Páginas

sábado, 16 de março de 2019

MAIA DIZ QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA PODE SER VOTADA EM MAIO


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou neste sábado (16), após almoço de confraternização com os presidentes dos três Poderes, que a reforma da Previdência poderá estar pronta para ser votada em plenário até o fim de maio. O tema foi abordado pelos participantes do encontro, na residência oficial de Maia, com a presença ainda de 13 ministros. 

35% DAS PREFEITURAS DO RN ESTÃO COM OS SALÁRIOS ATRASADOS


Mais de 35% dos 167 prefeituras do Estado estão com salários dos servidores atrasados. O levantamento foi feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

VENDEDORA DE SALGADOS FICA FERIDA APÓS BOTIJÃO DE GÁS EXPLODIR EM NATAL


Uma comerciante que mantém um carro de lanches próximo ao Shopping 10, no Alecrim, zona Leste de Natal, foi socorrida por populares para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, neste sábado, 16, por causa de queimaduras causadas pela explosão de um botijão de gás.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, o botijão estava confinado dentro do carro de lanches e explodiu após um vazamento. Além da vendedora, ninguém se feriu no acidente.
Os bombeiros foram acionados para o local e chegaram a isolar uma parte da calçada para evitar que outras pessoas se acidentassem. As chamas foram controladas rapidamente, mas o carro de lanches ficou destruído.
O estado de saúde da mulher, assim como a identidade dela, é desconhecido.

DE ABRIL A NOVEMBRO, RN TERÁ ESPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS EM 15 MUNICÍPIOS EM 2019

O Governo do Rio Grande do Norte lançou o calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias de 2019. Nesta edição, o Circuito passará por 15 municípios do Rio Grande do Norte: São Paulo do Potengi, Currais Novos, Lagoa Nova, Caicó, Coronel Ezequiel, Afonso Bezerra, Jardim do Seridó, Caraúbas, Assú, Mossoró, Lajes, São José de Mipibu, Parnamirim, Goianinha e Natal.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), as exposições agropecuárias têm papel fundamental na economia do Estado, pois possibilitam o intercâmbio de negócios e conhecimento entre os produtores potiguares, bem como de outros estados vizinhos. As exposições têm como principais atrativos a exposição e comercialização de animais, torneios leiteiros, feiras de artesanatos, julgamento de raças, rodadas de negócios e leilões.

SENADOR JEAN PAUL AFIRMA QUE PAGAR SALÁRIOS É PRIORIDADE DO GOVERNO ESTADUAL


Dívida grande e falta de fluxo de caixa são os dois maiores problemas no início de gestão do governo de Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte. Pelo menos esta é a avaliação do senador potiguar Jean Paul Prates (PT), que deixa claro a necessidade de ajuda ao Estado pelo Governo Federal. Para Jean Paul, o momento é de ir em busca de receitas extraordinárias, promover cortes de gastos públicos, pôr em prática a austeridade fiscal, executar ampla revisão de contratos e fazer auditorias nas contas.
De acordo com o senador, mesmo com a situação adversa, o governo conseguiu instituir um padrão de gestão baseado no controle de despesas. Paralelamente, a instalação do comitês de Gestão e Eficiência e o de Negociação com os Servidores dinamizou as ações do governo e se mostrou eficaz por ter garantido os salários em dia nesta gestão. “O governo quitará os salários [folhas herdadas do governo anterior], mas a prioridade – com poucas receitas – é não permitir que haja mais atrasos. Com receitas extraordinárias, vamos conseguir resolver todos estes problemas este ano”, disse o senador.

HOMEM É PRESO SUSPEITO DE MATAR A PRÓPRIA MÃE QUEIMADA NO INTERIOR DO RN

Um homem foi preso suspeito de matar a própria mãe queimada na madrugada deste sábado (16) na cidade de Pau dos Ferros, na região do alto Oeste potiguar. Segundo a PM, o homem teria problemas mentais. 

O crime aconteceu na rua Rua Maria Fiel da Silva, no bairro Paraíso. 

Ainda de acordo com a PM, Maria Luzeneide da Silva, de 47 anos, dormia quando o filho ateou fogo no corpo dela. 

O homem preso tem 28 anos e foi levado para a delegacia.

UNIÃO TERÁ DIFICULDADE PARA PAGAR SALÁRIOS JÁ EM 2020

A União terá dificuldades em pagar os salários do funcionalismo a partir de 2020, caso a reforma da Previdência não seja aprovada. Sem as mudanças nas regras para aposentadoria, os gastos com saúde, educação e segurança ficarão comprometidos antes de 2023. As conclusões constam de relatório divulgado nesta sexta-feira, 15, pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.
Segundo a secretaria, a não aprovação da reforma põe em risco a solvência do Estado. Isso porque o crescimento da dívida pública, prevista para encerrar 2019 entre 78,3% e 80,4% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos), vai disparar para 83,9% em 2020 e 102,3% em 2023, na falta de mudanças na Previdência.

RN REGISTRA MAIS DE 3 MIL FORMALIZAÇÕES DE MEI NO BIMESTRE


O Rio Grande do Norte teve um início de ano com um incremento na abertura de novos negócios. O número de formalizações como Microempreendedor Individual (MEI) chegou a 3.028 novas empresas entre janeiro e fevereiro. Os números são da Receita Federal e mostram a evolução dos negócios registrados nessa categoria jurídica entre as empresas optantes pelo Simples Nacional no estado. Com isso, o RN fechou o bimestre com 104.301 microempreendedores.
Esse segmento tem mostrado a relevância para a economia potiguar, por ser a principal porta de entrada de empreendedores no meio empresarial formal e também por movimentar a economia, com geração de renda. Hoje, os negócios enquadrados como MEI representam 68% das 157.736 empresas optantes pelo Simples no estado.
Foi através da figura do MEI que o estudante de administração Vinicius Calazans conseguiu realizar o sonho de ter um negócio próprio, a doceria Sonho de Brownie, localizada no shopping Natal Sul. Ele se formalizou como MEI em setembro do ano passado. “Formalizar a empresa foi algo fundamental para conseguir entrar mais no mercado, pois dá mais credibilidade à minha marca e passa mais confiança aos distribuidores e clientes”, diz o empreendedor. Sem o MEI, seria mais complicado a empresa fornecer brownies para restaurantes e outros estabelecimentos, pois possui clientes que são pessoas jurídicas”.

PM REGISTRA TRIPLO HOMICÍDIO NA ZONA RURAL DE IELMO MARINHO,RN

Polícia apreendeu um simulacro, que é um objeto que simula ser uma arma de fogo — Foto: PMRN/Divulgação
Três homens foram assassinados a tiros na madrugada deste sábado (16) na zona rural de Ielmo Marinho, município da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, o triplo homicídio aconteceu pouco depois da meia-noite em uma casa na comunidade de Quermissol. O caseiro da propriedade sobreviveu. 

As vítimas foram identificadas como Francisco Paulo do Nascimento, de 28 anos, natural de Ielmo Marinho; Luiz Soares da Silva, de 38, natural de Lagoa de Velhos; e João Lima de Andrade, 48, natural de São Gonçalo do Amarante. 

Com um deles, a equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) encontrou um simulacro, que é um objeto que simula ser uma arma de fogo. 

sexta-feira, 15 de março de 2019

NO RN, MÊS DE FEVEREIRO TEM CHUVAS 31% MAIS QUE O ESPERADO, PREVISÃO SERÁ DE CONTINUIDADE

Em fevereiro, o Rio Grande do Norte registrou percentual de chuvas 31,8% acima do esperado para o mês, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). Além de março também ter começado com uma sequência de chuvas, expectativa dos meteorologistas é a continuidade do bom período nos próximos dias.

ENEM TERÁ RASCUNHO COM LINHAS PARA REDAÇÃO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu hoje (15) que o rascunho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá linhas, como de costume, e que haverá espaço suficiente na prova para os cálculos matemáticos.
Essas questões causaram preocupação em estudantes desde que o Inep anunciou medidas para economizar papel na impressão do exame. No último dia 11, o Inep anunciou que a prova terá uma nova diagramação e que a medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunho personalizadas.
Estudantes reagiram à mudança nas redes sociais e defenderam a manutenção das linhas no rascunho da redação. “Enem sem pauta no rascunho de redação não dá, não temos noção do tamanho do texto e só temos uma chance na folha definitiva. Essa remoção afeta, gravemente, nosso desempenho e, com isso, todo um ano de estudo e dedicação”, disse um internauta pelo Twitter.

CONSELHO DE MEDICINA DO RN BUSCA POLÍCIA FEDERAL PELA ATUAÇÃO DE FALSOS MÉDICOS NO ESTADO

A atuação de falsos médicos e de denúncias que caracterizam o exercício ilegal da medicina no Rio Grande do Norte é uma preocupação constante do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern). Só em 2019, três casos já foram contabilizados.
Nesta quinta-feira (14), o presidente do Cremern, Marcos Lima de Freitas e o assessor jurídico, Klevelando Santos, estiveram na superintendência da Polícia Federal em Natal para uma reunião com o delegado regional de investigação da PF, Agostinho Cascardo, e o corregedor regional da PF no RN, Alexandre Pauli. Por ser uma instituição federal, o Cremern conta com o apoio da Polícia Federal para coibir a atuação de falsos médicos.
A maioria das denúncias de falso médico e de exercício ilegal não envolve a participação direta de um médico com registro no CRM. Por isso, quando chegam ao conhecimento do Cremern, são encaminhadas ao Ministério Público Estadual que é a instância competente para tomar as providências legais cabíveis.

GOVERNO DO RN LANÇA CALENDÁRIO DE FEIRAS AGROPECUÁRIAS 2019, NESTA TERÇA-FEIRA (19)

O Governo do RN, por intermédio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, lança nesta terça-feira (19), o calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2019. Nesta edição, o Circuito passará por 15 municípios do Rio Grande do Norte: São Paulo do Potengi, Currais Novos, Lagoa Nova, Caicó, Coronel Ezequiel, Afonso Bezerra, Jardim do Seridó, Caraúbas, Assú, Mossoró, Lajes, São José de Mipibu, Parnamirim, Goianinha e Natal.



As Exposições Agropecuárias têm papel fundamental na economia do Estado, pois possibilitam o intercâmbio de negócios e conhecimento entre os produtores potiguares, bem como de outros estados vizinhos. Tendo como principais atrativos a exposição e comercialização de animais, torneios leiteiros, feiras de artesanatos, julgamento de raças, rodadas de negócios e leilões.



“Apesar das dificuldades financeiras que o Estado atravessa, a governadora Fátima Bezerra mantém o compromisso com o produtor rural, e acredita na importância das feiras para o desenvolvimento econômico do RN. As Feiras Agropecuárias podem mudar a realidade desses municípios, gerando renda e movimentando a economia no interior do estado”, destaca o secretário Guilherme Saldanha.

TJ ANULA DECISÃO DO TCE SOBRE PAGAMENTOS ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA SERVIDORES DO RN

Sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em Natal — Foto: Divulgação/ TJRN
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu um mandado de segurança contra uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que questionou o valor do salários pagos aos servidores ocupantes do grupo de nível operacional do Estado, ativos e inativos, que recebem o equivalente ao salário mínimo. 

De acordo com uma decisão do TCE, o valor pago atualmente pelo Estado à categoria estaria em desacordo com a tabela fixada pela lei estadual, uma vez que ele vem sendo atualizado automaticamente com o salário mínimo, sem aprovação de lei específica no estado. 

GOVERNO DO ESTADO INICIA PAGAMENTO DE MARÇO NESTA SEXTA-FEIRA

Foto/Reprodução
O Governo do Rio Grande do Norte deve começar a pagar os salários do mês de março nesta sexta-feira (15). De acordo com o calendário divulgado pela administração estadual, hoje recebem integralmente os servidores que ganham até R$ 6 mil.
Os servidores dos órgãos da Segurança Pública e também 30% de quem ganha mais de R$ 6 mil também recebem nesta sexta-feira (15).
A folha de março será concluída no dia 29 com o pagamento do restante do salário de quem recebe acima de R$ 6 mil. No mesmo dia, os funcionários de órgãos com arrecadação própria e da Educação também vão receber o dinheiro.


ESCOLAS TÊM PRAZO ATÉ HOJE PARA INSCREVER ALUNOS EM CONCURSO DE CARTAS

Termina nesta sexta-feira (15) o prazo para escolas públicas e privadas de todo o país inscreverem seus alunos no 48° Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. O tema desta edição do concurso é Escreva uma Carta sobre o Seu Herói”, e podem participar estudantes com até 15 anos.

Cada escola deverá realizar um processo interno e selecionar, entre as redações dos alunos, até duas que a representarão no certame. As redações devem ser em formato de carta, escritas à mão, usando caneta esferográfica preta ou azul e conter no máximo 900 palavras.
As redações devem ser postadas pelos Correios, como carta registrada ou Sedex, ambos com aviso de recebimento. Dia 15 é o limite para a postagem. Os endereços estão disponíveis na página dos Correios.

PM É PRESO SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO EM MORTE DE UNIVERSITÁRIA EM CAICÓ, RN

Zaira Cruz tinha 22 anos — Foto: Arquivo Pessoal 
Uma operação da Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (15) em Currais Novos, município do Seridó potiguar, um policial militar suspeito de participação na morte da universitária Zaira dos Santos Cruz, de 22 anos. A estudante foi encontrada morta no sábado de carnaval dentro de um carro na cidade de Caicó, que fica na mesma região. 

Até então, a polícia não divulgou a causa da morte nem qual teria sido a participação do PM no caso. 

Zaira cursava Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e deveria se formar ainda este ano.

quinta-feira, 14 de março de 2019

MAIS RECURSOS PARA SÍTIO NOVO, PREFEITO EDILSON JR CONSEGUE R$ 450 MIL COM O DEPUTADO RAFAEL MOTTA

O Prefeito do município de Sítio Novo, Edilson Jr, não tá de brincadeira não na capital Federal Brasília. Após conseguir recursos para o município com a Senadora Zenaide Maia, no valor de R$ 250 MIL para calçamento do conjunto Bela Vista, não satisfeito ainda, o jovem prefeito bateu as portas do deputado Federal Rafael Motta. 
Parceiros na busca de melhorias e desenvolvimento para Sítio Novo, Edilson Jr conseguiu duas emendas com o deputado Rafael Motta, uma no valor de R$ 150 MIL para incrementos atendendo a área da saúde, e a outra no valor de R$ 300 mil para construção de um MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL.
Como sempre, Edilson Jr usa suas redes sociais para relatar as conquistas que a sua gestão vem tendo dia após dia. 
"Agradeço imensamente ao nosso grande Deputado Federal, por atender mais uma vez, a nossa solicitação de emendas. O qual, ele destinou 300 MIL REAIS em  recursos para a construção do mercado público municipal e 150 MIL REAIS incrementos para ajudar na saúde do município. Seremos sempre gratos! Já que, não é a primeira vez que o nosso deputado destina emendas para o nosso município, ele mesmo já encaminhou nos anos anteriores as emendas de: 300 mil para Reforma do hospital (aonde estamos esperando só aprovação do banco da caixa para iniciarmos a obra), um veículo zero para saúde e outros investimentos para a saúde do nosso município", disse o prefeito" 
MUITO OBRIGADO, GRANDE DEPUTADO!








STF DECIDE QUE JUSTIÇA ELEITORAL PODE JULGAR CORRUPÇÃO DA LAVA JATO

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (14) a favor da competência da Justiça Eleitoral para investigar casos de corrupção quando envolverem simultaneamente caixa 2 de campanha e outros crimes comuns, como lavagem de dinheiro,  que são investigados na Operação Lava Jato.
Com o fim do julgamento, os processos contra políticos investigados na Lava Jato e outras apurações que envolvam simultaneamente esses tipos de crimes deverão ser enviados da Justiça Federal, onde tramitam atualmente, para a Justiça Eleitoral, que tem estrutura menor para supervisionar a investigação, que pode terminar em condenações mais leves. 
Durante dois dias de julgamento, votaram para manter as investigações na esfera federal os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Votaram pela competência da Justiça Eleitoral os ministros Marco Aurélio, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente, Dias Toffoli.

GOVERNO DO RN EXPLICA QUE 13º SALÁRIO DE 2017 PAGO EM 2018 DEVE ENTRAR NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Governo do RN explica que 13º salário de 2017 pago em 2018 deve entrar na declaração do Imposto de Renda — Foto: Divulgação
O Governo do Rio Grande do Norte alerta aos servidores e demais beneficiários incluídos na folha de pagamento do Poder Executivo que vão declarar o Imposto de Renda 2019, que o 13º salário de 2017, pago em 2018, tem que ser incluído na declaração. O comprovante de rendimentos do ano-calendário 2018 está disponível. 


De acordo com o governo, a declaração anual traz informações sobre rendimentos recebidos pelo servidor em 2018, por isso inclui os valores referentes aos salários atrasados de 2017 que foram pagos apenas no ano passado. Por outro lado, o 13º de 2018, ainda em atraso, não vai entrar nesta conta. 


Para o subsecretário de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Ediran Teixeira, é “de suma importância” que o contribuinte fique atento a essa questão, porque a Receita Federal trabalha em regime de caixa, e não de competência. Isso significa que somente devem ser considerados os rendimentos que foram efetivamente recebidos no ano anterior à declaração. 

GOVERNADORES CRIAM CONSÓRCIO NORDESTE E FECHAM PAUTA DE UNIDADE

Governadores dos nove estados do Nordeste assinam acordo para a criação do Consórcio Nordeste. — Foto: César Hipólito e Miguel Lindoso/TV Mirante 
A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto participaram nesta quinta-feira, 14, em São Luís do Maranhão, da segunda edição do Fórum dos Governadores do Nordeste.
Os oitos governadores da região foram recebidos no Palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino, quando foi elaborada uma agenda a ser discutida a nível nacional para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).
“O Fórum de Governadores do Nordeste é um espaço muito importante de articulação política dos chefes de Estado com vistas exatamente a definir aquilo que é comum à região, as políticas voltadas, principalmente, para o desenvolvimento com justiça e inclusão social”, disse a governadora Fátima Bezerra.