Páginas

sábado, 16 de maio de 2020

POLÍCIA PRENDE BOLSONARISTAS QUE FIZERAM ATO EM FRENTE AO PRÉDIO DE ALEXANDRE DE MORAES

Foto: reprodução

A Polícia Civil de São Paulo cumpriu neste sábado mandados de prisão contra dois apoiadores de Jair Bolsonaro que participaram de uma manifestação no dia 2 de maio em frente ao prédio onde mora o ministro Alexandre de Moraes.
Como registramos, Antonio Carlos Bronzeri e Jurandir Alencar viraram réus na última terça-feira por ameaça, difamação, injúria e perturbação do sossego.
As prisões de hoje, porém, foram decorrentes de investigação da polícia em novo inquérito. Eles foram presos pelos crimes de desobediência, descumprimento de medida sanitária preventiva e incitação ao crime.
Segundo informações iniciais, os manifestantes descumpriram medidas cautelares depois que eles foram detidos pela primeira vez. Os dois foram vistos em uma manifestação de caminhoneiros contra a quarentena imposta pelo governo de São Paulo.
O Antagonista

SINAL DE ALERTA: SANTO ANTÔNIO REGISTRA 13º CASO POR COVID-19, CONFIRMAÇÃO VEM 24H DEPOIS DO MUNICÍPIO TER A 1ª MORTE PELO NOVO VÍRUS

Reprodução

O Sinal de alerta começa a aparecer no município de Santo Antônio do Salto da Onça. Após 24 horas que o município registrou a 1ª morte por coronavírus, o mais recente boletim da secretaria de saúde divulgado neste sábado (16), confirma o 13º caso pela COVID-19.

Os novos dados da secretaria de saúde, ainda trazem 32 suspeitos, 50 descartados, 10 recuperados e 1 óbito.




NÍVEL DE ISOLAMENTO SOCIAL NO RN É DE 42,89% POUCO MAIS DA METADE CONSIDERADO IDEAL

Imagem: reprodução/LAIS/UFRN

De acordo com os dados monitorados pelo Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), neste sábado (16), o índice de isolamento social no RN é de 42,89%.
Em Natal, este número representa 44,54%, ligeiramente maior que em Mossoró cujo índice é de 44,29%. Na cidade de Parnamirim, a taxa de isolamento é de 41,96%. Itajá registrou a menor taxa de isolamento, 26,92%. O município com o maior percentual foi Rafael Godeiro, com 55,17%.
Para a Secretaria de Estado da Saúde Pública-Sesap estes números estão estão diretamente ligados ao aumento exponencial dos casos de coronavírus no RN. O gráfico mostra que o índice mínimo deveria ser de 50%. A expectativa era de que fosse de pelo menos 60%, enquanto o ideal é 70%.

RN TEM 374 PACIENTES INTERNADOS COM SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE COVID-19

Foto: Elisa Elsie

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública-Sesap, atualmente, há 374 pessoas internadas com suspeita ou confirmação da doença, sendo 200 em leitos críticos e 174 em leitos clínicos em hospitais das redes pública e privada. O número apresentado em entrevista coletiva na sexta-feira (14) era de 350 pessoas, um aumento de 6,8% na quantidade de pacientes internados.
A ocupação dos leitos para casos críticos permanece em quadro de lotação. Até a manhã de hoje (16), em Natal, o Hospital Giselda Trigueiro tinha 21 dos 23 leitos ocupados, o Hospital Pedro Germano 14 leitos ocupados de 15 e o Hospital Rio Grande, que é conveniado com o SUS para atendimento a pacientes com Covid-19, seis dos sete leitos disponíveis ocupados.
Em Mossoró, a taxa de ocupação é de 88,5% dos leitos adultos críticos. No Hospital Tarcísio Maia, dos 15 leitos existentes, 13 estão ocupados; já no Hospital São Luiz, 18 estão ocupados. No Hospital Regional do Seridó, localizado no município de Caicó, estão ativos 18 leitos, sendo 10 ocupados. Já em Pau dos Ferros, não existia taxa de ocupação nos quatro leitos disponíveis.

RN REGISTRA 14 ÓBITOS EM 24 HORAS E CHEGA A 136 MORTES PELO CORONAVÍRUS

Reprodução

O Rio Grande do Norte registrou recorde de mortes pelo novo coronavírus em 24 horas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o estado chegou a 136 óbitos em decorrência da Covid-19. Foram 14 novos falecimentos em relação ao último boletim divulgado nesta sexta-feira, 15, quando haviam sido registrados 122 óbitos.

Destes, Mossoró registrou quatro mortes e São Gonçalo do Amarante duas. As outras foram em Natal, Pau dos Ferros, Extremoz, Bom Jesus, Baraúna, São José de Mipibu, Coronel João Pessoa e Areia Branca.

Ainda de acordo com a pasta estadual, 66 mortes estão em investigação.

Ainda de acordo com a pasta estadual, 61 mortes estão em investigação. São ainda 3.004 casos confirmados, 11.552 casos suspeitos, 6.146, 862 pessoas recuperadas da doença e 229 casos ignorados.

EMPRESA QUE GERENCIARÁ UTIs EM NATAL E MACAÍBA WNO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO

Imagem: reprodução/Ilustrativa

A empresa Avante Social, encarregada de implantar e gerenciar 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais do Rio Grande do Norte, abriu inscrições para processo seletivo visando a contratação imediata e a formação de cadastro reserva de colaboradores. As inscrições começaram nesta sexta-feira (15/05) e encerram às 23h59 do dia 20/05, por meio do preenchimento de formulário próprio para cada cargo, constante no link http://www.unifemm.edu.br/cadastro-avante/
Os profissionais atuarão nos leitos que serão instalados no Hospital Colônia Doutor João Machado, em Natal, e no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), nos termos do contrato Nº 512/2020, firmado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a empresa Avante Social.
Destaca-se que a ampliação dos leitos de UTI nos Hospitais João Machado e Alfredo Mesquita cumprem o acordo judicial celebrado entre o Estado do Rio Grande do Norte, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (CREMERN), o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Ministério Público Federal (MPF), para a satisfação da sentença proferida no dia 17 de abril de 2020, nos autos da Ação Civil Pública nº 0004715-12.2012.4.05.8400.
Em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e pelo caráter emergencial das contratações, o Processo Seletivo terá apenas análise curricular, tendo como critérios: o tempo de experiência do candidato para o cargo ao qual se inscreveu e os cursos específicos realizados na área.
Os profissionais devem ter qualificação para os seguintes cargos:
• Diretor Administrativo
• Diretor Técnico (Médico)
• Coordenador de Enfermagem
• Coordenador Administrativo e Financeiro
• Médico Regulador
• Enfermeiro
• Técnico de Enfermagem
• Fisioterapeuta
• Fonoaudiólogo
• Psicólogo
• Técnico em Raio X
• Auxiliar Administrativo
• Porteiro/Recepcionista
• Auxiliar de Serviços Gerais
• Vigia

SMS DE NATAL ABRE EDITAL PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE 228 PROFISSIONAIS



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) abriu edital para contratação temporária com 228 vagas nesta sexta-feira (15). A publicação foi realizada no Diário Oficial da Prefeitura do Natal. O processo seletivo é simplificado para contratação temporária de excepcional interesse público para fins de enfretamento à Covid-19.
O Edital possuí 228 vagas distribuídas nas funções: Enfermeiro, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Engenheiro Clínico, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Auxiliar de Farmácia.
O edital visa o preenchimento de vagas e criação de cadastro de reserva para os cargos acima previstos, respeitando o percentual de 20% (vinte por cento) a candidatos com deficiência de acordo com a Lei Municipal 4.571, de 17 de outubro de 1994 e do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

MP DENUNCIA RICARDO COUTINHO POR PROPINA DE R$ 900 MIL EM CAIXAS DE VINHO


Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba, foi denunciado pela terceira vez na Operação Calvário, que desvendou um esquema bilionário de desvios da Saúde e da Educação no estado.
Desta vez, a Procuradoria-Geral de Justiça e o Gaeco acusam o ex-governador do PSB de receber R$ 900 mil em propinas pagas pela Cruz Vermelha Brasileira.
Segundo a acusação, Coutinho foi o ‘mentor intelectual’ do episódio que envolveu a entrega de propina em caixas de vinho. O caso ocorreu em 2018, no restaurante de um hotel no Rio de Janeiro. O dinheiro era repassado a prestadores de serviços da campanha de João Azevedo, atual governador do estado.
Segundo a acusação, Coutinho foi o ‘mentor intelectual’ do episódio que envolveu a entrega de propina em caixas de vinho. O caso ocorreu em 2018, no restaurante de um hotel no Rio de Janeiro. O dinheiro era repassado a prestadores de serviços da campanha de João Azevedo, atual governador do estado.
O Antagonista

PROCON-RN ORIENTA ESCOLAS A NEGOCIAREM MENSALIDADES COM OS CONSUMIDORES


As aulas presenciais para todos os níveis da Educação estão suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, mas a maioria das instituições de ensino privadas está repassando conteúdo por videoaulas, em sistema conhecido como home schooling.  Por conta disso, os Procons de todo o Brasil lançaram a nota conjunta Recomendação - Mensalidades Escolares, com a determinação para que as escolas abram canais de diálogo com pais e apresentem as planilhas de custos de forma transparente.

A recomendação surgiu pelo fato de que os Procons têm recebido inúmeros questionamentos dos consumidores, especialmente sobre os pagamentos das mensalidades, já que as aulas passaram a ser ministradas de forma online.  Os consumidores do Rio Grande do Norte que não forem atendidos pelas respectivas instituições devem recorrer ao Procon-RN e formalizar a reclamação pelo telefone/whattsapp (84) 98137-2242, ou através do direct no perfil @procon.rn, na rede social Instagram.
 
Na referida nota, os Procons determinam que as escolas façam a readequação financeira do contrato (deem descontos) em relação aos custos correntes ou variáveis que diminuíram, tais como alimentação, disciplinas práticas e atividades extracurriculares que não comportam a forma não presencial.

CIDADES DO INTERIOR DO RN AUMENTAM RESTRIÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL CONTRA A COVID-19

Cidades do interior do RN aumentam restrições do isolamento social contra a Covid-19 — Foto: Divulgação
As cidades de Baraúna e Apodi, no Oeste potiguar, aumentaram as restrições de isolamento contra a Covid-19 e Areia Branca, na região Costa Branca, intensificou a fiscalização do cumprimento das medidas determinadas pela prefeitura. 

Em Baraúna, a prefeitura publicou um decreto em que determina o confinamento domiciliar de pessoas que se enquadram em grupos de risco, entre elas idosos e doentes crônicos com problemas respiratórios. Segundo o decreto, essas pessoas só devem sair de casa em situações essenciais, como buscar atendimento médico e ir ao trabalho. 

A determinação vale até o dia 31 de maio. Equipes da Secretaria de Saúde De Baraúna e da polícia vão fiscalizar. Para quem descumprir a medida, a multa é de R$ 85. Serviços essenciais, como supermercados e farmácias, continuam funcionando. Baraúna tem 14 casos confirmados do novo coronavírus e uma morte causada pela Covid-19. Na manhã desta sexta-feira (15), a polícia esteve nas ruas da cidade para começar a fiscalização. 

O município de Apodi endureceu as medidas de isolamento social. O novo decreto publicado nesta sexta (15), com validade até o dia 25 de maio, proíbe aglomerações em ruas, calçadas, praças e atividades em quadras de esporte e academias ao ar livre. A determinação diz que a população também deve evitar corridas e caminhadas em locais públicos. A feira livre, o mercado público e o comércio ambulante também estão com funcionamentos suspensos. 

STF MANDA JUSTIÇA COMUNICAR A BOLSONARO DE AÇÃO SOBRE IMPEACHMENT

Foto:Reprodução

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, despachou comunicado ao Palácio do Planalto nesta sexta, 15, para informar o presidente Jair Bolsonaro do processo em tramitação na Corte que envolve um pedido de impeachment apresentado contra ele. A determinação do decano também abre espaço para Bolsonaro se manifestar e contestar a ação, caso queira.
O processo foi apresentado pelos advogados José Rossini Campos e Thiago Santos Aguiar com o objetivo de cobrar, pela Justiça, que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), analise um pedido de afastamento protocolado por eles em março.
Após receber o caso, Celso de Mello pediu a inclusão de Bolsonaro no processo e ‘prévias informações’ a Maia sobre o pedido de impeachment questionado. Em resposta enviada nesta semana, o presidente da Câmara pediu a rejeição da casa ao avaliar que o afastamento é uma ‘solução extrema’ e pontuar que não há norma legal que fixe prazo para a avaliação dos pedidos protocolados no Congresso.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

COM REAGENTE EM FALTA, LACEN REDUZ 75% DA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO DE TESTES DA COVID-19 NO RN

Com reagente em falta, Lacen reduz 75% da capacidade de realização de testes da Covid-19 no RN — Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
O reagente necessário para a realização dos exames de diagnóstico da Covid-19 está em falta no Laboratório Central da rede pública (Lacen) e, com isso, a unidade reduziu em 75% a sua capacidade de fazer os procedimentos. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o problema é que o Governo Federal diminuiu a frequência do envio desses kits para o Rio Grande do Norte e os demais estados do país. 

Segundo a direção do Lacen, o reagente não está disponível no laboratório há uma semana e meia. A produção do Laboratório Central caiu de 190 exames diários para 48. 

O material é necessário para que esses procedimentos sejam feitos em uma máquina, que realiza centenas de testes por dia. Sem o reagente, todos os exames para diagnóstico de Covid-19 têm que ser feitos de forma manual. 

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO REGISTRA 1ª MORTE POR CORONAVÍRUS


Reprodução

O município de Santo Antônio, no Agreste do Rio Grande do Norte, registrou na noite desta sexta-feira (15), a 1ª morte por coronavírus. A informação é do boletim divulgado pela secretaria municipal de saúde.

Conforme os boletins anteriores, o de hoje também não trás quaisquer informações sobre a vítima, nem tão pouco sobre a situação dos demais infectados, como de praxe, o boletim apresenta apenas números do quantitativo sobre a pandemia do novo coronavírus em Santo Antônio.

Os números ainda trazem 32 casos suspeitos, 12 confirmados, 49 descartados e 10 recuperados.




SENADORES AMPLIAM MOBILIZAÇÃO POR ADIAMENTO DO ENEM 2020



A mobilização dos senadores pelo adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para novembro de 2020, vem ganhando força. Preocupados com a desigualdade no ensino a distância e as condições sanitárias para aplicação das provas, reitores de 63 universidades federais, representados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), divulgaram carta, nesta quinta-feira (14), em que reforçam a necessidade da definição de novo calendário a partir de diálogo com os educadores. 

“A Andifes, reafirmando ser fundamental a realização de um Enem tecnicamente exitoso e com concorrência democrática, propõe a suspensão das datas e que, em condições razoáveis de segurança sanitária e equidade, seja possível definir um novo calendário”, diz a nota. 

Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, também assinaram um manifesto em que 38 entidades ligadas à educação pedem ao governo a suspensão do calendário. O principal argumento é que, com a suspensão das aulas provocada pela pandemia de coronavírus, estudantes sem acesso à internet e sem aulas presenciais terão sua performance no exame prejudicada. Além disso, a Secretaria de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU) deu parecer favorável à mudança de cronograma na última segunda-feira (11).  

Até o momento, no entanto, o Ministério da Educação (MEC) mantém as datas do Enem 2020. As inscrições para o exame foram abertas em 11 de maio e, até a tarde desta quinta (14), o Inep havia registrado quase 2,8 milhões de inscritos.

INMET PREVÊ CHUVA COM "PERIGO" PARA SANTO ANTÔNIO E MAIS 83 CIDADES DO RN; VEJA LISTA


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de fortes chuvas para 84 municípios potiguares. De acordo com o órgão, estão previstas chuvas de até 60 milímetros por hora e 100 mm por dia. O aviso é válido até às 8h deste sábado (16).


Veja a lista dos 84 municípios do RN com alerta de perigo:


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE TERÁ NOVA ETAPA A PARTIR DE SEGUNDA (18)

Reprodução

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerrará neste domingo (17). A primeira de suas duas etapas tem como público-alvo pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.
No caso das mães que se encontram no período pós-parto, o ministério informa ser necessária a apresentação de um documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).
A segunda etapa da terceira fase vai de 18 de maio até 5 de junho. Nela serão incluídos professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. A exemplo das demais fases, a meta do governo é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos. Na terceira fase, a meta é imunizar 36,1 milhões de pessoas do grupo prioritário.
De acordo com o balanço mais atualizado do Ministério da Saúde, 60,5% do grupo prioritário havia sido vacinado contra a influenza nas duas primeiras fases da campanha, o que corresponde a um total de 39,6 milhões de doses da vacina aplicadas.

NO RN, AUTOESCOLAS ALEGAM PREJUÍZOS POR CAUSA DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Reprodução / Internet


Quase sessenta dias após suspender as atividades por causa da pandemia do novo coronavírus, as autoescolas do Rio Grande do Norte enfrentam inúmeras dificuldades. A principal delas, segundo o presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado, José Eduardo Domingo, é financeira.
“Em dois meses, ninguém faturou nada. E se continuar tudo fechado, como a gente sobrevive? A folha de pagamento das autoescolas corresponde a 30% das despesas. Mas, e o restante? Nem todas conseguiram financiar o aluguel. O coronavírus chegou de surpresa e nós não conseguimos nos programar para fazer uma reserva”, desabafa.
O Rio Grande do Norte tem 112 autoescolas que geram 2 mil empregos diretos. De acordo com José Eduardo, todas estão endividadas. Cerca de 90% dessas empresas aderiram à suspensão de contratos de funcionários. As demais demitiram. Segundo ele, cerca de 30% já quebraram.