Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2020

RN TEM 100% DOS LEITOS DE UTI OCUPADOS, APONTA SESAP

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem 279 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo Rio Grande do Norte 
Reprodução


O Sistema Único de Saúde (SUS) tem 279 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo Rio Grande do Norte. No entanto, até esta quinta-feira (2), a taxa de ocupação de aproximadamente 100% dos leitos, segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). O número gera preocupação em razão do avanço dos casos de hospitalizações causadas pela Covid-19 no Estado.
Destinados para demandas eletivas, os leitos de UTI agora recebem também pacientes com Covid-19. Na rede privada, que tem 260 leitos especializados, apenas dois estão ocupados com pacientes com resultado positivo para o novo coronavírus. Há um paciente confirmado e 17 suspeitos internados na enfermaria. Na rede pública, não há registros de pacientes positivos na UTI, mas há três confirmados e 32 suspeitos internados na enfermaria.
Como o pico do surto do novo coronavírus ainda não foi alcançado no estado, a Sesap informou que está articulando a instalação de 61 UTI's e 73 unidades de cuidados intensivos (UCI) em dez hospitais do Rio Grande do Norte, para ajudar no atendimento durante a pandemia. Para aquisição das UTI's será investido de R$ 11,1 milhões dos R$ 35,6 milhões anunciados pelo governo para ações de enfrentamento ao novo coronavírus.


Ainda não há previsão de quando 134 leitos serão disponibilizados a população. Com a implantação, o estado aumentará a capacidade de atendimento de 539 para 673, representando um incremento de aproximadamente 24%.
Dos 61 novos leitos de UTI, Natal deverá ficar com 40, distribuídos nos hospitais Giselda Trigueiro, Maria Alice Fernandes, Dr. João Machado e Dr. Pedro Germano. Os 21 restantes ficarão nos hospitais Dr. Tarcísio Maia e Rafael Fernandes, ambos em Mossoró.
Já as UCI's serão distribuídas na capital, em Mossoró e nas cidades polos das regiões Seridó (Caicó e Currais Novos) e Alto Oeste (Pau dos Ferros) que possuem hospitais de referência em atendimento.
Confira os números detalhados sobre a internação da Covid-19:

Rede Pública

  • Suspeitos internados: 32
  • Confirmados internados em enfermaria: 3
  • Confirmados internados em UTI: 0

Rede Privada

  • Suspeitos internados: 17
  • Confirmados internados em enfermaria: 1
  • Confirmados internados em UTI: 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário