Páginas

sábado, 7 de abril de 2018

EX-PRESIDENTE LULA SE ENTREGA E SAI DA SEDE DO SINDICATO EM CARRO DA PF

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se entregou à Polícia Federal (PF) e foi preso na noite deste sábado, 7. Após a prisão, o ex-presidente saiu no carro da PF da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde ficou por dois dias.

Lula saiu a pé da sede do sindicato às 18h42 e caminhou até um prédio próximo, onde equipes da PF o aguardavam. A saída teve de ser feita dessa maneira porque, às 17h, Lula tentou sair de carro, mas foi impedido pela militância (assista ao vídeo abaixo).

O ex-presidente, então, voltou para o interior do prédio. Após mais de uma hora, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffman, subiu em um carro de som e disse para a militância que a PF deu meia hora para que eles resolvam a situação e, se não for resolvida, “é Lula que vai sofrer a consequência”.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

TITE ANUNCIARÁ CONVOCADOS PARA A COPA DO MUNDO DIA 14 DE MAIO

O técnico Tite anunciará no dia 14 de maio (segunda-feira) a lista dos 23 jogadores convocados para a disputa da Copa do Mundo da Rússia de 2018. A divulgação dos nomes será na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, às 14h.

Boa parte da lista já está definida. O treinador admitiu que 16 nomes estão confirmados no Mundial. Depois do amistoso contra Rússia e Alemanha, em março, o atacante da Juventus, Douglas Costa, foi o mais novo a carimbar o passaporte.

PETISTAS JOGAM TINTA VERMELHA NO APARTAMENTO DE CÁRMEM LÚCIA

Três ônibus com militantes do PT pararam em frente ao prédio em que a ministra Cármen Lucia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), mantém um apartamento em Belo Horizonte e jogaram tinta vermelha nas paredes externas, deixando a fachada todo manchada. A ação, por volta das 16h30, durou pouco mais de dez minutos e assustou quem passava na rua, vizinhos e, principalmente, moradores do edifício.

O voto da ministra, que preside o STF, foi decisivo para negar a Lula um habeas corpus preventivo, o que culminou no decreto de prisão do petista pelo juiz Sergio Moro. Carmem Lúcia não estava no apartamento na hora do ato de vandalismos. A polícia está no local.

PRAZO PARA PEDIR ISENÇÃO NO ENEM É AMPLIADO PARA 15 DE ABRIL

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A data final, inicialmente marcada para 11 de abril, foi adiada para o dia 15 de abril.

Tanto o pedido de isenção como a justificativa de ausência devem ser feitas na Página do Enem 2018. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no exame entre 7 e 18 de maio.

ENTIDADES ESTUDANTIS SE REÚNEM COM GOVERNO DO ESTADO PARA GARANTIR DIREITOS NA LEI


Na tarde da última terça-feira (03), representantes de várias entidades estudantis se reuniram com o secretário executivo do Gabinete Civil do Estado, Cid Arruda. Na reunião foi abordada a problemática da validação das carteiras de algumas entidades que afirmam estarem sendo lesadas pelas empresas de transporte público, as quais não permitirem que estudantes portadores destas usem o direito da meia passagem. 


O governo do estado junto ao DER, através do Diretor Geral General Jorge Ernesto Pinto Fraxe, deram aval positivo as entidades que buscaram a solução do problema junto ao órgão. Cabe agora as empresas cumprirem com as normas e começarem a aceitar e fazer jus ao direito do estudante.


MINISTRO DO STJ NEGA NOVO HABEAS CORPUS DE LULA NESTA SEXTA (06)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o habeas corpus apresentado na manhã desta sexta-feira (6) pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informou à GloboNews Sepúlveda Pertence, um dos advogados do ex-presidente .

O pedido de decisão liminar (provisória) foi protocolado por volta das 7h. Os advogados de Lula contestam ofício enviado nesta quinta (5) pela Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ao juiz Sergio Moro, de Curitiba, permitindo a decretação da ordem de prisão.

PREFEITO DE NATAL ANUNCIA RENÚNCIA AO CARGO E PRÉ-CANDIDATURA AO GOVERNO DO RN

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), anunciou na manhã desta sexta (6) a renúncia ao cargo e a pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Norte. O vice-prefeito Álvaro Dias assume o cargo.

"Estou renunciando à Prefeitura de Natal para ser candidato na eleição desse ano”, disse Alves em coletiva de imprensa realizada no Parque da Cidade.



BANDIDOS ARROMBAM CAIXAS ELETRÔNICOS EM DUAS CIDADES DO OESTE DO RN

Destruição em Antônio Martins
Duas agências bancárias de municípios da região Oeste foram alvo de bandidos na madrugada desta sexta-feira (6).

O primeiro ataque aconteceu em Antônio Martins, a 353 quilômetros de Natal, onde criminosos explodiram um caixa eletrônico e atiraram contra a base da Polícia Militar (PM) assustando os moradores da localidade.

O segundo ataque foi no município de Felipe Guerra, localizado a 344 quilômetros de Natal.  Bandidos arrombaram um caixa eletrônico. A Polícia Militar foi acionada, e realizou diligências para capturar os suspeitos, mas ninguém foi preso.

Diferente de Antônio Martins, em Felipe Guerra a ação foi silenciosa. Eles arrombaram um caixa eletrônico usando um maçarico. A ação dos criminosos só foi percebida no início da manhã desta sexta-feira (6). A PM não soube informar se eles conseguiram levar alguma quantia em dinheiro.

MILITARES ESTADUAIS SOLICITAM APOIO DE SENADORES DO RN PARA FIM DE PRISÃO DISCIPLINAR

A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), junto às entidades representativas dos policiais e bombeiros militares do RN, enviou ofício aos três senadores potiguares solicitando apoio para votação do Projeto de Lei Nº 148/2015, do deputado federal subtenente Gonzaga, que extingue a pena de prisão administrativa disciplinar para os militares estaduais.


O Projeto já foi aprovado pela Câmara Federal, possui parecer favorável do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) e da Assessoria Parlamentar do Ministério da Defesa. A proposta também já foi aprovada pela CCJ do Senado e está pronta para ser pautada e votada em Plenário.

PREFEITA DE OLHO D'ÁGUA DOS BORGES SOFRE TENTATIVA DE ASSALTO E MOTORISTA É BALEADO

Tiro atravessou a lataria do carro e atingiu o motorista (Foto: Diego Moicano/CG na Mídia)
O motorista da prefeita de Olho D’Água do Borges, cidade da região Oeste potiguar, foi baleado durante uma tentativa de assalto na noite desta quinta-feira (5) entre as cidades de Campo Grande e Triunfo Potiguar, que fica na mesma região. Segundo a Polícia Militar, Maria Helena (PSD) também estava no carro, mas não se feriu.
De acordo com a PM, o motorista e a prefeita foram abordados por suspeitos em um carro por volta das 19h. O funcionário da chefe do poder Executivo de Olho D’Água do Borges não parou e os criminosos atiraram contra o veículo.
Ainda de acordo com  a polícia, um dos tiros perfurou a lataria do carro e atingiu o motorista. Baleado, ele conseguiu dirigir o carro até o município de Campo Grande. Quando chegou na entrada da cidade, ele perdeu o controle do veículo, bateu em um motociclista e também em um micro-ônibus.
Motorista e motociclista foram socorridos para um hospital em Mossoró. Segundo informações da PM, eles não correm riscos de morte.

EMPREGADORES DOMÉSTICOS TÊM ATÉ HOJE PARA PAGAR GUIA DE MARÇO DO eSOCIAL

O prazo para os empregadores domésticos pagarem o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente a março termina nesta sexta-feira (6). Como o dia 7, tradicionalmente usado como data-limite para o pagamento da guia, cai no sábado este mês, o prazo foi antecipado em um dia.

O Simples Doméstico reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas. Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet. Se não for recolhido no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.

O SINE-RN OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA (06), 66 VAGAS DE EMPREGO

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, s/n, prédio da Central do Trabalhador, da 8h ás 16h, ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

PREFEITO CARLOS EDUARDO VAI ANUNCIAR SUA RENÚNCIA HOJE PARA DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), vai anunciar sua decisão de deixar a prefeitura de Natal para concorrer ao governo do Estado durante entrevista hoje às 11 horas e 30 minutos.

HOMENS TOCAM FOGO EM PNEUS E INTERDITAM TRECHO DA BR 101 EM NATAL

Homens tocaram fogo em pneus e deixaram o trânsito interditado na BR-101 no sentido Parnamirim a Natal, na manhã desta sexta-feira (6).

De acordo com testemunhas, por volta das 6h, homens chegaram em cinco carros, pararam os veículos e espalharam pneus e gasolina em um trecho da BR-101, em frente ao supermercado Carrefour, na altura do bairro Mirrasol, Zona Leste de Natal. Eles tocaram fogo e fugiram em seguida.

O Corpo de Bombeiro foi acionado e apagou o fogo. Por volta das 6h20 o trânsito foi liberado.

Do G1 RN

VICE-PREFEITA DE PEDRO VELHO ROMPE COM PREFEITA PATRÍCIA TARGINO

Vice-prefeita de Pedro Velho Dejerlane Macedo assinando ficha de filiação ao PSDB/RN
Dejerlane Macedo cansou. A vice-prefeita de Pedro Velho por nunca ter sido chamada para auxiliar na gestão e por não concordar com os rumos que estão levando a cidade para o caos, Dejerlane Macedo (PSDB) rompeu com a prefeita, Patrícia Targino (MDB).

“Deixo muito claro aos meus conterrâneos que não sou conivente com o descaso que Pedro Velho tem passado”, enfatizou a vice-prefeita, Dejerlane Macedo. Na última segunda-feira (2), ela e pai, Jalmir Macedo, ex-prefeito e liderança de destaque em Pedro Velho, assinaram a ficha de filiação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

quinta-feira, 5 de abril de 2018

UFRN OFERECE DOIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ENFERMEIROS

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN) torna público os processos de seleção para dois cursos de pós-graduação para enfermeiros. São eles: Especialização em urgência e emergência em enfermagem e Especialização em enfermagem em terapia intensiva – neonatal e pediátrica. Cada turma possui cinquenta vagas.

As inscrições acontecem de 9 a 27 de abril e devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa), através do caminho:  Pós-Graduação > Lato Sensu > Processos Seletivos. Os cursos iniciam no dia 18 de maio e finalizam em dezembro de 2019. Cada especialização totaliza uma carga horária de 360h.

Os editais com as regras da seleção e os investimentos para os cursos estão disponíveis no site da ESUFRN. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (84) 3342-2290 (ramal 101).

TRE-RN CASSA MANDATO DE PREFEITA E VICE-PREFEITO DE PEDRO AVELINO E DEPUTADO ESTADUAL FICA INELEGÍVEL

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (05), presidida pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota, julgou o Recurso Eleitoral nº 288-57, e cassou, por maioria de votos, os diplomas de Neide Suely Muniz Costa, Nilton Mendes e Francisco Agtônio Soares, respectivamente, Prefeita, Vice-Prefeito e Vereador do município de Pedro Avelino, por abuso de poder econômico e político e conduta vedada. 
O acórdão determinou que, após a publicação, seja comunicado imediatamente ao Juízo da 17ª Zona Eleitoral e à Câmara de Vereadores do Município de Pedro Velho para fins de afastamento imediato da Prefeita, do Vice-Prefeito e do Vereador.
Na mesma decisão foi determinada a inelegibilidade, pelo prazo de oito anos, de Neide Suely Muniz Costa, Nilton Mendes e Francisco Agtônio Soares e do Deputado Estadual José Adécio Costa, este último por prática de abuso de poder político, econômico e conduta vedada, em benefício da candidatura da prefeita Neide Costa (esposa), do vice-prefeito Nilton Mendes do vereador Francisco Agtônio. Todas as decisões cabem recursos ao TSE.

DEPUTADO TOMBA FARIAS DEIXA PSB E SE FILIA AO PSDB DO RN

Líder da região Trairi, ex-prefeito de Santa Cruz e deputado estadual desde 2010, Tomba Farias assinou a ficha de filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nesta quinta-feira (5). Ao lado do presidente estadual do partido e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira e dos deputados tucanos Gustavo Carvalho, José Dias, Larissa Rosado, Márcia Maia e Raimundo Fernandes, Tomba agradeceu o acolhimento e ressaltou o projeto do PSDB para o RN.


Em seu pronunciamento, Tomba Farias, ao lado da esposa, prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, agradeceu a presença de cada um dos presentes, relembrou o ex-governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, com iniciou na carreira política e emocionado relatou que viveu os últimos três dias de angústia. “Toda mudança é traumática. Mas não tinha mais espaço no PSB e chego ao PSDB motivado para construir uma história de vida como fiz no PSB. Não terei dificuldade porque sou um político de responsabilidade, da presença e trabalho 24 horas buscando servir o povo”, disse Tomba Farias.

JUIZ SÉRGIO MORO DETERMINA PRISÃO DO EX-PRESIDENTE LULA

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, deu até amanhã para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se apresentar na Polícia Federal de Curitiba (PR).

Segundo despacho emitido nesta quinta-feira (5), o ex-presidente tem até às 17h desta sexta (6) para se apresentar para o cumprimento do mandado de prisão.

MEC SUSPENDE CRIAÇÃO DE CURSOS DE MEDICINA POR 5 ANOS


A criação de novos cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada hoje (5) durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho. A medida vale para instituições públicas federais, estaduais e municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também fica suspensa pelo mesmo período.


De acordo com  Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade.