Páginas

sábado, 21 de março de 2020

SOBE PARA 6 O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS NO RN


O número de casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Norte subiu para 6, conforme informou a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) na noite desta sexta (20).
O primeiro caso confirmado foi registrado no dia 12 de março. Trata-se de uma mulher de 24 anos que trouxe o vírus da Europa, e que já não apresenta mais os sintomas da doença.
Ainda nesta sexta, a Sesap divulgou que subiu para 131 o número de casos suspeitos de coronavírus no estado, alem de haver ainda 2 casos prováveis.
Os registros estão presentes em 23 municípios. Veja AQUI a lista. 

sexta-feira, 20 de março de 2020

CAERN SUSPENDE COBRANÇAS PARA CONSUMIDORES NA FAIXA SOCIAL; VEJA QUEM TEM DIREITO


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), diante do cenário atual, decidiu pela suspensão da cobrança dos clientes da categoria social, a partir do faturamento de abril, uma vez que o faturamento de março já está encerrando. A definição segue por tempo indeterminado.
A medida é exclusiva para este perfil de cliente, observando se tratar de um público de baixa renda. Essa faixa de cliente é formada por pelo menos três requisitos da lista abaixo:

1. Usuário responsável pelo imóvel ser cadastrado em um dos programas sociais do Governo - Requisito Obrigatório.
2. Imóvel com área construída igual ou inferior a 50 m².
3. Existir no imóvel apenas um ponto de utilização de água, excetuando os destinados a descargas sanitárias.
4. Não possuir reservatório elevado.
5. Estar localizado em área urbana ou rural de baixa renda.

MAIOR SHOPPING DO RN SUSPENDE ATENDIMENTO POR TEMPO INDETERMINADO


O Midway Mall, maior shopping center do Rio Grande do Norte, decidiu fechar as portas por tempo indeterminado para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) a partir de sábado (21). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (20) nas redes sociais do shopping.

"Como medida de prevenção ao avanço da Covid-19, o Midway Mall se mantém unido à população e, seguindo recomendação dos órgãos de saúde, decide suspender o atendimento ao público. Várias medidas preventivas já vinham sendo adotadas, mas entendemos que uma ação mais efetiva e necessária", disse a assessoria do centro comercial.

O hipermercado Extra, as farmácias e as clínicas continuarão funcionando normalmente no Midway Mall, que fica na Zona Sul de Natal.

CORONAVÍRUS: AO CONTRÁRIO DE OUTROS MUNICÍPIOS, PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO MANTÉM FEIRA-LIVRE

Feira Livre de Santo Antônio    Foto: Reprodução/Internet

Uma decisão da prefeitura municipal  vem deixando a população do município de Santo Antônio em estado de alerta e preocupação. O fato é que no decorrer da semana, prefeitos de várias cidades da região tomaram a iniciativa de cancelar as feiras livres em seus municípios para evitar a propagação do coronavírus, tendo em vista o grande volume de pessoas que circulam de costume todas as semanas nas referidas feiras.

Pois bem, desde ontem várias pessoas me perguntavam se em Santo Antônio haveria neste sábado a feira livre, e em contato com elas eu dizia que ainda não sabia no momento e que aguardávamos uma decisão por parte do poder público municipal. Porém, na manhã desta sexta-feira (20), ao passar pelo local onde acontece a feira, percebemos as bancas já em seus devidos lugares em uma demonstração de que terá sim a feira livre neste sábado.

Ao nos depararmos nas ruas com a população, ouvimos diversas frases de preocupação, tais como: Como não haverá feiras nestas cidades, todo esse povo correrá para Santo Antônio para poderem fazerem sua compras, e daí teremos uma grande aglomeração de pessoas, todos correndo o risco de contrair o vírus.

Ao contrario dos colegas prefeitos que cancelaram em seus municípios as feiras livres, o prefeito Josimar Ferreira manteve a de Santo Antônio. Para uns, uma decisão acertada, mais para muitos e em sua maioria uma decisão infeliz em manter tal situação em um momento crítico para a saúde mundial, Brasileira, Potiguar e consequentemente, Santo-antoniense. 


Que Deus, nos proteja sempre ! 

SOBE PARA 131 O NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS NO RN; 23 MUNICÍPIOS ESTÃO NA LISTA

Natal, Parnamirim e Mossoró são os municípios com maior número de casos suspeitos Foto: Cedida

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) atualizou na tarde desta sexta-feira (20) a situação de casos suspeitos de coronavírus no estado. O número saiu de 75 para 131.
Na lista estão 23 municípios potiguares. Natal, Parnamirim e Mossoró lideram o ranking da Sesap.
O Brasil registrou, até o momento, 11 mortes por coronavírus.
Confira a situação atual do estado:

SISTEMA DE SAÚDE PODE ENTRAR EM COLAPSO EM ABRIL, DIZ MINISTRO

Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil

O sistema de saúde pode entrar em colapso em abril em decorrência da pandemia do novo coronavírus, disse nesta sexta-feira (20) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante videoconferência da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e representantes de associações empresariais brasileiras hoje (20).
“No final de abril sistema entra em colapso. O colapso é quando você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não há o sistema para entrar”, afirmou o ministro.
A estimativa do Ministério da Saúde é que haja um crescimento dos casos do Covid-19 nos próximos 10 dias, uma subida mais aguda em abril, permanecendo alta em maio e junho. A partir de julho é a expectativa de início da desaceleração. Em julho começa um plateau (estabilidade) e em agosto um movimento de queda.
Mas a intensidade depende das medidas adotadas e do comportamento das pessoas, destacou Mandetta. Neste sentido, o ministro reiterou a importância da redução de circulação e iniciativas de isolamento. “Para evitar esse colapso eventualmente pode ser necessário segurar a movimentação para ver se consegue diminuir a transmissão. Quando tomamos medida de segurar 14 dias, o impacto só é sentido 28 dias depois. A cadeia é sustentada e você quebra”, comentou Mandetta.

BRASIL REGISTRA 793 CASOS CONFIRMADOS E 11 MORTES PELO CORONAVÍRUS

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 17h00 desta sexta-feira (20), 793 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 23 estados e no Distrito Federal. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro chegou a nove em São Paulo, onde o Ministério da Saúde registrou apenas quatro mortes.
Os estados do Amapá e do Mato Grosso identificaram seus primeiros casos. O Pará já registrou dois homens infectados, na faixa etária dos 35 anos, e o Acre alcançou sete casos. Somente o Maranhão, Rondônia e Roraima ainda não confirmaram casos. O Amazonas registrou um total de sete casos e a Bahia já está com 33 infectados confirmados. Houve um salto de casos confirmados no Ceará, de 24 para 55 nesta sexta-feira.
O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de quinta-feira (19), contabiliza 621 infectados. O órgão anunciou que deixará de trabalhar com casos suspeitos e divulgará apenas situações confirmadas e mortes.
Transmissão comunitária
De acordo com o ministério, há transmissão comunitária em algumas áreas do país. A pasta cita dois estados, três capitais e uma região de um estado no Sul. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
A transmissão comunitária está configurada nos estados de São Paulo, de Pernambuco e da Bahia. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE, já incluídas acima).
Por fim, a pasta também considera o mesmo status apenas para o sul de Santa Catarina, mais especificamente a região da cidade de Tubarão. A declaração não vale para todo o estado.
Situação no mundo
Mais de 220 mil foram infectados e mais de 10 mil morreram até a manhã desta sexta-feira por causa do novo coronavírus, o Sars-Cov-2, em todo o mundo, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins.
Com informações do G1

"PROS" DE SANTO ANTÔNIO REALIZA REUNIÃO COM ASSESSORIA JURÍDICA PARA ESCLARECIMENTOS DA NOVA LEI ELEITORAL




O Partido Republicano da Ordem Social ( PROS), no município de Santo Antônio-RN, realizou reunião nesta sexta-feira (20) com o assessor jurídico Donnie Santos para  esclarecimentos da nova Lei Eleitoral  referente as eleições de 2020.

Dr. Donnie Santos, iniciou a pauta e descreveu os principais pontos das novas regras da legislação eleitoral, que estarão valendo para às eleições deste ano, lembrando aos presentes os prazos e às implicações legais para garantir a lisura do processo eleitoral. Logo em seguida, a palavra ficou facultada aos presentes  e alguns dos Pré-candidatos aproveitaram para tirar às dúvidas e esclarecer os seus questionamentos.

O Presidente do diretório municipal do PROS, o empresário Elias Alves, falou da satisfação de realizar este encontro com os pré candidatos. "Está foi a primeira reunião do nosso partido, a primeira de muitas que ainda virão, um momento muito proveitoso para podermos tirar as nossas dúvidas quanto á nova Lei Eleitoral,  um encontro para todos que irão caminhar junto conosco começarem a se conhecerem melhor", enfatizou o Presidente.





GOVERNADORA ANUNCIA FECHAMENTO DE BARES, RESTAURANTES, IGREJAS, BANCOS, E OUTROS SERVIÇOS NO RN

Governadora Fátima Bezerra anunciou novas medidas no combate ao coronavírus — Foto: Elisa Elsie
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), determinou nesta sexta-feira (20) o fechamento de bares e restaurantes por cinco dias, além de templos religiosos, teatros, cinemas, academias, casas de recepções e loja maçônicas no estado até o dia 2 de abril. A determinação acontece como medida de combate ao coronavírus no Rio Grande do Norte. 


Em pronunciamento em uma rede social, a chefe do Executivo também afirmou que não haverá transporte coletivo intermunicipal nos fins de semana e ele terá 50% da frota durante a semana. O da Região Metropolitana vai funcionar como frota de período de férias. O transporte interestadual também está proibido. 


Segundo a governadora, está proibido também o atendimento ao público nos bancos e nas Centrais do Cidadão do estado. Está vedada também a entrada do público em shoppings que possuam ar-condicionados centrais - dois deles anunciaram o fechamento por tempo indeterminado nesta manhã. 


Além disso, motoristas de aplicativo e taxistas devem transitar com os vidros abertos. Essa medida também serve para os ônibus que seguirão circulando.

JUSTIÇA NO RN NEGA PEDIDOS DA DEFENSORIA PÚBLICA PARA TRANSFERÊNCIA DE PRESOS PARA O REGIME DOMICILIAR

O desembargador Saraiva Sobrinho negou Habeas Corpus Coletivo impetrado pela Defensoria Pública do Estado, no qual o órgão pedia que a Justiça do Rio Grande do Nortel autorizasse a transferência de presos por crimes praticados sem violência ou grave ameaça, e também presos que estejam nos grupos de risco da COVID-19, para o regime domiciliar. A decisão foi proferida nessa quinta-feira (19). A decisão observa a necessidade de se analisar cada caso de maneira individual e sua realidade própria.
O Habeas Corpus Coletivo era em favor de todas as pessoas presas ou que vierem a ser presas e estivessem nos grupos de risco da pandemia de coronavírus (COVID/19), apontando como autoridades coatoras todos “… os juízos criminais e de execução penal das Comarcas do Estado do Rio Grande do Norte”.
No Habeas Corpus Coletivo, o órgão afirmou que “nesse panorama de extremo caos na saúde pública mundial, o Sistema Penitenciário Brasileiro merece especial atenção das autoridades públicas, haja vista a população extremamente numerosa (10.106 segregados), com alto índice de aglomeração e em péssimas condições sanitárias e de acesso à saúde”.
A Defensoria Pública argumentou ainda que devem ser adotadas medidas prementes no afã de minimizar a lotação carcerária e mitigar os riscos de contaminação em grande escala.

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RN SUSPENDE ATIVIDADES POR TEMPO INDETERMINADO

Templo Central da Assembléia de Deus no Alecrim


A  Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IADERN) decidiu nesta sexta-feira (20) suspender todas as suas atividades e reuniões dentro e fora dos seus mais de 1.600 templos espalhados pelo estado por período indeterminado.
Na manhã de quinta-feira (19), a Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN) tinha definido que as reuniões fossem mantidas com público inferior a 100 pessoas. Porém, decidiu na manhã desta sexta-feira (20), suspender por tempo indeterminado todas suas atividades.
Veja nota
A direção da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (IEADERN), diante dos recentes desdobramentos administrativos e sociais provocados pela pandemia do novo coronavírus, como a decretação, pelo governo estadual, do estado de calamidade pública, bem como o fechamento de várias empresas e instituições nas últimas 24 horas, decide suspender, até ulterior deliberação, todas as atividades nas dependências dos seus templos no Estado do Rio Grande do Norte, a fim de prevenir maior expansão da pandemia mencionada. Durante o período de quarentena, a igreja realizará cultos online com transmissão via rádio e redes sociais.
A direção da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (IEADERN), diante dos recentes desdobramentos administrativos e sociais provocados pela pandemia do novo coronavírus, como a decretação, pelo governo estadual, do estado de calamidade pública, bem como o fechamento de várias empresas e instituições nas últimas 24 horas, decide suspender, até ulterior deliberação, todas as atividades nas dependências dos seus templos no Estado do Rio Grande do Norte, a fim de prevenir maior expansão da pandemia mencionada. Durante o período de quarentena, a igreja realizará cultos online com transmissão via rádio e redes sociais.

GRIPES NO BRASIL MATARAM MAIS DE 900 EM 2018 E QUASE 800 EM 2019; QUANDO PESQUISANDO DENGUE,782 ÓBITOS NO PAÍS ANO PASSADO

Foto: Ilustrativa

Apesar da preocupação com a disseminação do coronavírus na pandemia que vem fazendo vítimas pelo mundo, outras doenças, já conhecidas e até evitáveis com vacina, ainda fazem vítimas no país e continuam alvo de preocupação em saúde pública. Não são apenas doenças com surtos recentes, como sarampo, dengue e chikungunya, mas também gripes, como a causada pelo coronavírus. O vírus influenza A (H1N1), por exemplo, matou uma média de duas pessoas por dia no Brasil no ano passado.
Em 2019, foram registrados 3.430 casos de infecção e 796 mortes em decorrência da infecção por H1N1, segundo o Ministério da Saúde. A maioria dos casos afetou idosos, crianças pequenas e pessoas com outros fatores de risco associados, como pneumopatias e doenças cardiovasculares crônicas. A epidemia de H1N1 começou em 2009, em um cenário de alarde similar ao vivido hoje com o coronavírus.
Em 2018, foram registrados 3.880 casos de H1N1, e 917 óbitos nesse mesmo período no país. Além do desafio desse e de outros vírus respiratórios, como o A(H3N2) e o vírus influenza B, surtos conhecidos no verão brasileiro e doenças que se consideravam desaparecidas e voltaram ao país ainda inquietam especialistas e afetam a população.
No ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde, foram confirmados 782 óbitos por dengue no país, e 92 por zika. O sarampo fez 15 vítimas letais em 2019 – 14 delas em São Paulo, estado que ainda vive um surto da doença.
Levantamento com informações de O Globo e Folha de São Paulo.

PREFEITURA DE NOVA CRUZ SUSPENDE FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DEVIDO AO COVID-19; VEJAS AS DATAS


A Prefeitura Municipal de Nova Cruz, no Agreste Potiguar, resolveu suspender a feira livre do município para evitar a propagação do coronavírus. 


O anuncio foi feito nesta sexta-feira (20) pelo excelentíssimo senhor prefeito Flavio de Beroi em suas redes sociais. A feira livre de Nova Cruz acontece todas as segundas-feiras e é uma das maiores da região. A previsão da volta da feira livre, segundo a prefeitura é dia 06 de abril.


Confira as datas que estão suspensas a feira livre:


23/03 e 30/03 ( segundas-feiras)


26/03 e 02/04(quintas-feiras).

PREFEITURA DE SÍTIO NOVO CRIA COMITÊ DE COMBATE AO CORONAVÍRUS


A Prefeitura de Sítio Novo (RN), criou o Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, formado por representantes de todas as secretarias. O objetivo do comitê é criar ações estratégicas de prevenção, diagnóstico precoce, de orientação para a população, e de enfrentamento ao Coronavírus.

O comitê já iniciou o trabalho com várias ações de prevenção, entre elas a orientação a todos os servidores da saúde, suspensão das aulas por 15 dias, proibição de qualquer tipo de festas ou encontros na cidade, materiais de prevenção como máscaras, álcool em gel para os funcionários. 

A secretaria de saúde está com equipe de plantão no hospital e ampliou os antedimentos nas unidades básicas, além da disponibilização de material de prevenção para a comunidade.

“O Comitê vai acompanhar tudo e tomar as providências necessárias para tentar conter a disseminação do coronavírus. Estamos dando as respostas certas e toda a população deve tomar os cuidados determinados pelas instituições de saúde”, destacou o prefeito Edilson Júnior.