Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2019

UM DOS ENVOLVIDOS NO ASSALTO QUE RESULTOU NA MORTE DO CORONEL DA PMRN É NEUTRALIZADO APÓS CONFRONTO


No início da noite deste sábado, a polícia conseguiu efetuar a prisão de um dos envolvidos na tentativa de assalto ocorrida na tarde de hoje, em uma loja na rua Princesa Isabel, na Cidade Alta, que resultou na morte do coronel aposentado da PMRN, Francildo Souza Nunes.
Trata-se de Clodoaldo Santos de Lima, mas conhecido como ‘Urêia de Mãe Luiza’. Ele havia sido preso em novembro passado pela Força Tática da Polícia Militar, mas foi solto após audiência de custódia, na condição de usar tornozeleira eletrônica. O suspeito foi preso em Macaíba. No momento da abordagem houve confronto. O suspeito foi baleado e socorrido à UPA. Contudo, informações extraoficiais dão conta de que ele vei a óbito.
Foto: Cedida
Agora, a polícia segue em diligências para capturar Francisco Acson da Silva.
Até o momento, ninguém sabe qual dos dois efetuou os disparos que matou o oficial da reserva.

Agora, a polícia segue em diligências para capturar Francisco Acson da Silva.

Blog do BG

CORONEL DA PM E EX-SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA DE SANTO ANTÔNIO É ASSASSINADO EM NATAL

Coronel Nunes Foto: Redes Sociais 


O coronel PM Francildo de Souza Nunes, da reserva remunerada da corporação no RN, foi assassinado agora há pouco, após ser baleado no peito por um assaltante, neste sábado (28) à tarde, em uma loja na rua Princesa Isabel, no Centro de Natal.

Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do SAMU. Fontes do Novo Notícias dão conta que o oficial estava no provador de uma loja, quando foi atingido pelo disparo. 

Outra pessoa, um turista ainda não identificado, também teria sido baleado e estaria sendo levado por familiares ao Hospital São Lucas.

Imagem registrou atirador armado, ao lado da vítima
Câmeras do circuito interno de TV registraram a imagem do atirador, ao lado do coronel Nunes (usando camiseta com listras azuis).

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do RN, também coronel da reserva da PMRN, Francisco Canindé de Araújo Silva, confirmou a morte do colega.

Até o momento, não há informações detalhadas acerca do fato.
Coronel Nunes é irmão do procurador aposentado do Estado Francisco Nunes. 

Coronel Nunes foi Secretário Municipal de Segurança pública do município de Santo Antônio, no primeiro ano da atual administração.

ASSOCIAÇÃO DE MAGISTRADOS VÃO AO STF CONTRA CRIAÇÃO DO JUIZ DE GARANTIAS


A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) apresentaram nesta sexta-feira, 27, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação direta de inconstitucionalidade contra a criação do juiz de garantias. A medida está prevista na lei do pacote anticrime, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira 24, que deve entrar em vigor em 30 dias.
Para as entidades, o Poder Judiciário brasileiro “não possui estrutura suficiente para a sua implementação e funcionamento regular”. A ação também critica o curto prazo de 30 dias para a implementação do magistrado. 
No documento protocolado no Supremo, a AMB e a Ajufe dizem ainda que a lei “não previu qualquer regra de transição” e sustentam que cabe apenas à União apenas estabelecer normas gerais na lei nacional, e aos Estados fixar normas suplementares de iniciativa dos tribunais.

TARIFA BRANCA DE ENERGIA SERÁ AMPLIADA A PEQUENOS CONSUMIDORES EM 2020


A maior parte dos consumidores de energia em todo o país terá uma oportunidade de mudar os hábitos e diminuir a conta de luz. Em vigor desde 2018 para grandes consumidores, a tarifa branca de energia será estendida a quase todos os brasileiros em 1º de janeiro.
A tarifa branca consiste na redução do preço da energia fora do horário de pico, também chamado de horário de ponta e envolve três faixas de valores. Nos dias úteis, a cobrança da energia será dividida em três faixas de horário: o horário de ponta (tarifa vermelha), entre o fim da tarde e o início da noite; a faixa intermediária (amarela), uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e o horário fora de ponta (verde), com custo mais baixo no restante do dia.

PRESO ENGOLE CELULAR, É DESCOBERTO E PRECISA IR A HOSPITAL PARA RETIRAR O APARELHO NO RN

Preso engoliu celular e precisou ir para o hospital retirá-lo — Foto: Divulgação

Um preso engoliu um celular com o objetivo de escondê-lo no presídio Rogério Coutinho Madruga, pavilhão que é anexo à Penitenciária de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal. O complexo representa a maior unidade prisional do estado. 

Apesar da ousadia, o "esconderijo" foi descoberto pelos policiais na sexta-feira (27). Eles desconfiaram do preso e usaram um equipamento que faz escaneamento corporal para comprovar a presença do celular no organismo dele. 

"Soubemos que um preso havia entrado com um celular no corpo. Começamos a trabalhar para identificar quem era e, quando identificamos, levamos ele para o body scan. Foi quando vimos que tinha um corpo estranho", explicou Pedro Florêncio Filho, titular da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do RN (Sejuc). 

SESAP GARANTE MÉDICOS PARA COMPLETAR ESCALA DA UTI PEDIÁTRICA DO WALFREDO GURGEL


Após divulgar suspensão das atividades, a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel divulgaram nota na manhã deste sábado, 28, informando que a Cooperativa Médica (Coopmed) aceitou cobrir os plantões dos dias 29 (dia), 30 (dia) e 31 (noite) da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica, que estava com redução no quadro de intensivistas pediátricos. Dessa forma, a Unidade não deixará mais de receber novos internamentos nos próximos dias, como havia sido anunciado.
Também havia sido anunciada a necessidade de transferência das crianças internas para outros serviços de saúde do RN e do próprio Walfredo Gurgel. Contudo, até o momento, apenas uma criança havia deixado a UTI Pediátrica e ocupado uma vaga na UTI Geral. O retorno desta criança para o tratamento intensivo pediátrico já foi confirmado.
Outra criança que foi avaliada pela pediatra do plantão da sexta-feira, 27, já estava em condições de alta e foi transferida para um leito de enfermaria. Esta permanecerá no leito, finalizando o tratamento, até o momento de receber alta do hospital. 

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO PARA OS SERVIDORES E VEREADORES

Elias Alves, com os vereadores e ex-vereadores presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio Foto: Joel Rei

Na noite desta sexta (27),  a Câmara Municipal de Santo Antônio realizou a sua confraternização entre os servidores da casa e os senhores vereadores.


O evento aconteceu no Hotel Onça Pumã, e os vereadores e servidores puderam ainda levar as suas famílias e alguns amigos para se confraternizarem no final de ano.


A Câmara Municipal através do seu presidente Gustavo Alves, homenageou os ex-presidentes do Poder Legislativo da terra da onça, entre eles: Joca de Ozir , Anchieta Padilha e Dedé Camilo, foram os que compareceram, já que todos foram convidados.


Participaram ainda da confraternização 2019 da Câmara Municipal, Elias Alves e Família, o ex-vereador Tecy, entre outros. A parte musical ficou por conta de Duda voz e violão, e o forró do Major. 


Elias Alves, o presidente da Câmara Gustavo Alves fazendo a homenagem aos ex-presidentes da casa legislativa Anchieta Padilha, Joca de Ozir e Dedé Camilo Foto: Joel Rei

Vereador Presidente Gustavo Alves e o vereador João Francisco 

Vereador Presidente Gustavo Alves e o vereador Professor Junior 

Vereador Presidente Gustavo Alves e o vereador Júnior Nogueira 

Vereador Presidente Gustavo Alves e o ex-vereador Tecy

Vereador Presidente Gustavo Alves e o servidor Ivo Aguiar 



Vereador Presidente Gustavo Alves e a vereadora Lucinha







COM 21 FEMINICÍDIOS EM 2019; GOVERNO DO RN LANÇA 'BOTÃO DO PÂNICO' PARA COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Foto: Elisa Elsie

Apesar da redução da criminalidade no Rio Grande do Norte em 2019, foram registrados 21 feminicídios, de janeiro a novembro. Os números representam uma queda de 27,6% em comparação ao mesmo período de 2018, quando 29 mulheres foram assassinadas. Para reduzir ainda mais esses dados, contabilizados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o Governo do RN – através da Secretaria de Administração Penintenciária (Seap) – lançou nessa sexta-feira (27), na Governadoria, o projeto “Botão do Pânico” para prevenção de violência doméstica.
Trata-se de um aparelho, de formato semelhante a um aparelho de celular, pelo qual a vítima que tem medida protetiva se comunicará com a Central de Monitoramento da Seap através de um simples toque. “Nesse contexto em que estamos vivendo, quanto mais o Estado tiver instrumentos para proteger as mulheres, menos vítimas de feminicídio teremos”, disse a governadora Fátima Bezerra após assistir à simulação do funcionamento do dispositivo, apresentado pelo servidor Michael Trevisan de Oliveira, coordenador da Central.
O “botão do pânico” é interligado à tornozeleira eletrônica do agressor. Sempre que ele se aproximar da vítima para além da área de exclusão determinada pelo juiz, sua presença será registrada pela Central de Monitoramento, que telefona para a mulher e para ele quase que ao mesmo tempo. Caso ela não atenda, imediatamente será passado um protocolo para a Polícia Militar, que enviará uma viatura para averiguar a condição de segurança da mesma. “Nossa prioridade é avisar e proteger a vítima”, disse Michael.

CONTA DE LUZ: BANDEIRA TARIFÁRIA CONTINUARÁ AMARELA EM JANEIRO


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na sexta-feira, 27, que a bandeira tarifária para janeiro de 2020 continuará amarela, o que significa um custo extra de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
De acordo com a Aneel, “a bandeira permanece amarela em razão do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo regime de chuvas significativamente abaixo do padrão histórico”.
sistema de bandeiras tarifárias foi criado no ano de 2015 e utiliza as mesmas cores dos semáforos (verde, amarela e vermelha) para indicar se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.

INFECÇÕES SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES NOS HOSPITAIS DO RN

Despesas para atender doenças infecciosas geraram despesas de R$ 12,9 milhões

As doenças infecciosas e parasitárias foram a principal causa de mortalidade nas unidades hospitalares do Rio Grande do Norte, ceifando a vida de 1.260 pessoas entre janeiro e outubro de 2019, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
O levantamento foi feito a partir de informações do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).
Segundo o estudo, o número de potiguares mortos em razão de infecções aumentou 17,65% em comparação com o mesmo período de 2018 (1.071 casos).

GOVERNO CONCLUI RECEBIMENTO DE R$ 69,96 BILHÃO DA CESSÃO ONEROSA; ESTADOS E MUNICÍPIOS DEVEM RECEBER NA TERÇA (31)

A quatro dias do fim do ano, o governo terminou de receber o dinheiro do leilão do excedente da cessão onerosa que aliviou o Orçamento no segundo semestre. A Petrobras e as companhias chinesas CNODC e CNOOC concluíram o pagamento dos R$ 69,96 bilhões do leilão do excedente da cessão onerosa do pré-sal, realizado no início de novembro.
Além de pagar à Petrobras, o governo transferirá R$ 11,73 bilhões para estados, municípios e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Economia, a Agência Nacional do Petróleo fará a transferência na segunda-feira (30), com os valores disponíveis nas contas dos governos locais na terça-feira (31).
O consórcio que arrematou os campos de Búzios e Itapu pagou os R$ 35,54 bilhões que faltavam para quitar o bônus de assinatura. Do total, a Petrobras desembolsou R$ 28,72 bilhões e as empresas chinesas, R$ 6,82 bilhões. Do valor recebido, o Tesouro Nacional ficará com R$ 23,82 bilhões. Um total de R$ 34,41 bilhões será pago de volta à Petrobras para quitar a revisão do contrato de cessão onerosa, assinado em 2010.
Estadão Conteúdo

RN É O TERCEIRO EM REGISTRO DE ARMAS NO NORDESTE

Foto: Ilustrativa 

O Rio Grande do Norte é o terceiro estado no Nordeste com maior quantidade de registro de novas armas de fogo na Polícia Federal este ano. Isso falando-se em registros feitos pelo cidadão comum, excluindo-se os registros de segurança pública e privada e de colecionadores, por exemplo. Até o mês de novembro foram 890 licenças concedidas para pessoa física, significando 2,6 novas armas registradas ao dia. Em todo o ano passado, o número foi ainda maior, com 1.145 armas, deixando o estado em primeiro lugar na região.
Um levantamento feito no país mostra que este ano em todo o país foram concedidas 44.181 licenças a pessoa física, sendo um recorde desde 2010, segundo dados da Polícia Federal. No caso do Rio Grande do Norte, este ano os 890 registros deixa o estado atrás da Bahia, com 1.427, e de Pernambuco, com 1.354 novas licenças.

Leia a notícia na íntegra aqui na Tribuna do Norte.

DPVAT EM 2020 SERÁ ATÉ 85,4% MENOR

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou nesta sexta-feira (27) a redução dos valores a serem pagos na contratação do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
Em 2020, o custo para proprietários de carros será R$ 5,23. O novo valor representa uma queda de 67,7% em relação ao cobrado em 2019. No caso das motos, a redução é ainda maior. O preço do seguro será R$ 12,30 e é 85,4% menor do que o praticado neste ano.
A redução drástica dos valores também se observa nas demais categorias: o preço para ônibus com frete será R$ 10,57; para ônibus sem frete será R$ 8,11 e para caminhões R$ 5,78.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE PROFESSOR DA UFRN SEGUEM ATÉ 2 DE JANEIRO

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, até o dia 2 de janeiro de 2020, as inscrições para os concursos de professor do magistério superior.

As oportunidades estão divididas em dois editais, direcionados a vagas no Campus Central, na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) e na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM).

Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh), no menu Concursos.

CAMPEONATO POTIGUAR 2020 COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 5; VEJA OS CONFRONTOS

Foto: Iuri Seabra/FNF

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) divulgou na tarde desta quinta-feira (26) os jogos da primeira rodada da Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Potiguar de 2020. A abertura será no domingo, dia 5 de janeiro, às 15h30, com ABC e Globo medindo forças no Frasqueirão. No mesmo horário, o América recebe o Força e Luz na Arena América.
Ainda no dia 5, o Palmeira faz o duelo diante do ASSU, às 16h, no Estádio Nazarenão. Encerrando a rodada de abertura, o Potiguar enfrenta do Santa Cruz de Natal, às 17h, no Estádio Nogueirão.
A tabela completa de jogos do primeiro turno ainda não foi finalizada pela FNF. Segundo a federação, os laudos e reformas dos mandos de campo dos times dificulta a finalização desse trabalho. O calendário de outros campeonatos também influencia as datas do Estadual. “A última rodada ficou prevista para acontecer no dia 30 de janeiro, mas pode ter modificações durante a competição devido as datas da CBF com competições nacionais e regionais”.