Páginas

sábado, 7 de novembro de 2020

PESQUISA MOSTRA QUE PANDEMIA AFASTOU HOMENS DOS CONSULTÓRIOS MÉDICOS

 


Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de fazer alguma consulta ou tratamento médico em função da pandemia da covid-19.

Com a pandemia em curso, 57% desse grupo acima dos 40 anos afirmaram ter percebido um impacto negativo na saúde, incluindo 9% que consideravam que a sua saúde estaria pior do que antes. Sobre o impacto do novo coronavírus na vida de uma forma geral, 88% desses homens relataram terem sido afetados, sendo que 37% disseram ter afetado muito.

A pesquisa online abrangeu 22 estados da federação e teve 499 participantes. Segundo a SBU, acadêmicos de medicina de diversas cidades do país auxiliaram a coleta de dados. Dos entrevistados, 75% tinham mais de 40 anos, 77% eram do sexo masculino, 2,18% já tiveram um diagnóstico de câncer de próstata e apenas 6% admitiram que, habitualmente, não cuidavam ou não se importavam com a sua saúde.

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ REALIZA LEILÃO DE REBANHO EXCEDENTE

 


Na próxima terça-feira, 10, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) realiza um leilão do seu excedente bovino. O evento será realizado presencialmente na EAJ, seguindo todos os protocolos de biossegurança para prevenção do coronavírus. O leilão acontecerá na modalidade de lotes, 16 ao todo, com valores a partir de R$ 900.

Os interessados em participar do leilão presencial podem realizar visitação aos lotes, acompanhados de um membro da comissão, até a próxima segunda-feira, 9, das 8h às 14h, com exceção de sábado e domingo. Para isso, é necessário agendar a visita pelo telefone (84) 99474-6741.

A justificativa para realização do leilão é ociosidade dos animais no rebanho, o que ocasiona uma superpopulação dos piquetes disponíveis para o setor e o encarecimento para preservá-los em bom estado de saúde, conforme preconiza as práticas de bem-estar animal.

Os interessados em participar podem ser pessoas físicas e jurídicas, desde que atendam todas as condições previstas no edital.

RN CONFIRMOU 11 CASOS DE SÍNDROME PEDIÁTRICA LIGADA À COVID-19

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou um informe epidemiológico sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), temporalmente associada à Covid-19, que acomete crianças e adolescentes. Até o dia 4 de novembro, foram notificados no Rio Grande do Norte 23 casos suspeitos para SIM-P. Destes, 11 foram confirmados e 12 descartados.

Os casos foram confirmados nos municípios de Mossoró (3), Natal (3), São Gonçalo do Amarante (2), Apodi (1), Nísia Floresta (1) e Touros (1). Em relação aos casos confirmados, todos os pacientes já receberam alta hospitalar.

Quanto aos casos descartados, cinco tiveram testes reagentes para chikungunya, dois tiveram testes reagentes para zika e um teve exame reagente para zika e dengue. Dos casos descartados, 11 receberam alta e 1 evoluiu para óbito.

JOE BIDEN É O NOVO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

 

Foto: Kevin Lamarque/Reuters


A CNN americana acaba de anunciar que, segundo as suas projeções, o candidato democrata Joe Biden conseguiu os 270 votos para ser eleito presidente dos EUA no colégio eleitoral. Mas agora deve começar o processo legal de recontagem de votos impetrado pelo presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

De acordo com as apurações parciais em estados-chave, além de cálculos estatísticos e demográficos sobre a proporção de urnas ainda não apuradas, já não é mais possível para o presidente Donald Trump chegar a 270 delegados no colégio eleitoral.

Biden conquistou a vitória em Michigan e Wisconsin, dois estados cruciais para chegar à vitória, na tarde de quarta-feira (4). Em ambos estados, a apuração está praticamente concluída.

Nesta sexta (6), Biden ultrapassou Trump na Geórgia e na Pensilvânia.

COVID: RN REGISTRA 154 NOVOS CASOS E NENHUM ÓBITO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Imagem: Pixabay


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (7). Os casos confirmados somam 82.362, sendo 154 novos em comparação com o último boletim, quando eram 82.208.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.598 no total. Não houve registro de óbitos por Covid nas últimas 24h no Estado. Há 369 mortes em investigação, segundo a Sesap.

Casos suspeitos somam 36.962 e descartados 197.416. Recuperados são 46.612.

Por volta das 13h45, a plataforma Regula registra 38,35% de ocupação de leitos críticos, com 117 disponíveis.

INMET ALERTA BAIXA UMIDADE EM 44 CIDADES DO RN

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de baixa umidade, com grau de severidade "perigo potencial", para 44 cidades do Rio Grande do Norte (veja lista abaixo). O alerta é válido até 18h de domingo (8).

Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Apesar disso, o Inmet diz que são baixos os riscos de incêndios florestais e os riscos à saúde.

Como precaução, o Inmet indica que se beba bastante líquidos, que se evite o desgaste físico nas horas mais secas do dia, assim como também se deve evitar a exposição durante as horas mais quentes do dia.

Qualquer situação necessário o dúvidas, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). A baixa umidade vai atingir cidades de oito dos nove estados do Nordeste - a exceção é o Maranhão.


PROPOSTA EXIGE PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS EM ACADEMIAS

 


O Projeto de Lei 2157/20 obriga academias, clubes e escolinhas esportivas a manter, durante todo o período de funcionamento, profissional de educação física capacitado em primeiros socorros (suporte básico de vida) para atendimento de emergências e orientações preventivas.

A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, é do deputado Hugo Leal (PSD-RJ). “A medida pode prevenir milhares de lesões, e até mesmo mortes, já que o atendimento imediato de qualidade é uma ferramenta altamente eficaz para a prevenção de complicações”, diz Leal.

Conforme o projeto, os cursos de educação física deverão ter disciplina de suporte básico de vida, com conteúdo teórico e prático. A aprovação na disciplina servirá como comprovação de capacitação em suporte básico de vida por um prazo de quatro anos após sua conclusão.

As academias, os clubes e as escolinhas esportivas também deverão elaborar um plano de emergência para situações de lesões musculoesqueléticas (como torções e fraturas) e cardiovasculares (como infarto).

O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

PASSA E FICA (RN): JUIZ DA 12ª ZONA ELEITORAL PUBLICA EDITAL DANDO 5 DIAS DE PRAZO SOBRE REGISTRO DO VICE DE FLAVIANO LISBOA

 

REPRODUÇÃO

Há oito dias da eleição uma reviravolta acontece em Passa e Fica (RN), no Agreste Potiguar. O prefeito Celú Lisboa (PSB), indeferido tanto pelo juiz da 12ª Zona Eleitoral, como pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desistiu de vez. Por pressão familiar, restou a alternativa de apoiar o filho do ex-prefeito Pepeu Lisboa, Flaviano Lisboa (PDT), que aguarda o deferimento do seu vice Ronildo Souza, também do PDT.

O juiz da 12ª Zona Eleitoral publicou edital onde caberá a qualquer candidato(a), partido político, coligação ou ao Ministério Público Eleitoral, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação, impugnar, em petição fundamentada, o pedido de registro de candidatura do vice Ronildo Souza, que o PDT protocolou fora do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Os próximos capítulos em Passa e Fica serão decisivos para a oligarquia Lisboa.

Por : Robson Pires 

DOZE CIDADES DO RN TERÃO PARADA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA; VEJA LISTA

 


Doze cidades do Rio Grande do Norte vão sofrer com a pausa no abastecimento de água entre a próxima terça-feira (10) e a quinta (12).

O motivo da parada é a adequação nos sistemas de energia elétrica de duas adutoras, explicou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

As cidades afetadas são:


SERASA PROMOVE NOVO FEIRÃO LIMPA NOME EM NOVEMBRO

 

Os consumidores inadimplentes de todo o país podem negociar desde 3ª feira (3.nov.2020) dívidas e contas atrasadas com até 99% de desconto durante mais 1 feirão Limpa Nome da Serasa. Os descontos serão oferecidos por mais de 50 empresas parceiras de diversos segmentos até o dia 30 de novembro. Segundo a Serasa, pelo menos 64 milhões de consumidores podem ser beneficiados.

Para participar o consumidor pode acessar 1 dos canais digitais da Serasa: site do Serasa Limpa Nome, Whatsapp e aplicativo. Nesta edição a negociação poderá ser feita em mais de 7.000 agências dos Correios em todo o Brasil. A ação permitirá ainda que, após a quitação da dívida, o consumidor tenha sua pontuação aumentada e assim obtenha melhores condições de crédito nas próximas compras.

“Sabemos da importância do nome limpo para que as pessoas tenham mais chance de conseguir crédito, e assim, recomecem sua vida. O ano foi muito difícil devido a pandemia, mas já vemos sinais de retomada, por isso, esse ano, junto aos mais de 50 parceiros do Serasa Limpa Nome, entendemos a responsabilidade de ampliarmos e criarmos o maior Feirão de todos os tempos”, disse o  diretor de marketing e canais digitais da Serasa, Giresse Contini.

Participam desta edição do feirão Limpa Nome as empresas Itaú, Banco do Brasil, Recovery, Claro, Santander, Vivo, Casas Bahia, Ponto Frio, Renner, Riachuelo, Pernambucanas, Avon, Bradesco, Carrefour, Porto Seguro, Ativos, Oi, Itapeva, Anhanguera, Sky, Credsystem, Banco BMG, Digio, Zema, Crefisa, Ipanema, Unopar, Hoepers, Tricard, Tribanco, Di Santinni, Calcard, Confiança, Algar, Unic, Fama, Pitágoras, Sorocard, Uniderp, Unime, Hipercard, Conect Car, Elmo, Tenda, Energisa, Cetelem, Havan, Quatro Estações, CPFL, RGE, PagBank, Light, Nosso Lar, Novo Mundo, Koerich, Kredilg e Cemig.

WEDNA E JOÃO REALIZAM ARRASTÃO E COMÍCIO NESTE SÁBADO (07) NA CIDADE DE PASSAGEM-RN


 

Embalada com novas adesões que vem chegando, a campanha de Wedna Mendonça e João Rubson, candidatos a prefeita e vice-prefeito do município de Passagem no Agreste Potiguar, realiza mais um grande movimento político neste sábado (07).

Concentração acontecerá em frente ao campo de futebol da lagoa da Esperança a partir das 17h, saindo para de lá para um grande ARRRASTÃO e COMÍCIO no centro da cidade. 

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

VALOR SOBE 3,42% NO MÊS DE OUTUBRO, MAS NATAL PERMANECE COMO A CAPITAL ONDE ACESTA BÁSICA É A MAIS BARATA

 

Foto: Agência Brasil


O valor da cesta básica em Natal aumentou 3,42% no mês de outubro e chegou a R$ 436,76. Assim como a cidade potiguar, outras 14 capitais também registraram aumento no preço no período.

No levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apenas Salvador (-1,05%) e Curitiba (-0,60%) tiveram redução no custo.

Na lista de capitais analisadas pelo Dieese, Natal permanece como a capital onde a cesta básica é mais barata.

A efeito comparativo, o preço das compras na cidade potiguar equivalem a 45,18% do salário mínimo líquido (R$ 1.045,00). Em São Paulo, capital da cesta básica mais cara do Brasil, o valor representa 61,64% do salário. Leia a matéria completa na Tribuna do Norte.

PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO CAEM 16,9% EM OUTUBRO

 


Depois de dispararem no primeiro semestre por causa da pandemia do novo coronavírus, os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada continuam a cair no segundo semestre. Em outubro, o total de pedidos recuou 16,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Desde o início de junho, o indicador está em queda. Em outubro, 460.271 benefícios de seguro-desemprego foram requeridos, contra 553.609 pedidos registrados no mesmo mês de 2019. Ao todo, 60,7% dos benefícios foram pedidos pela internet no mês passado, contra apenas 3,4% em outubro de 2019.

O levantamento foi divulgado hoje (8) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, e considera os atendimentos presenciais – nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Superintendências Regionais do Trabalho – e os requerimentos virtuais.


COVID: FORAM 279 ÓBITOS E E 18 MIL CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS NO BRASIL

 

Imagem: Pixabay



O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (6):

– Registro de 279 óbitos nas últimas 24h, totalizando 162.015 mortes;

– Foram 18.862 novos casos de coronavírus registrados, no total 5.631.181 pessoas já foram infectadas.

De acordo com o site do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), os dados de cinco estados não foram atualizados por problemas no acesso da base de dados. São eles: Amapá, Amazonas, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Por conta do apagão no Amapá, não há novos dados do estado desde a noite de terça (3).

POLÍCIA CIVIL PRENDE NA GRANDE NATAL SUSPEITO POR ESTUPRO CONTRA DUAS MULHERES

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil



Policiais civis da Delegacia Municipal de Monte Alegre deram cumprimento, nesta sexta-feira (06), a um mandado de prisão e de busca e apreensão em desfavor de um homem de 45 anos. Ele foi preso no bairro do Centro, no município de Monte Alegre, pela suspeita da prática do crime de estupro, praticado contra duas mulheres.

O mandado foi expedido pela Vara Única da Comarca de Monte Alegre. Ainda ao longo das diligências, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, na residência dele, foram apreendidos diversos DVD’s contendo material pornográfico. Ele já havia sido preso, há poucos dias, pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo e, posteriormente, foi solto após o pagamento de fiança.

O homem de identidade a ser confirmada foi conduzido até a delegacia e encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Assessoria Polícia Civil RN

CAIXA ABRE 16 AGÊNCIAS NESTA SÁBADO NO RN PARA PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

 

Caixa Econômica de Santa Cruz-RN

A Caixa Econômica Federal vai abrir 16 agências no Rio Grande do Norte neste sábado (7) para o pagamento do auxílio emergencial, do auxílio emergencial de extensão. As agências vão funcionar das 8h às 12h e todos que chegarem neste horário serão atendidos, segundo a Caixa.

Os beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro dos ciclos 3 e 4 poderão sacar em espécie o auxílio. Já trabalhadores nascidos de janeiro a outubro também poderão sacar da Poupança Social Digital os recursos ainda não utilizados do Saque Emergencial do FGTS.

As agências que serão abertas são:

MPRN DENUNCIA DUAS PESSOAS POR ASSASSINATO DE IRMÃOS DURANTE ATO POLÍTICO EM PEDRO VELHO

 


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou o policial militar da Paraíba Paulo Henrique Costa Silva e o compositor Denis de Oliveira Soares pelos assassinatos de dois irmãos durante um ato político na cidade de Pedro Velho. O duplo homicídio ocorreu por volta das 18h30 do dia 5 de outubro passado, em uma via pública da comunidade Cuité das Bocas, zona rural do município.

 
Segundo apurado em inquérito policial, havia um ajuste prévio entre Paulo Henrique e Denis de Oliveira para que ambos fizessem a segurança privada e armada do evento político que ocorria no local onde houve os crimes. Incomodados com a movimentação de Gilson Teixeira pela caminhada, já que ele era divergente político, cercaram o veículo dele. De acordo com testemunhas, Paulo Henrique chegou a apontar uma arma de fogo para a vítima.
 
Na tentativa de se defender, Gilson Marques Teixeira desceu do carro e foi em direção a Paulo Henrique, entrando os dois em luta corporal. Ainda de acordo com o relato de testemunhas, Adilso Marques Teixeira, que estava em uma moto, tentou intervir e retirar o irmão do local. Foi quando Denis de Oliveira sacou uma pistola e atirou contra os dois irmãos.

RN REGISTRA 129 NOVOS CASOS DE COVID E 02 ÓBITOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

 

REPRODUÇÃO

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (06). Os casos confirmados somam 82.208. São 129 casos mais em comparação com o boletim dessa quinta-feira (05), quando eram 82.079.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.598 no total. Dois (02) óbitos nas últimas 24 horas(nos municípios de Patu e Pau dos Ferros) e outros dois após confirmação de exames de dias anteriores. No boletim do dia anterior eram 2.588 vítimas fatais. Em investigação estão 354 mortes.

Casos suspeitos somam 35.703 e descartados (197.001). Recuperados são 46.612.

SINE-RN TEM 152 VAGAS DE EMPREGOS NESTA SEXTA-FEIRA

 


A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece hoje 152 vagas de emprego para Natal e Região Metropolitana.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Neste momento, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sine-RN está com atendimento presencial realizado mediante agendamento.

Em Natal, os telefones para agendamento da unidade matriz, em Candelária, são: (84) 3190-0783, 3190-0788, 98106-6367 e 98107-4226.

Os agendamentos e atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

VEJA AS OFERTAS DE VAGAS DE EMPREGO POR OCUPAÇÃO:

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE PESQUISA E INOVAÇÃO NA SAÚDE DO RN; 45 VAGAS COM VALORES DE R$ 2,5 MIL E R$ 5 MIL MENSAIS

 

As inscrições para o edital que selecionará pesquisadores-bolsistas no Projeto Institucional de Inovação e Modernização da Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Norte foram prorrogadas até 10 de novembro. As novas datas foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (06).

Serão 40 bolsas na modalidade de Pesquisadores-Bolsistas (graduados) e 05 para a modalidade de Coordenadores-Bolsistas (doutores), com valores de bolsa de R$ 2,5 mil e R$ 5 mil mensais, respectivamente, com período de vigência de até 12 meses.

O candidato deverá preencher o formulário disponível em https://selecao.saude.rn.gov.br e anexar a documentação exigida no edital. A divulgação do resultado está prevista para 9 de dezembro e as convocações acontecem a partir de 10 de dezembro.

A seleção é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN (Fapern), com o objetivo de potencializar o processo de modernização da gestão pública no âmbito da saúde.

Os quatro eixos de pesquisa são: Inovação Tecnológica para Modernização dos Sistemas de Informação; Inovação para Promoção da Saúde: Programa RN + Saudável; Modernização Administrativa para melhorar a eficácia da Vigilância em Saúde e Inovação na gestão da Vigilância em Saúde na Região.

A subcoordenadora de Capacitação da Sesap, Larissa Araújo, ressalta que o trabalho será de grande importância para o SUS do Rio Grande do Norte. “Acreditamos que esse projeto terá um impacto significativo nos nossos processos, tendo em vista que a vigilância é transversal a todas as políticas, e o fato das pesquisas serem desenvolvidas na modalidade pesquisa-ação torna o projeto ainda mais potente”.

“Todas as pesquisas, desde o pré-projeto apresentado no processo seletivo, devem seguir linhas de ação orientadas pela Sesap. Os bolsistas serão distribuídos no nível central e a maior parte ficará nas regionais de saúde”, explicou.

Serão duas categorias de bolsistas. Os intervencionistas, que devem ser graduados, e os coordenadores, que deverão ter titulação mínima de doutorado.

A carga horária presencial das atividades a serem desenvolvidas pelos pesquisadores é de 30 horas semanais. O acompanhamento da frequência e do desenvolvimento da atividade dos pesquisadores será realizado por servidor da Coordenadoria de Promoção da Saúde da Sesap.

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo está disponível através do endereço de e-mail: fapern.sesapvs@gmail.com

GOVERNO DO RN PAGA PROGRESSÕES SALARIAIS A PARTE DE SERVIDORES; CONFIRA

 


A governadora Fátima Bezerra anunciou na tarde de ontem (05), por meio das redes sociais, o pagamento aos servidores da saúde, em folha suplementar, das progressões referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019.

“Conforme compromisso assumido, está na conta dos servidores da saúde, em folha suplementar, o pagamento das progressões referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019. Estamos dando fim a um atraso anterior à nossa gestão. Isso não é nenhum favor, é obrigação do Governo! No ano passado, nós pagamos as progressões de 2016 e agora, estamos concluindo o pagamento das progressões até 2019. Palavra dada, palavra cumprida. Sigamos juntos pela valorização do servidor", disse a governadora.


GOVERNO ENTREGARÁ ESCRITURA PÚBLICA PARA 523 FAMÍLIAS DE 8 CIDADES DO RN

 


A governadora Fátima Bezerra reuniu-se nesta quinta-feira (5) com os representantes da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN (Cehab) para alinhar as entregas das escrituras públicas das propriedades de famílias no interior do estado. 

”Essas pessoas receberam a unidade habitacional há 10, 15 anos, e agora estão recebendo a escritura pública, garantindo segurança jurídica a essas famílias. É uma grande vitória”, disse a governadora.

Para o mês de dezembro, o Governo e a Cehab devem entregar, em oito municípios, 523 títulos de propriedade (escrituras públicas). Os municípios beneficiados são: Bento Fernandes, Bom Jesus, Cerro Corá, Itajá, José da Penha, Parazinho, São Francisco do Oeste e Serra do Mel. 


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

GOVERNO DO RN LANÇA EDITAL PARA CONTRATAÇÕES NA OBRA DO COMPLEXO DE OITICICA

 




O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), divulgou ontem (4) dois editais de concorrência pública, voltados para atender às obras do Complexo de Oiticica.

O lançamento dos editais busca a contratação de pessoas jurídicas para a prestação de serviços de consultoria, compreendendo o gerenciamento e a supervisão das obras do Complexo, bem como a aquisição de equipamentos hidromecânicos para a Tomada D’água Suplementar da Barragem (Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF).

Conforme prevê a legislação, os editais de nº 002/2020 e 003/2020 foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Diário Oficial da União (DOU), além de jornal de grande circulação e têm como prazos para recebimento de envelopes contendo documentos de habilitação, proposta técnica e proposta de preços das empresas interessadas os dias 08 e 21 de dezembro, respectivamente. As sessões públicas para recebimento de envelopes acontecerão às 10h, na sede da secretaria localizada à Rua Dona Maria Câmara, 1884, Capim Macio, Natal – RN.


CANDIDATOS INDEFERIDOS TERÃO VOTOS DIVULGADOS NOS RESULTADOS EM 2020

 

Foto: reprodução/TSE


As eleições deste ano terão uma novidade em relação às anteriores: a mudança ocorre na forma de se divulgar os votos a candidatos sob judice, ou seja, que aguardam resposta definitiva da Justiça Eleitoral sobre a validade da candidatura.

A divulgação vai incluir, no pleito de 2020, os votos em candidatos indeferidos com recurso, aqueles sobre os quais a situação ainda pode ser alterada. No entanto, para estes candidatos, haverá uma marcação esclarecendo que os votos não são considerados válidos.

O intuito desta decisão, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é gerar transparência na divulgação dos votos a todos os candidatos e “prestígio à vontade do eleitor que foi às urnas”. Ainda de acordo com o órgão, a mudança facilitará pesquisas futuras nos bancos de dados da Justiça Eleitoral.

Os votos dos candidatos indeferidos sub judice, relembra o TSE, não são contabilizados no resultado geral. Esta situação só se altera no caso do candidato vencer seu recurso.

Nas eleições anteriores, os resultados divulgados incluíam somente os votos dados a candidatos deferidos. Os votos dos candidatos com algum recurso pendente não apareciam no resultado.


COVID: FORAM 630 ÓBITOS E 22 MIL CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS NO BRASIL

 

Imagem: Raquel Portugal/FioCruz



O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (5):

– Registro de 630 óbitos nas últimas 24h, totalizando 161.736 mortes;

– Foram 22.294 novos casos de coronavírus registrados, no total 5.612.319 pessoas já foram infectadas.

A pasta não atualizou os dados referentes a casos recuperados e em acompanhamento, dizendo enfrentar problemas nos sistemas.

Mais cedo, o ministério disse investigar um possível ataque cibernético. “É importante ressaltar que as informações não sofrerão qualquer prejuízo”, declarou, em nota.

Com informações da CNN Brasil

NUNES MARQUES TOMA POSSE COMO MINISTRO DO STF

 

Nelson Jr/STF

Kassio Nunes Marques tomou posse hoje (5) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nunes Marques é o primeiro integrante da Corte indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e deve permanecer no Tribunal até 2047, quando completa 75 anos. 

A cerimônia foi rápida, com duração de cerca de 15 minutos. Devido à pandemia de covid-19, o evento foi acompanhado presencialmente somente por Bolsonaro, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além do procurador-geral da República, Augusto Aras, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. 

O novo ministro não discursou na cerimonia e apenas prestou compromisso para assumir o cargo. “Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do STF, em conformidade com a Constituição e as leis da República”, afirmou. 

TRE-RN MANTÉM INDEFERIMENTO DA CANDIDATURA DO PREFEITO DE PASSA E FICA

 

REPRODUÇÃO

Na sessão de julgamentos desta quinta-feira, 4, a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) manteve a decisão da 12ª Zona Eleitoral de Nova Cruz ao julgar um recurso do prefeito da cidade de Passa e Fica, Celso Luiz Marinho Lisboa, conhecido como Celu, que teve a candidatura à reeleição indeferida.

O Desembargador Claudio Santos e os juízes Carlos Wagner, Ricardo Tinoco e Geraldo Mota divergiram do relator, negando o recurso. Foram vencidos o relator do processo, juiz Fernando Jales, e a juíza Adriana Magalhães.

Os magistrados indeferiram a candidatura do gestor municipal por ele estar enquadrado nos termos do artigo 1º, inciso I, alínea “L” da Lei Complementar 64/90, a Lei da Ficha Limpa.

PACTO FEDERATIVO: PROPOSTA DE GUEDES PODE EXTINGUIR 1.217 CIDADES BRASLILEIRAS COM MENOS DE 5 MIL HABITANTES

 

Foto: Andressa Anholete/Getty Images


Um ponto polêmico presente na proposta do Pacto Federativo, proposto pelo governo federal, compreende a ideia de extinguir municípios para desafogar os orçamentos de estados e municípios. A ideia que matuta na cabeça do ministro da Economia, Paulo Guedes, envolve a união de municípios com menos de 5 mil habitantes e ostensivamente dependentes de repasses da União. Segundo um levantamento do site Virtu News, o Brasil tem 1.217 municípios que poderiam deixar de existir até 2025. A redução representaria o fim de 2.434 cargos de prefeito e vice-prefeito, além de uma redução nos números de vereadores – seriam extintos quase 11 mil cargos, dos quase 55 mil hoje no país como um todo – e de funcionários municipais (mais de 30 mil cargos seriam fechados). Essas cidades têm em comum a baixa população e a baixa arrecadação de impostos próprios, responsáveis por menos de 10% da receita total.

O levantamento foi feito com base em dados do Tesouro Nacional e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Constatou-se que praticamente sete em cada dez cidades desse porte têm mais de 50% das receitas compostas por repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Segundo o levantamento, esses micromunicípios são, em geral, mais ricos que as pequenas e médias cidades. As cidades com menos de 5 mil habitantes abrigam cerca de 2% da população brasileira apenas, mas controlam 10% do FPM. No ano passado, o FPM transferiu 93,4 bilhões de reais – dos quais 37% foram para municípios com 15% da população brasileira. As cidades com 26% dos habitantes do país ficaram com uma fatia menor dos recursos, ou 18% da dinheirama. As cidadelas receberam, em média, 2.408 reais por pessoa. Os municípios de 500 mil a 1 milhão de habitantes, por sua vez, receberam 177 reais por habitante.

Na distribuição per capita desses recursos, de acordo com os dados analisados, as cinco cidades que contaram com maiores parcelas têm menos de 1,5 mil habitantes cada. São elas Serra da Saudade (MG), Borá (SP), Engenho Velho (RS), Cedro do Abaeté (MG) e Araguainha (MT). Dentre elas, Serra da Saudade recebeu 10 mil reais por habitante em sua cota no FPM, aponta o Virtu News. Nos municípios com até 5 mil pessoas, os repasses do FPM correspondem a 55% receita corrente do município. O levantamento mostra ainda que a Receita Corrente Líquida — a soma de receitas tributárias, contribuições, transferências correntes e outras — per capita média de municípios de até 5 mil habitantes é de 5 mil reais, contra média inferior a 3 mil reais das cidades de 20 mil a 50 mil pessoas. Desde 1990, foram criados 1.079 municípios, um aumento de 24%, e as cidades de até 5 mil habitantes, que eram 16% até então, passaram a representar 23% do total em 2010.

Veja

FORAGIDO DA JUSTIÇA É CAPTURADO SEM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA EM NATAL

PM/ASSECOM


Na noite desta quarta-feira(04), policiais militares do 1º DRE – Distrito Rodoviário Estadual, capturaram um foragido da justiça no bairro de Lagoa Azul, zona Norte de Natal.

Por volta das 20h15, os militares realizavam patrulhamento na rua Piloto Carlos Del Prestes, quando se depararam com um indivíduo em atitude suspeita. Na abordagem foi verificado que o homem possuía um mandato de prisão em aberto em seu desfavor. Também foi verificado que o foragido havia retirado o dispositivo eletrônico de monitoramento, tipo tornozeleira eletrônica.

Os policiais fizeram a condução do homem à Delegacia de Polícia Civil de plantão na zona Norte, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Fonte: Portal Grande Ponto


SESAP PRORROGA CAMPANHAS DE PÓLIO E MULTIVACINAÇÃO ATÉ 30 DE NOVEMBRO NO RN

 

No RN a expectativa é vacinar 189.732 crianças

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) prorrogou, até 30 de novembro, para todos os municípios do Rio Grande do Norte as Campanhas de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

A medida foi tomada em razão do baixo percentual de cobertura vacinal alcançado até o momento, com 54,7%. No RN a expectativa é vacinar 189.732 crianças, o que representa 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade no estado.

Devem se vacinar contra a Poliomielite as crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade e na Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação, respeitando as diretrizes e orientações de segurança para evitar o risco de transmissão da Covid-19. A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave que afeta o sistema nervoso, podendo provocar paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. Não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação. 

“Os municípios devem definir suas estratégias para ampliar a cobertura vacinal, tendo como sugestão da Sesap as seguintes ações: a busca ativa das crianças não vacinadas, a vacinação casa a casa, realização de mais um dia ‘D’, postos de vacinação em locais estratégicos e, nas cidades maiores, realizar ‘drive thru’ de vacinação”, explicou Iraci Nestor, técnica do Programa Estadual de Imunização, que enfatizou ainda a importância dos municípios em inserir as doses das vacinas administradas no sistema de registro oficial da campanha, para que os dados sejam constantemente atualizados.

UFRN APROVA TRÊS PERÍODOS LETIVOS PARA 2021 NO FORMATO REMOTO; VEJA CALENDÁRIO ATÉ 2022

 


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, a resolução sobre o novo Calendário Universitário. O documento regulamenta as atividades de ensino de graduação, no formato remoto, para os períodos letivos de 2020.2, 2021.1 e 2021.2.

Atualmente, a UFRN está realizando, no formato remoto, o período letivo 2020.1, que iniciou em fevereiro de 2020, foi suspenso devido à pandemia da covid-19 e retomado para ocorrer de 8 de setembro a 19 de dezembro de 2020. Dessa forma, dando seguimento ao calendário, o Consepe aprovou a realização do período 2020.2, de 18 de janeiro a 30 de abril de 2021; as atividades de 2021.1, de 7 de junho a 18 de setembro de 2021; e o período letivo de 2021.2, de 18 de outubro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022.

De acordo com a resolução, os próximos períodos letivos (2020.2, 2021.1 e 2021.2) seguirão na modalidade de ensino remoto. Contudo, o formato poderá ser alterado por decisão do Consepe, considerando o cenário da pandemia da covid-19, “desde que asseguradas as condições de biossegurança e observadas as normas vigentes relativas à emergência em saúde pública”.

A decisão do Conselho foi tomada levando em consideração a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), em virtude do novo coronavírus; a legislação vigente sobre normas educacionais excepcionais adotadas durante o estado de calamidade pública; o parecer do Conselho Nacional de Educação; a portaria do Ministério da Saúde sobre a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da covid-19; o Protocolo de Biossegurança da UFRN; além de normativas da instituição de ensino.

RN REGISTRA 203 NOVOS CASOS DE COVID E 01 ÓBITO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

 

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (05). Os casos confirmados somam 82.079. São 203 casos mais em comparação com o boletim dessa quarta-feira (04), quando eram 81.876.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.594 no total. Um (01) óbito nas últimas 24 horas, e outros cinco após confirmação de exames de dias anteriores. No boletim do dia anterior eram 2.588 vítimas fatais. Em investigação estão 363 mortes.

Casos suspeitos somam 34.736 e descartados (195.142). Recuperados são 45.546.

TSE AUTORIZA ENVIO DA FORÇA FEDERAL PARA 113 CIDADES DO RN NAS ELEIÇÕES; CONFIRA OS MUNICÍPIOS



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão administrativa realizada nesta quinta-feira (5), autorizou, por unanimidade, o envio da Força Federal para a garantia da segurança no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, em municípios dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.


Os requerimentos para a atuação da Força Federal foram previamente aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos governos estaduais para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila. Em seu voto, o presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou a presença de todos os elementos geradores de insegurança que justificam os pedidos.