Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

REGIÕES SERIDÓ E OESTE DO RN REGISTRAM AUMENTO DE CASOS DE COVID-19




O cenário da Covid-19 no Rio Grande do Norte ainda apresenta aumento de casos em municípios das regiões Seridó e Oeste. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mantém a articulação com as secretarias municipais para conter a disseminação.

A subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Luchesi, disse, na coletiva para atualização de ações e dados da pandemia, que neste momento de retomada das atividades sociais e econômicas é preciso continuar respeitando normas e parâmetros de biossegurança, usar máscara e cuidar da higiene pessoal, portar álcool 70° ou preferencialmente lavar as mãos com água e sabão frequentemente.

“Também continua necessário observar as normas para cada tipo de atividade dos vários setores da economia. Isto é importante para que os números não tenham alterações negativas e mais pessoas adoeçam”, alertou Alessandra, acrescentando: “O Governo do RN mantém o compromisso de enfrentamento à Covid, de manutenção e garantia de insumos para detecção de casos e diagnósticos e tratamento para salvar a vida de muitos potiguares”.



DADOS

Nesta segunda-feira, 10, a taxa de ocupação de leitos é de 55%. Há 400 pacientes internados em hospitais das redes pública, privada e filantrópica – 196 em leitos críticos e 204 em leitos clínicos. A fila de regulação tem 3 pacientes para leitos críticos, 6 para leitos clínicos e 14 aguardando transporte sanitário.

Por região, a ocupação de leitos é: Oeste – 68%, Metropolitana de Natal – 50%, Pau dos Ferros – 45%, Mato Grande – 40%, Agreste – 40% e Seridó 66%. Os casos confirmados são 55.420, os suspeitos somam 18.016, descartados 90.563, óbitos 1.977 (03 nas últimas 24 horas) e há 194 óbitos em investigação.

Alessandra Luchesi informou que as notificações diminuem nos finais de semana devido à redução nas escalas de serviço e adiamento no repasse de dados. Isto pode significar um aumento dos registros nos dias iniciais da semana.

TRABALHO PRESENCIAL

Ainda na coletiva, a secretária estadual de Administração (Sead), Virgínia Ferreira, informou sobre o avanço do Plano de Retomada do Trabalho Presencial no âmbito do Governo do RN. Diversas secretarias como Sesap, Sesed, Polícias Civil e Militar, Itep e Sead já vinham trabalhando presencialmente. No último dia 3 de agosto os cargos comissionados reiniciaram atividades. No próximo dia 17, retornam os servidores com até 50 anos. Dia 31, servidores com idade entre 51 e 59 anos.

O Plano prevê que permanecem em home office os servidores com mais de 60 anos, os que têm comorbidades e aqueles com filhos até 12 anos.

“A nossa preocupação é evitar que haja maior circulação de pessoas. Para isso propomos que os secretários de cada pasta criem comissões para avaliar as condições dos servidores levando em consideração o horário de expediente, matutino, vespertino ou dias alternados, para evitar aglomerações nos prédios, maior circulação de veículos e ocupação de transportes públicos”, afirmou Virgínia Ferreira.

O Governo do RN, através da Sesap, também vai oferecer teste de Covid nos locais de trabalho. “A governadora Fátima Bezerra determinou que as medidas sempre sejam tomadas em função do bem maior, que é a vida”, encerrou Virgínia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário