Páginas

sábado, 26 de novembro de 2016

VASCO VENCE O CEARÁ E CONFIRMA VOLTA PARA SÉRIE A DO BRASILEIRO






Thalles mostrou mais uma vez poder de decisão e não sentiu a pressão do Maracanã lotado vaiando a atuação muito ruim do Vasco no primeiro tempo. Relegado em um clube que buscou de todas maneiras no mercado um nome de consenso para sua posição, o jovem foi o escolhido no desespero e deu conta do recado. Com sete gols na competição, o atacante foi responsável direto pelos últimos 10 pontos do Vasco. Além dos dois gols neste sábado, Thalles marcou no 1 a 0 sobre o Paraná, abriu o placar no 1 a 1 com o Luverdense, e repetiu a dose no 2 a 1 diante do Bragantino, além de sofrer o pênalti convertido por Nenê.

MAIS DE 900 PESSOAS SÃO ATENDIDAS NO DIA C DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE NO RN




Lesões que não doem, feridas que não cicatrizam e necessidade de atendimento.  Esses foram os principais relatos dos 916 pacientes que participaram do Dia C de Combate ao Câncer de Pele neste sábado (26) no Hospital da Liga, unidade das Quintas em Natal. A ação voluntária coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBDRN) resultou em atendimentos como cirurgias (nos casos de câncer), consultas, além de prevenção e orientação de fotoproteção.

“Atendemos pacientes de todo o Rio Grande do Norte, principalmente de regiões rurais e litorâneas com lesões diagnosticadas de câncer de pele. Aqui no Rio Grande do Norte a incidência de raios solares é uma das mais altas do Brasil e por isso a campanha é fundamental para assegurar tratamento do câncer de pele e saúde das pessoas”, destaca o dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte (SBDRN), Dr. Leonardo Ribeiro.

GOVERNO VAI USAR TECNOLOGIA DO DETRAN/RN PARA CADASTRAR PRESOS DO ESTADO






O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), vai iniciar um registro da estrutura prisional tomando como base um sistema pioneiro em todo o país. O Detran/RN vai disponibilizar a tecnologia utilizada no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) para cadastrar quem faz parte do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Dessa forma, os dados do sistema penitenciário, como captura facial, documentação e impressão digital, ficarão disponíveis para a Sejuc no sistema semelhante ao que existe hoje no Renach, com o objetivo de traçar um panorama geral do sistema carcerário.
 

 Na fase atual, o Detran está apresentando o sistema à Sejuc e a previsão é que o cadastramento de todo o sistema carcerário seja iniciado em Janeiro de 2017. “A Sejuc agradece ao Detran pela disponibilização desse sistema, que vai reforçar a segurança das unidades e armazenar os registro de quem entra e sai dos presídios”, disse o secretário da Sejuc, Walber Virgulino. 
 
A reunião para tratar da parceria ocorreu nesta terça-feira (22), na sede do Detran/RN e contou com a presença do chefe de Gabinete do Detran, Antonio Henrique Câmara; do subcoordenador de Habilitação do Detran, Aryan Gleydson de Araújo; do secretário da Sejuc Wallber Virgulino; do Diretor de Inteligência Lindeberg Carnauba; do Coordenador Executivo da Sejuc, Daniel Chacon; dos Assessores da Sejuc, Coronel Américo e Jardson Fonseca; e do Chefe de Unidade Instrumental de Administração Geral da Sejuc, Bruno Luiz Ferreira.



Do Novo Jornal
   

'NORDESTE SAIRÁ UNIDO', DIZ ROBINSON FARIA APÓS ENCONTRO COM GOVERNADORES





"Nordeste sairá unido". A afirmação é do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria, que nesta sexta-feira (25) participou, no Recife, de um encontro que reuniu governadores de sete estados do Nordeste. O objetivo da reunião foi a elaboração de uma carta destinada ao presidente Michel Temer. O conteúdo não foi revelado, mas sabe-se que trata da Lei de Repatriação – um projeto do governo federal para arrecadar imposto de renda e multas das pessoas que enviaram dinheiro para fora do Brasil sem recolher os impostos.

"O encontro resultou em muitas ideias propositivas porque vivenciamos situações semelhantes em diversas áreas. Estamos dividindo as iniciativas já tomadas por cada estado pelo ajuste e, mais uma vez, o Nordeste sairá unido, com um posicionamento conjunto", declarou Robinson.

PREFEITO ELEITO DE SÍTIO NOVO, TEM REUNIÃO COM JULIANE FARIA, PRIMEIRA DAMA DO ESTADO E SECRETÁRIA ESTADUAL DA SETHAS





Desde o resultado das eleições de 2016 onde se consagrou prefeito eleito de Sítio Novo, Edilson Jr tem procurado incansavelmente parcerias para melhorias e o desenvolvimento do município a partir de Janeiro de 2017 onde assumirá o comando do executivo.

Edilson Jr, desta vez esteve com  a Secretária Estadual de Trabalho, Habitação e da Assistência Social (SETHAS), onde na oportunidade esteve reunido com a primeira dama do estado e titular da pasta, Juliane Faria,  o prefeito eleito foi conhecer de perto as políticas públicas do governo do estado para implantar na sua gestão a partir de Janeiro de 2017. 

"Em planejamento com o Governo do Estado, para aplicações de novas ações de políticas voltada para o nosso município a partir de 2017. O Governo do Estado, juntamente com a prefeitura prontificou que terá boas ações para o nosso município, colocando no caminho do desenvolvimento". Justificou Edilson Jr

GOVERNADORES DO NORDESTE NÃO ACEITAM ACORDO POR MULTAS DE REPATRIAÇÃO





Os governadores do Nordeste decidiram, em reunião nessa sexta-feira (24) à noite, que não concordam com o acordo de ajuste fiscal recomendado pela União como uma condição para acessar parte dos recursos das multas do programa de regularização de ativos não declarados à Receita, conhecido como Lei da Repatriação. Eles vão enviar uma carta até segunda-feira (28) para o presidente Michel Temer explicando o posicionamento do grupo.

O consenso entre os governadores é que não é possível relacionar as duas questões ou determinar um modelo de ajuste único para todas as unidades da federação. Eles informaram ainda que não vão retirar as ações que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) para receber os valores.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi o porta-voz dos chefes dos Executivos estaduais. “O que nós temos muito claro é que estamos fazendo ajustes, temos esse compromisso, e que não vamos confundir ajuste com essa questão da repatriação. São assuntos distintos, está judicializado, se puder se chegar a um acordo, ótimo”, disse à imprensa depois da reunião durante a noite de hoje no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, sede do governo pernambucano.

TESOURO NACIONAL DIVULGA CRONOGRAMA DE CRÉDITO DO FPM PARA 2017






A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou na quinta-feira, 24 de novembro, portaria que estabelece o cronograma de crédito para o próximo ano dos recursos dos Fundos de Participação dos Estados (FPE), dos Municípios (FPM) e Distrito Federal. O calendário também valerá para os repasses do Fundo de Compensação pelas Exportações de Produtos Industrializados (IPI-EXP).

O valor transferido toma por base a arrecadação líquida do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do decêndio anterior. Assim, como exemplo do próprio cronograma, a arrecadação do período de 21 a 31 de dezembro irá compor o Fundo do 1.º decêndio de janeiro.

Para os novos gestores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o crédito do FPM ocorre a cada 10 dias nas contas das prefeituras, até os dias 10, 20 e 30 de cada mês. O depósito acontece em conta aberta com essa finalidade no Banco do Brasil. Se a data cair em fim de semana ou feriado, o repasse é antecipado para o primeiro dia útil anterior.

A entidade chama a atenção dos gestores para que acessem o cronograma e conheçam as datas dos repasses de 2017. O instrumento será útil para o planejamento das despesas locais.



Veja a portaria e cronograma aqui

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

COM CAIXA D'ÁGUA, 39 PRESOS SÃO BATIZADOS NO MAIOR PRESÍDIO DO RN


Com ajuda de pastores, presos são batizados em caixa d'água (Foto: Andréa Tavares/G1)



Trinta e nove presidiários que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Alcaçuz - a maior do Rio Grande do Norte – foram batizados durante um culto evangélico na manhã desta sexta-feira (25). Localizado em Nísia Floresta, na Grande Natal, o presídio abriga atualmente 1.140 detentos.

Dentre os participantes, homens novos e velhos que cometeram diversos delitos. O processo de evangelização dura em torno de seis meses. Detentos que já atuam como pastores dentro do presídio realizam cultos diariamente no local. "Estamos fazendo o que o Senhor nos mandou, levando a palavra de amor, misericórdia, perdão e principalmente ressocialização, mostrando para os internos que existe um Deus que os ama e que pode reescrever as suas histórias", relata o pastor Hilton Andrade, que comandou o momento de fé na penitenciária. Os batizados são pessoas que cometeram vários crimes, mas desejam viver uma vida diferente. "Encontraram a fé", destaca um ex-detento que agora ajuda a compor o mutirão de fé da Assembleia.

Para os detendos, batismo é momento de fé e renovação (Foto: Andréa Tavares/G1)


O culto especial foi realizado pelos pastores da Assembleia de Deus, que fazem há anos visitas ao local. Antes do batismo, os presos receberam mensagens dadas pelos pastores, e pelos próprios apenados que pregam a religião. Hilton Andrade falou sobre o significado do batismo e comentou sobre o que é nascer de novo. "O evangelho proporciona a mudança no coração e no comportamento destes homens”, defendeu.

Detentos já batizados e outros observadores lotavam o pátio em frente ao pavilhão 1 de Alcaçuz e ajudavam a compor o coro de cânticos religiosos. No momento da celebração, muitos choraram, outros seguraram as lágrimas. Mas todos se comoveram. O evento foi marcado por palmas e louvores. "O ato do batismo simboliza que a pessoa passa a fazer parte do corpo de Cristo. Quando alguém é batizado, ele deixa o homem velho e se torna uma pessoa renovada", disse o pastor.

A felicidade e a emoção eram sentimentos visíveis no rosto dos homens presentes na cerimônia.  “Agora eles têm uma nova família, que é a igreja, que os abraça, numa sociedade onde sofrem preconceito”, ressalta o pastor, que enfatiza também os bons resultados com os participantes do projeto. "A grande maioria muda de vida sim, percebemos que Deus toca o coração deles", afirmou.


Emocionados, presos entoam louvores durante cerimônia (Foto: Andréa Tavares/G1)




Do G1 RN

EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO PREFEITO ELEITO DE GOIANINHA INICIA REUNIÕES






O prefeito eleito de Goianinha, Berg Lisboa, deu início ao trabalho para conhecer e avaliar as contas públicas da cidade. A primeira reunião entre as equipes de transição aconteceu hoje (25), no Centro Administrativo de Goianinha. Os encontros serão realizados até o fim de dezembro, data que também será emitido relatório sobre a situação da Prefeitura nos últimos anos.

A equipe de transição do governo que será empossado tem o total de cinco membros. Entre os quais:  Adriana Câmara, Fernanda Ferreira, Luzanira de Bessa, Renato Lisboa e Ricardo Gomes. Eles, nos próximos dias, estarão realizando visitas as Secretárias e Departamentos da Prefeitura.

“Vamos trabalhar constantemente a partir de hoje, para recolher o maior número de informações sobre a situação da prefeitura de Goianinha. Com esses subsídios vamos aperfeiçoar o nosso plano de gestão, preparando para enfrentar as dificuldades,” explicou Berg.

O objetivo da “Equipe de Transação do Mandato” é inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõe a administração municipal direta e indireta, e preparar os atos de iniciativa do prefeito eleito a serem facultados no inicio de sua administração.

BANDEIRA TARIFÁRIA DA CONTA DE LUZ VOLTA A FICAR VERDE EM DEZEMBRO, SEM CUSTO EXTRA






A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em dezembro será a verde, o que significa que não haverá cobranças extras para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que determinou a volta da bandeira para o patamar verde foi a condição hidrológica mais favorável, o que permitiu o desligamento das usinas térmicas mais caras.

No mês passado, a bandeira adotada foi a amarela, por causa da falta de chuvas, o que fez com que fossem acionadas termelétricas com custo mais alto, para garantir o suprimento de energia para o país.

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, em janeiro de 2015, até fevereiro deste ano, a bandeira se manteve vermelha, primeiramente com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e, depois, com a bandeira vermelha patamar 1, que significa acréscimo de R$ 3,00 a cada 100 kWh. Em março, passou para amarela, com custo extra de R$ 1,50 a cada 100 kWh, e de abril a outubro ficou verde, sem cobrança extra. No mês passado, a bandeira passou para a cor amarela novamente.

JOSIMAR FERREIRA, PREFEITO ELEITO DE SANTO ANTÔNIO PARTICIPA DE REUNIÃO NA AMLAP


Josimar Ferreira em reunião da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP)



Nesta quarta-feira,25, o prefeito eleito de Santo Antônio Josimar Ferreira, participou de uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar ( AMLAP ), é que a partir de Janeiro Ferreira irá fazer parte da Associação.

Na reunião Josimar aproveitou para buscar benefícios na área da saúde com a intenção de fazer diferente e melhorar de imediato a saúde pública do nosso município, o prefeito eleito de Santo Antônio está desde já trabalhando em todas as áreas, participaram ao lado de Josimar  na reunião, o prefeito da cidade de Passa e Fica Pepeu Lisboa  e seu sucessor Leu Lisboa.






NOVA CRUZ E CANGUARETAMA FECHAM OUTUBRO COM SALDO POSITIVO NA GERAÇÃO DE EMPREGO





As cidades de Nova Cruz e Canguaretama fecharam o mês de outubro com saldo positivo na geração de empregos formais. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24), pelo Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho.

Nova Cruz
No mês de outubro, o saldo de empregos em Nova Cruz foi de 43. No nono mês do ano foram admitidos com carteira assinada 93 contra 50 demissões.

Canguaretama 

Já na cidade de Canguaretama, 69 pessoas foram contratadas e 40 demitidas, deixando um saldo positivo de 29 empregos.



Do Nova Cruz Oficial

TJRN MANTÉM CONDENAÇÃO DE PREFEITA DE OURO BRANCO POR ATO DE PRÁTICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA





A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) confirmou em segunda instância decisão da juíza de Direito de primeiro grau da comarca de Jardim do Seridó, Janaína Lobo da Silva Maia, que condenou a prefeita do município de Ouro Branco, Maria de Fátima Araújo da Silva, pela prática de ato de improbidade administrativa, ao contratar servidores de forma irregular - Desembargadores apenas reduziram o valor da multa para a gestora, inicialmente fixada em 20 vezes seu salário.

Foi a primeira decisão em segunda instância (processo nº 2015.015349-3) contra a prefeita de Ouro Branco, Maria de Fátima Araújo, denunciada também na Justiça, pelo Ministério Público Estadual, por outras irregularidades, algumas dessas ações já com decisão condenatória, em primeiro grau.

Os desembargadores da Primeira Câmara Cível do TJRN confirmaram a condenação da prefeita por improbidade, apenas acolhendo parcialmente a apelação da chefe do Executivo de Ouro Branco, para reduzir a multa aplicada pela juíza de primeiro grau. Contudo, a prefeita Maria de Fátima Araújo da Silva continua condenada pela prática de ato de improbidade (violação de princípios), com a obrigação de pagar  multa de caráter pedagógico/punitivo.

O recurso interposto pelo MPRN visava a aplicação de outras penalidades, além da pena de multa, porém, o TJRN manteve a decisão de primeiro grau intacta, nesta parte.

GOVERNO FEDERAL LANÇA CARTÃO CONSTRUCARD PARA REFORMAR, CONSTRUIR E AMPLIAR IMÓVEIS





O presidente da República, Michel Temer, afirmou, nesta quinta-feira (24), que o relançamento do Cartão Construcard é uma forma de impulsionar o setor da construção civil, incentivar a retomada do crescimento e a geração de empregos. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o governo federal anunciou linha de crédito de R$ 7 bilhões para construir, reformar ou ampliar imóveis.

No seu discurso, Temer ressaltou que o setor da construção civil tem maior capacidade de gerar empregos diretos e indiretos. Por isso, o governo tem apresentado programas de incentivo para o setor, beneficiando diversas camadas da população. A expectativa é que o Construcard chegue até 2 milhões de pessoas.

Com o novo cartão, a Caixa irá financiar compras de materiais de construção no valor médio de até R$ 14 mil. Os clientes terão de dois a seis meses para adquirir os produtos. Nesse período, o consumidor paga apenas os juros dos valores que utiliza. A dívida poderá ser quitada em até 240 meses.


DEPUTADO DISON APRESENTA PROJETO PARA INCENTIVAR COMBATE AO AEDES AEGYPIT






A Assembleia Legislativa tem trabalhado para fomentar práticas no combate ao mosquito transmissor da dengue no Rio Grande do Norte. Como forma de incentivar os municípios potiguares a trabalharem para evitar a proliferação do Aedes Aegypit, o deputado Dison Lisboa (PSD) deu entrada em um projeto de lei instituindo o "Selo Estadual RN Sem Dengue", a ser concedido a cidades que tiverem atuação destacada na área.

"Mesmo com o investimento do Poder Público em campanhas de conscientização, a dengue segue apresentando largo crescimento e está na maioria dos municípios potiguares. Até outubro, quase 50 mil casos suspeitos haviam sido notificados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública, e é diante desse panorama de preocupação que propomos o selo", justifica Dison Lisboa.

A proposta determina que os municípios cadastrados e interessados na obtenção do selo deverão, entre outras coisas, comprovar iniciativas de combate à proliferação do mosquito, ações para diminuir índices de infestação e promover inovações na busca para erradicar o mosquito transmissor.

NATAL ANTECIPADO BENEFICENTE SERÁ EM SERRINHA/RN, DIA 3 DE DEZEMBRO






Atenção Serrinha/RN e Região, vem aí o Natal Antecipado beneficente que acontecerá no próximo dia 3 de Dezembro  a partir das 22h, a entrada será cobrado um valor de R$ 5,00 + 1Kg de alimento. O público que preferir o evento irá disponibilizar ÁREA VIP,  a festa contará com a animação do Forró do Guerra e de Tonny Farra.





Compre e troque seu alimento por sua senha em Aguiar Supermercado em Serrinha.



APROVEITE O FINAL DE SEMANA PARA ABASTECER NO POSTO RAISSA II EM SÍTIO NOVO/RN





Aproveite o final de semana de semana e abasteça no posto RAISSA II em Sítio Novo e viaje com combustível de alta qualidade, além de você ter um valor acessível ao preço do litro, você ainda não precisará se deslocar para outra cidade para abastecer seu veículo.




VALORIZE SUA CIDADE, ABASTEÇA AQUI !

ATENÇÃO SÍTIO NOVO E SERRA CAIADA , FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO NO CURSO DE MÁQUINAS PESADAS





A Orion Cursos trouxe a cidade de Sítio Novo uma oportunidade única para quem deseja se profissionalizar, é um curso em Máquinas Pesadas com direito a aulas práticas, simulador 3D e  teóricas.


As inscrições estão sendo feitas no Sindicato Rural dos Trabalhadores de Sítio Novo e irão até o dia 5 de Dezembro, e os horários das inscrições estão sendo de segunda à quinta  das 8h ao 12h e das 14h às 17h,  nas sextas até às 12h, nos sábados não terá atendimento para as inscrições e no domingo ficará até ao meio dia.

A Orion Cursos também está oferecendo os cursos na cidade de Serra Caiada, onde os interessados deverão o quanto antes garantir a sua vaga.



Maiores informações: 

QUADRILHA EXPLODE TERMINAL BANCÁRIO NA CIDADE DE BOM JESUS NO RN



Agência é explodida na madrugada desta sexta-feira em Bom Jesus (Foto: Edylon Santos/100% Bom Jesus)



Criminosos explodiram na madrugada desta sexta-feira (25) um terminal de autoatendimento da agência Bradesco em Bom Jesus, município localizado na região Agreste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, um artefato explosivo foi encontrado no local e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado. O dinheiro do terminal foi retirado, mas não se sabe a quantia levada. Ninguém foi preso.

A polícia local solicitou uma equipe antibomba para recolher o material deixado. Além disso, munições de vários calibres também foram encontradas e apreendidas. O grupo também efetuou dois disparos em uma loja próxima. Eles fugiram em duas motocicletas e outros dois carros.

A polícia fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.




Do G1 RN


PROTESTO CONTRA A PEC 55 PROMETE PARAR NATAL HOJE






Com a tramitação da PEC 55 no Senado e o avanço de outras medidas propostas pelo governo federal, centrais sindicais organizaram para hoje um “Dia Nacional de Luta”, com paralisação de diversos setores e manifestações em várias capitais brasileiras. Em Natal, um ato unificado tem início previsto para as 8h no cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Avenida Bernardo Vieira, em frente ao Shopping Midway Mall. 
 
Os manifestantes devem seguir pela BR 101 até a Governadoria, como aconteceu no “Dia Nacional de Greve”, realizado no último dia 11. A expectativa é de que o protesto de hoje tenha adesão de aproximadamente 15 mil pessoas, de acordo com a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Eliane Bandeira. Dentre os setores que devem paralisar suas atividades estão trabalhadores da saúde, educação, policiais civis, guarda municipal, bancários, servidores públicos municipais, servidores das escolas técnicas e petroleiros.
 
A estimativa das centrais sindicais é de que a mobilização seja levada para todo estado. Além do ato unificado em Natal, os sindicalistas preveem manifestações em algumas cidades do interior do Rio Grande do Norte, como Mossoró, Pau dos Ferros, Alto do Rodrigues, Caicó e Currais Novos, por exemplo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PESSOAS COM CHIKUNGUNYA PODEM FICAR "ENCOSTADAS" PELO INSS, DIZ MINISTRO






Pessoas com chikungunya poderão ficar afastadas de seu ambiente de trabalho. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros,  que considerou a possibilidade de pacientes ficarem "encostados" pelo INSS em virtude dos problemas provocados pela enfermidade. A infecção leva pacientes a terem dores crônicas e problemas nas articulações que muitas vezes impedem a realização de atividades corriqueiras, como pentear o cabelo, alimentar-se sozinhas e, em consequência, trabalhar.

O número de casos de chikungunya deste ano é quase 10 vezes maior do que no ano passado. Até agora, foram registrados 251.051 casos. Em 2015, foram 26.435. O número de mortes também preocupa. Foram registrados 138 óbitos até hoje. Em abril, uma reunião de emergência foi marcada para discutir o problema com vários especialistas. No entanto, nenhuma providência foi adotada até o momento para se descobrir melhores estratégias de se reduzir o risco de morte.

O ministro também chamou a atenção para o impacto que o pedido de benefícios na previdência poderia acarretar aos cofres públicos. "Teremos um problema previdenciário porque essas pessoas ficarão encostadas no INSS e isso aumenta as contas", disse.



Com informações da Agência Estado

MOVIMENTOS DISCUTEM NA ASSEMBLEIA COMO FREAR VIOLÊNCIA CONTRA MULHER






O avanço da violência contra a mulher negra e os mecanismos que podem ser criados para frear esse cenário foram tema de audiência pública na Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (24). Em debate proposto pelo deputado Fernando Mineiro (PT), movimentos ligados à causa negra manifestaram preocupação com a situação atual.

Para a deputada Cristiane Dantas (PCdoB), a discussão é oportuna no momento em que a agenda interncional dos movimentos sociais focam também na questão. "São muitas barreiras que tentamos transpor. Esse mês de novembro é muito importante, pois, nele, temos o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. E, amanhã, é Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher".

Representante da Organização das Mulheres Negras do RN, Elizabeth Lima destacou que a falta de políticas que compensem a histórica injustiça praticada com a comunidade negra favorece o cenário atual.

COMISSÃO DE TRANSIÇÃO DO PREFEITO ELEITO DE SERRINHA/RN DEDA TERTO É PUBLICADA



A Comissão de Transição do prefeito eleito de Serrinha, cidade do Agreste do Rio Grande do Norte, José Antonio de Medeiros Clemente, Deda Terto (PTN) terá o primeiro encontro com as pessoas indicadas pela atual gestão, nesta sexta-feira, 25 de novembro de 2016.  As reuniões e encontros dos membros da Comissão de Transição se darão na sede do Poder Executivo, nas sextas feiras, no horário de 09h00 as 12h00 horas. 

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte os  nomes indicados da Comissão de Transição   pelo atual governo municipal de Serrinha/RN, Fábio Barbosa de Oliveira  e do prefeito eleito, Deda Terto que assumirá em 1º de janeiro de 2017. Os trabalhos deverão se ocorrerá sob a Presidência do Contador, Senhor João dos Santos de Azevedo.

O objetivo dessa Comissão de Transição, relativo ao futuro gestor, é inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração direta municipal, e preparar os atos de sua iniciativa, a serem editados imediatamente após a sua respectiva posse. 



Veja as equipes de transição:

Representante do atual Gestor:

Nome: Ana Maria Lemos da Silva Albano, Área de Atuação: Administração.

Nome: Fabrícia Barbosa Soares,  Área de Atuação: Controle Interno e Planejamento; e

Nome: Reginaldo José Bezerra de Souza,  Área de Atuação: Finanças;

Representante do futuro Gestor:

Nome: João dos Santos de Azevedo, Área de Atuação: Finanças, Controle Interno e Contábil;

Nome: Thaise Milena de Medeiros, Área de Atuação: Administração; e

Nome: Ruy de Oliveira Costa,  Área de Atuação: Planejamento. 



Do VNT Online


ANO DE 2016 É O MAIS VIOLENTO DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, DIZ LEVANTAMENTO





Levantamento do Observatório da Violência (OBVIO) aponta que o ano de 2016 no Rio Grande do Norte se tornou o mais violento da história.

A marca de 1.773 homicídios alcançados na última quarta-feira, 23, ultrapassou o registrado em todo o ano de 2014. Naquele ano, foram registradas 1.772 mortes violentas.

Em publicação em uma rede social, a entidade lamentou o recorde negativo.
“É com pesar que o OBVIO informa:

Em 23 de novembro de 2016, o RN ultrapassou o número de vítimas de violência letal intencional registrado no ano inteiro de 2014.

Em 05 de novembro de 2016, o RN alcançou o mesmo número de vítimas de violência letal intencional registrado no ano inteiro de 2015.

2016 é o ano mais violento da história do Rio Grande do Norte.”, escreveu.


Do Nova Cruz Oficial

SERVIDORES IRÃO PARAR A PARTIR DAS 8H DESTA SEXTA ( 25 )





Nesta sexta-feira (25) o funcionalismo do RN e de todo o país vai paralisar as atividades em protesto contra a retirada de direitos.

Em Natal, os manifestantes vão caminhar até à Governadoria. A concentração será a partir das 8h, em frente ao shopping Midway.

O SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) e sua base participarão do ato, que está sendo convocado pelas principais centrais sindicais do Brasil.

SENADO AUMENTA PUNIÇÃO A MOTORISTA EMBRIAGADO QUE COMETER HOMICÍDIO






O Senado aprovou nesta quinta-feira (24) um projeto que endurece a punição ao motorista que cometer homicídio culposo e estiver dirigindo sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas. Como o texto, que tem origem na Câmara, foi alterado pelos senadores, voltará para nova análise dos deputados.

Atualmente, a pena é de dois a quatro anos de reclusão. A proposta aumenta a punição para quatro a oito anos de reclusão. De acordo com o relatório do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), aproximadamente 40 mil brasileiros morrem por ano no trânsito.

"As principais causas da violência no trânsito estão relacionadas à condução do veículo sob o efeito de álcool ou de entorpecentes e à imprudência de trafegar em velocidade acima da permitida, sendo que a impunidade contribui para que a prática de tais condutas não seja desestimulada, aumentando, a cada ano, a mortalidade no trânsito", afirma Aloysio ao defender a aprovação da proposta.

O projeto também cria o crime de lesão corporal grave culposa nos casos em que o condutor do veículo está sob efeito de álcool e outras substâncias psicoativas.

Nessa hipótese, o motorista que provocar o acidente será punido com dois a cinco anos de reclusão.



Do G1

RN TERÁ MAIS DE 400 VOOS EXTRAS NA ALTA TEMPORADA






O verão já bate à porta e a alta temporada já começou no Rio Grande do Norte. E para facilitar a vinda de turistas ao Estado potiguar, estão autorizados 434 voos extras para o Aeroporto Internacional Aluízio Salves, entre os meses de dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, todos nacionais.

“Teremos mais de 64 mil novos assentos no período, o que gerará um acréscimo de aproximadamente R$ 200 milhões à economia do nosso Estado". destaca o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Esses 434 voos extras se somam a outros 5.722 voos regulares e mais 20 voos charters nesta alta temporada, totalizando 6.176 voos e 934.575 assentos disponíveis. Segundo estimativas da Inframérica, a partir de dados de anos anteriores, a ocupação desses assentos gira em torno de 85% a 90%.


PARA BRASILEIROS, SAÚDE É O PRINCIPAL PROBLEMA DO PAÍS





A saúde é o principal problema do País na visão dos brasileiros. É o que mostra pesquisa do Instituto Datafolha realizada a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM). O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (23), em Brasília (DF), aponta que essa é a opinião de 37% da população, que coloca suas preocupações com a corrupção (18%) e com o desemprego (15%) em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
 
Os resultados mostram que o tema saúde é visto como um problema principalmente pelas mulheres (43%) e entre as pessoas que têm apenas o ensino fundamental (42%). Já a corrupção preocupa mais os homens (22%) e entre aqueles com maior escolaridade (26%). Neste ponto da pesquisa, a resposta era espontânea e o entrevistado só podia dar uma única resposta.
 
O trabalho aponta, ainda, que a percepção da qualidade dos serviços de saúde (públicos e privados) é negativa. Para 65% dos entrevistados, esta área merece os conceitos de ruim e péssimo. As regiões onde as críticas são maiores são o Sudeste (68%), o Norte e o Centro-Oeste (66%). O mesmo ocorre nas capitais e maiores municípios, onde as notas são baixas para 74% dos moradores. De forma geral, os mais jovens (de 16 a 24 anos) e as mulheres são os principais críticos da assistência.

PROFESSORES DA UFRN DECIDEM NÃO FAZER NOVA GREVE





Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deliberaram pelo estado permanente de mobilização e participação nos atos nacionais unificados, mas foram contra a deflagração de uma nova greve. A decisão aconteceu em plebiscito realizado entre os dias 22 e 23 de novembro, através de sistema eletrônico, no site da Adurn-Sindicato.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (24). Foram 783 (71,6%) votos contra e 311 (28,4%) a favor deflagração da greve. Participaram do plebiscito os professores sindicalizados e não sindicalizados. Somando ativos e aposentados, ao todo são 3.933 aptos a votar.

DETRAN/RN REALIZA LEILÃO DE 200 VEÍCULOS




O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) vai leiloar aproximadamente 200 lotes entre carros, motos e sucatas no próximo dia 02 de dezembro. O leilão ocorrerá às 9h, no Salão Pacífico do Hotel Holiday Inn, na Avenida Salgado Filho, número 1906, no bairro Lagoa Nova, em Natal. Nas opções que podem ser arrematadas estão veículos apreendidos nas cidades de Natal, Currais Novos, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros.
A visitação aos veículos será nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, das 8h às 14h. Em Natal, será no pátio do Detran, que fica no cruzamento da Avenida Capitão Mor Gouveia com Rua Bom Pastor, onde funcionava a garagem da Empresa Guanabara. O local de visitação dos veículos com placa dos municípios de Currais Novos, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros pode ser consultado no site da Lance Certo Leilões.
O lance mínimo para motos é de R$200,00 e para carros é de R$800,00. Para participar, é preciso comparecer ao evento com a documentação exigida e comprovante de residência. Pessoas físicas precisam apresentar RG, CPF. A pessoa jurídica precisa levar o contrato social e o CNPJ da empresa.

Mais informações e edital do leilão no site da Lance Certo Leilões:  www.lancecertoleiloes.com.br

DEPUTADO FÁBIO FARIA VOTA A FAVOR DA PEC QUE AUTORIZA VAQUEJADAS





A PEC 270/2016, que classifica as vaquejadas e rodeios como patrimônio cultural imaterial brasileiro assegurando a prática como modalidade esportiva, estava em pauta nesta quarta-feira (23) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, mas houve um pedido de retirada de pauta da proposta. O deputado federal Fábio Faria e outros 35 votaram pela manutenção da votação na CCJ.

Para o parlamentar, isso já mostra que a PEC tende a ser aprovada na comissão. “É perceptível que a maioria aqui entende a importância dessa atividade para o Nordeste. Vamos contribuir da forma que for possível para ajudar não só 600 mil famílias, mas a cultura e raízes do povo nordestino”, afirmou.

Depois do embate na Comissão, a votação resultou na manutenção da proposta na pauta da CCJ. O relator da PEC leu parecer favorável à matéria, mas os deputados pediram vista e a votação acabou sendo adiada para a próxima semana. A PEC 270 tramita em regime especial na Câmara dos Deputados.

ATENÇÃO SÍTIO NOVO/RN, APROVEITE AS ÚLTIMAS VAGAS PARA O CURSO DE MÁQUINAS PESADAS



A Orion Cursos trouxe a cidade de Sítio Novo uma oportunidade única para quem deseja se profissionalizar, é um curso em Máquinas Pesadas com direito a aulas práticas, simulador 3D e  teóricas.

As inscrições estão sendo feitas no Sindicato Rural dos Trabalhadores de Sítio Novo e irão até o dia 5 de Dezembro, e os horários das inscrições estão sendo de segunda à quinta  das 8h ao 12h e das 14h às 17h,  nas sextas até às 12h, nos sábados não terá atendimento para as inscrições e no domingo ficará até ao meio dia.

FÁCIL RN É ASSINADO DURANTE ABERTURA DO 3º ENCONTRO NACIONAL DAS JUNTAS COMERCIAIS





Representantes de 24 estados brasileiros participaram na noite desta quarta-feira (23) da abertura do 3º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ). Durante o evento, realizado no Palácio Potengi, e organizado pela Junta Comercial do RN e apoio da


Associação Nacional dos Presidentes das Juntas Comerciais (Anprej), o governador Robinson Faria assinou o contrato de gestão do Fácil RN, programa que facilitará a abertura e regularização de empreendimentos do estado com a redução da burocracia. A abertura do ENAJ teve também a participação do vice-governador Fábio Dantas, da presidente da Junta Comercial do RN, Sâmia Bastos, e secretários de estado.

O Fácil RN é um dos 26 projetos prioritários do RN definidos a partir de um intenso debate com a sociedade a partir do Governança Inovadora, maior e mais importante projeto de modernização da gestão pública do Rio Grande do Norte.

O governador Robinson Faria enfatizou a atuação da Junta Comercial do RN em quase dois anos de gestão, sobretudo na facilitação de abertura de novas empresas por meio de programas específicos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

SEGUNDA PARCELA DO 13º SALÁRIO SERÁ DEPOSITADA A PARTIR DESTA QUINTA ( 24 )






A segunda parte da gratificação natalina, conhecida como 13º, será depositada juntamente com a folha dos benefícios do mês de novembro, que começa a ser creditada no dia 24 de novembro e segue até o dia 7 de dezembro. Mais de 29 milhões de benefícios serão acompanhados pelo adiantamento da gratificação no país. O pagamento da parcela do abono anual representa um custo de, aproximadamente, R$ 18,5 bilhões.

Os depósitos da folha de novembro começam no próximo dia 24 para os segurados que recebem até um salário mínimo. Aqueles que recebem acima do salário mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 1º de dezembro. O calendário segue até o dia 7 de dezembro.

A segunda parte do abono vem acompanhada do desconto do Imposto de Renda, para os benefícios que se encontram na faixa de valor em que o imposto incide.

De acordo com a lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

SENADO APROVA CLÁUSULA DE BARRERIA E FIM DE COLIGAÇÕES PARA VEREADOR E DEPUTADO





O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (23), em segundo turno, por 63 votos a 9, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças no atual sistema político do país.

O texto prevê a criação de cláusulas de desempenho eleitoral para que os partidos políticos tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo gratuito de televisão.

A PEC também acaba com coligações para eleições proporcionais (deputados e vereadores). Atualmente, a legislação eleitoral permite alianças entre os partidos para eleger deputados e vereadores. Por esse sistema, os votos obtidos pelas siglas são somados, e se elegem os candidatos mais votados da coligação.

A proposta já havia sido aprovada em primeiro turno, em 9 de novembro, por 58 votos a 13. Agora, segue para análise da Câmara, onde também precisará ser aprovada em dois turnos para entrar em vigor.

Por se tratar de uma emenda à Constituição, o texto precisa ser aprovado por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513), nas duas votações.

Na Câmara, contudo, o texto deverá enfrentar resistência do parlamentares, uma vez que a Casa possui mais siglas de pequeno porte com parlamentares do que no Senado (entenda abaixo como a proposta atinge os partidos de pequeno porte).



Do G1

UERN DIVULGA RESULTADO DEFINITIVO DE CONCURSO PARA TÉCNICOS





A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (IDECAN) divulgam o resultado final definitivo do concurso aos cargos de Agente Técnico Administrativo e Técnico de Nível Superior da UERN, referente ao Edital Nº 002/2016 – Reitoria/FUERN.

A homologação do resultado final do concurso foi publicada no Diário Oficial.



Confira:




PREFEITO ELEITO DE SANTO ANTÔNIO, VISITA 3ª DIRED E DIZ QUE FARÁ PARCERIA A PARTIR DE 2017





O prefeito eleito de Santo Antônio, Josimar Ferreira, tem se tornado incansável quando o quesito é parcerias para  melhorar o desenvolvimento do município  para um  futuro bem próximo no seu  governo municipal a partir de 2017.

Desta vez Ferreira esteve visitando a 3ª DIRED na cidade de Nova Cruz, na oportunidade o prefeito eleito esteve reunido com o Diretor do órgão Miguel Rosa Filho onde Josimar solicitou melhorias na educação da rede estadual de ensino.

O prefeito eleito, Josimar Fereeira  também se comprometeu em garantir o transporte escolar de forma eficaz e de qualidade, além de tratarem de outras questões relacionadas à melhoria educacional do município de Santo Antônio/RN.

O diretor da 3ª. DIRED reiterou o compromisso com a educação regional, mostrando-se empenhado em garantir sempre o melhor para a comunidade escolar, participaram ainda do encontro o coordenador pedagógico do órgão Antônio Barbosa e o vereador Audy Acciole que acompanhou Josimar na viagem.






RN SOMA 44 MORTES POR DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA EM 2016





Quarenta e quatro pessoas já morreram este ano vítimas de dengue, zika e chikungunya no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (23) com a divulgação do mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).

Ainda de acordo com a Sesap, 10 mortes foram confirmadas como decorrentes de dengue, 30 de chikungunya e 4 de zika vírus. Outros 144 óbitos ainda estão sob investigação.

Os dados também mostram uma situação preocupante em relação ao controle do mosquito Aedes aegypti. “No RN, 78% dos municípios apresentam índice de infestação predial com classificação de alerta ou risco, Em razão deste quadro, a Sesap orienta para que a população intensifique as medidas preventivas, como não acumular lixo em locais impróprios e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas e colocar areia nos vasos das plantas.



Do G1 RN