Páginas

sábado, 1 de outubro de 2016

QUADRILHA ROUBA CORREIOS E METRALHA CARRO DA PM EM LAGOA NOVA, RN

Carro da PM de Lagoa Nova foi atingido por vários disparos (Foto: J. Júnior/G1)


Uma quadrilha armada invadiu a cidade de Lagoa Nova, na região Seridó do Rio Grande do Norte, por volta das 2h20 deste sábado (1º) e arrombou a agência dos Correios e tentou roubar o cofre. Um cidadão que passava no local foi feito refém e teve o carro usado pela quadrilha.

Durante a fuga, o cofre acabou caindo do carro e foi abandonado. O refém foi liberado e o carro dele acabou abandonado às margens da BR-226, sentido Natal, próximo ao povoado Cruz, no município de Currais Novos.

Correios de Lagoa Nova foi alvo de ataque na madrugada deste sábado (1º) (Foto: J. Júnior/G1)


Uma loja de eletrodomésticos teve a porta de vidro quebrada com os tiros e várias televisões roubadas pela quadrilha. A Câmara Municipal também foi metralhada, bem como, o prédio de uma funerária que fica vizinho ao destacamento. Pelo menos cinco veículos foram usados pelo os bandidos, entre eles, um GM D-40 e dois já foram recuperados.

O cofre foi conduzido para Currais Novos onde será periciado pela Polícia Federal que está sendo aguardado. A polícia potiguar mantém dilegência para tentar localizar e prender a quadrilha.



Cofre roubado pela quadrilha caiu e foi abandonado na estrada (Foto: J. Júnior/G1)






Do g1 RN


TERMINA HOJE PRAZO PARA ENTREGA DA SEGUNDA VIA DO TÍTULO DE ELEITOR





O prazo para a entrega da segunda via do título de eleitor para quem pretende votar amanhã (2) nas eleições municipais termina hoje (1º). Segundo o Código Eleitoral, a segunda via pode ser entregue até a véspera da eleição.

De acordo com a lei, o eleitor que se encontra fora da localidade onde vota e fez o pedido da segunda via do documento pôde escolher - na hora do pedido - onde receber o título: se na localidade onde foi requisitada a segunda via ou na cidade onde vota. Essa escolha determina também onde o eleitor deve buscar o documento.

Cartório eleitoral

“Deferido o pedido, o título será enviado ao juiz da zona eleitoral que remeteu o requerimento, caso o eleitor haja solicitado essa providência, ou ficará no cartório [eleitoral] aguardando que o interessado o procure” diz o Código Eleitoral.

Neste sábado, terminam também outros prazos. É o último dia para propaganda eleitoral com uso de alto-falantes e amplificadores de som, que poderão ser utilizados entre as 8h e as 22h. Outro prazo que termina às 22h é o de distribuição de material gráfico e realização de caminhadas, carreatas, passeatas ou de circulação de carro de som com músicas e mensagens de candidatos.

JOSIMAR E DR ESTÁCIO FARÃO CARREATA DA LIBERDADE NESTE SÁBADO EM SANTO ANTÔNIO/RN




Depois de uma campanha realizada com muita emoção, muita dedicação, buscando sempre  a verdade  e  com uma participação maciça popular,  a campanha da Coligação "Liberdade para o povo" terá nesta reta final mais uma mobilização nas ruas de Santo Antônio.

Os candidatos da coligação à prefeito Josimar Ferreira (PTN) e Dr Estácio Vice-prefeito (PSD), irão participar neste sábado, 01, de uma grande carreata no município que percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade, a  saída da carreata está prevista a partir das 17hs do Parque Arapuá na saída para Nova Cruz  e tendo seu término no centro da cidade.

Irão participar ainda, candidatos a vereadores que fazem parte da coligação, lideranças, ex-prefeitos, ex-vereadores, correligionários  e o povo que desde o início da campanha caminha junto com Josimar e Dr Estácio.


SEM PREVISÃO DE ACORDO, GREVE DOS BANCÁRIOS COMPLETA 26 DIAS HOJE






A greve nacional dos bancários completa hoje (01) 26 dias, sem previsão de nova reunião de negociação com os representantes dos bancos.

Em todo o país, 13.358 agências tiveram suas atividades paralisadas, o que corresponde 57% do total, além de 34 centros administrativos. A paralisação deste ano já é considerada uma das greves mais longas da história da categoria.

Na última quarta-feira (27), os bancários recusaram proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Em nota, a entidade patronal disse que ofereceu reajuste de 7% nos salários e benefícios, abono de R$ 3,5 mil e propôs que a negociação de 2016 tenha duração de dois anos, com garantia de reajuste da inflação e ganho real de 0,5% em 2017.

A oferta foi considerada insuficiente pelos trabalhadores, que reivindicam reposição da inflação (9,62%) mais 5% de aumento real; piso salarial de R$ 3.940,24; melhores condições de trabalho e fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações, entre outras demandas.

SAIBA O QUE PODE E O QUE NÃO PODE FAZER NO DIA DAS ELEIÇÕES NO RN





Os eleitores que vão às urnas neste domingo (2) devem ficar atentos. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estabeleceu uma série de regras para o dia das eleições municipais. Saiba o que pode e o que não pode fazer na hora de votar.

No dia da votação, é proibida aglomeração de pessoas portando bandeiras, broches, adesivos ou roupas padronizadas que caracterizem manifestação coletiva – incluindo comícios, carreatas e uso de amplificadores sonoros. O eleitor pode manifestar sua preferência política por candidato, partido ou coligação apenas de forma individual e silenciosa.
Na seção eleitoral, é proibido o porte de armas, além de trajes de banho, telefone, filmadoras ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. É permitido ao eleitor levar a cola com os números dos candidatos e votar uma única vez. Tentar violar a urna eletrônica e o pleito eleitoral é crime.

Nenhum automóvel poderá fazer transporte de pessoas com objetivo de interferir na decisão do eleitor, a partir do dia 1º de outubro. O comércio pode funcionar normalmente, desde que proporcione efetivas condições para os funcionários votarem.

Já a venda de bebidas alcoólicas está proibida de 6h às 18h no domingo .No entendimento de que o álcool pode afetar o discernimento, é recomendável que os eleitores também suspendam o seu uso.
Para servidores da Justiça Eleitoral, mesários e secretários das mesas de votação e escrutinadores (aqueles que trabalham na apuração dos votos), é proibido o uso de vestuários ou objetos com propaganda de partido, coligação ou candidato.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

COMÍCIO DE ENCERRAMENTO DE EDILSON JR E LUCINALVA FICA NA HISTÓRIA POLÍTICA DE SÍTIO NOVO




O encerramento da campanha de Edílson Junior e Lucinalva foi fechado com Chave de Ouro, uma multidão desceram a Serra da Tapuia em uma grande carreata com aproximadamente 455 Motos e 155 Carros. Após a Carreata uma verdadeira multidão caminhou ao lado de Edilson Jr e Lucinalva em uma grande  Passeata da Vitória até o palco onde foi realizado o Comício de Encerramento.

Estiveram presentes as principais lideranças da política sitionovense como o Major Edilson, o prefeito Neném e demais lideranças do município de Sitio Novo.









TERMINA HOJE CAMPANHA PARA ATUALIZAR CADERNETA DE VACINA




Termina hoje (30) a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Devem comparecer aos postos de saúde crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – sobretudo entre adolescentes. Ao todo, 350 mil profissionais participam da campanha.

Ainda segundo a pasta, estão sendo disponibilizadas vacinas contra a tuberculose, o rotavírus, o sarampo, a rubéola, a coqueluche, a caxumba e o HPV, entre outras. Como a vacinação é feita de forma seletiva para a população-alvo, não há meta a ser alcançada.

SEGUNDA VIA DO TÍTULO DE ELEITOR PODE SER ENTRGUE ATÉ AMANHÃ




Termina amanhã (1º) o prazo para a entrega da segunda via do título de eleitor a quem pretende votar domingo no primeiro turno das eleições municipais. Segundo o Código Eleitoral, a segunda via pode ser entregue até a véspera da eleição.

De acordo com a lei, o eleitor que se encontra fora da localidade onde vota e fez o pedido da segunda via do documento pôde escolher - na hora do pedido - onde receber o título: se na localidade onde foi requisitada a segunda via ou na cidade onde vota. Essa escolha determina também onde o eleitor deve buscar o documento.


MULTIDÃO DE AMARELO CONSAGRA CAMPANHA DE JOSIMAR EM ARRASTÃO E COMÍCIO DE ENCERRAMENTO EM SANTO ANTÔNIO




Na noite desta quinta-feira, 29, o município de Santo Antônio presenciou o maior arrastão e comício dos últimos tempos, um verdadeiro TSUNAMI AMARELO tomou conta das ruas e avenidas da cidade, o povo saiu de suas casas e comunidades determinados a dizer que precisa de mudança, e mudança já no comando do poder executivo.

A concentração aconteceu no bairro novo de onde também saiu o arrastão, por onde o AMARELÃO passava, o povo nas calçadas, praças, edifícios aplaudiam e jogavam chuvas de papel consagrando a passagem de um dos  maiores já visto na terra da onça.

A  alegria contagiou o povo, que com palavras de ordem de o   " O povo quer o LISO " , as pessoas não cansavam de cantar a música que foi um marco na campanha de Josimar e Dr Estácio, o término da mobililização se deu no largo por trás da igreja matriz onde aconteceu o grande comício de encerramento, lideranças, correligionários e a presença do povão de amarelo, lotaram o local.  Quem também veio prestigiar e levar suas palavras, foi deputado do Agreste Dison Lisboa.












SINE-RN OFERCE 583 VAGAS DE EMPREGO NESTA SEXTA ( 30)





O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (30), 583 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró, Parnamirim e João Câmara.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

JOSIMAR E DR ESTÁCIO ENCERRAM CAMPANHA COM ARRASTÃO E GRANDE COMÍCIO HOJE




Os candidatos da Coligação " Liberdade para o povo" Josimar Ferreira ( PTN), e seu companheiro de chapa Dr Estácio (PSD),  farão o encerramento da campanha nesta quinta-feira,29, a concentração está marcada para o conjunto São Domingos ( Bairro Novo ),  o ato percorrerá as principais ruas da cidade em arrastão e  tendo sua chegada no largo por trás da igreja matriz próximo a câmara municipal, onde será o grande comício. Lideranças, correligionários, candidatos a vereadores e povão estão sendo esperados no evento que fechará a campanha com um sentimento de grande alegria, esperança e LIBERDADE para o povo Santoantoniense.


ATOR FILHO DE SANTO ANTÔNIO, JOSÉ NETO BARBOSA DENUNCIA PRECONCEITO EM CAMPANHA ELEITORAL




O ator José Neto Barbosa, que atualmente está em cartaz com a peça "Mulher Monstro", denunciou na noite de hoje um episódio de preconceito no seu perfil pessoal do Facebook. Segundo ele, imagens da peça - na qual ele encena uma personagem feminina - têm sido usadas por adversários políticos para atingir sua família em Santo Antônio do Salto da Onça, interior do Estado. 

O ator acusa Fabiano Rodrigues e a militância do PMDB de usarem sua imagem sem autorização. "Não autorizo usar minha imagem, venho a público esclarecer isso. Transfobia é lamentável. Esse senhor usou de má fé a foto da minha personagem para atingir minha família paterna que é envolvida em política. Ele tentou me utilizar para fazer vergonha ao meu pai e aos seus aliados políticos", declarou. 

O ator anunciou que pretende buscar seus direitos contra os agressores e que não vai se calar diante das agressões. "Não devemos temer os opressores. Temer jamais. Devemos falar sobre os opressores desse país. Só digo uma coisa, o teatro me ensinou a ser generoso, e sou muito bem resolvido na minha vida pessoal. Eu dependo do meu público, e de ninguém mais. Eu não admito ser usado como "algo vergonhoso", para mim não é uma vergonha me vestir de mulher para trabalhar".  

Nos comentários, muitas pessoas, inclusive familiares, declararam apoio à decisão de denunciar o episódio de preconceito.  

José Neto é o ator que encabeçou a campanha publicitária de divulgação do NOVO; e é considerado atualmente um dos profissionais de maior potencial no teatro potiguar.  




Do  Novo Jornal

SAPE-RN TEM REUNIÃO COM COORDENAÇÃO NACIONAL DO GARANTIA SAFRA, RN TEM CERCA DE 6 MIL BENEFÍCIOS BLOQUEADOS




O secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, participou terça-feira (27/09) de uma reunião com a Coordenação Nacional do Programa Garantia Safra para tratar da determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), a qual diz respeito a capacitação dos agricultores contemplados no programa em 2016.


O TCU realizou um cruzamento da base de dados dos agricultores com a RAIS, Sisobe, Denatran e Cad Único. E a partir desse procedimento encontrou indícios de irregularidades, bloqueando cerca de 6.000 agricultores do programa no RN.


Participaram deste encontro: representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA-RN), Cléber pinto; e da Coordenação Estadual e Nacional do Garantia Safra, Dione Freitas.

GREVE DOS BANCÁRIOS CONTINUA APÓS REUNIÃO COM FENABAN TERMINAR SEM ACORDO




Terminou sem acordo a reunião entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários hoje (28), em São Paulo, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Com o fracasso da negociação, a greve dos bancários continua. Essa é décima rodada de negociação, que começou com a entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores no dia 9.

O Comando Nacional rejeitou a proposta dos bancos e convocou assembleia para segunda-feira (3), às 17h, na quadra dos bancários. Mesmo assim, o Comando diz que vai se manter de plantão em São Paulo caso a Fenaban queira fazer uma nova proposta.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

SINDICATOS MARCAM PARALISAÇÃO GERAL EM ATO UNIFICADO NESTA QUINTA EM NATAL




Sindicatos de servidores públicos da Prefeitura de Natal, Governo do Estado e União promovem protesto unificado nesta quinta-feira (29), com concentração na Praça Cívica, às 9h.

Os manifestantes pretendem sair em caminhada pelas avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco, no Centro, encerrando o ato em frente à Assembleia Legislativa.

Entre as reivindicações da pauta do grupo estão: atrasos no pagamento dos salários do funcionalismo estadual, as possíveis demissões de servidores do Estado, o PL 257, a PEC 241, o PL 4567 e as reformas trabalhista e da previdência.

Confirmaram presença no ato a Central Única dos Trabalhadores, Sinte-RN, Sindsaúde-RN, Sinai-RN, Sinsenat e Sintest-RN.



Do Portal No Ar

SEGUNDO SESAP, RN REGISTROU SEIS NOVAS NOTIFICAÇÕES SUSPEITAS DE CASOS DE MICROCEFALIA





A Secretaria da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte  divulgou nesta quarta-feira (28) seu mais novo boletim epidemiológico com dados da microcefalia no estado. Até o dia 24 deste mês, foram notificados 464 casos suspeitos da doença. Destes, 333 são de nascimentos ocorridos em 2015 e 121 de nascimentos ocorridos em 2016. Com relação à semana anterior, o boletim traz seis notificações a mais.

Do total de casos registrados, 132 estão sob investigação, 138 foram confirmados e 194 foram descartados por apresentares exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrarem nas definições de caso.

GOVERNADOR EMPOSSA NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E DEFESA SOCIAL




O governador Robinson Faria empossou na manhã desta quarta-feira (28) o novo secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Caio César Marques Bezerra, que ocupava o cargo de secretario adjunto desde o início da atual gestão.

No ato de posse, na sala de reuniões da Governadoria, Robinson Faria destacou que a segurança pública é um desafio para o Governo do Estado e para todo o país e o momento exige muito trabalho e superação. “Caio já integrava nossa equipe e agora aceita a missão de comandar a Sesed. Ele tem conhecimento e capacidade para exercer a função, já demonstrou isso como secretário adjunto quando atuou de forma eficaz para superar as crises que enfrentamos desde o início da administração. Ele conhece a área da segurança e o objetivo do Governo que é atingirmos o padrão de segurança pública que a população deseja”, afirmou o Governador.

RESULTADO DO ENEM 2015 POR ESCOLA SERÁ DIVULGADO EM 4 DE OUTUBRO




Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola serão divulgados no dia 4 de outubro. A previsão de data está em portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial da União.

A portaria estabelece também os critérios e procedimentos de cálculo e divulgação dos resultados. Serão divulgados os resultados para todas as escolas em que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem 2015 e que tenham atingido pelo menos 50% de taxa de participação. A taxa de participação é dada a partir de um cálculo estabelecido na portaria.

EDILSON JR E LUCINALVA ENCERRA CAMPANHA COM COMÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA (29) EM SÍTIO NOVO/RN



MEC DIVULGA INSTITUIÇÕES APTAS A OFERECER CURSOS DE FORMAÇÃO EM MEDICINA NO PAÍS




Trinta e sete instituições de ensino superior foram selecionadas pelo Ministério da Educação para ofertar novos cursos de medicina. Diferentes municípios do país, que ainda não contam com oferta nessa área, terão disponíveis 2.355 novas vagas para a formação de médicos.

A Portaria Nº 545/2016, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, contém a relação de mantenedoras de instituições de educação superior selecionadas e classificadas para oferecer os cursos. O programa Mais Médicos, suspenso em outubro de 2015 por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), foi retomado este ano, após a posse do ministro da Educação, Mendonça Filho. As instituições foram selecionadas de acordo com o Edital nº 6/2014.



Confira a portaria nº 545/2016

Confira o edital nº 6/2014

VEJA QUAL A DIFERENÇA ENTRE VOTOS BRANCOS E NULOS NAS ELEIÇÕES




As próximas eleições municipais no Brasil acontecerão em outubro, quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tanto os votos brancos quanto os nulos não são considerados válidos. Isso quer dizer que esses tipos de votos não contam na apuração das eleições nem são contabilizados para o candidato que está ganhando. Para os cálculos eleitorais, são considerados válidos apenas os votos nominais e os de legenda.

Voto em branco
 
De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antigamente, o voto branco era considerado válido e contabilizado para o candidato vencedor, como se o eleitor se declarasse satisfeito com qualquer candidato que vencesse as eleições. Isso mudou.
 
Voto nulo
 
O voto nulo, aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto como manifestação de protesto, não invalida a eleição, mesmo que mais de 50% dos eleitores votem desta forma. De acordo com informações do TSE, os votos nulos podem, sim, interferir no resultado da eleição, já que quando um eleitor vota desta forma, o candidato com mais votos fica mais perto de vencer a eleição no primeiro turno. Assim, quanto mais votos nulos ou brancos, menos votos válidos um candidato precisará para atingir mais de 50% dos votos e ser eleito.
 
Nulidade de voto
 
A anulação dos votos ocorre quando se verifica uma irregularidade (por exemplo, fraude ou coação) do candidato vencedor das eleições. Os votos só serão anulados se o candidato eleito for condenado por abusar do poder econômico, por comprar votos ou por interferir com o poder político ou da autoridade. Conforme o Código Eleitoral, neste caso, a eleição é anulada e o Tribunal Regional Eleitoral marca novas eleições no prazo de 20 a 40 dias.

SUCESSÃO EM CAMPESTRE APONTA VITÓRIA DE ALDA ROMÃO (PSD), DIZ PESQUISA PERFIL





Única pesquisa registrada no TRE com dados do município de São José do Campestre feita pela Perfil e encomendada pelo editor Jackson Félix do Blog O Paralelo sob o número de protocolo RN-00980/2016 aponta vitória para a candidata da oposição Alda Romão (PSD).

De acordo com a pesquisa, os entrevistados acreditam que se a eleição fosse hoje, Alda Romão seria vencedora das eleições com uma vantagem de 14%
Vamos aos números da Pesquisa Estimulada:
Alda Romão (PSD) – 53,25 %
Sione Oliveira (PSB) – 39,25%
Indecisos – 6,00 %
Votaria Branco/Nulo – 1,50%.

A pesquisa Perfil/Blog O Paralelo foi realizada nos dias 20 e 21 de setembro foi registrada no sistema de Registros de Pesquisas eleitorais do TRE em 22/09/2016.

A margem de erro da pesquisa é de apenas 4,89 pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram entrevistados 400 eleitores na área Urbana do Município de São José do Campestre representado pelo Centro, Tanques/Por Trás De Tanques, Central/Conjunto Frei Damião, Rua Da Paraíba/Rua José Antônio E Os Distritos/ Povoados De: Lagoa De Pedra/Quarta-Feira, Volta do Rio, Picos/Japi, Favela, Pedra Lisa e Carrapateira.



Do Blog O Paralelo


COM 23 DIAS DE GREVE, ESSA JÁ SE TORNA UMA DAS MAIS DURADOURAS DOS BANCÁRIOS




A greve dos bancários, que entrou hoje (28) em seu 23º dia, já é a terceira mais longa desde 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias. Em 2013, a segunda maior do período, a greve teve 24 dias. Ontem, após reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o Comando Nacional dos Bancários disse que os representantes dos bancos sinalizaram com um novo modelo de acordo, que passará a ter validade de dois anos, em vez de um, como ocorreu nos últimos anos.

“O acordo de dois anos pode ser uma boa alternativa, desde que traga ganho para os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. Em nota, a Fenaban disse que a negociação continuará hoje.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.

CRIMINOSOS EXPLODEM CAIXA E ATIRAM CONTRA BASE E DELEGACIA EM NÍSIA FLORESTA/RN




Criminosos invadiram uma agência do Banco do Brasil e explodiram um caixa eletrônico na madrugada desta quarta-feira (28) em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. Os assaltantes ainda atiraram na base da Polícia Militar e na delegacia da Polícia Civil.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 3h30. Os assaltantes invadiram a agência e explodiram o único caixa eletrônico. Enquanto alguns ladrões estavam na agência, outros atiravam nas paredes da base da PM e da delegacia da cidade.

O estabelecimento ficou parcialmente destruído com a força da explosão. A polícia ainda não sabe se o dinheiro do terminal foi levado pelos criminosos.

Na fuga, a quadrilha ainda efetuou disparos pelas ruas da cidade. A PM fez buscas na região, mas ninguém foi preso.

Esta é a segunda explosão a caixa de banco em pouco mais de 24 horas. Na madrugada desta terça (27), um bando explodiu um caixa eletrônico dentro de um supermercado em Ceará-Mirim. Os criminosos ainda atiraram em uma base da Polícia Militar e em estabelecimentos comerciais. Duas pessoas foram feitas reféns, mas liberadas durante a fuga do bando.



Do g1 RN

terça-feira, 27 de setembro de 2016

PESQUISA CONSULT APONTA LIDERANÇA ABSOLUTA DE DRA FERNANDA EM SANTA CRUZ




A rádio 98 FM de Natal, encomendou o instituto Consult para fazer uma pesquisa onde  revelou que, se a eleição fosse hoje, a atual prefeita de Santa Cruz, Dra. Fernanda Costa (PMDB), seria reeleita prefeita da capital do Trairi com larga vantagem contra sua adversária, a vereadora Gilcelly Adriano (PR).  Os números são extremamente esmagadores, pois só vem a confirmar que o povo de Santa Cruz vem aprovando a gestão atual.

Os números mostram que a vantagem de Dra. Fernanda é de mais de 40%. Vamos aos números da pesquisa estimulada:

DRA. FERNANDA 67,1%

GILCELLY 20,6%

NENHUM 6,7%

INDECISOS 5,6%

Foram ouvidos 480 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Reginal Eleitoral (TRE) com margem de erro de 4,3%.

MP ELEITORAL FAZ REPRESENTAÇÃO CONTRA A CHAPA DA PREFEITA DE VÁRZEA POR COMPRA DE VOTOS




O Ministério Público Eleitoral fez uma representação por compra de votos contra a prefeita de Várzea, Cleide de Carvalho da Silva Lima, candidata à reeleição no pleito 2016, e o componente na mesma chapa como vice-prefeito, Teógenes Plácido de Medeiros Lima – conhecido por Téo Tomaz. A representação por captação ilícita de sufrágio foi ajuizada na 13ª Zona Eleitoral do Estado, nesta terça-feira (27).

O MP pede que a Justiça Eleitoral julgue a representação como procedente, reconhecendo a prática ilegal de obtenção de votos e como pena casse o registro ou diploma de Cleide de Carvalho e de Téo Tomaz, assim como aplique pena pecuniária correspondente, a ser fixada no máximo legal (50 mil UFIRs), em face da gravidade dos fatos.

Os demandados, candidatos ao cargo de prefeita e vice-prefeito do Município na eleição deste ano, prometeram e ofereceram em prol de um eleitor da localidade (residente no Rio de Janeiro) uma passagem aérea, emitida em uma companhia de aviação. A intenção era obter o voto do munícipe – o que se configura como captação ilícita de sufrágio, ato que infringe os dispostos nos arts. 41-A da Lei 9.504/97 e 89 da Resolução nº 23.457/15.

FORÇA NACIONAL REFORÇA PATRULHAMENTO EM SANTA CRUZ




Policiais da Força Nacional de Segurança Pública que estão atuando no Rio Grande do Norte em apoio as forças de segurança do estado intensificam o patrulhamento nesta nesta terça-feira (27) na cidade de Santa Cruz em apoio ao Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar do RN (CPI). Esse é o terceiro município a receber o reforço do patrulhamento da Força Nacional que já esteve em Nova Cruz e São Paulo do Potengi. As operações estão ocorrendo integradas aos batalhões de cada região.

Em uma das barreiras montadas pelos policiais no interior, uma motocicleta modelo Honda CG Titan, de cor vermelha e placas NNU 0339, foi apreendida por apresentar adulterações na numeração do chassi e do motor. O condutor do veículo, identificado por Marcio Cândido Bichão, de 33 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Riachuelo para os procedimentos legais.


PROJETO APROVADO NA ALRN PREVÊ EXAME GRATUITO PARA DOENÇAS RENAIS




O grave problema da doença renal crônica que vem mobilizando especialistas em todo o mundo tem preocupado também o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) que apresentou um projeto, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, que prevê a realização de exames gratuitos para diagnóstico precoce das doenças renais. A medida dispõe sobre a obrigatoriedade de informação da estimativa da Taxa de Filtração Glomerular pelos laboratórios de análises clínicas públicos e privados no Estado.

"O projeto é de extrema importância, pois vai colaborar com a descoberta prematura de pacientes renais, podendo encaminhá-los a um profissional especializado e evitar a necessidade de hemodiálise”, disse Getúlio Rêgo.

O deputado destaca que o projeto também resulta em economia aos cofres públicos. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o ano de 2015 fechou com 20 milhões de pacientes renais crônicos e o gasto foi superior a R$ 2 bilhões. No Rio Grande do Norte, a estimativa é que existam 340 mil pacientes renais, destes, 2 mil estão em estado terminal.

GOVERNO DO ESTADO ESTÁ RECUPERANDO A RN 003 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE CAMPESTRE E TANGARÁ




O governo do  Rio Grande do Norte, vem trabalhando pesado na operação tapa buracos a meses em todo o estado,  no Agreste diversas rodovias já foram atendidas pelo serviço melhorando o tráfego de veículos, após a operação passar nos trechos que compõe diversas  cidades da RN 003, o serviço está sendo concluído no trecho que liga os municípios de Campestre e Tangará.

Além da recuperação tapando os diversos buracos, onde a situação estava muito crítica, foi tirado todo o asfalto velho ficando só o barro batido,  onde no lugar passará um novo asfalto possibilitando mais dignidade e respeito com os motoristas.






PORTARIAS DA FUNASA LIBERAM RECURSOS PARA QUESTÕES DE SANEAMENTO NOS MUNICÍPIOS




Uma chamada pública irá disponibilizar recursos para melhorias sanitárias domiciliares e melhorias habitacionais para controle da doença de chagas ou resíduos sólidos urbanos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores que acessem três portarias para conhecer os procedimentos básicos para aplicação de recursos.

Nos textos das Portarias 728, 729 e 730, todas deste ano, constam detalhes sobre os critérios de participação, além de prazos e valores da proposta. Os Municípios com alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti terão prioridade na seleção para o financiamento das ações de resíduos sólidos e melhorias sanitárias domicialiares.

As propostas que apresentarem soluções consorciadas intermunicipais também terão prioridade no processo. As inscrições de proposta deverão ser realizadas via carta-consulta, por meio do Sistema de Integrado de Gerenciamento de Ações da Funasa (SIGA).

Os gestores que ainda não tiverem cadastro no sistema ou precisarem atualizar as informações, devem encaminhar uma solicitação ao e-mail: csu@funasa.gov.br para obtenção de senha de acesso ao sistema ou atualização cadastral. O prazo vai até o dia 11 de outubro.

Segundo as redações, a propostas deverão ter um valor superior a R$ 250 mil. No caso de aquisição de equipamentos para o programa de resíduos sólidos urbanos, o valor mínimo da proposta deverá ser de R$ 100 mil. Conforme traz a Lei 13.242/2015, os proponentes são dispensados de contrapartida.
Confira as portarias 728 , 729 e 730 

ELEITORES DEVEM FICAR ATENTOS A RESULTADOS DE PESQUISAS NA ÚLTIMA SEMANA DA ELEIÇÃO






Todos os anos em que se  ocorre eleições no país à fora, é natural os institutos realizarem pesquisas eleitorais, uns acertam, outros não se sabe os motivos não acertam os resultados, porém nesta reta final de última semana, os eleitores devem ficar atentos a resultados divulgados pelos institutos de pesquisas eleitorais.

Até o próximo sábado,01, partidos ou coligações irão contratar institutos para realizarem pesquisas eleitorais nos municípios,  todo cuidado é pouco com os resultado desses números onde serão divulgados,  pois em diversas eleições, nem sempre quem estava na frente nas pesquisas foi quem ganhou as eleições.

Por isso, a melhor e mais segura pesquisa eleitoral sempre será o resultado final do TRE-RN e do TSE, onde divulga o resultado do voto livre e soberano do povo exercido pela  democracia que lhe é dada por direito.




CRISE FINANCEIRA DESMOTIVA 26 PREFEITOS A NÃO DISPUTAREM A REELEIÇÃO, DIZ FEMURN





Uma nova realidade sociopolítica surgiu nas eleições de 2016 no Rio Grande do Norte: Dos atuais 122 prefeitos com direito a disputar a reeleição, como permitido pela legislação eleitoral, 26 abdicaram da disputa e não estão concorrendo ao pleito. A atual realidade, inédita no estado, mostra o desestimulo dos prefeitos pela reeleição. As dificuldades em gerir os municípios no atual momento de crise financeira, com poucas receitas e comprometimento aos pagamentos a servidores e fornecedores, é o principal fator que tem desmotivado os gestores.

O levantamento foi feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN. Para o presidente da entidade, Ivan Lopes Júnior, a grave crise que assola as cidades tem afastado o interesse e empenho de pessoas públicas para do cenário político: "A situação é grave. Hoje, os gestores são meros pagadores de salários, pois praticamente não existem mais obras ou investimento nos municípios. Mas a situação financeira das prefeituras é tão ruim com os déficits que amargamos, que não mal temos condições de pagar os salários", afirma, preocupado, Ivan Júnior.



DADOS:

PREFEITOS COM DIREITO À REELEIÇÃO NO RN: 122, dos quais 26 não querem disputar

PREFEITOS SEM DIREITO À REELEIÇÃO NO RN: 45

Ao longo de 2016, os municípios do Rio Grande do Norte sofreram com atrasos do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), por parte do Governo do Estado. Neste ano também houve o recorde negativo de cidades com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que ficou com saldo zerado para 59 cidades, na primeira parcela dos meses de julho e setembro.


MUNICÍPIOS ONDE OS PREFEITOS TÊM DIREITO À REELEIÇÃO E ABRIRAM MÃO:

ANGICOS
BARAUNA
BOA SAÚDE
BODÓ
CARNAÚBA DOS DANTAS
CURRAIS NOVOS
CRUZETA
DOUTOR SEVERIANO
ESPÍRITO SANTO
JANDAÍRA
JOÃO DIAS
JUNDIÁ
LAGOA NOVA
LAGOA D'ANTA
MACAU
MONTE DAS GAMELEIRAS
MOSSORÓ
NISIA FLORESTA
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
SÃO PEDRO
SÃO TOMÉ
SÃO VICENTE
SÍTIO NOVO
TANGARÁ
TEN. LAURENTINO CRUZ
VERA CRUZ

BANCÁRIOS E FENABAN VOLTAM A NEGOCIAR PARA ACABAR COM A GREVE




O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) voltam à mesa de negociação nesta terça-feira, 27, às 14h, para tentar chegar a um acordo que coloque fim à greve dos bancários, que completou 21 dias nesta segunda-feira, 26. A informação é do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

“Na sexta-feira (23), enviamos carta à Fenaban reiterando nossa disposição para negociar com os bancos. Esperamos que eles voltem à mesa de negociação com uma proposta condizente com seus lucros. Já são 17 dias sem nova proposta e os trabalhadores e a população não podem ser prejudicados pela ganância dos banqueiros”, disse em nota a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Juvandia Moreira.

ELEITORES NÃO PODEM SER PRESOS A PARTIR DE HOJE




A partir de hoje (27), eleitores não podem ser presos ou detidos, salvo em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. A regra está prevista no Código Eleitoral, que entrou em vigor em 1965 e serve para garantir a liberdade do voto. No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores vão às urnas para eleger vereadores e prefeitos. A regra vale até 48 horas após o encerramento do pleito.

Na prática, mandados de prisão não devem ser cumpridos pela Polícia Federal, principalmente na Operação Lava Jato, até a semana que vem, para evitar nulidades nos processos criminais. A regra foi inserida na legislação eleitoral em 1932, com o objetivo de anular a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado. Atualmente, juristas questionam a impossibilidade das prisões, mas a questão nunca foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A proibição está no Artigo 236, do Código Eleitoral, e o texto diz: "Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto."

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SERVIDORES DO WALFREDO GURGEL ANUNCIAM PARALISAÇÃO NESTA TERÇA-FEIR (27)




O maior complexo hospitalar do Rio Grande do Norte vai suspender parte dos atendimentos, por duas horas, na manhã desta terça-feira (27). Os servidores públicos irão realizar ato, às 9h, em frente ao Walfredo Gurgel para denunciar a sobrecarga de trabalho e a falta de materiais e medicamentos na unidade.

Nesta segunda-feira (26), o Corredômetro-RN constatou a presença de 187 pacientes recebendo atendimento em macas nos corredores e em outros locais, nos quatro maiores hospitais do estado. A superlotação é recorrente em todos os hospitais onde a contagem é realizada.

O Walfredo Gurgel representa 74% do total de pacientes recebendo atendimento em locais irregulares, com 138 pessoas nessa situação. Além da superlotação, a falta de condições de trabalho é visivel, cada servidor é responsável, a cada turno, por cerca de 15 pacientes.

Iniciado em junho de 2015, durante a greve dos servidores da saúde estadual, a contagem busca denunciar o caos instalado na sáude pública do estado e servir como fonte pública de informação.

CRISE FECHA AS PORTAS DE PREFEITURAS, MATÉRIA DO CORREIO TRAZ ENTREVISTA COM ZIULKOSKI





"Uma bomba-relógio está prestes a implicar na carreira política de prefeitos de Municípios espalhados por todo o país, transformando-os em fichas-sujas. Sem receber repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), representantes municipais não conseguem mais arcar com programas sociais e correm risco de se tornarem inelegíveis por oito anos”. A afirmação foi publicada pelo jornal Correio Braziliense, nesta segunda-feira, 26 de setembro. 

O texto Crise fecha as portas de prefeituras traz dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e entrevista com o presidente Paulo Ziulkoski. De acordo com estimativa da entidade municipalista, passadas as eleições, deve ocorrer uma onda de demissões e cortes de cargos comissionados pelo interior do país para enxugar os gastos. Como já têm ocorrido em algumas Prefeituras, a tendência é de outras reduzam a jornada de trabalho para meio expediente.

"Eles (prefeitos) têm de optar entre pagar o salário ou recolher à Previdência. Depois da eleição, isso vai explodir. Por enquanto, ainda está tudo escondido, porque nenhum prefeito vai admitir que está mal", observou o presidente da CNM. Ele adiantou que, a partir de 5 de outubro, haverá uma corrida de prefeitos a Brasília para tentar conseguir apoio para o Município. 

Realidade
Levantamento recente da CNM mostrou que pelo menos 14% dos Municípios não receberam nada de FPM em julho deste ano. O estudo aponta que um total de 1.527 unidades tiveram mais de 70% do Fundo retido no primeiro decêndio de julho, por dívidas previdenciárias. Desse grupo, 827 não receberam nenhum centavo do recurso. Já no segundo decêndio, 114 municípios sofreram com a retenção na faixa de 70% a 99,9%. Enquanto isso, 503 registraram o bloqueio total do repasse.