Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

MULHER BALEADA PELO FILHO EM MONTE ALEGRE/RN, TEM MORTE CEREBRAL DECRETADA


Maristela Soares Barbosa tinha 55 anos
(Foto: Arquivo Pessoal)


Teve morte cerebral decretada na manhã desta sexta-feira (21), após passar dois dias internada em estado grave no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na capital potiguar, a dona de casa Maristela Soares Barbosa, de 55 anos. Ela foi baleada no pescoço pelo próprio filho. O crime aconteceu na manhã da quarta-feira (19) em Monte Alegre, cidade da Grande Natal. O autor do disparo, o vigilante Flávio Barbosa Silva, de 36 anos, está preso. A motivação do crime ainda está sendo investigada.

Além de atirar na própria mãe, Flávio também fez a avó, uma idosa de quase 100 anos, e a filha, uma adolescente de 13 anos, reféns. Foram quatro horas de negociação até ele se entregar à polícia. Inicialmente autuado por tentativa de homicídio e cárcere privado, ele agora deverá responder por lesão corporal seguida de morte. “Primeiro é preciso que a perícia confirme que a vítima morreu em decorrência do disparo”, ressaltou o delegado Delmontiê Falcão.



Do  G1 RN

PROJETO DE REDE DE MUNICÍPIOS DOADORES DA CNM SERÁ LANÇADO DURANTE SEMINÁRIO MUNICIPALISTA



A Rede Municípios Doadores será um dos grandes novos projetos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançado durante a programação do Seminário Novos Gestores. A iniciativa deve criar uma integração entre os agentes envolvidos na doação de sangue para evitar a queda dos níveis de estoques nos Hemocentros. Para que a campanha alcance diversos públicos de todas as regiões do Brasil, ela será difundida durante a agenda com os prefeitos eleitos. 

De forma estruturada e de caráter regular, a campanha estabelece uma interface nacional entre doadores, centros coletores e gestores municipais, por meio da CNM. O ponto de encontro desses grupos deve ser criado e disponibilizado pela entidade municipalista na internet, em hotsite vinculado ao portal da Confederação. A página on-line vai dispor, por exemplo, do endereço de todos as unidades de coleta, por Estado e por Município. 

Na primeira fase do projeto, todas as unidades de coleta serão orientadas e cadastradas na plataforma, em um segundo momento os gestores que assumirão a partir de 2017 indicarão na plataforma a participação do seu Município e na última fase, o doador poderá se cadastrar e exercer a cidadania. A campanha é uma incitação ao desenvolvimento de ações de dimensão social nas gestões municipais, no qual o prefeito exercerá papel fundamental e incentivador na doação e na manutenção dos estoques de sangue. 

FORTALEÇA SUA CIDADE, ABASTEÇA NO POSTO RAISSA II EM SÍTIO NOVO/RN




A cidade de Sítio Novo conta com  um posto de combustível de altíssima qualidade em diversos serviços, a população Sitionovense não precisa ter que ir em cidades vizinhas para abastecer seu veículo,  pois aqui em seu município tem  um combustível de alta confiança e com um valor acessível ao bolso do cliente,  estou falando do posto Raissa II onde você pode encontrar tudo isto e muito mais em suas dependências.


FORTALEÇA E VALORIZE SUA CIDADE,  abasteça já seu veículo no posto RAISSA II em Sítio Novo/RN, abastecendo aqui além de você fazer o dinheiro ficar e girar na sua cidade, você fortalece para que o posto Raissa II permaneça oferecendo os serviços,  POSTO RAISSA II  é  muito mais segurança e comodidade para você.






Posto Raissa II em Sítio Novo/RN



SERVIDORES ESTADUAIS PARAM NESTA SEXTA-FEIRA (21) PARA DISCUTIR GREVE GERAL




Os servidores estaduais vão paralisar as atividades nesta sexta-feira, 21 de outubro, para discutir a realização de uma greve geral contra os atrasos de salários e a retirada de direitos. 
 
A iminente greve será discutida em assembleia unificada convocada pelo Fórum Estadual dos Servidores, juntamente com o Fórum dos Servidores de Natal, o Fórum dos Servidores Federais e as centrais sindicais Intersindical, CUT, CTB e Csp-Conlutas. A atividade terá início às 9h, na Praça Cívica de Natal.
 
Após a assembleia os servidores sairão em passeata pelas ruas da cidade, indo pela Avenida Deodoro, passando pela rua Apodi, Sesap, Av. Rio Branco, rua Ulisses Caldas, terminando na Praça dos Três Poderes, em frente à Assembleia Legislativa do RN. 
 

SINAI-RN realiza assembleias com categorias
 
A partir desta segunda-feira (17) o SINAI fará uma série de assembleias com as categorias que compõem o Sindicato.
 
O objetivo é consultar os trabalhadores acerca da adesão a paralisação do dia 21 de outubro dos servidores estaduais.

INFLAÇÃO CAI E É DE 8,27% EM 12 MESES, DIZ IBGE



Em todo o país, a prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,19% em outubro deste ano. A taxa é menor que a registrada em setembro (0,23%) e é a mais baixa desde outubro de 2009 (0,18%). Os dados foram divulgados hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA-15 acumula 6,11% no ano, bem abaixo dos 8,49% registrados no mesmo período de 2015. Em 12 meses, o acumulado chega a 8,27%, abaixo dos 8,78% dos 12 meses imediatamente anteriores.

FERRAMENTA ON-LINE MAPEARÁ EMPREGO FORMAL NO PAÍS




Uma ferramenta que permite mapear e acompanhar o emprego formal em todo Brasil foi criada pelo Ministério do Trabalho. O Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho, segundo o órgão, é uma página que possibilita pesquisar o cenário do emprego formal em qualquer Estado ou Município. As informações disponíveis vão desde o comportamento da abertura e fechamento de vagas, até a oscilação de rendimentos das ocupações.

Os dados que constam no painel utilizam três fontes de informação: a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o Sistema de Registro de Empresas de Trabalho temporário (Sirett).

O analista de políticas sociais do Ministério do Trabalho, Vinicius Lobo, explica que o objetivo da ferramenta é disponibilizar essa informação de maneira simples e acessível para que qualquer pessoa possa utilizá-la como fonte de pesquisa.

Para o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes, a principal utilidade do Painel de Monitoramento é a possibilidade de ser usado como base para o planejamento e gestão das políticas públicas.

“O gestor público pode acessar essas informações para saber como está se comportando o emprego na sua cidade ou no seu estado e utilizá-las para planejar ou ajustar os rumos da execução dos serviços. Os técnicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) usam muito. E prefeitos e governadores podem fazer o mesmo”, avalia.

GOVERNO DO ESTADO E MINISTÉRIO DA SAÚDE HABILITAM NOVOS SERVIÇOS NO RN NESTA SEXTA (21)





O governador Robinson Faria, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, e o secretário estadual de Saúde, George Antunes, assinam nesta sexta-feira (21), às 10h, portarias de habilitação de novos serviços de saúde para o Rio Grande do Norte. Os credenciamentos permitirão a destinação de mais recursos para a ampliação dos atendimentos de emergência e hospitalar realizados no estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a liberação dos recursos e expansão dos serviços são resultados das medidas de gestão adotadas no Ministério nos primeiros 100 dias de governo e que levaram a uma economia de R$ 1 bilhão. Esse valor está sendo realocado na melhoria da saúde para a população.


O SINE-RN OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA (21), MAIS DE 156 OPORTUNIDADES DE EMPREGO




O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (21), mais de 156 oportunidades de emprego no Rio Grande do Norte

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.


VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO    QUANT. DE VAGAS

ATENDENTE DE BALCÃO DE CAFÉ    3
AUXILIAR DE COZINHA    5
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL    1
AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS    1
CHEFE DE DEPÓSITO    1
CONSULTOR DE VENDAS    10
CORTADOR DE MÁRMORE    1
COZINHEIRO GERAL    1
EMPACOTADOR, A MÃO    30
ENCARREGADO DE HORTIFRUTIGRANGEIROS    1
FISCAL DE CAIXA    7
GERENTE DE MERCEARIA    3
GERENTE DE SALÃO DE CAFÉ    1
MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS E CAMINHÕES    2
MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL    1
OPERADOR DE CAIXA    70
OPERADOR DE EMPILHADEIRA    5
OPERADOR DE VENDAS (LOJAS)    2
PIZZAIOLO    1
REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO    6
TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA    1
Total     153

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

STF MANDA INQUÉRITO SOBRE CUNHA E HENRIQUE ALVES PARA JUSTIÇA DO RN





O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o envio para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte de inquérito aberto contra o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o empresário José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, da OAS.

Os documentos da apuração, que aponta suposto recebimento de propina disfarçada de doação de campanha, foram remetidos nesta quinta-feira (20) ao Rio Grande do Norte.

O pedido de investigação chegou ao Supremo em sigilo no mês de maio. O inquérito foi aberto, mas retirado do âmbito da Operação Lava Jato por não se referir diretamente ao esquema de desvios na Petrobras.

Eduardo Cunha e Henrique Alves são investigados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e Léo Pinheiro por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.



Do G1 RN

GOVERNO FEDERAL ACELERA DISCUSSÃO PARA CRIAR BANCO DE DADOS ÚNICO DO CIDADÃO





O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quinta-feira (20) que o governo federal criará um fórum específico de tecnologia da informação para discutir a implantação do Governo Digital. A iniciativa prevê a centralização de informações para aumentar a eficiência de serviços públicos, além de reduzir burocracias e custos.

Segundo Padilha, esse cruzamento de informações levará a uma eficiência dos serviços públicos.

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA AÇÃO NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS





O Ministério da Saúde contará com o apoio das sociedades médica e civil para combater a sífilis no Brasil. Nesta quinta-feira (20/10), durante a Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), foi assinada, com 19 associações e conselhos de saúde, uma carta compromisso estabelecendo ações estratégicas para redução da sífilis congênita no país com prazo previsto de um ano. O foco é detectar precocemente a doença no início do pré-natal e encaminhar imediato tratamento com penicilina. Na ocasião, também foi apresentada uma campanha publicitária chamando atenção para ações de prevenção da sífilis e o Boletim Epidemiológico com números de casos no país.

Confira aqui a apresentação feita durante a CIT e a campanha publicitária que alerta sobre a importância de iniciar o pré-natal precocemente.

PREFEITO DE SÃO TOMÉ/RN, É AFASTADO PELA CÂMARA MUNICIPAL





O prefeito de São Tomé, Gutemberg Pereira (PMDB), foi afastado agora a pouco do cargo de forma temporária. O afastamento foi feito pela Câmara dos Vereadores daquele município.

O prefeito foi afastado em um processo que foi acatado pela Câmara dos Vereadores através de denuncias feitas por populares daquele município, que denunciaram supostas irregularidades administrativas cometidas pelo atual gestor. O afastamento temporário, que dura até 90 dias, foi aprovado por 7 dos 9 legisladores de São Tomé.

O vice-prefeito eleito de São Tomé, José Elísio, tomou posse em seguida como prefeito interino daquele município enquanto a Câmara de Vereadores julga o mérito do processo.

BOLETOS DEVERÃO APRESENTAR CPF DO PAGADOR A PARTIR DE 2017




A partir do ano que vem, os bancos vão passar a exigir que os boletos informem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de quem está sendo cobrado. Isso vai tornar mais fáceis os pagamentos. Essa é uma das maneiras mais populares e fáceis de fazer um pagamento, desde que a gente não perca a data do vencimento.

Ao tentar pagar um boleto vencido com o aplicativo do banco, vem a mensagem: data inválida. Em muitos casos, é preciso ir numa agência do banco que emitiu o boleto para que os juros e a multa sejam calculados, ou pedir uma segunda via com uma nova data de vencimento. Um transtorno.

Com o novo sistema, boletos vencidos podem ser pagos no aplicativo, na agência lotérica, em qualquer banco. Os juros e a multa são calculados automaticamente. Disso não dá para se livrar, mas do transtorno, sim.

Os boletos só vão ser emitidos se a pessoa ou empresa pagadora informar o CPF ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para quem está fazendo a cobrança. O cobrador envia o boleto e as informações vão para uma base de dados, acessível aos bancos. Quando o devedor fizer o pagamento, os dados do boleto têm que bater com os que estão no banco.

MULTAS DE TRÂNSITO FICARÃO MAIS CARAS A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO





As multas de trânsito ficarão mais caras a partir de 1º de novembro. Com os novos valores, previstos a partir da alteração do Código de Trânsito Brasileiro, infrações gravíssimas, cujo valor de multa atual está em R$ 191,54, passarão a R$ 293,47; multas a serem pagas por infração grave passarão dos atuais R$ 127,69 para R$ 195,23.

As multas cobradas por infrações consideradas médias aumentarão de R$ 85,13 para R$ 130,16. As leves serão reajustadas dos atuais R$ 53,20 para R$ 88,38.

Também a partir de novembro serão reajustados os valores das multas aplicadas a motoristas suspeitos de dirigir alcoolizados, que se recusarem a fazer o teste do bafômetro. Nesse caso, a multa passará de R$ 1.915 para R$ 2.934,70. O motorista terá ainda a habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses.

APÓS ELEIÇÕES, MAJOR EDILSON REASSUME O COMANDO DO 5º DISTRITO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL EM NOVA CRUZ/RN




Passado as eleições do último dia 2 de Outubro, onde tinha se licenciado do comando do 5º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual  em Nova Cruz (5ºDPRE/CPRE), para a disputa eleitoral no município de Sítio Novo, O Major Francisco Edilson Fernandes  reassumiu o comando do Distrito na última segunda-feira, (17).

Major Edilson volta a comandar  as regiões Agreste e Trairi onde será  responsável pelo policiamentos de Trânsito de mais de 30 cidades.






PREFEITO ELEITO DE SANTO ANTÔNIO, JOSIMAR FERREIRA DEVERÁ APRESENTAR EQUIPE DE TRANSIÇÃO NOS PRÓXIMOS DIAS


Josimar Ferreira, prefeito eleito de Santo Antônio/RN ( Foto/divulgação )


Após as eleições que se encerraram no município de Santo Antônio no dia 2 de Outubro, seguem os próximos passos em que o prefeito eleito Josimar Ferreira vem traçando para o futuro do seu Governo que se iniciará em 1º de Janeiro de 2017.   Dentre eles está a formação da equipe de transição que Josimar deverá apresentar os nomes  nos próximos dias  a atual gestão municipal.

Como trata-se de pessoas de sua total confiança, Josimar está em ainda em fase de formação da equipe, ao certo é que poderá está entre os nomes, pessoas que o acompanharam durante a campanha, ou que o seguem por toda sua trajetória política,  pessoas mais próximas e que goza da sua amizade a anos, porém não se sabe  se esses nomes  que farão parte da equipe de transição configurarão na equipe de secretariado do governo de Josimar.

O processo de transição tem como objetivo  garantir que não sejam cometidas irregularidades durante o período de transição, seja para dificultar ou impedir prestações de conta e fiscalizações futuras.


A importância do processo de transição, é para que os atuais gestores prestem  contas dos recursos recebidos por meio de convênios e contratos de repasse, a instituições como os ministérios, FNDE, Funasa, Tribunal de Contas da União e outros órgãos de controle.


Para isso, terão de manter e entregar aos novos governantes toda documentação sobre os processos de licitação, notas fiscais, cópias de cheques e extratos bancários, além das informações sobre convênios e contratos de repasse. Devendo também providenciar cópia de toda essa papelada, para se resguardar em caso de futuros questionamentos.


PREFEITO ELEITO DE GOIANINHA, BERG LISBOA, SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA CERÂMICA ELIZABETH E PLAN INTERNACIONAL BRASIL




O prefeito eleito de Goianinha Berg Lisboa (PSD) já está trabalhando para efetivar as propostas assumidas durante o período eleitoral. Ontem (19), ele acompanhou a Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Margareth Alves, em uma reunião com os representantes Elizabeth e PLAN International. O objetivo do encontro foi viabilizar a instalação de um projeto de qualificação e empregabilidade juvenil na cidade.

Na reunião foram discutidas ações para fomentar oportunidades para inserção de jovens goianinhenses no mercado de trabalho. Nesta primeira etapa ficou acordada parceria para realização de cursos de qualificação profissional, de acordo com as demandas Cerâmica Elizabeth, da unidade do Polo Industrial de Goianinha. Por meio deste projeto, serão oferecidos aos jovens capacitações, bem como, desenvolvidas técnicas para convivência e adaptação com o ambiente profissional.

“A partir do próximo ano, nossa administração, vai resguardar as oportunidades de qualificação e empregos para os jovens de nossa cidade. Esse projeto será de suma importância para capacitar os jovens de Goianinha para o mercado de trabalho. Estando garantida a capacitação necessária para inserção no mercado de trabalho, não só das empresas do Polo Industrial de nossa cidade, como nas demais áreas. A parceria foi firmada, e os cursos terão início em 2017”, comentou Berg Lisboa. 

Durante a reunião, o Gerente da unidade de Goianinha da empresa Cerâmica Elizabeth, Paulo Malafaia apresentou as instalações  da Cerâmica Elizabeth aos e os representantes do PLAN International Brasil, Luciano Junior e Lauro Lucena.


DEPUTADOS E MP DISCUTEM CRISE NA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE




A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebeu, na tarde desta quarta-feira (19), representantes do Ministério Público e Poder Judiciário para discutir a situação da Saúde no Rio Grande do Norte. O principal ponto em discussão foi a situação orçamentária para a área, que teve redução de recursos em 2016 e há a projeção para nova queda em 2017. Os parlamentares vão ampliar a discussão e buscar alternativas parta a melhoria do setor.

Contando com a presença do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Álvaro Dias (PMDB), e do deputado Hermano Morais (PMDB), suplente da comissão, os participantes relataram os principais temores com relação à situação da saúde pública potiguar.

O promotor Carlos Henrique Rodrigues explicou que, entre janeiro e agosto desse ano, o Governo do
Estado gastou menos do que o mínimo previsto em lei. Ao todo, foram aplicados R$ 546,6 milhões, o equivalente a 11,7% do orçamento, em despesas coim ações e serviços de saúde. A redução corresponde a R$ 40,7 milhões e, caso não ocorra uma mudança na destinação dos recursos, é possível que o Executivo termine o ano sem atingir o percentual mínimo determinado por lei, que é 12%.


FENÔMENO LA NIÑA PODE TRAZER BOAS CHUVAS AO RN EM 2017





De acordo com as últimas análises feitas pelo setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as previsões de inverno para 2017 são bem melhores do que as dos últimos cinco anos, período em que o RN vem amargando prejuízos causados por uma forte seca até então ininterrupta. O prognóstico desmente boatos que vem circulando nas redes sociais de que o Rio Grande do Norte deve enfrentar mais um ano de seca em 2017.

Para Gilmar Bristot, gerente de meteorologia da Emparn, o grande responsável por essa possível mudança de quadro é a atuação do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico que, diferentemente do El Niño, deve contribuir para a ocorrência de chuvas em toda a Região Nordeste no primeiro semestre de 2017.

DECISÃO JUDICIAL SOBRE ROYALTIES AGRAVA CRISE EM MUNICÍPIOS





Com a decisão da Justiça Federal que condenou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que a agência pague um valor retroativo de royalties ao município de Esplanada, na Bahia, onze municípios potiguares terão os repasses desfalcados. A decisão prejudica ainda mais as cidades do Rio Grande do Norte, que acumulam recorrentes quedas de repasses, inviabilizando a administração municipal.


O RN será desfalcado em R$ 5.755.239,14 em repasses da ANP. O valor do royalty será reduzido em 100 municípios do país, para que a agência pague um valor retroativo de repasses dos royalties à cidade de Esplanada-BA.

Para quitar o débito que deve a Esplanada-BA, a ANP reajustará o repasse a outros municípios, diminuindo os valores, que serão descontados em seis parcelas.


MUNICÍPIOS AFETADOS E VALORES DESCONTADOS COM A DECISÃO JUDICIAL

Alto do Rodrigues – 1.139.870,86
Guamaré – 1.139.870,86
Macau – 1.139.870,86
Pendências – 1.139.870,86
Goianinha – 511.074,14
Serra do Mel – 179.819,98
Macaíba – 142.230,85
Mossoró – 138.210,49
Felipe Guerra – 112.392,23
Monte Alegre – 103.648,70
Tibau – 8.379,31

TOTAL – 5.755.239,14

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ ABRE INSCRIÇÕES PARA MAIS 2.900 VAGAS PARA CURSOS





O E-Tec, programa da Escola Agrícola de Jundiaí que oferece educação a distância, publicou edital com 2.940 vagas para os cursos técnicos com entrada no segundo semestre de 2016.


As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até o próximo dia 29 de outubro, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição e entrega dos documentos relacionados no edital, nos polos do E-Tec/EAJ localizados nos municípios de Assu, Apodi, Areia Branca, Caicó, Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre, Natal, São Paulo do Potengi, Touros e Vera Cruz.


O Processo Seletivo é para cadastro de reservas dos cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância, com encontros presenciais. As vagas estão distribuídas entre os cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Apicultura, Aquicultura, Cooperativismo, Comércio Exterior, Manutenção e Suporte em Informática, Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar e Secretaria Escolar e cursos de Idiomas (Inglês e Espanhol).


As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição e a divulgação da homologação do resultado está prevista para o dia sete de novembro. Para se inscrever o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio.


Confira o edital completo e outras informações em www.etec.eaj.ufrn.br ou pelo o telefone 3342-4815.

HOMEM QUE ATIROU NA MÃE E FEZ REFÉNS FAMILIARES EM MONTE ALEGRE, SE ENTREGA A PM


Casa onde o homem atirou na própria mãe passou a manhã cercada pela polícia (Foto: PM/Divulgação)


Após quatro horas de negociação, se entregou à polícia o vigilante de 36 anos que atirou na própria mãe e manteve a filha, uma adolescente de 13 anos, como refém dentro de uma casa no município de Monte Alegre, na Grande Natal (RN). Segundo a Polícia Militar, o homem tem envolvimento com drogas.

A mãe dele, que tem 55 anos, foi baleada no pescoço e encaminhada para o hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. O estado de saúde dela é considerado gravíssimo.

A polícia informou que até o momento não se sabe o motivo de o homem ter atirado na mãe. A filha dele, que também foi mantida à força dentro da casa, não foi ferida.

Ainda de acordo com a PM, a avó do homem, uma idosa de quase 100 anos, também chegou a ser ameaçada, mas foi liberada. Em uma cadeira de rodas, ela foi levada para fora da casa pela bisneta, que depois voltou para o interior da residência.

COMISSÃO APROVA EXIGÊNCIAS PARA BENEFÍCIOS DO INSS, PLENÁRIO DA CÂMARA DEVE VOTAR MATÉRIA





Matéria que cria uma série de exigências para a concessão de benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e estabelece a revisão de alguns desses benefícios foi aprovada pela comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 739/2016. O texto deliberado nesta terça-feira, 18 de outubro, segue agora para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados. 

A MP estabelece a revisão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos pelo INSS, e a fiscalização deve ser feita em benefícios concedidos tanto por via administrativa como judicial. Com exceção para os beneficiados que tiverem 60 anos de idade ou mais ou quando decorridos dez anos da data de concessão do benefício. O objetivo da medida é apurar possíveis irregularidades no pagamento. 

O texto também determina que, se possível, o auxílio-doença seja concedido com a predeterminação de seu termo final. Caso tal estimativa não seja feita, o auxílio terá duração de 120 dias, devendo a sua prorrogação ser requerida pelo segurado. Ele também altera as regras para o auxílio-reclusão, que agora corresponderá a 70% do valor da aposentadoria que o segurado teria direito se estivesse aposentado por invalidez. 

Caso o segurado perca a condição de segurado e depois se filie novamente à Previdência Social, ele terá de cumprir carência de 12 meses de contribuição mensal para a concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. A legislação atual estabelece quatro meses.

DISON LISBOA SOLICITA AUMENTO DE EFETIVO POLICIAL PARA CANGUARETAMA E BAÍA FORMOSA





Atendendo aos apelos da população dos municípios de Canguaretama o deputado estadual Dison Lisboa (PSD) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, requerimento ao Governo do Estado, solicitando o aumento do efetivo policial nestas cidades. O pedido objetiva fortalecer a segurança pública dos municípios, garantindo aos moradores o serviço pleno da Polícia Militar a população. 

De acordo com o parlamentar o aumento de efetivo policial em Canguaretama e Baía Formosa é uma reivindicação constante, tendo alguns moradores já iniciado uma campanha para melhorar a segurança pública dos municípios. Dison acredita, que o aumento do efetivo policial amenizaria o número de ocorrência nas cidades, contribuindo para que todos os bairros e localidades de Canguaretama e Baia Formosa sejam atendidas pelos policiais. 

“A população de Canguaretama e Baia Formosa tem sofrido com a insegurança que acomete os municípios potiguares. O temor, principalmente de assaltos, vivenciado pelos moradores, pode ser amenizado com a presença de policiais nas ruas, proporcionando maior segurança à população. Atualmente, o efetivo policial destas cidades contam com um número reduzido de homens, não sendo suficiente para atender aos moradores. Por isso, solicitamos que o Governo do Estado priorize o aumento do efetivo, melhorando as condições de segurança das cidades”, esclareceu Dison.

JUSTIÇA DETERMINA QUE PREFEITURA DE TANGARÁ PAGUE SERVIDORES EM 24 HORAS





O juiz Flávio Ricardo Pires de Amorim determinou ao Município de Tangará, que efetue, no prazo de 24h, o pagamento da remuneração, que inclui o vencimento, as gratificações, as indenizações e os adicionais, de todos os servidores públicos municipais (efetivos, comissionados e contratados) referentes aos meses de setembro 2016 e anteriores. O magistrado atua na comarca sediada naquela cidade.

O Município deve também promover, nos meses subsequentes, o pagamento da remuneração dos servidores públicos municipais (efetivos, comissionados e contratados) até o 5º dia útil do mês seguinte ao de referência, sob pena de multa diária de R$ 5 mil até o limite de R$ 300 mil, aplicada pessoalmente ao prefeito Alcimar Germano Bento Pinheiro e Alves, sem prejuízo de outras medidas judiciais cabíveis à espécie em decorrência do descumprimento da decisão judicial.

Na Ação Civil Pública o Ministério Público afirmou que tomou conhecimento que o Município de Tangará não realizou o pagamento das remunerações dos seus servidores referentes ao mês de setembro de 2016, não informou o motivo do atraso ou a data de pagamento. O órgão fiscal da lei requereu a concessão de tutela provisória de urgência, a fim de que seja determinado ao Município que realize as medidas acima concedidas pela Justiça local.

Ao conceder os pedidos do MP, o juiz levou em consideração as declarações prestadas por dois servidores públicos e anexadas aos autos, informando não apenas sobre o atraso de seus salários referente ao mês de setembro de 2016, mas de todo o funcionalismo público de Tangará, inexistindo informações da Administração, até o momento, sobre a data de pagamento do mês passado e dos meses seguintes.


“Ora, constitui dever do gestor público garantir ao menos que a remuneração de todo o funcionalismo seja efetivada em dia e não sendo no mesmo mês em que foi prestado o serviço, ao menos em prazo razoável no início do mês subsequente”, comentou o julgador.

HOMEM ATIRA NA MÃE E FAZ FAMILIAR REFÉM EM MONTE ALEGRE





Homem mata a mãe e faz uma familiar a ser confirmada de refém na manhã desta quarta-feira(19), no município de Monte Alegre, na região metropolitana de Natal. Informações preliminares dão conta que o acusado, que seria dependente químico, estava discutindo com a sua genitora, quando ela tentou correr e ele teria atirado pelas suas costas.

Informações dão conta de testemunhas presenciaram a ação criminosa. Bope foi encaminhado ao local para negociação libertação, e realizar consequente prisão.

O SINE-RN OFERECE 232 VAGAS DE EMPREGO NESTA QUARTA-FEIRA (19)





O Sine-RN oferece, nesta quarta-feira (19), mais de 232 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.


VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO    QUANT. DE VAGAS
ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS    1
ATENDENTE DE BALCÃO DE CAFÉ    3
AUXILIAR DE COZINHA    4
CHEFE DE DEPÓSITO    1
CORTADOR DE MÁRMORE    1
COZINHEIRO GERAL    1
EMPACOTADOR, A MÃO    30
ENCARREGADO DE HORTIFRUTIGRANGEIROS    1
FISCAL DE CAIXA    7
FISCAL DE LOJA    18
GERENTE DE MERCEARIA    3
GERENTE DE SALÃO DE CAFÉ    1
MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS E CAMINHÕES    2
MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL    1
OPERADOR DE CAIXA    70
OPERADOR DE EMPILHADEIRA    5
OPERADOR DE VENDAS (LOJAS)    2
PIZZAIOLO    1
REPOSITOR – EM SUPERMERCADOS    68
REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO    6
SUPERVISOR DE ATENDIMENTO (CAIXAS E BILHETEIROS)    2
TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA    1
Total     229

NOVE PREFEITOS DO RN RECEBE RECOMENDAÇÕES DO MPF SOBRE TRANSIÇÃO DE GOVERNO






O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró emitiu recomendações a nove prefeitos de sua área de atuação que irão passar o cargo a outros gestores, em 1º de janeiro. O objetivo é garantir que não sejam cometidas irregularidades durante o período de transição, seja para dificultar ou impedir prestações de conta e fiscalizações futuras, bem como assegurar que o funcionamento dos serviços municipais básicos terá continuidade.

As recomendações, assinadas pelos procuradores da República Aécio Tarouco e Emanuel Ferreira, foram enviadas aos chefes dos executivos dos municípios de Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Mossoró, Porto do Mangue e Serra do Mel. O MPF alerta da necessidade dos atuais gestores prestarem contas dos recursos recebidos por meio de convênios e contratos de repasse, a instituições como os ministérios, FNDE, Funasa, Tribunal de Contas da União e outros órgãos de controle.

Para isso, terão de manter e entregar aos novos governantes toda documentação sobre os processos de licitação, notas fiscais, cópias de cheques e extratos bancários, além das informações sobre convênios e contratos de repasse. Devendo também providenciar cópia de toda essa papelada, para se resguardar em caso de futuros questionamentos.

SERVIDORES ESTADUAIS PARAM ATIVIDADES NESTA SEXTA (21) PARA DISCUTIR GREVE GERAL




Os servidores estaduais vão paralisar as atividades nesta sexta-feira, 21 de outubro, para discutir a realização de uma greve geral contra os atrasos de salários e a retirada de direitos. 

A iminente greve será discutida em assembleia unificada convocada pelo Fórum Estadual dos Servidores, juntamente com o Fórum dos Servidores de Natal, o Fórum dos Servidores Federais e as centrais sindicais Intersindical, CUT, CTB e Csp-Conlutas. A atividade terá início às 9h, na Praça Cívica de Natal.

Após a assembleia os servidores sairão em passeata pelas ruas da cidade, indo pela Avenida Deodoro, passando pela rua Apodi, Sesap, Av. Rio Branco, rua Ulisses Caldas, terminando na Praça dos Três Poderes, em frente à Assembleia Legislativa do RN. 

terça-feira, 18 de outubro de 2016

POR FALTA DE LEITOS DE UTI, MAIOR HOSPITAL DO RN SUSPENDE CIRURGIAS


Pacientes ocupam salas de cirurgia no Hospital Walfredo Gurgel; Leitos de UTI estão ocupados (Foto: Reprodução/ Inter TV Cabugi)


A direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel suspendeu os procedimentos de cirurgia na unidade desde a noite desta segunda-feira (17) por falta de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). De acordo com a direção do maior hospital do Rio Grande do Norte, como não existem leitos para a recuperação dos pacientes, os recém-operados têm que ser mantidos nas salas de cirurgia.
Em nota, a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) confirmou que as cirurgias não podem acontecer porque dentro das salas do centro cirúrgico há pacientes que foram operados e que necessitam de leitos com respiradores e monitores, ou seja, leitos de UTI. Entretanto, os leitos não estão disponíveis no momento.
Ainda de acordo com a Sesap, as cirurgias serão retomadas à medida em que os pacientes forem transferidos para leitos. O hospital tem 45 leitos de UTI.
A superlotação no hospital também afeta pacientes que procuram outros tipos de atendimento. De acordo com um levantamento do Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde), 155 pacientes aguardavam atendimento em macas no hospital. Do total, 81 estavam acomodados em macas nos corredores e outros 74, também em macas, em outros locais do hospital.



Do  G1 RN




MEC DIVULGA LOCAIS DE PROVA DO ENEM NESTA QUARTA-FEIRA, ÀS 15 H





Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terão acesso às informações sobre os locais de prova amanhã (19), a partir das 15h. O cartão estará disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

O cartão de confirmação de inscrição, além do local, data e horário de prova, terá o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do exame, na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha.

ESTUDANTES PODERÃO INICIAR A RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA NO FIES A PARTIR DE AMANHÃ




Com a aprovação de recursos extras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Congresso Nacional, o Ministério da Educação (MEC) vai abrir o sistema online para que os estudantes iniciem o processo de renovação das matrículas a partir de amanhã (19). "Para adiantar, o MEC vai abrir amanhã o sistema para os estudantes iniciarem o pedido de aditamento do Fies", disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, pelo Twitter.

O Projeto de Lei 8/16, aprovado hoje, abre crédito suplementar de R$ 1,1 bilhão em favor do Ministério da Educação (MEC) e de operações oficiais de crédito. A medida libera R$ 702,5 milhões para o Fies e R$ 400,9 milhões para a edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No Congresso Nacional, após a votação, o ministro disse à imprensa que apressará o Palácio do Planalto para a sanção. "Falarei com o presidente em exercício, Rodrigo Maia, para que possa fazê-lo tão logo chegue ao Palácio do Planalto para sua sanção ou do presidente da República. Ao mesmo tempo a parte burocrática já está sendo feita antecipadamente pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]", reforçou.

PROFESSORES DA UFRN FAZEM ASSEMBLEIA E AMEAÇAM GREVE PARA 11 DE NOVEMBRO




A retirada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela por 20 anos os investimentos públicos da União na Saúde e Educação, do Congresso Nacional. É com este objetivo que o ADURN-Sindicato convoca os docentes para a realização de mais uma Assembleia Geral Extraordinária, no próximo dia 19, às 16h, no pátio da UFRN, em frente à sede do Sindicato.

A expectativa é discutir junto aos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o indicativo de greve para o dia 11 de novembro e a construção de um ato no próximo dia 25, quando está preisto o término da votação da PEC em segundo turno na Câmara dos Deputados.

O movimento é nacional, integra a agenda da Frente Brasil Popular, e é contra outras propostas que tramitam no Congresso, como o PLS 54/2016, antigo projeto de lei complementar (PL) 257, que legisla sobre a renegociação da dívida dos estados e sinaliza para o mercado com medidas de contenção de custos que vão do arrocho salarial dos servidores públicos à privatização de empresas estatais, as Reformas da Previdência e do Ensino Médio, e a Lei da Mordaça.

EM ESTRADA CARROÇÁVEL DE SÍTIO NOVO/RN, CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO MORTO





Um homem identificado Aldir José (33 anos), mais conhecido por aldin, foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (18), em uma estrada carroçável, no Sítio Exú, no município de Sítio Novo. De acordo com a polícia, a vítima apresentava ferimento provocado por tiro na região da cabeça.

Aldir é natural de Santa Cruz, mais atualmente residia no Distrito Serra da Tapuia.

O fato aconteceu por volta das 07h30, moradores da localidade informaram que quando passaram no local viram o corpo do homem caído próximo do veiculo já sem vida.

A Policia Militar de Sítio Novo encontrou-se no Local , aguardando a chegada dos peritos do ITEP para os procedimentos de necessários.


GOVERNO DO RN CONCLUI FOLHA DE PAGAMENTO DIA 29





O Governo vai pagar em duas parcelas os salários dos 10.408 servidores que recebem acima de R$ 5 mil. Na próxima sexta-feira (21) os servidores desta faixa salarial receberão, igualmente, uma parcela de R$ 5 mil, montante equivalente a R$ 52 milhões. A segunda parcela deste mesmo grupo, independente do valor do complemento de cada salário, será quitada dia 29 de outubro (sábado), totalizando mais R$ 42,7 milhões.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira “o Governo conclui a folha de pagamento com expectativas de que, já em novembro, as receitas do Estado passem a se comportar de forma favorável em virtude da própria dinâmica da economia do final do ano”, disse.

TRABALHADORA COM CÂNCER DE MAMA TEM DIREITO A BENEFÍCIOS NO TRATAMENTO DA DOENÇA; SAIBA QUAIS





A trabalhadora diagnosticada com câncer de mama tem benefícios específicos para auxiliar no tratamento da doença. Já na fase sintomática, toda mulher cadastrada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou que tenha dependente com neoplasia maligna (câncer) poderá fazer o saque do recurso, assim como do benefício Pis/Pasep, este no valor de um salário-mínimo e que poderá ser retirado em agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Nestes casos, a trabalhadora terá acesso ao saldo total de quotas e rendimentos.

Para requerer o auxílio é preciso estar na qualidade de segurada da Previdência Social e realizar um exame na perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para comprovação da incapacidade para o trabalho.

Além da aposentadoria por invalidez, as trabalhadoras que necessitam de cuidados permanentes de outra pessoa também têm direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício. O adicional está previsto na Lei 8.213/91, conhecido por auxílio acompanhante. O acréscimo no valor da aposentadoria é um abono para trabalhadores aposentados que, por problemas de saúde, necessitam de um cuidador. O valor adicional é pago pelo INSS até o óbito do segurado.

O câncer de mama é o tipo mais incidente na população feminina mundial e brasileira, atrás apenas dos casos de câncer de pele. No Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde, este é também o tipo mais letal entre as mulheres e afeta, por ano, mais de 57 mil brasileiras.

MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI FINANCIAR MAIS DE 1 MIL BOLSAS DE RESIDÊNCIA





Profissionais de saúde terão mais oportunidades de especialização. O Ministério da Saúde vai financiar mais 1 mil novas vagas de residência, sendo 400 de residência médica e 600 de residência em área profissional da saúde (ênfase nas residências multiprofissionais). A expansão será feita por meio do Pro-Residência, programa que incentiva a formação de especialistas por meio do financiamento de bolsas. As instituições interessadas podem enviar proposta a partir desta segunda-feira (17) por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residência (Sigresidência), no  endereço http://sigresidencias.saude.gov.br.



O prazo para envio de propostas de expansão vai até o dia 30 de novembro deste ano. Podem concorrer aos editais instituições públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal, e instituições privadas sem fins lucrativos, exceto as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) e instituições privadas com fins lucrativos.

UERN DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR





A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (IDECAN) divulgam o resultado preliminar da avaliação de títulos, cargo Técnico de Nível Superior da UERN, referente ao Edital Nº 002/2016 – Reitoria/FUERN.

Os candidatos podem verificar o resultado detalhado por meio de consulta individual no endereço www.idecan.org.br, mediante o fornecimento de seus dados pessoais.

Será admitido recurso contra o resultado preliminar da avaliação de títulos no período entre 0h de 18 de outubro de 2016 e 23h59 de 19 de outubro de 2016 através de consulta individual no endereço www.idecan.org.br, mediante o fornecimento de seus dados pessoais.

SANTA CRUZ TERÁ A VOLTA DE PADRE ANTÔNIO MARIA DIA 30, ONDE ENCERRARÁ SEMANA MISSIONÁRIA





A cidade de Santa Cruz irá receber mais uma vez a visita do Pe. Antônio Maria, um dos padres mais conhecidos do Brasil e que conquistou a cidade em sua primeira passagem.

O sacerdote esteve em Santa Cruz no dia 19 de março, no encerramento da festa de São José, no bairro DNER. Agora, Pe. Antônio Maria voltará a Santa Cruz no próximo dia 30 de outubro, domingo, para missa de encerramento da Semana Missionária.

A semana de evangelização acontecerá em Santa Cruz de 23 a 30 de outubro. A missa presidida por Pe. Antônio Maria será celebrada a partir das 17h, em frente a Matriz de Santa Rita de Cássia, aberta a todos os fieis da região.



Por Édipo Natan