Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2017

CÂMARA APROVA URGÊNCIA PARA PROJETO QUE ACELERA PROCEDIMENTO DE ADOÇÃO




O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 274 votos a 15, o regime de urgência para o Projeto de Lei 5850/16, do deputado Augusto Coutinho (SD-PE), que acelera procedimentos de adoção de crianças e adolescentes.

A proposta diminui de 30 para 10 dias o prazo para o Ministério Público pedir ao juiz a destituição do poder familiar em casos como suspeita de agressão física ou moral contra criança ou adolescente ou de menor de 18 anos em situação de abandono há mais de 60 dias.


Veja a Íntegra da proposta:  PL-5850/2016

GOVERNO DO ESTADO INICIA DISTRIBUIÇÃO DE 645 TONELADAS NA PRÓXIMA SEGUNDA (20)



A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) começa na próxima segunda-feira (20) a distribuição de 645,6 toneladas de sementes de milho, feijão, arroz e sorgo dentro do programa Bancos de Sementes. A entrega começa pelas regionais de Pau dos Ferros e Umarizal e, após o Carnaval, será retomada para o restante – Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz, São Paulo do... Potengi e São José de Mipibu.

Este ano o Governo do Estado está investindo R$ 6,35 milhões na aquisição de 645,6 toneladas de sementes. Serão beneficiados 48 mil agricultores de 158 municípios. O investimento se manteve equiparado ao realizado no ano passado.

“A distribuição de sementes é um programa fundamental para a subsistência do agricultor potiguar. Este ano, apesar da crise financeira que enfrentamos, reunimos esforços para manter os mesmos investimentos de 2016 e entregar mais de 645 toneladas a 48 mil agricultores. As previsões indicam um bom inverno e por isso as sementes são ainda mais importantes para o produtor rural”, destaca o secretário Guilherme Saldanha.

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO RN ABRE INSCRIÇÕES PARA ÁRBITROS



A Federação Norte-Riograndense de Futebol ( FNF ) abriu inscrições para o curso de formação de árbitros, promovido pela Escola de Formação  de Árbitros de Futebol ( EFAF/RN )

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro na sede da FNF que fica no Edifício Tawfic Hasbun, na Avenida Prudente de Morais número 4283, bairro de Lagoa Nova, 1º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 13h às 17h. É necessário cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4, além do valor da matrícula que é de R$ 100.



Maiores informações pelo telefone (84) 3211 6717.

EM QUASE 30 ANOS, CONGRESSO APROVOU APENAS 4 PROJETOS DE INICIATIVA POPULAR



Em quase 30 anos, o Congresso Nacional aprovou quatro projetos de iniciativa popular, entre eles a Lei da Ficha Limpa, mas nenhum deles foi tratado formalmente como sendo de autoria da população.
Foi o que aconteceu também com o pacote com medidas de combate à corrupção, elaborado pelo Ministério Público e que teve mais de 2 milhões de signatários.
O projeto passou na Câmara em novembro e seguiu para o Senado, mas a tramitação acabou suspensa por decisão liminar (provisória) do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux.

Fux determinou a devolução da matéria aos deputados por entender que houve um erro na tramitação. O texto voltou para a Câmara na última quinta-feira (16).

Os quatro projetos de iniciativa popular aprovados no Congresso chegaram ao Legislativo com o apoio de mais de 1 milhão de assinaturas de cidadãos comuns, mas todos acabaram sendo “adotados” por parlamentares, que os apresentaram como sendo seus autores. Em todos os casos, a Câmara alegou não ter estrutura para conferir as assinaturas.

HENRIQUE ALVES É ENVOLVIDO EM MAIS UMA DELAÇÃO DA OPERAÇÃO LAVA JATO



O jornal O Globo, edição de hoje, em matéria assinada por André de Souza, traz a informação de que Henrique Alves foi envolvido em mais uma delação da operação Lava Jato.

Eis a matéria:

O empresário Alexandre Margotto, ex-sócio do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, citou vários políticos e empresários no acordo de delação premiada fechado com o Ministério Público Federal (MPF) e homologado pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira. Segundo os termos do acordo, ele se comprometeu a falar de irregularidades envolvendo o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, preso atualmente em Curitiba; o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima; o ex-ministro do Turismo Henrique Alves; e os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS e do frigorífico Friboi.

Entre os pontos abordados estão os negócios ilícitos envolvendo os recursos dos fundos de investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS).

“O colaborador explicará como funcionava o esquema geral relacionamento à liberação de investimento do FI-FGTS e/ou carteiras administradas do FGTS, explicando também as ilicitudes envolvendo o investimento do FI-FGTS no empreendimento Porto Maravilha, que envolve as empreiteiras Carioca Engenharia, Odebrecht e OAS, bem como os investigados Eduardo Cunha e Fábio Cleto”, diz trecho do acordo. As obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, já levaram à instauração de uma investigação contra Cunha.

VIGILÂNCIA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO REALIZARÁ PALESTRA PARA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO




A vigilância Sanitária municipal de Sítio Novo,  realizará uma palestra educativa que terá como tema: “ Manipulação de Alimentos”.  A  palestra será  direcionada para todos os manipuladores de alimentos e comerciantes do município.   Segundo informações, a palestra será realizada no Centro de Referência da  Assistência Social (CRAS) na próxima  terça-feira (21)  de fevereiro 2017, às 15:00hs.
A Vigilância Sanitária do município é uma das prioridades da administração do prefeito Edilson Junior, o mesmo vem dando total apoio na área.
Desde já a Vigilância Sanitária municipal de Sítio Novo convida a todos e agradece a presença.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NESTE DOMINGO



O horário de verão acaba à 0h deste domingo (19), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Fábio Alves, a mudança tem como objetivo principal a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.

"O verão é o período que naturalmente demora a anoitecer, o dia é maior. Ou seja, com o horário de verão, é possível aproveitar a luz natural para gerar um melhor aproveitamento da energia", explica. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade para o país.

BANDIDOS EXPLODEM CAIXAS DE BANCOS EM DUAS CIDADES DO RN


Em Extremoz, bandidos tentaram arrombar o caixa usando dinamite. Segundo a PM, explosão danificou o terminal, mas o dinheiro não foi levado (Foto: PM/Divulgação)

Agências bancárias de duas cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de explosões na madrugada deste sábado (18). Em Extremoz, na Grande Natal, os criminosos explodiram um caixa do Banco do Brasil. Já em Serra Negra do Norte, na região Seridó, os bandidos detonaram um terminal do Bradesco. Nos dois casos, ninguém foi preso.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, a explosão em Extremoz aconteceu por volta das 4h10. Dois carros foram vistos dando apoio aos criminosos. "Pelo que consta, eles detonaram o terminal, mas o caixa resistiu à explosão e os bandidos não levaram nada", informou o major Eduardo Franco.

Já em Serra Negra do Norte, os assaltantes tiveram mais sorte. A PM confirmou que o terminal foi arrombado e o dinheiro saqueado.



Do G1 RN

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

ESTUDANTE DA UFRN DO (IMD), É CONVIDADO PARA TRABALHAR NA MICROSOFT


Foto: José Junior e Larissa Cavalcanti

O aluno concluinte do Bacharelado em Tecnologia da Informação, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), Lucas Pinheiro Otaviano André, de 22 anos, foi convidado para trabalhar na Microsoft, na área de segurança de software (Security Software Engineer), em Redmond, Washington (EUA).

Lucas termina a graduação na UFRN neste semestre e já começa a trabalhar em outubro próximo. O primeiro contato da Microsoft com seu mais novo contratado foi em dezembro de 2016, quando um dos profissionais da área de segurança de software da empresa viu o site de Lucas (http://st4rk.net/) e começou a segui-lo em suas redes sociais (Twitter), nas quais ele publicava seus trabalhos e estudos referentes a área de computação.

Aluno da primeira turma do Bacharelado em Tecnologia da Informação do IMD, cujo início foi em 2013, Lucas se dedicou mais à ênfase livre e Sistemas Embarcados – “meu coração é sistemas embarcados”, confessou o estudante.

APÓS CHUVAS, RESERVATÓRIOS QUE ESTAVAM SECOS NO OESTE DO RN VOLTAM A TER ÁGUAS


Com 13% da capacidade, Barragem Armando Ribeiro Gonçalves tem o nível mais baixo de água desde sua construção, em 1983 (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)

Depois das chuvas que caíram em 72 municípios do Rio Grande do Norte, dois reservatórios que estavam completamente secos passaram para o volume morto, mas continuam em estado crítico: Riacho da Cruz e Tourão, em Patu. Dos 47 açudes monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn), 70% estão em situação crítica, dos quais 19 estão secos, e 14, em volume morto.

Segundo o Igarn, as chuvas contribuíram para manter o volume de água praticamente estável nos principais reservatórios do estado. Na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, o volume caiu de 328,486 milhões de metros cúbicos para 328,034 desde a medição anterior, ficando com 13,67% da capacidade total.


BANDIDOS ARMADOS ATACAM CARRO-FORTE EM RODOVIA DO RN


Segundo a polícia, nada foi roubado (Foto: Cedida)

Bandidos atacaram um carro-forte na BR-405 entre Mossoró e Apodi, no Oeste potiguar. Um vigilante foi ferido no rosto por estilhaços, mas recebeu socorro e não corre perigo, informou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Mossoró. A quadrilha conseguiu fugir.

De acordo com o Ciosp, cerca de 8 pessoas atacaram o carro-forte com armamento pesado. Elas teriam chegado ao local em três veículos; um dos carros seria, uma Pajero, teria sido queimado pelos bandidos na fuga. Policiais estão na área à procura dos assaltantes. A informação do Centro é de que nada foi roubado.

SERVIDORES DO DETRAN-RN SUSPENDEM GREVE



Os servidores do DETRAN decidiram suspender temporariamente o movimento grevista e manter o estado de greve. A suspensão foi deliberada em assembleia realizada nesta quinta-feira (16).

De acordo com o diretor de formação política do SINAI-RN, Alexandre Guedes, a categoria decidiu retomar as atividades após o compromisso do governo em manter o acordo, dependendo tão somente de homologação do TJRN (Tribunal de Justiça do RN).

Uma nova assembleia da categoria foi marcada. O encontro acontece no dia 06 de março, às 10h, na Sede estadual do DETRAN.

O MELHOR BLOCO DE CARNAVAL EM SANTO ANTÔNIO NO DOMINGO É NO "EMPURRA O BURRO"



O  Domingo de Carnaval em Santo Antônio do Salto da Onça, terá o Bloco Carnavalesco que mais cresceu nos últimos anos no município, em seu 4º ano saindo pelas principais ruas e avenidas da cidade, o "EMPURRA O BURRO"  terá sua concentração e saída da rua  Caixia  próximo ao Colégio Ideal.

A camisa do bloco está à venda em Raminho Serigrafia, Mercadinho Senas e no Bazar Antique Shop, o valor está sendo de R$ 15,00 e todo o FOLIÃO que estiver com a camisa do bloco, terá direito a Cachaça, caldos e Cerveja totalmente gelada na concentração.


3ª DIA CUMPRINDO AGENDA EM BRASÍLIA, PREFEITO EDILSON JR DE SÍTIO NOVO PARTICIPA DE PALESTRAS NA CNM



                                             






Em seu   terceiro dia na Capital Federal, Brasília, o prefeito de Sítio Novo Edilson Jr  (PSD), participou pela manhã de  palestras relacionadas a Finanças  na sede da Confederação Nacional dos Município ( CNM). Já à tarde, o prefeito e sua equipe fizeram uma visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que na oportunidade trataram de questões relacionadas as obras ao PAR, onde se encontram abandonadas no município.

Edilson Jr estava Desde à última Segunda (13) em Brasília,  onde estiveram  participando também  vários Prefeitos do Brasil, da Semana de Atendimento Técnico, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). As palestras, foram todas ministradas pela equipe técnica da CNM, onde trouxeram  diversas pautas importantes para os municípios. Orientando os gestores sobre os principais desafios da Gestão Municipal.











JORNADA PEDAGÓGIGA 2017 EM SÍTIO NOVO, SERÁ EM 21, 22 E 23 DE FEVEREIRO


A Prefeitura Municipal de Sítio Novo/RN, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, informa que a Jornada Pedagógica 2017, acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, na Escola Municipal Professora Francisca Lucas da Silva. Desde já, contamos com a participação de todos os profissionais da educação.

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE CAPACITA PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO-RN




A Prefeitura Municipal de Sítio Novo através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESAP, realizou nesta  quinta-feira (16), na Escola Municipal Presidente Médici, mais uma capacitação com os profissionais da atenção básica: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Técnicos de Enfermagem, Agentes de Saúde; dessa vez sobre o controle da tuberculose.
"Por meio da capacitação, temos o intuito de sensibilizar na busca ativa de sintomáticos, de modo a propiciar o diagnóstico precoce da tuberculose e início imediato do tratamento efetivo, garantindo um controle da doença, para que deixe de ser um problema de saúde pública", disse Valéria Nepomuceno, técnica responsável pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose.


No finalzinho da capacitação foram divididos os participantes em dois grupos, onde foi promovido um quiz com perguntas e respostas referente a capacitação realizada.  Através do quiz houve uma interação e uma disputa entre os dois grupos que mais contribuiu para o conhecimento, onde todos acabaram ganhando. Na oportunidade foram sorteados brindes e teve entrega de certificados.
Participaram da capacitação à Primeira-dama, Sthefanny Mafra, Vice-prefeita, Lucinalva Régia, Secretário de saúde, Dário Serafim, Sub-coordenador dos PSFs, Tiago Silva, Coordenadora da atenção básica, Gyldnea Medeiros e as Palestrantes Valéria Nepomuceno e Paula Brito (Sesap).


O SINE-RN OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA (17), MAIS DE 30 OPORTUNIDADES DE EMPREGO



O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (17), mais de 30 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do  endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

DIRETORES DE ALCAÇUZ SÃO EXONERADOS 1 MÊS APÓS MATANÇA DE PRESOS


Presos são vistos durante confronto de facções na penitenciária de Alcaçuz (Foto: Josemar Gonçalves/Reuters)

Os diretores do presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão cinco de Alcaçuz, foram exonerados nesta quinta-feira (16). A exoneração acontece um mês após a maior e mais violenta rebelião da história do sistema prisional potiguar. Em janeiro, pelo menos 26 detentos foram mortos. Destes, 15 foram decapitados. A matança aconteceu durante uma briga envolvendo duas facções criminosas que dominam as unidades prisionais do estado.


Ivis Ferreira, o diretor,  e Rubian Rocha, vice, serão substituídos pelos agentes Francisco Giovanny e Hudson Luiz da Silva. O Pavilhão 5 de Alcaçuz, oficialmente chamado de Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, deverá ser desativado juntamente com todo o complexo prisional de Alcaçuz, conforme anunciado pelo Governo do RN. Esse pavilhão, inaugurado em dezembro de 2010, custou cerca de R$ 11 milhões aos cofres públicos e foi construído seguindo modelo americano de segurança.


Do G1 RN

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

VEREADOR NÉLIO FAZ DUAS INDICAÇÕES DE PROJETOS AO EXECUTIVO DE SANTO ANTÔNIO NO ESPORTE



Na sessão ordinária na câmara municipal de Santo Antônio desta quarta-feira, 15, o vereador Nélio de Cornélio (PSD), fez duas indicações ao Executivo Municipal na área do Esporte da cidade, a câmara ainda teve uma grande presença da população.

A primeira indicação é a de número 003/2017,  que trata sobre a construção de um Beach Soccer (Futebol de Areia ), dentro do terreno do antigo Clube BNB do município, de acordo com a justificativa do vereador, é de uma importância este tipo de atividade tendo em vista que pessoas de todas as idades que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar pode praticar atividade moderada regulamente.

Já a indicação de número 004/2017,  vem indicar ao prefeito municipal que seja implantado no município o  "Projeto bom de Bola, Bom na Escola".  Segundo a justificativa desta indicação, Nélio afirma que o projeto tem o objetivo estimular o desenvolvimento escolar através da prática e do aprendizado esportivo, ocupando dessa maneira o tempo ocioso com atividades esportivas, recreativas e educativas.

STF ADMITE INDENIZAÇÃO EM DINHEIRO PARA PRESO EM SITUAÇÃO DEGRADANTE



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (16) obrigar o governo do Mato Grosso do Sul a indenizar em dinheiro um preso que era mantido em situação degradante no presídio de Corumbá.

Com a decisão, a Corte admitiu a possibilidade de o poder público reparar financeiramente danos morais causados a detentos submetidos a condições precárias, superlotação ou maus tratos, por exemplo.

Neste caso específico analisado pelo Supremo, a indenização foi fixada em R$ 2 mil, mas o valor vai variar de acordo com cada caso e conforme a quantia que o preso pedir à Justiça.

CAERN LEILOA VEÍCULOS, HIDÔMETROS, CARCAÇAS E PNEUS EM NATAL

Hidrômetros são reaproveitados pelo cobre contido dos medidores de água (Foto: Reprodução/Lance Certo Leilões)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte  (Caern) vai leiloar, nesta sexta-feira (17), 58 veículos automotivos, 1.170 quilos de carcaças de hidrômetros e pneus de caminhões “em excelentes condições de uso”. Os veículos são na maioria carros da marca Ford Fiesta, mas há também utilitários como caminhões e caminhonetes.

Na lista de veículos estão: 17 carros Ford Fiesta, modelo de 2012, um Meriva, um Astra, seis Ford Courrier 2012, oito GM Montana 2010 e cinco Fiat Strada 2006; cinco caminhonetes: uma Ford Ranger, um Toyota Bandeirante, um GM S-10 e um Kia; e quatro caminhões: dois Mercedes, um Volkswagen e um Ford.

Segundo a Caern, as carcaças de hidrômetros normalmente são arrematadas para aproveitamento do cobre contido na estrutura dos medidores de água. As visitas ao local onde os produtos ficaram expostos foram encerradas nesta quinta (16). Segundo a Caern, mais de 200 pessoas visitaram a sede da Regional Agreste Trairi em Parnamirim.


Últimos lances pelos Fiestas giram em torno de R$ 9.000 (Foto: Reprodução/Lance Certo Leilões)


DISON JUSTIFICA AUSÊNCIA EM VOTAÇÃO PARA ACOMPANHAR PREFEITOS EM BRASÍLIA



O deputado estadual Dison Lisboa (PSD), líder do Governo na Assembleia, esclareceu na sessão plenária desta quinta-feira (16) a ausência nas sessões de terça e quarta-feira, quando aconteceu a votação dos vetos governamentais. A justificativa oficial foi protocolada, anteriormente, comunicando a viagem do deputado a Brasília para acompanhar prefeitos em visitas a órgãos federais e parlamentares potiguares em busca de recursos.

“Esta viagem já estava previamente agendada, o que impossibilitou a nossa presença em votações importantes ocorridas na Casa nesta quarta-feira.  Aproveito para ressaltar a importância de nós, deputados, acompanhar esses prefeitos na busca por recursos, emendas e na busca de programas que beneficiem esses municípios”, disse o deputado.

O parlamentar acompanhou prefeitos de municípios do Agreste potiguar em órgãos como a Funasa, Confederação dos Municípios e em encontros com representantes potiguares no Senado e na Câmara Federal. Em seu discurso, ele falou sobre a importância dos prefeitos terem consciência financeira.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SANTO ANTÔNIO, REABRIRÁ CREAS DIA 20


A Secretaria Municipal de Assistência Social reabrirá o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017, a partir das 8h, na Rua Professor Edmílson Severiano de Melo. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) será ofertado os serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).


O CREAS buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. 


Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.




NOVO ENSINO MÉDIO DEVE SER IMPLEMENTADO A PARTIR DE 2019, DIZ MINISTRO



O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (16) que o novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019. “Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019.”

A reforma do ensino médio foi sancionada na manhã de hoje pelo presidente Michel Temer. Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio. O próximo passo é implantar a Base Nacional Comum Curricular que, atualmente, está sendo elaborada por um comitê presidido pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o ministro, o ensino médio é diferenciado em cada unidade da Federação e, por isso, a implementação da reforma será discutida com os conselhos e secretarias estaduais, para que cada um faça as adequações necessárias. “A lógica é preservar as peculiaridades e valorizar o protagonismo dos sistemas estaduais”, disse Mendonça, ao falar sobre a distribuição dos conteúdos da base durante os três anos do ensino médio.

O SINE-RN OFERECE NESTA QUINTA-FEIRA ( 16 ), MAIS DE 21 OPORTUNIDADES DE EMPREGO



O Sine-RN oferece, nesta quinta-feira (16), mais de 21 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTO ANTÔNIO PROMOVE PALESTRA NA COMUNIDADE DE CAJAZEIRAS



Secretaria de Saúde de Santo Antônio promoveu  palestra de conscientização sobre DST e AIDS na UBS de Cajazeiras, nesta quarta-feira ( 16 ).

Foram abordados assuntos relacionados a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e servido um banquete aos cidadãos presentes, além da distribuição de preservativos.

CRIMES COM MORTES CRESCE 43% NO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE O MÊS DE JANEIRO



As mortes resultantes de crimes violentos intencionais aumentaram 43% no Rio Grande do Norte no último mês de janeiro, quando o estado enfrentava sua mais grave crise no sistema penitenciário, com chacinas de presos e fugas de detentos.

As 210 mortes registradas em janeiro deste ano representam o pior resultado dos últimos quatro anos. Segundo dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), em janeiro de 2016 foram registradas 147 mortes decorrentes de homicídios, lesão corporal ou da ação repressiva policial. No mesmo mês de 2015, foram 154 ocorrências e, em 2014, 137.

Os dados divulgados no site da secretaria incluem os presos mortos por outros detentos no interior de unidades prisionais, como a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal. Nesse local, no dia 14 de janeiro, integrantes de facções criminosas rivais depredaram os pavilhões 4 e 5, assumiram o controle do pátio por vários dias e protagonizaram cenas de brutalidade e crueldade, levando o governo estadual a pedir a ajuda da Força Nacional de Segurança Pública e das Forças Armadas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

SERVIDORES DO RN FICAM ISENTOS DE PAGAR JUROS E TRIBUTOS ESTADUAIS


Deputados derrubaram o veto do governador Robinson Faria (Foto: João Gilberto/Assemmbleia Legislativa do RN)

Os servidores do Rio Grande do Norte que estiverem com os salários atrasados estão isentos de pagar multa e juros de tributos estaduais. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa, mas o governado Robinson Faria vetou. No entanto, nesta quarta-feira (15), por unanimidade de votos, os deputados derrubaram o veto.

Os deputados entenderam que a iniciativa envolve uma questão de justiça social, já que o seu teor beneficia o funcionalismo do estado que convive rotineiramente com o atraso do recebimento dos salários.

BENEFÍCIO DO PIS SERÁ LIBERADO NESTA QUINTA-FEIRA (16 ) PARA OS NASCIDOS EM MARÇO E ABRIL



Os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir desta quinta-feira (16). O saque do benefício pode ser feito nos canais de autoatendimento da CAIXA, por meio do Cartão do Cidadão; casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da Caixa Econômica Federal.

Para quem tem conta na CAIXA, o dinheiro será depositado nesta terça-feira (14), desde que haja movimentação com saldo positivo e a conta possua um único titular. Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988.

Para saber se tem direito a receber o benefício, que é de até um salário mínimo, o trabalhador pode consultar o site da CAIXA ou ligar no 0800 726 0207, opção 1. No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 16, para trabalhadores nascidos em maio e junho, conforme calendário acima. O calendário deste exercício vai até o dia 30 de junho de 2017.

GOVERNO DO ESTADO CONCLUI PAGAMENTO DOS SERVIDORES NESTA SEXTA (17)



O Governo do RN conclui a folha de janeiro nesta sexta-feira (17), quando deposita o complemento salarial dos servidores ativos, inativos e pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil. É importante destacar que o grupo desta faixa salarial já havia recebido, desde o dia 11, uma parcela de R$ 4 mil. A soma dos valores pagos nesta sexta-feira chega a R$ 64 milhões.

Por solicitação dos representantes de sindicatos e associações de servidores, o Governo vem pagando a folha sem distinção entre ativos, inativos e pensionistas.

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças segue focada acompanhando as receitas do Estado e espera, o mais breve possível, recolocar os salários dos servidores e demais compromissos em dia. 

DEPUTADO DISON LISBOA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA E ARTICULA PROJETOS PARA OS MUNICÍPIOS DO AGRESTE POTIGUAR

Foto: Assecom Senador Garibaldi Alves

O deputado estadual Dison Lisboa (PSD) destinou parte dessa semana ao cumprimento de uma intensa agenda em Brasília, onde intermediou ações e projetos importantes para os municípios da Região Agreste do Rio Grande do Norte. Acompanhado de alguns dos prefeitos, o deputado foi recebido em audiências com a bancada federal, onde articulou a liberação de recursos para as cidades.
“Nesta semana estamos visitando os deputados federais e senadores parceiros do nosso mandato e dos municípios do Agreste. Junto a eles, estamos tratando sobre convênios e ações para os municípios de nossa região. Vamos seguir trabalhando para garantir recursos e desenvolvimento para as cidades, expondo as demandas e solicitações que recebemos das prefeituras”, destacou Dison.
Na terça-feira (14), acompanhado do prefeito de Goianinha, Berg Lisboa e do prefeito de Passa e Fica, Léo Lisboa, o deputado foi recebido no gabinete do Senador Garibaldi Alves, onde tratou convênios e ações em benefício DOS municípios. O deputado Dison Lisboa continuará em Brasília, levando a pauta de reivindicações municipalistas aos Ministérios, Câmara Federal e Senado Federal.

CONSELHO DE PASTORES DE SANTO ANTÔNIO REALIZA SOLENIDADE DE 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE



Nesta segunda-Feira dia 13 ás 19:00 horas na Câmara de Vereadores se reuniu o Conselho de Pastores e Pastores convidados Para Celebrar os 500 Anos da reforma protestante e a apresentação dos planos e Ideais dos Evangélicos no município.

Estava presente O prefeito Municipal Josimar ferreira e sua esposa a Primeira-Dama Aldezia Ferreira e os vereadores: Nélio, Jardel Anselmo e o vereador Paulo Cesar. A Solenidade Foi Presidida pelo Pastor Lenilson Dantas Presidente do Conselho de Pastores. O Pastor ressaltou a Importância do Evangelho de Jesus Cristo, Citando as escrituras no Livro de Romanos.1:16 “POIS NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO, PORQUE É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ.

Prefeito de Santo Antônio, Josimar Ferreira e comitiva de Pastores do município

Após a Celebração o Pastor falou da Importância das igrejas evangélicas, que realiza trabalhos espirituais através do (evangelho) que cura, soluciona problemas, derrama bênçãos, dá prosperidade espiritual e material, abre portas e faz tudo o que for necessário para os que nele confiam. Alem de tudo isso,O evangelho proporciona ao pecador a vida eterna. Por isso, a igreja não pode perder o sentido dessa verdade. Também acrescentou que a igreja realiza trabalhos Sociais Em favou dos mais carentes. Apresentou em plenária o Plano da Semana Evangélica, Os Projetos do Conselho de Pastores: A Construção da Sede do Conselho, Os Atendimentos: Sociais, psicológico e Jurídico e suporte as Igrejas, Construção de Um seminário teológico Para Formação de Obreiros, Construção de Uma Área de Lazer para o seguimento.

O Prefeito Josimar em sua Fala se Colocou a Disposição do seguimento evangélico junto as secretarias do município. O vereador Nélio Parabenizou o Presidente do Conselho e Toda a Diretoria e os evangélicos e Colocou a Disposição dos evangélicos a câmara de Vereadores Para Realização dos seminários do seguimento, O Vereador Jardel Anselmo Falou da importância do grande Evento Cultural da semana Evangélica e se disponibilizou a Apoiar o seguimento.




LIGAÇÕES ENTRE TELEFONES FIXOS E CELULARES VÃO FICAR MAIS BARATAS ESTE MÊS



As tarifas das ligações locais e interurbanas feitas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas a partir do dia 25 deste mês. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os valores das chamadas locais terão redução de 16,49% a 19,25%. Já para as ligações interurbanas, a queda será de 7,05% a 12,01%.

A queda no custo das ligações se deve à redução dos valores de interconexão, montante cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra para a realização de ligações. Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem acontecer até 2019, segundo previsão da Anatel.

PREFEITO JOSIMAR FERREIRA SE REÚNE COM SUA BANCADA DE VEREADORES PARA DISCUTIR PAUTA ADMINISTRATIVA



Na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito de Santo Antônio Josimar Ferreira (PTN), reuniu á sua bancada de vereadores para discutir assuntos administrativos. O prefeito desde que assumiu tem conversado constantemente com os vereadores para que projetos relevantes que vá de encontro as melhorias do povo e ao desenvolvimento do município, sejam apreciados e votados para o bem estar da coletividade.

A reunião aconteceu na sala da presidência do Palácio José Ireno de Lima ( Câmara Municipal ), estiveram presentes os vereadores, Nélio (PSD), Jardel (PEN), Lucinha (SD), Paulo César (SD) Leandro (PTN) e o presidente da casa Gustavo Alves (PTN).





PREFEITO DE SÍTIO NOVO EDILSON JR ESTÁ EM BRASÍLIA PARTICIPANDO DE EVENTO PROMOVIDO PELA CNM




Desde à última Segunda (13) em Brasília, O Prefeito Municipal de Sítio Novo, Edilson Junior (PSD),  está participando junto com vários Prefeitos do Brasil, da Semana de Atendimento Técnico, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). As palestras, que são ministradas pela equipe técnica da CNM, traz diversas pautas importantes para os municípios. Orientando os gestores sobre os principais desafios da Gestão Municipal.
O prefeito Edilson Jr e a comitiva da cidade de Sítio Novo que está o  acompanhando, tem participado de diversas palestras entre elas,  sobre o “Financiamento da Saúde”, “Blocos de Financiamento da Assistência Social”, sobre “Planejamento de Políticas Públicas de Cultura”  e finalizou com A área de Educação  as apresentações do primeiro dia de evento. Com o tema “Esclarecimentos sobre o Fundeb”
Prefeito Municipal de Sítio Novo, Edilson Jr



Na parte da tarde os atendimentos foram individuais com os técnicos. O Prefeito Municipal, Edilson Junior, levou questões pontuais do município para os técnicos de cada área.







PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA SERÁ IMPLANTADO EM NATAL NESTA QUINTA



O Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) começa a operar em Natal nesta quinta-feira (16). Os 70 integrantes da Força Nacional, que já estão no Rio Grande do Norte, iniciarão o patrulhamento ostensivo nas ruas. Ao todo, deverão atuar na capital potiguar 120 policiais da FN. A redução do número de homicídios, feminicídios e crimes de violência contra a mulher são alguns dos pilares do plano.

"Por uma questão de logística a Força Nacional iniciará esse trabalho amanhã. Vamos sair do presídio de Alcaçuz para colocar o patrulhamento nas ruas. Esses homens irão atuar mediante apontamento das machas criminais nos bairros", explicou o secretário estadual de Segurança Pública, Caio Bezerra. A Polícia Militar assumirá o trabalho no entorno do presídio de Alcaçuz que estava sendo realizado pela Força Nacional. Dentro do Plano, a PM participará com 240 homens no patrulhamento por meio de escala extraordinária a ser custeada pelo Governo Federal.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

COBRANÇA EXTRA NA CONTA DE LUZ FICARÁ 33% MAIS CARA



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (14) mudanças nos valores das bandeiras tarifárias, sistema que aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando aumenta o custo de produção da eletricidade no país.

Entre as mudanças está um aumento de 33,3% para o valor da bandeira amarela. A partir de agora, se essa bandeira for acionada, o custo extra nas contas de luz vai passar de R$ 1,50 para R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.



A Aneel também reajustou, para baixo, o custo da bandeira tarifária vermelha 2: de R$ 4,50 para R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.

Os novos valores valem para o ano de 2017 e só vão ser cobrados nas contas de luz se essas bandeiras passarem a vigorar. Hoje está valendo a bandeira verde e não há cobrança extra.