Páginas

sábado, 4 de março de 2017

CONSUMIDORES PAGARÃO R$ 1,1 BILHÃO A MAIS NAS CONTAS DE LUZ APÓS DECISÃO DO GOVERNO



Uma decisão do Ministério de Minas e Energia vai obrigar o consumidor brasileiro a pagar em 2017 uma nova conta extra, de R$ 1,1 bilhão, nas contas de luz. A previsão foi dada pela Eletrobras ao próprio ministério.

A decisão foi publicada na sexta-feira (3) em uma portaria do ministério. Ela determina que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclua no orçamento de 2017 da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) a previsão de gastos com as prestações dos chamados Contratos de Confissão de Dívidas da Eletrobras.

Esses contratos se referem às dívidas que a Eletrobras tem com fornecedoras de combustível usado em usinas termelétricas que geram energia para regiões do Norte do país onde ainda não chegou a rede nacional de transmissão de energia. A principal fornecedora é a Petrobras.

Parte dos recursos para a compra desse combustível vem da CDE, que é um fundo do setor elétrico. O dinheiro que abastece o fundo, por sua vez, vem da cobrança de um encargo nas contas de luz, ou seja, vem dos consumidores.


PAÍS INICIA ANO FECHANDO 40,8 MIL EMPREGOS FORMAIS, É O MENOR SALDO DESDE 2014



Pelo 22º mês seguido, mais pessoas foram demitidas do que contratadas com carteira assinada. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (3) pelo Ministério do Trabalho, o país fechou 40.864 postos formais de trabalho em janeiro. O número leva em conta a diferença entre admissões e demissões.

A última vez em que o Caged registrou saldo positivo foi em março de 2015, quando 19,2 mil vagas haviam sido criadas. Apesar do desempenho negativo em janeiro, o saldo foi melhor que no mesmo mês de 2015 e 2016, quando haviam sido extintas 99.694 e 81.744 vagas, respectivamente.

Nos 12 meses encerrados em janeiro, o país acumula o fechamento de 1,28 milhão de postos formais de trabalho. Em 2016, o país extinguiu 1,32 milhão de vagas com carteira assinada, com pequena melhora em relação a 2015, quando 1,54 milhão de empregos haviam sido extintos.

NO RN, RESERVATÓRIOS SECOS OU EM VOLUME MORTO CAEM DE 69% PARA 59%


Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, chegou a atingir o nível mais baixo desde sua construção, em 1983 (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou relatório indicando melhora nas reservas hídricas do estado após as últimas chuvas. Segundo o órgão, que monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, o total de reservatórios secos ou em volume morto caiu de 69% para 59%.

Apesar da melhora, o Governo do RN confirmou nesta sexta (3) que vai decretar situação de emergência por causa da seca pelo 4º ano consecutivo. Com mais de 5 anos de chuvas abaixo da média, este é o período de estiagem mais severo da história do estado. Dos 167 municípios potiguares, 153 sofrem com os efeitos da seca.

Atualmente, 76 cidades possuem algum tipo de rodízio de abastecimento e outros 18 municípios estão em colapso hídrico – que é quando a companhia que fornece água admite que não tem condições de manter o fornecimento e a população passa a ser abastecida por meio de caminhões-pipa.


Do G1 RN

POETAS DE SANTO ANTÔNIO IRÃO PARTICIPAR DE EVENTO PROMOVIDO PELA ACADEMIA DE LITERATURA DO RN


Poetas, Xexéu e Gélson Pessoa
Os poetas Saltooncenses, João Gomes Sobrinho ( Xexéu ) e Gélson Pessoa, irão participar de um evento  promovido pela Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel  em Natal-RN. Os dois foram convidados pela academia para estarem presentes no próximo dia 18 de Março das 15h às 18h no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Os dois poetas são orgulhos para nossa cidade de Santo Antônio, e com certeza representarão muito bem a Terra do Salto da Onça. Xexéu já é integrante da Academia de Literatura do estado, e Gélson vem se destacando ainda a cada dia e orgulhando os Santo-antonienses, um evento como este é de extrema importância para nosso conterrâneos levarem o nome de nossa cidade para milhares de pessoas.

O evento que a Academia estadual de Literatura está provendo, trás o lançamento da Antologia Literária sobre o tema: "O Cordel da Nossa Gente" e espera atrair poetas e escritores de todo o Rio Grande do Norte.




PREFEITO EDILSON JR ASSINA TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA "PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA"



Prefeito Edilson Jr (PSD),  de Sítio Novo-RN
Um prefeito da região do Trairi vem se destacando no cenário regional e estadual, estamos falando do prefeito do município de Sítio Novo-RN, Edilson Junior, conhecido pela sua vontade de trabalho e de inovar para desenvolver  sua cidade, O prefeito assinou agora o termo de adesão ao programa "Prefeito Amigo da Criança"   (PPAC), prêmio promovido pela Fundação Abrinq, entidade voltada à proteção dos direitos da criança e do adolescente.
O principal objetivo do programa é orientar os gestores na elaboração de políticas e ações que venham garantir e fortalecer os direitos da criança e do adolescente, a criança passa a ser prioridade em todos os aspectos, assistência social, educação e saúde, essas vertentes devem ser executados durante os quatro anos de mandatos.


A partir do momento em que o prefeito adere ao projeto ele assume o compromisso de zelar, garantir e cumprir, rigorosamente, todas as diretrizes estabelecidas pelo programa que passará a acompanhar e avaliar a gestão.
Para Edilson Junior, a adesão ao projeto é um passo muito importante na proteção dos direitos das crianças e no cuidado com as pessoas. "A gestão municipal de Sítio Novo tem compromisso com o futuro da juventude e trabalha para a melhoria da condição de vida das crianças e adolescentes, cumprindo assim os compromissos firmados",  declarou o prefeito.

AL ANALISA LEI QUE AUMENTA SALÁRIO DE SERVIDORES COMISSIONADOS DO RN


Assembleia também vota aumento do imposto que os servidores estaduais pagam à Previdência (Foto: Divulgação/Assessoria ALRN)

O governo do Rio Grande do Norte encaminhou nesta sexta-feira (3) à Assembleia Legislativa um projeto de lei que aumenta os salários dos cargos comissionados da administração, das fundações, das autarquias e de órgãos de regime especial estaduais.

Se a lei for aprovada, os ocupantes dos cargos citados que também sejam servidores públicos permanentes terão direito a manter a remuneração de servidor efetivo e também a receber uma gratificação de até 60% do valor do salário estabelecido pelo projeto.

De acordo com a lei, o valor do 13º deverá ser calculado com base na remuneração integral. O projeto também determina que os valores sejam revisados anualmente e reajustados na mesma proporção que os salários dos servidores públicos estaduais.

Segundo o vice-governador Fábio Dantas, que submeteu o projeto na ausência do governador Robinson Faria, a proposta não pesará nos cofres públicos, uma vez que o aumento será compensado com o fim das gratificações de representação de gabinete (GRG) e com a demissão de servidores não estáveis.

PARA PMDB, SEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA, É "TCHAU BOLSA FAMÍLIA"



A reforma da Previdência Social é um dos grandes objetivos do governo de Michel Temer (PMDB) para 2017, considerada essencial para o equilíbrio das contas públicas. No entanto, é uma proposta de caráter impopular, uma vez que vai estabelecer uma idade mínima, de 65 anos, para aposentadoria, e um tempo mínimo de contribuição de 49 anos para a aposentadoria integral.

Em suas primeiras reuniões, a comissão instalada para debater a proposta de reforma do governo já está dividida se vai aceitar – ou não – que os brasileiros precisem ter uma determinada idade para pedir o benefício. A fim de evitar que a pressão popular seja mais um motivo para deputados justificarem um voto contrário ao governo na questão, o PMDB, partido do presidente, está fazendo uma defesa ostensiva da proposta nas redes sociais.

Em uma publicação de quinta-feira, na página oficial da legenda no Facebook, a ameaça é clara: “Se a reforma da Previdência não sair”, correm sérios riscos programas sociais do governo, como o Bolsa Família e o Fies (financiamento estudantil). Na imagem, está a frase, com quatro itens elencados abaixo –”Tchau Bolsa Família”, “Adeus Fies”, “Sem Novas Estradas”, “Acabam Programas Sociais” – e o logo do PMDB.


Veja

O SINE-RN OFERECE NO PERÍODO DE ( 03 A 06 ), MAIS DE 18 OPORTUNIDADES DE EMPREGO




O Sine-RN oferece, no período de (03 a 06), mais de 18 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

sexta-feira, 3 de março de 2017

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÍTIO NOVO, INICIA ATIVIDADES DO (SCFV)



A Secretaria de Assistência Social de Sítio Novo na Região do Trairí,  através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS,  deu início as atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  (SCFV).

As atividades começaram nesta quinta feira, 02, e já estão  funcionando novo local totalmente adequado e mais amplo, o novo  Centro de Convivência, espaço exclusivo para os serviços de convivência!

A prefeitura tem intensificado o trabalho Social no município para à população, o prefeito Edilson Jr tem buscado sempre atender aos anseios de todos que fazem parte desta tão importante área onde modifica a vida das pessoas.




EMATER-RN APRESENTARÁ PLANO DE AÇÕES AOS NOVOS PREFEITOS MUNICIPAIS



A Emater-RN promove entre os dias 20 a 24 de março, reuniões para apresentar o plano de ação da instituição aos novos prefeitos do RN. Os encontros acontecerão nas cidades sede dos regionais e contará com a presença da diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, coordenadores e assessores.

O objetivo das reuniões é apresentar a instituição e expor ações, projetos e programas desenvolvidos pela Emater em todo estado. A primeira reunião acontecerá no dia 6 de março em Assu, e seguirá por Mossoró, Pau dos Ferros, Umarizal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, encerrando a agenda, dia 13, na cidade de João Câmara.

Desenvolvendo programas como Segunda Água, Crédito Rural e Programa do Leite, a Emater-RN tem suas atividades estendidas por todos os 167 municípios do RN e trabalha com foco na agricultura familiar, através do serviço de extensão rural pública.

MEC AMPLIA PRAZO DE PRÉ-SELEÇÃO DO FIES




O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período de pré-seleção da lista de espera do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo se encerraria hoje (3), mas foi estendido para o dia 17 de março. A mudança foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União.

Os estudantes interessados devem monitorar o site do programa para checar a divulgação do resultado. Caso apareça como pré-selecionado, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e efetivar a inscrição em cinco dias úteis, a partir da data de divulgação do resultado no sistema. No ato da inscrição, o candidato deve escolher a instituição bancária e a agência de sua preferência.

GOVERNO DO ESTADO PAGA 70% DA FOLHA NA TERÇA-FEIRA ( 7 )



O Governo do RN continua o pagamento da folha na próxima terça-feira (7), quando deposita os vencimentos de 52.325 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil, representando um total de R$ 87.347.603.29.

Os 24.029 servidores da Educação e Administração Indireta que possuem recursos próprios já receberam seus vencimentos no dia 24 de fevereiro, o que equivale a R$ 49.327.698,92. Ao todo, o Governo pagará até a terça  R$ 136.675.302,21 que corresponde a 70% da folha do Estado.


Para os servidores que ganham acima de R$ 3 mil, o pagamento será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos.

APÓS CARNAVAL, COPA SÃO SEBASTIÃO DE FUTSAL EM SÍTIO NOVO TEM RODADA HOJE ( 3 )





Com um final de semana sem ter rodada por causa do período de Carnaval,  a realização dos jogos da V Copa São Sebastião de Futsal em Sítio Novo está de volta neste final de semana. Nesta Sexta-feira  (03)  e neste sábado ( 04 ),  a disputa da 9ª rodada está recheada  de  grandes confrontos.


Confira os jogos de hoje à noite:


ÀS 18:30hs, Grupo B


PIRASSA X UNIDOS PELA BOLA



Às 19:30, Grupo B

BARCELONA(1)  X SÃO FRANCISCO


Às 20:30hs, Grupo A

REAL MADRID X BORUSSIA



Jogos deste sábado  ( 04 )



ÀS 18:30hs, Grupo A



BARCELONA(2) X JUCURI



Às 19:30, Grupo A



TAPUIA X CORINTHIANS



Às 20:30hs, Grupo B

 SANTOS X UNIDOS PELA BOLA

EM REQUERIMENTO, PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO SOLICITA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER SERVIÇOS BANCÁRIOS NO MUNICÍPIO


Presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio, Gustavo Alves

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio, Gustavo Alves, preocupado com a situação dos atendimentos nos serviços oferecidos pelas agências bancárias à população do município, requer após ouvir do plenário  através do requerimento Nº 065/2017 solicita uma audiência pública para debater o assunto.

De acordo com o requerimento, estão sendo convidados os respectivos gerentes das agências, bem como os senhores superintendentes regionais das mesmas.  A audiência está marcada para o dia 22 de Março às 19:00 horas no plenário do Palácio José Ireno de Lima ( Câmara Municipal ).

Toda à população é ciente dos diversos problemas que enfrentamos todos os dias seja nos caixas eletrônicos, fila de espera e  nos  atendimentos direto ao  caixa, entre outros problemas que serão colocados em discussão na audiência.

Portanto, esperamos que a população de Santo Antônio se faça presente e lote a câmara municipal para reivindicar os seus direitos.




SAÚDE ANUNCIA AMPLIAÇÃO DE PÚBLICO ALVO PARA SEIS VACINAS



O Ministério da Saúde anunciou hoje (3) a ampliação do público-alvo para seis doses que integram o Calendário Nacional de Vacinação - tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A.

As mudanças, segundo a pasta, têm como objetivo aumentar a proteção de crianças, garantindo elevada cobertura vacinal, além de ampliar a imunidade de adolescentes e diminuir a circulação de doenças na população.

"Não adianta a vacina estar disponível no posto de saúde. É necessário que pelo menos 95% das crianças do município recebam a dose", destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.

Entre os adultos, a meta é manter a eliminação do sarampo e da rubéola e diminuir o número de casos de caxumba e coqueluche.

RN DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR SECA PELO 4º ANO SEGUIDO


Barragem seca no RN, cenário comum atualmente (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)

O Governo do Rio Grande do Norte  vai decretar, pelo quarto ano consecutivo, situação de emergência em 153 dos 167 municípios potiguares afetados pela seca. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (3) pelo coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Elizeu Lisboa Dantas. Esta será a oitava vez seguida de decretação de emergência devido à estiagem que atinge 91,6% das cidades do RN. O novo decreto, assim como os anteriores, será válido por 180 dias e vai entrar em vigor no próximo dia 23 de março.

Elizeu Lisboa explicou que, por uma questão burocrática, o atual decreto em vigor não será renovado. "O que será feito pela equipe de segurança hídrica, coordenada pelo Gabinete Civil por meio da Defesa Civil, é a publicação de um novo decreto, que entrará em vigor a partir do dia 23 de março. Temos que fazer isso tendo em vista que o cenário atual ainda apresenta situação emergencial nesses 153 municípios".

GESTANTES DO BOLSA FAMÍLIA NO RN IRÃO RECEBER REPELENTES


Em março será entregue o primeiro lote com 21.570 frascos
As mulheres grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família em todo o Rio Grande do Norte vão começar a receber os repelentes adquiridos pelo Ministério da Saúde como forma de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
        
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que o Ministério da Saúde deve destinar um total de 345.180 frascos ao Rio Grande do Norte. Esse quantitativo será dividido em sete parcelas até o mês de outubro. A ação é uma parceria do Ministério da Saúde com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
        
A primeira parcela será distribuída agora em março e neste primeiro lote serão entregues 21.570 frascos. Cada grávida receberá dois frascos/mês de 200 ml. O repelente oferece 10 horas de proteção após aplicado sobre a pele.
        
A Sesap será responsável pela distribuição às regionais de Saúde que, por sua vez, redistribuirão os repelentes aos municípios.

RN TEM A SEGUNDA MAIOR ARRECADAÇÃO PER CAPITA DO NORDESTE



O Rio Grande do Norte é o segundo estado nordestino com maior arrecadação per capita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com um valor de R$ 1.373,56 para cada habitante. A primeira posição é ocupada por Pernambuco que tem uma arrecadação per capita de ICMS de R$ 1.399,84. Esse indicador mostra a relação entre o volume recolhido desse imposto distribuído entre a população do estado. O Rio Grande do Norte alcançou essa posição em função do total arrecadado desse imposto, que é a principal fonte de receita do tesouro estadual, ano passado. Foram mais de R$ 4,7 bilhões recolhidos ao longo de 2016.

A distribuição per capita dos valores do ICMS potiguar já vinha em processo de evolução. Há três anos, o valor era de R$ 1.287,79. Em 2015, essa marca cresceu e chegou a R$ 1.315,00 até atingir R$ 1.373,56 no ano passado. As informações fazem parte do estudo Análise do ICMS 2016, uma publicação elaborada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte sobre as receitas do estado com ênfase no ICMS de 2010 ao ano passado. A publicação pode ser conferida na íntegra no portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br) na seção Boletins Econômicos.


EQUIPE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E AUTOMAÇÃO DA UFRN DESENVOLVE PROJETO DE INTERNET TÁTIL


Foto: Reprodução/Internet

O Grupo de Pesquisa em Sistemas Embarcados e Hardware Reconfigurável (GPSEHR) do Departamento de Engenharia da Computação e Automação (DCA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolveu um projeto que pretende revolucionar a interação com a internet, a Haptic Glove Device (luva de internet tátil) que permitirá ao usuário sentir peso e textura de objetos virtuais e servirá como plataforma de testes nas pesquisas de internet tátil.

A equipe formada pelos alunos de mestrado Matheus Fernandes Torquato, Daniel Holanda Noronha e de doutorado José Claudio Vieira e Silva Junior, sob orientação do professor Marcelo Fernandes do DCA, ganhou o primeiro lugar da etapa local da Intel Embedded Systems Competition 2016 realizada no Instituto Metrópole Digital (IMD), classificando-se para a etapa nacional da competição, realizada no VI Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC-2016) em João Pessoa. O grupo ficou em terceiro lugar dentre aproximadamente 60 projetos de todo o Brasil.

Parte essencial do projeto é a cooperação com o grupo do Centre for Telecommunications Research (CTR) do King’s College London, Reino Unido. O professor Marcelo Fernandes conta que tudo surgiu a partir da visita à universidade britânica. “O projeto surgiu em 2015 quando eu fui para a Inglaterra, para o King’s College London, trabalhar com o professor Mischa Dohle que é uma referência em pesquisas na área. Lá desenvolvemos o sistema e pouco antes de eu voltar para o Brasil o professor Mischa propôs um desafio para que tentássemos realizar a primeira conexão de internet tátil intercontinental entre Brasil e Inglaterra, consolidando nossa parceria com um aperto de mãos virtual”, lembra. Esse cumprimento simbólico está previsto para ocorrer em 2017 e demonstrará o êxito da parceria entre os dois grupos de pesquisa.

CORPOS NÃO IDENTIFICADOS SÓ IRÁ FICAR GUARDADO POR 10 DIAS, DIZ ITEP-RN


Corpos que ainda necessitam de identificação por DNA estão no pátio do Itep (Foto: Rafael Barbosa/G1

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte decidiu que só vai guardar corpos não identificados por até 10 dias. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial do Estado (veja AQUI a portaria).

“Findado o prazo, o Itep prosseguirá com a liberação e encaminhamento do cadáver não reclamado ao município do local do óbito, para que sejam tomadas as providências para o sepultamento em cemitério”, diz trecho da publicação.

Até a semana passada, o órgão acumulava mais de 30 corpos sem identificação. Com as câmeras frias superlotadas, muitos cadáveres e ossadas estão ensacados no chão do pátio ou expostos ao sol.

Segundo o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, antes deste decreto o Itep ficava com os cadáveres não reclamados por no mínimo 45 dias. A falta de vagas nos cemitérios públicos vem impedindo que os corpos sejam retirados do órgão, o que vem causando acúmulo de corpos.


DO G1 RN

TITE CONVOCA SELEÇÃO PARA ELIMINATÓRIAS ÀS 11H DE HOJE



Nesta sexta-feira (3), às 11h, o técnico Tite vai convocar os jogadores que representarão a Seleção Brasileira nas duas próximas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2008. A convocação será no hangar da GOL, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e será transmitida ao vivo pela CBF-TV. Acompanhe pelo site oficial da CBF ou pelas redes sociais da entidade.

Os dois próximos jogos pelas Eliminatórias serão contra o Uruguai, em Montevidéu, no dia 23 de março, e no dia 28, em São Paulo, contra o Paraguai. Os profissionais de imprensa interessados na cobertura da partida contra o Paraguai têm até o dia 10 de março, às 19h, para solicitarem o credenciamento, através deste link (clique aqui).

O SINE-RN OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA (03), MAIS DE 12 OPORTUNIDADES DE EMPREGO



O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (03), mais de 12 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

quinta-feira, 2 de março de 2017

JUSTIÇA DETERMINA QUE PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÍTIO NOVO PAGUE SALÁRIO A VEREADOR LICENCIADO EM 48H



O Juiz de Direito Dr. Flávio Ricardo Pires de Amorim determinou na última sexta-feira (24), em uma decisão com caráter liminar, 48 horas para que o Presidente da Câmara de Sítio Novo José Hélio da Silva, autorize e efetive o Pagamento da remuneração do vereador licenciado Adegilson Gonçalo de Souza, sob pena de incidência de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) até o limite de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e sem prejuízo da adoção de outras medidas legais aplicáveis ao caso.

Ainda, sob pena de incidência da mesma multa acima referida, determina que o presidente José Hélio da Silva mantenha a regularidade do pagamento mensal da remuneração do vereador licenciado Adegilson Gonçalo, conforme previsão legal. Veja abaixo a Decisão Proferida.









MARÇO TERÁ BANDEIRA AMARELA E COBRANÇA EXTRA NA CONTA DE LUZ; INFORMA ANEEL



A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (24) que os consumidores de energia voltarão a pagar taxa extra na conta de luz em março. A bandeira tarifária estava verde desde dezembro, ou seja, sem cobrança extra na conta.
 
Isso porque, no próximo mês, estará em vigor a bandeira tarifária amarela, o que significa a cobrança de R$ 2 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.
 
"No mês de março a previsão das vazões que chegam nos reservatórios das hidrelétricas ficou abaixo da expectativa anterior, o que levou a indicação de maior geração termelétrica como medida para preservar os níveis de armazenamento e garantir o atendimento à carga do sistema", informou a agência.

PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO JOSIMAR FERREIRA, ABRE A "JORNADA PEDAGÓGICA" 2017


Prefeito de Santo Antônio Josimar Ferreira, momento da sua fala na "Jornada Pedagógica"  2017


Fotos: Joel Rei


Com o tema: "Escola Pública de Qualidade, uma Realidade Possível" , a prefeitura municipal de Santo Antônio  na manhã desta quinta-feira ( 02 ), através da Secretaria Municipal de Educação, deu início a  "Jornada Pedagógica"  2017  do município. O evento começou por volta das 8:00h e contou com uma quadra totalmente lotada.

A Jornada  começou com as inscrições dos presentes que no ato recebiam um Kit de material,  onde logo após foi composta  a mesa das autoridades, ao adentrar no local, o prefeito Josimar Ferreira e a Primeira-dama, Aldézia Ferreira, cumprimentou e saudou pessoalmente à todos com um aperto de mão e boas vindas.

Estão participando da Jornada pedagógica de Santo Antônio, além do excelentíssimo senhor prefeito, Josimar Ferreira, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social Aldézia Ferreira, Vereadores Paulo César, Nélio e Jardel, Coordenadores, Supervisores, Diretores e Vice-Diretores de Escolas Municipais, professores, a secretária-adjunta de Educação Rafaela Lima e a  secretária municipal de Educação Danielle Medeiros.




Ao abrir a Jornada Pedagógica 2017, em seu discurso o prefeito Josimar Ferreira  falou da importância do evento, dos ensinamentos do seu pai e de seus professores e pregou a união de todos para poderem levar uma educação de qualidade e de compromisso com os Santo-antonienses.

"Quero começar agradecendo primeiramente a Deus, depois quero agradecer aos meus pais e aos meus professores pelos ensinamentos que me  deram até chegar aqui. agradecer a presença de todos e dizer que espero que vocês que me ajudem e a secretária Danielle, para que possamos realizar uma das melhores educação do Rio Grande do Norte" , enfatizou o prefeito.

Josimar ainda falou aos presentes que os palanques foram desarmados e que é hora de trabalhar para poder oferecer uma educação de qualidade aos seus munícipes. "Este é um momento em que não devemos olhar quem votou em mim ou não, os palanques foram desarmados em Outubro e que é a hora de trabalharmos unidos pelo povo de Santo Antônio" , declarou o Josimar Ferreira

























MAIS DE 800 PESSOAS SÃO ATENDIDAS EM FEVEREIRO PELA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SANTO ANTÔNIO


Usuários no momento do atendimento na Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Santo Antônio realizou no mês de fevereiro deste ano,  839 atendimentos. No setor do Programa Bolsa Família foram realizados 399 atendimentos; no setor de Habitação foram 192 atendimentos; a Assistente Social atendeu a 139 usuários (as); o defensor público, atendeu 89 pessoas e a secretária Aldezia atendeu a 20 usuários do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. O setor que sempre tem um bom número de atendimentos, é o do Programa Bolsa Família. Em janeiro foram 405 atendimentos. 
Os atendimentos são realizados por uma equipe técnica e excelentes profissionais, todos trabalhadores do SUAS que estão à disposição da população. A secretaria de Assistência Social funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Rua Padre Cerveira, 411, centro, em Santo Antônio.

Veja como foi os atendimentos do mês de janeiro: 
AQUI


MPRN ABRE INSCRIÇÕES PARA SELECIONAR ESTAGIÁRIOS DE DIREITO





O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu nesta quinta-feira (2) o período de inscrições para o XIII Processo Seletivo para Credenciamento de Estagiários do Curso de Direito, conforme Edital nº 039/2017 – PGJ/RN, publicado na sexta-feira (24).

A seleção destina-se a formação de cadastro de reserva para o provimento de vagas que venham a ocorrer após a expiração das atuais seleções ainda em vigor, foram abertas desde a 0h desta quinta-feira até às 23h59:59 do dia 31 de março de 2017, exclusivamente, pela internet através do portal do MPRN (www.mprn.mp.br), na seção concursos.

O candidato (com identificação no e-mail) deve fazer o depósito observando o prazo de inscrição do processo seletivo e data limite para depósito, enviando o comprovante até o dia 31 de março para o e-mail: concurso.estagio@mprn.mp.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Clique aqui e confira o edital na íntegra.

COMISSÃO DE BIOMETRIA DO TRE-RN, PLANEJA EXECUÇÃO DA BIOMETRIA REVISIONAL 2017/2018



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte se prepara para iniciar as atividades da Biometria Revisional - Ciclo 2017/2018. Este ano o cadastramento dos dados biométricos dos eleitores começará pelos municípios de Extremoz, Rio do Fogo, Maxaranguape, Touros e São Miguel do Gostoso.

A Comissão de Biometria do TRE-RN vem se reunindo durante este mês de fevereiro para o planejamento e definições de logística para a execução dos trabalhos, nos municípios citados, bem como a gestão de recursos humanos e materiais necessários para as 64ª e 14ª Zonas Eleitorais, que irão receber os eleitores que passarão pelo cadastro biométrico obrigatório.

A previsão é que 45 municípios realizem a revisão biométrica até março de 2018. No início do mês de março o Presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota e os juízes eleitorais Diego Dantas e Lidiane Maia, da 64ª e 14ª ZEs respectivamente, realizarão reuniões com os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, a fim de formalizar parcerias relativas a cessão de servidores e transporte de eleitores.

DISON LISBOA PROPÕE MELHORIAS PARA SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE



Atento as reivindicações da população de São José do Campestre, o deputado estadual Dison Lisboa (PSD) apresentou requerimentos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, endereçados a Secretaria Estadual de Segurança e da Defesa Social (Sesed), solicitando ações de segurança pública. Os documentos propõem reforço do efetivo e uma viatura policial para a cidade.

De acordo com o deputado, os policiais militares lotados no município de São José do Campestre têm enfrentado dificuldades para desempenhar suas funções e proteger a população da cidade. “Atualmente o patrulhamento policial não atende toda totalidade de bairros e localidades, restringindo os serviços de segurança ofertados na cidade. Dessa forma, se faz necessário a disponibilização de uma viatura policial para que aos moradores possam contar com o serviço pleno da Polícia Militar”, justificou Dison.

O reforço no policiamento também foi uma medida proposta pelo deputado. “A sensação de insegurança vivenciada pelos moradores, pode ser amenizada com a presença de policiais nas ruas, proporcionando maior segurança à população. Atualmente, o efetivo policial da cidade conta com um número reduzido de homens, não sendo suficiente para atender aos moradores”, declarou.

DEZ PESSOAS SÃO MORTOS EM MESNOS DE 24H NA GRANDE NATAL


Com superlotação, Itep acumula corpos no pátio (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Dez pessoas foram mortas entre a noite da quarta (1º) e manhã desta quinta-feira (2) na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, ninguém foi preso. Dos casos registrados, quatro ocorreram em Natal, quatro em Extremoz, um em Parnamirim e um em Ceará-Mirim. Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os casos não estão relacionados.

Segundo o ‘Contador de Homicídios’ do site do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol), até as 7h5 desta quinta-feira (2) haviam sido contabilizados 404 assassinatos no estado somente este ano – o que dá uma média de 6,7 mortes violentas por dia. Em 2016, foram registrados 1.988 homicídios (média de 5,4).

PREFEITO JOSIMAR FERREIRA PASSA CARNAVAL NO MUNICÍPIO AO LADO DO POVO


Vereador Leandro Horácio9PTN), Deputado Dison Lisboa(PSD), o amigo Nilsinho, o prefeito de Santo Antônio Josimar Ferreira (PTN) e o Vice-prefeito Dr Estácio (PSD)

Chamado de prefeito diferente neste Carnaval por está presente todos os dias de festa na cidade, o prefeito de Santo Antônio,  Josimar Ferreira (PTN), esteve prestigiando todos os dias o Carnaval 2017 ao lado de amigos, correligionários e do povo do município.

Josimar participou dos blocos da cidade que saíram às ruas e avenidas de Santo Antônio,  esteve no sábado ao lado também do deputado estadual, Dison Lisboa, que veio prestigiar ao lado do prefeito e do povo Santo-antoniense o nosso Carnaval.

O prefeito ainda aproveitou para participar e prestigiar o tradicional jogo das quengas do Distrito de Redenção onde foi recebido com bastante alegria pelo povo daquela comunidade.

Saindo um pouco do clima festivo, na segunda-feira (27) de Carnaval, Josimar Ferreira foi cumprir um compromisso administrativo, foi acompanhar de perto o início do serviço de Terraplanagem no Lixão da cidade, onde em mais de duas décadas se fazia reparos naquele local.