Páginas

terça-feira, 29 de agosto de 2017

ANVISA APROVA MEDICAMENTO INÉDITO PARA DOENÇA RARA

Nesta segunda-feira a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Spinraza(nusinersena), primeiro medicamento disponível no país para o tratamento de atrofia muscular espinhal 5q (Ame). A doença genética é considerada rara, atinge um em cada 10.000 nascidos, e ataca o sistema nervoso causando uma degeneração de neurônios motores da coluna vertebral que impede que o paciente se mova e até mesmo respire.

O novo medicamento estabiliza a morte celular nos neurônios do cone anterior da medula e tem o potencia de impedir o avanço da doença. No Brasil, ele será comercializado pela Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda, na forma de solução injetável e concentração de 2,4 mg/mL.

Em nota, a Anvisa afirmou que o processo de registro do medicamento recebeu prioridade de análise. Embora o Spinraza já seja aprovado nos Estados Unidos, Europa, Japão e Canadá, a avaliação da Anvisa é necessária, inclusive no que diz respeito a questões específicas e características da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário