Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2020

COSERN INSTALA NOVA TECNOLOGIA QUE RESTABELECE ENERGIA EM 60 SEGUNDOS


A Cosern, empresa da Neoenergia, instalou nos primeiros 90 dias do ano 61 novos equipamentos automatizados na rede elétrica em 17 municípios do Estado. O investimento faz parte do sistema Self Healing – auto recomposição, em tradução livre, que possibilita um reforço na confiabilidade do sistema elétrico da empresa.
 
Para Antônio Carlos Queiroz, Superintendente de Serviços Técnicos da Cosern, a distribuidora potiguar vem, de maneira consistente, investindo em tecnologia e inovação ao longo dos anos. “A digitalização e a automação da rede elétrica, como o Self Healing por exemplo, tem trazido benefícios significativos para a qualidade do fornecimento de energia”, lembra Antonio”.
 
“Colocando em números, durante um ano inteiro, o consumidor potiguar fica em média apenas 9h sem energia elétrica, o que representa uma disponibilidade de 99,90% do fornecimento de energia, desempenho muito superior aos limites regulatórios estabelecidos pela Aneel para o Estado”, compara o Superintendente.

Iniciado em junho de 2018, o projeto já conta com quase 1.200 equipamentos instalados na rede elétrica do estado, dentre os quais 443 são religadores de Self Healing. A aplicação do trabalho é feita com o auxílio de um sistema lógico situacional que possibilita, por meio de escolhas determinadas em sistema, a redução no tempo de restabelecimento do fornecimento de energia para localidades afetadas por possíveis interrupções de energia (geralmente causadas por quedas de árvores, descargas atmosféricas ou ações de animais).
 
É estimada que a redução no tempo de espera foi reduzida de 1,5 hora para 60 segundos. A ampliação da instalação do Self Healing na rede de distribuição, reforça o compromisso da Cosern com a qualidade do fornecimento de energia elétrica.


No primeiro trimestre de 2020, a distribuidora potiguar seguiu fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor (FEC) se mantiveram abaixo do regulatório estabelecido pela Aneel. O DEC foi de 9,37h (abaixo do regulatório de 11,92h) e o FEC 4,59x (abaixo do regulatório de 8,01x).
 
O projeto faz parte das iniciativas da Neoenergia para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário