Páginas

sábado, 6 de junho de 2020

PROPOSTA DO GOVERNO BOLSONARO DE REVISAR MORTES POR COVID-19 É 'AUTORITÁRIA, INSENSÍVEL, DESUMANA E ANTIÉTICA', DIZEM SECRETÁRIOS; LEIA ÍNTEGRA


O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que reúne os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, divulgou neste sábado (6) uma nota em que repudia as afirmações do empresário Carlos Wizard, cotado para assumir um cargo estratégico no Ministério da Saúde. 

Wizard afirmou que o ministério vai revisar os dados de contaminados e mortos pelo novo coronavírus, com base em uma suspeita de que os estados estariam "inflando" os números. 

Na nota (leia a íntegra abaixo), os secretários estaduais classificam a acusação como uma "tentativa autoritária, insensível, desumana e anti-ética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19". 

Ainda de acordo com o Conass, ao levantar suspeita sobre os dados, Carlos Wizard revela "profunda ignorância sobre o tema" e "insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias". 

"Sua declaração grosseira, falaciosa, desprovida de qualquer senso ético, de humanidade e de respeito, merece nosso profundo desprezo, repúdio e asco. Não somos mercadores da morte. A vida é nosso valor maior, com ela não se negocia, relativiza ou transige", prossegue a nota.

EM AÇÃO CONJUNTA, TRÊS CIDADES DO RN ADOTAM MEDIDAS MAIS RÍGIDAS PARA CONTER AVANÇO DA COVID-19

Macau, na região da Costa Branca potiguar, proíbe circulação de pessoas entre os dias 8 e 21 de junho — Foto: Igor Jácome/G1

Os municípios de Guamaré, Macau e Pendências, que ficam na região Salineira e Vale do Açu do Rio Grande do Norte, em ação conjunta, decretaram a suspensão da circulação de pessoas entre os dias 8 e 21 de junho. A medida emergencial visa o isolamento social mais rígido e, com isso, conter o "avanço descontrolado da pandemia da Covid-19", conforme diz o decreto publicado neste sábado (6). 

A decisão pelo lockdown foi tomada após reunião entre os prefeitos das três cidades - Adriano Diógenes (Guamaré), Tulio Lemos (Macau) e Flaudivan Martins (Pendências). No período determinado pelo decreto, só poderá funcionar o comércio de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal. Os estabelecimentos abertos precisam adotar medidas de segurança (controle de acesso) e de isolamento, além de fornecer máscaras e álcool gel 70% para todos os funcionários e clientes. 

As atividades comerciais permitidas funcionarão das 8h às 17h, salvo aquelas da área da saúde. O serviço de delivery de alimentos, medicamentos, produtos médico-hospitalares e produtos de limpeza e higiene pessoal está liberado. 

O decreto aponta ainda que "fica vedada a saída e a entrada intermunicipal de pessoas no período estabelecido, por meio rodoviário ou hidroviário, no âmbito dos municípios de Guamaré, Macau e Pendências, exceto nos casos de desempenho de atividade ou serviço essencial ou para tratamento de saúde, devidamente comprovados". 

PREFEITURA DE NATAL OFICIALIZA USO DA IVERMECTINA E CLOROQUINA CONTRA COVID-19

Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) iniciou o uso de um antiparasitário no tratamento preventivo do novo coronavírus. A ivermectina já consta no novo protocolo médico do município, publicado nesta semana, e o remédio vai ser utilizado como uma medida de prevenção à Covid-19.

No documento da SMS Natal, assinado pelo secretário George Antunes, há também a possibilidade de administrar, nos tratamentos para a Covid, a cloroquina, hidroxicloroquina e a azitromicina, que podem ser aplicadas nos pacientes de forma associada. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), no seu protocolo, não recomendou o uso de nenhum desses medicamentos.

O protocolo da SMS Natal também autoriza o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina nos pacientes internados nas unidades de saúde da capital potiguar. A decisão de usar ou não será do médico. 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), não recomendou nenhum desses três medicamentos em seu mais recente protocolo, publicado no dia 28 de maio. 

Fonte: Tribuna do Norte

MINISTROS DO TSE DEFENDEM QUE CASO BOLSONARO SEJA JULGADO ATÉ DEZEMBRO


HORA DA VERDADE - Hamilton Mourão e Jair Bolsonaro: chapa está no banco dos réus por propagação de informações enganosas Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress - Valeria Gonçalvez/Estadão Conteúdo
Ladeado por três generais, Jair Bolsonaro acompanhou em silêncio os 14 minutos da sessão virtual que empossou o ministro Alexandre de Moraes como juiz efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A presença de Bolsonaro na solenidade de posse no TSE na terça-feira, 2, precedida por uma conversa reservada do próprio presidente com o ministro, foi pensada para selar o mais recente capítulo da tentativa de distensão entre o Executivo e o Poder Judiciário.
Alexandre de Moraes havia se tornado o pivô de uma crise entre o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) ao proferir, como ministro do STF, decisões consideradas afrontosas por militares e pelo governo, como uma liminar para barrar o indicado de Bolsonaro para a chefia da Polícia Federal e a ordem para fazer buscas e quebrar sigilos de apoiadores do presidente suspeitos de atuar em um esquema de propagação de ofensas e fake news contra autoridades.
O ministro tem nas mãos a sensível investigação que mira bolsonaristas e que, sigilosa, avança sobre empresários aliados do presidente. Uma decisão específica de Alexandre de Moraes acendeu o sinal de alerta no governo: a determinação de quebra de sigilo de empresários bolsonaristas englobando o período da campanha eleitoral de 2018.
Reservadamente, ministros do TSE disseram a VEJA que têm a intenção de julgar até dezembro os processos mais robustos contra a chapa formada por Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, que tratam do disparo em massa de mensagens e poderiam, em tese, configurar abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação. Ministros estimam que, no cenário provável de Alexandre de Moraes concordar em compartilhar as provas das investigações sobre fake news, os primeiros laudos técnicos e perícias sobre as suspeitas de financiamento ilegal de campanha, considerados cruciais para o andamento das ações de investigação eleitoral, estariam prontos no final de julho.

PM É PRESO EM NATAL SUSPEITO DE TRANSFORMAR CARRO PARTICULAR EM VIATURA PARA DESVIAR COMBUSTÍVEL; DIZ POLÍCIA CIVIL

Apenas em maio suspeito desviou cerca de 1 mil litros de gasolina, segundo a Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um policial militar do Rio Grande do Norte, de 52 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (5) em Natal suspeito de desviar o combustível de uso das viaturas oficiais para utilização no próprio carro. De acordo com o Departamento de Combate a Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR-L), que efetuou a prisão, apenas em maio o suspeito desviou cerca de 1 mil litros. 

Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram que o o policial militar estava desviando combustível há aproximadamente um ano. Ele utilizou três unidades veiculares para controle de abastecimento para fazer o desvio nesse período. Para efetuar o crime, ele transformou o próprio carro em uma viatura. 

Os policiais civis efetuaram a prisão nesta tarde e cumpriram três mandados de busca e apreensão. O suspeito deve responder pelo crime de peculato. Nas diligências, os policiais civis apreenderam o veículo que foi transformado e uma unidade de autorização de abastecimento das viaturas oficiais da PM. 

O policial militar suspeito foi encaminhado ao Quartel do Comando Geral da Polícia e está à disposição da Justiça. 

PM é preso em Natal suspeito de transformar carro particular em viatura para desviar combustível, diz Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

DO G1 RN

EX-SECRETÁRIO É PRESO EM SANTA CATARINA POR SUSPEITA DE FRAUDE NA COMPRA DE RESPIRADORES

Foto: Polícia Civil-SC/divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu na manhã deste sábado (6) o ex-secretário estadual da Casa Civil, Douglas Borba.
A prisão foi efetuada no âmbito da segunda fase da operação O2, que investiga suspeitas de fraudes na compra de ventiladores pulmonares pelo governo catarinense durante a pandemia do novo coronavírus.
A investigação é realizada por uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado e pela Polícia Civil.
A polícia também cumpriu outros cinco mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.
A operação apura as circunstâncias da compra, sem licitação e com pagamento adiantado de R$ 33 milhões, de 200 respiradores. Os equipamentos foram comprados de uma importadora, mas não foram entregues. O caso foi revelado em reportagem do The Intercept Brasil.

RN REGISTRA 9.449 CASOS DE CORONAVÍRUS, COM 18.841 SUSPEITOS E 410 MORTES; 23 ÓBITOS NAS ÚLTIMAS 24H


A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte neste sábado (6) com a divulgação dos dados em entrevista coletiva. Os números foram informados pelo secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli.
O número de casos confirmados chega a 9.449, enquanto eram 9.440 no boletim anterior. Foram registrados apenas 9 nas últimas 24h.
O total de vítimas do covid-19 no RN chega a 410, são 23 óbitos a mais que os registrados no último boletim. Oito óbitos ocorreram de fato nas últimas 24h, os demais foram registros confirmados através de exames, conforme informou o secretário adjunto.
São 18.841 casos suspeitos e 16.733 descartados. Há ainda 63 óbitos sob investigação.

CAIXA ABRE AGÊNCIA DE NOVA CRUZ E MAIS 14 NO RN NESTE SÁBADO (06) PARA PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL


A Caixa vai abrir, neste sábado (6), 15 agências no Rio Grande do Norte, das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial. A segunda parcela do benefício, que já havia sido antecipada para uso digital por meio do aplicativo, estará disponível para saque em espécie, de acordo com calendário, para aqueles que receberam a primeira parcela até 30 de abril. 

Os beneficiários nascidos nos meses compreendidos de janeiro a junho já contam com a possibilidade de saque em espécie. A partir deste sábado, será a vez dos nascidos em julho, que poderão sacar a segunda parcela nas máquinas de autoatendimento ou nas unidades lotéricas. 

Confira as agências que abrem neste sábado no RN: 

DATA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS SERÁ DECIDIDA ESTE MÊS

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE 
Roberto Jayme/ASCOM TSE
Na última quinta-feira (4), a Lei Complementar nº 135, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, completou 10 anos. A legislação é considerada um avanço na elaboração, por mobilização popular, e em seu conteúdo.
Ela impede a candidatura e até retira mandatos de pessoas condenadas por decisão transitada em julgado ou por órgãos colegiados da Justiça, seja por prática de crimes comuns, contra o erário público e até em disputas eleitorais.
A lei mudou a história do Brasil. “Ela simboliza a superação de um tempo em que era socialmente aceita a apropriação privada do Estado e, sobretudo, a naturalização do desvio do dinheiro público”, avalia o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também um dos onze ministros Supremo Tribunal Federal (STF).
Barroso estará à frente das eleições municipais de 2020, que deverão ter a data remarcada por decisão do Congresso Nacional por causa da pandemia de Covid-19. A seguir a entrevista do ministro concedida à Agência Brasil.

AOS 61 ANOS E NATURAL DE SANTO ANTÔNIO, MORRE O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE MACAÍBA

Gelson Lima nasceu em Santo Antônio do Salto da Onça, no Agreste potiguar 

Reprodução/Internet



O presidente da Câmara de Vereadores de Macaíba, Gelson Lima, morreu na madrugada deste sábado (6) em sua residência, na região Metropolitana de Natal. Segundo a assessoria da Câmara, a suspeita é de que Gelson tenha sofrido um infarto fulminante, mas o diagnóstico da morte ainda não foi confirmado.
Gelson estava em seu terceiro mandato na Câmara de Vereadores de Macaíba, pelo PSB. Ele tinha 61 anos e nasceu em Santo Antônio do Salto da Onça, no Agreste potiguar. 
O corpo de Gelson foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba e aguarda liberação. Ainda não há informações sobre o enterro.

JUSTIÇA DE SÃO PAULO SOLTOU 3.800 CRIMINOSOS POR CAUSA DO COVID-19, 120 JÁ FORAM PRESOS NOVAMENTE COMETENDO CRIMES

A Justiça de São Paulo já soltou até agora 3.799 criminosos a pretexto de covid-19, dos quais 120 foram presos novamente porque voltaram a crimes e sete foram novamente soltos. E ninguém faz nada contra isso.
Otávio, ouvinte de Guarulhos do programa “Bastidores do Poder”, da Rádio Bandeirantes, resumiu bem: “O mesmo Estado que não protegeu o cidadão agora protege o bandido. Não sei onde está Justiça nisso”.

CLÁUDIO HUMBERTO

SEIS MIL PESSOAS DEMITIDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA NO RN


Com o isolamento social e a abertura autorizada por decretos apenas de estabelecimentos considerados essenciais, 46 mil empresas do comércio varejista deixaram de faturar perto de R$ 160 milhões. A informação é do presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. Segundo a entidade, dos 51 mil empregos com carteira assinada que essas empresas geravam, 6 mil deixaram de existir. Isso equivale a mais de 65% do total de demissões no Estado ao longo da pandemia.
Segundo o dirigente, outros 83 mil empregos foram impactados pela MP nº 936/2020 (que permite a redução de salários e a suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia). Isto equivale a 16% do total de empregos formais (586 mil profissionais) gerados pelo setor privado no Rio Grande do Norte.
TN