Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E OUTRAS DOENÇAS COMEÇA SEGUNDA-FEIRA (05) NO RN

 

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo AEN


A campanha de vacinação contra a poliomielite vai começar nesta segunda-feira (5) no Rio Grande do Norte seguindo o início da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde, que visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. No estado, a campanha é coordenada pelo Programa Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A intenção da campanha, segundo a Sesap, é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, além de diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e erradicação dessas doenças.

No Rio Grande do Norte, o último caso de poliomielite registrado aconteceu em 1989, no município de São José do Seridó. Desde lá, o estado está livre da doença. Em setembro, dados da Sesap apontaram que metade das crianças potiguares com até dois anos não recebeu todas as vacinas que deveria.


O dia D da campanha em todo o Brasil será em 17 de outubro. O encerramento acontece no dia 30.

O público-alvo de vacinação contra a poliomielite são crianças menores de 5 anos de idade - com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4.

Na multivacinação, o grupo visado são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Nesse caso, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente. Um dos focos nacionais é na vacina contra o sarampo.

Sem casos desde 1990, o Brasil recebeu em1994 da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem aliado aos demais países das Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário