VENDA DE IVERMECTINA CRESCE 857% NO ÚLTIMO ANO NO BRASIL

 

Ivermectina - Foto: Reprodução



A venda de medicamentos sem eficácia comprovada do tratamento da Covid-19, subitamente nos 12 meses seguintes ao primeiro registro de caso da doença no país. De acordo com a pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a ivermectina e a hidroxicloroquina foram os mais procurados pelos brasileiros. O crescimento foi de 857%, que equivale a mais de 81 milhões de unidades, e 126%, que são 2,5 milhões de caixas, respectivamente.

 Uma pesquisa mostra que foram parar na casa dos brasileiros 486,5 quilos do vermífugo (ivermectina) e 1,02 tonelada do antimalárico (hidroxicloroquina). O antibacteriano azitromicina também aparece na pesquisa com 71% de aumento nas vendas, que são pouco menos de 42 milhões de unidades e 20,9 toneladas. 

Entre abril de 2018 e março de 2019, bem antes da pandemia, portanto, a compra de ivermectina chegou a 7,6 milhões de unidades; de hidroxicloroquina, foram 912 mil caixas; e de azitromicina foram 21,4 milhões de unidades. 

O Conselho de dados com ajuda da consultoria IQVIA para o Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio. Segundo o CFF, “a pandemia deflagrou uma epidemia de uso irracional de medicamentos”. O monitoramento está sendo feito mensalmente desde março do ano passado. 

Além dos danos à saúde causados ​​pelo consumo desenfreado e sem a devida orientação, o Conselho tem outras duas novas preocupações: o descarte incorreto das sobras e os medicamentos vencidos. Para tentar combatê-los, o CFF está lançando uma campanha para conscientizar sobre os riscos do descarte em lixo comum, na pia e no vaso sanitário. A substância, dessa forma, volta à natureza em forma ativa e pode contaminar o lençol freático. 

Em relação aos remédios que ficam esquecidos em casa, o conselho alerta que, historicamente, as causadas mais frequentes de intoxicações por medicamentos são as crianças.



Comentários

Notícias mais lidas na semana.

PROCESSO SELETIVO DA EMATER-RN OFERTA 125 VAGAS EM NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

POLÍCIA LOCALIZA LÁZARO BARBOSA, O "SERIAL KILLER DO DF" QUE CONSEGUE FUGIR NOVAMENTE

PREFEITO FLAVIO DE BEROI, DE NOVA CRUZ, MANTÉM COMPROMISSO E AUTORIZA PAGAMENTO ANTECIPADO NESTA TERÇA-FEIRA

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%