EM 10 ANOS, POPULAÇÃO JOVEM REDUZ E NÚMERO DE IDOSOS CRESCE NO RN

Imagem
  Em 10 anos, a população do Rio Grande do Norte cresceu, mas passou a ter menos jovens e mais idosos , segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ). Entre 2012 e 2021,  toda a população das faixas etárias entre 0 e 29 anos ficou menor . Esse público representava 1,773 milhão de pessoas em 2012 e chegou 1,599 milhão no ano passado - uma queda de 9,8%. Por outro lado, a população potiguar cresceu em todas as faixas etárias acima dos 30 anos. Somente o público idoso, acima dos 60 anos passou de 352 mil pessoas em 2012 para 494 mil no ano passado  - um  aumento superior a 40% . O grupo que teve maior queda foi o de  crianças entre 0 e 4 anos . Em uma década, o número de pessoas nessa faixa  caiu 18,2%  - passou de 269 mil para 220 mil. Já o grupo que mais cresceu foi a população entre  55 e 59 anos , que  aumentou 70,7% , passando de 113 mil para 193 mil.

TALIBÃ 'TOMOU BOA PARTE' DO ARMAMENTO AMERICANO NO AFEGANISTÃO, DIZ CASA BRANCA

 

Foto: Leah Millis/Reuters


A Casa Branca reconheceu nesta terça-feira (17) que o Talibã se apossou de uma quantidade significativa de equipamento militar dos Estados Unidos depois de assumir o controle do Afeganistão após duas décadas de guerra.

Fotos e vídeos mostram o Talibã com armas de fogo e veículos usados pelas tropas do Pentágono ou fornecidos às forças de segurança nacional afegãs, além de helicópteros UH-60 Black Hawk e outros equipamentos no aeroporto de Kandahar.

“Não temos todos os detalhes, obviamente, de onde cada artefato do material de defesa foi parar. Mas certamente uma boa parte caiu nas mãos do Talibã”, disse Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca.

“Obviamente, não acreditamos que [os talibãs] nos devolvam [as armas] facilmente”, disse Jake Sullivan, da Casa Branca

Sullivan disse que perder o controle de suprimentos militares de milhões de dólares para o inimigo é um exemplo da “difícil decisão que o presidente enfrenta no contexto do fim de uma guerra de 20 anos”.

Ele observou que os Black Hawks foram entregues às forças do governo afegão para ajudar na luta contra o Talibã.

Mas as forças do governo sucumbiram rapidamente à insurgência islâmica, abrindo mão do controle de grandes depósitos de armas e seus helicópteros.

UOL com AFP

Notícias mais lidas na semana.

PESQUISA SETA/BANDRN MOSTRA INTENÇÃO DE VOTO DOS MOSSOROENSES PARA O GOVERNO DO ESTADO; CONFIRA RESULTADO

LAGOA DE PEDRAS (RN): PREFEITO GUILHERME AMÂNCIO GANHA EM ÚLTIMA INSTÂNCIA E SEGUE NO CARGO ATÉ FINAL DO MANDATO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA