Páginas

sábado, 18 de novembro de 2017

INFLAÇÃO DO PAÍS NOS ÚLTIMOS 11 ANOS PESOU MAIS NO BOLSO DO POBRE, DIZ IPEA

No período entre julho de 2006 e setembro de 2017, a inflação foi mais pesada para a população de renda mais baixa. Dados analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e publicados na nota técnica sobre Inflação por Faixa de Renda indicam que, no período, enquanto a inflação ficou em 102% para quem tem renda mais baixa, registrou 86% para os de renda mais alta. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo órgão, durante uma coletiva na sede, no centro do Rio.

A técnica de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Maria Andréia Parente Lameira, destacou que, neste período, houve uma influência grande dos alimentos. “Neste tempo de 10, 11 anos, mesmo tendo uma queda recente [no preço] de alimentos, a gente teve pelo menos dois choques fortes de alimentos, que jogaram a inflação lá para cima, e isso, de fato, pesou muito mais nas famílias de renda mais baixa”, disse.

É HOJE! FESTA NO MANDU DISTRITO DE LAGOA DE PEDRAS


JUIZ FEDERAL DO RN AUTORIZA FAMÍLIA DE IDOSA A CULTIVAR CANNABIS PARA TRATAMENTO MÉDICO

Juiz Walter Nunes, da 2ª Vara Federal do RN, concedeu liminar autorizando família de paciente com Parkinson a cultivar Cannabis. (Foto: Reuters)
Uma idosa que sofre do Mal de Parkinson ganhou na Justiça Federal do Rio Grande do Norte o direito de importar sementes da Cannabis - matéria prima utilizada na produção de um óleo usado para o tratamento da doença. O juiz Walter Nunes, da 2ª Vara Federal, concedeu liminar autorizando o filho da idosa a cultivar o vegetal para fins de produção do óleo terapêutico.

Na decisão, o magistrado considerou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autoriza apenas a importação de medicamentos e produtos derivados da Cannabis, mas não das sementes da planta para produção de medicamentos.

“Cabe destacar que apesar da Anvisa ter retirado a Cannabis Sativa da sua lista de drogas proibidas, quando utilizada para fins medicinais, a agência não permite a produção do óleo essencial no Brasil, nem muito menos a importação da matéria prima. Em verdade, repita-se, apenas autoriza a importação de medicamentos e produtos, através de um processo complexo via desembaraço aduaneiro, conforme se observa em seu website”, analisou o magistrado.

Porém, o magistrado considerou que, dessa forma, o tratamento torna-se muito caro, o que restringe o acesso dos medicamentos a um público pequeno.


Do G1 RN

FÁBIO FARIA APRESENTA PROJETO PARA REDUZIR CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS MUNICÍPIOS

O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) apresentou na Câmara dos Deputados um novo projeto de lei para reduzir, em 50%, as alíquotas de contribuição previdenciária das prefeituras municipais de todo o país, suas autarquias e fundações. “Atualmente os municípios pagam o mesmo que grandes empresas privadas, o que é injusto, principalmente em tempos de crise. Em 2016, 86% das prefeituras encerraram o ano em situação fiscal difícil ou crítica”, justifica.

O parlamentar observa que, já que a legislação tributária vigente prevê um tratamento diferenciado entre empresas privadas de grande e pequeno porte (que pagam menos), as prefeituras municipais e demais entidades públicas, que não visam lucro e atuam em serviço da coletividade, deveriam ter uma alíquota mais baixa.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, afirma que a proposta, se aprovada, ajudará bastante os municípios a desafogarem os gastos com pessoal e reequilibrarem os cofres públicos.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

BR-101 FICARÁ SEIS MESES INTERDITADA ENTRE NATAL E PARNAMIRIM

Começa neste sábado, 18, uma interdição na BR-101/RN prevista para durar seis meses. O trânsito na pista principal vai estar bloqueado para que se construa uma passagem inferior no km 98 e um viaduto no km 99,6. Os trechos ficam próximos, respectivamente, das avenidas Maria Lacerda e Abel Cabral. Os motoristas vão ter que recorrer às marginais.




EM PENDÊNCIAS-RN, GERENTE E FILHO SÃO AMARRADOS E AGÊNCIA DOS CORREIOS É ARROMBADA

Agência dos Correios de Pendências foi fechada depois do crime (Foto: Lord Willys Fotografia)
Os Correios da cidade de Pendências, na região Oeste potiguar, foi alvo de uma ação criminosa na manhã desta sexta-feira (17). Para chegar ao cofre, um bandido fez a gerente da agência e o filho dela reféns.

Segundo a Polícia Militar, o filho da gerente foi rendido por volta das 8h e forçado a dizer onde a mãe morava. Ele também foi obrigado a ligar para ela e chamá-la. Quando a gerente foi até a porta de casa para atender o filho, também acabou rendida. Em seguida, mãe e filho foram colocados no carro da família e levados até a agência.

O filho foi amarrado dentro da mala do veículo. Já a mãe, amarrada no banco de trás. Os Correios não revelaram a quantia levada pelo criminoso.

Ainda segundo a PM, o assaltante fugiu da agência levando a gerente e o filho, que foram libertados em Porto do Mangue, município vizinho a Pendências.

As investigações ficarão sob a responsabilidade da Polícia Federal.


Do G1 RN

PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO REALIZA GRANDE FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL NESTE SÁBADO (18)

Após meses de disputa, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio realiza neste sábado, 18, a grande final do campeonato municipal de futebol masculino que terá início a partir dás 14h, um campeonato onde estiveram participando equipes da cidade e de várias comunidades do município.

O prefeito Josimar Ferreira  quebrou o tabu e já no primeiro ano de gestão fez questão de realizar o campeonato e não deixando apenas para ser feito em momentos eleitoreiros, por isso ao mesmo tempo que parabeniza à toda equipe da secretaria de esportes  pelo brilhante trabalho realizado, convida a todos os desportistas e a população em geral para neste sábado prestigiarem a grande final no estádio José Domingos Filho, o "DOMINGÃO".



Disputa de primeiro lugar:

Santa Cruz de Redenção  X Santos de Santo Antônio


Disputa de terceiro lugar:

Botafogo de Santo Antônio  X  Força Jovem de Capim Açu



POPULAÇÃO DA SERRA DA TAPUIA DISTRITO DE SÍTIO NOVO COMEMORA RETOMADA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Desde as primeiras horas de hoje (17) que vimos vários moradores do distrito Serra da Tapuia comemorarem a retomada do abastecimento d'água na comunidade, muitos usaram as redes sociais para expressarem sua satisfação. Vários agradecem o prefeito Edilson Jr. pelo grande empenho em solucionar logo a situação.

Como foi bem informado aqui, durante os últimos dias a adutora passou por conflitos que prejudicaram o abastecimento mas que a gestão do prefeito Edilson Jr. sempre empenhada em atender a população e dar o melhor bem estar para os cidadãos conseguiu solucionar mais uma vez o conflito e a população ter água nas torneiras novamente.

NO BRASIL, FALTA TRABALHO ADEQUADO PARA 26,8 MILHÕES DE PESSOAS, DIZ IBGE

A taxa de subutilização da força de trabalho no país ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, fechando em 23,9% do mercado de trabalho – crescimento de apenas 0,1 ponto percentual frente aos 29,8% relativos ao segundo trimestre. Os números, no entanto, significam que ainda representa 26,8 milhões de pessoas sem trabalho adequado no país.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados hoje (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de subutilização, segundo os parâmetros do IBGE, agrega a população desocupada, os subocupados por insuficiência de horas e os que fazem parte da força de trabalho potencial.

RESERVATÓRIOS DO NORDESTE ESTÃO NO NÍVEL MAIS BAIXO DE TODA A HISTÓRIA

Os níveis dos reservatórios do Nordeste que abastecem as hidrelétricas alcançaram ontem o nível mais baixo de toda a história: 4,7%, superando os 4,73% observados em 30 de novembro de 2015, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema.
Só para que o leitor tenha como comparar, na crise energética de 2001, esse percentual chegou a 7,84%.

É importante observar também que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, responsável por 60% da geração hídrica da região, alcançou ontem 1,98% de reserva.


POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS EM TANGARÁ

A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, realizam nesta manhã de sexta-feira uma operação policial que visa o tráfico de drogas em Tangará.

Dezenas de policiais participam da operação desde o início do dia e mais de 20 mandados de prisão e outros de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade da região Trairi do estado.

Tangará vive um dos anos mais violentos de sua história com diversos assassinatos, o último deles no sábado passado, em um latrocínio contra um comerciante.

Ao longo do dia, novas informações devem ser repassadas pela polícia sobre o resultado da operação.

MAIS DE 1,5 MILHÃO DE PESSOAS FARÃO O ENCCEJA NESTE DOMINGO EM TODO O PAÍS

Mais de 1,5 milhão de pessoas que ainda não concluíram os cursos do ensino fundamental e médio terão neste domingo (19) mais uma oportunidade de atingir esse objetivo. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 será realizado em 564 municípios de todos os estados. De acordo com o Ministério da Educação, este ano serão 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. 

O exame será aplicado em dois turnos. De manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, os testes começam às 9h e terminam às 13h, no horário de Brasília. No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. O exame começa às 15h30 e vai até as 20h30.

PAPA FRANCISCO DIZ QUE EUTANÁSIA É ILÍCITA

O papa Francisco afirmou ontem (16) que a eutanásia é sempre ilícita, mas reconheceu como "moralmente lícito" renunciar ou suspender a aplicação de meios terapêuticos quando eles são eticamente desproporcionais.

Ele fez essas reflexões em carta enviada aos participantes do Encontro Regional Europeu da Associação Médica Mundial, que se realiza no Vaticano, organizado pela Pontifícia Academia para a Vida.

O papa citou a Declaração sobre a Eutanásia, de 5 de maio de 1980, afirmando que é "moralmente lícito renunciar à aplicação de meios terapêuticos ou suspendê-los, quando o seu emprego não corresponde àquele critério ético e humanista que será mais tarde após definido (como) proporcionalidade dos tratamentos".

ROBINSON PEDE R$12 MILHÕES PARA O SISTEMA PRISIONAL

Recursos para sequência de melhorias no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte e a permanência da Força Nacional no estado foram os principais assuntos da audiência do governador do Estado, Robinson Faria, com o ministro da Justiça, Torquato Jardim. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (16) e teve a presença dos secretários de Estado da Justiça e Cidadania, Luis Mauro, e da Infraestrutura, Jader Torres.

O chefe do Executivo Estadual, na companhia dos secretários, pleiteou cerca de R$ 12 milhões para o andamento da reforma na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, construções prisionais nos municípios de Ceará-Mirim e Afonso Bezerra, assim como o reaparelhamento do sistema penal e da segurança.

Na ocasião, o governador lembrou que o estado vem investindo nos últimos meses na recuperação do Sistema, bem como no setor da Segurança Pública. Porém, ambos também foram afetados pela crise econômica. “Com esse cenário, é imprescindível o apoio do governo federal para sequência das ações”, ressaltou Robinson.

COMEÇA HOJE A SEGUNDA ETAPA DE PAGAMENTO DO PIS/PASEP A IDOSOS

Os aposentados com valores nas contas do PIS-Pasep na Caixa e no Banco do Brasil (BB) podem sacar a partir de hoje (17). É a segunda etapa do calendário de pagamento, divulgado em setembro por esses bancos.

Na última terça-feira (14),  417 mil aposentados, correntistas do BB e da Caixa, foram beneficiados com o crédito em conta, representando pagamentos no valor de R$ 446 milhões.

Tem direito às cotas o trabalhador cadastrado no Fundo entre 1971 e 04/10/88, que ainda não tenha sacado o saldo total da conta individual de participação. A MP 797/2017 alterou a idade para saques. Passaram a ter direito não apenas os trabalhadores com idade superior a 70 anos, mas também os aposentados e as mulheres com 62 anos ou mais e homens a partir de 65 anos.

Maiores informações podem ser obtidas nos
sites da Caixa e do Banco do Brasil ou pelos telefones 0800 726 0207 (Caixa/Pis), 0800 729 0001 e 4004-0001 (BB/Pasep)

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

TRIBUNAL DE CONTAS SUSPENDE PREGÕES PARA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA REDE HOSPITALAR DO ESTADO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) suspendeu de forma cautelar dois pregões eletrônicos em curso na Secretaria Estadual de Saúde Pública, que têm como objeto a aquisição de gêneros alimentícios para abastecer a rede hospitalar estadual.

Segundo o voto do relator, conselheiro Renato Costa Dias, acatado pelos demais conselheiros, o corpo técnico da Corte de Contas detectou na empresa Brena Vieira Lira Cavalcante EIRELI – EPP, vencedora dos pregões eletrônicos, falhas relativas à habilitação técnico operacional das condições sanitárias; incompatibilidade econômico-financeira em relação ao volume da licitação; sobrepreço; entre outros indícios de irregularidades.

PREFEITURA FARÁ REUNIÃO PARA DISCUTIR CRIAÇÃO DE COOPERATIVA DE RECICLAGEM NO MUNICÍPIO DE SITIO NOVO


Foto/Reprodução
A Prefeitura Municipal de Sítio Novo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbano, reunirá recicladores do município e interessados, no CRAS da sede, na próxima terça-feira (21), às 14hs, para discutir a criação de uma cooperativa de reciclagem no município.

A reunião contará com presenças de secretários municipais, advogado, contador e orientadores para detalhar a importância da criação dessa cooperativa de reciclagem, que trará benéfico não somente aos recicladores, mas a toda população.

Dentro do plano de ação e abordagem da prefeitura, nesse primeiro momento é necessário estar se reunindo com os recicladores para dar todo apoio técnico e estudo necessários inicialmente.

A prefeitura de Sítio Novo na gestão do prefeito Edilson Jr. vem trabalhando para inserir a população diretamente nos programas sociais e ambientais do município, a transformação do lixo é um negócio lucrativo e ecologicamente correto promovendo o trabalho em benefício do povo.

SESAP DIZ QUE CRIANÇA CONTRAIU BACTÉRIA, MAS HOSPITAL NEGA TAL CONTAMINAÇÃO

Foto/Ilustrada: Felizmente, o garoto já saiu da unidade de terapia intensiva e responde de forma satisfatória ao tratamento
Uma criança de 11 anos de idade chegou a ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após suspeitas de ter contraído uma bactéria na lagoa de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a 45 quilômetros de Natal. A informação viralizou nas redes sociais e grupos de WhatsApp, sendo confirmada pelo portal Agora RN, junto à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da assessoria de imprensa.

De acordo com o alerta repassado no WhatsApp, o menino teria sido internado, em estado grave, em um hospital da rede particular em Natal.

A bactéria, considerada super resistente (Aeromonas), teria sido descoberta, após exame de sangue analisado pelo infectologista Kleber Luz, segundo a própria assessoria da Sesap.

NEGATIVA – Contudo, o hospital, através do setor de marketing do Hospital da Unimed, nega que a criança tenha sido contaminada por qualquer tipo de bactéria e informa que o diagnóstico apresentado foi uma grave crise de pneumonia. Ela continua internada, desde o último dia 3, mas já apresenta melhoras em seu quadro de saúde.

AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA (ABIN) ESCOLHE BANCA PARA CONCURSO PÚBLICO

Um grande passo para a publicação do concurso público da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi publicado na quinta-feira (9/11), no Diário Oficial da União. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi escolhido para ser a banca organizadora da nova seleção, que oferecerá 300 oportunidades imediatas. O edital deverá ser lançado até 17 de janeiro de 2018, de acordo com a portaria de autorização do Ministério do Planejamento publicada em julho deste ano.

Do total de chances, 220 serão para oficiais de inteligência, 60 para oficial técnico de inteligência e 20 para agente de inteligência. De acordo com a tabela de remuneração dos servidores da União, o salário inicial para oficiais é de R$ 16.620,46; já oficiais técnicos é de R$ 15.312,74; e agentes recebem R$ 6.302,23.




SERVIDORES DO ESTADO FECHAM BR 101 DURANTE PROTESTO EM NATAL

Servidores do Estado do RN protestam contra salários atrasados em Natal (Foto: Ana Lúcia Gomes/ADUERN)
Servidores da Saúde e da Educação do Estado do Rio Grande do Norte fecharam na tarde desta quinta-feira (16) a BR-101 no sentido Natal-Parnamirim, próximo à passarela do bairro de Potilândia, na Zona Sul. Os servidores estão em greve em virtude e atrasos salariais aos funcionários públicos do RN.

Os manifestantes afirmam que o ato de impedir o trânsito na BR foi iniciado porque os representantes da categoria não têm conseguido manter diálogo com os representantes do Poder Executivo. Os servidores estão há dias acampados em frente à sede da Governadoria, no Centro Administrativo. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e enviou uma equipe ao local.


DEPUTADO DISON LISBOA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE PARQUE DE LAZER EM PASSA E FICA

O deputado Dison Lisboa esteve junto ao prefeito Leonardo Lisboa na solenidade de inauguração do espaço público Parque das Algarobas José Flamarior de Oliveira, dedicado ao lazer, atividade física e convivência dos moradores. Mais uma vez o Deputado Dison Lisboa reitera seu compromisso de trabalho com Passa e Fica. “Nosso mandato em parceria com a Prefeitura Municipal, vai continuar empenhado em melhorar o dia a dia da população e promover o desenvolvimento urbano desta importante cidade de nossa região Agreste. Parabéns ao prefeito Leonardo Lisboa por mais está importante ação.”

GOVERNO DO RN ESTUDA SACAR DINHEIRO DO FUNFIRN PARA PAGAR SALÁRIOS DE SERVIDORES INATIVOS

Um possível saque do Fundo Financeiro do Rio Grande do Norte (Funfirn) para contribuir para o pagamento dos servidores inativos do estado é uma medida que está sendo estudada pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern). Na manhã desta quinta-feira 16, representantes de ambos os órgãos – o procurador-adjunto do RN, João Carlos Gomes, e o procurador do Ipern, Geraldo Laurentino, se reuniram para discutir a possibilidade.

A viabilidade e as consequências do acordo serão analisadas entre ambas as partes. Como os valores estão aplicados no mercado financeiro, há o risco de multas. A decisão entre os órgãos deverá ser finalizada na sexta-feira 17. O Estado, por sua vez, está preparado para buscar outras alternativas caso o Ipern não aceitar a proposta.

O Funfirn é um fundo criado para garantir os pagamentos de aposentadorias futuras. Todavia, quase 67% da renda do fundo – que atualmente soma R$ 321 milhões – já foi retirada pelo Estado para o pagamento de aposentados. No momento, o Estado possui um déficit de R$ 100 milhões em suas contas por ter que cumprir seus compromissos com os inativos. A quantia que o Estado deseja retirar do Funfirn, contudo, ainda não foi revelada.

PROCURADORIA PEDE BLOQUEIO DE R$ 24 MILHÕES DE LULA E DO FILHO

A Procuradoria da República, na Brasília, requereu à Justiça Federal o bloqueio de R$ 23,9 milhões do ex-presidente Lula e de um de seus filhos, Luiz Cláudio Lula na Operação Zelotes – processo contra o ex-presidente por suposto tráfico na compra dos caças Gripen. Os procuradores querem confiscar R$ 21,4 milhões do petista e mais R$ 2,5 milhões de Luiz Cláudio.

O juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, de Brasília, mandou intimar Lula e Luiz Cláudio para se manifestarem sobre o pedido de bloqueio promovido pelo Ministério Público Federal.

Lula, o filho e o casal de lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni foram denunciados pelo

Ministério Público Federal em dezembro do ano passado. Todos são acusado por ‘negociações irregulares que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627’. O Estado revelou em 2015 o esquema de tráfico de influência e compra de Medidas Provisórias atribuído ao ex-presidente na Zelotes.

PETROBRAS REDUZ AMANHÃ PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL NAS REFINARIAS

A Petrobras anunciou hoje (16), no Rio de Janeiro, que a partir da zero hora de amanhã (sexta-feira), reduzirá os preços da gasolina e do diesel nas refinarias em todo o país. Segundo nota divulgada pela empresa, o diesel terá redução de 1,3%, enquanto a gasolina cairá 0,38%.



TERMINAL DE CARGAS NO AEROPORTO DE NATAL TEM EXPORTAÇÃO RECORDE DE FRUTAS

O Terminal de Cargas do Aeroporto de Natal, administrado pela Inframerica, atingiu a marca recorde de exportação de frutas em um único dia. No último domingo (12), foram enviadas à Europa no voo cargueiro semanal 84 toneladas de cargas de mamão, abacaxi, manga e melão de produtores potiguares.

Uma semana antes, em 5 de novembro, foi registrada a segunda maior remessa de frutas exportadas pelo Terminal, somando 81 toneladas. De todas as exportações realizadas pelo Aeroporto de Natal, 71% correspondem a frutas.


INSCRIÇÕES EM EDITAL DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DA EAJ TERMINAM NESTA QUINTA-FEIRA

As inscrições no edital para contratação temporária de professores e auxiliares administrativos da Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terminam nesta quinta-feira, 16. São oferecidas 52 vagas, sendo 48 destinadas a professores, e quatro vagas para auxiliares administrativos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online.

Os interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições preenchendo o formulário eletrônico disponível online até o esta quinta. É preciso inserir documentações comprobatórias da formação acadêmica e experiências profissionais. Cada candidato pode se inscrever em até duas vagas.

Os profissionais selecionados atuarão nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos municípios de Canguaretama, Luís Gomes, Major Sales, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santana do Seridó, Serra de São Bento, Serra Negra do Norte, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Umarizal e Vera Cruz.

ASSEMBLEIA SEDIA DEBATE SOBRE GESTÃO DAS ÁGUAS E SEGURANÇA HÍDRICA NESTA SEXTA (17)

A Assembleia legislativa do Estado vai sediar, às 14h desta sexta-feira (17), a audiência pública “Gestão das Águas e Segurança Hídrica nas regiões Norte e Nordeste”, promovida pelo Senado Federal. Proposta pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CRD), presidida pela potiguar Fátima Bezerra (PT), o debate vai reunir deputados estaduais, prefeitos, vereadores e autoridades locais ligadas ao tema, além de senadores e deputados federais.


AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL EM GOIANINHA SERÁ INAUGURADA HOJE

O município de Goianinha será o próximo a receber uma Agência da Previdência Social (APS). A unidade, prevista no Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, será entregue pelo Superintendente Regional do INSS/Nordeste Marcos de Brito nesta quinta-feira 16 de novembro, às 16h30. A solenidade de inauguração contará com as presenças do presidente do INSS, Leonardo Gadelha, Gerentes-Executivos do INSS no RN, Elaine Baumgartner (Natal) e Francisco Osimar (Mossoró) Superintendente Regional do INSS/Nordeste, Marcos de Brito Campos Júnior, do prefeito de Goianinha, Rudemberg Honório Lisboa, autoridades federais, estaduais, vereadores e prefeitos da região.

O prefeito de Goianinha, Berg Lisboa, classificou o acontecimento como um dois mais importantes e aguardados desde o início da sua gestão, visto que “esperamos muito tempo por esse momento e agora, finalmente, poderemos contar com uma agência para atender nossos munícipes, que não precisarão mais se deslocar às cidades vizinhas, como Canguaretama e Parnamirim, para receberem atendimento previdenciário”, comemorou.

Para a gerente-executivo do INSS/Natal, Elaine Baumgartner “a nova agência traduz um significativo investimento na melhoria das condições de trabalho dos servidores, aliado a qualificação do atendimento aos segurados da Previdência Social”

TSE VAI DIVIDIR COM PF DIGITAIS DE ELEITORES

As impressões digitais dos eleitores que se cadastraram para votar em urnas eletrônicas biométricas serão compartilhadas com a Polícia Federal. O convênio entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a instituição será assinado hoje, em Brasília, pelo presidente da Corte, Gilmar Mendes, e o diretor-geral da PF, Fernando Segóvia. A polícia poderá utilizar as informações em investigações criminais. O TSE também terá acesso ao banco de dados da PF, que será usado para cadastrar automaticamente eleitores que não tiveram suas digitais coletadas.

Acelera. O convênio também pode acelerar a emissão de passaportes. Quem tiver as digitais cadastradas no TSE não precisará repetir o procedimento ao pedir o documento à PF.

Dado. O TSE já colheu as impressões digitais de 50,4 milhões de pessoas, o que corresponde a 34,4% do total do eleitorado. A meta é concluir a identificação de todo o eleitorado até 2022.


MEGA-SENA PODE PAGAR HOJE R$ 29 MILHÕES

O prêmio principal da Mega-Sena poderá pagar hoje (16) R$ 29 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 1.988.

Por causa do feriado da Proclamação da República nessa quarta-feira (15), o sorteio foi transferido para hoje, às 20h, horário de Brasília.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

OS VIVAS DE PARABÉNS HOJE VAI PARA O COMPETENTE MÉDICO E VICE-PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO DR. ESTÁCIO

Todos os vivas de parabéns de hoje vai para o médico e Vice-prefeito de Santo Antônio, Dr. Estácio Rubinstein, desejamos-lhe muita paz, saúde, sabedoria e muito sucesso.

GOVERNO FEDERAL EDITA MP QUE MUDA PONTOS DA REFORMA TRABALHISTA

O governo federal editou Medida Provisória 808 nesta terça-feira (14) para ajustar pontos da reforma trabalhista, que entrou em vigor neste sábado (11). 

Os ajustes faziam parte de um acordo firmado pelo presidente Michel Temer com os senadores para que acatassem o texto da reforma aprovado na Câmara dos Deputados.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

APLICATIVO PERMITE QUE PAIS DO RN ACOMPANHEM O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE SEUS FILHOS

Desde a última sexta-feira (10), os pais de alunos da Rede Estadual de Educação podem acompanhar o desenvolvimento escolar dos estudantes através de aplicativo. O SIGEduc Familiar, desenvolvido pela equipe do Grupo de Processamento de Dados da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN,  disponibiliza para os pais dados como notas, frequências e disciplinas ministradas em sala de aula durante o ano letivo nas escolas.

O SIGEduc é uma ferramenta de acesso dos alunos, e agora, dos pais. Cada estudante, assim como os pais, receberam um usuário e senha para acessar o canal de informação. Todos os estudantes da rede já possuem acesso ao programa, implantado no ano de 2014, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura.         

O aplicativo permite a informatização cada vez mais avançada do sistema de educação e pretende expandir o benefício da ferramenta nos próximos anos. “Essa é uma iniciativa de grande importância para os pais, alunos e também para a secretaria. Antes essa tecnologia só era presente em escolas particulares, hoje, os nossos estudantes e seus familiares também podem contar com esse serviço”, destacou Ana Paula Oliveira, coordenadora do Grupo de Processamento de Dados, da SEEC.       

O SINE-RN OFERECE DE (14 À 16), 22 OPORTUNIDADES DE EMPREGO

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, s/n, prédio da Central do Trabalhador, da 8h ás 16h, ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

DEPUTADO DISON SOLICITA UM RESTAURANTE POPULAR PARA GOIANINHA

Pensando na qualidade de vida e no bem-estar da população, o deputado Dison Lisboa solicitou a implantação de um Restaurante Popular no município de Goianinha. Essa ação governamental visa beneficiar famílias carentes, em situação de risco e vulnerabilidade da região Agreste do RN.

GABARITO OFICIAL DO ENEM 2017 É DIVULGADO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou há pouco o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. 

Com o gabarito, os candidatos podem saber quantas questões acertaram. 

Correção das provas

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

PREFEITURA DE SÍTIO NOVO REALIZA A TODO VAPOR REPAROS NAS ESTRADAS VICINAIS DO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Sítio Novo, através da Secretaria Municipal de Transportes atendeu uma solicitação da população, e disponibilizou uma máquina ‘patrol’ para realizar os reparos  nas estradas vicinais que liga o nosso município Sítio Novo ao município de Lagoa de Velhos. Os trabalhos foram realizados na ultima quarta-feira (08) e quinta-feira (09).

De acordo com o secretário de Transportes, Josimar Ribeiro, os trabalhos foram realizados nas estradas de comunidades rurais de Sítio Novo e Lagoa de Velhos para garantir o melhor deslocamento de pessoas entre um município e outro sem maiores transtornos.

Josimar Ribeiro disse que é necessário levar melhoramento as estradas vicinais do município, tendo em vista o grande fluxo de veículos por essas estradas de barro. O secretário afirmou que o prefeito de Sítio Novo Edilson Jr. se preocupa muito com todo município e sempre dar total atenção com os moradores das localidades rurais de Sítio Novo.


CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM NATAL NO FERIADO DESTA QUARTA

O comércio de Natal funciona em horário diferenciado na próxima quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), os bancos não abrem, já os supermercados funcionam normalmente.


Confira abaixo o funcionamento do comércio:

Comércio de Rua:
  • Alecrim: Abertura facultativa das 08h às 12h
  • Centro da Cidade: Fechado
  • Zona Norte: Fechado

Shoppings

Midway Mall

  • Praça de alimentação e Lazer: 11h às 22h
  • Lojas de Departamento: 13h às 21h
  • Demais lojas: 15h às 21h

Natal Shopping

  • Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
  • Quiosques Alimentação: 13h às 22h
  • Lojas âncoras/ Mega lojas: 13h às 21h
  • Demais Lojas/ Quiosques: 15h às 21h
  • Academia Formula: 09h às 15hs
  • Cinema conforme a programação

Supermercados

Funcionamento das 07h às 21h

CAIXA PAGA PIS NA SEXTA-FEIRA PARA QUEM NASCEU NO MÊS DE NOVEMBRO

A Caixa Econômica Federal começa a pagar - a partir da próxima sexta-feira (17) - o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) calendário 2017/2018, ano-base 2016, para os trabalhadores nascidos em novembro. Os valores variam de R$ 79 a R$ 937.

No total, os recursos liberados chegam a mais de R$ 1,2 bilhão para 1.778.726 pessoas. Para obter informações sobre o valor a receber, o trabalhador pode acessar o site www.caixa.gov.br/PIS ou ligar para o telefone: 0800 726 0207. Quem tem conta na Caixa receberá o benefício automaticamente a partir de hoje (14).

BRASIL REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DE CASAMENTOS E AUMENTA DE DIVÓRCIOS EM 2016

O Brasil registrou 1.095.535 casamentos civis em 2016, dos quais 1.090.181 entre pessoas de sexos diferentes e 5.354 entre pessoas do mesmo sexo. Houve queda de 3,7% no total de casamentos em relação a 2015. É o que mostra a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje (14).

A redução foi observada tanto nos casamentos entre cônjuges de sexos diferentes quanto entre cônjuges do mesmo sexo, com exceção das regiões Sudeste e Centro-Oeste que apresentaram aumento nos casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo, de 1,6% (de 3.077 para 3.125 casamentos) e 7,7% (de 403 para 434 casamentos), respectivamente.


segunda-feira, 13 de novembro de 2017

STJ ABRE NOVO PROCESSO CONTRA ROBINSON FARIA

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, acolheu pedido do Ministério Público Federal e determinou a abertura de nova investigação contra o governador Robinson Faria, desta vez, por peculato, usura, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele já é denunciado pelo crime de obstrução à Justiça.

Em nota, o advogado José Luís de Oliveira Lima, que defende Robinson, afirmou: “O Governador Robinson Faria sempre pautou a sua atividade política pela ética e correção. Está à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos devidos e comprovar a lisura de seus atos”.

O governador é acusado de tentar comprar o silêncio de Rita das Mercês, delatora no âmbito da Operação Dama das Espadas, que o investiga por suposto desvio de salário de servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

BOLSA FAMÍLIA SERÁ REAJUSTADO EM 2018, DIZ MINISTRO

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou hoje (13) que o governo pretende reajustar o valor do Bolsa Família no próximo ano.

“No ano que vem, queremos aumentar alguma coisa acima da inflação, pode ser 0,5%, 1%, o que estiver dando em março ou abril. Ainda estamos definindo", disse à imprensa após participar do lançamento do Programa Emergencial de Ações Sociais para a cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o ministro, o fato de a inflação estar mais baixa propicia o aumento do valor do benefício, concedido a 13,5 milhões de famílias, de acordo com o ministério.

DISON COMEMORA INÍCIO DE MELHORIAS NA CASA DO ESTUDANTE


O deputado estadual Dison Lisboa (PSD) comemorou o início de obras de melhorias e adequações estruturais na Casa do Estudante do RN (CERN) localizada em Natal/RN. As ações estão sendo executadas pelo Governo do RN graças ao intermédio e solicitações do parlamentar.

"Diversas vezes estivemos em nosso gabinete com representantes da Casa do Estudante do RN. Conversamos sobre as demandas e a situação de convívio da Casa, a fim de colaborar e atender aos anseios dos estudantes. O Governo foi sensível à causa e, gradativamente estará promovendo melhorias no local. A situação está sendo encarada como prioridade pela atual gestão. Agradecemos o empenho e apoio do Governo do RN a nossa reivindicação”, explica Dison.

Dison também intermediou junto a Sethas a compra de equipamentos e móveis para à Casa do Estudante, além de melhorias hidráulicas e elétricas no local. "Reforçamos a necessidade de promover diversas reparações na CERN, as redes elétricas e hidráulicas da Casa estão danificadas, dificultando a boa convivência dos estudantes. Na biblioteca, cozinha, quartos e salas há insuficiência de aparelhamento mobiliário: mesas, cadeiras, estantes, entre outros. Sabemos da importância que aquela casa representa, por isso estamos buscando a resolução destas demandas”, afirmou Dison.

EM GREVE, SERVIDORES DA SAÚDE E PROFESSORES DA UERN FAZEM MANIFESTAÇÃO NA GOVERNADORIA

Servidores da Saúde e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (13), em Natal, em protesto contra atraso no pagamento dos salários. O movimento fechou a Governadoria - sede do Poder Executivo Estadual e houve acirramento de ânimos durante uma tentativa de ocupação do prédio. Os policiais militares que fazem a segurança do local chegaram a usar spray de pimenta para dispersar os manifestantes e evitar a entrada deles.

As duas categorias estão em greve. De acordo com o Sindsaúde, 13 mil servidores, além dos médicos que atuam nas unidades estaduais de saúde, entraram em greve nesta segunda-feira (13). No entanto a paralisação não atinge os serviços de urgência e emergência nos hospitais potiguares, de acordo com o sindicato. Devem ficar suspensas, por exemplo, marcações de exames ambulatoriais e consultas que não se encaixam em urgência e emergência.

SÁBADO TEM FESTA NO MANDU, DISTRITO DE LAGOA DE PEDRAS-RN


CONCURSOS ABERTOS NA PARAÍBA TEM INSCRIÇÕES COM MAIS DE 1.100 VAGAS

Pelo menos nove editais de concursos públicos e processos seletivos publicados por diversos órgãos oferecem 1.112 vagas de emprego em cargos de todos os níveis de escolaridade na Paraíba. Entre estes editais, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem vagas para professor em seis campi. Confira os detalhes de cada edital.

FUNCIONÁRIOS DE HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DO RN PARALISAM ATIVIDADES POR DEZ DIAS

Os empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lotados nos três hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vão parar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, 13, alegando descumprimento de acordos, sobrecarga de trabalho e deterioração dos atendimentos em saúde.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares (Sindserh), a data base das negociações trabalhistas, 1º de março, já foi desrespeitada em oito meses, período em que outros compromissos foram descumpridos, motivando a paralisação.

Os empregados também denunciam a sobrecarga de trabalho e os cortes de recursos na saúde, tanto na estatal que administra os hospitais quanto na UFRN, detentora do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), no município de Santa Cruz, e da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos na capital.

NO RN, 29% DOS INSCRITOS FALTARAM AO SEGUNDO DIA DO ENEM 2017

O Rio Grande do Norte registrou 29% de ausências no segundo dia de aplicação das provas do Enem 2017, neste domingo (12). Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 159.486 inscritos no estado, 46.250 candidatos não compareceram aos locais de prova.