Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2019

HOSPITAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU SERÁ REFERÊNCIA NA PREVENÇÃO DA AIDS

Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Foto: Divulgação/SIN-RN

O Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu, passará a oferecer o serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.
A previsão é que o serviço esteja disponível ainda no segundo semestre deste ano. O Hospital será então referência na 1ª Região de Saúde, com sede em São José de Mipibu, na assistência a mulher e a criança no atendimento a PEP.
Nesta quinta-feira (11) uma reunião envolvendo a coordenação de hospitais (Cohur) e coordenação de IST Aids/HIV da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além da Direção Geral do Hospital e coordenadores de obstetrícia, pediatria, serviço social, nutrição e enfermagem definiu os detalhes para implantação da PEP na unidade..


A ideia é, antes de iniciar o serviço, realizar um fórum e capacitação dos profissionais, além de articulação com a rede municipal de saúde de São José de Mipibu.
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível – preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário