Páginas

sábado, 16 de junho de 2018

MAIOR DOADOR DE SANGUE DO PLANETA É SERVIDOR PÚBLICO E RESIDE EM NATAL

O servidor público Paulo Neris, de 52 anos, é o maior doador de sangue do planeta e mora na capital potiguar. Em entrevista ao programa Cidade Agora, da 94FM, apresentado pelo jornalista Alex Viana, Neris disse que começou a doar sangue nos anos 60 e seguiu o exemplo do seu pai. São 34 anos desta prática humanitária e cristã, de amar ao próximo como a si mesmo, totalizando 269 doações – número que será modificado na próxima semana.




Conheça os critérios para poder doar sangue
Ter idade entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 quilos; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; não ingerir bebidas alcóolicas nas 24 horas que antecedem a doação; não está gripado, resfriado ou com febre há no mínimo 7 dias; não estar em período de gravidez ou amamentação; não ter feito tatuagem há um ano e piercing há seis meses, ressaltando que piercing na boca ou genitália impedem a doação; não ter feito uso de drogas injetáveis; não ter visitado regiões onde houve surto de  febre amarela nas últimas quatro semanas; não ter tido relações sexuais com pessoas que tem o risco de transmitir doenças nos últimos doze meses.


Confira quais as orientações após a doação:
Repouso de 15 minutos para evitar mal-estar; beber bastante líquido; evitar esforço físico por 12 horas; se tiver febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, comunicar imediatamente ao banco de sangue. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano e as mulheres, três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário