SESAP/RN FAZ ALERTA PARA QUE A POPULAÇÃO NÃO DEIXE DE TOMAR A 2ª DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou entrevista coletiva nesta quinta-feira 17 na Escola de Governo, para atualizar as informações sobre o cenário da Covid-19 no estado, além de apresentar o plano de combate às arboviroses (dengue, zika, chikungunya, entre outras)

. A secretária adjunta da Saúde, Maura Sobreira, apresentou o panorama de melhora na ocupação de leitos. Ela afirmou que a redução das taxas de ocupação está relacionada aos decretos regionalizados e à intensificação das ações de vigilância. 

A gestora informou que, embora o Rio Grande do Norte como um todo esteja com 85,1% dos leitos ocupados por pacientes com a Covid-19, a região Oeste mantém 96,3% de taxa de ocupação, o que mostra a necessidade de manter a vigilância por parte dos gestores e da população. “Houve um desbloqueio significativo de leitos, contudo a região Oeste ainda nos preocupa”, destacou ela. A Região Metropolitana tem 81,8% dos leitos ocupados e a região Seridó tem 75% de ocupação. 

Outra mudança percebida é em relação ao perfil dos pacientes, pois hoje as internações são em 70% de pessoas não idosas. “Isso nos leva a reforçar a importância da vacinação, inclusive na tomada da segunda dose”, completou Maura.

 Avanço da vacinação 

A subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho, reforçou o apelo para que a população não deixe de tomar a segunda dose. “Ainda temos 19 mil pessoas no RN, segundo o RN Mais Vacina, que não tomaram a segunda dose, por isso estamos fazendo busca ativa em todo o estado, além de promover ações para melhorar o registro das doses no sistema”, explicou.

Nessa quarta-feira, 16, a subsecretária coordenou reuniões virtuais com secretários municipais de saúde, equipes técnicas de imunização, coordenadores da atenção primária em Saúde de todas as cidades, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), membros do Ministério Público e dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.

 O objetivo foi alinhar ações de apoio, em conjunto com a equipe do RN+ Vacina, principalmente ao processo de inserção de dados no sistema após a aplicação de doses das vacinas contra a Covid-19. “Foi um momento produtivo e já estamos percebendo o empenho dos municípios”, afirmou. 

Lyane Ramalho também ressaltou a necessidade de completar o esquema vacinal. “Queremos deixar o nosso chamamento para que a população não deixe de tomar a segunda dose, pois só assim estará completando a imunização”. 

Dados epidemiológicos

 O Rio Grande do Norte contabiliza 287.416 casos confirmados da covid 19, além de 112.221 suspeitos e 550.221 descartados. Foram confirmados nove óbitos ocorridos nas últimas 24 horas, totalizando 6.553 óbitos desde o início da pandemia. 

Plano estadual incluirá arboviroses

 A coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Maia, apresentou o Plano Estadual de Saúde do RN. O documento será pactuado com os municípios e inclui um plano de contingência de arboviroses (dengue, zika, chikungunya, febre amarela), como detalhou a subcoordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Diana Rego.

 Ela destacou a 3ª região de saúde, que chama atenção pelo aumento no número de casos. “O plano caracteriza os municípios em quatro níveis e contém estratégias de atuação de acordo com o nível, por isso precisamos que, após pactuado, os municípios elaborem seus planos de acordo com o estadual”, disse Diana. 

A coordenadora do núcleo de arboviroses da Sesap, Débora Mayara, destacou a importância das medidas de prevenção e orientou a população a procurar as unidades de saúde caso tenham sintomas das arboviroses, além de ressaltar que os gestores precisam estar sensíveis ao cenário epidemiológico de seus municípios.



Comentários

Notícias mais lidas na semana.

POLÍCIA MILITAR PROMOVE MAIS UM DIA DE AÇÕES PREVENTIVAS E OSTENSIVAS NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO

ATLETA DE SANTO ANTÔNIO/RN IRÁ REFORÇAR O PARNAMIRIM SC PARA DISPUTA DA 2ª DIVISÃO DO CAMPEONATO POTIGUAR DE FUTEBOL

POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO E REPRESSIVO INTENSIFICADO EM SANTO ANTÔNIO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO