Páginas

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

GABARITO OFICIAL DO ENCCEJA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

O gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No mesmo endereço também é possível fazer o download dos cadernos de questões.

O resultado individual do Encceja será disponibilizado na Página do Participante, mas ainda não há data prevista. O exame é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação no ensino fundamental ou no ensino médio.

TSE LANÇA APLICATIVO PARA SUBSTITUIR TÍTULO DE ELEITOR EM PAPEL

O brasileiro poderá a partir de agora dispensar o uso do título de eleitor em papel. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou hoje (1°) um aplicativo de celular que substitui a necessidade de portar o documento na hora de votar.

O e-título trará todas as informações que constam no papel e, para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico – que inclui também foto –, bastará o celular para votar.

Para quem ainda não realizou a biometria, será necessário apresentar, além do aplicativo no celular, um documento com foto. Cerca de 47% dos 146,7 milhões de eleitores fizeram o cadastramento biométrico até o momento.

O e-título está disponível para aparelhos que funcionam com o sistema operacional Android, na Play Store. A versão para iPhone, que utiliza o sistema iOS, poderá ser baixada em no máximo 10 dias, de acordo com o TSE. Ainda não há previsão de lançamento para outro sistemas operacionais.

BRASIL VAI PEGAR SUÍÇA, COSTA RICA E SÉRVIA NA 1ª FASE DA COPA 2018

A Fifa realizou nesta sexta-feira o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018. A Rússia, que estava no pote 1 por ser a anfitriã do torneio, ficou no Grupo A ao lado de Arábia Saudita, Egito e Uruguai. O jogo de abertura entre russos e sauditas, no dia 14, será em Moscou. A seleção brasileira caiu no Grupo E e faz sua estreia no dia 17 de junho em Rostov contra a Suíça. Depois pega a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petesburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia em Moscou, dia 27 de junho.

IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA ATINGE MAIS DE 346 MIL ELEITORES NO RN

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral ultrapassou a meta no Rio Grande do Norte (RN). O previsto era que 338.881 eleitores no estado fossem identificados pela leitura biométrica, e esse número chegou a 346.759. O objetivo da Justiça Eleitoral é identificar o eleitor pela impressão digital em todo o país e no exterior para que ele seja único no cadastro eleitoral.


GOVERNO DO RN DIVULGA RESULTADO FINAL DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO

O Governo do Estado, por meio da Comissão Especial do Concurso Público para provimento de vagas para Agente Penitenciário – Nível I, publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (1º), disponível em www.diariooficial.rn.gov.br, o resultado final preliminar do Curso Específico de Formação de Agente Penitenciário (CEFAP). Os candidatos podem entrar com recurso até o dia 4 de dezembro, exclusivamente por meio do site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional: www.idecan.org.br. No site do Idecan, é possível também consultar as notas dos candidatos individualmente.

São 571 (quinhentas e setenta e uma) vagas para o cargo de Agente Penitenciário – Nível I da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (SEJUC/RN).   

EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASILEIRO AO NASCER FOI DE 76,8 ANOS EM 2016, DIZ IBGE

A expectativa de vida ao nascer no Brasil era de 75,8 anos em 2016, um aumento de cerca de três meses em relação ao ano anterior, segundo informou nesta sexta-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015, a expectativa de vida ao nascer no Brasil era de 75,5 — também um aumento de aproximadamente três meses em relação a 2014.

Ao longo do tempo a expectativa do brasileiro vem aumentando: o brasileiro que nascia em 1940 vivia, em média, 45,5 anos; em 1970, 57,6 anos, chegando a mais de 75 anos a partir de 2015. O aumento também foi de 3,5 nos últimos 10 anos. O brasileiro nascido em 2006 tinha a expectativa de viver 72,3 anos; número que passou para 75,8 em 2016.

PREFEITURA REALIZA ABERTURA DA COZINHA COMUNITÁRIA PARA POPULAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO

A Prefeitura de Santo Antônio no Agreste Potiguar, através da secretaria municipal de Assistência Social abriu na noite desta quinta-feira (30) a Cozinha Comunitária para a população mais carente do município. Esta é mais uma ação que foi prometida pelo prefeito e agora se torna realidade para os seus munícipes.

Após fechada pela administração passada, essa era uma das reivindicações da população mais carente de Santo Antônio, como vem fazendo desde o início da gestão, o prefeito Josimar Ferreira tem tido um olhar diferente e tem trazido de volta  diversos serviços que foram parados na gestão passada e que agora estão a disposição do povo Santo-antoniense.

De início, a Cozinha Comunitária irá funcionar dois dias da semana, às terças e quintas-feiras, de acordo com as informações, um dia será janta e no outro será servido a sopa, o horário será sempre a partir das 16:00h para as famílias cadastradas.

Segundo a secretaria de assistência, serão atendidas cem (100)  famílias onde este número irá aumentar gradativamente. Em sua palavras o prefeito Josimar agradeceu a presença de todos e falou da importância do programa, " Esta noite é de muita importância não só para mim, mais para a população do nosso munícipio, pois poder realizar tais ações como esta nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo, não mediremos esforços para procurar mais e mais para os nossos munícipes." disse o prefeito




FIFA SORTEIA HOJE, NA RÚSSIA, GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2018


Nesta sexta-feira (1º), às 13h (horário de Brasília) começa, em Moscou, a solenidade que vai definir os oito grupos da primeira etapa da Copa do Mundo, a ser disputada na Rússia no ano que vem.

Os 32 países que irão disputar a Copa foram distribuídos em quatro potes com oito seleções em cada. A Rússia, como país-sede, se juntará aos sete melhores do ranking de outubro para formar o pote 1, com todos os cabeças-de-chave. Nesse pote, tem uma bolinha de cor vermelha e outras sete de outra cor. A bola vermelha será a primeira a ser sorteada e nela tem o nome da Rússia, que vai ser a cabeça-de-chave do grupo A.

Em seguida, as outras sete bolas vão sendo sorteadas formando os cabeças-de-chave dos grupos B, C, D, E, F, G, E H. Sempre nessa ordem.

SISTEMA FECOMÉRCIO OFERECE SERVIÇOS GRATUITOS AOS MORADORES DE NOVA CRUZ

Localizado no Agreste Potiguar, o município de Nova Cruz recebe, entre os dias 4 e 6 de dezembro, uma Ação Social do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e Senac.

A programação será realizada no Sesc Ler Nova Cruz, das 14h às 22h, com ambiente e atividades para toda a família. Serão oferecidos à população palestras, oficinas gratuitas, torneio esportivo, BiblioSesc, aulões de dança, serviços na área da saúde e muito mais.

Já o Espaço de Beleza do Senac, terá como serviços corte de cabelo, esmaltação de unhas e design de sobrancelha, oferecidos no dia 06. Na ocasião, também serão entregues os óculos de grau do projeto Ver para Aprender.


Serviço: Ação Social do Sistema Fecomércio
Quando: De 04 a 06 de dezembro
Onde: Sesc Ler Nova Cruz: Rua Severino Nunes, nº 55, Frei Damião. Município de Nova Cruz.

JUSTIÇA DO RN SUSPENDE DECISÃO DO TCE E DETERMINA ANDAMENTO DO CONCURSO PARA AGENTES PENITENCIÁRIOS

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou o andamento do concurso para agente penitenciário do Estado, em decisão proferida nesta quinta-feira (30) pelo juiz Geraldo Antônio da Mota. A determinação é resultado de um recurso do Ministério Público Estadual, que pediu o prosseguimento ao certame.

O Tribunal de Contas do Estado havia suspendido o processo do concurso, que já estava em curso. Os motivos alegados pelo TCE foram falhas no edital. Além disso, o Tribunal de Contas também destacou que o Governo do Estado não observou a Lei de Responsabilidade Fiscal para mensurar o impacto dos novos servidores na folha, bem como de onde tiraria os recursos para arcar com os salários deles.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

CCJ DO SENADO APROVA AUTORIZAÇÃO DE POSSE DE ARMA DE FOGO PARA MORADORES DA ZONA RURAL

Moradores da zona rural poderão ser autorizados a adquirir uma arma de fogo para utilizar na segurança de sua família e propriedade. Essa permissão está no PLS 224/2017, do senador Wilder Morais (PP-GO), aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (29).

A proposta modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), e o relatório é do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que recebeu 11 votos a favor e cinco contrários. Houve uma abstenção. Se não for apresentado recurso para votação pelo Plenário do Senado, o PLS 224/2017 será enviado, diretamente à Câmara dos Deputados.

Exigências
A proposição impõe algumas condições para os residentes na zona rural conquistarem o direito. Além de serem maiores de 21 anos, os interessados precisarão apresentar documento de identificação pessoal, comprovante de moradia e atestado de bons antecedentes.

ZENAIDE ESTARÁ NESTA QUINTA EM CAICÓ

A deputada federal Zenaide Maia estará logo mais à noite em Caicó. Ela participará da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão, a Secitex, organizado pelo IFRN. O evento acontece na Ilha de Santana com a apresentação de 39 trabalhos de diferentes com produtos, protótipos ou processos inovadores.

A mostra, que é dividida em duas categorias: engenharia e ciência, tem caráter competitivo e os projetos são avaliados segundo critérios como a atitude dos alunos, habilidades, criatividade e inovação, relevância e trabalho em equipe, entre outros.

Para Zenaide a educação é um dos pilares primordiais para a formação da sociedade. A deputada destinou uma emenda de R$2 milhões para diversos campus do IFRN no Estado.

MARINHA DO BRASIL ABRE CONCURSO COM 456 VAGAS E SALÁRIOS DE QUASE 9 MIL REAIS

A Marinha do Brasil vai selecionar homens e mulheres com idades entre 18 e 45 anos. Ao todo serão 456 profissionais de nível superior para o serviço militar voluntário (SMV) de oficiais. A remuneração é de aproximadamente R$ 8.900. O prazo de inscrição é até o dia 15 de dezembro e é exclusivamente pela internet, por meio do site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa de participação é de R$ 120.

PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO IMPLANTA PREGÃO ELETRÔNICO PARA AS COMPRAS PÚBLICAS

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio, por determinação do prefeito Josimar Ferreira, no intuito de tornar ainda mais transparente sua administração está disponibilizando e tornando público os processos de compra que ficarão mais ágeis e transparentes. Desta forma, amplia as oportunidades de negócios com propostas mais vantajosas para o município através da IMPLANTAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO para as compras públicas no município de Santo Antônio.

A prefeitura de Santo Antônio está promovendo desde o dia 28 de novembro o serviço, uma modalidade de compra de bens e a contratação de serviços são feitas democraticamente por meio de propostas e lances em sessão pública por meio de internet pelo SISTEMA ELETRÔNICO DE COMPRAS (SEC) e licitações do Banco do Brasil. Essa primeira iniciativa, cujo extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (FEMURN), é para aquisição de materiais médicos hospitalares e isumos.

O pregão eletrônico será a principal via de compra do município, sendo que as principais vantagens estão na maior qualidade e agilidade das compras, segurança, simplificação dos procedimentos licitatórios e redução do custo processual. Além disso, permitirá às empresas participar da licitação sem a necessidade de deslocamento de seus representantes, ampliando oportunidades de negócios para fornecedores mais distantes e o conhecimento das propostas em tempo real. Por sua vez, a sociedade ganhará um importante instrumento para acompanhar as operações.

As empresas interessadas em participar das licitações eletrônicas tem que fazer o cadastro em qualquer uma das agências do Banco do Brasil instaladas no país. Os extratos dos editais continuam a ser publicados no Diário Oficial dos Municípios (FEMURN), bem como no Diário Oficial da União (DOU) e ainda no site de licitações e do Banco do Brasil.

INSCRIÇÕES PARA CURSOS DO PRONATEC DA EAJ, TERMINA NESTA QUINTA (30)

As inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), terminam nesta quinta-feira, 30 de novembro. Os cursos são ofertados através da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) nos municípios de Canguaretama, Luís Gomes, Major Sales, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santana do Seridó, Serra de São Bento, Serra Negra do Norte, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Umarizal e Vera Cruz.

Os cursos são ofertados para estudantes da rede pública estadual matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados podem procurar as Secretarias de Assistência Social ou de Educação dos municípios contemplados pela oferta para efetuar a inscrição gratuitamente. As aulas têm início no dia 12 de dezembro.

Nos municípios atendidos são ofertados cursos nas áreas de produção cultural e design, gestão e negócios, infraestrutura e recursos naturais, como: Assistente de Produção Cultural, Agente Comunitário de Saúde, Pedreiro de Alvenaria, Piscicultor, Assistente Financeiro. São mais de 25 opções de cursos disponíveis e 1.650 vagas. Mais informações: pronateceajufrn.com.br.


CONCURSO DA UFRN OFERECE 76 VAGAS PARA PROFESSOR

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza concurso público para o provimento de cargo de professor do magistério superior. As inscrições acontecem de 1° a 29 de dezembro de 2017. São oferecidas 76 vagas para várias áreas, incluindo um cargo para professor/pesquisador (adjunto-A com dedicação exclusiva) em Neurociências, com foco na área de Neurofisiologia em Primatas Não-Humanos, destinado ao Instituto do Cérebro (ICe).

O Concurso constará de quatro etapas de avaliações: provas escrita, didática e de títulos, além de defesa de memorial e um projeto de prática profissional. As avaliações das Unidades Acadêmicas Especializadas acontecem de 29 de abril a 12 de maio de 2018. O anúncio e o formulário de inscrição podem ser encontrados aqui.

Candidatos de outra nacionalidade podem entrar em contato com o Instituto do Cérebro (ICe) para solicitar assistência no processo, através dos e-mails grace@neuro.ufrn.br e kschmidt@neuro.ufrn.br.


PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM DENGUE NÃO DEVEM TOMAR A VACINA, DIZ ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina. A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.

A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana, ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue – para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.

GRÊMIO SE CONSAGRA TRI-CAMPEÃO DA LIBERTADORES

Os cinco mil gremistas que viajaram até Lanús foram recompensados. Com uma atuação muito boa na etapa inicial e uma dose de sofrimento no segundo tempo, o Grêmio venceu o Lanús por 2 a 1 nesta quarta-feira (29), no estádio La Fortaleza, na Argentina, na segunda partida da decisão, e conquistou o tão sonhado tricampeonato da Libertadores.

O time gaúcho tinha a vantagem do empate após vencer o jogo de ida por 1 a 0, realizado há uma semana, em Porto Alegre.

Com o título, o clube tricolor igualou o Santos e o São Paulo como os maiores vencedores da principal competição sul-americana. Três cada.

A vitória sobre um rival argentino também tem um gosto especial para o time gaúcho. Campeão da competição em 1983 e 1995, quando venceu o Peñarol, do Uruguai, e Atlético Nacional, da Colômbia, a equipe havia perdido as duas decisões da competição que fez contra clubes do país vizinho. Em 1984 e 2007, foi derrotado na final para Independiente e Boca Juniors, respectivamente, ambos da Argentina.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

RN: 74% DOS MUNICÍPIOS PAGAM SALÁRIOS EM DIA, E 63% VÃO CONSEGUIR PAGAR 13º ATÉ DEZEMBRO

Levantamento respondido por 99 prefeituras municipais à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN aponta que 74,75% das gestões estão com os salários dos servidores em dia. O número corresponde a 74 das 99 prefeituras que responderam ao questionário da Federação. Outras 25 prefeituras, ou ainda 25,25%, admitiram atrasos no pagamento aos servidores atualmente.

Já em relação ao décimo terceiro salário, que deve ser pago até o próximo dia 20 de dezembro, 63,64% prefeituras garantiram que vão conseguir realizar o pagamento. 18,18% prefeituras não vão conseguir pagar a gratificação aos servidores, e 14,14% das gestões ainda não sabem se conseguirão pagar o décimo dentro do prazo. Outras 3,03% prefeituras afirmaram que já pagaram o salário extra a seus servidores neste final de ano. O questionamento não foi respondido por 1,01% das prefeituras.

Também em relação ao décimo terceiro, a FEMURN questionou às Prefeituras sobre a antecipação do benefício. 49,49% informaram que não anteciparam o décimo. Já 30,3% das gestões anteciparam parte do benefício no meio do ano. Outras 19,19% das prefeituras pagam o décimo de acordo com o mês de aniversário do servidor. O questionamento também não foi respondido por 1,01% das prefeituras.

O Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, acredita que a média obtida pelo levantamento mostra a realidade financeira dos municípios: "Mesmo o levantamento tendo sido respondido por 99 dos 167 municípios, pelo que temos acompanhado através de conversa com os gestores, este número representa uma média de todos os municípios do RN", afirmou.

PROCURADORIA DENUNCIA HENRIQUE ALVES E EDUARDO CUNHA POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

A Procuradoria da República no Rio Grande do Norte denunciou Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A acusação é embasada, entre outras provas, nos acordos de delação do doleiro Lúcio Funaro e do empresário Fred Queiroz.

Ligado ao peemedebista, Fred chegou a ser preso na Operação Manus, deflagrada no Rio Grande do Norte para apurar fraudes de R$ 77 milhões na construção da Arena das Dunas.

Fred Queiroz confessou ter operado R$ 11 milhões em caixa dois para a campanha de Henrique Alves em 2014, ao governo potiguar. Ele relatou ter buscado R$ 7 milhões, ainda no primeiro turno, das mãos de um emissário, que teria levado, em um avião, o montante em dinheiro vivo.

Luiz Vassallo/ Estadão

STF PROÍBE USO DO AMIANTO EM TODO O PAÍS

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (29) proibir uso do amianto do tipo crisotila, material usado na fabricação de telhas e caixas d’água. A decisão dos ministros foi tomada para resolver problemas que surgiram após a decisão da Corte que declarou a inconstitucionalidade de um artigo da Lei Federal 9.055/1995, que permitiu o uso controlado do material.

Com a decisão, tomada por 7 votos a 2,  não poderá ocorrer a extração, a industrialização e a comercialização do produto em nenhum estado do país. Durante o  julgamento não foi discutido como a decisão será cumprida pelas mineradoras, apesar do pedido feito por um dos advogados do caso, que solicitou a concessão de prazo para efetivar a demissão de trabalhadores do setor e suspensão da comercialização.

PETROBRAS ANUNCIA MAIS UM AJUSTE NOS COMBUSTÍVEIS A PARTIR DESTA QUINTA (30)

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 0,5% no preço do diesel nas refinarias e queda de 0,8% no valor da gasolina. Os novos preços valem a partir da quinta-feira, 30.

EMISSÃO DE PASSAPORTE EXIGIRÁ MENOS DOCUMENTO

A partir de dezembro, o cidadão que for tirar o passaporte precisará apresentar um número menor de documentos. A dispensa dos comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e do comprovante de pagamento da taxa começará a ser implementada gradualmente a partir do fim do próximo mês e valerá para todo o país até o final de 2018. A medida faz parte do programa do governo federal Brasil Eficiente.

Criado em março deste ano, o programa tenta desburocratizar a oferta de serviços e reduzir custos. Além da emissão do passaporte, outros serviços vão passar por processo de desburocratização.“O objetivo é a simplificação administrativa, a modernização da gestão e a melhoria da prestação dos serviços públicos tanto para os cidadãos e sociedade civil como para as empresas com que o governo tem relação. É um modelo que busca também reduzir custos”, explicou a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa.

No caso do passaporte, permanece a obrigatoriedade de apresentar o documento de identidade, CPF e naturalidade. Os documentos que tiveram a apresentação dispensada serão buscados na base dados do governo pelo órgão responsável pela emissão do passaporte. Assim, o cidadão não terá que solicitar um documento em um órgão governamental para em seguida entregar em outro.

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA DATAS DE PAGAMENTOS DOS SERVIDORES

O Governo do Estado conclui até o dia 13 de dezembro o pagamento da folha de outubro dos servidores. Na próxima quarta-feira, dia 6, serão pagos os que ganham entre R$ 2.001,00 e R$ 4 mil. Neste grupo são 21.688 servidores, que totalizam R$ 64,8 milhões.

No sábado, dia 9, será paga uma parcela de R$ 4 mil aos que recebem acima desse valor. O restante dessa faixa salarial será pago no dia 13 de dezembro. Concluída esta faixa soma um total de R$ 138,5 milhões, sendo 21.927 servidores.

Novembro
Em paralelo, o governo inicia o pagamento da folha de novembro com os servidores da Educação e dos órgãos da Administração Indireta que tem recursos próprios, independente da faixa salarial. Estes receberão seus salários nesta quinta-feira, dia 30. Neste grupo são 23.247 servidores, num R$ 50,69 milhões.

BRASIL TEM 30 MIL CRIANÇAS DE CINCO A NOVE ANOS NO MERCADO DE TRABALHO

No Brasil, em 2016, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de um total de 40,1 milhões de crianças e adolescentes no grupo de 5 a 17 anos, 1,8 milhão estavam no mercado de trabalho. O nível de ocupação para esta população foi 4,6%, principalmente concentrado no grupo de idade de 14 a 17 anos. Entre as crianças de 5 a 9 anos de idade, 0,2% encontrava-se ocupada em 2016, ou aproximadamente 30 mil crianças, enquanto no grupo de 10 a 13 esse percentual era de 1,3% ou aproximadamente 160 mil crianças. De 14 a 15 anos, 6,4% dos jovens estavam ocupados (430 mil) e de 16 a 17 anos eram 17% (cerca de 1,2 milhão).

As crianças pretas ou pardas eram maioria entre as ocupadas, representando 64,1%. Entre as crianças ocupadas de 5 a 13 anos, 71,8% eram pretas ou pardas, e para o grupo de 14 a 17 anos, o percentual de pretas ou pardas foi de 63,2%

CONCURSO DA PREFEITURA DE NOVA CRUZ CHEGA A SUA FASE CONCLUSIVA PARA REALIZAÇÃO

A Prefeitura Municipal e o Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), chegaram a fase conclusiva para a realização do Concurso Público.

Com esse foco, estiveram em Natal, na sede da Comperve, ultimando o fim de toda a parte burocrática, os secretários Elyene de Carvalho (Procuradora Geral) e Sidney Soares (Administração e Recursos Humanos), ambos recepcionados pelos professores Ridalvo Medeiros e Magda Melo, representantes da UFRN.

Na sede do órgão, além de cumprirem agenda admnistrativa quanto a realização do concurso, os secretários também puderam acompanhar todo o trabalho de planejamento e de execução do certame.

Com previsão para acontecer no primeiro semestre de 2018, o edital com o prazo de inscrição, data, locais de provas e outras, terão posterior publicidade tanto no site da prefeitura (http://www.novacruz.rn.gov.br/ ) quanto na página de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O concurso tem por finalidade preencher o quadro efetivo, com a finalidade de atender as necessidades da prefeitura.

Por: Nova Cruz Oficial


CÂMARA APROVA PERMISSÃO PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO CAPTAREM RECURSOS DE MUNICÍPIOS

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/11, do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), que permite às cooperativas de crédito captarem recursos de municípios, de seus órgãos ou entidades e das empresas por eles controladas. A matéria, aprovada unanimemente por 363 votos, será enviada ao Senado.

A intenção é suprir a falta de agências bancárias em muitos municípios pequenos, o que tem provocado dificuldades de administração dos recursos municipais com deslocamentos para cidades vizinhas.


Íntegra da proposta:


MPF DENUNCIA EX-PREFEITA DE SÍTIO NOVO/RN POR NÃO PRESTAR CONTAS DA EDUCAÇÃO

Foto: Reprodução/Internet
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma ação penal e uma ação por improbidade contra a ex-prefeita de Sítio Novo (RN) Wanira de Holanda Brasil, por não ter prestado contas de R$ 940.907,15 em verbas recebidas do governo federal para investir e aparelhar as escolas municipais. Somado a isso, ela também ocultou ilegalmente todos os documentos relativos ao convênio, deixando a prefeitura sem qualquer informação sobre como o dinheiro teria sido gasto.

Wanira administrou o município de 2005 a 2012 e os recursos são provenientes de um convênio assinado em 2009 com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e deveriam ser utilizados para a execução do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar de Educação Infantil (ProInfância).

Embora o dever de prestar contas independa de alertas, o FNDE chegou a remeter ofícios advertindo a então prefeita, que no entanto deixou os prazos transcorrerem sem apresentar qualquer justificativa. “(...) a requerida ocultou a documentação referenciada, impedindo até que o gestor sucessor, diante da omissão da demandada em sua gestão, pudesse prestá-las, evitando a inscrição do Município como inadimplente nos cadastros federais”, acrescenta o MPF.

PRAZO PARA RENOVAÇÃO DO FIES ENCERRA NESTA QUINTA-FEIRA (30)

Os estudantes que desejam renovar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, terão até esta quinta-feira (30) para fazer o aditamento. O prazo também é válido para os alunos que querem realizar a transferência integral de curso ou de instituição de ensino.

Antes, o prazo estava previsto para terminar no dia 20 de novembro, mas foi prorrogado por mais 10 dias. De acordo com o Ministério da Educação, esta foi a última prorrogação do prazo.


terça-feira, 28 de novembro de 2017

NATAL EM NATAL: ÁRVORE DE MIRASSOL SERÁ ACESA NESTE SÁBADO (2)

A tradicional Árvore de Mirassol, localizada na zona Sul de Natal será acesa neste sábado (2), às 19h30. A cerimônia terá a presença do prefeito Carlos Eduardo e contará com apresentações culturais, além da abertura da Casa do Papai Noel ao público.

A estrutura da árvore possui 114 metros e será composta por LEDs nas cores verde (área interna), amarelo e vermelho (luzes externas).

MINISTÉRIO DA SAÚDE DIZ QUE RN É O ESTADO COM MAIS CIDADES EM RISCO DE SURTO DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) indica 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito. A maior parte dessas cidades, um total de 97, fica no Rio Grande do Norte. Ou seja, o estado potiguar tem mais de 58% dos seus municípios em situação de risco.

Das 167 cidades do RN, 165 enviaram os dados para o estudo. Destas, 22 tiveram desempenho satisfatório (13,3%), 73 estão em alerta (44,24%) e 97 em risco (58,08%).

No total, 3.946 municípios de todo o país fizeram o levantamento. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (28), em Brasília. Na ocasião, também foi lançada a campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti.

CCJ DA ALRN APROVA PROJETO QUE MELHORAM SEGURANÇA PÚBLICA NO RN

Em reunião ordinária nesta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou importantes projetos de lei de autoria parlamentar e do Executivo Estadual, dentre eles as mensagens governamentais que dispõem sobre a contratação temporária de agentes para o Corpo de Bombeiros (CBMRN) e do regime de promoções de oficiais da Polícia Militar (PMRN) e também dos Bombeiros do Rio Grande do Norte.

Além dos projetos de iniciativa do Governo, a comissão aprovou outras dezesseis matérias. De autoria do deputado Albert Dickson (PROS), foi aprovado o projeto que institui a lei ‘Em nome da vida – Setembro Amarelo’ no RN, para prevenção ao suicídio, propondo ações destinadas à população com o objetivo de advertir e fomentar o debate sobre o suicídio e suas causas. “Queremos com isso estabelecer medidas que cooperem para atenuar os casos de suicídios no Estado”, explica Albert.

PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO INICIA OBRA DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DE N. SRA DA CONCEIÇÃO

Na manhã desta terça-feira,28, o prefeito de Santo Antônio Josimar Ferreira (PODE) esteve pessoalmente acompanhando a revitalização da praça de Nossa Senhora da Conceição, a prefeitura começou a obra para deixar tudo pronto para os festejos da Padroeira que terá início nesta quarta-feira,29, já que Nossa Senhora é a padroeira do município.

Ainda esteve acompanhando Josimar, secretários e vereadores , a praça fica em frente a Igreja Matriz e deverá está toda reformada para receber milhares de visitantes que deverão passar por aquele local.

MAIS DE 85% JÁ RENOVARAM CONTRATOS DO FIES; PRAZO TERMINA QUINTA-FEIRA (30)

Termina na próxima quinta-feira (30) o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano. Até a manhã de hoje (28) , 1,09 milhão de alunos já haviam feito o aditamento, o que representa 85,1% do total de contratos previstos para este semestre.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quem não renovar o contrato dentro do prazo ficará sem o financiamento para este semestre, mas poderá tentar novo aditamento no semestre que vem. O prazo para renovação do Fies já foi estendido duas vezes e, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), não haverá mais prorrogação.

ESTADO DO RN REGISTRA ABERTURA DE MAIS DE 2,6 MIL EMPRESAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

Números da Junta Comercial do Rio Grande Norte mostram que, somente no segundo semestre de 2017, foram abertas 2.661 novas empresas no estado. No balanço anual, até o momento, são 5.858 solicitações de registro empresarial no órgão. Quem lidera o ranking é o setor de serviços, que apresentou um incremento de 8,5% em relação ao segundo semestre do ano passado. A indústria também mostrou dados positivos, a abertura de novos negócios no setor foi 3% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

Esse crescimento vem ao encontro da modernização do registro empresarial no Rio Grande do Norte. O Governo do Estado tem trabalhado, por meio da Jucern, para que o serviço de legalização de empresas seja mais simples e moderno. Em 2017, este esforço foi visto na conclusão da integração de todos as cidades potiguares à Redesim RN, ferramenta online que reúne dados de órgãos federais, estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

MEDIDA PROVISÓRIA DA REFORMA TRABALHISTA JÁ TEM MIL EMENDAS

Chegaram a 1.003 as emendas à medida provisória na Câmara com mudanças na nova legislação trabalhista, em vigor no dia 11. Houve “depuração”, mas ainda assim restam 967, quase 400 de políticos do PT, que tentam desfigurar a reforma. Os petistas querem de volta a contribuição (ou imposto) sindical, que garante R$3,5 bilhões por ano à pelegada, sem controle, inclusive para gastar em campanhas do PT.


Por: Cláudio Humberto

SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTO ANTÔNIO REALIZARÁ EVENTO SOBRE O "NOVEMBRO AZUL"


A Secretaria Municipal de saúde de Santo Antônio realizará evento em alusão ao "Novembro Azul", mês onde se procede diversas ações para conscientizar a população na prevenção e combate ao Câncer de próstata.

O secretário municipal, José Luciano, convida à todos para participarem deste momento tão importante de discursão e debates sobre o tema, pois diariamente milhares de homens são  acometidos por este tipo tão violento de câncer.

HOMEM É MORTO A TIROS AO REAGIR A ASSALTO EM NATAL

Um homem foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (28) no Alecrim, bairro da Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, ele teria usou um guarda-chuva para reagir a um assalto. Buscas foram feitas, mas ninguém foi preso até o momento.

Comandante do policiamento da região metropolitana da capital potiguar, o coronel Zacarias Mendonça relatou a um portal de notícias que quase presenciou o crime.

ZENAIDE MAIA LIDERA PESQUISA ITEM EM CAICÓ PARA O SENADO FEDERAL


A deputada federal Zenaide Maia lidera a Pesquisa Item para o Senado em 2018. Encomendada pela Rádio Povo FM, a coleta de dados foi feita em Caicó, de 20 a 23 de novembro, onde foram ouvidas 500 pessoas, na zona rural e urbana.


A margem de erro é de 5% para mais ou menos e a de confiabilidade de 95%. Ainda foram citados na pesquisa estimulada os senadores Garibaldi Filho e José Agripino, além do ex-governador Geraldo Melo, Magnólia Figueredo e Ney Lopes. Não quiseram opinar 16% dos entrevistados.





ENCONTRO DE CONTAS: PUBLICADA LEI COM ARTIGOS DEFENDIDOS PELO MOVIMENTO MUNICIPALISTA

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 28 de novembro, o tão esperado Encontro de Contas das dívidas previdenciárias. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, comemora o fim da luta de anos e sinaliza que a medida vai beneficiar mais de 90% das Prefeituras. Com a derrubada do veto presencial pelo Congresso Nacional, a Lei 13.485/2017 dispõe também sobre a revisão da dívida previdenciária dos Municípios pelo Poder Executivo Federal.

“A medida significa dinheiro no orçamento da Prefeitura para outros investimentos, além de representar justiça na relação entre os poderes da República”, defende Ziulkoski. "Há valores que os Municípios devem à União, mas também há valores que a União deve aos Municípios", destaca o líder municipalista, que concluiu: “não podemos mais ter somente ônus e obrigações". Posição que tem ganhado espaço nos jornais brasileiros deste que reivindicação passou a constar na pauta prioritária do movimento municipalista, em 2002. 

A legislação já previa o parcelamento dos débitos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a Fazenda Nacional, relativos às contribuições previdenciárias. Depois de grande manifestação de gestores locais, a norma foi retificada e trouxe os artigos que tratam da implementação do efetivo encontro de contas entre débitos e créditos previdenciários dos Municípios e do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Veja a publicação aqui

MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ INFECTADA COM HPV

Mais da metade da população brasileira está infectada com o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero e de outros tipos de tumor. A estimativa é de um estudo epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 27.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores entrevistaram 7.586 pessoas, das quais 2.669 foram submetidas ao teste de HPV. A partir dos exames, a prevalência estimada do vírus foi de 54,6 % da população. Deste grupo, 38,4 % apresentam tipos de HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

De acordo com o ministério, é a primeira vez que um estudo estima a prevalência do vírus na população brasileira. O dado é importante, afirma a pasta, para medir o impacto da imunização daqui a alguns anos.

A vacina contra a doença está disponível para meninas de 9 a 14 anos. Neste ano, o imunizante também ficou disponível para meninos de 11 a 14 anos.

Embora o imunizante seja gratuito e esteja disponível em todos os postos de saúde do País, o governo federal tem tido dificuldades de alcançar a cobertura vacinal ideal. Nos últimos anos, a taxa de adesão tem ficado em 50%.


Da Agência Estado

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

PREFEITO JOSIMAR CUMPRE AGENDA FORA DE SANTO ANTÔNIO EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO

Prefeito de Santo Antônio Josimar Ferreira e equipe no IFRN de Canguaretama-RN
O prefeito Josimar Ferreira esteve nesta segunda-feira, 27,  na cidade de Canguaretama no Campus do IFRN juntamente com o Secretario de Agricultura, José Cicero de Oliveira que também encontra-se respondendo interinamente pela pasta de Esporte e Turismo, o encontro teve a finalidade de  conseguir parcerias para a construção do inventário turístico do município de Santo Antônio-RN.  Na oportunidade, o mesmo foi recebido pelo diretor Geral do Campus Valdelucio Pereira Ribeiro e pelo Professor do Curso de Turismo Fellipe Ferreira.

Josimar foi acompanhado do seu amigo pessoal Beto Madruga e do Diretor de Planejamento, Thiago Ferreira, O objetivo é criar  mecanismos para incluir em um futuro próximo Santo Antônio na rota do Turismo do estado.

Cumprindo agenda ainda fora do município, o prefeito Josimar  esteve em outro evento, desta vez na  Cidade de Espirito Santo-RN onde  o chefe do poder executivo Santo-antoniense participou de uma audiência pública sobre a análise e diagnóstico sobre a água que abastecem as cidades de Espírito Santo, Várzea, Santo Antônio e Passagem.

Prefeito de Santo Antônio Josimar Ferreira e equipe na cidade de Espírito Santo -RN
A audiência serviu para debaterem sobre o sistema integrado de abastecimento de água das quatro cidades, tais serviços como: Limpeza do leito e reservatórios, melhoramento nos sistemas de bombeamento de captação entre outros.

CHEQUES DE QUALQUER VALOR SERÃO COMPENSADOS EM ATÉ UM DIA ÚTIL

A compensação de cheques de qualquer valor passará a ser feita em um dia útil, inclusive os de menos de R$ 300, cujo prazo atual é de dois dias úteis. A mudança está prevista na Circular 3.859, divulgada hoje (27) pelo Banco Central (BC), que altera a sistemática de compensação de cheques.

Os bancos e a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) terão 180 dias para se adequar à nova sistemática.

Segundo o BC, com a redução da quantidade de cheques em circulação e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, a existência de mais de uma faixa de valores para compensação deixou de se necessária. Entre março de 2005 e outubro de 2017, o número de cheques processados mensalmente pela Compe caiu de 170 milhões para 42 milhões.

PREFEITURA DE SÍTIO NOVO SOLUCIONA PROBLEMA DA ÁGUA EM DISTRITO DO MUNICÍPIO

O jovem Prefeito Edilson Jr, foi conferir de perto a chegada da água nas torneiras da população
As residências de Serra de Baixo já estão recebendo água em suas torneiras. Moradores da localidade manifestaram a satisfação em ter a água em suas torneiras novamente.

Após um episódio onde o carro-pipa que abastecia Serra de Baixo passou por problemas e teve que ir para o mecânico, a Serra de Baixo passou esse período sem ser abastecida com água. Desse episódio sugiram várias polêmicas que todos já sabem e foi detalhado aqui no blog.

Mas nada melhor que a boa vontade do prefeito Edilson Jr. e uma boa conversa!. A atual gestão municipal realizou uma reunião com moradores da comunidade de Serra de Baixo na capela católica local para ouvir os moradores de perto e apresentar suas soluções e colher sugestões. Na oportunidade a reunião realizada com os moradores de Serra de Baixo foi bem proveitosa onde moradores da localidade e a gestão da prefeitura Municipal de Sítio Novo saíram com um acordo onde a prefeitura apresentou uma proposta de ampliar a rede de abastecimento que liga Serra de Baixo/Cabeço.

Em um período recorde o problema foi solucionado, na verdade em menos de 15 dias os moradores de Serra de Baixo puderam ver jorrar água novamente em suas torneiras sendo todos abastecidos com a água através dessa ampliação. Alguns moradores de Serra de Baixo usaram redes sociais para agradecer o grande empenho do prefeito Edilson Jr. e seu secretariado responsável pela área.

Em mais uma ação humana de prefeito e a gestão municipal de Sítio Novo em atender aos anseios da população Sítio-novense, podemos comprovar que Sítio Novo está no rumo certo.