Páginas

sábado, 11 de junho de 2016

GOVERNO DO RN CHEGA ATÉ O CONJUNTO DOS GARÍS EM NATAL, POR MEIO DO VILA CIDADÃ


Com o tema "Todos juntos contra o trabalho infantil" o Vila Cidadã chegou na manhã deste sábado, 11, ao Conjunto dos Garis, na Redinha, para promover cidadania, lazer, educação e serviços aos seus moradores.

Reafirmando a promessa de que não apenas o governador, mas que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte estaria nas comunidades, próximo a todo aquele que necessitasse, Robinson Faria agradeceu a presença de todas as famílias que participaram da 6ª edição deste grandioso projeto.

"Desde quando era deputado estadual,  gostava de ir aonde o povo estava, para saber de suas dores e clamores. Agora continuo visitando e levando serviços de qualidade e benefícios. Foi por vocês que fui eleito e, é por vocês que irei trabalhar  incessantemente", disse o governador ao reafirmar parceria e amizade com o presidente do Conselho Comunitário daquele bairro, Wilson Totó.

Somente hoje, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas numa ação integrada entre as diversas secretarias do Estado, numa parceria do projeto Transformando Destinos e do Ronda Cidadã, coordenada pela da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social.

"Saibam que vocês não estão sozinhos. Contem conosco, pois o Vila Cidadã foi feito com este intuito, de trazer os serviços que o Governo oferece, e suprindo uma carência que já vem de muitos anos", disse a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, dirigindo-se à comunidade.

Com a edição de hoje, já são 15 mil atendimentos, e a cada sábado que ocorre o evento, a Sethas procura trazer mais serviços, tanto que neste, além do diferencial da temática, trouxe ações da Secretaria Estadual de Saúde.

PCdoB DE SANTO ANTÔNIO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA E REAFIRMA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE JOSIMAR A PREFEITO

Ao meio João Paulo, Representante do PCdoB de Santo Antônio-RN

O Partido Comunista do Brasil ( PCdoB ) em Santo Antônio-RN, participou nesta sexta-feira (10), na cidade de São José de Mipibu de uma conferência entre as regiões Agreste/Litoral Sul, o evento aconteceu no escritório da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB).

Na oportunidade, integrantes do partido em Santo Antônio reintegraram total apoio a pré-candidatura a prefeito do empresário Josimar da JC ( PTN ).

FPM: SÍTIO NOVO E MAIS 40 MUNICÍPIOS DO RN TEM SALDO ZERO NA PRIMEIRA PARCELA DE JUNHO



Os municípios  receberam, nesta sexta-feira (10), o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de junho. O repasse chega com redução de 22%, já considerada a inflação do período, em comparação com o mesmo decêndio do ano passado. A diminuição do valor amplia ainda mais as dificuldades já enfrentadas pelas prefeituras.

Com isso nesta primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios ( FPM ), 41 prefeituras Potiguares tiveram seus saldos zerados, entre elas o município de Sítio Novo/RN na Região do Trairi.

Para o Presidente da FEMURN e Prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, a situação tende a dificultar ainda mais os orçamentos municipais: “Infelizmente essa redução não é exclusividade do mês de junho. Estamos acumulando graves quedas nos repasses do governo federal, e isso é péssimo para os municípios, pois desestabiliza o equilíbrio financeiro das cidades e consequentemente o funcionamento dos serviços oferecidos à população”, lamenta Ivan.

As recorrentes quedas nos repasses têm prejudicado as prefeituras potiguares, que enfrentam dificuldades em honrar compromissos, realizar obras e até mesmo prestar serviços essenciais.

Neste decêndio, 41 cidades do Rio Grande do Norte também tiveram o saldo zerado.
MUNICÍPIOS COM O FPM ZERADO NO PRIMEIRO DECÊNDIO DE JUNHO/2016:

AFONSO BEZERRA
ALTO DO RODRIGUES
ANTÔNIO MARTINS
AREIA BRANCA
BARAÚNA
CAICÓ
CARNAUBAIS
EXTREMOZ
FELIPE GUERRA
FLORÂNIA
GOV. DIX-SEPT ROSADO
GROSSOS
IELMO MARINHO
JANDAIRA
JANDUIS
JARDIM DO SERIDÓ
JOÃO CÂMARA
LAGOA D ANTA
MARCELINO VIEIRA
MARTINS
MAXARANGUAPE
NOVA CRUZ
PARAÚ
PARAZINHO
PARNAMIRIM
PAU DOS FERROS
PEDRA GRANDE
PEDRO AVELINO
PEDRO VELHO
PENDÊNCIAS
PUREZA
RIO DO FOGO
SANTANA DO MATOS
SÃO JOSÉ DE MIPIBU
SÃO RAFAEL
SÍTIO NOVO
TIBAU
TRIUNFO POTIGUAR
UMARIZAL
VÁRZEA
VENHA VER.

PESQUISA DO IPEA INDICA QUE JOVENS SÃO MAIS AFETADOS PELO DESEMPREGO


De acordo com o documento, os jovens na faixa etária de 14 a 24 anos foram os mais afetados pelo desemprego no primeiro trimestre deste ano. Entre esses jovens, o desemprego subiu de 15,25% no quarto trimestre de 2014 para 20,89% no mesmo período de 2015, avançando entre janeiro e março de 2016 para 26,36%. Entre os adultos até 59 anos, o desemprego atingiu 7,91% no acumulado deste ano até março.

Para Souza Júnior, tradicionalmente o desemprego entre os jovens é maior que nas demais faixas etárias. “O aumento dos jovens foi muito pronunciado e está em um nível extremamente elevado”. Mais de um quarto da população jovem está procurando emprego, mas não encontra, afirmou o economista.

Nem-nem

Segundo ele, o mercado está contratando menos. “Contrata-se menos hoje do que antes. Quem sofre mais com isso são os jovens, que têm mais dificuldade em acessar o mercado de trabalho". Souza Júnior destacou que, em situações de crise, o mercado costuma contratar pouco as pessoas jovens, porque não só desconhece o histórico de trabalho e por que elas têm menos experiência.
O documento do Ipea mostra que a taxa de ocupação de jovens vem caindo desde 2013.

O movimento observado entre os jovens é que estão deixando de ser ocupados para passar à situação de desempregados. No terceiro trimestre de 2012, a taxa de jovens ocupados atingiu o pico de 44%, caindo para 37% no primeiro trimestre de 2016, enquanto os jovens desocupados, que eram 8% até 2015, subiram para 12,2% este ano. Entre aqueles denominados “nem-nem”, que nem estudam, nem trabalham, a taxa permaneceu estável em 13%.

Regiões

A Carta de Conjuntura confirma que o maior desemprego (12,80%) no primeiro trimestre deste ano é registrado no Nordeste, seguido pelo Sudeste (11,38%) e pelo Norte (10,48%). O desemprego atinge mais as mulheres (12,75%) que os homens (9,48%). Entre os que não são chefes de família, chega a 15% e entre os que são  a 6,07%. O percentual de desempregados com ensino médio incompleto é de 14,95%.


Da Agência Brasil

sexta-feira, 10 de junho de 2016

ESTÁ CHEGANDO O MELHOR FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DA REGIÃO, EM SÍTIO NOVO-RN


Tá chegando o melhor festival de quadrilhas juninas da região.
 
Arena de apresentações, arquibancadas, camarote, espaço do forró com show's, barracas de comidas típicas, pau de sebo, brincadeiras temáticas, artesanato e muitos mais.
 

Estamos preparando um festão, e você não vai ficar de fora né?! Então marca aí. Dias 24 e 25 vamos forrozar juntos em Sítio Novo no XII Festival de Quadrilhas Juninas.


Confira tudo sobre o festival acessando o link abaixo


NOME DA EX-PREFEITA DE SÍTIO NOVO/RN, APARECE NA RELAÇÃO DO TCU COM IRREGULARIDADES EM CONTAS PÚBLICAS


Foto tirada da Internet

A ex-prefeita  Wanira de Holanda Brasil, de Sítio Novo Rio Grande do Norte,  tem problema a resolver,  é que Wanira  é pré-candidata a prefeita  do município e  vem tentando  viabilizar  a possibilidade de ser candidata nas eleições de 2016. Porém  o Tribunal de Contas da União (TCU ) enviou nesta quinta-feira ( 9 ) ao Tribunal Superior Eleitoral ( TSE )  uma relação de  nomes  de responsáveis  com contas julgadas com irregularidades no Tribunal, desta forma o nome da ex-prefeita de Sítio Novo aparece entre eles na nova lista do TCU.



Com  esse  problema para resolver, a pré-candidatura de Wanira vai se complicando e consequentemente a sua futura candidatura a prefeita,  a não ser  que a pré-candidata consiga solucionar a tempo junto ao Tribunal  esta pendência.




Os problemas na justiça com irregularidades em contas públicas  com a ex-gestora de Sítio Novo não é novidade para ninguém , Além do TCU, Wanira Brasil carrega problemas também no Tribunal de Contas do Estado do RN ( TCE )  com relação a irregularidades em contas públicas, sendo assim, fica uma pergunta por enquanto sem respostas, Será que a ex-gestora poderá ser candidata mesmo nas eleições deste ano com esta pendência, ou  emplacará  um nome de sua confiança para disputar o executivo do município, só nos resta esperar para sabermos  a resposta certa no futuro bem próximo.


Confira a Relação completa Acessando os Links abaixo do TCU

http://www.tse.jus.br/hotsites/tcu/2016/ResponsaveisContasJulgadasIrregularesEleicoes2016_Alfabetico.pdf


https://contas.tcu.gov.br/etcu/AcompanharProcesso?p1=32221&p2=2014&p3=2

http://www.tse.jus.br/hotsites/tcu/2016/ResponsaveisContasJulgadasIrregularesEleicoes2016_UF.pdf

ATUAÇÃO DO DEPUTADO DISON LISBOA ASSEGURA REFORÇO NA SAÚDE PÚBLICA DE CANGUARETAMA



O município de Canguaretama ganhou, através da atuação parlamentar do deputado estadual Dison Lisboa, uma ambulância totalmente equipada para atender o transporte dos seus pacientes. O veículo foi entregue a diretora do hospital Michelle Cabral em uma audiência com a Secretária de Estado da Saúde Pública, Dr. Eulália Albuquerque. Além desta, mais outra ambulância será adquirida através de emenda parlamentar do deputado para atender a cidade.

A iniciativa integra um conjunto de ações do mandado do deputado estadual Dison Lisboa (PSD) para melhorar a saúde pública da Região Agreste. Dison destaca que a ambulância vai sanar a carência do Hospital Regional de Canguaretama garantindo transporte de qualidade aos pacientes. “O Hospital e Canguaretama não dispunha de veículo próprio para atender os pacientes. Reforçamos junto a Secretaria de Saúde a necessidade da ambulância. O Governo do Estado está nos atendendo com este veículo que será de grande importância para a população”, ressaltou o parlamentar.




Apesar da crise econômica, o deputado Dison informou que vai trabalhar para conseguir mais uma ambulância para o hospital de Canguaretama e destinou uma nova emenda parlamentar para aquisição. “Nosso mandato designou emenda para compra de mais uma ambulância, que vai realizar o transporte de pacientes que necessitam realizar exames, consultas ou serem internados em outros hospitais. Um benefício não só para Canguaretama, mas também vai auxiliar as cidades circunvizinhas. Em breve este veículo chega na cidade para somar ao atendimento hospitalar do município”, afirmou.

A Diretora do Hospital Michelle Cabral agradeceu ao deputado Dison Lisboa pelo empenho e apoio à saúde do município. “O Hospital Regional de Canguaretama agradece imensamente a atenção do deputado Dison. Agora dispomos de mais este serviço que vai somar na assistência prestada aos nossos pacientes”, destacou Michelle.



ASSESSORIA DE IMPRENSA DEPUTADO DISON LISBOA

AMANHÃ ACONTECE O 3º ARRAIÁ NA CASA DA PAMONHA DONA SALOMÉ EM SANTO ANTONIO-RN


Neste sábado ( 11 ) a casa da Pamonha  Dona Salomé realizará seu  3º  Arraiá Junino, o evento já se consolidou no calendário das festividades Juninas do município, o Arraiá contará com barracas com comidas típicas e forró totalmente gratuito com as animações de Cleyton Banda Show, a Pegada Jovem do RN e Marcos Mendes, Thaison do Acordeon e Luizinho Sanfoneiro.


Realização:  Ronaldo da Pamonha








SELECIONADOS NO SISU PODEM FAZER MATRÍCULAS A PARTIR DE HOJE


Os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada podem fazer a matrícula nas instituições de ensino a partir de hoje (10). O prazo vai até o dia 14. O estudante deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula.

O resultado está disponível para consulta na página do programa, na internet. Para acessar o resultado, o estudante precisa do número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e da senha.

O Sisu seleciona candidatos às vagas em universidades federais e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Puderam participar do Sisu os estudantes que fizeram o Enem de 2015 e não tiraram 0 na redação.

Nesta edição foram ofertadas 56.422 vagas, em 65 universidades federais e estaduais e institutos federais.

Lista de espera
Está aberto o prazo para aqueles que não foram selecionados se inscreverem na lista de espera do programa. Isso pode ser feito até o dia 17 de junho. Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho.

Para participar da lista, o candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. É importante certificar-se de que sua manifestação foi registrada. Ao finalizar a confirmação, o sistema emitirá uma mensagem.

FACULDADE ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSORES EM NATAL



A Faculdade Maurício de Nassau, unidade Natal, está com seleção aberta para o cargo de professor em nove cursos de graduação e graduação tecnológica. Ao todo estão sendo ofertadas 51 vagas em diversas disciplinas das áreas de Saúde, Tecnológica e Humanas. Os interessados têm até 22 de junho para enviar currículo atualizado para os emails constantes no edital de cada curso.

As vagas ofertadas são variadas e há oportunidades para doutores, mestres e especialistas. Os cursos que estão com vagas abertas são: Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Fisioterapia, Gastronomia e Odontologia.


Entre os requisitos está a disponibilidade para ministrar aulas nos períodos noturno ou diurno. A análise do currículo é eliminatória e levará em consideração a formação acadêmica, produção científica, tecnológica, artística ou cultural, além da atualização profissional e a experiência docente.

A seleção será composta ainda de avaliação escrita elaborada sobre tema relevante pertinente ao assunto da disciplina e uma avaliação didático-pedagógica (aula expositiva) com duração de 20 minutos.


Os editais completos com mais informações estão nos links abaixo:

Ciências Contábeis

Educação Física

Enfermagem

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

Fisioterapia

Gastronomia

Odontologia


Do G1 RN

quinta-feira, 9 de junho de 2016

DEPUTADO DISON APRESENTOU REQUERIMENTO SOLICITANDO MELHORIAS NA CASA DO ESTUDANTE DO RN


O deputado estadual Dison Lisboa,  vem se destacando cada na assembleia legislativa do RN com sua atuações e ações, em seu primeiro mandato como parlamentar do estado, Dison trabalha incansavelmente para melhorias do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira na sessão plenária, o deputado solicitou desta vez  ao governo do estado através de requerimento melhorias na casa do Estudante do RN  ( CERN ).

No requerimento, Dison solicita as melhorias nas áreas  elétricas, hidráulicas e mobiliárias, " Os residentes da Casa do Estudante têm sofrido com a falta de equipamentos estruturais importantes. As redes elétrica e hidráulica da Casa estão danificadas, dificultando a boa convivência dos estudantes". disse Lisboa 

GOVERNADOR ENTREGA 600 CHEQUES DO MICROCRÉDITO E ITENS PARA PPA, NO SERIDÓ


A região Seridó do Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira (9) mais dois importantes projetos do Governo do Estado que propiciam o fortalecimento da economia, geração de empregos e crescimento do comércio. Em Jardim do Seridó, o governador Robinson Faria fez a entrega de 600 cheques do Microcrédito do Empreendedor, bem como de carros, balanças, computadores, impressoras, freezers e pallets que serão utilizados na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Programa do Microcrédito é um projeto pioneiro planejado e executado por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, em parceria com a Agência de Fomento do RN. Além de Jardim do Seridó, mais 10 cidades (Caicó, Carnaúba dos Dantas, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, Serra Negra e Timbaúba dos Batistas) serão atendidas pelo programa que tem como foco incentivar a autonomia financeira, a geração de emprego e renda, e expansão dos pequenos negócios locais, respeitando a vocação econômica de cada cidade. 

Para garantir o apoio necessário para que os pequenos empresários possam expandir ou iniciar o comércio, o Microcrédito do Empreendedor financia com até R$ 3 mil o empreendedor informal e com até R$ 6 mil o empreendedor formalizado. O trabalho de incentivo ao empreendedorismo já beneficiou 53 cidades das regiões Central, Seridó, Vale do Açu e Agreste. A expectativa é que até o final de 2018 os recursos investidos pelo Governo do Estado cheguem a R$ 40 milhões, beneficiando cerca de 20 mil empreendedores em todo o estado.

O governador Robinson Faria ressaltou a relevância do Programa como uma alternativa eficiente ao período de crise vivenciado no Brasil. “Passamos por um momento de dificuldade no Brasil, mas decidimos que vamos lutar contra a crise oferecendo novas possibilidades e oportunidades para os que querem seguir com seu próprio negócio. Oferecemos as condições necessárias para que pequenos comércios possam ser iniciados ou que sejam ampliados, respeitando as aptidões e criatividade de cada região do nosso estado”, disse.

Até o momento já foram contempladas 53 cidades com o Programa, com 2.648 operações contratadas. O total até agora foi de R$ 6.622.050,00. Cada financiamento tem prazo de até 12 meses para ser quitado com taxas de juros de 1,5% ou 1,7% ao mês, com desconto de 100% dos juros para os pagamentos em dia. 

VEJA AS FALTAS DOS VEREADORES DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO-RN, NAS 139 SESSÕES REALIZADAS NOS ANOS DE 2013,2014,2015 E 2016


Depois de solicitação do vereador Audy Acciole através de requerimento, conseguimos ter acesso a todas as frequências e faltas dos legisladores do nosso município.Fizemos o levantamento e constatamos que a vereadora Menta foi a que mais faltou às sessões ordinárias da casa legislativa. Ao todo ela teve 28 faltas logo atrás aparece o vereador Nego de Mário, com 19 faltas. Audy Acciole (05 faltas) e Junior Nogueira (06 faltas) são os mais presentes nas sessões da câmara de Santo Antônio.


Veja a lista completa e a quantidade de faltas de cada um:


1° Maria do Livramento(Menta) – 28 faltas

2° Gesiel Francisco (Nego) – 19 faltas

3° Priscila Lariss – 17 faltas

4° João Francisco(Pai Toco) – 16 faltas

5° Maria Lucia(Lucinha) – 13 faltas

6° José Dário– 12 faltas

7° Nélio de Araujo – 08 faltas

8° Maria Goreth – 08 faltas

9° Paulo Cezar – 07 faltas

10° Luis Nogueira (Jr. Nogueira) – 06 faltas

11° Audy Acciole – 05 faltas

Vale lembrar que parte das faltas foram justificadas pelos Edís.

MICHEL TEMER LIBERA R$ 150 MILHÕES PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS


Medida provisória assinada pelo presidente interino Michel Temer e publicada na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União abre crédito extraordinário no valor de R$ 150 milhões para ser aplicado na realização das eleições municipais de outubro. O crédito é destinado à Justiça Eleitoral.

Em maio, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse que faltavam cerca de R$ 250 milhões no orçamento da Justiça Eleitoral para a organização das eleições municipais deste ano.

Na ocasião, Mendes disse que já havida se reunidos duas vezes com o então ministro do Planejamento, Romero Jucá, para tratar do tema e que o governo estava buscando uma solução para o tema.

DEPUTADO DISON PRESTIGIA A POSSE DE GETÚLIO RIBEIRO NA SECRETARIA ESTADUAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS



O deputado estadual Dison Lisboa, Prestigiou nesta quarta-feira (08)  a solenidade de posse do novo Secretário Relações Institucionais do Rio Grande do Norte, Getúlio Ribeiro. Representante da  nossa região Agreste, ex-prefeito do município de Várzea, e ex-presidente da Associação dos Municípios Litoral, Agreste e Potengi (Amlap).

" Getúlio vem somar ao projeto do Governo do RN com sua extensa experiência política e capacidade profissional. Damos as boas-vindas e desejamos boa sorte nesta nova missão. Também agradecemos ao empenho do ex-secretário Hudson Brito pela significativa contribuição de trabalho ao Governo do RN". Disse Dison

JUSTIÇA DETERMINA BLOQUEIO DE R$ 36 MIL PARA TRATAMENTO DE LEUCEMIA EM IDOSO


O juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, diante do descumprimento de decisão proferida anteriormente, determinou o bloqueio da importância de R$ 36.973,23, equivalente a três meses de tratamento de um idoso de 61 anos de idade que é portador de leucemia mielóide crônica.

O bloqueio será feito diretamente na conta do Estado do Rio Grande do Norte, especificamente na rubrica destinada à Saúde. Após o bloqueio do numerário, os valores deverão ser transferidos a uma conta judicial para fins de liberação por alvará.

Na decisão interlocutória, foi deferida liminar para determinar que o Estado forneça ao paciente o medicamento TASIGNA 200 mg (princípio ativo Nilotinib), sendo 120 comprimidos por mês, conforme prescrito em laudo e receituário médico anexados aos autos.

Entretanto, após intimado, o Estado informou explicitamente o descumprimento da decisão judicial proferida nos autos, por intermédio da UNICAT, a qual declarou que o remédio, no momento, encontra-se em falta.

Diante do descumprimento explícito, o idoso buscou na Justiça o bloqueio urgente de verbas públicas nas contas bancárias do Estado do Rio Grande do Norte em valor suficiente para o custeio de todos os medicamentos prescritos em seu favor.

Para o magistrado Cícero Macedo, não há como não determinar a realização do bloqueio pretendido para adimplemento da obrigação específica, seguindo o que vem entendendo o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. “Ademais, verifica-se das notas fiscais acostadas que uma unidade do fármaco TASIGNA 200 mg custa o preço de R$ 12.324,41. Sendo que três unidades já abarcariam um satisfatório intervalo de 120 dias, custando o total de R$ 36.973,23”, decidiu.



Do TJRN

SECRETARIA DE SAÚDE DO RN DIVULGA NOVO BOLETIM DE MICROCEFALIA COM 113 CASOS CONFIRMADOS

Foto da Internet

O mais recente boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) revela a notificação de 431 casos de microcefalia, mantendo o quantitativo de 113 confirmados. Foram descartados 63 casos.

Entre os casos notificados, 322 são de nascimentos ocorridos em 2015, 95 são de nascimentos ocorridos até a semana epidemiológica (SE) no 22, terminada em 04/06/2016, quatro foram de nascimentos ocorridos em 2014 e os demais estão entre os abortos e pré-natal. Os três municípios com mais casos confirmados são: Natal (31), Parnamirim (8) e Ceará-Mirim (7).

Os casos notificados estão distribuídos nas oito regiões de saúde do Estado, distribuídos em 85 municípios. Do total de notificações, 255 estão sob investigação, 113 foram confirmados e 63 foram descartados (descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos).

Do total de casos notificados, 4,3% (18/417) evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto). Segundo a classificação, 33% (6/18) permanecem em investigação e 67% (12/18) foram investigados e confirmados. Dos óbitos confirmados 7 apresentaram resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, e 5 foram confirmados por critério clínico-laboratorial - com identificação CIEVS.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

O AGRESTE MAIS FORTE: GETÚLIO RIBEIRO TOMA POSSE COMO NOVO SECRETÁRIO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DO RN

Governador Robinson Faria e Getúlio Ribeiro novo Secretário de Relações Institucionais do RN

O Governador Robinson Faria deu posse, na tarde desta quarta-feira, ao novo secretário de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro. A solenidade foi realizada no auditório da Governadoria, na presença de secretários, prefeitos e lideranças políticas. 

“Todos nós temos uma origem. Temos um ponto de partida. Estamos hoje aqui com um representante do Agreste, região que me acolheu quando eu tinha vinte e poucos anos de idade. Nos conhecemos em 1986 e desde então não nos separamos. São 30 anos de muita luta, de muito trabalho e de, felizmente, muitas vitórias”, destacou o governador Robinson Faria, realçando ainda que a escolha foi norteada também pela “competência, qualificação e espírito público que Getúlio apresenta”.

O novo secretário agradeceu ao governador pela confiança e adiantou o compromisso de trabalhar para o enfrentamento da crise, a partir do estreitamento da relação com o legislativo. “Entendo que é hora de intensificarmos a aproximação com os outros poderes, principalmente com a Assembleia Legislativa, que terá um papel importante no enfrentamento desta crise jamais vista no estado no Rio Grande do Norte. Também temos que aumentar a relação com os colegas prefeitos, e garantir uma convivência harmoniosa com os demais setores da sociedade civil organizada”, destacou. 


CURRÍCULO


Getúlio Ribeiro, 55 anos, natural de Santo Antonio (RN), é economista e advogado especialista em gestão pública e em direito administrativo. Até então, vinha exercendo o segundo mandato como prefeito de Várzea, do qual renunciou para compor a equipe do Governo do Estado. Getúlio vinha ocupando a presidência da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap) e foi também vereador e presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio e ainda vice-prefeito, do mesmo município, por dois mandatos. Foi coordenador da Defesa Civil do Estado do RN e coordenador do programa de Desenvolvimento de Comunidades Rurais do Ministério da Agricultura, e chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa. 

SENADO APROVA EXIBIÇÃO OBRIGATÓRIA DA BANDEIRA NACIONAL EM EVENTOS COM PATROCÍNIO FEDERAL


O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) Projeto de Lei da Câmara (PLC) 158/2015, que torna obrigatória a exibição da Bandeira Nacional em peças e campanhas de divulgação de eventos, bens ou serviços de cunho esportivo ou cultural, inclusive produções audiovisuais, que sejam patrocinadas com recursos públicos federais. O projeto segue para sanção presidencial.

A matéria também estende essa obrigatoriedade aos eventos de futebol de clubes que participam e recebem recursos da Timemania (Lei 11.345/2006), modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal (CEF) em que são usados nomes, marcas e símbolos das agremiações. Na divulgação, a Bandeira deve ser exibida segundo as regras do manual oficial adotado em lei (Lei 5.700/1971).

O autor da proposta (PL 2120/2007 na Câmara) é o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o texto foi relatado pelo senador Romário (PSB-RJ), presidente da comissão. Ele acrescentou emenda de redação para substituir os termos “desportivos”, “paradesportivos” e “desportivas” pelos termos “esportivos”, “paraesportivos” e “esportivas”, o modo mais atual e abrangente de se referir aos esportes.

O presidente Renan Calheiros registrou ainda que esta foi a última proposta a ser aprovada para as Olímpiadas Rio 2016.

BANCOS DE LEITE DO RN PRECISAM DE DOAÇÃO DE FRASCOS


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenação Estadual de Aleitamento Materno, mantém as parcerias para arrecadação de frascos de vidro dentro da campanha “Doe Frascos, Salve Vidas”. A rede de supermercados Rede Mais mantém a campanha em suas 17 lojas distribuídas pelo estado.

A campanha “Doe Frascos, Salve Vidas” ganhou a adesão de outras instituições, como os Correios e postos de gasolina (onde as campanhas já foram concluídas) e a Universidade Potiguar, que mantém a campanha de arrecadação e vai inaugurar uma sala de apoio à amamentação. Raissa lembra que há várias formas de contribuir. “As pessoas podem também fazer caixas de coleta em condomínios, empresas e nas unidades de saúde”.

Os recipientes que são reaproveitados para armazenagem de leite materno são frascos de vidro de produtos alimentícios com tampa de plástico, como vidros de maionese e café solúvel. Esses frascos são apropriados, pois não acumulam cheiro nem resíduos, são fáceis de esterilizar e limpar. Os frascos também podem ser entregues na sede da Sesap (Av. Deodoro da Fonseca, 730 – Centro) ou nos bancos de leite em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó.


Bancos de Leite Humano e Postos de coleta no RN:
  • Natal:
Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina): 3232-7728
Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC): 3215-5957
Hospital Cel. Pedro Germano (Polícia): 3232-3669
  • Parnamirim:
Maternidade Divino Amor: 3272-4367
  • Mossoró:
Banco de Leite Humano de Mossoró: 3315-3478
  • Caicó:
Hospital do Seridó: 3421-2354


SINE-RN OFERECE NESTA QUINTA-FEIRA ( 09 ), MAIS DE 85 VAGAS DE EMPREGO


O SINE-RN oferece nesta quinta-feira (09/06), mais de 85 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró e Santa Cruz.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

GOVERNO DO RN INVESTE MAIS DE 4 MILHÕES EM ESCOLAS COM PROJETOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA


Motivar professores e alunos com projetos inovadores e diferentes metodologias de ensino é o objetivo da 2° edição do Projeto de Inovação Pedagógica, que teve convênio assinado pelo governador Robinson Faria com 128 escolas na manhã desta quarta-feira (8), na Escola de Governo. O PIP visa combater os problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas, possibilitando a melhoria e fortalecimento da participação dos professores e alunos. Será repassado aos caixas escolares o valor de R$ 4.749.000,00 (quatro milhões setecentos e quarenta e nove mil reais). 

Robinson Faria destacou que o projeto possibilita a criação de metodologias de ensino e estimula o aluno a permanecer na escola. “Na primeira edição do PIP pais e professores puderam ver o entusiasmo dos alunos com as novas atividades. Cada escola desenvolve um projeto de acordo com sua realidade e perfil. Já foram criadas rádios, plantio de uma horta, utilização de tablets, aulas de campo, entre outros, que despertaram a motivação dos alunos em aprender as diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar. Por isso, triplicamos o investimento na segunda edição”, declarou o governador.

Todos os projetos foram pensados a partir de um dos dez Campos de Desenvolvimento do PIP: leitura e letramento, competência matemática, cultura e arte, comunicação, uso das mídias e cultura digital, iniciação científica e pesquisas, educação econômica e empreendedorismo, promoção da saúde, meio ambiente e sustentabilidade, além de cultura corporal, esporte e lazer.

A secretária estadual de educação, Cláudia Santa Rosa disse que o projeto é importante porque identifica os problemas e soluções de cada escola. “As iniciativas partem das próprias escolas, que conhecem os alunos e sabem onde podem melhorar para incentivar a participação do aluno. Fazemos o acompanhamento técnico dos projetos e já constatamos resultados positivos”, afirmou a secretária.

Na solenidade, Robinson Faria entregou placas aos 16 diretores regionais de Educação e Cultura do Estado (Dired) que implantaram o projeto em 111 escolas na primeira edição do PIP.

Além de diretores das escolas estaduais, participaram do evento o secretário do esporte e do lazer, Canindé de França; a secretária de comunicação, Juliska Azevedo; a secretária adjunta de Planejamento, Vera Guedes e a gerente executiva do programa RN Sustentável, Ana Cristina Guedes.

Os recursos são da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), viabilizados por meio do Projeto RN Sustentável, do Banco Mundial.

TJRN VAI INVESTIR R$ 110 MILHÕES EM NOVA SEDE E FÓRUNS DO INTERIOR


O Poder Judiciário do RN irá investir R$ 110 milhões em obras da construção civil, anunciou na manhã de hoje (8) o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos. O montante contempla a construção da sede própria do TJRN no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste da capital, e de mais dez fóruns no interior do Estado. A estimativa do Setor de Engenharia do Tribunal é de que as obras gerem cerca de 700 empregos diretos ao longo do tempo. "Todas essas obras devem ser iniciadas no segundo semestre", afirmou o presidente. 

O anúncio dos investimentos foi feito durante a sessão administrativa do Pleno do TJRN. Segundo o orçamento preliminar divulgado pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Tribunal, a sede deverá ter uma área de 30 mil m², com custo de R$ 84.129.651,45. O metro quadrado está orçado em R$ 2.700. Para as demais construções anunciadas, o metro quadrado está orçado em R$ 1.960,47.

Interior

Também serão contempladas as comarcas de Assú, Currais Novos, Macau e Pau dos Ferros - todas de terceira entrância. Cada uma delas tem custo estimado em R$ 4.341.765,99. O projeto dessas unidades seguirá a construção do fórum de Nova Cruz, com área de pouco mais de 2 mil m².

Consideradas de segunda entrância, as comarcas de Santa Cruz, Canguaretama, Lajes e Patu também ganharão novos fóruns. O projeto arquitetônico de Santa Cruz já está pronto e será replicado em Canguaretama, com área de mil m² e investimento de R$ 2.068.217,43 cada.

Já o projeto do fórum de Lajes também está pronto e será replicado em Patu. São 633 m² e investimento de R$ 1.242.702,72 em cada uma das unidades.

Finalmente, as comarcas de primeira entrância de Arêz e Baraúna serão contempladas com fóruns de 501 m², um investimento de R$ 983.332,54 para cada unidade.

Nova sede
A nova estrutura do Tribunal prevê a construção de um edifício de 11 pavimentos, além de um estacionamento privativo com cinco andares e capacidade para 592 vagas. A sede contemplará gabinetes e assessorias para 21 desembargadores; sala do Tribunal Pleno para 100 espectadores; cinco Câmaras Cíveis; uma Câmara Criminal; auditório com capacidade para 416 pessoas; espaço para todas as Secretarias do TJRN; restaurante; ambientes para agência bancária, Correios, biblioteca, Ouvidoria, entre outros.
Para o presidente do TJRN, a construção já pode ser definida como o maior investimento feito em Natal na última década, tornando-se, desta forma, um polo desenvolvedor da região.


FONTE: TJRN

EVENTOS JUNINOS DEVEM ATENDER CRITÉRIOS DO CORPO DE BOMBEIROS


Uma preocupação Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte é quanto aos critérios de segurança para a realização dos eventos eventos juninos, que acontecem no estado neste período. No Rio Grande do Norte, o Parecer Técnico nº 004/10 da corporação, que regulamenta todas as festas temporárias como o Carnaval, Carnatal e Reveillon também é responsável em estabelecer critérios de segurança para as festas juninas. O documento traz as condições mínimas necessárias para a realização de eventos, bem como as providências a serem tomadas por seus organizadores, indispensáveis à segurança do público.

O Parecer Técnico nº 004/10 do CBMRN estabelece as medidas de segurança contra incêndios pertinentes a espetáculos pirotécnicos, os prazos para proceder à tramitação da documentação, entre outros.

“O parecer técnico nº 004/10 é claro em dizer que os organizadores são os responsáveis diretos pelas providências indispensáveis à segurança do público sob pena de responderem ações cíveis e penais”, disse o Capitão Gleidson.

Os responsáveis pela organização de eventos deverão comparecer ao SERTEN do CBMRN, para proceder à tramitação da documentação prevista neste parecer técnico e demais que lhes forem solicitadas, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis da data de realização do evento. Já a solicitação da vistoria deve ser feita, no mínimo, com 48 (quarenta e oito horas) de antecedência ao evento ficando a liberação para realização do evento sujeita ao estrito cumprimento do projeto aprovado.

Os interessados em obter informações sobre a documentação necessária para a realização de um evento temporário, no período junino, podem obter pelo telefone 3232-9997, do Serviço Técnico de Engenharia do CBMRN.

CONDUTOR DE ' CINQUENTINHA ' PODE RECORRER DE MULTA, DIZ DENATRAN

Cobrança de habilitação para guiar 'cinquentinhas' fica para novembro, diz Denatran (Foto: TV Globo)

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou nesta terça-feira (7) que condutores que forem multados por falta de habilitação para guiar motos "cinquentinhas" antes de novembro próximo poderão recorrer.


O início da fiscalização desses documentos tinha sido marcado para a última quarta-feira (1º) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas, um dia depois, o Denatran anunciou que a medida só valeria dali a 6 meses.

Enquanto o novo prazo não foi anunciado, diversos estados realizaram blitze e multaram condutores de "cinquentinhas" pela falta de habilitação.


O Denatran disse que, até 1º de junho, não sabia que uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrará em vigor apenas em novembro, se sobrepunha ao prazo estipulado pelo Contran.
Na prática, foi a terceira vez que o prazo para cobrar habilitação dos condutores de "cinquentinhas" foi adiado. Continua valendo, no entanto, a exigência de licenciamento e emplacamento desses veículos.

Do G1 RN


terça-feira, 7 de junho de 2016

CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL LANÇA CONCURSO PARA GUARDA LEGISLATIVO


Está lançado o concurso para guarda legislativo da Câmara Municipal de Natal. O certame foi publicado no Diário Oficial do Município de ontem (06) disponibilizando cinco vagas, sendo três para ampla concorrência, uma para candidato portador de necessidades especiais e uma para candidato do sexo feminino. As inscrições ocorrem entre os próximos dias 27 de junho e 18 de julho, e as provas no dia 14 de agosto.

O certame é de nível médio com taxa de inscrição de R$ 70. A carga horária é de 40 horas semanais, ou 24 horas diárias com intervalo de 72 horas, e remuneração básica de  R$ 1.469,23. Entre as exigências para a investidura no cargo, o candidato precisa comprovar nível médio de escolaridade, idade mínima de 18 anos completos até a data de matrícula no curso de formação e comprovar capacitação física e mental para o exercício do cargo, por meio de laudos médicos, além de estar quites com a justiça, inclusive a eleitoral.

A realização do concurso será de responsabilidade do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cuja página (www.comperve.ufrn.br) disponibiliza o edital e anexo com o conteúdo programático. O candidato fará provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos e teste de Capacitação Física, ambos de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa do concurso público consistirá de Curso de Formação Profissional, também de caráter eliminatório.

SÍTIO NOVO-RN: SERVIDORES E USUÁRIOS SE MOBILIZAM EM DEFESA DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sítio Novo/RN convida a todos usuarios e trabalhadores do SUAS a participarem nesta quarta-feira (08), às 09h0, de uma mobilização em defesa do Sistema Único da Assistência Social no país e da recriação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que se fundiu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

“Mobilização Nacional em Defe...sa do SUAS, Retrocesso NÃO", que deve ocorrer nos dias 08 e 09 de junho em várias cidades do país.
 

A ação é necessária, pois a fusão dos ministérios pode impactar na vida dos usuários da rede sócio-assistencial e até dos municípios, devido à transferência da gestão de alguns programas sociais e até o corte de beneficiários.
 

Um exemplo é o programa Bolsa Família que, conforme já anunciado pela União, deve ser reduzido e gerenciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Local: Auditório do Centro de Referência de Assistência Social

FAROL ACESO EM RODOVIA SERÁ OBRIGATÓRIO DURANTE O DIA

Uso do farol baixo nas rodovias a qualquer hora já era previsto em resolução do Contran desde 1998, mas agora ganha força de lei, que entra em vigor em 8 de julho

Uma medida que já é tomada por diversos motoristas de maneira voluntária será obrigatória a partir de 8 de julho. Nessa data, começa a exigência de que todos os veículos trafeguem em rodovias com o farol aceso, seja dia ou noite. O objetivo da decisão é reduzir o número de acidentes, principalmente em estradas de mão dupla. O uso do farol faz com que os outros motoristas percebam o veículo com maior antecedência, tendo mais tempo para reagir a eventuais situações perigosas. Frear dez ou cinco segundos antes já pode fazer diferença.

A obrigatoriedade está na Lei 13.290/2016, sancionada pelo presidente interino Michel Temer em 23 de maio e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. Embora a obrigatoriedade passe a valer em todo o território nacional a partir de julho, o cidadão pode ir ligando o farol nas estradas desde já para se acostumar com a nova rotina.


Sanções e multas

A lei determina que o condutor do veículo deverá manter acesos os faróis, usando a luz baixa. É a mesma que se usa comumente ao se dirigir à noite e difere da lanterna (ou farolete) e do farol alto. Basicamente, são esses três tipos de luz que existem na maioria da frota do país.

Como haverá uma nova obrigação para os motoristas, haverá também sanção e multa contra quem não seguir a lei. A infração será média, ocasionando a soma de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista e o pagamento de multa de R$ 85,13. Além disso, a partir de novembro, as multas de trânsito serão reajustadas, e as infrações médias passarão a valer R$ 130,16.

A fiscalização das rodovias estaduais fica por conta dos departamentos de estradas e rodagem (DERs) dos estados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vigia as rodovias federais. Os Detrans não fiscalizam rodovias.

EMPREGADORES DOMÉSTICOS TEM ATÉ HOJE PARA PAGAR GUIA DE MAIO DO eSOCIAL


O prazo para os empregadores domésticos pagarem o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente a maio termina nesta terça-feira (7). O Simples Doméstico reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas.

Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet . Se não for recolhido no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.
No último balanço da Receita Federal, 1.045.205 empregadores domésticos haviam emitido o Documento de Arrecadação eSocial (DAE) para pagamento do Simples Doméstico até as 17h de ontem (6). Desde a adoção do programa, foram cadastrados mais de 1,25 milhão de trabalhadores domésticos para mais de 1,18 milhão de empregadores – alguns empregadores contratam mais de um empregado.

No eSocial, o empregador recolhe, em documento único, a contribuição previdenciária, que varia de 8% a 11% da remuneração do trabalhador e paga 8% de contribuição patronal para a Previdência. A guia inclui 8% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 0,8% de seguro contra acidentes de trabalho e 3,2% de indenização compensatória (multa do FGTS) e Imposto de Renda para quem recebe acima da faixa de isenção (R$ 1.903,98).

RN É O NONO ESTADO COM MAIOR DESVIO NO BOLSA FAMÍLIA



O Rio Grande do Norte é o nono Estado do país com o maior desvio no Bolsa Família. Investigação que já está em curso pelo Ministério Público Federal.

No Estado potiguar, segundo reportagem veiculada hoje no jornal Tribuna do Norte, a suspeita é de R$ 83,9 milhões em desvio no período de 2013 e 2014.

Segundo os dados já levantados pelos procuradores, 29.688 servidores municipais, estaduais e federais são beneficiados com o programa social e esse grupo responde por 92,6% do que foi desviado.

Nos dois anos analisados, o Estado potiguar recebeu R$ 1,3 bilhão, portanto, 6,3% foram desviados.

Por Ana Ruth Dantas

GESTOR MUNICIPAL TEM ATÉ 1º DE JULHO PARA PRORROGAR PARTICIPAÇÃO DE MÉDICOS INTERCAMBISTAS


Os Municípios com interesse em manter a participação de médicos intercambistas do Programa Mais Médicos devem ficar atentos à Portaria 264/2016 publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 6 de junho. Nela foi redefinido o prazo de validação da prorrogação da participação dos médicos intercambistas, agora o pedido de prorrogação será no período de 6 de junho a 1.º de julho de 2016.

A validação deve realizada exclusivamente através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) do Ministério da Saúde. O médico intercambista, cujo pedido de prorrogação não tenha sido validado pelo gestor municipal será desvinculado do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Até o ano de 2015, o Brasil contava com 18.240 médicos no Programa, destes, 11.429 são intercambistas, ou seja, 63% dos profissionais do programa são de outros países. Considerando as manifestações dos gestores municipais ao Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a área técnica da saúde, lembra a importância da validação no SGP pelo gestor dentro do prazo estabelecido. O objetivo, é que a população não fique desassistida e o Município não ultrapasse dois meses consecutivos com a equipe mínima da Estratégia Saúde da Família incompleta.

MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS ENTRAM EM GREVE EM NATAL

Com a greve dos rodoviários, o dia amanheceu com as garagens cheias (Foto: Wendell Jefferson)

Rodoviários de Natal entraram em greve nesta terça-feira (7). A paralisação é por tempo indeterminado. De acordo com Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), motoristas e cobradores exigem um reajuste salarial de pelo menos 10%. Já os empresários do setor, oferecem menos de 5%.

Natal possui uma frota efetiva de 623 ônibus. A categoria cumpre a lei de greve e mantém 30% da frota nas ruas. Em média, 530 mil pessoas utilizam o sistema diariamente.


A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) autorizou táxis, transporte escolar e veículos de fretamento regulamentados pelo Departamento Estadual de Rodagem (DER) a realizarem o serviço de lotação. Já os ônibus intermunicipais estão circulando normalmente.

Inicialmente, o Sintro queria 15% de aumento no salário. Nesta segunda-feira (6), houve uma rodada de negociação e o sindicato dos rodoviários baixou o pedido de reajuste para 10%. Contudo, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Seturn) - que representa os empresários do setor - oferece 4,79%. "Sem acordo, a greve segue por tempo indeterminado. Contudo, estamos dispostos a negociar", afirmou Júnior Rodoviário, presidente do Sintro.


Um motorista de ônibus em Natal recebe atualmente R$ 1.712,70; um cobrador, R$ 1.027,62. Os vales alimentação são de R$ 230 para motoristas e R$ 170 para cobradores.


Do G1 RN