Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2018

CMDCA,PREFEITURA E SOCIEDADE REALIZAM REUNIÕES EM BUSCA DO SELO UNICEF EM SÍTIO NOVO/RN

Na última quinta-feira (01) aconteceu mais uma reunião sobre o comando da Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA de Sítio Novo/RN, a senhora Cléria Ribeiro conjuntamente com a Articuladora do selo UNICEF-Edição -2017/2020, a senhora Sônia Maria do município de Sítio Novo/RN, começaram a reunião apresentando a Metodologia do Selo Unicef aos Secretários Municipais, aos Técnicos das Secretarias, aos Conselhos: Tutelar e Setoriais, Coordenadores e demais membros da Sociedade.

A Articuladora, senhora Sônia Maria esclareceu aos presentes que o selo UNICEF é uma iniciativa das Nações Unidas para Infância ( UNICEF) e tem como objetivo estimular os municípios a implementar políticas públicas para a redução das desigualdades e garantir os direitos da Criança e do Adolescente sobre os direitos assegurados pelo (ECA).

A metodologia se dará através de cada resultado sistêmico, são propostas e ações de validação, relacionadas a diferentes áreas de políticas públicas. Com isso, o selo UNICEF pretende impulsionar mudanças concretas na situação das crianças e dos adolescentes de cada município, que se relacionam a quatro dimensões de impacto: 1-Garantir Políticas especializadas para crianças e adolescentes; 2- Garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis; 3- Prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência; 4- Promover o engajamento e participação dos cidadãos. 
Nesta perspectiva, a Articuladora informa que o município vem se organizando através de vários encontros de formação, inclusive com a criação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes-NUCA, onde tem como mobilizadora a Adolescente Carmem Emanuelly, que irá juntamente com o grupo de jovens do município através do Coordenador José Isaac de Araújo, realizar um trabalho de mobilização entre as crianças e adolescentes Sítionovenses, para discutir questões importantes para seu desenvolvimento, implementar ações e levar suas reivindicações à gestão pública municipal.

A articulado ressalta, que a adesão ao projeto do prefeito Edilson Jr é fator importante nesta edição, já que o mesmo participa de todas as formações, planejamentos, discursões, debates, sobretudo na apresentação do relatório da edição do selo UNICEF-edição 2013/2016, que a partir das "falhas" apresentadas, é que iríamos dar prosseguimento ao nosso trabalho, realizando ajustes, realinhamentos necessários. Ainda na sua fala o prefeito expressa que se "conseguir realizar as mudanças necessárias nos indicadores das políticas públicas Intersetoriais do município, por meio de ferramentas de gestão por resultados e com enfoque em equidade, já seria um grande avanço na sua gestão. A premiação seria apenas consequência de um trabalho bem articulado", disse o prefeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário