INTERNAÇÕES POR COVID EM UTIs CAI PELA METADE EM UM MÊS NO RN

 

Leitos de UTI — Foto: Sandro Menezes

A internações por Covid em UTIs públicas caíram 54% no período de um mês no Rio Grande do Norte. Os dados estão no sistema Regula RN, que monitora a rede de assistência em todo o estado desde o início da pandemia.

No dia 11 de julho, o estado tinha 213 pessoas internadas em leitos críticos nos hospitais com Covid. Na última quarta-feira (11), dia mais recente com o relatório fechado no sistema, o Regula RN registrava 96 pacientes.

Atualmente, o Regula RN indica que o estado tem 31% de ocupação dos leitos críticos de Covid, tendo a Região Seridó na situação mais tranquila, com 11%.

Em um relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), que foi publicado nesta quinta-feira (12), os cientistas apontam a relação direta dessa redução com a vacinação.

"É possível identificar a eficácia da imunização, pois demonstra a redução das internações dos idosos em relação à população não-idosa. E agora mais recentemente, com a imunização da população não idosa, já é possível verificar que não há mais diferença entre as internações para esses dois grupos na população", explica o relatório.


Apesar da melhora nos índices, o relatório reforça a necessidade de acelerar o processo de vacinação neste momento. "É preciso pressionar o Ministério da Saúde para ampliar o envio de remessas de vacinas para os estados, a fim de acelerar o processo de imunização no estado. Somente desta forma será possível promover o bloqueio vacinal da disseminação do Sars-CoV-2 e mitigar o desenvolvimento de novas potenciais variantes", cita o documento.

Durante boa parte da pandemia, os idosos representaram o grupo com mais internados. Desde de maio deste ano, com a conclusão do ciclo vacinal de boa parte das pessoas acima de 60 anos, esse número tem reduzido e chegou a ser de 26% - sendo os outros 74% de não-idosos.

No atual momento, o que ocorre é também a queda de internações das pessoas abaixo de 60 anos.

"O Brasil tem a vantagem na estratégia adotada de vacinar esses grupos. Portanto hoje, embora toda a população não esteja vacinada, a gente tem um contingente de vacinados concentrado nas populações mais vulneráveis. Isso refletiu na redução dos internamentos de idosos e agora se espraiou inclusive para os não-idosos".

As solicitações por leitos críticos também caíram. No dia 26 de maio, elas chegaram ao seu maior número: 156. Na quarta (11), foram 18 solicitações em todo o estado.

O relatório do LAIS também aponta para uma consequente redução no número de casos e de óbitos.

"Nesse sentido, à medida que o processo de imunização avança, o número isolado de novos casos diários passa a ter uma importância menor, enquanto o número de hospitalizações em leitos críticos e óbitos em decorrência da Covid deve ser avaliado com mais atenção", diz o relatório.

Com a redução de internações, o governo do RN passou a reverter os leitos críticos que eram de Covid para atendimento de outras doenças. O estado também retomou as cirurgias eletivas.

De acordo com o RN+ Vacina, o RN tem atualmente 1,7 milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose contra a Covid. Outras 645 mil estão com a imunização completa com as duas doses e mais 53 mil tomaram a dose única da Janssen, também completando o esquema vacinal.

No estado, os principais municípios já começam a caminhar para concluir a vacinação dos adultos. Em Natal, nesta sexta-feira (13), começam a ser vacinados pessoas de 21 anos. Outros municípios do estado já completaram a vacinação na população adulta, sendo São Rafael o primeiro.

Comentários

Notícias mais lidas na semana.

MUITA OUSADIA: AO SE PASSAR POR CLIENTE DE UMA LOJA, MULHER FURTA PEÇAS DE ROUPAS EM SANTO ANTÔNIO-RN; VEJA VÍDEOS

EVENTO DO ANO: GRANDE TORNEIO DE SINUCA EM SANTO ANTÔNIO CONTARÁ COM MAIORES JOGADORES DA PB E DO RN; VEJA DATAS

POLÍCIA MILITAR RECUPERA EM NOVA CRUZ MOTOCICLETA TOMADA DE ASSALTO EM GOIANINHA

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO