RN ESTOURA LIMITE DE GASTO COM PESSOAL DA LRF EM 2020

 

O Rio Grande do Norte e outros três Estados ultrapassaram o limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em 2020, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pelo Tesouro Nacional no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) relativo ao terceiro quadrimestre.

A LRF estabelece que, no Poder Executivo, a despesa com pessoal não pode passar de 49% da receita corrente líquida. Ultrapassam esse limite no ano passado: Rio Grande do Norte (54,5%); Minas Gerais (53,9%); Acre (52,7%) e Paraíba (51,2%).

De acordo com o Tesouro Nacional, no entanto, os efeitos da regra e os prazos para que os limites voltem a ser obedecidos estão suspensos devido à lei complementar 178, de apoio a Estados e municípios.

Considerando a dívida consolidada líquida, dois Estados estouraram o teto, informa ainda o documento. O limite definido por resolução do Senado Federal para os Estados é de duas vezes a Receita Corrente Líquida (RCL). No Rio de Janeiro, o percentual ficou em 316%, e no Rio Grande do Sul, em 222%. No ano anterior, os Estados também haviam sido os únicos a ultrapassar o limite.

Minas Gerais ficou ainda próximo do patamar máximo em 2020, com 188%. A situação é melhor no Pará (2%), Mato Grosso (4%) e Espírito Santo (9%). A mediana do endividamento em relação à receita ficou em 37% em 2020, contra 52% no ano anterior.

Valor Investe

Comentários

Notícias mais lidas na semana.

ATLETA DE SANTO ANTÔNIO/RN IRÁ REFORÇAR O PARNAMIRIM SC PARA DISPUTA DA 2ª DIVISÃO DO CAMPEONATO POTIGUAR DE FUTEBOL

POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO E REPRESSIVO INTENSIFICADO EM SANTO ANTÔNIO

SÍTIO NOVO (RN): POPULAÇÃO RECEPCIONA PREFEITO EDILSON JR QUE ENTREGA MAIS UM VEÍCULO PARA SAÚDE

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO