Páginas

sábado, 27 de maio de 2017

ESCRITÓRIO DA CAERN EM SANTO ANTÔNIO AVISA À POPULAÇÃO SOBRE DÉBITOS COM A COMPANHIA

                                  
Escritório da CAERN em Santo Antônio, próximo a caixa D`agua da cidade
     

                                             AVISO! 

O Escritório da Companhia de  Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN ) em Santo Antônio,  comunica  a população do município  que, quem estiver em débito com a CAERN, dependendo do tempo do débito e independente do imóvel está com a água ligada ou cortada, o responsável cujo o CPF está cadastrado no imóvel vai automáticamente ser inserido no SPC.



MAIS DE 23% DAS VAGAS OFERECIDAS PELO FIES NÃO FORAM APROVEITDAS


Das 150 mil vagas disponibilizadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre deste ano, 23,1% não foram aproveitadas. De acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), neste ano foram firmados 115.445 contratos. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou quantas vagas serão oferecidas no segundo semestre do programa. No mesmo período do ano passado, quando o fundo ofereceu 250 mil vagas, cerca de 41% delas não foram utilizadas.

Os números do FNDE mostram o encolhimento do financiamento estudantil ao longo dos anos. Em 2014, foram celebrados 732.682 contratos. Já no ano seguinte, como reflexo da crise e da mudança nas regras do programa, a quantidade de alunos beneficiados pelo Fies caiu exponencialmente: foram registrados 287.455 contratos. No ano passado, o número de contratos ficou na casa dos 203,5 mil.


ESTADO DO RN CHEGA A MARCA DE 1.000 HOMICÍDIOS EM 2017, DIZ INSTITUTO


A violência no Rio Grande do Norte continua atingindo e superando marcas preocupantes. Neste sábado (26), segundo levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida – o estado chegou a 1.000 assassinatos registrados somente este ano – o que dá uma média de 6,8 homicídios por dia. A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública disse que o órgão não vai cometar os dados do OBVIO.

“Uma pena. Nós não merecemos isso”, disse o especialista em gestão e políticas de segurança pública Ivenio Hermes, que também é coordenador do instituto. “O tratamento inadequado às causas da violência não gera um entendimento amplo do fenômeno da violência no Rio Grande do Norte, e isso se mostra nas ausências do Estado em diversas áreas que se correlacionam em políticas de segurança pública”, comentou.



CONTAS DE LUZ DE JUNHO TERÃO BANDEIRA VERDE, SEM ACRÉSCIMO NA TARIFA


A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.

Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

GIANNINI ESTARÁ NA LOJA ONLINE EM SANTO ANTÔNIO HOJE, CANTOR FARÁ FESTA A NOITE NA CIDADE


SISU TERÁ 51,9 MIL VAGAS NO PRÓXIMO SEMESTRE; INSCRIÇÕES COMEÇAM NA SEGUNDA


Os candidatos interessados em concorrer a vagas no ensino superior público já podem consultar a oferta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre pela internet. As inscrições serão abertas na segunda-feira (29) e vão até dia 1º de junho.

Ao todo serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O número é menor que o do segundo semestre do ano passado, quando foram ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. 

Para esta seleção, os candidatos deverão usar a nota do Enem 2016. Para participar, a nota da redação do Enem não pode ter sido zero.

As matrículas ocorrerão do dia 9 ao dia 13 de junho e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO ABRE DOIS PREGÕES E REALIZA UM CONTRATO

Sede da Câmara Municipal de Sítio Novo-RN
A Câmara Municipal de Sítio Novo, através do seu Pregoeiro divulgou a abertura de dois pregões e realizou a contratação de uma empresa especializada em placas. Confira logo abaixo os detalhes:

O Pregoeiro da Câmara Municipal de Sítio Novo/RN, tornou público que está aberta licitação na modalidade Pregão Presencial nº 001/2017, Contratação de empresa para prestação de serviço de locação de
01(um) veículo sem motorista. A sessão pública dar-se-á no dia 02/06/2017, às 14h, na sede da Câmara Municipal de Sítio Novo/RN, sito a Rua José Ferreira Lima, 53 – Centro – Sítio Novo/RN. O Edital estará à disposição no horário das 8h às 12h.

O Pregoeiro da Câmara Municipal de Sítio Novo/RN, ainda tornou público que está aberta licitação na modalidade Pregão Presencial nº 002/2017, CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA O FORNECIMENTO DE
COMBUSTÍVEIS. A sessão pública dar-se-á no dia 02/06/2017, às 14:30h, na sede da Câmara Municipal de Sítio Novo/RN, sito a Rua José Ferreira Lima, 53 – Centro – Sítio Novo/RN. O Edital estará à disposição no horário das 8h às 12h.

O Presidente da Câmara Municipal de Sítio Novo, José Hélio da Silva também realizou um contrato com uma empresa especializada em confecção de placas e kit legislativo. Como você pode ver logo abaixo:

HEXTRATO do CONTRATO referente à CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM CONFECÇÃO DE PLACAS E KIT LEGISLATIVO PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO.
PARTES: CÂMARA MUNICIPAL DE SITIO NOVO/RN e NAAMA LARISSA VIEIRA SOARES, CNPJ: 23.240.544/0001 – 26.
FONTE DE RECURSOS: RECURSOS ORIUNDOS DO ORÇAMENTO GERAL DA CÂMARA. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA/2017:
Natureza de despesa 33.90.39 – SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURIDICA.
VALOR TOTAL DO CONTRATO:
R$ 7.810,00 (sete mil oitocentos e dez reais).

ASSINATURA DO CONTRATO: 22/05/2017 a 22/08/2017.
CONTRATANTE: Jose Helio da Silva.
CONTRATADO: Naama Larissa Vieira Soares.

SANTO ANTÔNIO E MAIS 49 MUNICÍPIOS FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAREM DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA MORADIA CIDADÃ E CARTÃO REFORMA


Prefeitos do Rio Grande do Norte poderão participar do lançamento do Programa Moradia Cidadã Municípios e Cartão Reforma, promovido pelo Governo do Estado, através do Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab) - CEHAB. O convite é direcionado para gestores, secretários e assessores. O evento ocorre no próximo dia 30 de maio, das 10h às 13h, na Escola de Governo, em Natal.

Os programas deverão ampliar o número de habitações no Estado, e proporcionar reformas de moradias populares, e o lançamento contará com a presença do Governador do Estado, Robisnon Faria, e de autoridades estaduais. Na ocasião, também haverá treinamento aos prefeitos, mostrando passo a passo as diretrizes e sistemática de operação na plataforma do Programa Cartão Reforma. O cadastramento na Plataforma do Cartão Reforma terá início no próximo mês de junho.

Durante o curso, cada prefeito deverá estar acompanhado de 01 (Um) servidor técnico responsável pela área social ligada à habitação e 01 (Um) profissional ligado à área de engenharia.

50 municípios do Estado foram pré-selecionados pelo Ministério das Cidades, do Governo Federal, no 1º Edital de Cadastramento do CARTÃO REFORMA: Assu, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Arêz, Campo Grande, Baía Formosa, Baraúna, Bom Jesus, Brejinho, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, Gov. Dix- Sept-Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Itaú, Jaçanã, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Salgada, Luís Gomes, Macaíba, Mar1ns, Montanhas, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Olho d’Água dos Borges, Parnamirim, Patu, Pau dos Ferros, Poço Branco, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, Umarizal, Upanema e Várzea.

O SINE-RN OFERECE, DE ( 26 a 29 ) MAIS DE 417 OPORTUNIDADES DE EMPREGO


O Sine-RN oferece, de (26 a 29) mais de 417 oportunidades de emprego em Natal e  Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

ANATEL DEVERÁ BLOQUEAR CELULARES SEM CERTIFICAÇÃO



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá bloquear os celulares que não tenham certificação. A proposta apresentada pela área técnica da Anatel já foi aprovada em reunião administrativa da agência, mas deve passar pelo Conselho Diretor e ainda pode sofrer mudanças.

Antes de bloquear os celulares, as operadoras deverão avisar os clientes que têm aparelhos não regularizados e, somente, após 75 dias poderão bloqueá-los. A previsão é de que as empresas comecem a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de julho, mas pode haver um adiamento no início da implantação do sistema.

Segundo a Anatel, serão bloqueados os celulares que não tenham certificação da agência e Imei válidos. O Imei é uma sequência de números que identifica o celular internacionalmente e são listados no banco de dados da GSMA, organismo internacional que reúne as empresas de telefonia móvel. Ele equivale ao número do chassi dos carros. Os aparelhos sujeitos ao bloqueio são principalmente os vendidos irregularmente no mercado nacional.

PROJETO VISA DESTINAR 2% DO FPM PARA MUNICÍPIOS COM TURISMO CONCENTRADOS EM TEMPORADAS


Uma proposta que muda a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para prever a destinação de 2% dos recursos para os Municípios de turismo por temporada está em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto foi apresentado pelo então deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ), que renunciou ao mandato para assumir a prefeitura de Angra dos Reis (RJ), em janeiro de 2017. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera a matéria prejudicial aos Municípios, considerando que reduzirá os repasses como um todo a todos os Entes municipais.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 287/2016 altera a Lei 5.172/1966 do Código Tributário Nacional, que define a forma de rateio do FPM. Atualmente, 10% é transferido para as capitais dos Estados e 90% para os demais Municípios do País.

O autor da proposição propõe que os primeiros passem a receber 9% e as demais cidades, 89%. Os dois pontos percentuais destinados aos Municípios turísticos seriam aportados em uma reserva do FPM e repartidos conforme critérios definidos por lei ordinária e revistos a cada quatro anos.

Jordão defende, no texto, que o projeto objetiva compensar as cidades brasileiras que enfrentam fluxos turísticos concentrados em determinadas épocas do ano, quando os equipamentos públicos, como hospitais, delegacias e rodoviárias, ficam sobre pressão para atender a população extra.

O projeto será analisado nas comissões de Turismo; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para votação no Plenário da Câmara.

ASSEMBLEIA DISCUTE MEIOS PARA GARANTIR DIREITO À ADOÇÃO E COMBATER PRECONCEITO


A Assembleia Legislativa segue trabalhando para colaborar com os processos de adoção no Rio Grande do Norte. Na tarde desta quinta-feira (25), Dia Nacional da Adoção, a Casa realizou audiência pública para debater o tema, reunindo autoridades e pessoas ligadas à causa. O debate foi proposto pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e lotou auditório da Assembleia.

Desde 2015, a adoção tem sido tema central de vários debates no Poder Legislativo. Na audiência, que também faz alusão à Semana Estadual de Adoção, o foco principal dos participantes foi a discussão sobre os preconceitos no momento de se adotar. Para os participantes, é preciso que os interessados em adotar um filho deixem de lado as exigências para se escolher um novo membro na família.

SENADORES DO PT QUIS IMPEDIR VISTORIA DE ÔNIBUS DE BADERNEIROS


Na véspera do protesto que virou badernaço em Brasília, um grupo de senadores do PT foi ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, pedir ao governador Rodrigo Rollemberg para que a Polícia Militar não vistoriasse ônibus chegando a Brasília com manifestantes. Rollemberg respondeu aos senadores Paulo Rocha (PA), Lindbergh Farias (PE) e Humberto Costa (PE) que não poderia atender o pedido.


Por: Cláudio Humberto

É AMANHÃ ! A MAIOR FESTA DO AGRESTE COM, GIANNINI E FELIPÃO EM SANTO ANTÔNIO


VICE-PREFEITO DE ESPÍRITO SANTO NO AGRESTE DO RN É INDICIADO POR DUPLO HOMICÍDIO

Foto: Reprodução/Internet
O vice-prefeito de Espírito Santo, distante pouco mais de 70 km de Natal, foi indiciado pela morte de duas pessoas. Toinho Venceslau, do PSDB, confessou à Polícia Civil que atropelou as vítimas, um casal que deixou três crianças, no dia 1º de janeiro deste ano, a data da posse do político.

Delegado de Goianinha, onde o acidente ocorreu, Wellington Guedes, relatou em entrevista ao Portal No Ar os motivos pelos quais Toinho foi indiciado por duplo homicídio doloso, quando se assume o risco de morte.

“Ele vinha em alta velocidade com o carro dele e bateu na moto em que estava o casal quando fez ultrapassagem em faixa contínua [onde é proibido ultrapassar]. A moto foi arrastada porque ele não parou para prestar socorro. Seguiu sem chamar ambulância”, narrou o delegado.

De acordo com Wellington Guedes ainda não há mandado de prisão contra Toinho Venceslau.


Do Portal no Ar




LEI DO DEPUTADO DISON DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA ABRIGO DE IDOSOS DA CIDADE DE GOIANINHA


Foi sancionada a proposição de lei de autoria do deputado Dison Lisboa (PSD) que declara de Utilidade Pública Estadual a Instituição de Longa Permanência de Idosos –ILPI Santa Terezinha -, localizada no município de Goianinha. A Lei de número 10.199 foi publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Norte desta quinta-feira (25).

“Esse merecido reconhecimento vem colaborar com o ILPI Santa Terezinha na manutenção da prestação dos serviços assistenciais tão importantes aos goianinhenses”, disse Dison. De acordo com o parlamentar, a instituição zela pelo bem estar dos idosos, garantindo o respeito à dignidade humana, o que justifica ter o apoio do Estado para a realização de suas atividades.



“O título de utilidade pública permite que a instituição faça parcerias e, junto com o poder público, melhore os serviços ofertados a população. O ILP Santa Terezinha é um exemplo de entidade assistencial, que vem atuando na prestação de serviços e desenvolvimento de ações voltadas para o atendimento das necessidades dos idosos, proporcionando-lhes assistência material, moral e espiritual,” afirmou o deputado.

CAMPANHA CONTRA A GRIPE É PRORROGADA ATÉ 9 DE JUNHO


Mesmo com todos os esforços para o alcance da cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no Rio Grande do Norte 292.400 pessoas ainda não tomaram a vacina. Assim, a campanha que deveria estar se encerrando nesta sexta (26) foi prorrogada até o dia 9 de junho. O país atingiu a média de 64% de cobertura. No Nordeste, essa média foi de 63%.

Até lá, continua sendo recomendada a vacinação para:
  • quem tem 60 anos ou mais;
  • crianças na faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto);
  • trabalhadores da saúde;
  • povos indígenas;
  • grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • população privada de liberdade;
  • funcionários do sistema prisional;
  • e professores das escolas públicas e privadas que estejam atuando em sala de aula.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

PREFEITURA DE SÍTIO NOVO IMPLANTARÁ PROJETO EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO EM ESCOLAS MUNICIPAIS



A Prefeitura Municipal de Sítio Novo/RN, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, recebeu nesta quinta-feira, dia 25 de maio de 2017, representantes do 3º Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (3º DPRE), para divulgar o PROJETO EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NA ESCOLA, cujo objetivo é atender crianças de 8 a 12 anos que estudam em escolas de ensino fundamental com atividades educativas sobre trânsito, onde serão ministradas palestras com base em uma cartilha contendo aulas teóricas e práticas.


Após serem repassados todos os detalhes do Projeto, como por exemplo: período de duração e metodologia utilizada, o Secretário Municipal de Educação, Andriê Alex, em contato com o Prefeito Municipal Edilson Júnior, firmaram parceria com o 3º DPRE, para implantar em nosso município o referido projeto, pois, sabe-se da importância de educar para o trânsito desde cedo, como também, estas crianças passam a serem multiplicadoras dos conhecimentos que serão adquiridos ao longo do curso.

As atividades do Projeto estão previstas para iniciarem ainda no primeiro semestre letivo. Inicialmente, será implantado na Escola Municipal Professora Francisca Lucas da Silva, e, posteriormente nas demais unidades escolares.

Na ocasião estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Andriê Alex da Silva, os Cabos Andrya, Camelo Júnior (Coord. do Projeto) e o Sargento Everaldo.
 

PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA E ÓLEO DIESEL


A Petrobras anunciou nesta quinta-feira(25), a redução no preço médio da gasolina nas refinarias em 5,4%. No caso do diesel, a redução será de 3,5%. “A decisão foi guiada predominantemente por um aumento significativo nas importações no último mês, o que obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno”, informa a companhia.

CANDIDATOS DO ENEM COM ISENÇÃO DE TAXA NEGADA TÊM ATÉ 25 DE JUNHO PARA AVISAR AO INEP


Os candidatos que atendem aos critérios, mas tiveram a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) negada, na hora da inscrição, terão até o dia 25 de junho para enviar os documentos comprobatórios para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, assim, serem dispensados do pagamento de R$ 82.

O Inep divulgou hoje (25) comunicado orientando os participantes. Os candidatos devem enviar os pedidos de isenção com os respectivos comprovantes da situação socioeconômica e de escolaridade. Mais informações podem ser obtidas no 0800 61 61 61. O Inep irá analisar a situação de cada estudante.

FERNANDINHO BEIRA-MAR É TRANSFERIDO PARA PENITENCIÁRIA FEDERAL DE MOSSORÓ


O traficante Fernando Luiz da Costa, conhecido como “Fernandinho Beira-Mar”, está sendo transferido na tarde desta quinta-feira (25) da Penitenciária Federal de Porto Velho para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde deverá chegar no fim da tarde de hoje.

A informação foi confirmada por fontes ligadas ao Ministério da Justiça e ao presídio. O traficante ficará no presídio em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que impede contato com outros presos da unidade. Beira-Mar é condenado a quase 320 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha e homicídio.

TAXA DE JUROS DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO CAI 422,5% AO ANO


A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito caiu em abril, quando ficou 422,5% ao ano, informou hoje (25) o Banco Central (BC). A queda em relação a março, foi de 67,8 pontos percentuais. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Já a taxa do crédito parcelado subiu 3,1 pontos percentuais para 161,6% ao ano. No caso do crédito rotativo do cartão migrado para o parcelado, a taxa ficou em 151,2% ao ano.

Março foi o último mês em que os consumidores puderam usar o rotativo sem tempo definido. Desde abril, os consumidores que não conseguem pagar integralmente a fatura do cartão de crédito, só podem ficar no crédito rotativo por 30 dias. A nova regra, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em janeiro, obrigou as instituições financeiras a transferirem para o crédito parcelado, que cobra taxas menores.

PROGRAMA DA UFRN TRILHAS POTIGUARES ABRE INSCRIÇÕES PARA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O Projeto de Comunicação Social no Programa Trilhas Potiguares (Comtrilhas), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 29, para interessados em trabalhar na assessoria de comunicação do programa.

A equipe trabalha em regime de home office, desenvolvendo atividades  de divulgação, assessoria de imprensa, comunicação interna, gerenciamento de redes sociais, assistência aos alunos atuantes nos municípios e produção editorial para o blog do projeto.

Os interessados devem realizar inscrições por meio do formulário disponível aqui. Mais informações sobre o Trilhas Potiguares podem ser obtidas na página do programa no Facebook.
 

30% DA POPULAÇÃO DE MACAU PODERÁ SER ABASTECIDA COM ÁGUA DO OCEANO, A PARTIR DE 2018


Segundo o engenheiro mecânico e coordenador do projeto na Semarh, Franklin de Azevedo, na fase inicial que está sendo estudada atualmente, as águas resultantes do processo de dessalinização devem abastecer até 30% de Macau, município do Polo Costa Branca escolhido para abrigar o projeto piloto. A princípio, o projeto poderá entrar em prática a partir de fevereiro de 2018.

Franklin explica que a grande vantagem da dessalinização é que a porção da cidade abastecida com essas águas terá, a partir do início das atividades, segurança hídrica por tempo indeterminado. “São águas provenientes do mar, que é uma fonte inesgotável. Isso significa que, se todas as outras fontes de abastecimento falharem, a dessalinização ficará contínua. Então, é garantia de segurança hídrica para a população abastecida”, comenta o técnico.

Atualmente, o município de Macau é abastecido com águas do rio Piranhas-Açu, do qual a captação acontece em Pendências. Com a seca que já dura cinco anos, entretanto, a retirada de água tem sido cada vez mais difícil, o que motivou os técnicos a estudarem alternativas. Foi aí que surgiu a ideia de instalar a usina de dessalinização.


91 APENADOS FOGEM DO PEP NA MAIOR FUGA DA HISTÓRIA DO SISTEMA PRISIONAL DO RN



A maior fuga já registrada na história do sistema prisional do Rio Grande do Norte aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25). Foi na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, de onde 91 presos escaparam por um túnel de aproximadamente 30 metros de extensão. Nove foram recapturados. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), que já determinou a abertura de uma sindicância para apurar se houve facilitação.

Inicialmente, o secretário Luis Mauro Albuquerque, titular da Sejuc, havia informado a fuga de 82 detentos. Depois, retificou a informação ressaltando que nove haviam sido recapturados, e que o número exato de fugitivos era 91, restando 82 a serem recapturados.


DEMANDA NO WALFREDO GURGEL TEVE QUEDA DE 14,4% APÓS REGULAÇÃO DE ATENDIMENTOS


O número de atendimentos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, começou a diminuir. Segundo os dados do Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (Naqh), houve uma queda de 14, 41% na média diária de atendimentos, após nove dias dado preferência apenas à ocorrências específicas de vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou politraumatizados.

A ocupação de leitos e corredores do hospital também diminuiu cerca de 15%. Antes de ocorrer a regulação, implantada oficialmente no dia 16 de maio, cerca de 60% dos casos que chegavam a unidade, poderiam ser direcionados à unidades de pronto-atendimento ou postos de saúde.

As normas técnicas, regulamentadas desde o ano de 2014, estabelecem que o fluxo de pacientes clínicos deve se concentrar em Hospitais Gerais Estaduais, o fluxo de pacientes cirúrgicos em Hospitais Estaduais e o fluxo de ortopedia, nas Unidades Hospitalares da Região Metropolitana. Os pacientes também serão monitorados através de um novo sistema implantado na unidade.


GOVERNO FEDERAL REVOGA DECRETO QUE AUTORIZAVA USO DAS FORÇAS ARMADAS NA ESPLANADA


O presidente Michel Temer revogou na manhã desta quinta-feira (25) o decreto de ontem que autorizava o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios. O decreto de revogação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

A revogação foi publicada enquanto o presidente Temer estava reunido no Palácio do Planalto com os ministros Raul Jungmman, da Defesa; Eliseu Padilha, da Casa Civil; Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Antônio Imbassahy, da Secretaria de Governo e com o general Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

GOVERNO DO ESTADO LANÇA CADRN PARA OS MUNICÍPIOS NA SEGUNDA-FEIRA (29)

O Sistema de Cadastro Único do RN (CadRN) será lançado, na próxima segunda-feira (29), para todos os 167 municípios do estado, na Escola de Governo, às 14h. O evento contará com a participação de prefeitos e secretários municipais da Assistência Social, além do governador Robinson Faria, da secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, e do representante do Governo Federal, responsável pelo SAGI.

O CaDRN é um sistema de informações do perfil populacional do Rio Grande do Norte criado por técnicos do Governo do Estado. A ferramenta permite aos profissionais da assistência social ter acesso a dados como população sem acesso a água, habitação, coleta de lixo, nível de pobreza e de alfabetização, dentre outros. 

Os dados do CadRN são extraídos do Cadastro Único do Governo Federal, o mesmo que serve de base para o Bolsa Família, por exemplo. No entanto, diferente deste último, ele poderá ser acessado por uma gama mais ampla de profissionais que precisam de dados para implementação de políticas públicas. 


PROGRAMA DE ESTÁGIO DA PETROBRAS TEM NOVA DATA PARA INSCRIÇÕES


O início das inscrições  para o programa de estágio de estudante petrobras 2017 que ocorreria nesta quinta-feira (25/05) foi adiado para a próxima segunda-feira (29/05). A mudança ocorre em função de alterações no edital. No total, a companhia está oferecendo 338 oportunidades de estágio para todo o Brasil e as bolsas variam de R$ 563,63 a R$ 1.646,56. O recrutamento e a seleção  serão executados em conjunto com o Centro de Integração Empresa Escola ( CIEE ). O prazo final para as inscrições é 06/06.

Informações mais detalhadas sobre o processo estão disponíveis no edital do processo de recrutamento e seleção na página da petrobras  http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/estagios/  e na do do CIEE  http://www.ciee.org.br/portal/index.asp , onde as inscrições podem serem efetuadas.

MUNICÍPIOS DA REGIÃO AGRESTE POTIGUAR FARÃO PARTE DE NOVO PÓLO TURÍSTICO DO RN

Foto: Canindé Soares
Passa e Fica, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento, municípios da região Agreste Potiguar, já podem se preparar para iniciar uma nova e próspera fase, impulsionada pelo turismo. Na próxima semana será lançado, através do programa Governo Cidadão, o mais novo pólo turístico do interior do RN, englobando as três cidades. “Temos um clima serrano maravilhoso que pode ser muito bem explorado e aproveitado para gerar desenvolvimento, crescimento e consequentemente empregos para a população”, afirmou o deputado Fábio Faria, um dos incentivadores do incremento turístico no Estado.

De acordo com o coordenador do programa Governo Cidadão, Vagner Araújo, o Rio Grande do Norte receberá suporte da mesma equipe que estudou e atuou no impulsionamento do turismo na região do Rio São Francisco, também no Nordeste, que inclusive virou cenário de novela. “É uma ação importantíssima. Vamos iniciar um trabalho de estruturação desses três municípios como novo pólo turístico, aproveitando os atrativos que eles já têm”, garante Araújo.

Ele ressalta que, junto à equipe especializada e à atuação do programa do Governo, é essencial que a população se engaje para que o resultado possa ser até melhor do que o obtido no São Francisco. “Poder público, empresariado, trade turístico e sociedade devem se unir e se envolver nesse trabalho”, sugere o coordenador do programa. Para Fábio Faria, é o início de uma revolução no turismo potiguar. “Com este pólo consolidado, podemos provar que o RN não se resume à praia e sol. Temos opções para o ano inteiro”, ressalta. A ação deverá ser lançada na próxima quinta-feira (1), no município de Passa e Fica/RN.
 

O SINE-RN OFERECE, NESTA QUINTA-FEIRA (25) MAIS DE 418 VAGAS DE EMPREGO


O Sine-RN oferece, nesta quinta-feira (25) mais de 418 oportunidades de emprego em Natal, Parnamirim e  Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

DIREÇÃO CONFIRMA FUGA NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE PARNAMIRIM


A direção da Penitenciária Estadual de Parnamirim confirmou na manhã desta quinta-feira (25) a fuga de detentos através de um buraco escavado sob o muro. Ainda não se sabe a quantidade de presos que conseguiu escapar. Oito foram recapturados nas imediações da unidade.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 4h e reforça a segurança ao redor do presídio. Segundo Adailton Pessoa, diretor da PEP, somente após a recontagem será possível afirmar o número de detentos que conseguiu escapar.


MEGA-SENA ACUMULA E PODE PAGAR R$ 40 MILHÕES NO PRÓXIMO SÁBADO (27)


Nenhum apostador acertou o resultado do concurso 1933 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (24/05, em Santo Antônio de Jesus (BA). Com isso, a estimativa do prêmio acumulado para o próximo sorteio, no sábado (27/05), sobe para R$ 40 milhões. Os números sorteados foram: 2 – 14 – 15 – 19 – 35 – 59.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

IBGE PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DO CENSO AGROPECUÁRIO COM 364 VAGAS NO RN


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou o período de inscrição para o concurso que vai selecionar trabalhadores temporários, de nível fundamental e médio, para atuar no Censo Agropecuário 2017. As inscrições, que seriam encerradas nesta terça-feira (23), foram prorrogadas até as 12h da sexta-feira (26).

De 24.984 vagas abertas em todo o país, 364 são para o Rio Grande do Norte — 19 para agente censitário municipal, 70 para agente censitário supervisor e 275 para recenseador. Os salários variam de R$ 1,6 mil a R$ 1,9 mil, exceto para o cargo de recenseador, de nível fundamental, cuja remuneração será calculada com base na quantidade de locais visitados.

As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas, mediante pagamento de taxa de R$ 39,50 para os candidatos de nível médio e R$ 22 para os nível fundamental.

PRESIDENTE TEMER ACIONA O EXÉRCITO PARA CONTER PROTESTOS EM BRASÍLIA


O governo federal autorizou que tropas da Força Nacional façam a segurança da Esplanada dos Ministérios durante protesto em Brasília na tarde desta quarta-feira. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann

“Uma manifestação que estava prevista como pacífica degringolou para a violência, vandalismo e desrespeito, agressão ao patrimônio público, ameaça às pessoas, muitas delas servidores que se encontram aterrorizados, que nós estamos garantindo sua evacuação”, afirmou o ministro.

Segundo ele, em resposta a pedido de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, Michel Temer autorizou a ação de garantia de lei da ordem. Segundo ele, tropas do exército irão fazer a segurança dos prédios da Esplanada dos Ministérios.

PREFEITO EDILSON JR SE REÚNE COM PRESIDENTE DA AGN-RN PARA IMPLANTAR PROGRAMA DE MICROCRÉDITO EM SÍTIO NOVO

Prefeito de Sítio Novo, Edilson Jr e o Diretor-presidente  da AGN-RN, Murilo Diniz

Na manha desta quarta-feira ( 24 ) em Natal, o prefeito do município de Sítio Novo Edilson Jr  esteve reunido com o Diretor-Presidente da  Agência de Fomento do Rio Grande do Norte  (AGN). Como tem feito  ao longo de seu mandato, Edilson Jr tem procurado e obtivo êxito em suas parcerias para o desenvolvimento do município, esta não foi diferente.

Na reunião, a prefeitura municipal em  parceria com a AGN e o governo estadual, irá instalar o  programa microcrédito  do governo do estado  para empreendedores formais e informais do município de Sítio Novo.

O programa Microcrédito do Empreendedor, projeto de concessão de financiamentos pioneiro, planejado e executado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e em parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN) busca  incentivar a autonomia financeira; a geração de emprego e renda; e expandir os pequenos negócios dos municípios.

SUS VAI INCORPORAR ANTIRRETROVIRAL COMO PREVENÇÃO AO HIV

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer a profilaxia pré-exposição (PrEP) para grupos considerados de risco para exposição ao HIV. A estratégia consiste no consumo diário do medicamento Truvada – uma combinação do tenofovir com a entricitabina – por pessoas que não têm o vírus, mas que estão mais expostas à infecção, como profissionais de saúde, homossexuais, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e casais sorodiscordantes (um dos parceiros é soropositivo e o outro, não).

O anúncio foi feito hoje (24) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a 7ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça. A PrEP deve passar a ser distribuída em até 180 dias após a publicação do protocolo clínico de diretrizes terapêuticas, prevista para a próxima segunda-feira (29). Na mesma data, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve publicar a alteração do registro do Truvada, permitindo que ele seja utilizado no tratamento de pessoas infectadas pelo HIV e também de forma preventiva.

De acordo com Barros, com a medida, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a adotar a estratégia de prevenção como política de saúde pública. A PrEP já é utilizada em nações como Estados Unidos, Bélgica, Escócia, Peru e Canadá, onde é comercializada na rede privada, além de França e África do Sul, onde foi incorporada ao sistema público de saúde. O investimento inicial do governo brasileiro, segundo o ministro, será de US$ 1,9 milhão para a aquisição de 2,5 milhões de comprimidos. A quantia deve atender a demanda pelo período de um ano.

SISU ABRE INSCRIÇÕES SEGUNDA-FEIRA PARA SEGUNDO PROCESSO SELETIVO DO ANO


Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre incrições, na segunda-feira (29), para o processo seletivo do segundo semestre deste ano. Pelo Sisu, os participantes concorrem a vagas em instituições públicas de ensino superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado zero na redação do Enem.

O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nesta data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho.
No primeiro semestre, o Sisu ofereceu 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais e instituições estaduais. O MEC ainda não divulgou o número de vagas para este período.

GOVERNADOR GARANTE AOS FUNCIONÁRIOS QUE CAERN NÃO SERÁ PRIVATIZADA

Governador do estado do RN Robinson Faria e os funcionários da CAERN
Na manhã desta quarta-feira ( 24 ) os servidores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte ( CAERN ), fizeram uma manifestação  de protesto contra rumores de que companhia seria privatizada. Os funcionários se mantiveram em frente à governadoria no centro administrativo do poder executivo estadual.

Na oportunidade, o governador do estado Robinson Faria acompanhado do Diretor-Presidente da CAERN, Marcelo Toscano, se reuniram e garantiram aos funcionários da companhia que não existe a possibilidade da privatização do órgão estadual.  










SÁBADO (27), TEM A MELHOR FESTA DO ANO EM SANTO ANTÔNIO




Festa em Santo Antônio !

Vendas de senhas na Online For Men,  Pista: R$ 20,00 e Área Vip: R$ 25,00 nos Pontos De Vendas para A Festa Do Ano com GIANNINI, FELIPÃO e RHIAN FARRA DE PLAYBOY  no Largo Do Antigo Pavilhão em Santo Antônio-RN no próximo sábado (  27 )de Maio.

Adquira logo sua senha e garanta sua entrada na melhor festa do ANO na Terra da Onça.

PROGRAMA DO ARTESANATO ESTADUAL É APROVADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA



O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (23), à unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do Governo de Estado que institui o Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (PROARTE-RN). A proposta tem por finalidade fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar. Líder do Governo na Casa, o deputado Dison Lisboa (PSD) destacou a aprovação da matéria.

“É um projeto de grande relevância para o segmento, que visa à melhoria das condições de vida dos artesãos, preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado”, disse ele reforçando também as emendas apresentadas ao projeto na Assembleia Legislativa. “Contribuem e enriquecem a proposta”, acrescentou Dison.

Dentre as alterações encartadas no projeto original, destaca-se a que regulamenta o percentual de reserva de exposição de produtos artesanais oriundos de artesãos e produtores potiguares em espaços públicos de comercialização mantidos pelo Estado. A emenda estabelece o percentual de 20% nos dois primeiros anos de vigência da lei; 40% no terceiro e quarto ano; e 60% a partir do quinto ano.

EM NOVA CRUZ, EXAMES DE DIREÇÃO VEICULAR DO DETRAN SERÁ DIA 5 DE JUNHO


O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou na manhã desta quarta-feira (24) o cronograma de exames práticos de direção veicular que serão aplicados nos municípios do interior do Rio Grande do Norte durante o mês de junho. No município de Nova Cruz na região do Agreste Potiguar, os examinadores do órgão irão estar no dia 6 de Junho e no decorrer do mês outros 21 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.

MPRN OFERECE DENÚNCIA CONTRA O DEPUTADO ESTADUAL RICARDO MOTTA


O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de seu Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça em desfavor do Deputado RICARDO MOTTA, acusando-o de, entre janeiro de 2013 a dezembro de 2014, ter desviado, em proveito próprio e de terceiros, R$ 19.321.726,13 (dezenove milhões, trezentos e vinte e um mil, setecentos e vinte e seis reais e treze centavos) em prejuízo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA.

Ainda de acordo com o que restou apurado, o Deputado RICARDO MOTTA recebeu 60% dos recursos comprovadamente desviados no esquema denunciado, sempre diretamente do colaborador GUTSON JONHSON GIOVANY REINALDO BEZERRA, e em espécie, o que importa no montante aproximado de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais). Esses valores foram repassados pessoalmente pelo colaborador ao parlamentar em diversos locais durante o período de duração dos desvios, como no próprio prédio da autarquia estadual, no anexo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no escritório de advocacia R & R, na residência do denunciado e em outros locais públicos, como no lado de fora de um hospital da cidade, no final de 2014, após o deputado ter sido atendido na unidade hospitalar.

A ação penal iniciada contra o Deputado RICARDO MOTTA foi registrada sob o n.º 2017.005000-7, e tramita perante o Pleno do TJRN sob a relatoria do Desembargador Glauber Rêgo.
   

Para conferir a íntegra da denúncia, clique aqui.

O SINE-RN OFERECE, NESTA QUARTA-FEIRA (24) MAIS DE 417 OPORTUNIDADES DE EMPREGO


O Sine-RN oferece, nesta quarta-feira (24) mais de 417 oportunidades de emprego em Natal e  Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

LANÇADO EDITAL DE CONCURSO COM 571 VAGAS PARA AGENTE PENITENCIÁRIO NO RN

Após concurs,o agentes reforçarão segurança nas penitenciárias do estado (Foto: Divulgação/Sejuc)

Foi lançado no Diário Oficial do Rio Grande do Norte desta quarta-feira (24) o edital do concurso público prevendo classificação de 571 candidatos para o cargo de agente penitenciário no estado. A primeira etapa está prevista para o dia 18 de setembro. Clique AQUI e veja o edital completo do concurso.

A remuneração bruta é de R$ 3.153,74. São 451 vagas destinadas ao sexo masculino e 120 ao sexo feminino. As inscrições para o concurso de agentes penitenciários podem ser feitas no site do Idecan, a partir das 14h desta quarta (dia 24 de maio) até as 16h do dia 22 de junho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100.

REPRESENTANTE DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE MILENA BALZA, É ELEITA MISS RN 2017


A representante de São Gonçalo do Amarante, Milena Balza, 22 anos, estudante do curso de publicidade, foi eleita a mulher mais bonita do Rio Grande do Norte no concurso Miss RN 2017 realizado no Teatro Riachuelo, em Natal na noite desta terça-feira (24), com apresentação jornalista Cristiano Felix com participação das misses Kelly Fonseca, Deyse Benício e Manoela Alves.

Milena Balza venceu vinte e quatro concorrentes e vai representar o Estado no Miss Brasil em São Paulo no próximo no dia 19 de agosto. Em segundo lugar ficou a candidata de Mossoró, Beatriz Brito e com a terceira colocação Isabella Cecchi de Canguaretama. A candidata de Guamaré, Brenda Marinho, foi eleita Miss Be Emotion 2017.

PRAZO PARA PAGAR TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM 2017 TERMINA HOJE


Participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm até quarta-feira (24) para pagar a taxa do exame e, assim, confirmar a inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Os candidatos devem estar atentos aos horários estabelecidos pelas instituições onde realizarão o pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82. As informações são da Agência Brasil.

Devem pagar a taxa aqueles que não se enquadraram nos critérios de isenção e, na hora da inscrição, tiveram um Guia de Recolhimento da União gerado. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) alerta que não confirmará inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de GRU gerada fora do Sistema de Inscrição, assim como não aceitará inscrições em valores diferentes de R$ 82.

As instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmação das inscrições. O Inep recomenda que todos os inscritos confirmem a situação de suas inscrições na Página do Participante. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 0800 616161 ou pelas Redes Sociais do Inep.