JOVENS DO RN QUEREM DISCIPLINAS LIGADAS À ARTE E À TECNOLOGIA DO NOVO ENSINO MÉDIO

 


Com o debate sobre o Novo Ensino Médio aberto, já que a sua implantação está prevista para 2022 em todo o Brasil, escolas do Rio Grande do Norte incluíram os alunos nas discussões preparatórias. O foco no ingresso no Ensino Superior e a inclusão de disciplinas relativas à arte e à tecnologia são manifestações recorrentes entre os adolescentes.

O Complexo Educacional Contemporâneo foi uma das instituições que decidiu ouvir o alunado na construção da nova grade, que prevê horas flexíveis para a formação técnica e profissional. A diretora Marianny Andrade Arcanjo conta que a possibilidade de fala vai permitir que a instituição seja mais assertiva, além de assegurar o protagonismo juvenil.

Das pesquisas com os estudantes, realizadas no último mês, foi manifestado por eles o interesse em disciplinas complementares ligadas ao cinema, à música, à dança e ao teatro, além de matérias dedicadas ao uso da tecnologia. Segundo os jovens, a aprendizagem por meio de oficinas, projetos práticos e recursos tecnológicos é mais eficiente.

Apesar do interesse por arte e tecnologia, os adolescentes afirmaram que entrar na faculdade e ter um bom emprego no futuro são as maiores motivações para que cursem o Ensino Médio. Uma das novas matérias que fará parte da grade já a partir do próximo ano é justamente “Projeto de vida”, que, de acordo com a diretora, vai ajudar nesse planejamento.

Marianny explica que o desafio do Contemporâneo agora é alinhar o interesse apresentado pelo alunado com as diretrizes pedagógicas da escola. “Os estudantes sabem o que querem aprender e onde querem chegar. O nosso trabalho será o de construir a ponte entre as duas coisas, aumentando a participação e consolidando resultados”, explica ela.

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, que vão ingressar no Ensino Médio no ano que vem, foram ouvidos nas pesquisas. Para Luís Gustavo Lins, de 15 anos, “o fato de a grade levar em conta a opinião dos estudantes vai fazer com que o engajamento aumente”. Ele mesmo quer disciplinas que reforcem conhecimentos em Exatas, área que pretende ingressar no futuro. A construção coletiva, acredita ele, é a certeza de que as novidades serão bem recebidas por todos.

Notícias mais lidas na semana.

NOVA CRUZ 102 ANOS: PREFEITO FLAVIO DE BEROI INAUGURA E ENTREGA HOJE REVITALIZAÇÃO DO LARGO DA PREFEITURA NO DIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO

CAERN FAZ CAMPANHA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS COM DESCONTOS DE ATÉ 100% SOBRE JUROS E MULTAS

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO