Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2018

PESQUISA APONTA QUE 95% DOS ELEITORES DO RN NÃO TEM CANDIDATO A FEDERAL

O potiguar parece que ainda não está muito interessado na disputa eleitoral deste ano. Menos ainda quando se trata da eleição proporcional, que é quando se define os nomes que vão compor a Assembleia Legislativa do RN e as oito cadeiras da bancada potiguar na Câmara dos Deputados. Para se ter uma ideia da situação, faltando menos de 5 meses para o dia da votação, 95% dos eleitores ainda não tem candidatos. E mais: 50% já afirmaram que pretendem votar nulo nessa disputa.

Os dados são da pesquisa Agora RN/Instituto Seta, divulgada nesta segunda-feira, 28. Segundo o levantamento, além da metade dos eleitores potiguares afirmarem que não pretendem votar em nenhum dos pré-candidatos a deputado federal pelo RN, outros 45% responderam que ainda não tem candidato.



Por isso, não é de se estranhar que a mais citada no levantamento espontâneo foi a deputada federal Zenaide Maia, do PHS, que nem vai concorrer a reeleição e sim disputar o Senado neste ano. Mesmo assim, Zenaide foi a primeira na pesquisa com apenas 0,9% das citações. Walter Alves, do MDB, deputado mais votado em 2014, com quase 200 mil votos, teve apenas 0,3% das citações.

“Eleitor não quer saber de política. Não quer saber de eleição. Por isso, acredito que esse alto percentual de indecisos vai permanecer até próximo da eleição”, afirmou o cientista político e diretor do Instituto Seta, Daniel Menezes. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de maio, ouvindo 1.300 eleitores, em todo o Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário