Páginas

sábado, 1 de agosto de 2020

QUATRO CORPOS COM MARCAS DE TIROS SÃO ENCONTRADOS EM MEIO A DUNAS EM MARACAJAÚ

Local onde os corpos foram encontrados é de difícil acesso — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Quatro corpos com marcas de tiros foram encontrados na manhã deste sábado (1º) em uma área de dunas e lagoas de Maracajaú, no litoral norte do RN. As vítimas são três homens e uma mulher. Um dos corpos estava dentro d’água.

O delegado Jorge Lobo, que esteve no local, disse em entrevista à Inter TV Cabugi que os quatro foram mortos em um confronto com a Polícia Militar. “Houve um confronto entre a Polícia Militar e esse grupo. Esse grupo, então, uma parte se evadiu para o meio do mato e morreram quatro”, afirmou.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que nem o Comando de Policiamento Metropolitano nem do Interior registraram operação envolvendo troca de tiros nesta noite e madrugada em Maracajaú.

CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTRA 1.088 ÓBITOS E 45.392 CASOS NAS ÚLTIMAS 24H, TOTAL DE MORTES CHEGA A 93.563 E INFECTADOS SÃO 2.707.877

Foto: Sergio Lima/Poder360

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (1º):

– Registro de 1.088 óbitos nas últimas 24h, totalizando 93.563 mortes;

– Foram 45.392 novos casos de coronavírus registrados, no total 2.707.877 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 1.865.729, são mais 21.678 pacientes curados em relação ao boletim de ontem. Outros 748.585 pacientes estão em acompanhamento.

COM 120 MIL CLIENTES INADIMPLENTES, COSERN RETOMA CORTES DE ENERGIA NA SEGUNDA ( 3 )



Reprodução

Os cortes no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento voltarão a ser realizados a partir desta segunda-feira (3) em todo o Rio Grande do Norte, após um período de suspensão por conta da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo a Cosern, 120 mil clientes, somando pessoas físicas e jurídicas, em todo o Estado, podem ter o serviço suspenso por inadimplência. A companhia possui 1,47 milhão de clientes no território potiguar.

A empresa reforça que os clientes serão previamente reavisados da existência do débito e terão a oportunidade de quitar a dívida, com condições especiais de pagamento. “O corte de energia é sempre o último recurso utilizado pela empresa. Antes, são adotadas todas as medidas administrativas para a quitação da dívida. Para evitar uma medida drástica, a empresa está disponibilizando condições diferenciadas aos nossos clientes nesse momento de dificuldade”, disse Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da Cosern.

Desde maio, a concessionária lançou um Portal de Negociação (www.cosern.com.br) para pagamentos e parcelamento de débitos para clientes residenciais com mais de duas contas de energia em aberto. O portal é mais uma iniciativa da distribuidora para minimizar o impacto econômico provocado pela pandemia da Covid-19 no orçamento doméstico dos potiguares.

PANDEMIA IMPACTA VIDA DE PESSOAS COM DIABETES NO BRASIL, DIZ PESQUISA


Assim que foi decretada a quarentena em São Paulo, o aposentado de 87 anos Antonio Fernandez foi passar o período de isolamento com a filha no interior de Minas Gerais. O isolamento está protegendo o ex-comerciante da pandemia do coronavírus, mas alterou sua diabetes tipo 2, revelou a filha dele.

“[Ele] acabou comendo mais carboidratos, como o pão do churrasco. Ele saiu da rotina. É como se estivesse em férias, cada dia dá vontade de comer uma coisa. Acho que essa memória afetiva de estar juntos, faz com que a gente queria sempre comer uma coisa que faz relembrar o que a gente comia antes. Acho que isso deve ter atrapalhado”, diz a professora Angela Campos, filha de Antonio.

O próprio aposentado admite que está comendo mais e sem regras. “Antes eu fazia a minha comida, comia o que queria, agora é diferente. Essa quarentena atrapalhou meus hábitos alimentares”, diz o aposentado, que é espanhol e segue a dieta mediterrânea, rica em peixes e frutos do mar, frutas e legumes.

HAMILTON VAI LARGAR NA POLE NO GP DA INGLATERRA



O inglês Lewis Hamilton mostrou dentro de casa, em Silverstone, porque caminha para o sétimo título da Fórmula 1. Na última volta para a classificação da corrida deste domingo, o hexacampeão bateu o recorde da pista e chegou a pole position de número 91 na carreira.

O GP da Inglaterra é amanhã (2), às 10h (horário de Brasília). Atrás de Hamilton, líder do campeonato, vai largar o colega de equipe, Valterri Botas. Depois da dupla da Mercedes, vem o holandês Max Verstappen com a RBR e, na quarta colocação, a Ferrari de Charles Lecrec.

APÓS TESTES, RÚSSIA DIZ QUE APLICARÁ VACINA CONTRA COVID-19 EM OUTUBRO


Os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa Epidemiológica e Microbiológica da Rússia (Gamalei) foram concluídos, e já foi iniciada a etapa de registro, segundo informações divulgadas neste sábado (1º) pelo ministro da Saúde do país, Mikhail Murashko.

“A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo centro Gamalei concluiu os ensaios clínicos e agora os documentos para o seu registro estão sendo preparados”, declarou Murashko, citado pela agência de notícias local TASS.

Segundo o ministro, médicos e professores serão os primeiros a receberem a vacina, e espera-se que ela seja distribuída para diversas regiões da Rússia a partir do próximo dia 10.

“Estamos planejando que a campanha de vacinação mais extensa, que será gradualmente acrescentada ao novo sistema de cuidados, começará em outubro”, afirmou.

PROS E PT DE SANTO ANTÔNIO SELAM UNIÃO, E AS PRÉ-CANDIDATURAS DE ELIAS ALVES A PREFEITO E DÁRIO VICE SE FORTALECEM


Agora é pra valer ! Após conversas para acertar os ponteiros, nesta sexta-feira ( 31) o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Santo Antônio, selaram a união para caminharem juntos nas eleições de 2020. Com a união, as pré-candidaturas a prefeito de Elias Alves e Vice-prefeito de Dário, se fortalecem.

Os dois Partidos são aliados no plano estadual, onde as duas maiores lideranças das agremiações partidárias foram eleitas em 2018, a senadora Zenaide Maia e a Governadora Fátima Bezerra.

Os integrantes dos dois partidos caminham juntos também  desde as eleições passada de governo, onde estiveram no mesmo palanque em Santo Antônio. Agora, o PROS e o PT irão caminhar unidos em 2020 para formarem a chapa majoritária na terra da Onça, com as pré-candidaturas de Elias Alves a prefeito pelo PROS, e a pré-candidatura a vice-prefeito do atual vereador Dário do Sindicato.

"A UNIÃO do PROS e do PT dá a chance ao  povo de Santo Antônio poder escolher uma chapa de pré-candidaturas  diferente das que estão postas aí. Pois uma representa a continuação do atraso e do descaso, e a outra traria de volta o modelo de gestão que todos nós já conhecemos", disse Elias Alves.

"A minha  pré-candidatura a prefeito e a de Vice-prefeito do companheiro Dário do Sindicato, surge em momento em que a população necessita de algo novo em forma de administração, para que possamos sair da mesmice das últimas gestões em nossa cidade. Temos certeza que se chegarmos a objetivo, teremos apoio para ajudar Santo Antônio a se desenvolver da governadora Fátima Bezerra e da Senadora Zenaide Maia", declarou o pré-candidato a prefeito Elias Alves.

REGISTROS DE ROUBOS E FURTOS CAEM 29% NO RIO GRANDE DO NORTE

Ação das forças de segurança levou a redução de 45,7% no número de furtos e de 20,4% no quantitativo de roubos Reprodução

Mesmo diante do período de pandemia do novo coronavírus, as forças de segurança do Rio Grande do Norte seguiram empenhadas no combate à criminalidade do Estado. O resultado é a queda nos índices dos crimes violentos contra o patrimônio (roubos, furtos, receptação e extorsão), que alcançou o percentual de 29,3%, nos seis primeiros meses de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019, passando de 20.061 para 14.182.

Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Os furtos tiveram uma queda bastante representativa, de 45,7%, enquanto os roubos, de 20,4%. Os ataques contra instituições financeiras apresentaram a maior redução, 51,7%, saindo de 29 para 14 casos, sendo que, desse total, apenas cinco foram consumados. Os assaltos a ônibus apresentaram queda 47,4% (de 232 para 122), enquanto os furtos e roubos de veículos reduziram em 1,22%.

GÁS NATURAL CANALIZADO FICA MAIS BARATO A PARTIR DESTE SÁBADO ( 1º ) NO RN


Os usuários do gás natural canalizado no Rio Grande do Norte vão pagar mais barato pelo combustível a partir deste sábado, 1°. A redução da tarifa foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Arsep/RN) e publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

A diminuição vale para todos os segmentos de atuação da Companhia Potiguar de Gás, chegando a 17,86% para as indústrias e R$ 0,30 no metro cúbico do Gás Natural Veicular (GNV).

A Potigás repassa integralmente aos usuários a redução do custo da molécula, que acompanha a queda nos preços do petróleo. “Nosso maior compromisso é com a prestação de um serviço de qualidade e com um preço justo para os nossos clientes.

Somente dessa forma, podemos impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do Rio Grande do Norte, através de uma indústria forte e competitiva”, esclarece Larissa Dantas, diretora presidente da Potigás.

PT DEFINE SENADOR JEAN PAUL PRATES COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE NATAL

Foto: reprodução

O diretório municipal do PT definiu neste sábado (1) que o senador da República Jean Paul Prates será o pré-candidato a prefeito de Natal da sigla. Ele disputou o posto com o infectologista Alexandre Motta, preferido das bases.

Prates venceu por 28 a 10. Apenas a corrente Articulação de Esquerda (AE), liderada no Estado pela deputada federal Natália Bonavides, apoiou Motta, único dos dois que já disputou uma eleição. Prates será testado pela primeira vez. A indicação dele foi apresentada pela direção do Partido

O infectologista Alexandre Motta foi candidato ao Senado em 2018, quando obteve 242.465 votos, ficando na 6º colocação. Já Jean Paul herdou a vaga no Senado com a vitória de Fátima Bezerra para o Governo do Rio Grande do Norte. Ele era o primeiro suplente da ex-senadora.

GOVERNADORA DEMITE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DENUNCIADO POR FRAUDE NO IPERN


A governadora Fátima Bezerra demitiu, em publicação feita na edição desta sexta-feira (31/07) do Diário Oficial do Estado, o delegado de polícia civil Olavo Dantas de Medeiros Junior, acusado de envolvimento em um esquema de fraudes no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (Ipern), que resultou na operação Prata da Morte, em 2015. Ao todo, nove pessoas foram indiciadas no inquérito.

R E S O L V E demitir, por prática de transgressões disciplinares de natureza grave e prática de ato tipificado como improbidade administrativa, o servidor OLAVO DANTAS DE MEDEIRO JÚNIOR, matrícula nº 170.520-2, ocupante do cargo de Delegado de Polícia Civil, do Quadro Geral de Pessoal do Estado – Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), nos termos do art. 195, inciso I, da Lei Complementar nº 122, de 30 de junho de 1994, art. 186, incisos XIX e XX da Lei Complementar nº 270, de 13 de fevereiro de 2004, e arts. 11 e 192, inciso III, da Lei nº 8.429/92″, diz a publicação feita no DOE.

RN CONTABILIZA 51.557 CASOS DE CORONAVÍRUS E REGISTRA E REGISTRA 1.879 MORTES


Foto: Yanka Romão/Arte Metrópoles

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte neste sábado (1º). Os casos confirmados chegam a 51.557. Nessa sexta-feira(31) eram 50.416.

O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1.879, sendo 04 confirmadas nas últimas 24 horas e outras 98 com resultados de exames laboratoriais ao decorrer dos dias. Em investigação estão mais 219 óbitos.

Os casos suspeitos somam 62.855, descartados(81.636) e pacientes recuperados são 22.901.

PARCERIAS GARANTEM REABERTURA DO "CENTRO CIRÚRGICO" DO HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO


Na tarde desta sexta feira (31/07), o Diretor do Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, Geraldo Neto, funcionários e convidados realizaram a Reabertura do Centro Cirúrgico, garantindo cirurgias para Santo Antônio e cidades da região pactuadas, a partir de Agosto do ano em curso.

Estiveram presentes a Gerente da I USARP Maria da Guia, o Prefeito de Jundiá José Arnor, os Secretários de Saúde das seguintes cidades: Brejinho, Espírito Santo, Jundiá, Lagoa de Pedras, Monte Alegre, Nova Cruz, Passagem, Santo Antônio, Serrinha, Vera Cruz e Várzea.


Vale salientar que esta conquista é fruto do empenho do Diretor Geraldo Neto, Profissionais do Hospital Regional e a contribuição dos Municípios e Secretários de Saúde da região.

Esperamos que a população que tanto necessita seja cada vez mais acolhida e beneficiada.


Essa parceria (Direção, Funcionários, Prefeitos e Secretários) vem dando grandes resultados para a I Região de Saúde.

Confiamos que a nossa região Agreste terá grandes avanços nos próximos meses.


GOVERNO AUTORIZA E REGULAMENTA A VOLTA DAS VAQUEJADAS NO RN

Foto: reprodução

Através da Portaria Conjunta nº 016, o Governo do Estado autorizou e regulamentou a volta das vaquejadas no Rio Grande do Norte.

Para o retorno da atividade, o Governo levou em consideração o Plano de Retomada apresentado pela

Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte (ASSOVARN), com sugestão de medidas sanitárias e de distanciamento social para possibilitar o retorno seguro das atividades do segmento.

“Com essa autorização, devolvemos o direito ao trabalho e a dignidade de inúmeros profissionais que vivem e trabalham por causa desse esporte”, comemora o Presidente ASSOVARN, Felipe Cortez

A Portaria lista uma série de protocolos específicos em relação à atividade que deverão ser cumpridos. Entre eles estão o uso obrigatório de máscaras e a proibição de acesso ao público.

veja abaixo os protocolos específicos a serem seguidos pelos organizadores e participantes:

GOVERNO DO RN DEFINE DIRETRIZES PARA RETOMADA DO TRABALHO PRESENCIAL DE SERVIDORES A PARTIR DO DIA 3 DE AGOSTO


Foto: Bruno Vital/G1

O Governo do Estado definiu que a partir do dia 3 de agosto ocupantes de cargos ou funções comissionadas devem apresentar-se para jornada presencial, objetivando o planejamento da ampliação do trabalho presencial.

Segundo o Decreto Nº 29.886, a retomada da jornada de trabalho presencial será baseada em três critérios:

– Definição dos serviços essenciais que necessitam do trabalho presencial;

– mapeamento e identificação dos servidores públicos e demais colaboradores com comorbidades ou que integrem grupo de risco da COVID-19; e

CAIXA LIBERA SAQUE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL A 7,4 MILHÕES NESTE SÁBADO ( 1 ); VEJA CALENDÁRIO



A Caixa libera neste sábado (1º) o saque em dinheiro de novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 para nascidos em fevereiro e março. São 7,4 milhões de beneficiários que poderão sacar em dinheiro a primeira, segunda, terceira ou quarta parcelas do auxílio.

Por isso, 717 agências da Caixa estarão abertas das 8h às 12h, mas os resgates também podem ser feitos nos caixas eletrônicos e lotéricas, utilizando o código que deve ser gerado no aplicativo Caixa Tem. Também será possível resgatar o valor por meio de transferências para outras contas.

Para realizar o saque, é preciso fazer o login no app, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o beneficiário deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO COMEÇA NESTA SEGUNDA (3) NO RN


A partir dessa segunda-feira (3) até 31 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), realizará a Campanha de Vacinação contra o Sarampo no Rio Grande do Norte. O objetivo é imunizar as pessoas de 20 a 49 anos contra a doença que voltou a circular no Brasil.

No Rio Grande do Norte, cerca de um milhão e meio de pessoas se encontram nessa faixa etária. A meta é vacinar 95% desse público. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Katiucia Roseli, “a vacinação é a principal forma de proteger a população contra o sarampo, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus, reduzindo a incidência e gravidade da doença nesse público-alvo”.

Para atingir essa meta, é necessário que todos os serviços de saúde das redes estadual e municipais estejam mobilizados para vacinação. Nesse sentido, as equipes de saúde devem implementar estratégias diferenciadas de imunização, para facilitar o acesso da população nos lugares mais prováveis.

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA SINTOMAS DE NOVA SÍNDROME INFLAMATÓRIA PEDIÁTRICA NO RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) investiga se uma inflamação que afeta crianças e adolescentes pode estar ligada ao novo coronavírus. Nesta sexta-feira, 31, a subcoordenadora de Vigilância em Saúde da pasta, Alessandra Lucchesi, fez um alerta baseado em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para famílias ficarem atentas a sintomas inflamatórios, como febre constante, em crianças e adolescentes até 19 anos. A inflamação se chama Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica e já foi registrada em pelo menos dez crianças no Rio Grande do Norte.

A Síndrome pode ser uma das complicações da covid-19. A princípio, os sintomas mais comuns são febre alta persistente e, em alguns casos, problemas cardíacos. Entretanto, a Sesap/RN ainda investiga se os casos tem relação com a SARS-COV-2 (nome científico dado ao novo coronavírus). “A covid-19 é muito nova, então ainda estamos aprendendo bastante com o desenrolar dessa pandemia e a evolução clínica dessa doença. A partir disso, há uma preocupação tanto do Governo Federal quanto do Governo do Estado para investigação pós-Covid”, afirmou Lucchesi em coletiva de imprensa.

Esse tipo de inflamação já existe e pode ser causada por outras doenças virais. No entanto, o que a Sesap/RN investiga agora é se o novo coronavírus também pode causar a complicação. A orientação é para as famílias observarem o surgimento de possíveis sintomas em crianças e adolescentes que tiveram contato com infectados pelo novo coronavírus nos últimos 60 dias. Em paralelo, a Sesap/RN realiza uma investigação em retrospecto para identificar quais pacientes de 0 a 19 anos atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentaram a síndrome para verificar se elas foram diagnosticadas com a covid-19.

A recomendação para famílias que tenham crianças que apresentem febre alta por pelo menos três dias seguidos é levá-las o mais rápido possível para uma unidade de saúde e descrever se a criança teve contato com pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus ou se ela mesma já tem um diagnóstico confirmatório para a covid-19.


Para continuar lendo clique aqui: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/sesap-rn-alerta-para-sintomas-de-nova-sa-ndrome-inflamata-ria-pedia-trica/486212


TRIBUNA DO NORTE

sexta-feira, 31 de julho de 2020

SISTEMA PRISIONAL DO RN TEM QUEDA ACENTUADA NOS CASOS DE COVID-19


O Comitê de Crise do Covid-19 da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) registrou queda significativa no número de pessoas privadas de liberdade e servidores infectados com o novo coronavírus. Boletim dessa quinta-feira, dia 30, aponta 5 servidores e 11 internos como casos confirmados, o menor número desde maio. O gráfico aponta queda desde o dia 20 de julho. O sistema prisional, com 10 mil internos, não registrou óbitos relacionados a pandemia.

Esta semana, segundo a Seap, a Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, e a Cadeia Pública de Mossoró zeraram os casos entre os internos. Em Caicó, a unidade prisional chegou a ter 75 internos testados positivo. Os dados apontam ainda 174 policiais penais e 232 internos curados.

Segundo a Seap, a infecção tem um “delay” em relação aos casos registrados na sociedade em geral, portando, a queda nos registros já era aguardada. As unidades prisionais estão isoladas desde o dia 13 de março, sem visitas de familiares e pessoas externas. Para o secretário Pedro Florêncio Filho, a Seap tomou todos os cuidados para isolar casos suspeitos, isolar grupos de risco e retirar do sistema os presos que se enquadram na Recomendação 062 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Pedro Florêncio destaca que a Seap manterá todos os protocolos. Os presídios são desinfectados diariamente com alvejantes e saneantes; policiais penais, internos e usuários utilizam equipamentos de proteção individual e tem álcool em gel à disposição; o horário do banho de sol dos apenados foi prolongado; colchões são expostos diariamente ao sol; além da instalação de pias em ambientes de uso comum. Os novos internos passam por exames das unidades de saúde e ficam em quarentena. Todos os cuidados foram adotados seguindo os protocolos elaborados pelo Comitê criado para o combate ao novo coronavírus.

Os cuidados protegeram a população carcerária ao ponto de, em algumas unidades, o vírus não ter chegado aos internos. Isso ocorreu na Penitenciária João Chaves Masculino e Feminino, a Cadeia Pública de Natal, o Centro de Detenção Provisória de Apodi, a Cadeia de Nova Cruz, o Complexo Regional de Pau dos Ferros e a Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento. A maior unidade prisional do RN, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, com 1.700 presos, não tem atualmente presos infectados.

CAIXA ABRE 16 AGÊNCIAS DO RN PARA ATENDER BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL NESTA SÁBADO (1º) ; VEJA LISTA



Dezesseis agências da Caixa no Rio Grande do Norte vão abrir neste sábado (1º) para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial. O funcionamento será das 8h às 12h. Nascidos em fevereiro e março poderão realizar o saque em espécie do benefício.

Em Natal e região metropolitana abrem as agências Ribeira, Potiguar (Rua João Pessoa), Potengi (Avenida João Medeiros), Ceará-Mirim, Goianinha, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu. Abrirão ainda no interior do estado as agências Mossoró, Assú, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros, Currais Novos e Santa Cruz.

A Caixa informa que não é preciso madrugar nas filas à espera de atendimento. Avisa também que todas as pessoas que comparecerem às agências que abrirão neste sábado (1º) serão atendidas no mesmo dia.

Em todo o país, 717 agências estarão abertas. De acordo com a Caixa, a partir deste sábado, 7,4 milhões de beneficiários nascidos em fevereiro e março poderão sacar o benefício nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, além de transferir valores para contas da Caixa ou de outros bancos, de acordo com o Ciclo 1 do calendário de pagamentos (veja abaixo).


Calendário do auxílio emergencial do Governo Federal — Foto: Ascom/CAIXA

MAIS 5,7 MILHÕES RECEBEM NOVAS PARCELAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL NESTA SEXTA (31)



Mais 5,7 milhões de beneficiários recebem novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 nesta sexta-feira (31). A Caixa vai creditar na conta poupança digital a primeira, segunda, terceira e quarta parcelas para 3,8 milhões nascidos em abril, que fazem parte do ciclo 1 do novo calendário. Outro 1,9 milhão do Bolsa Família, com o NIS final 0, receberá o auxílio, finalizando o pagamento da quarta parcela para esse grupo. 

Neste sábado (1º), mais de 700 agências da Caixa vão abrir em todo o país, das 8h às 12h, para a liberação do saque em dinheiro a 7,4 milhões nascidos em fevereiro e março. 

O auxílio primeiro é depositado na conta poupança digital, em que o beneficiário pode movimentar para pagamento de boletos, conta de água, luz e telefone, além de fazer compras, por meio do aplicativo Caixa Tem. O resgate em dinheiro e transferência só são liberados no calendário de saque.

RETORNO DE AULAS PRESENCIAIS NÃO DEVE ACONTECER ATÉ O FIM DE AGOSTO NO RN



O Comitê Setorial da Educação do Governo do RN está elaborando três áreas de protocolos para quando for possível retomar as aulas presenciais na rede pública de ensino. O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Getúlio Marques, disse nesta quinta-feira, 31, que os protocolos são para as áreas pedagógica, normativa e de biossegurança.

"As aulas não foram suspensas, estão acontecendo por meios eletrônicos e via material impresso enviado para as comunidades rurais. O ano está comprometido, mas não perdido. Estamos fazendo todos os esforços para que não se perca o ano letivo de 2020", afirmou o secretário na entrevista coletiva para atualização de dados e prestação de contas das ações da gestão estadual no enfrentamento à Covid-19.

Getúlio Marques informou que a Secretaria Estadual de Educação está trabalhando com ciclos e no retorno a atividades presenciais fará avaliações de nível de cada aluno, um trabalho de nivelamento e demais análises para assegurar a regularidade dos conteúdos.

PETROBRAS REDUZ EM 4% PREÇO DA GASOLINA NAS REFINARIAS NESTA SEXTA



A Petrobras anunciou que a gasolina terá uma redução de 4%, a partir de amanhã (31), nas distribuidoras. De acordo com a companhia, “com a redução de 4% (ou R$ -0,07 por litro), o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passou a ser de R$ 1,65 por litro". No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%.

A companhia informou  também que o preço do diesel (S10 e S500) não sofrerá alteração no preço nas distribuidoras.  O diesel, no acumulado do ano, teve uma redução do preço de 21,5%.

O último reajuste da Petrobras ocorreu no dia 17 de julho, quando a empresa aumentou em 6%, na média, o preço do litro do diesel e da gasolina em 4%.

STF SUSPENDE LEI DO RN QUE INTERROMPIA PAGAMENTO DE CONSIGNADOS POR SERVIDORES


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, deferiu medida cautelar em duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 6484 e 6495) para suspender a eficácia de leis estaduais do Rio Grande no Norte (RN) e do Rio de Janeiro (RJ) que interromperam o pagamento de contratos de crédito consignado em decorrência da pandemia da Covid-19. Segundo o ministro, as normas, a pretexto de estabelecer medida de contrapartida social em razão do isolamento social experimentado pelos servidores públicos, adentraram em matéria de Direito Civil, de competência privativa da União. As decisões cautelares serão submetidas ao referendo do Plenário.

As duas ADIs foram ajuizadas pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif). Na ADI 6484, da relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, o objeto é a Lei estadual 10.733/2020 do Rio Grande do Norte, que suspendeu por até 180 dias a cobrança das consignações voluntárias contratadas pelos servidores públicos estaduais com instituições financeiras não cooperativas. Já a ADI 6495, da relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, contesta a Lei estadual 8.842/2020 do Rio de Janeiro, que autorizou o Poder Executivo a suspender pelo prazo de 120 dias os descontos das mensalidades dos empréstimos celebrados e de empréstimos consignados.

Toffoli observou que tanto a lei do RN, ao determinar a transferência das parcelas em aberto para o final dos contratos sem a incidência de juros e multa, quanto a norma do RJ, quando pretendeu incrementar a circulação de renda em âmbito estadual para estimular o crescimento da economia fluminense, se projetam sobre campo de incidência temático reservado à União, o que implica rearranjo da política de crédito (artigo 22, inciso VII, da Constituição Federal).

quinta-feira, 30 de julho de 2020

JUSTIÇA ACATA DENÚNCIA CONTRA EX-GOVERNADOR ROBINSON FARIA POR OBSTRUÇÃO DE INVESTIGAÇÃO

Ex-governador do RN Robinson Faria virou réu em ação por obstrução de investigações — Foto: Canindé Soares

A 6ª Vara Criminal de Natal acatou denúncia contra o ex-governador do RN Robinson Faria por obstrução de investigações pertinentes à operação Dama de Espadas, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em 2015.

Além de Robinson, outros dois então servidores da AL também foram denunciados. Os três foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em setembro de 2017 , porque à época, Robinson Faria tinha foro privilegiado por ser governador do Estado. Mas a denúncia não foi apreciada pelo STJ e em fevereiro de 2019 foi enviada para a 6ª Vara Criminal de Natal.

O G1 entrou em contato com a assessoria do ex-governador e aguarda posicionamento.

ENXAME DE ABELHAS INVADE CABINE, MOTORISTA PERDE CONTROLE E MOTORISTA VIRA CAMINHÃO NA BR-304 NO RN

Motorista perdeu controle de caminhão após enxame de abelhas invadir cabine, segundo a PRF. Caso acontece na BR-304, no RN — Foto: PRF/Divulgação

Um enxame de abelhas invadiu a cabine de um caminhão e provocou um acidente na BR-304, próximo ao município de Lajes, na região central do Rio Grande do Norte, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (30). Ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo com as informações da PRF, com a invasão das abelhas no caminhão, o motorista perdeu controle do veículo e acabou virando na estrada. A carga levada pelo caminhão articulado não foi informada.

No início da tarde desta quinta-feira (30), o veículo já havia sido tirado da pista e colocado no acostamento.

RN CONTABILIZA 49.667 CASOS DE COVID-19 COM 1.750 MORTES

Reprodução

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira(29). Os casos confirmados chegam a 49.667. Nessa quarta-feira (28) eram 49.051.

O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1.750, sendo 07 confirmadas nas últimas 24 horas. Em investigação estão mais 185 óbitos. Os casos suspeitos somam 61.800

quarta-feira, 29 de julho de 2020

CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTRA 1.595 ÓBITOS E 69 MIL NOVOS CASOS NAS ÚLTIMAS 24H, TOTAL DE MORTES CHEGA A 90 MIL E INFECTADOS CHEGA A 2,5 MILHÕES


Foto: Shutterstock

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (29):

– Registro de 1.595 óbitos nas últimas 24h, totalizando 90.134 mortes;

– Foram 69.074 novos casos de coronavírus registrados, no total 2.552.265 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 1.787.419, são mais 65.859 pacientes curados em relação ao boletim de ontem. Outros 657.712 pacientes estão em acompanhamento.

O recorde anterior de mortes era do dia 4 de junho, quando foram confirmadas 1.474 vítimas fatais da doença. Em relação aos casos, a marca mais alta era do dia 22 deste mês, quando foram confirmados 67.860 diagnósticos do novo coronavírus.

Com informações da CNN Brasil

BANCO CENTRAL LANÇARÁ CÉDULA DE R$ 200; VEJA QUE ANIMAL ESTAMPARÁ A NOTA


O Banco Central anunciou hoje o lançamento da cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará. A nova nota deve entrar em circulação a partir do final de agosto. A previsão do BC é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200 neste ano.

A imagem de como será a nova cédula ainda não foi divulgada pelo Banco Central, que afirmou que ela ainda está em "fase final de testes".

Com informações de UOL

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN PRORROGA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS ATÉ 15 DE AGOSTO

Foto: Divulgação/ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prorrogou a suspensão de todas as atividades presenciais do Poder Legislativo até o dia 15 de agosto. Com a decisão, os deputados seguem trabalhando remotamente por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (29).

As atividades legislativas e administrativas na Casa estão suspensas desde 18 de março para evitar o contágio pela Covid-19. De acordo com o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB), a prorrogação do ato da Mesa não trará prejuízos aos trabalhos da Assembleia. “Todas as reuniões estão funcionando de forma remota, através do teletrabalho e sessões por videoconferência”, frisou.

A prorrogação leva em consideração a manutenção do estado de calamidade pública declarada pelo Decreto Estadual nº 29.534, de 20 de março de 2020 e preza pela saúde e vida dos parlamentares, servidores e da sociedade em geral, visto que o prédio da Assembleia Legislativa é fechado e funciona com ar-condicionado central, o que pode facilitar a transmissão de doenças contagiosas.


ALRN

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO "MÃOS NEGRA" EM PASSA E FICA E NOVA CRUZ


PC/ASSECOM

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (29), com apoio da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), a Operação “Mão Negra”. Ao longo de investigações, que visam elucidar a prática de crimes de homicídios que ocorreram recentemente no local, uma Força-Tarefa, comandada pela DEICOR, foi instaurada no município de Passa e Fica para uma melhor produtividade investigativa. 

A Operação “Mãos Negras”, realizada nas cidades de Nova Cruz e Passa e Fica, resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, na prisão em flagrante delito de cinco suspeitos, além da apreensão de sete armas de fogo (revólver, pistolas e espingardas), dezenas de munições, vários coletes balísticos, rádios comunicadores na frequência da Polícia Militar (PM) local e aparelhos celulares. O objetivo foi desarticular uma suposta milícia armada privada.

Após várias denúncias anônimas, informando que nos municípios de Nova Cruz e Passa e Fica havia um grupo clandestino de seguranças patrimoniais que estavam praticando vários crimes, entre eles: extorsão, homicídios mediante pagamento e até roubos a mão armada, os policiais civis da equipe da DEICOR deram início ao trabalho investigativo. Durante às investigações, constatou-se que realmente existia uma espécie de "polícia paralela", que circulava portando armas ostensivamente, vestindo coletes e usando rádios comunicadores. 

JFRN LANÇA PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE QUATRO CURSOS



           
A Justiça Federal no Rio Grande do Norte lançou mais um processo seletivo para estagiário. Para formação de cadastro DE reserva serão selecionados estudantes dos cursos de  Design, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Tecnologia da Informação e Comunicação (Especialidade Desenvolvimento, Business Intelligence e Gestão de Projetos e Especialidade Infraestrutura, DevOps e Segurança da Informação).
           
 As inscrições serão feitas no período de 3 a 7 de agosto, exclusivamente pelo site www.jfrn.jus.br .    
           
 Toda a seleção acontecerá de forma online. O processo será integrado por três etapas, realizado por meio remoto em plataforma virtual. A primeira fase, com prova de múltipla escolha, é eliminatória e classificatória. A segunda etapa, com prova de estudo de caso ou atividade prática, e a terceira, com entrevista coletiva e análise de perfil comportamental, serão classificatórias.           
        
 Os convocados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 845,00 e ainda auxílio transporte e terão seguro de acidentes pessoais. Para assumir o estágio o estudante precisa estar matriculado a partir do 3º período para os cursos de Design, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção e a partir do segundo período para o curso de Tecnologia da Informação e Comunicação.

DEPUTADO GALENO COBRA PAGAMENTO DO PROGRAMA DO LEITE AO GOVERNO DO RN



O deputado Galeno Torquato (PSD) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, direcionado ao Governo do Estado, à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE) e à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), solicitando a regularização no pagamento do Programa do Leite, como também o aumento do valor pago pelo governo.



“Esse pagamento é feito por quinzena e já faz mais de cinco quinzenas que não é feito esse pagamento. Muitos deles estão quebrando. Dos 26 laticínios, apenas 13 estão entregando o produto. Em relação ao valor, o preço do produto no mercado é de R$1,5 e o governo paga apenas R$ 1,38. Isso está provocando a quebra dos pecuaristas do RN”, justificou.

FÁTIMA VAI PRORROGAR SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS DA REDE ESTADUAL


A governadora Fátima Bezerra (PT) disse em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (29) que vai prorrogar a suspensão de aulas presenciais da rede estadual, frente ao atual cenário da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Norte. Segundo ela, a educação é um segmento que representa 30% dos potiguares e que o retorno das atividades pode colocar a população em risco. Um decreto estadual de 30 de junho fixa o dia 17 de agosto como data de uma possível retomada.

“A pandemia não foi vencida. São necessárias medidas de isolamento social e higiene. Nesse contexto, nós achamos que é prudente prorrogar a suspensão das aulas presenciais. A sinalização já aponta claramente que essa data do dia 17 não será mantida”, disse.

No sábado (25), a governadora já havia sinalizado sobre a prorrogação, quando publicou nas redes sociais que o retorno às atividades presenciais das escolas do Rio Grande do Norte só se dará se houver um “ambiente seguro”, o que depende, segundo a postagem, “da evolução das condições da pandemia” de Covid-19.

INSS ADIA NOVAMENTE REABERTURA DE AGÊNCIAS PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL, PARA 24 DE AGOSTO

Foto: Divulgação

O governo adiou mais uma vez a reabertura gradual das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fechadas por conta da pandemia do coronavírus.

A reabertura estava prevista inicialmente para 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Agora, o governo prevê o início da reabertura para 24 de agosto.

Com isso, fica prorrogado o atendimento por meio dos canais remotos até a sexta-feira anterior, dia 21 de agosto.

COVID-19: VISITAS EM PRESÍDIOS FEDERAIS SÃO SUSPENSAS POR MAIS 30 DIAS

Foto: © Divulgação/Sejuc RN

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) prorrogou por mais 30 dias a suspensão de visitas, atendimentos de advogados, atividades educacionais e de trabalho, assistências religiosas e escoltas realizadas nas penitenciárias federais, como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus (covid-19). A medida vem sendo prorrogada desde março.

Como exceção, ficam permitidos somente o atendimento de advogados em decorrência de necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos, e as escoltas de requisições judiciais.

Assim como nas versões anteriores, a portaria com a medida, publicada no Diário Oficial da União de hoje (29), prevê também a adoção, pelas penitenciárias federais, das “providências necessárias de modo a promover o máximo isolamento dos presos maiores de 60 anos ou com doenças crônicas, durante as movimentações internas nos estabelecimentos”.


Agência Brasil

GOVERNO DO RN AUTORIZA PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA PAGAMENTO DO IPVA


O Governo do Rio Grande do Norte autorizou a prorrogação do prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2020. O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado (Doe).

A medida foi tomada para que o contribuinte possa ter condições mais favoráveis para cumprir com o pagamento, devido às dificuldades financeiras causadas pela pandemia do novo coronavírus.

A decisão para a organização do novo calendário fica a critério da Secretaria de Estado da Tributação (SET).

De acordo com as datas anteriores, apenas veículos com as placas terminadas em 1 ou 2 não serão beneficiadas com o adiamento, pois seu último vencimento para pagamento foi no dia 15 de julho. As demais quitariam em agosto, setembro ou outubro.


Confira o calendário anterior:







VIOLÊNCIA NA GANGORRA: NO RN, SOBE NÚMERO DE HOMICÍDIOS E CAI REGISTRO DE ROUBO DE VEÍCULOS

Dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesed) Ney Douglas/Agora RN

A pandemia do novo coronavírus também tem causado efeitos na segurança dos potiguares. Atualmente se mata mais, mas também se rouba menos. Com exclusividade, o Agora RN teve acesso a relatórios que mostram as duas situações. Enquanto os casos de assassinatos registraram um aumento de mais de 10% nos últimos seis meses – atravessando o período de maior ebulição da

Covid-19 -, houve uma queda de praticamente 1% nos registros de roubo e/ou furtos de veículos.

Nos casos de CVLIs, como são chamados os crimes violentos letais intencionais (que são a somatória dos casos de homicídio doloso/feminicídio, lesão corporal seguida de morte/latrocínio, e mais as mortes decorrentes de ações policiais), o Estado somou 807 vítimas no período de 1º de janeiro a 30 de junho, totalizando 78 mortes a mais que o registrado no primeiro semestre de 2019, quando 729 pessoas perderam suas vidas (+10,7%). O número de vítimas passou de 10,39 para 11,42 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesed) e farão parte da próxima edição da Obvium, revista de crimeanálise do Observatório da Violência do RN (Obvio).

RÚSSIA DIZ QUE TERÁ VACINA APROVADA CONTRA COVID-19 EM DUAS SEMANAS

Divulgação

A Rússia deve ter uma vacina aprovada contra Covid-19 até 10 de agosto, afirmaram fontes em Moscou ao correspondente da CNN Internacional Matthew Chance.

Os próprios cientistas estariam se voluntariando para testar a imunização. Alexander Ginsburg, diretor do projeto, confirmou ter injetado a vacina em si mesmo.

A vacina foi criada pelo Instituto Gameleya, baseado em Moscou. De acordo com as autoridades, o país espera produzir até 200 milhões de doses até o fim do ano —dessas, 30 milhões seriam exclusivas para a Rússia.

terça-feira, 28 de julho de 2020

15 MILHÕES DE BRASILEIROS PODEM VIRAR O ANO VACINADO, DIZ MINISTÉRIO DA SAÚDE


Com os avanços nas pesquisas da vacina contra a Covid-19, o Ministério da Saúde espera que até dezembro deste ano os medicamentos sejam aprovados para que o primeiro lote da vacina de Oxford seja aplicado na população.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, explica que o Brasil deve receber um primeiro lote de vacinas – total de 15,2 milhões de doses – em dezembro e que, caso os testes e estudos sobre a eficácia do medicamento sejam aprovados até lá, o processo de vacinação poderá se iniciar.

“Fechamos acordo para o envio de 100 milhões de doses da vacina em três lotes. O número se baseia na campanha de vacinação contra a influenza no Brasil. O primeiro lote deve chegar na primeira quinzena de dezembro, com 15,2 milhões de doses, e o segundo terá o mesmo número de aplicações e chega entre dezembro em janeiro. O terceiro lote, de 70 milhões de doses chega entre março e abril.

CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTRA 912 ÓBITOS E 40 MIL NOVOS CASOS NAS ÚLTIMAS 24H; TOTAL DE MORTES CHEGA A 88 MIL E INFECTADOS SÃO 2.483.191


Foto: G. Basso/DW

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (28):

– Registro de 912 óbitos nas últimas 24h, totalizando 88.539 mortes;

– Foram 40.816 novos casos de coronavírus registrados, no total 2.483.191 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 1.721.560, são mais 53.893 pacientes curados em relação ao boletim de ontem. Outros 673.092 pacientes estão em acompanhamento.

EX-PREFEITO DO RN É CONDENADO POR NÃO REPASSAR DOCUMENTOS À EQUIPE DE TRANSIÇÃO


O Grupo de Apoio às Metas do CNJ condenou o ex-prefeito do Município de Serra de São Bento, Francisco Erasmo de Morais, por cometimento de ato de improbidade administrativa consistente na ausência de transparência durante a transição de governo no Município de Serra de São Bento. O ex-prefeito deixou de efetuar a entrega de documentos exigidos em Resolução do TCE. A denúncia foi feita pela equipe de transição.

O Grupo condenou Francisco Erasmo nas sanções de: pagamento de multa civil, em favor da municipalidade de três vezes o valor da remuneração percebida à época quando exercia o cargo de Prefeito, acrescido de juros e atualização monetária; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Já o membro da equipe de transição de governo, que representou a Prefeitura Municipal de Serra de São Bento à época, Francisco Alex Sandro de Lima, que chegou a ser incluído na ação judicial, teve a acusação julgada improcedente. A Justiça entendeu que ele, na condição de membro da equipe de transição, esteva impossibilitado de entregar os documentos porque não se encontravam em sua posse.