Páginas

sábado, 13 de julho de 2019

COMEÇA HOJE O MAIOR FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DA REGIÃO TRAIRI NA CIDADE DE SÍTIO NOVO-RN

Arena do Festival já pronta (Foto/Cedida)

Começa na noite deste sábado o MAIOR Festival de Quadrilhas Juninas da região Trairí do Rio Grande do Norte. Este é a XV edição do Festival que acontece no município de Sítio Novo, a realização é da prefeitura municipal de Sítio Novo que tem a frente do poder executivo o prefeito Edilson jr.


O Festival de Quadrilhas de Sítio Novo está dentro da programação do "São João de Todos" das festividades Juninas do Município.  O evento acontece neste final de semana com apresentações de aproximadamente 40 quadrilhas que irão disputar as premiações nas categorias Tradicional e Estilizada. 




Confira abaixo as Quadrilhas que irão se apresentar neste sábado (13)


NESTE DOMINGO O PROGRAMA DA RECORD DE GERALDO LUÍS IRÁ APRESENTAR A HISTÓRIA DO CASTELO DE SÍTIO NOVO NO RN


Neste domingo (14), o programa da TV Record "Domingo Show" apresentado por um dos maiores apresentadores do Brasil Geraldo Luís, irá falar da história do Castelo Zé dos Montes. O apresentador esteve há dias atrás no Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de Sítio Novo onde está localizado o Castelo para falar com o seu idealizador e criador Zé dos Montes.


O Domingo Show vai ao ar aos domingos, a partir das 13h.

AGENTES PENITENCIÁRIAS FLAGRAM MULHER COM DROGAS NAS PARTES ÍNTIMAS NA CADEIA PÚBLICA DE NOVA CRUZ

Foto/Divulgação

Agentes penitenciárias da Cadeia Pública de Nova Cruz flagraram, nesta sexta-feira (12), a visitante Gesciane Confessor Varelo, portando drogas nas partes íntimas para o seu companheiro, interno da unidade prisional.

Durante a revista na unidade prisional da cidade, foi encontrada com Gesciane Confessor, drogas como maconha e cocaína. Tambem foi expelido das partes íntimas dela, balas, chicletes, fósforos, trouxinhas com borós e uma carta escrita a punho.

NOVA CRUZ (RN): PREFEITO FLÁVIO DE BEROI AUTORIZA ADIANTAMENTO DE 50% DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES


A Prefeitura de Nova Cruz, antecipa para a próxima segunda-feira (15), metade do décimo terceiro salário para os servidores do município.
O prefeito Flávio César Nogueira, comemora a antecipação de parte do décimo terceiro para os servidores. “A antecipação do pagamento é uma forma de valorizar o servidor e injetar na economia do município”, salienta.

TREMOR DE TERRA COM MAGNITUDE DE 2.5 É REGISTRADO EM JOÃO CÂMARA, NO RN

Estrela mostra epicentro de tremor de terra registrado em João Câmara, no RN — Foto: LabSis/Divulgação

Um tremor de terra de magnitude preliminar de 2.5 graus na escala Richter foi registrado na manhã deste sábado (13) em João Câmara, na região da Mato Grande potiguar. O caso aconteceu às 9h56, no horário local, e foi confirmado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN). 

O sismo assustou a população da cidade, que relatou ter sentido um forte tremor. O epicentro foi próximo à falha geológica Samambaia, que fica na região, e foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). 

CABEÇA HUMANA É ENCONTRADA EM BOLSA ABANDONADA NA GRANDE NATAL

Cabeça humana foi encontrada dentro de sacola em São Gonçalo do Amarante, no RN — Foto: Redes Sociais

Uma cabeça humana foi achada em uma mochila abandonada às margens da BR-101 no final da tarde de sexta-feira (12) em uma região conhecida como Olho d’Água do Carrilho, no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. Não há informações sobre quem é a vítima. O caso foi confirmado pela Polícia Civil. 


Um catador de materiais recicláveis passava pelo local e, quando abriu a bolsa, encontrou a cabeça em estado de decomposição, envolta em uma sacola plástica. 


As polícias Civil, Militar e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) foram acionados e seguiram para o local para fazer as primeiras análises e apurar o caso. 


O caso será investigado pela Polícia Civil, que não adiantou possíveis linhas de investigação. 

Do G1 RN 

SÍTIO NOVO (RN): MULTIDÃO PRESTIGIA ANIVERSÁRIO DO PREFEITO EDILSON JR

Multidão prestigia aniversário do prefeito de Sítio Novo Edilson Jr (Foto/Joel Rei

Na noite desta sexta-feira a casa de show "H do ZÉ" na cidade de Sítio Novo, região Trairi do Rio Grande do Norte ficou lotada, onde  uma multidão veio prestigiar o aniversário do jovem prefeito Edilson Jr. A noite ainda foi momento de parabenizar o ex-secretário de finanças do município, Paulo Victor e a secretária de Turismo Larissa Lira.


Este é o 4º ano seguido em que Edilson Jr comemora seu aniversário junto com o povo do município e de cidades vizinhas. Amigos, correligionários , lideranças da cidade e de municípios vizinhos e o deputado estadual Tomba Farias também vieram abraçar e comemorar o aniversário do prefeito Sítionovense.

Durante a festa Edilson Jr agradeceu a Deus por mais uma primavera vivida e aos que alí estavam para comemorar junto com ele esta data tão importante em sua vida.

Multidão prestigia aniversário do prefeito de Sítio Novo Edilson Jr (Foto/Joel Rei





TSE PROPÕE VOTO DISTRITAL PARA VEREADOR A PARTIR DAS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM


Um grupo de trabalho coordenado pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, propõe mudar radicalmente a forma de eleger vereadores no ano que vem. Em documento entregue no mês passado para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o tribunal defende adotar, já em 2020, o sistema distrital misto em cidades com mais de 200 mil habitantes. A ideia é separar os município em distritos, que elegeriam seus representantes isoladamente (veja detalhes da proposta ao fim do texto).
O modelo distrital misto, inspirado no sistema adotado na Alemanha, prevê a divisão dos Estados e municípios em distritos eleitorais – dessa forma, os candidatos a vereador em um bairro da zona sul de Natal, por exemplo, seriam diferentes daqueles dos eleitores de um bairro na zona norte. A divisão de cada cidade em distritos seria feita pelo próprio TSE, que convocaria audiência pública com representantes dos partidos políticos para definir os critérios e os limites de cada um.

MAIS DE 30% DOS PRESOS NO RN AGUARDAM JULGAMENTO


Cerca de um terço das pessoas detidas no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte está sem julgamento, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) referente a junho de 2017. Os dados foram divulgados apenas nesta sexta-feira (12) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
A porcentagem de presos sem julgamento no estado é de 31,58% – pouco abaixo da média nacional, que ficou em 32,4%. Segundo o relatório, o estado do Piauí tem a maior taxa de presos provisórios (60%), seguido pelo Amazonas (53,9%).
No total, há 2.922 presos sem condenação no sistema prisional do estado. Em todo o país, são 235.241.
Ainda de acordo com o levantamento, o estado conta com 9.252 presos – um número muito maior que o próprio número de vagas no sistema, que é de 6.873. O déficit, portanto, chega a 2.379 vagas.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

MPRN RECOMENDA QUE PREFEITO DE CIDADE DO AGRESTE PINTE PRÉDIOS PÚBLICOS QUE FAÇAM ALUSÃO A PARTIDO POLÍTICO

Foto/Ilustrativa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que o prefeito de Vera Cruz promova a pintura de prédios públicos que se encontrem pintados com as cores vermelha e amarela, aplicando-lhes cores que não proporcionem identificação com a sua pessoa, com o partido a que se encontra filiado ou com a coligação de que ele faz parte. A recomendação foi publicada na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com a recomendação, o prefeito Marcos Antônio Cabral tem 45 dias para promover a pintura, que deverá ser custeada com recursos próprios. Além disso, ele deverá elaborar um projeto  de lei municipal que regulamente as cores dos bens públicos de Vera Cruz de acordo com as cores dos símbolos como brasão e bandeira. Esse projeto de lei deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores no prazo máximo de 30 dias.

O MPRN reforça no documento que recomendação tem por finalidade delimitar o dolo, para fins de configuração de ato de improbidade administrativa por violação ao princípio da impessoalidade. O MPRN lembra que a persistência de situação vedada constituirá robusto substrato para o ajuizamento de Ação Civil Pública.

Clique aqui e leia a íntegra da recomendação.

Fonte: MPRN

MPRN RECOMENDA FIM DA PRÁTICA DE NEPOTISMO EM BREJINHO


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao prefeito de Brejinho que exonere todos os ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada e rescinda os contratos temporários das pessoas que detenham relação de parentesco consanguíneo com quaisquer dos ocupantes dos cargos de prefeito vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do Município, chefe de Gabinete, vereadores e qualquer outro cargo comissionado do Poder Executivo ou Legislativo da cidade.

O ato, que foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11), dá ao prefeito o prazo de 20 dias úteis para exonerar todas as pessoas que ocupam cargos comissionados e se enquadram na prática de nepotismo, bem como que exonere os ocupantes de cargos políticos que não possuam a devida qualificação qualificação técnica para o desempenho eficiente dos cargos para os quais foram nomeados e cuja indicação também caracterize prática de nepotismo. 

A recomendação é resultado do inquérito civil instaurado pela Promotoria de Justiça de Monte Alegre, a fim de investigar a suposta prática de nepotismo na Prefeitura Municipal de Brejinho, apresentando elementos informativos que indicam desrespeito ao entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, a partir da nomeação de diversos parentes de atuais Vereadores para cargos ou funções no âmbito do executivo, caracterizando a prática de nepotismo cruzado, pois existe a troca de parentes entre agentes públicos (prefeito e vereadores). 

MOTORISTAS DE ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS AMEAÇAM PARAR ATIVIDADES SEMANA QUE VEM


Os motoristas das linhas intermunicipais das empresas Trampolim, Oceano e Cidade das Dunas irão se reunir em assembleia neste sábado, 13, às 9h, para decidir se entrarão em greve na próxima semana. O motivo da possível paralisação é a retirada, segundo eles, dos benefícios da classe por parte do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado do Rio Grande do Norte (Setrans/RN).
Segundo o diretor de imprensa e divulgação do Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), Rubens Pereira, os trabalhadores que operam em dupla função (motorista/cobrador), recebiam uma gratificação de 2,5% por dia em cima dos valores das passagens pagas em espécie e nos cartões. No entanto, recentemente foi decidido que a gratificação seria modificada, valendo apenas para os pagamentos em dinheiro.
“Quem recebia R$ 500 de gratificação recebeu apenas R$ 150 esse mês. Não há cobradores nas linhas intermunicipais, os motoristas se arriscam diariamente contando moedas, muitos são assaltados… Eles decidiram mudar isso após 10 anos. Nós queremos apenas que volte a ser como antes”, explicou Rubens.

VAZAMENTOS: EM NOVAS CONVERSAS, DELTAN RELATA QUE DESEMBARGADOR DO TRF-4 ACHAVA PROVAS CONTRA DOLEIRO 'FRACAS'


Em nova divulgação de conversas entre membros da força-tarefa da Lava-Jato feita pela revista “Veja” em parceria com o site “The Intercept”, o procurador Deltan Dallagnol diz aos seus colegas que o desembargador João Pedro Gebran Neto , relator dos processos da operação na segunda instância, achava fracas as provas contra o doleiro Adir Assad durante o julgamento de um processo em 2017. Deltan pede para outro procurador sondar se Gebran tinha intenção de inocentar o réu.
Uma eventual absolvição do doleiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região ( TRF-4 ) preocupava o Ministério Público Federal ( MPF ) que, na época, negociava a delação premiada de Assad. O doleiro, condenado em primeira instância, acabou tendo a sentença confirmada pelo TRF-4 por 3 votos a 0.
A primeira menção a Gebran, segundo a “Veja”, aparece numa discussão sobre a delação de Assad no grupo de procuradores da Lava-Jato no aplicativo Telegram na tarde de 8 de fevereiro de 2017. “O Gebran tá fazendo o voto e acha provas de autoria fracas em relação ao Assad”, afirma Deltan.
O Globo

COMEÇOU NESTA SEXTA PENTE-FINO DO INSS; VEJA COMO EVITAR PERDA DO BENEFÍCIO


O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) começou oficialmente nesta sexta-feira, 12, o pente-fino em benefícios previdenciários e assistenciais. A medida foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, em junho.
Nem todos as atividades previstas pela medida iniciam imediatamente. Nesta primeira fase, serpa feita a análise dos processos administrativos — como os casos de pensão por morte — que apresentem indícios de irregularidade e a revisão de requerimentos de benefícios feito ao INSS pendentes a mais de 45 dias. Para isso, será pago aos cerca de 11 mil servidores que se inscreveram no programa de revisão 57,50 reais por processo concluído.
Segundo estimativas do órgão, deverão ser analisados até três milhões de benefícios nos próximos 18 meses: 2 milhões que aguardam análise há mais de 45 dias e aproximadamente 1 milhão de pagamentos com indícios de fraudes e irregularidades.

HOJE É DIA DE PARABENIZAR O JOVEM PREFEITO DE SÍTIO NOVO, EDILSON JR


Nesta sexta-feira (12) é dia de parabenizar o prefeito de Sítio Novo, na região Trairi do Rio Grande do Norte, o jovem prefeito Edilson Jr.


O blog deseja que Deus continue lhe iluminando para que conduza os destinos do município com sabedoria. Muita paz, saúde, felicidades e sucesso sempre.

DEFENSORIA PÚBLICA DO RN COBRA NA JUSTIÇA REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA "CNH POPULAR"

                    Defensoria Pública do Rio Grande do Norte. Reprodução/Google Maps
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) entrou na justiça com mandado de injunção coletivo para garantir a regulamentação do programa público “CNH Popular”, instituído no Rio Grande do Norte através da Lei nº 459/2011. O procedimento foi protocolizado junto ao Tribunal de Justiça nesta quarta-feira (10) e pede que o Poder Judiciário estabeleça prazo para que seja publicado o decreto estadual de regulamentação da Lei. O programa público “CNH Popular” tem como objetivo possibilitar a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas inscritas no Programa Federal Bolsa Família, que também satisfaçam outros critérios previstos na Lei como saber ler e escrever e possuir documento de identificação civil, entre outros.
A demanda coletiva pede a notificação da Governadora do Estado para que preste informações que entender necessárias no prazo legal de 10 dias e busca estabelecer prazo máximo de 30 dias para que seja publicado o decreto de regulamentação. Vencido o prazo fixado judicialmente e levando em consideração a finalidade do mandado de injunção coletivo, que seja determinado ao Estado do Rio Grande do Norte que conceda o direito à gratuidade da CNH, independentemente da expedição de norma regulamentadora, a todos os beneficiários do Bolsa Família que solicitarem perante o Detran e que preencham os requisitos da Lei Complementar de nº 451-2011.

RN AVALIA ENCURTAR PRAZOS DE CONCURSO PARA QUE NOVOS PMs COMECEM EM 2020


O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Canindé de Araújo, disse que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, avalia encurtar o cronograma do último concurso da Polícia Militar, para que o novo pessoal seja incorporado já no ano que vem. Segundo o último calendário, divulgado no início deste mês, os novos policiais só começariam a trabalhar em 2021.
“Acreditamos que, na próxima semana, a governadora vai anunciar uma mudança nesse cronograma. Vai haver um encurtamento. Ela garantiu que esse efetivo será incluído antes do que estava previsto no edital. Ela tem total interesse de, no início do próximo ano, esse efetivo ser incorporado às fileiras da PM para fazer o curso”, declarou o coronel, em entrevista ao programa “Manhã Agora”, da rádio Agora FM (97,9). Segundo ele, a governadora potiguar conversa com representantes da Procuradoria Geral do Estado e do Ministério Público para oficializar as mudanças no cronograma.
O mais recente concurso da PM foi iniciado em setembro de 2018. São oferecidas 1 mil vagas para praças, sendo 938 postos para homens e 62 para mulheres.

GOVERNO BOLSONARO RENOVA MEDIDA QUE PREJUDICA A PRODUÇÃO DE SAL NO RN


A produção salineira do Rio Grande do Norte sofreu derrota na disputa com o sal originário do Chile. A Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia determinou nesta sexta-feira, 12, a prorrogação da suspensão de medida antidumping no preço de compra do produto chileno.
A ação antidumping proibia a importação de sal oriundo do Chile com valores mais baratos que a produção nacional. Iniciada em 2011, a medida beneficiava, com maior intensidade, a produção das salinas localizadas no Rio Grande do Norte – o maior produtor do mineral em todo o Brasil. Segundo a Secretaria Especial de Comércio Exterior, a suspensão será válida por até um ano. A portaria anterior foi firmada, também por um ano, no dia 12 de julho de 2018.
De acordo com a medida, o governo suspendeu o efeito antidumping para as importações de sal grosso utilizado na fabricação de cloro líquido, ácido clorídrico, hipoclorito de sódio, dicloroetano, soda cáustica, clorato de sódio ou carbonato de sódio. A barreira na importação não tem efeito na compra do produto para o consumo animal ou humano.

RIO GRANDE DO NORTE REGISTRA MÉDIA DE 300 NOVOS CASOS DE HANSENÍASE AO ANO


A hanseníase é um dos problemas de saúde pública que atinge cerca de 150 países em todo o mundo. O Brasil, que chegou a registrar 26.875 novos casos somente em 2017, ainda luta para deixar a incômoda segunda posição deste ranking. O conhecimento das causas e sintomas, unidos a um diagnóstico precoce, pode evitar o avanço da doença e possíveis sequelas, que vão desde a perda de sensibilidade até a deformação de membros como mãos e pés. Atenta a todas as mudanças do corpo, a dona de casa Valdilene Cardoso da Silva, de 40 anos, identificou a hanseníase ainda no início da infecção, mas relata que se preocupou com danos físicos ao descobrir uma gravidez durante o tratamento.
“Eu morava na casa de uma tia minha, que tinha muita gente e eu sempre via eles com a pele manchada. Mas só que eu achava que pudesse ser “pano branco”. Só que pano branco coça, né? E essa mancha que eu via em minha pele era uma mancha que não doía, que não coçava, nem nada. Aí eu fui pra médica e ela falou (o diagnóstico de hanseníase). Ai eu comecei o tratamento, só que no terceiro mês eu parei porque eu engravidei. Só que eu voltei na médica e ela falou: ‘isso não tem nada a ver com a gravidez. Você pode tomar esse remédio, não te vai prejudicar em nada, continue o tratamento’. Aí passei seis meses (no tratamento) e me curei”.