Páginas

sábado, 4 de novembro de 2017

HOJE TEM FESTA NA COMUNIDADE DO JUCÁ, DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO


BRASIL APRESENTA PLANO PARA ERRADICAR HEPATITE C ATÉ 2030, POR MEIO DO SUS

O Brasil vai tratar 657 mil pessoas com Hepatite C, a partir de 2018, como parte do plano apresentado na quarta-feira, 1º de novembro, na Cúpula Mundial de Hepatites 2017, para erradicar a doença até 2030. A meta é tratar, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os pacientes diagnosticados e apresentar novas iniciativas para testar o máximo de pessoas.

As prioridades serão as pessoas com quadros mais graves da doença. Atualmente, apenas essas são elegíveis para tratamento no SUS e, com o plano de eliminação, todos os diagnosticados serão atendidos, independentemente do grau. De acordo com o Ministério da Saúde, esse plano já está em andamento. Segundo a pasta, no próximo ano, serão distribuídos 12 milhões de testes para diagnóstico da Hepatite C.

Em 2016, o Brasil registrou 42,8 mil casos de hepatites virais. Em todo o mundo, são mais um milhão de mortes por ano. Até o fim de 2017, o governo federal promete oferecer um novo tratamento para os pacientes, que oferece possibilidade de cura superior a 90%.

COM PRESENÇA DO GOVERNADOR, CANGUARETAMA RECEBE CANTATA PARA OS SANTOS MÁRTIRES

O pátio da igreja matriz de Canguaretama reuniu, na noite desta sexta-feira (3), centenas de populares que prestigiaram a Cantata para os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. O espetáculo foi montado para celebrar a canonização dos mártires pelo Papa Francisco, em outubro, em cerimônia realizada no Vaticano. O evento teve a presença do governador Robinson Faria, da diretora da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, e de auxiliares da administração direta do Governo do RN.

A Cantata teve a primeira apresentação realizada no dia 27 de outubro, no Monumento dos Mártires de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, e em seguida foi encenada no Teatro de Cultura Popular (TCP). O espetáculo tem direção de Diana Fontes, com texto e música idealizados por Danilo Guanais, e narra a história dos religiosos assassinados em Cunhaú (hoje Canguaretama) e Uruaçu (atual São Gonçalo do Amarante) por se recusarem a se converter do catolicismo ao protestantismo calvinista.


MEGA-SENA PODE PAGAR R$ 2 MILHÕES NESTE SÁBADO

O sorteio 1.984 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 2 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (4) em Volta Redonda (RJ).

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

CONSELHO DE PASTORES DE SANTO ANTÔNIO REALIZA A 5ª SEMANA EVANGÉLICA NO MUNICÍPIO

O Que é Semana Evangélica? É Uma semana Voltada a interesses Religioso, Culturais e de Ordem Social, Uma vez que durante toda semana estarão sendo ministrados, cultos, oficinas, congresso, palestras Educativas de Orientação Moral, Física e espiritual promovendo prevenção ao envolvimento com álcool, drogas e prostituição assegurando o bem estar da sociedade. Ao Mesmo Tempo Homenagear Evangélicos: Escritores, Poetas, Cantores, Músicos, Profissionais, Movimentos Jovens, Infanto-juvenil, Mulheres e Homens que Construíram Histórias e Deixando um legado um exemplo a ser seguido. E os que atualmente estão seguindo uma vida exemplar à sociedade cristã.

Hoje Em Santo Antônio-RN, existe  mais de 30 Igrejas Evangélicas, Isso incluindo a Zona Urbana e Rural, nas Mais Variadas Denominações, O CONSELHO DE PASTORES DE SANTO ANTÔNIO - RN denominado pela sigla: (COMPASA.) Fundado em 20 de Novembro de 2013 Estatutariamente Autoriza o COMPASA Estudar, analisar, elaborar, aprovar e propor Políticas públicas que permitam e garantam à integração e a participação do evangélico no processo Social, econômico, político e cultural do Munícipio Propõe políticas públicas, ou outras iniciativas consensuais que visem assegurar e ampliar os direitos do evangélicos. Hoje o (COMPASA) é liderado pelo Pr. Lenilson Dantas e Pela diretoria Constituída Por Pastores de Várias Denominações, Que Juntos são Responsáveis Pela Organização bem como Divulgação e Realização da SEMANA EVANGÉLICA.

A SEMANA EVANGELICA Será Realizada nos dias de 08 à 11 de Novembro de 2017 em frente ao Banco do Nordeste sempre as 19:00 Horas. Com a presença dos Preletores: Pr. Israel Santos (Vitòria-ES), Pr. Wendel Santos (Fortalez-CE) Pr. Mauricio almeida (Feira de Santana-BA).

Cantores: Banda SOM DE ADORADORES (RN), Amanda Wanessa (Recife-PE), Lucilene Xavier (Fortaleza-CE) e Os Cantores da terra. A SEMANA EVANGELICA é de todos os Evangélicos: Pentecostais, Nel-Pentecostal, Fundamentalistas e tradicionais.

É um evento Aberto para todas as pessoas Independente do seu Credo religioso.

SEXO ORAL AUMENTA RISCO DE CÂNCER DE BOCA

O sexo oral é muito mais comum do que pensamos, seja ele feito entre casais em um relacionamento monogâmico ou aberto. Mas um novo estudo revela que os homens que têm um elevado número de parceiros sexuais orais podem aumentar o risco de câncer de cabeça e pescoço.

Embora a taxa daqueles que estão sendo diagnosticados com câncer orofaríngeo (parte média da garganta) é baixa – com apenas 0,7 por cento dos homens sendo diagnosticados e uma porcentagem ainda menor de mulheres – o estudo mostra que o câncer de células escamosas orofaríngeas relacionadas ao HPV entre os homens duplicou nos últimos 20 anos. Em 2020, eles estimam que o câncer orofaríngeo se tornará um problema maior do que o câncer cervical nos EUA.


Por: Robson Pires

PETROBRAS AUMENTA PREÇO DO GÁS DE COZINHA EM 4,5% A PARTIR DE DOMINGO

Os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg (GLP P-13), vão aumentar em 4,5% nas refinarias, em média, a partir da 0h de domingo (5).

Segundo a companhia, a causa principal do reajuste é a “alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte”. Ainda conforme a companhia, a variação do câmbio também contribuiu para a necessidade do aumento.

PREFEITO JOSIMAR FERREIRA VISITOU CEMITÉRIOS PÚBLICO NO DIA DE FINADOS


Prefeito Josimar fez valer o respeito pelas famílias neste feriado e o povo agradeceu lotando os cemitérios em nome da tradição de todos os anos, mas desta vez, com mais conforto e respeito.

Cemitério São Francisco de Assis tem nova fachada, reforma da Capela e pintura dos muros vistoriada pessoalmente e entregue neste feriado pelo Prefeito Josimar a população. Além deste cemitério, foram reformados os outros que se espalham pelos interiores, com novas pinturas e reparos, que continuarão sendo feitos periodicamente.

Nova fachada do Cemitério São Francisco de Assis
Observe nas fotos, que a pedido do Prefeito Josimar foram locados banheiros provisórios para melhor atender a população neste dia tão especial para as famílias.

"Isso é respeito por quem já fez muito em vida por nossa cidade e respeito pelas famílias que frequentam este espaço dedicado as memórias de quem um dia foi importante em suas famílias  e que não devem ser esquecidas." (Prefeito Josimar)

Capela totalmente revitalizada pela prefeitura de Santo Antônio


ESTADO DO RN TEM QUASE 160 MIL INSCRIÇÕES NO ENEM 2017

Provas do Enem 2017 serão aplicados em dois domingos pela primeira vez (Foto: Ardilhes Moreira/G1)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para quase 160 mil pessoas no Rio Grande do Norte em 2017, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas começam neste domingo (5) e seguem no próximo, dia 12 de novembro, em 40 cidades potiguares. Os participantes no estado representam 2,3% do total de 6.731.203 inscritos em todo o país.

No geral, o Rio Grande do Norte contou com 159.484 inscrições - número 18,5% menor que no ano passado, quando o estado teve 195.726 candidatos. De acordo com a instituiçao, o motivo da redução é uma mudança no perfil da prova.

PROFESSORES DA UERN ENTRARÃO EM GREVE A PARTIR DO DIA 10 DE NOVEMBRO

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovaram greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 10 de Novembro.

A decisão é motivada pelos atrasos salariais por parte do Governo desde janeiro de 2016. Na assembleia, os docentes destacaram a sensível piora nas condições de vida de professores e professoras da UERN.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

DEPUTADO DISON SOLICITA AUMENTO NO EFETIVO POLICIAL PARA SANTO ANTÔNIO

Preocupado mais uma vez com a sua região Agreste, o deputado estadual Dison Lisboa, solicitou ao Governo do Estado o aumento no efetivo policial para o município de Santo Antônio.

"O município de Santo Antônio vem sofrendo com a onda de assaltos, que tem gerado um clima de total insegurança para a população da cidade. O atual efetivo policial presente no município não tem conseguido atender a demanda, tamanha a onda de violência instalada no local. Solicitamos providências urgentes do Governo do RN no sentido de ampliar o efetivo instalado na cidade." disse Dison



COMEÇA HOJE EVENTO EVANGÉLICO DA IGREJA DE CRISTO EM SANTO ANTÔNIO



COM MENOS MULHERES NO PODER, PAÍS AFUNDA EM RANKING DE IGUALDADE

No último ano, a igualdade entre homens e mulheres no Brasil andou para trás. É o que revelam dados do Fórum Econômico Mundial, divulgados nesta quinta-feira (2). Segundo a entidade, o país perdeu 11 posições entre 2016 e 2017 no ranking Global Gender Gap. Essa é a pior queda desde 2011.

O país está na 90ª posição entre 144 nações – no ano passado, estava em 79ª e em 67º em 2006, quando começou a série histórica. Nesse período, o fechamento do abismo entre homens e mulheres no país avançou apenas 3%. Entre os países da América Latina e Caribe, esse foi o terceiro pior desempenho em 2017.

ENEM: CANDIDATOS DEVEM FICAR ATENTOS AOS HORÁRIOS DAS PROVAS PARA EVITAR ATRASOS

Depois da preparação para as provas, o desafio dos candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é se organizar para não chegar atrasado no dia da prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

A atenção deve ser redobrada em estados que tenham fuso horário diferente, ou que, ao contrário de Brasília, não estejam no Horário Brasileiro de Verão. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala onde farão a prova pode ser maior que o esperado.

RANKING APONTA FÁTIMA BEZERRA COMO A PIOR PARLAMENTAR DA BANCADA DO RN EM BRASÍLIA

A senadora petista Fátima Bezerra foi apontada como a pior parlamentar da bancada federal potiguar em Brasília. Na medição do site politicos.org.br, Fátima tem a pontuação de -141, única parlamentar com pontuação negativa do RN, tendo duas presenças em sessões, 12 privilégios – entre cota parlamentar e verba indenizatória, nenhum processo judicial contra, -5 pontos em outros fundamentos e -150 em qualidade legislativa.

José Agripino (DEM) em quinto lugar no ranking potiguar contabiliza 227 pontos.

Já Garibaldi Filho (PMDB) é o líder com 376 pontos, ele ficou em 31º melhor político em todo o país.

CONCURSO PARA O ITEP/RN TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições do Concurso Público que oferta 156 vagas para o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep). São 35 vagas para o cargo de Agente de Necropsia, 23 vagas para Agente Técnico Forense, 50 vagas para Perito Criminal (Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Química, Farmácia Bioquímica, Psicologia) e 48 vagas para o cargo de Perito Médico Legista (Médico e Médico Psiquiatra).

A organização do concurso prevê a realização da prova para o mês de fevereiro de 2018.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site do Instituto AOCP, até às 23h59min do dia 19 de dezembro de 2017, de acordo com o horário oficial de Brasília.

"MAIS DE 30 MUNICÍPIOS DO RN CORREM RISCO DE NÃO PAGAR 13º EM 2017, ALERTA FEMURN

Mais de 30 municípios do Rio Grande do Norte correm o risco de não pagar o 13º salário a seus servidores este ano, garantiu nesta quarta-feira, 1, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn – Benes Leocádio.

Ele não descartou que esse número venha a ser bem maior, já que além do complemento salarial previsto para ser pago totalmente até 20 de dezembro, as administrações ainda arcarão com a segunda folha normal do mês.

As exceções estarão por conta dos municípios que conseguiram adiantar pagamentos nos meses de junho e julho, quando receberam a parcela de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Estes talvez poderão honrar seus compromissos de final de ano”, excetuou Leocádio.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

GOVERNO DO RN CONCLUI PAGAMENTO DE SETEMBRO NO DIA 10 DE NOVEMBRO

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai encerrar nos próximos dias 6 e 10 de novembro o pagamento da folha de setembro. Os servidores que recebem acima de R$ 4 mil ainda não receberam nenhuma parte do salário do mês passado.

Na próxima segunda-feira (6), o Estado vai pagar uma parcela única de R$ 4 mil, aos servidores que recebem acima desse valor. O restante do salário deles será depositado apenas no dia 10 de novembro, informou a administração.

No mesmo dia 10, ainda de acordo com o governo, serão depositados os salários de outubro daqueles servidores que recebem até R$ 2 mil.


BANDEIRA TARIFÁRIA É VERMELHA 2 EM NOVEMBRO E COSERN DÁ DICAS DE ECONOMIA DE ENERGIA

Uma das dicas é ficar atento à temperatura do ar condicionado (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que a partir desta quarta-feira (1º) a bandeira tarifária para o mês de novembro de 2017 será vermelha em patamar 2 e que o valor cobrado nas contas de luz já virá reajustado para R$ 5 a cada 100 kWh de energia consumidos. Para evitar "susto" na conta, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) dá dicas de como economizar energia.

Dentre as dicas aos consumidores, está a utilização de lâmpadas de LED em toda a casa, o aproveitamento da luz natural e atenção à temperatura do ar condicionado.

Confira todas a dicas:

Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência);

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora;

Fique de olho no carregador de celular;

Aproveite a luz natural;

Evite usar a função stand-by dos aparelhos;

Estabilize a temperatura do ar condicionado.



CORREIOS REAJUSTAM TARIFAS DE SERVIÇOS POSTAIS E TELÉGRAFOS EM 1,2%

Foto/Reprodução
Os Correios reajustaram nesta terça-feira  (31) as tarifas de serviços postais e telegráficos. O reajuste médio é de 1,2% em relação a tarifa anterior para serviços nacionais e internacionais. O primeiro porte da Carta Comercial, por exemplo, terá o valor atualizado de R$ 1,80 para R$ 1,85.

No caso de telegrama nacional redigido pela internet, o novo valor é de R$ 7,69 por página. A tarifa da Carta Social, destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família, permanece inalterada em R$ 0,01, bem como a da Carta Não Comercial, que permanece com o valor de R$ 1,25.

As novas tarifas não se aplicam ao segmento de encomendas e marketing direto.

Confira aqui os novos preços dos serviços postais.

CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA MP DO NOVO FIES

A Câmara aprovou nesta terça-feira, 31, o texto-base da Medida Provisória 785, que cria novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Foram 255 votos a favor da MP e 105 contra.

Os deputados irão analisar agora os destaques à matéria. Para conseguir aprovar a medida, líderes da base e da oposição fizeram um acordo e deve ser retirado do texto a possibilidade de o aluno resgatar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar dívidas do Fies.

Os parlamentares também acertaram incluir uma espécie de “Refis” na MP, para dar melhores condições para os estudantes quitarem seus débitos com as universidades, em um modelo parecido com o aprovado recentemente para beneficiar as empresas. A principal mudança no modelo de financiamento é que haverá um desconto automático na folha de pagamento do recém-formado.

MOTORISTAS MULTADOS PODEM CONSULTAR DADOS DE AGENTES DE TRÂNSITO PELA INTERNET

Para aperfeiçoar a transparência das autuações de trânsito, os motoristas que forem multados por agentes de trânsito poderão consultar o nome do profissional pela internet. A medida foi implementada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os órgãos de cada estado devem oferecer uma busca em suas páginas com os dados dos responsáveis pela autuação. A ação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30). Com essas informações, os motoristas podem dispor dos dados necessários para preparar sua defesa nessas situações.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO REINICIA MANUTENÇÃO E REPOSIÇÕES DE LÂMPADAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Nesta segunda-feira (30) a prefeitura municipal de Santo Antônio reiniciou as reposições e manutenções de lâmpadas no município, este trabalho teve início desde janeiro  onde vem sendo intensificado até agora beneficiando a população.

Segundo informações, em breve esta ação também chegará as comunidades da Zona Rural.


Confira a baixo as localidades que foram realizadas as reposições:

- cemiterio velho trocamos as lampadas de 70 w por 250 w foram duas.
- travessa padre andrade em frente ao Caic 1 fotocelula.
- Esquina do Caic 1 lampada de 46 w.
- Rua prof. J. Ferreira 1 lampada 46 w.
...
- Projetada 26 1 foto celula.
- Trav. da rua da lavanderia, fotocelula.
- Trav. Getulio vargas 1 lampada 46 w.
- Beco da galinha, 1 lampada 46 w.
- Beco de Sr. Odilon, concerto.
- Em frente central Truk 1 lampada 46 w.
- Por traz antonio alves. Concerto.
- Por traz antonio alves, Concerto.
- Rua do PROJOVEM, concerto do braço.
- Perto do projovem, lamp. 46 w e fotocélula.




CONFIRA A VERDADE SOBRE A ADUTORA EM SÍTIO NOVO-RN

A Serra da Tapuia é um distrito com uma população equivalente a cidade de Lagoa de Velhos e a 17 anos atrás, no governo do prefeito Hudson Xavier, foi agraciada com uma adutora, que ao sair da prefeitura deixou funcionando plenamente e permaneceu assim até o término do primeiro mandato da Ex prefeita Wanira.

Com a água o distrito Serra da Tapuia quase multiplicou de tamanho e veio a necessidade de manutenção e ampliação, mas, a prefeita Wanira, no lugar de fazer isso, alterou um projeto de engenharia que já tinha ultrapassado sua capacidade. Ela simplesmente para se beneficiar furou o cano principal da adutora que passava em frente sua residência, e ligou água clandestinamente.

Com essa atitude a gestora foi seguida por toda população da Serra de Baixo e consequentemente deixou a Serra da Tapuia, sem água esses anos todos, fazendo com que o povo desse lugar tirassem um terço do seu salário para comprar água, passando um martírio grande. Todos diziam que não tinha mais solução.

O prefeito Edilson Jr. em menos de 3 meses resolveu o problema, ampliou e continua a ampliar o abastecimento para todo Distrito, porém para que isso pudesse acontecer, teve a obrigação de voltar o projeto original da adutora, cortando 90 ligações clandestina, que tinha no cano principal, inclusive na casa da ex-prefeita. A maioria dessas ligações eram feitas para cisternas de 50 mil litros. Com essa ação o distrito voltou a crescer, comerciantes comemoram até 90% de aumento nas vendas, devido que o dinheiro que era usado para comprar água, passou para comprar alimentos. Quanto as famílias de Serra de Baixo, passaram a receber sua água em casa, haja vista todas contarem com cisternas.

É isso vinha mil maravilhas a mais de 5 meses, inclusive a Secretária de recursos Hídricos, têm todos os recibos assinados pelos moradores do recebimento da água. Porém a ex prefeita Wanira, e os vereadores da oposição, vendo que o feito do Jovem Prefeito Edilson Jr., estar repercutindo de modo positivo politicamente. (Ora mas de duas mil pessoas sofrendo sem água durantes anos, e em dois meses e pouco de mandato resolvido). Entraram em desespero e começaram incentivar de 6 a oitos famílias que foram adversários políticos, dizendo que eles tem direito a ligação clandestinas, inclusive o Vereador Hélio Fitas como presidente da Câmara, e os vereadores da oposição armaram toda sessão da última sexta-feira, levando essas poucas famílias, para criar uma polêmica e com isso incentivou os moradores dessa comunidade a não deixarem a equipe de manutenção consertarem o registro que a 5 dias danificaram, impedindo a ligação da bomba e consequentemente o envio da água para Serra da Tapuia e para a comunidade do Cabeço.

Com essa atitude os mais de dois mil moradores da Serra da Tapuia e mais de 40 famílias do Cabeço ficaram sem água, fazendo o gosto dos vereadores principalmente de vereadores que moram no distrito que desde o início tentaram impedir que essa água chegasse na Serra da tapuia, inclusive levando 'advertência' do promotor de justiça que mandou eles calarem quando viu o intuito deles.

Muitos que não sabem dos fatos ficam falando que a água é para todos, isso é básico a própria constituição diz que é um direito de todos, porém o que essas poucas famílias que somando da mais ou menos 50 pessoas querem é que a prefeitura mantenha clandestinamente água encanada em suas casas, o que já foi comprovado com um depoimento de um dos irmãos de duas das famílias que disse “A minha casa e da minha mãe, ficam a menos de mil metros da deles, falei para eles pegarem água em nossas casas, eles responderam, NÃO nos queremos água encanada é na nossa”. Então perguntou a todos é justo manter o que tinha antes 90 família beneficiada e 500 prejudicada, é justo autorizar essas 08 ou 06 famílias ligarem a água ilegal, abrindo precedente para ocorrer o que passou anos ocorrendo, claro que não, os próprios vereadores e a ex prefeita sabem disso, porém o que querem e exatamente o caos, para pôr a culpa na administração, mesmo que com isso prejudique uma comunidade toda.

Outro exemplo um vereador da oposição que passou 4 anos ao lado da gestão passada, e faltava água na Serra da Tapuia, ele nunca falou nada, ao contrário era um dos que usavam a água para seu próprio comércio, enquanto mais de 2000 mil pessoas passavam sede.

Aí fica o alerta ao povo da Serra da tapuia e do Cabeço, cobre dos vereadores da oposição que vocês votaram para não destruírem o benefício que vocês vem recebendo tão bem.



Do Blog Manchete Potiguar

PESQUISADORA DA UFRN APRESENTA ALTERNATIVAS À CRISE HÍDRICA NO RN

A apresentação das potencialidades do projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) denominado Aquaponia foi um dos destaques do Seminário Motores do Desenvolvimento na manhã desta segunda-feira, 30, no auditório da Fiern, em Natal. A exposição foi conduzida pela coordenadora do Departamento de Engenharia de Aquicultura e chefe do Laboratório de Produção de Organismos Aquáticos, Virgínia Cavalari, em um evento que teve como tema os Impactos da Crise Hídrica no RN.

“Temos uma unidade funcionando na cidade de Currais Novos alicerçada sob esses moldes e que apresenta uma economia de 80% a 90% em relação ao sistema de agricultura tradicional. Tomando a terra como o local de sustentação da vegetação, esta será abastecida por nutrientes produzidos por peixes e camarões. Em seguida à retirada dos nutrientes pelas raízes, a água é assim purificada e retorna, por gravidade, para os tanques onde são produzidos os peixes e camarões. Ao final de um ciclo, uma pequena unidade produz mais de 50 kg de peixe, com um investimento aproximado de dois mil reais”, colocou Virgínia Cavalleri.

SENADO APROVA PROPOSTA QUE PODE MUDAR REGRAS PARA MOTORISTAS DE APLICATIVOS

Em meio a protestos de taxistas e motoristas de aplicativos, o plenário do Senado vota hoje (31) proposta que pode deixar mais rígidas as regras para serviços de apps de transporte individual. Aprovado em abril pela Câmara dos Deputados, o texto tramita em regime de urgência e será o primeiro item da pauta do Senado na sessão desta terça-feira (30).

As regras aprovadas  pelos deputados desagradaram os representantes de empresas como Uber, Cabify e 99. Entre outros pontos, o texto prevê vistorias periódicas nos veículos, idade mínima para os condutores, exigência de "ficha limpa" aos motoristas, adesão de placas vermelhas e licença específica para trabalhar.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PF ENCONTRA R$ 30 MIL EM NOTAS COM AUXILIAR DE HENRIQUE ALVES NO DF


Ailton de Freitas/Agência O Globo
A Polícia Federal encontrou R$ 30 mil em espécie no Ministério do Turismo na Operação Lavat, deflagrada na última quinta-feira. O dinheiro estava na sala do ex-chefe da assessoria parlamentar do ministério, Norton Domingues Masera, preso temporariamente na operação, que investiga assessores e familiares do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) que estariam cometendo crimes mesmo depois da prisão do político, em junho.

Os policiais também encontraram R$ 10 mil na casa de Masera. Indicado pelo ex-ministro do turismo Henrique Alves para ocupar o cargo, Masera permaneceu como assessor na pasta mesmo com a saída do peemedebista no ano passado. Ele só foi exonerado na última sexta após ser preso temporariamente.

PREFEITURA DE GOIANINHA PRORROGA PRAZO PARA RECADASTRAMENTO DE SERVIDORES

O prazo para recadastramento dos servidores municipais foi prorrogado até a próxima sexta-feira, 10 de novembro. Os funcionários que, por alguma razão, não fizeram a atualização dos dados cadastrais devem comparecer à sede da Prefeitura ou ligar no 84 3243-3934 para obter mais informações. Fique atento!

MAIS DE 130 PROFESSORES DO RN SOFRERAM ATENTADO CONTRA A VIDA EM 2015, DIZ ANUÁRIO

Sala de aula foi depredada e revirada por vândalos, em Natal (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)
Pelo menos 136 professores do Rio Grande do Norte disseram que já foram vítimas de atentados contra a vida. Outros 537 profissionais sofreram ameaças dos seus próprios alunos, segundo o Anuário da Violência Pública, lançado nesta segunda-feira (30). Os números foram levantados por meio da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar realizada, em 2015.

Na pesquisa, 308 professores também afirmaram que foram vítimas de furtos dentro da escola e 92 sofreram roubo mediante ameaça, dentro do ambiente de trabalho.

Ao captar a percepção de diretores e professores sobre a ocorrência de situações de violência na escola em que trabalham ao longo de 2015, a pesquisa registrou que 2.706 dos profissionais (50% dos entrevistados) tinham conhecimento de agressões verbais ou físicas de alunos contra educadores e funcionários de instituições de ensino no estado.

Outros 75,3% dos entrevistados sabiam de casos de agressões entre alunos. Dos entrevistados, 292 também apontaram que viram alunos chegarem à escola sob efeito de álcool e 677 lembraram de casos em que os estudantes estavam sob efeito de drogas.

Até armas são encontradas dentro das unidades de ensino. À pesquisa, 447 profissionais afirmaram que sabiam de alunos que frequentaram aulas portando armas brancas, como facas ou canivetes. Pelo menos 89 viram alunos com armas de fogo.

Os profissionais também reclamaram das condições de segurança pública dentro e fora da escola, como a presença da polícia no entorno das instituições, bem como iluminação pública.

Do G1 RN

POETAS DE SANTO ANTÔNIO FORAM HOMENAGEADOS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Poeta de Santo Antônio Gélson Pessoa
Referência na cultura potiguar, a Casa do Cordel recebeu nesta sexta-feira (27) homenagem da Assembleia Legislativa pelos 10 anos de atividade. Proposta pelo deputado George Soares (PR), a sessão reuniu importantes poetas do Estado, representantes da Câmara Municipal e os deputados Hermano Morais (PMDB) e Ricardo Motta (PSB). A Casa do Cordel é um espaço cultural que se destaca por valorizar a cultura popular e ser ponto de referência para estudantes e pesquisadores e, em Natal, é administrada pelo poeta Abaeté.

Na oportunidade, foram  homenageados diversos poetas e poetisas do Rio Grande do Norte, entre eles,  os poetas de Santo Antônio Gélson Pessoa e Chico de Iaiá.

Poeta de Santo Antônio Chico de Iaiá


GOVERNO REDUZ PROJEÇÃO DE SALÁRIO MÍNIMO EM 2018 PARA R$ 965

O governo federal reduziu a projeção do salário mínimo de 2018 para R$ 965. A redução é de R$ 4,00 em comparação ao que tinha sido divulgado em agosto deste ano. No entanto, em abril a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 apresentada pelo Palácio do Planalto ao Congresso previa que a remuneração seria de R$ 979. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 937.

A redução na projeção foi divulgada pelo Ministério do Planejamento nesta segunda-feira, 30. A mudança é necessário por conta da alteração na meta fiscal de 2018, que passa a ter um déficit primário de R$ 159 bilhões, ao invés de R$ 129 bilhões.

O valor do mínimo é calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços Ao Consumidor (INPC) e do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos.

A Tarde – UOL

SÁBADO TEM FESTA NA COMUNIDADE DO JUCÁ, MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO


RN TEM SEGUNDA MAIOR TAXA DE HOMICÍDIOS DO BRASIL, DIZ ANUÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Segundo especialistas, índices de violência no RN são alarmantes (Foto: Ney Douglas)
Com um número absoluto de 1.976 mortes violentas no ano passado (18% a mais que em 2015), o Rio Grande do Norte foi o segundo estado com maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes, de acordo com o 11º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, lançado nesta segunda-feira (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O estado ficou atrás apenas de Sergipe, que registrou 64 mortes para cada 100 mil habitantes. O RN teve uma taxa de 56,9 mortes, seguido de Alagoas com 55,9 mortes por 100 mil habitantes.

O estado também foi o terceiro a registrar o maior crescimento de mortes violentas intensionais em 2016, em relação ao ano anterior (18%). Ficou atrás apenas do Amapá, que teve crescimento de 52,1% e do Rio de Janeiro, com 24,3%.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM SANTO ANTÔNIO TEM SEGUNDO INCÊNDIO NO ANO

Foto/Joel Rei: Sala da Administração
Na tarde deste domingo (29) aproximadamente 13:30h, a sede da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio registrou um incêndio em dois de seus compartimentos. Este é o segundo incêndio ocorrido só este ano na secretaria.

Segundo informações do pessoal da secretaria, tanto o primeiro, quanto este último foram sempre em horário de almoço do vigilante e da equipe do SAMU, desta forma é muito interessante as coincidências praticamente a  mesma hora que aconteceram os dois incêndios, o Corpo de Bombeiros foi acionado e se deslocou de Natal para realizar os procedimentos necessários, onde conseguiram apagar imediatamente todo o fogo que se alastrava.

De acordo com integrantes da secretaria, os Bombeiros fizeram uma perícia no local e estão aguardando também peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) para também realizar uma perícia onde ocorreram o incêndio. Ainda segundo as informações, um Boletim de Ocorrência foi feito na Delegacia da Polícia Cívil na cidade de Nova Cruz.


Agora é aguarda o resultado dos laudos das perícias, onde irá dizer se foi acidental ou criminoso, se for constatado criminoso, a quem interessa tais atos? pois o único prejudicado com esse tipo de ação é a população, por isso tal ato tem o nosso total repúdio.

Os locais onde o ocorrido aconteceu foram o arquivo morto onde várias fichas de atendimento de pacientes foram danificadas, e o segundo foi na sala da administração do posto de saúde, danificando Ar-condicionares, impressora, birôs, medicamentos, parte do teto e suas instalações, geladeiras e armários.

Esperamos que tudo seja esclarecido e que o poder público e a população tenha uma resposta concreta.





PRESO É ENCONTRADO MORTO NO INTERIOR DE PENITENCIÁRIA EM MOSSORÓ

No início da manhã desta segunda-feira, 30, um detento foi encontrado morto na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, no município de Mossoró.

Ainda não identificado, corpo do presidiário foi recolhido por uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia, o Itep, que não divulgou detlhes sobre possíveis causas da morte. Uma investigação vem sendo feita para descobrir detlhes do ocorrido.

NOVAS REGRAS PARA ADOÇÃO SÓ DEPENDEM DE SANÇÃO PRESIDENCIAL

Grupos de irmãos ou menores com deficiência, doença crônica ou com necessidades específicas de saúde terão prioridade na adoção. A preferência, que será incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), será possível graças à aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 101/2017 na última quarta-feira (25) pelo Senado. Para virarem lei, as novas regras, que também tinham sido aprovadas na Câmara, só dependem de sanção presidencial. O texto deve ser enviado pelo Senado à Casa Civil no início desta semana.

Entre as inovações do texto, está a autorização do cadastro para adoção de recém-nascidos e crianças mantidas em abrigos que não forem procuradas pela família biológica em até 30 dias. Outro ponto da proposta formaliza a prática conhecida como apadrinhamento, favorecendo menores em orfanatos ou em famílias substitutas provisórias. Pessoas jurídicas também poderão apadrinhar crianças e adolescentes para colaborarem com seu desenvolvimento.

BRASIL PODE LEVAR 76 ANOS PARA ADEQUAR NÍVEL DE LEITURA DE TODOS OS ALUNOS


Se o país continuar no atual ritmo de melhorias no nível de aprendizado dos alunos, serão necessários 76 anos para que todos os estudantes sejam considerados proficientes em leitura ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. O cálculo é do movimento Todos Pela Educação, feito com base nos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016, divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC).

domingo, 29 de outubro de 2017

BRASIL TEM A PIOR DEMOCRACIA DA AMÉRICA LATINA


A democracia brasileira é a que tem o pior funcionamento entre os 18 países pesquisados para a edição 2017 do “Latinobarómetro”, uma ONG chilena que faz, desde 1995, uma consistente avaliação dos humores dos latino-americanos.

Os dados, divulgados são de impressionante contundência em relação ao Brasil, a ponto de apenas 13% dos brasileiros consultados se declararem satisfeitos com o funcionamento da democracia, último posto no ranking. Atrás até dos 22% de satisfação na Venezuela, que a maior parte dos governos e da mídia ocidental classifica como ditadura.