Páginas

sábado, 5 de setembro de 2020

CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTRA 682 ÓBITOS E 30 MIL CASOS NAS ÚLTIMAS 24H; SÃO 126 MIL MORTES E 4,1 MILHÕES DE INFECTADOS

Foto: Eduardo Frazão/Exame


O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (5):
– Registro de 682 óbitos nas últimas 24h, totalizando 126.203 mortes;
– Foram 30.168 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.123.000 pessoas já foram infectadas.
– O número total de recuperados do coronavírus é 3.296.702, com o registro de mais 17.784 pacientes curados. Outros 700.095 pacientes estão em acompanhamento.

ESTADO NÃO É RESPONSÁVEL POR DANOS A VÍTIMAS PROVOCADOS POR PRESO FORAGIDO, DECIDE STF

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados/Edson Santos


O poder público não é responsável por danos a vítimas provocados por uma pessoa foragida do sistema prisional, quando não ficar demonstrado o “nexo causal” entre o momento da fuga e o crime praticado pelo detento. O entendimento foi firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (4), ao julgar um caso do Estado do Mato Grosso no plenário virtual da Corte. O resultado vai impactar todos os processos no País que tratam sobre o assunto, destravando ao menos 78 ações que aguardavam a posição do STF.

Leia a matéria completa aqui, no site Justiça Potiguar e entenda os detalhes da decisão da Corte.

PRÉ-CANDIDATO A VICE TEM PRISÃO DECRETADA POR NÃO PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA NO RN

Reprodução

A juíza titular da 1ª Vara de Família de Natal, Eveline Guedes Lima, decretou a prisão do pré-candidato a vice-prefeito de Ielmo Marinho, Tarcísio José Ribeiro de Lara Andrade Júnior, por não pagar pensão alimentícia a dois filhos dele, um de 15 anos e outro de 11 anos. Ele ainda tem outro filho, de 3 anos, fruto de outro relacionamento.

O processo foi movido por uma das ex-mulheres de Tarcísio, que é mãe da criança de 11 anos. “Ele não paga a pensão da minha filha há um ano e seis meses e da outra criança há 10 meses. Ele é um homem que se apresenta como uma figura pública, mas não consegue honrar com seus compromissos pessoais, com seus próprios filhos. O processo já foi julgado e a juíza deu três dias para ele pagar o que deve, sob pena de prisão. O prazo acabou quinta-feira passada (03), mas ele ainda não pagou”, contou a denunciante.

Tarcísio Júnior já tem um histórico de envolvimento com prisões judiciais. Em 2018, junto com o irmão Antônio Ribeiro Neto, foi preso pela equipe da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por suspeita de corrupção de testemunhas em um caso de assassinato do hoteleiro Ademar Miranda Neto, de 58 anos, em Natal. O crime aconteceu em 2016.

DEFESA DO BRASIL É UM DAS QUE MAIS GASTAM COM SALÁRIOS E PENSÕES PARA MILITARES



O Brasil, na comparação com os países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), está entre as três nações que, proporcionalmente, mais gastam com salários e pensões para militares, segundo estudo da Instituição Fiscal Independente (IFI). Conforme o levantamento divulgado na quinta-feira, 3, pelo instituto – que é vinculado ao Senado -, o Brasil aparece atrás apenas da Grécia e da Croácia, segundo dados de 2018. Essas despesas representam 74,3% de todos os gastos do Ministério da Defesa no ano passado e, há dois anos, foram 76,7%.
O estudo foi apresentado mesmo dia em que o Palácio do Planalto entregou ao Congresso sua proposta de reforma administrativa. Por seguirem regras próprias, os militares foram poupados, como já ocorrido ocorrido no ano passado na reforma da Previdência. Na ocasião, o governo escolheu um projeto separado para alterar as aposentadorias dos integrantes das Forças Armadas e incluiu também reajuste nos “penduricalhos” que substituiu a engordar os preços.
“Nós não temos hora extra, não temos Fundo de Garantia, não tem um montão de coisa. A estabilidade é com dez anos de serviço, não com três, está certo? Mas ninguém quer comparar nada não”, justificou na quinta o presidente Jair Bolsonaro, na sua live semanal, sobre o fato de a reforma se concentrar nos servidores civis. A proposta prevê acabar com a estabilidade para a parte dos futuros servidores públicos.

GP DA ITÁLIA: LEWIS HAMILTON É POLE COM A VOLTA MAIS RÁPIDA DE TODOS OS TEMPOS DA FÓRMULA 1


A história da Fórmula 1 é escrita a cada dia, e, neste sábado, Lewis Hamilton escreveu um novo capítulo na briga contra os limites da velocidade: com o tempo de 1m18s887, o hexacampeão e líder do campeonato fez a pole position para o GP da Itália, quebrou o recorde de Monza estabelecido por Kimi Raikkonen em 2018 (1m19s169), e completou a volta mais rápida de todos os tempos numa pista da categoria, com uma média de 264,362 km/h.

Na etapa final da classificação, Hamilton superou o companheiro de equipe Valtteri Bottas por apenas 0s069 e alcançou sua 94ª pole position na F1 - se vencer neste domingo, o inglês ficará a apenas uma vitória de igualar o recorde de 91 triunfos de Michael Schumacher.

POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO PARA COIBIR AGLOMERAÇÕES DURANTE O FERIADÃO NO RN

Polícia Militar faz fiscalização para coibir aglomerações na Praia de Pipa, no litoral Sul do RN  Foto: Cedida

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte iniciou na sexta-feira (4) a chamada "Operação Independência", com o intuito de coibir aglomerações nas principais praias, lagoas e barragens do estado durante o feriadão. No total, 1.500 agentes de segurança estão envolvidos na ação que tem o objetivo de evitar a propagação da Covid-19.

Na noite de sexta-feira, na praia de Ponta Negra, em Natal, a Polícia Militar fez abordagens e advertiu pessoas sem máscaras no calçadão. Na Avenida Engenheiro Roberto Freire, a Operação Lei Seca também montou barreira para fiscalizar os motoristas que insistem em misturar álcool e direção.

A PM também ocupou as principais ruas da Praia de Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, que requer uma atenção redobrada devido à alta procura de visitantes. A prefeitura de Tibau do Sul publicou decreto em que estabelece que bares e restaurantes têm que fechar até meia-noite, e proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos espaços públicos.

"Estamos com efetivo na praia de Pipa, onde foram mostradas dias atrás algumas aglomerações. Foi publicado um decreto com as restrições. Estaremos orientando e entregando máscaras às pessoas que estão ainda querendo desobedecer e não querendo fazer a prevenção, que é o uso da máscara", falou o coronel Alarico Azevedo, comandante geral da Polícia Militar no RN.

'NÃO HAVERÁ GASTO MÍNIMO PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO', DIZ RELATOR DO ORÇAMENTO FEDERAL DE 2021



A aplicação mínima de recursos em saúde e educação prevista hoje na Constituição será extinta no relatório do senador Marcio Bittar (MDB-AC) sobre o PEC do pacto federativo e também do Orçamento de 2021. Em entrevista ao Estadão / Broadcast, Bittar antecipa que acertou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o próprio presidente Jair Bolsonaro o fim da vinculação de recursos para as duas áreas. “É polêmico, mas tem que fazer”, defende.
Segundo ele, a educação secundária mais recursos ao longo dos últimos anos, mas isso não se traduziu em maior qualidade do ensino. “É o momento de refletir. Todo mundo sabe que a educação está uma porcaria”, afirma.
O senador diz ainda que vai retirar a proposta do governo de enxugar o número de municípios no País, hoje em 5,7 mil, mas vai incluir nenhum parecer um corte no número de cadeiras nas Câmaras de Vereadores. Bittar também defende a criação do Renda Brasil para ampliar os gastos na área social e o aumento em despesas com investimentos, mas vê necessidade de atacar supersalários do funcionalismo.

REPUBLICANOS DE SANTO ANTÔNIO REALIZARÁ CONVENÇÃO EM (10 ) DE SETEMBRO


O Partido Republicanos do município de Santo Antônio, através de edital, convoca todos os seus convencionais para na próxima Quinta-feira (10) para participarem da convenção eleitoral que se realizará na Câmara de Vereadores do município.

A convenção acontecerá das 19 às 21 horas e terá a seguinte Ordem do Dia: 

I - Deliberação sobre a participação no pleito municipal 2020; 

II - Escolha dos candidatos que disputarão as eleições municipais majoritárias/ou proporcionais a serem realizadas, em 15 de novembro de 2020; 

III - Deliberar se serão realizadas coligações para as eleições majoritárias e discussão, aprovação e nome da coligação ou se o partido concorrerá isoladamente; 

IV - Sorteio dos números dos candidatos a vereadores (as) e nomes que utilizarão nas urnas; 

V - Indicação dos representantes/delegados; 

VI - Outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

IDEMA ABRE PROCESSO SELETIVO COM 189 BOLSAS DE ATÉ R$ 3,4 MIL

ASCOM/IDEMA

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FUNCITERN), anuncia processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais técnicos de nível superior, a fim de atuarem como bolsistas de pesquisa e extensão junto ao projeto de fortalecimento institucional da gestão ambiental e territorial no âmbito do órgão ambiental.

O número total de bolsas disponibilizadas será de 189, cujas atividades devem ser desenvolvidas pelo período de até 12 (doze) meses, com a possibilidade de renovação.

Há oportunidades disponíveis nas seguintes áreas:  Administração (1), Direito (31), Arquitetura e Urbanismo (8), Engenharia Química (8), Ciência e Tecnologia (3), Engenharia Ambiental (8), Engenharia Civil ou Tecnólogo em Construção Civil (13), Engenharia Civil (1), Engenharia Elétrica (4), Engenharia Florestal (9),  Engenharia Mecânica (3), Engenharia de Minas (1), Engenharia de Petróleo e Gás (7), Geografia (12), Graduado na área de geociências ou ciências naturais (1), Geologia (9), Agronomia ou Engenharia Agronômica (12), Gestão Ambiental (10), Ciências Biológicas (35), Ecologia (6), Aquicultura ou Engenharia de Pesca (2), Pedagogia (3), Oceanografia (1), História, Arqueologia ou Antropologia (1).

RN CONTABILIZA 63.693 CASOS DE CORONAVÍRUS, COM 2.285 MORTES

Imagem: GETTY via BBC

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (5). Os casos confirmados somam 63.693.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.285 no total, sendo 01 ocorrido de fato nas últimas 24 horas. Outros 217 óbitos estão em investigação e 495 descartados.
Os casos suspeitos são 27.261 e os descartados somam 122.100.
Recuperados somam 38.385.

MERCADO 'FECHA AS PORTAS' PARA PROFISSIONAL COM MAIS DE 50 ANOS



Numa tentativa de ajudar o pai, que está desempregado há 3 anos, Jéssica Viana postou um vídeo dele falando sobre as suas habilidades na área de telemarketing para um processo seletivo – que ele não passou – em sua página na rede social Twitter.
Aproveitou a publicação para fazer um apelo aos internautas para ajuda-lo na recolocação profissional.
Wagno Viana tem 56 anos e vem encontrando dificuldades para conseguir um emprego. Ele tem experiência como porteiro e telemarketing, segundo a publicação que ultrapassou 180 mil visualizações.
O apelo levantou a discussão sobre os desafios desse público para continuar trabalhando após os 50 anos.

SUSPEITO DE FABRICAR ARMAS DE FOGO PARA GRUPO CRIMINOSO É PRESO NA GRANDE NATAL

Divulgação/PCRN

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam em flagrante, na tarde desta sexta-feira (04), Jonas de Melo Cardoso, conhecido como “Paraíba”, 29 anos. Ele foi preso pela suspeita da prática dos crimes de comércio ilegal de arma de fogo, crime ambiental e furto de energia elétrica.

Jonas de Melo foi detido no bairro Mangabeira, em Macaíba, município da Grande Natal. De acordo com as investigações, ele é suspeito de fabricar armas de fogo caseira e, em seguida, comercializar para uma organização criminosa atuante no Estado.

Foi constatado também que, na casa dele e na oficina, o fornecimento de energia era clandestino, pois a corrente elétrica estava sendo desviada diretamente de um poste público, sem ligação regular.

RN VOLTA A REGISTRAR A MAIOR QUEDA NA MÉDIA DIÁRIA DE MORTES POR COVID-19 NO BRASIL; REDUÇÃO DE 54%

Foto: Alex Regis

O Rio Grande do Norte voltou a liderar a queda no número de mortes causadas por covid-19 no Brasil. O levantamento atualizado na manhã deste sábado (5) pelo consórcio de veículos de imprensa mostra que o estado potiguar reduziu em 54% o número de mortes causadas pela doença, liderando mais uma vez a redução no âmbito nacional. Na última quinta-feira, dia 3, o RN havia registrado queda de 48%.
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.
No Rio Grande do Norte, os dados desta sexta-feira revelam que os casos confirmados somam 63.289. Há 26.969 casos suspeitos, 120.807 descartados, os óbitos somam 2.281 (1 nas últimas 24 horas) e há 217 em investigação (aguardando resultado de exames laboratorial). Outros 495 casos foram descartados.
Confira o levantamento do consórcio de imprensa por região:

CAIXA ABRE HOJE AGÊNCIAS PARA PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL E DO SAQUE DO FGTS EMERGENCIAL


A Caixa abrirá 770 agências hoje (5), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial e do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os trabalhadores com data de nascimento entre janeiro e abril poderão fazer o saque em espécie do FGTS e os beneficiários nascidos de janeiro a setembro poderão sacar em dinheiro o auxílio emergencial.
A relação de agências que estarão abertas pode ser conferida no site do banco.
A Caixa reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura.

PANDEMIA EXIGE COMPRA DE 9,7 MILHÕES DE MÁSCARAS PARA ELEIÇÃO


Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai precisar de um total de 9,7 milhões de máscaras para garantir a segurança de mesários e dos eleitores nos locais de votação.
A proteção facial não vai ser a única novidade da campanha deste ano: os eleitores poderão comparecer às urnas das 7h às 17h (considerando os horários locais), uma faixa ampliada em uma hora (antes, era das 8h às 17h), para reduzir o risco de aglomerações. Além disso, o Tribunal vai orientar que os eleitores levem as próprias canetas para assinar o caderno de votação.
“Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque muitas partes do Brasil depois dessa hora há dificuldades de transporte e há problemas de violência”, declarou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

PRF INICIA OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA 2020 NO RN

Divulgação/PRFFonte: Portal Grande Ponto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará a Operação Independência 2020, em todo o Brasil, a partir desta sexta-feira (04). As ações seguirão até a segunda-feira (07), onde haverá um acréscimo de 30% do efetivo, com equipes extras reforçando a fiscalização.

A PRF estará atenta quanto às condutas consideradas danosas como ultrapassagens proibidas, uso do celular enquanto dirige, uso de bebida alcoólica para dirigir e a falta de equipamentos de segurança como capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças.

A fiscalização será intensificada nas principais rodovias federais do estado. Algumas dessas rodovias apresentam os maiores índices de acidentes graves e grande movimentação de veículos. A estratégia da PRF é oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

Em 2019, não houve a realização da Operação Independência pela PRF, pois o dia 7 foi um sábado, não havendo feriado prolongado.


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ABC EMPRESTA ZAGUEIRO AO FLAMENGO ATÉ DEZEMBRO DE 2021


A diretoria do ABC fechou a negociação do zagueiro Ítalo de Jesus Barbosa com o Flamengo/RJ nesta quarta-feira 3. O jovem de 16 anos, que tem contrato profissional com o alvinegro até o final de junho de 2023, seguirá no famoso time carioca até o final de dezembro de 2021.
Nas negociações ficou decidido que o Flamengo/RJ terá a preferência de compra de 50% dos direitos econômicos do atleta. Antes disso, até julho de 2021, o rubro-negro carioca pode optar pela compra de mais 20%, por uma valor já estipulado e maior do que os 50% do fim do empréstimo. Se assim fizer, terá que em julho do próximo ano realizar o pagamento dos 70% completo.
O zagueiro chegou ao ABC no meio da temporada 2019. Foi campeão estadual Sub-15, vice-campeão estadual Sub-17, disputou como titular grandes competições em categorias acima da sua, como a Copa do Brasil Sub-17 e a Copa São Paulo de Futebol Junior 2020 Sub-19, e foi um dos destaques, também como titular, da conquista da Copa Carpina Sub-16, em Pernambuco. Nesta competição, o defensor despertou o interesse do Flamengo, que passou a monitorá-lo.
Por último, com a volta das atividades do futebol na pandemia, Ítalo foi integrado ao elenco profissional do ABC e vinha treinando com o grupo que disputa a reta final do Campeonato Potiguar.

RN TEM A MAIOR PROPORÇÃO DO NORDESTE DE PESSOAS QUE CONSULTARAM MÉDICO, DIZ IBGE

75% dos potiguares se consultaram  Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com maior proporção de pessoas que fizeram algum tipo de consulta médica entre 2019 e 2020. Ao todo, 75,4% da população potiguar se consultou neste período. O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e foi divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ser o principal estado nordestino - e também ficar a frente de todos os estados do Norte - no quesito, o RN fica atrás da média nacional, que é de 76,2%.

O PNS 2019 apresenta dados sobre domicílios, acesso e utilização de serviços de saúde. A coleta dos dados ocorreu entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.

PAGAMENTO DE CONTAS PELO WHATSAPP DEVE SER AUTORIZADO PELO PRESIDENTE DO BC



O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a instituição deverá autorizar o funcionamento do recurso de pagamentos e transferências pelo Whatsapp.“Projetos como estes devem passar por um processo de aprovação. Quando o Whatsapp propôs o arranjo, entendemos que era um arranjo grande. Dissemos que como era grande e tinha várias dimensões, pedimos que entrassem no rito de aprovação como ocorre normalmente. E será aprovado”, afirmou o presidente do BC, em entrevista à rede de TV estadunidense Bloomberg.
Segundo ele, a análise do banco envolve a identificação de eventuais problemas que a operação possa trazer em sua implantação no país, tanto no aspecto concorrencial quanto nos direitos dos usuários.
“As duas dimensões que estamos focando é promover competição e proteger os dados dos cidadãos. Queremos competição, queremos que todas as big techs [nome em inglês dado às grandes empresas de tecnologia] entrem no Brasil. Você pode ter um sistema que comece competitivo, mas no fim acabe não tendo esta característica”, alertou na entrevista.
Em seu anúncio, realizado em junho, a empresa declarou que o novo recurso permitiria transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo de mensagens, com a proteção da plataforma Facebook Pay.

PORTARIA DO GOVERNO DO RN AUTORIZA EVENTOS EM FORMATO 'DRIVE-IN'

Reprodução


O Governo do Estado autoriza a realização de eventos em formato “drive-in”, em que o público permanece em seu veículo, através da Portaria Conjunta Nº 024/2020, assinada pelo Gabinete Civil (GAC), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O documento será publicado na edição deste sábado (05), do Diário Oficial do RN. 
 
A produção de eventos no formato drive-in deverá higienizar os espaços e equipamentos a cada troca de atração; proporcionar o distanciamento mínimo de 1,5m entre cada veículo estacionado, sendo as vagas devidamente demarcadas, e no máximo quatro ocupantes por veículo; vender ingressos exclusivamente de forma online; comercializar alimentos e bebidas exclusivamente no formato “delivery” (feito por serviços de entregas) ou “drive-thru” (sem o consumidor sair do carro).
 
O consumo de alimentos e bebidas deverá ocorrer exclusivamente no interior dos veículos e não será permitido o descarte de lixos ou restos de alimentos, assim sendo, o ocupante deverá levar sacos para lixos, guardanapos etc. Os clientes só poderão sair dos veículos para irem ao banheiro, que deverão ser higienizados após cada evento e dispor de álcool em gel, papel-toalha, sabonete líquido e lixeira com pedal. O acesso aos sanitários deverá ser controlado para evitar possíveis aglomerações. Todas as pessoas deverão usar máscaras de proteção.
 
O descumprimento das determinações da portaria constitui infração de natureza sanitária, sujeitando o infrator às penalidades previstas na Lei Complementar Estadual nº 31, de 24 de novembro de 1982 (Código Estadual de Saúde), e nas demais normas estaduais de combate ao novo coronavírus.


CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTRA 888 ÓBITOS E 50 MIL CASOS NAS ÚLTIMAS 24H; SÃO 125 MIL MORTES E 4 MILHÕES DE INFECTADOS

Imagem: reprodução


O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (4):
– Registro de 888 óbitos nas últimas 24h, totalizando 125.502 mortes;
– Foram 50.163 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.091.801 pessoas já foram infectadas.
– O número total de recuperados do coronavírus é 3.278.243, com o registro de mais 30.633 pacientes curados. Outros 688.056 pacientes estão em acompanhamento.

DECRETO: DE 132, APENAS 18 CIDADES DO RN SEGUEM EM EMERGÊNCIA POR SECA

Elisa Elsie/Governo do RN

Em função dos índices pluviométricos, recarga dos reservatórios hídricos e da produção agrícola, o novo decreto de Situação de Emergência por Seca no Rio Grande do Norte terá redução dos atuais 132 para 18 municípios. A vigência do atual decreto em vigor é de seis meses e expira na próxima terça-feira (8), quando será publicado um novo decreto pelo Governo do Estado, válido por 180 dias.

A decretação de Situação de Emergência é orientada pelo Comitê Gestor de Secas do RN, composto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca (Sape), Defesa Civil Estadual, Instituto de Águas do RN (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Gabinete Civil (GAC) e Controladoria Geral do Estado (Control). De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Marcos de Carvalho, o Comitê analisa os relatórios situacionais de cada setor para caracterizar as condições de emergência.

“A análise do Comitê Gestor de Secas é uma decisão técnica e repercute os últimos seis meses, não faz prognóstico”, explicou. O relatório da Emparn se refere aos índices pluviométricos e atesta que neste período choveu acima da média em todas as regiões. A Semarh e o Igarn – este monitora os reservatórios de água - apontam que as ocorrências de chuvas foram suficientes para melhorar consideravelmente as reservas hídricas, inclusive com percentual acima de 50% do total da capacidade geral de armazenamento de água. Já a Secretaria de Agricultura e Pesca aponta recorde de safra, em 2020, sendo a maior dos últimos nove anos.

CONFIRA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM NATAL NO FERIADO DE 07 DE SETEMBRO NESTA SEGUNDA

Foto: Priscilla Fiedler/Shopping Curitiba/ILUSTRATIVA

A próxima segunda-feira(07) é feriado nacional, dia da Independência do Brasil, e devido a data, o comércio de Natal vai funcionar de forma diferenciada. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal informa o horário dos principais estabelecimentos comerciais para que os consumidores possam se programar.
Confira:
Comércio de Rua
Alecrim: Abertura facultativa das 09 às 14hs.
Centro da Cidade: Abertura facultativa das 09 às 14hs.
Os grandes magazines Americanas, Riachuelo, Marisa, C&A, e Rio Center confirmaram funcionamento nesse horário.
Zona Norte: Lojas fechadas.
Shoppings
Shopping Midway Mall
Alimentação e Lazer: 12hs às 21hs
Lojas e quiosques 12h às 21hs
Natal Shopping
Alimentação e Lazer: 11h às 21h
Quiosques de Alimentação: 14h às 20h
Demais lojas e Quiosques: 14h às 20h
Praia Shopping
Lojas e quiosques: 12 às 20h.
Praça de Alimentação: partir das 11h facultativo
Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: A partir das 11h
Lojas e Quiosques: 14 às 20h
Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: 12 às 21h.
Lojas: a partir 14hs às 20hs.
Partage Norte Shopping Natal
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 21h
Lojas e Quiosques: 15h às 21h, com abertura facultativa a partir das 12h
O Carrefour abrirá das 07h às 21h
Shopping 10
Totalmente fechado
Supermercados
07 às 22h
Bancos
Fechados

FALTAM REMÉDIOS E PACIENTES DORMEM EM COLCHÕES COLOCADOS NO CHÃO DO MAIOR HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO RN

Também falta medicamentos no Hospital  João Machado, em Natal   Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Na maior unidade de saúde para atendimento psiquiátrico no Rio Grande do Norte, o Hospital João Machado (HJM), pacientes estão dormindo em colchões colocados no chão. A cena foi registrada na manhã desta sexta-feira (4), pela equipe de reportagem da Intertv Cabugi, após uma denúncia feita pelo Sindicato Estadual da Saúde (Sindsaúde).

Na ala masculina, o dormitório possui 15 leitos. Mas, segundo os profissionais de saúde que atuam na unidade, 27 pacientes ocupam o espaço.

"Eu durmo no colchão no chão", confirma um dos pacientes. Uma servidora da unidade, que preferiu não se identificar, contou que as condições de trabalho são precárias. " Nós não temos condição de trabalho nenhuma. Não temos lençol suficiente, fata medicação, está superlotado, demanda maior. Tem gente dormindo no chão", conta a servidora.

A falta de medicamentos controlados é outro problema. Na parede de entrada da farmácia, foi fixado um aviso de que o medicamento olamzapina 5 e 10 mg está em falta. O medicamento é usado para tratamento de pacientes com surtos psicóticos e quadros de bipolaridade. Os remédios deveriam ser fornecidos gratuitamente aos pacientes, mas há meses a farmácia não é abastecida.

OPORTUNIDADE: IFRN OFERTA 877 VAGAS REMANESCENTES PARA O PROGRAMA NOVOS CAMINHOS

Foto: Divulgação

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), usando das atribuições que lhe confere a Portaria n° 834/2020-RE/IFRN, divulgou nesta sexta-feira (4), o Edital Nº 18/2020-Proen/IFRN para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com a oferta de 877 vagas remanescentes do Programa Novos caminhos do Edital N°17/2020/Proen, vinculada à Rede e-Tec Brasil no IFRN.
Cursos e vagas
Os cursos e vagas oferecidos são para Assistente Administrativo – uma vaga, com carga horária de 160h, Assistente de Secretaria Escolar – 450 vagas, com carga horária de 180h, Programador de Sistemas – 151 vagas, com carga horária de 200h e Programador Web – 275 vagas, com carga horária de 200h.
Para ingresso nos cursos é necessário possuir Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) completo, ter idade igual ou superior a 16 anos no ato da matrícula, estar classificado dentro do número de vagas ofertadas, declarar que não está matriculado simultaneamente em outro curso FIC do Programa Novos Caminhos.

APÓS AFASTAMENTO DE WITZEL, MAIS GOVERNADORES ESTÃO NA MIRA DO STJ

Imagem: Youtube


O afastamento de Wilson Witzel, confirmado ontem pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por 14 votos a 1, foi o primeiro de mais alguns pedidos que devem partir da Procuradoria-Geral da República nas próximas semanas ou meses.
Já há investigações sobre esquemas semelhantes de compras irregulares de medicamentos e equipamentos para combate à Covid, aproveitando da flexibilidade das regras durante o estado de calamidade.
Um dos próximos alvos poderá ser o governador do Pará, Helder Barbalho, conforme fontes da PGR e do STJ. Neste ano, a Polícia Federal – sem o apoio do Ministério Público Federal – chegou a pedir a prisão do governador do Amazonas, Wilson Lima, mas o relator, ministro Francisco Falcão, disse que a prisão não se justificava naquele momento.