CRESCE NÚMERO DE ACIDENTES COM MOTOCICLETAS NO RN

Imagem
  Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) apontam que cresceu o número de ocorrências envolvendo motocicletas no Rio Grande do Norte em comparação com o primeiro semestre do ano passado. O levantamento traz dados do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE-RN), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), referentes ao período de janeiro a junho deste ano e comparados com o mesmo período do ano passado. Conforme o levantamento, os registros de acidente de trânsito com vítima envolvendo motocicletas com, pelo menos, uma pessoa, somaram 1.289 casos neste ano. No mesmo período do ano passado, foram 1.282 casos. Esses dados são os registrados no momento das ocorrências e não levam em conta mortes ocorridas em hospitais após o registro do fato. O aumento nos acidentes envolvendo motos coincide com o aumento da frota. Gabriel Santos, de 24 anos, fez parte das estatísticas com acidentes de motos. Em 2020, ele fraturou a mão e teve les

BOLSONARO VETA SUSPENSÃO DA PROVA DE VIDA DO INSS PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS

 


O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei, aprovada pelo Congresso, que dispõe sobre medidas alternativas para os beneficiários da Previdência Social durante o estado de calamidade pública, e vetou a suspensão até 31 de dezembro deste ano da obrigatoriedade de prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

 

Segundo dados do INSS, mais de 33,06 milhões de segurados fazem a prova de vida, anualmente, para manter o benefício. Entre 2020 e 2021, 28,7 milhões já fizeram o procedimento, e ainda há 7,38 milhões de segurados pendentes para fazer o procedimento até 2022. No Rio de Janeiro, precisam fazer a prova de vida mais de 2,99 milhões de segurados, sendo que entre o ano passado e este ano 2,4 milhões já concluíram o processo.

O procedimento de prova de vida estava suspenso desde março do ano passado, para não expor o segurado ao risco de contágio por Covid-19, mas voltou a ser exigido em junho deste ano.A prova de vida deve ser feita anualmente nos bancos onde o segurado recebe o pagamento ou nas agências do INSS.

A sanção com o veto foi publicada na edição desta sexta-feira (dia 3) do Diário Oficial da União (DOU). O texto foi aprovado em agosto pelo Congresso.

“Pandemia não é motivo”, diz presidente

Na justificativa do veto, Bolsonaro diz que o estado de emergência em saúde pública, gerado pela pandemia, não é motivo para suspender a prova de vida. Segundo ele, existem diversos meios para a realização da prova e prazo escalonado. A suspensão da comprovação, segundo o presidente, levaria ao pagamento indevido de benefícios.

Bolsonaro alegou também que o texto traz medidas alternativas para a realização da prova de vida e que, por esse motivo, foi feita a opção de vetar a suspensão total do procedimento até o fim do ano.

 

Prova de vida

A lei sancionada pelo presidente traz alternativas para a prova de vida. De acordo com o texto, os bancos deverão usar sistemas de biometria para realizar a prova de vida dos segurados.

Além disso, os bancos também deverão dar preferência máxima de atendimento para os beneficiários com mais de 80 anos ou com dificuldades de locomoção. A prova de vida pode ser realizada por representante legal ou por procurador do beneficiário, mas ele deve ser legalmente cadastrado no INSS.

Confira o calendário de escalonamento do INSS

Em julho, o governo publicou uma portaria com o escalonamento que prorrogava o calendário de prova de vida até agosto de 2022. Os prazos para 2021 seguem os mesmos, mas o segurado deve ficar atento para realizar a prova de vida seguindo o calendário.

Vencimento da comprovação de vida Retomada da rotina

  • Até abril de 2020 junho de 2021
  • maio e junho de 2020 julho de 2021
  • julho e agosto de 2020 agosto de 2021
  • setembro e outubro de 2020 setembro de 2021
  • novembro e dezembro de 2020 outubro de 2021
  • janeiro e fevereiro de 2021 novembro de 2021
  • março e abril de 2021 dezembro de 2021
  • maio e junho de 2021 janeiro de 2022
  • julho e agosto de 2021 fevereiro de 2022
  • setembro e outubro de 2021 março de 2022
  • novembro e dezembro de 2021 abril de 2022
  • janeiro e fevereiro de 2022 maio de 2022
  • março e abril de 2022 junho de 2022
  • maio e junho de 2022 julho de 2022
  • julho de 2022 agosto de 2022

Notícias mais lidas na semana.

R$ 25 BILHÕES DO PIS/PASEP ESTÃO PARADOS NO BANCO; SAIBA QUEM PODE SACAR

PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL DIZ QUE CARTÃO DE CRÉDITO DEIXARÁ DE EXISTIR

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/SÃO GONÇALO/PREFEITO: PAULINHO TEM 59,6% DAS INTENÇÕES DE VOTOS CONTRA 26,4% DE POTI NETO