MP RECEBE MAIS DE 300 DENÚNCIAS DE 'FURA FILA' DE PRIORIDADE NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO RN

 

Promotor do Ministério Público do RN acompanha vacinação contra Covid-19 em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O Ministério Público do Rio Grande do Norte já recebeu mais de 300 denúncias de “fura fila” nos locais de vacinação contra a Covid-19 até a última quarta-feira (27). Os registros foram contabilizados através dos canais de denúncias e, segundo o órgão, todos os casos serão investigados.

O MP informou que os relatos são de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 sem se enquadrarem no grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a primeira fase da vacinação no estado contempla apenas profissionais de saúde que estejam na linha de frente de combate ao coronavírus e ainda idosos residentes em instituições de longa permanência.

Na manhã desta sexta-feira (29), o RN + Vacina - sistema criado pelo governo do estado em parceria com a UFRN para monitorar a imunização no estado - apontava mais de 35,8 mil pessoas foram vacinadas no estado. Somente na primeira semana, pouco mais de 25 mil pessoas foram imunizadas no RN contra a doença.


Alguns planos municipais autorizam a vacinação de outros grupos de pessoas, o que está sendo observado de forma individualizada pelo MPRN.

Segundo o MP, todas as denúncias estão sendo analisadas para investigar se houve o cometimento de crime ou ato de improbidade. Em caso de confirmação, o MP vai responsabilizar os agentes públicos envolvidos e os beneficiários.

“O MPRN está atento e não medirá esforços para coibir os abusos e fraudes ao processo de vacinação contra a Covid-19 aqui no estado. As promotorias de justiça da saúde em todo o RN estão expedindo recomendações e acompanhando a atuação das secretarias municipais de saúde. Fizemos inspeções surpresa em pontos de vacinação e ainda faremos outras. Solicitamos e tivemos garantido o acesso às listas de vacinados e estamos, através da PGJ e do CAOP Saúde, diuturnamente em contato com as autoridades estaduais e municipais, de modo a assegurar a distribuição e a regular aplicação dessas vacinas”, declarou o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite.

O MPRN disponibilizou o Disque Denúncia 127 para o recebimento de informações sobre crimes em geral. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. Segundo o órgão, a identidade da fonte é preservada.


Comentários

Notícias mais lidas na semana.

ATLETA DE SANTO ANTÔNIO/RN IRÁ REFORÇAR O PARNAMIRIM SC PARA DISPUTA DA 2ª DIVISÃO DO CAMPEONATO POTIGUAR DE FUTEBOL

POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO E REPRESSIVO INTENSIFICADO EM SANTO ANTÔNIO

SÍTIO NOVO (RN): POPULAÇÃO RECEPCIONA PREFEITO EDILSON JR QUE ENTREGA MAIS UM VEÍCULO PARA SAÚDE

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO