MOVIMENTAÇÃO PORTUÁRIA DO RN CAI 18,78% EM 2020

 

O setor portuário do Rio Grande do Norte, com quatro terminais autorizados, movimentou em 2020 4,824 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 18,78% em relação ao ano de 2019, quando a movimentação geral de cargas atingiu 5,940 milhões de toneladas. Os dados não contabilizam a carga movimentada no Apoio Portuário, que é a transferência de produtos, principalmente o sal, da área de produção ao terminal, por barcaças. Em 2020, esse volume foi de 1,890 milhão de toneladas, 10,55% menor que o registrado no ano de 2019 (2,113 milhões de toneladas).

O levantamento da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) considera a movimentação no Porto de Natal e Terminal Salineiro de Areia Branca, Terminal Aquaviário de Guamaré e no Terminal de Embarque Marítimo da Salina Diamante Branco (Galinhos). Segundo os dados da Agência, o Porto de Natal escoou no ano passado 696.895 toneladas, um volume 4,8% menor que o registrado no anterior, 732.542. Esses dados são menores do que o divulgado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o terminal portuário (veja na matéria abaixo).

No Terminal Salineiro de Areia Branca, também gerido pela Codern, o segundo porto com maior escoamento no Estado, a movimentação caiu 18,10%, segundo a Antaq. Em 2020, o Porto Ilha escoou 1,761 milhão de toneladas de sal em cabotagem (entre estados brasileiros) e longo curso (exportação). No ano anterior, o volume foi superior a 2,346 milhões de toneladas. Esses dados, que não incluem os volumes do Apoio Portuário, são praticamente equivalentes aos divulgados pela Codern. No Terminal Aquaviário de Guamaré, gerido pela Petrobras, e que detém o maior volume de escoamento portuário do RN, a Antaq registrou o escoamento de mais de 2,357 milhões de toneladas no ano passado, cerca de 12% a menos que o verificado no ano anterior, 2,686 milhões de toneladas.

No Terminal de Embarque Marítimo da Salina Diamante Branco, localizado em Galinhos, que é privado, a movimentação de sal marinho despencou 94,52% no ano passado, indo a 9.672 toneladas. Em 2019, o terminal tinha escoado 176,8 mil toneladas do produto.

Confira matéria completa na Tribuna do Norte.

Comentários

Notícias mais lidas na semana.

HOSPITAL REGIONAL EM SANTO ANTÔNIO VOLTA A NORMALIDADE DAS ATIVIDADES CIRÚRGICAS

COMPROMISSO SEGUE FIRME: PREFEITO FLAVIO DE BEROI AUTORIZA PAGAMENTO ANTECIPADO DOS SERVIDORES DE NOVA CRUZ-RN

AO VISITAR PREFEITO FLAVIO DE BEROI, WALTER ALVES PRESTA CONTAS DO MANDATO E JUNTOS ANUNCIAM MAIS BENEFÍCIOS PARA NOVA CRUZ-RN

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO