Páginas

sábado, 2 de setembro de 2017

NATALENSES TERÃO QUE PAGAR PARA USAR BANHEIROS PÚBLICOS

A Câmara Municipal de Natal aprovou, nessa quinta-feira (31), projeto de lei vindo do Executivo que autoriza a privatização do uso de banheiros públicos em Ponta Negra e na Praia do Meio. Assim, os usuários devem começar a pagar pela ida aos sanitários.

Os vereadores divergiram em aprovar o Projeto de Lei. Para alguns, a medida pode afastar as pessoas das praias. Por outro lado, os parlamentares favoráveis apostam que o controle vai manter os banheiros em melhor estado de uso.

A votação teve 15 votos a favor, seis contra e uma abstenção.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO EMITE NOTA SOBRE ADEQUAÇÕES DE SERVIDORES

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio, na região do Agreste Potiguar, através de uma rede social oficial emite Nota de Esclarecimentos sobre readequações no funcionalismo público municipal.

Confira abaixo a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento

Rescisões parciais de contratos de trabalho da prefeitura
Sabemos que o nosso país passa por uma grande crise e que infelizmente os recursos financeiros estão escassos, diante disso viemos durante meses administrando nossos recursos para que pudéssemos manter nossos funcionários trabalhando e cuidando do sustento de suas famílias, mas infelizmente fatores externos nos obrigaram a tomar providências emergenciais para a resolução do problema. Sabemos que não é justo trabalhar e não receber seus salários, e é por isso que decidimos que manteremos mínimo de funcionários para realizar as tarefas essenciais ao Município.

Fomos impulsionados pela queda do FPM e dívidas com INSS provenientes de Gestões anteriores, que geraram sanções legais, diminuindo os recursos em caixa para o pagamento dos servidores. No entanto, estamos renegociando esses débitos a fim de resolver em parte o problema. Pedimos entendimento de todos em relação a esta crise, que esperamos, seja temporária.

Estamos trabalhando para a vinda de novas oportunidades de trabalho e esperamos que ao invés de críticas, todos possamos nos unir em busca de soluções.

Atenciosamente,

Prefeitura de Santo Antônio

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE LULA PARA TER DIREITO DE RESPOSTA NO 'FANTÁSTICO'

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) negou o pedido feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ter direito de resposta sobre uma reportagem transmitida pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo. Em decisão dada na quarta-feira, 30, o juiz Gustavo Dall’Olio, da 8ª Vara Cível da Comarca de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, ainda condenou o petista a pagar R$ 20 mil para “custas, despesas processuais e honorários advocatícios”.

O ex-presidente alegou que a reportagem, que tratava sobre sua condenação feita pelo juiz Sérgio Moro, “induziu a erro o telespectador”. Segundo a defesa, não houve distinção entre “prova”, “meios de prova” e “instrução processual”.


DEPUTADO DISON GARANTE EMENDA PARA LAR DE IDOSOS EM GOIANINHA

Uma emenda parlamentar ofertada pelo deputado estadual Dison Lisboa (PSD) irá beneficiar a Instituição de Longa Permanência de Idosos –ILPI Santa Terezinha -, localizada no município de Goianinha e administrada pelo Lions Clubs. O recurso foi garantido pelo parlamentar na manhã desta sexta-feira (1), e será investido em melhorias na infraestrutura e aquisição de equipamentos para o abrigo.

“Temos convicção que esta instituição será muito valorosa para Goianinha, e que servirá também aos municípios circunvizinhos. Nosso mandato é extremamente sensível às causas sociais, e estará sempre colaborando com iniciativas como esta”, destacou o deputado.

Este ano, uma lei de autoria do deputado Dison Lisboa, apresentada na Assembleia Legislativa do RN, declarou de Utilidade Pública Estadual o ILPI Santa Terezinha. O título permite que a instituição faça parcerias e, junto com o poder público, melhore os serviços ofertados a população. “O ILP Santa Terezinha é um exemplo de entidade assistencial, que atuará na prestação de serviços e desenvolvimento de ações voltadas para o atendimento das necessidades dos idosos, proporcionando-lhes assistência material, moral e espiritual,” esclareceu Dison.

COMEÇOU HOJE NA CAPITAL POTIGUAR, "O LIQUIDA NATAL"

Um dos períodos mais aguardados pelo comércio e pelos consumidores potiguares chega em grande estilo no Natal Shopping. Além de aproveitar os descontos que chegam a 50%, os clientes ainda ganham acesso ao estacionamento VIP a cada R$ 200 em compras realizadas durante o Liquida Natal, que começa nesta sexta-feira (01) e vai até 10 de setembro.

A Liquida Natal conta com a adesão de mais de 100 lojas do Natal Shopping, nos mais diversos segmentos: roupas, acessórios, calçados, eletrônicos, alimentos, perfumaria, cosméticos, entre outros itens, a preços especiais.

Maior promoção da cidade, o Liquida Natal é o segundo melhor período de vendas do comércio local, atrás apenas do período natalino. É a oportunidade para liquidar o estoque e renovar os produtos com foco nas novas coleções de Primavera/Verão. Os consumidores têm a vantagem de adquirir os melhores produtos com ofertas irresistíveis.

PETROBRAS ELEVA GASOLINA EM 2,7% NAS REFINARIAS A PARTIR DE SÁBADO;DIESEL SOBE 4,4%

A Petrobras (SA:PETR4) elevará os preços do diesel em 4,4 por cento e os da gasolina em 2,7 por cento nas refinarias a partir de sábado, dia 2 de setembro, informou a estatal nesta sexta-feira em comunicado em seu site.

Os reajustes fazem parte da nova sistemática de formação de preços da estatal, que prevê alterações quase que diárias nas cotações.


JBS ENTREGA EXTRATOS DE CONTA NO EXTERIOR ATRIBUÍDA A LULA E DILMA

Os donos da JBS vão entregar ao Ministério Público Federal (MPF) extratos de contas no exterior atribuídas aos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Segundo divulgado pela jornalista Mônica Bergamo na “Folha de S. Paulo”, as contas foram abertas em nome de uma offshore controlada por Joesley Batista. O empresário revelou que quando fazia negócios com o governo, depositava propina de cerca de 4% para os ex-presidentes.

Ainda de acordo com Joesley, o montante pago ficaria reservado para o PT e os extratos eram encaminhados para o então ministro Guido Mantega.

OPERADORAS PODERÃO SER OBRIGADAS A BLOQUEAR SINAL DE CELULAR NOS PRESÍDIOS BRASILEIROS

A Comissão Especial instalada no Senado Federal para instituir o Regime Penitenciário de Segurança Máxima no País aprovou, nessa quarta-feira (30), o Projeto de Lei 1281/2015, de autoria do deputado federal Beto Rosado (PP), que determina o bloqueio do uso de celulares e radiotransmissores em presídios e penitenciárias. A proposta da Comissão, que engloba 40 Projetos apensados, agora vai para o plenário.

“Esse projeto é importante para impedir que os apenados continuem a dar ordens às suas quadrilhas de dentro da cadeia. No Rio Grande do Norte, tivemos vários exemplos de ataques criminosos organizados que partiram das próprias penitenciárias. Então, o bloqueio do sinal impedirá que isso continue acontecendo, contribuindo para a melhoria da Segurança Pública”, explicou Beto Rosado.

CADÁVERES FORAM USADOS COMO BARREIRA EM PROTESTO EM NATAL

Foto: Reprodução/Facebook
Moradores da comunidade do Mosquito, na Zona Oeste de Natal, usaram dois cadáveres para protestar em uma das vias mais movimentadas da capital. Os mortos foram postos no meio da avenida Felizardo Moura em horário de trânsito intenso na noite de ontem, 31.

Os corpos foram encontrados pelos moradores por volta das 16 horas. Impacientes com a demora da Polícia Técnica, que faz a remoção até o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), os residentes pegaram os cadáveres, por volta das 20h, e colocaram os mortos na avenida, usando-os como barreira.

Os veículos que trafegavam no local tiveram que reduzir a velocidade, pois os corpos estavam no meio da rua. O congestionamento não demorou a se formar. Os cadáveres foram removidos pela Polícia Técnica às 21h.

COM 11 VIAGENS EM AGOSTO, DORIA CONFIRMA MAIS 96 CONVITES PARA HOMENAGENS PELO PAÍS

Após viajar para 11 municípios Brasileiros em agosto para participar de  homenagens, encontros e entrevistas, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou ter recebido mais 96 convites.

A informação foi dada em entrevista ao programa de Amaury Jr., da Rede TV!, exibido na  madrugada desta quinta  (31).


RESULTADO DO ENADE 2017 É PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, que avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação, está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar do seu histórico escolar.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A cada ano, o exame analisa um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

BRASIL BATE O EQUADOR PELO PLACAR DE 2 a 0

A seleção brasileira continua imbatível nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo-2018. Nesta quinta-feira (31), a equipe ficou aquém das últimas atuações, mas conseguiu vencer o Equador por 2 a 0, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Com a vitória, a nona consecutiva na competição, o time dirigido por Tite conseguiu algo inimaginável há um ano. Com três rodadas de antecedência, conquistou o título simbólico do torneio soma 36 pontos e não pode ser mais alcançado pela Colômbia, vice-líder, com 25.

A seleção brasileira também quebrou o seu recorde de pontuação desde que o torneio passou a ser disputado por pontos corridos para a Copa do Mundo de 1998. Até então, o melhor desempenho brasileiro foi nas eliminatórias de 2010, quando somou 34 pontos.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

LEI SOBRE APOSENTADORIA DE EX-PREFEITO DE TAIPU É RECLARADA INCONSTITUCIONAL PELO TJRN

Os desembargadores que integram o Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte declararam a inconstitucionalidade do parágrafo único do artigo 166 e seus parágrafos da Lei Orgânica do Município de Taipu, a qual dispôs sobre a concessão de pensão a ex-prefeito, para viúva de ex-prefeito e qualquer outra pessoa que tenha, supostamente, prestado serviços relevantes à comunidade. A decisão julgou Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público e declarou a norma como inconstitucional, por violação aos artigos 132, 124, § 3.° e 123 da Constituição Estadual.

Dentre os motivos para a Ação, a Procuradoria Geral de Justiça, argumentou, ser a lei inconstitucional, já que, apesar do caráter previdenciário, criou uma forma de pensão especial, sem, no entanto, observar os requisitos legais da Constituição Estadual e que a concessão do benefício, embora tenha ocorrido por emenda à lei orgânica, cujo quorum é mais qualificado do que o da lei complementar municipal mostra-se, apesar disso, eivada de inconstitucionalidade, de acordo com os precedentes do Supremo Tribunal Federal.


(Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 2016.012874-7)



MAIORIA DO STF É PELO ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL; SESSÃO FOI SUSPENSA

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (31) placar de 3 votos a 2 a favor do reconhecimento de que o ensino religioso nas escolas públicas deve ser de natureza não confessional, com a proibição de admissão de professores que atuem como representantes de confissões religiosas. Após os votos, a sessão foi suspensa e será retomada no dia 20 de setembro.

Até o momento, os ministros Luiz Fux e Rosa Weber acompanharam o relator, ministro Luís Roberto Barroso, para dar interpretação conforme a Constituição e declarar que o ensino religioso nas escolas públicas de todo o país deve ser de forma não confessional.

Alexandre de Moraes e Edson Fachin votaram a favor do ensino confessional nas escolas por entenderem que os estados podem estabelecer como será ministrado a matéria, mas de forma facultativa para os estudantes, conforme determina a lei de diretrizes da educação.

PETROBRAS AUMENTA PREÇO DA GASOLINA EM 4,2% NAS REFINARIAS A PARTIR DESTA SEXTA

A Petrobras vai aumentar o preço da gasolina em 4,2% nas refinarias de todo o país a partir de amanhã (1º), no maior reajuste desde a implantação da nova política de preços há dois meses. Ontem (30), ela já havia anunciado para hoje (31) um aumento de 0,5%.

As informações constam da página da Petrobras na Internet, onde é anunciado, ainda, um aumento de 0,8% para o óleo diesel também para o dia 1º. Ontem, a empresa havia divulgado para diesel uma majoração de 2,5% a partir de hoje.

ALPARGATAS DE NOVA CRUZ FECHAS AS PORTAS E DEMITE QUASE 500 EMPREGOS

Foto:Divulgação
Chega ao fim mais uma fábrica de geração de empregos no Rio Grande do Norte, desta vez no Agreste Potiguar. Com quase 500 empregos que funcionava em três turnos, a fabrica das Alpargatas pega os funcionários de surpresa e fecha suas portas neste momento na cidade de Nova Cruz.


Os funcionários foram obrigados a paralisar as suas atividades e assina a demissão neste momento na área da fabrica e sair do local de trabalho.


ASTEROIDE GIGANTE PASSARÁ PELA TERRA NESTA SEXTA-FEIRA

Um asteroide de mais de 4 quilômetros de diâmetro vai passar pela Terra nesta sexta-feira (1), segundo a Nasa. Chamado de “Florence”, ele é o maior já registrado pela agência. Mas a Nasa garante que o asteroide não apresenta riscos. O Florence foi descoberto em março de 1981 e passará pela Terra a uma distância de sete milhões de quilômetros.

“É o maior objeto celeste a passar tão perto do nosso planeta desde a descoberta do primeiro asteroide nas proximidades da Terra, há mais de um século.”, confirmou a Nasa em seu site.


DESEMPREGO VOLTA A CAIR E VAI A 12,8%, INFLUENCIADO PELA INFORMALIDADE

Influenciada pelo aumento da informalidade no mercado de trabalho, a taxa de desemprego do país caiu 0,8 ponto percentual, em relação ao trimestre encerrado em abril e fechou o período maio a julho deste ano em 12,8%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica ainda que o país tem 13,3 milhões de desempregados.

EX-VEREADOR DE NATAL BERTONE MARINHO É O NOVO PRESIDENTE ESTADUAL DO PARTIDO VERDE

Foto/Via WhatsApp: Bertone Marinho, ex-presidente estadual do PV Rivaldo Fernandes e o presidente nacional Penna
O jovem, ex-vereador de Natal, Bertone Marinho, assumiu hoje, o comando do Partido Verde no RN. Bertone, que atualmente acupa o cargo de Secretário de administração da Prefeitura de Canguaretama, assume a vaga aberta pelo líder verde, o Professor Rivaldo Fernandes, que foi eleito para ocupar cadeira no diretório nacional da legenda.


O PV no Rio Grande do Norte,  conta com mais de 70 diretórios e pretende está em todos os municípios.

1.559 CIDADES AINDA POSSUEM LIXÃO NO BRASIL

Pela primeira vez em sete anos desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), marco legal para a adequada gestão do lixo no Brasil, houve retrocesso em toda a cadeia, aponta estudo divulgado nesta terça-feira pela Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

O relatório Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016 revela que no ano passado aumentou o número de cidades que fazem uso de lixões a céu aberto, forma mais arcaica para destinação dos resíduos. Ao todo, 1559 municípios brasileiros (quase 30% do total) recorreram aos lixões, contra 1552 em 2015. Em todo o território nacional, existem 2976 lixões em operação.

PREFEITURA DE SÍTIO NOVO INICIA RESTAURAÇÃO DE MAIS UM PONTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO

Cruzeiro de São Francisco: Um dos Pontos Turísticos de Sítio Novo-RN
Na manhã desta quarta-feira (30), o coordenador de turismo de Sítio Novo, Joseildo Gomes de Oliveira fez uma visita ao Cruzeiro de São Francisco.

O trabalho de restauração do cruzeiro de São Francisco já começou e  a prefeitura de Sítio Novo está a todo o vapor recuperando o cruzeiro e também na pedra de São Pedro que também é um dos pontos turísticos de Sítio Novo/RN.

A prefeitura de Sítio Novo junto com a Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Obras elaboram um projeto onde o Cruzeiro será palco de esportes de aventura incluindo: rapel, parapente, escalada, montanhismo e vários outros. Segundo o projeto, um mirante para voos de parapentes será construído no local.

"Estamos restaurando os pontos turístico do nosso município, visando fomentar a economia e a valorização das atividades esportivas de Sítio Novo. Muito me alegra poder recuperar esses importantes pontos e de fazer o futuro do nosso município um dos maiores caminhos do turismo do Trairi e do Rio Grande do Norte." Frisou o prefeito Edilson Jr


Vista do Cruzeiro de São Francisco


BRASIL JOGA HOJE PELAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DE 2018 CONTRA O EQUADOR

Líder das eliminatórias sul-americanas e já classificada para a Copa do Mundo da Rússia quatro rodadas antes de terminar a disputa pelas quatro vagas do continente, a seleção brasileira de futebol joga nesta quinta-feira (31) contra o Equador, em Porto Alegre, apenas para cumprir tabela, mas com a responsabilidade de manter a posição conquistada sob o comando do técnico Tite, contra o mesmo adversário da estreia vitoriosa do treinador, há um ano, em Quito.

INSCRIÇÕES PARA VAGAS RESIDUAIS DA UFRN VÃO ATÉ SEGUNDA-FEIRA (4)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (4) para as vagas residuais nos campi de Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

São ofertadas 409 vagas nos cursos de graduação da UFRN, distribuídas conforme quadro de vagas anexadas no edital do processo.

A taxa de inscrição no valor de R$ 30 deve ser paga até terça-feira (5) e o processo seletivo conta com provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, redação e prova de títulos. Os exames escritos acontecem no dia 1° de outubro.

AGRESSÃO DO PREFEITO PROVOCA REPÚDIO DA IMPRENSA E DESAPROVAÇÃO POPULAR

Não é a primeira vez que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves filho do saudoso jornalista Agnelo Alves – hostiliza a imprensa em eventos públicos. Um dos primeiros registros da agressividade do gestor pedetista foi contra o repórter Marcelo Lima, no extinto vespertino O Jornal de Hoje. Depois, foi a vez do repórter Tiago Rebolo, do portal Agora RN. Nesta quarta-feira, a vítima foi o repórter Alex Costa, da TV Ponta Negra. Nas três situações, Carlos Eduardo negou entrevista e ainda foi grosseiro com os jornalistas, na pior intenção de intimidá-los.

Nos bastidores, uma série de relatos de vários outros episódios, alguns deles inéditos, dando conta de agressões verbais contra profissionais da imprensa, circulou na tarde desta quarta-feira. Até um artigo publicado no jornal Tribuna do Norte – da família Alves -, em que o prefeito utilizou 52 palavras para achincalhar o jornalista Alex Viana, foi lembrado. Lamentável!

Confira o vídeo abaixo:




MAIS UM, QUADRILHA EXPLODE CAIXA DE BANCO E ESPALHA TERROR NA CIDADE DE SÃO PEDRO

Uma agência do Banco do Bradesco foi explodida na cidade de São Pedro, distante um pouco mais de 60 quilômetros de Natal, na madrugada desta quinta-feira (31). A agência dos Correios também foi atacada pelos criminosos.

De acordo com a Polícia Militar, os ataques aconteceram por volta das 2h, vários homens participaram da ação que durou cerca de 40 minutos.

Na fuga os bandidos atiraram contra a Câmara Municipal e também contra o destacamento da polícia. Segundo a PM, na cidade de São Pedro havia apenas dois policiais.

O SINE-RN OFERECE NESTA QUINTA-FEIRA (31) MAIS DE 17 OPORTUNIDADES DE EMPREGO

O Sine-RN oferece nesta quinta-feira (31) mais de 17 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

EM NATAL, VEREADOR ALDO CLEMENTE PERDE MANDATO PARA ARY GOMES

Nesta quarta-feira (30), o Juiz da primeira Zona Eleitoral Reynaldo Odilo Martins Soares, responsável pela totalização de votos das eleições municipais de 2016, realizou o reprocessamento do resultado do pleito proporcional daquela eleição.

A retotalização ocorreu, uma vez que os registros de candidaturas dos candidatos Enildo Alves e Christiano Júnior (Júnior Grafith), anteriormente indeferidos em primeira e segunda instância, foram deferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por consequência, modificaram o cálculo dos quocientes eleitoral e partidário.

Os novos números acarretarão a mudança na ocupação em uma das vagas da composição da Câmara Municipal de Natal. O atual vereador, Aldo Clemente de Araújo Filho (PMB), perderá a sua vaga por não atingir o novo quociente partidário, e por outro lado, farão com que a coligação “Natal melhor de novo I” ganhe mais uma vaga, que será ocupada pelo candidato Ary Gomes do Nascimento (PDT) que obteve 3.488 votos.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEBATE IMPACTOS DA VENDA DE CAMPOS DE PETRÓLEO NO RN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte debateu na tarde desta quarta-feira, 30, por proposição da deputada Larissa Rosado (PSB), as implicações do anúncio da venda de 50 campos de petróleo no Nordeste, decisão que afetará o Rio Grande do Norte.

“Há toda uma cadeia produtiva que gira no entorno das atividades da maior empresa de petróleo do Brasil, a Petrobras. Essa venda agora anunciada não pode ser feita sem considerar os impactos regionais em cada estado”, destacou a deputada.


PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO ANUNCIA QUE PAGAMENTO DOS EFETIVOS JÁ ESTÃO NAS CONTAS

O prefeito de Santo Antônio, Josimar Ferreira, anunciou na tarde desta quarta-feira (30), que o pagamento dos servidores efetivos do município referente ao mês de agosto já está creditado nas contas e liberado para os saques.

Portanto, os servidores efetivos já podem se dirigir ao Banco do Brasil para o saque dos seus referidos proventos.

CALENDÁRIO DE SAQUE DO PIS/PASEP PARA IDOSOS SAIRÁ DIA 15

O governo vai divulgar no próximo dia 15 o calendário de saque do PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir dos 62 anos. Segundo o Ministério do Planejamento, a prioridade será dada a quem tem mais idade. O pagamento será iniciado em outubro.

Pelos cálculos do governo, a liberação deve injetar cerca de R$ 16 bilhões na economia brasileira, o que representa 0,25% do Produto Interno Bruto do País (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil. A medida vai atingir 8 milhões de pessoas, sendo que a maioria tem saldo na conta do PIS/Pasep em torno de R$ 750.

Segundo o ministério, a Medida Provisória 797/2017, que libera o saque, elevará o volume mensal de saques do Fundo PIS/Pasep em 26 vezes, de acordo com as projeções iniciais elaboradas com os dados dos agentes administradores, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

BANCO DO BRASIL APRESENTA PRAZO PARA REABRIR AGÊNCIAS FECHADAS NO RN

Foto/Reprodução
O Banco do Brasil apresentou ao Procon do Rio Grande do Norte um calendário com as datas previstas para reabertura de 15 agências bancárias no interior do estado. Segundo o órgão, elas tinham sido fechadas ao longo dos últimos anos, principalmente por terem sofrido explosões e outros tipos de ataques de quadrilhas criminosas.

Em maio, o Procon abriu procedimento para apurar perdas para a economia dos municípios e dificuldades enfrentadas pelos consumidores para terem acesso aos serviços bancários. De acordo com o diretor-geral do órgão, Cyrus Benavides, as agências tinham sido vítima de ataques, porém meses depois continuavam fechadas. Na ocasião, o banco havia informado que realizaria um estudo para saber quais unidades seriam reabertas.

De acordo com o banco, das 15 agências, pelo menos duas já foram reabertas. É o caso do Banco do Brasil de Touros e de Baraúna. Esta segunda, porém, só estará em pleno funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 4 de setembro. Na lista, há unidades que só serão reabertas em novembro de 2018.

MEC CORTOU R$ 249 MILHÕES DO ORÇAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO PRIMEIRO SEMESTRE

Sete em cada dez universidades federais brasileiras tiveram cortes no orçamento no primeiro semestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), divulgados nesta terça-feira, 29, pela GloboNews, 44 das 64 instituições de ensino tiveram menos verba à disposição nos seis primeiros meses deste ano.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os impactos são visíveis. À GloboNews, a instituição informou que, devido ao corte de orçamento, teve de reduzir os contratos de terceirizadas, como segurança, limpeza e jardinagem. Os serviços continuam, mas em escala reduzida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), apesar de não estar incluído no levantamento, também declarou que reduziu as contratações.

SANTO ANTÔNIO POSSUI 24.220 HABITANTES, SEGUNDO ESTIMATIVAS DO IBGE EM 2017

Foto/Reprodução
O Instituto Brasileiro de Geografia de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (30), as estimativas populacionais dos municípios e das unidades federativas do país. Segundo os dados, o Município de Santo Antônio possui 24.220  habitantes. No censo de 2010 Santo Antônio registou a população de 22.216 habitantes.

A estimativa divulgada hoje tem como referência o dia 1° de julho deste ano. Com essa nova estatística, estima-se uma taxa de crescimento abaixo de 1% entre 2016 e 2017.

As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos munícipios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.



FRED RELACIONA PREFEITOS E EX-PREFEITOS DO RN EM DELAÇÃO

Na colaboração que celebrou com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Rio Grande do Norte, o empresário Fred Queiroz relacionou o nome de algumas lideranças que teriam recebido valores como forma de garantir apoio político à campanha ao Governo do Estado de Henrique Eduardo Alves, em 2014.

De acordo com o relato, transferências bancárias foram feitas da conta das empresa Prátika Locações para as seguintes lideranças, no segundo turno da eleição de 2014:

Fabinho (ex-prefeito de Jandaíra);
Zeca Pantaleão (ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas);
Flávio Azevedo (ex-prefeito de Nova Cruz);
Nilton Figueiredo (prefeito de Pau dos Ferros);
Klaus Rego (ex-prefeito de Extremox);
Ivete Matias (prefeita de Brejinho);
Ivan Júnior (ex-prefeito de Assu);
Flávio Veras (ex-prefeito de Macau);
Osivan Queiroz (ex-prefeito de Lagoa Salgada);
Amaro Saturnino (ex-prefeito de Maxaranguape);
Aníbal (ex-prefeito de São João do Sabugi);
Felipe Muller (ex-porefeito de Caiçara do Rio do Vento)
Severino (prefeito de Monte Alegre).

De acordo com Fred, as tratativas com essas lideranças eram feitas diretamente por Benes Leocádio, um dos coordenadores da campanha.

Os valores que tais pessoas teriam recebido não foram detalhados. Por ter informado que elas se beneficiaram a partir de transferências bancárias, Fred precisa dispor dos comprovantes de transferência para confirmar o que diz.

Do  Portal no Ar

JUSTIÇA SUSPENDE ATO DO GOVERNO QUE EXTINGUE RESERVA DE COBRE NA AMAZÔNIA

A Justiça Federal acolheu parcialmente liminar em ação popular para suspender imediatamente ‘todo e qualquer ato administrativo tendente a extinguir a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), sem a prévia observância da garantia constitucional’.

A ação foi proposta por Antônio Carlos Fernandes contra o presidente da República e a União, questionando ato administrativo que extinguiu a Renca, localizada na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará, criada pelo Decreto 89.404, de 24/2/1984, e cuja área total seria superior à do estado do Espírito Santo.

A decisão liminar é da 21.ª Vara Federal do Distrito Federal.

RIO GRANDE DO NORTE ULTRAPASSA OS 3,5 MILHÕES DE HABITANTES, SEGUNDO IBGE

O estado do Rio Grande do Norte ultrapassou a barreira dos 3,5 milhões de habitantes, segundo  as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. Apesar disso, estado apresentou uma dos menores crescimentos populacionais do país.

EM EVENTO DE ENERGIA EÓLICA, ROBINSON DESTACA LIDERANÇA DO RN NO SETOR

A liderança do Rio Grande do Norte no setor de produção de energia eólica, a instalação recorde de empresas no estado desde 2015 e a construção em curso de mais 23 parques até 2021 foram alguns dos destaques dados pelo governador Robinson Faria durante participação na Brazil Windpower. O evento é o maior de energia eólica da América Latina, e teve abertura realizada nesta terça-feira, 29, no Rio de Janeiro. A conferência tem por objetivo debater o crescimento da fonte na matriz energética brasileira.

Dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico apontam que o RN mantém a liderança nacional na produção de energia eólica com produção atual de 3,4 GiggaWatts nos 125 parques em operação.  Os números, de acordo com o governador Robinson Faria, são resultado de uma política de atração de empresas para o estado que passa pela agilização das emissões de licenças ambientais através do Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Meio Ambiente, Idema.

POPULAÇÃO COMEMORA CHEGADA DA ÁGUA ÀS TORNEIRAS NO INTERIOR DO RN

Desde que nasceu, há 43 anos, dona Socorro Lira esperava pela chegada da água nas torneiras de casa. A comunidade Trincheira da Serra, em Messias Targino, é uma das mais castigadas pelas ações da seca. O sorriso no rosto estampa a satisfação de ver um sonho sendo realizado. O Governo do RN contemplou a comunidade com a perfuração e instalação de poços tubulares e construção de barreiro trincheiro.

O Governo do Rio Grande do Norte investiu R$ 159 mil para fazer o sistema de acesso à água para abastecer as casas da Associação Familiar da Trincheira da Serra. Os recursos são do Projeto Governo Cidadão através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial sob a coordenação da Sethas.

BRASIL JÁ TEM MAIS DE 207 MILHÕES DE HABITANTES, DIZ IBGE

O Brasil já tem 207 milhões, 660 mil e 929 de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados hoje (30) no Diário Oficial da União. No ano passado, o levantamento anual do IBGE indicava uma população de 206,08 milhões de brasileiros.

São Paulo permanece na liderança como o estado mais populoso com 45 milhões, 94 mil e 866 habitantes. No ano passado, a população paulista era formada por 44,75 milhões de habitantes. Mais cinco estados têm população acima de 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (21.119.536),  Rio de Janeiro (16.718.956), Bahia (15.344.447), Rio Grande do Sul (11.322.895) e Paraná (11.320.892).

PF DESARTICULA ESQUEMA DE NEGOCIAÇÕES DE SENTENÇAS JUDICIAIS NO RN

Um dos mandados foi cumprido em um escritório de advocacia em Natal (Foto: Ítalo Di Lucena/Inter TV Cabugi)
A Polícia Federal cumpre dois mandados de prisão, oito mandados de condução coercitiva - quando a pessoa é levada para depor - e 13 mandados de busca e apreensão em Natal, Mossoró e Recife na manhã desta quarta-feira (30). A ação, em conjunto com o Ministério Público Federal, faz parte da Operação Alcmeon para desarticular um grupo criminoso que explorava a compra e venda de votos junto a uma turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Advogados e um desembargador aposentado são alvo da operação.

Segundo os investigadores, a organização teria atuado perante a Justiça em fatos que já teriam sido identificados, dentre os quais operações policiais, apelações criminais, ações rescisórias e revisão criminal. Os principais clientes eram políticos, inclusive envolvidos na operação Pecado Capital, dentre outras. As ações do grupo indicariam também o cometimento de delitos de exploração de prestígio em vários processos em trâmite no Tribunal, inclusive processos relacionados à Operação Lava Jato.

Fariam parte do grupo advogados e um ex-desembargador, que negociariam votos em sentenças criminais para a libertação de presos ou liberação de bens apreendidos em ações penais.


Do G1 RN

COM VAGAS PARA O RN, PROCESSO SELETIVO DA PETROBRAS TERMINA NA SEGUNDA (4)

As inscrições para o nosso novo processo seletivo público (PSP RH 2017.1) estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 04/09. Serão preenchidas 159 vagas, com formação de cadastro reserva, para cargos de níveis médio e superior em diversas cidades do Brasil. Há postos de trabalho nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Amazonas.


As inscrições são realizadas somente pelo site da Fundação Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br/). O valor é de R$ 67,00 (sessenta e sete reais) para o cargo de nível superior e R$ 47,00 (quarenta e sete reais), para os de nível médio. As provas objetivas estão agendadas para o dia 01/10/2017. 


O processo seletivo terá validade de doze meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a nosso critério. O edital completo, contendo cargos, polos de trabalho, localidades, vagas, cidades de provas, requisitos e remuneração pode ser consultado no nosso site (www.petrobras.com.br) ou no da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

BANDIDOS EXPLODEM CAIXA DO BRADESCO EM SERRA NEGRA DO NORTE

Foto/Jair Sampaio
Eram 03:30 horas dessa quarta feira, 30 de agosto, quando um estrondo assustou moradores da cidade de Serra Negra do Norte. Testemunhas disseram que pelo menos cinco homens foram vistos explodindo o Caixa do Bradesco.

Os bandidos usaram dinamites caseiras, demonstrando habilidade com o artefato. Não há informações de feridos na ação criminosa. A quantia levada pelos bandidos não foi revelada pela direção do banco.



terça-feira, 29 de agosto de 2017

O SINE-RN OFERECE NESTA QUARTA-FEIRA (30) MAIS DE 19 VAGAS DE EMPREGO

O Sine-RN oferece nesta quarta-feira (30) mais de 19 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

STF NEGA RECURSO DO EX-PRESIDENTE LULA E MANTÉM CASO ODEBRECHT COM MORO

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta terça-feira recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo para retirar da 13ª Vara Federal em Curitiba, conduzida pelo juiz Sérgio Moro, depoimentos de executivos da Odebrecht que citam seu nome. O relator da Lava-Jato, ministro Edson Fachin, enviou o material para Curitiba em abril. A defesa de Lula apresentou recurso contra a decisão, mas a Segunda Turma negou o pedido por três votos a zero. Votaram apenas Fachin, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello não estavam presentes no julgamento.

Foram enviados a Moro trechos de delações de Marcelo Odebrecht, Márcio Faria da Silva e Rogério Santos de Araújo. Eles contaram que o consórcio formado pela Odebrecht, OAS e UTC venceu licitação para o fornecimento de sondas de extração de Petróleo na camada pré-sal. Logo depois, a Odebrecht teria recebido solicitação do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco de 1% dos contratos a título de propina.


JUIZ ENVOLVIDO EM VENDA DE SENTENÇAS NO RN É CONDENADO A APOSENTADORIA

Fórum de Ceará-Mirim (Foto: Divulgação/TJRN)
O juiz José Dantas de Lira foi condenado à aposentadoria compulsória depois de ser comprovada a participação dele em um esquema criminoso de venda de decisões judiciais. Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, os crimes possibilitavam a liberação de empréstimos consignados junto a instituições financeiras, mesmo com margens comprometidas.

O salário base do juiz José Dantas é R$ 28.947,56. O TJRN não informou a idade dele, mas confirmou que ele já tem idade para se aposentar.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (29), por unanimidade, pela aposentadoria compulsória do magistrado, que atuava na 1ª Vara Cível da comarca de Ceará-Mirim, na Grande Natal.

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO JÁ PODE SER TESTADA POR MOTORISTAS

Uma versão de teste da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica já está disponível para ser baixada pelos motoristas. O documento digital será usado a partir de fevereiro de 2018, e terá o mesmo valor jurídico do impresso.

A versão de demonstração do aplicativo CNH-e está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android e pode ser encontrado na internet.

O aplicativo, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio do telefone celular.

O aplicativo deverá estar disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play até fevereiro do próximo ano.


PREFEITO COBRA CELERIDADE NOS REPASSES PARA CONCLUSÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE GOIANINHA


No início da tarde desta terça-feira (29), o prefeito Berg Lisboa esteve na superintendência da Caixa Econômica Federal cobrando celeridade na liberação dos recursos, assegurados pela União, para conclusão do Terminal Rodoviário de Goianinha, obra que se encontra paralisada.

"Sabemos a importância deste espaço para nossos munícipes e pessoas que aqui passam, por isso, estaremos cada vez mais empenhamos em concluir os serviços que, devido à morosidade nos repasses federais, já se estende há alguns anos", frisou o prefeito Berg Lisboa.