robério Paulino (4.8%), Márcia Maia (2.5%), Rafael Mota (2.5%) e Luis Gomes (1.8%).


RN TEM 428 CASOS SUSPEITOS DE MICROCEFALIA E 113 CONFIMADOS


O Rio Grande do Norte tem 428 casos suspeitos de microcefalia, relacionados às infecções congênitas, até a 21ª Semana Epidemiológica(SE), encerrada em 28 de maio. Desses, 253 estão sob investigação, 113 foram confirmados e 62 foram descartados. Do total, 319 são de nascimentos ocorridos em 2015, 95 são de nascimentos ocorridos até a SE 21, quatro foram de nascimentos ocorridos em 2014 e os demais estão entre os abortos e pré-natal.

As informações são do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública(Sesap), que relaciona os casos por municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o relatório, os casos notificados estão distribuídos em 84 municípios, sendo os principais: Mossoró: 88 casos (83 em investigação, 5 confirmados e nenhum descartado); Natal: 87 casos (27 em investigação, 31 confirmados e 29 descartados); Parnamirim: 35 (27 em investigação, 8 confirmados e nenhum descartado);  Ceará Mirim: 13 (2 em investigação, 7 confirmados e 4 descartados); Baraúna: 12 (11 em investigação, 1 confirmado e nenhum descartado); Areia Branca: 11 (9 em investigação, 1 confirmado, 1 descartado); Macaíba: 11 (2 em investigação, 6 confirmados e 3 descartados).

Com relação aos casos que evoluíram para óbito, 4,3% foram após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto). Segundo a classificação, 33% (6/18) permanecem em investigação e 67% (12/18) foram investigados e confirmados. Dos óbitos confirmados, 7 apresentaram resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, e 5 foram confirmados por critério clínico-laboratorial - com identificação do vírus Zika a partir de amostras provenientes de dois casos de abortamento e dois recém-nascidos. 

ESTUDANTES TEM ATÉ HOJE PARA SE INSCREVER NO SISU DO SEGUNDO SEMESTRE


Termina hoje (2) o prazo de inscrição para quem quer concorrer a uma vaga no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram 0 na redação. Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 universidades federais e estaduais e institutos federais para o segundo semestre deste ano.

As inscrições são feitas online, no site do Sisu. Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou a vagas reservadas a ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho. Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

JOSIMAR DA JC VAI AO DISTRITO DE REDENÇÃO PRESTIGIAR OS NOITÁRIOS DE MAIO



A noite desta terça-feira ( 31 ) foi de muito agradecimento a Deus do empresário Josimar da JC no distrito de Redenção, na oportunidade Josimar foi a capela de Nossa Senhora de Fátima no distrito prestigiar a noite dos Noitários de Maio.

Josimar acompanhou a procissão junto com sua esposa, família e amigos até a capela, logo em seguida participou da missa da capela de Nossa Senhora de Fátima ao lado dos vereadores Goreth Orrico, Audy Acciole e Nélio de Cornélio, ao final da missa Josimar  muito cumprimentado recebeu abraços e apertos de mãos de amigos e correligionários que alí estavam presentes.













SOCIETY TOCA DA ONÇA EM SANTO ANTÔNIO, REALIZARÁ SERESTA PARA CASAL NO PRÓXIMO SÁBADO DIA ( 4 )


O Society Clube Toca da Onça em Santo Antônio-RN,  realizará uma grande seresta para casal/família  no próximo sábado dia ( 4 ),  os amantes da boa seresta devem reservar logo sua mesa  já que as mesmas serão  limitadas.

Com estacionamento totalmente grátis e supervisionado por segurança, a animação ficará por conta de Cristiane Velassy e do Forrozeiro estourado Thaison do Acordeon.


Reservas de mesas  99905-4648  Raminho Serigrafia

GOVERNADOR EM EXERCÍCIO SANCIONA PROJETO QUE CRIA LEI ORGÂNICA E ESTATUTO DO ITEP

Governador em exercício sancionou estatuto do Itep (Foto: Sinpol/RN)

O governador em exercício Fábio Dantas sancionou, na tarde desta terça-feira (31), o projeto que cria a Lei Orgânica e o Estatuto dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN). A solenidade de assinatura foi realizada na Governadoria, na presença de dezenas de beneficiados, que lotaram o auditório.

Fábio Dantas destacou que a espera pela regulamentação dos servidores já se arrastava por nove anos. “Não existe nenhum estatuto no estado do Rio Grande do Norte que tenha passado tanto tempo até ser aprovado. E também não existe nenhum estatuto que tenha sido analisado tão minuciosamente em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje, é apenas o primeiro passo para uma nova história do Itep, como um nascedouro”, destacou. “Demos um passo que o cidadão exigia, que vocês exigiam, e que, principalmente, era uma questão de justiça”, acrescentou, destacando também o empenho do governador Robinson Faria para que o estatuto fosse confeccionado atendendo aos interesses dos servidores, mas dentro da legalidade.

Para o diretor geral do Itep, Richard Palmeira, a sanção representa o início de uma nova fase do órgão. “Tenho grande alegria e satisfação em estar aqui participando deste momento único para todos nós. Só nós que estamos no dia a dia lá dentro é que sabemos o que passamos para chegar aqui, só nós sabemos a luta que foi chegar a esse momento. E a partir de agora, desejo que possamos viver um tempo novo, um tempo de prosperidade, e que o servidor do Itep seja um exemplo de união para todo o estado do RN”, assinalou. Paulo César de Macedo, presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol), acrescentou: “Vejo este momento com grande satisfação. Este ato vai possibilitar a modernização do órgão e dar segurança jurídica não só para o Itep, mas para toda sociedade”.

Além dos vários servidores, acompanharam a solenidade a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, os deputados estaduais Disson Lisboa, Nélter Queiroz, Raimundo Fernandes e Cristiane Dantas, além do prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas.


Um dos pontos altos da solenidade foi a participação efetiva dos servidores, que não esconderam a satisfação com a sanção da lei orgânica e do estatuto. O gerente de operação do Itep, Reginaldo Balduíno, afirmou que a entidade, para a qual trabalha há 12 anos, está entrando agora em uma nova realidade.

PREFEITO DE VÁRZEA GETÚLIO RIBEIRO, ANUNCIA RENÚNCIA AO CARGO, A VICE ASSUMIRÁ A PREFEITURA


O Prefeito do município de Várzea, no Agreste do Rio Grande do Norte, Getúlio Luciano Ribeiro anuncia renúncia ao cargo; vice assumirá prefeitura nesta quarta-feira, 1º de junho. Em contato com o VNT na tarde desta terça -feira, 31/05/2016 o prefeito de Várzea, Getúlio Luciano Ribeiro (PSD) anuncia o seu afastamento da Prefeitura de Várzea. 

De acordo com Getúlio o mesmo  foi convidado  pelo Governo do Estado  para assumir a pasta da Secretaria de Relações Institucionais. Com isso, a vice-prefeita Cleide de Carvalho da Silva Lima(PSD), assumirá a administração da cidade nesta quarta-feira, 1º de junho para concluir o mandato de Getúlio até 31 de dezembro de 2016.  

Na ocasião o prefeito Getúlio Ribeiro  fez questão de agradecer e frisar a maneira  em que o VNT vem repassando  as informações aos leitores,  "Quero também agradecer e dar os parabéns ao VNT, a forma em que conduz as informações, com ética e profissionalismo". concluiu o prefeito.

Getúlio foi  por  duas vezes prefeito de Várzea, RN

Em 2008 Getúlio Luciano Ribeiro , foi eleito pela primeira vez  prefeito do município de Várzea, RN, pelo (PTB) no domingo 5 de outubro de 2008 com um total de 2.176 votos. Getúlio Ribeiro prefeito e Cleide vice-prefeita, venceu as eleições municipais com uma maioria de 256 votos. Em 2008 Getúlio venceu o candidato Sérgio Cavalcante de Carvalho (PP)  que obteve um total de 1.920 votos. 

Com 2.356 votos, o candidato a reeleição, Getúlio Luciano Ribeiro (PSD) foi reeleito no domingo, dia 07 de outubro de 2012, com a porcentagem de 51% dos votos válidos, uma maioria de 92 votos. O candidato da oposição, Pedro Sales Belo da Silva (PR), obteve 2.264 votos, correspondente ao percentual de 49% dos votos válidos.


Getúlio foi eleito pela primeira vez prefeito de Várzea, RN em 05 de outubro de 2008 Foto: VNT/Beto Belo

Getúlio foi reeleito prefeito de Várzea, RN em 07 de outubro de 2012 - Foto: Reprodução



Do VNT Online

terça-feira, 31 de maio de 2016

RN TEM 217 MIL DESEMPREGADOS, DIZ IBGE


O Rio Grande do Norte tem a segunda maior taxa de desocupação do Brasil. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou uma taxa de 14,3% de desocupação no trimestre encerrado em abril. O número corresponde a 217 mil pessoas.

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação é um indicador que calcula o número de pessoas com mais de 14 anos que estão sem trabalhar, mas que tomaram alguma providência efetiva para conseguir um emprego. De acordo com os dados apresentados pelo PNAD Contínuo, todas as regiões do Brasil apresentaram um crescimento no número de desocupados.


A taxa registrada no RN é superior a média nacional de 11,2%, que é a maior taxa de desemprego registrada no país desde o início da série histórica do indicador, que teve início em janeiro de 2012. O valor registrado no Rio Grande do Norte só é menor que o da Bahia, de 15,5% e igual ao do Amapá.


No trimestre anterior, de novembro de 2015 a janeiro de 2016, a desocupação no RN havia ficado em 12,2% e, no mesmo período, de fevereiro a março de 2015, havia atingido 12,6%.



Do G1 RN

PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO NÃO PERMITE CIDADÃO REALIZAR FESTA BENEFICENTE


Um cidadão Santoantoniense  usou uma de suas redes sociais para relatar sua indignação contra o prefeito de Santo Antônio, o rapaz realizaria uma festa no próximo dia 18 de Junho denominada de  "Arraiá Solidário ".   Pois Bem, a festa seria beneficente e a entrada seria de alimentos não perecíveis que seriam doados à famílias carentes do município de Santo Antônio.


A festa estava marcada para o largo do pavilhão centro da cidade, porém segundo o realizador do evento o prefeito não autorizou o espaço, ficando assim cancelado. Atitudes como esta não é de um gestor que olha com bons olhos para os mais necessitados do seu município.

VERA CRUZ-RN: DISTRITO DE COBÉ RECEBE A CARAVANA " CALDO DOS VERDES "

Dr. Tavares e Cleonaldo Jr. conversando com apopulação

Ontem, o Cobé recebeu o amigo e pré-candidato a Prefeito de Vera Cruz, Cleonaldo Júnior. O CALDO DOS VERDES, promovido pelos amigos de Cleonaldo Jr foi um grande sucesso.



Cleonaldo Jr., que já recebeu dezenas de apoios no Cobé, distrito esquecido pelos últimos administradores de Vera Cruz, foi ouvir de perto o clamor do seu povo por mudança. A cada passo um abraço, em cada abraço a certeza da esperança, em cada sorriso e aperto de mão, o olhar de quem pede socorro, de quem de...seja mudar.
 
Josias, Ex-vice prefeito de Vera Cruz, Dr. Tavares, médico e ex-prefeito, Tico, Nenê, Genival e sua esposa Ana, Antônio de Cota e sua família e o nosso grande Amigo Totonho que abriu sua casa para receber os VERDES de toda Vera  Cruz.










GOVERNADOR EM EXERCÍCIO ADIANTA QUE PAGAMENTO DOS SERVIDORES DEVEM SER ENTRE OS DIAS 6 E 10 DE JUNHO


O governador em exercício Fábio Dantas afirmou em entrevista ao Jornal da Noite, da 95FM, nesta segunda-feira (30), que os pagamentos aos servidores devem ser realizados entre os dias 6 e 10 de junho. O calendário oficial referente ao mês de maio será divulgado nesta terça-feira, 31.

As datas foram discutidas em reunião realizada nesta tarde com os secretários de Finanças, Gustavo Nogueira, de Administração, Cristiano Feitosa, e técnicos das duas pastas. Durante a entrevista, Dantas salientou ainda que a previsão – a ser confirmada amanhã pelo Governo do Estado- é de que, diferente dos outros meses, sejam pagos primeiro os servidores ativos, nos dias 6, 7 e 8. A data de pagamento dos inativos será divulgada no calendário de pagamento.
  

“E é preciso lembrar que se o governo não está pagando dentro do mês não é porque não quer. O problema é do país inteiro, que está enfrentando uma grande crise econômica. Financeiramente para o Rio Grande do Norte, o ano de 2016 está mais difícil que 2015. Não podemos utilizar os recursos da previdência para pagar ao servidor. Tudo isso nos remonta a um contexto em que todo mês é preciso fazer uma nova avaliação”, destacou o governador em exercício, realçando que o RN será um dos primeiros estados do Brasil a pagar seus servidores.

Fábio Dantas acrescentou ainda que o Governo do Estado está trabalhando duro no enfrentamento da crise. “O governador Robinson faz sua parte quando fomenta o Turismo com a redução do ICMS do querosene de aviação (QAV); o governador Robinson faz sua parte quando trabalha para atrair indústrias para o Estado. A arrecadação do Estado permanece, mas a da União não. Para se ter uma ideia, só no repasse de royalties este mês, a frustração foi de 50%”, afirmou.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

MEC CONFIRMA REGISTRO DE 8,6 MILHÕES DE INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2016

Para Mendonça Filho, o feriado pode ter atrasado o processamento do pagamento de taxas confirmando as inscriçõesMarcelo Camargo/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 8.627.194 inscrições confirmadas até hoje (30), de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 11,3% em relação às 7,7 milhões de inscrições confirmadas no ano passado.

Aproximadamente 9,3 milhões se inscreveram no exame deste ano, mas alguns deixaram de pagar a taxa de inscrição. As inscrições confirmadas representam o número de estudantes isentos e aqueles que pagaram a taxa de R$ 68. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os candidatos de baixa renda.

O prazo para pagamento da taxa de R$ 68 terminou no último dia 25, às vésperas do feriado de Corpus Christi. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o feriado pode ter atrasado o processamento de alguns pagamentos. A expectativa é que o número de inscrições confirmadas chegue a 8,8 milhões nas próximas 48 horas.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. Conforme Mendonça Filho, o calendário e as regras do exame, fixadas ainda na gestão do ex-ministro Aloizio Mercadante, serão mantidos. “Quero tranquilizar os estudantes do Brasil, aqueles que se submeterão ao exame. O calendário será mantido e nada será alterado. O que a gente quer é ter um Enem de sucesso, com transparência e segurança para os envolvidos”, afirmou.


Da Agência Brasil

CONFIRA O FINAL DE SEMANA DE VISITAS EM SANTO ANTÔNIO DE JOSIMAR DA JC

Aniversariante Leto, Dr. Estácio, vereador Paulo César e Josimar da JC

O empresário Josimar da JC, passou o final de semana em diversas visitas pelo município, primeiro foi na casa do amigo tainha, depois JC prestigiou o aniversário do amigo Leto do peixe onde estiveram presentes o vereador Paulo Cesar e os pré-candidatos a vereadores Leandro Horácio, Tonho da Rapadura e Jardel.



Josimar com amigos na casa de Tainha

Em suas andanças seguindo suas visitas, Josimar foi ao Capim-Açu onde foi recebido por amigos e correligionários onde foi parabenizar o amigo Edson, mais adiante o andarilho de Santo Antônio foi ao distrito de Timbaúba prestigiar um bingo promovido pelos irmãos Cosme e Damião, aproveitou ainda para visitar amigos no quixaba.

Já em Redenção, Josimar visitou o amigo João Maria e diversos amigos e correligionários daquele distrito, quem se fez presente também em Redenção foi o vereador Audy Acciole. Finalizando o final de semana de visitas, Josimar da JC foi ao Distrito de Umburana prestigiar a noite de Noiteiros de Maio, onde na oportunidade era a noite da família do Vereador Paulo César, em todas as visitas pelo município Josimar esteve a todo tempo acompanhado do Médico do povo como é mais conhecido DR. Estácio.


Ainda do aniversário de Leto

Aniversário de Leto


Josimar e o aniversariante Edson

Sítio Capim-Açu

Sítio Capim-Açu

Panela de Barro Sítio Capim-Açu


Em Redenção entre amigos


Redenção casa do amigo João Maria

Distrito de Umburana na missa dos Noiteiros de Maio

Distrito de Umburana na missa dos Noiteiros de Maio

Distrito de Umburana na missa dos Noiteiros de Maio