Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2019

ZENAIDE ELOGIA AÇÃO QUE VAI GARANTIR REMÉDIO DE GRAÇA PARA DOENÇA RARA

A senadora Zenaide Maia participou na quarta feira (24) do ato de assinatura pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, da portaria de incorporação do medicamento Nusinersena (Spinraza) na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do SUS. O remédio, que passará a ser distribuído gratuitamente, é indicado para pacientes com amiotrofia muscular espinhal (AME), doença rara que compromete o funcionamento de músculos e órgãos. O custo anual do Spinraza será de R$ 1,3 milhão por paciente, segundo o Ministério da Saúde.
Zenaide, médica de formação, elogiou a ação do governo como: “Iniciativa de responsabilidade e humanidade que virá diminuir o sofrimento de muita gente que não tem condições de arcar com os altíssimos custos do tratamento da AME, doença degenerativa que não tem cura”, elogiou a senadora.
Desde 2017, decisões judiciais têm forçado o ministério a custear o medicamento, cujo preço chega é de R$ 200 mil o frasco. De acordo com a pasta, 106 pacientes foram atendidos por determinação da Justiça. A previsão, do Ministro Mandetta é de que o medicamento esteja disponível na rede pública em até 180 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário