IPEA REGISTRA 5ª ALTA SEGUIDA NA CONSTRUÇÃO CIVIL, SETOR APRESENTOU CRESCIMENTO DE 13,6% NO TRIMESTRE

 


O indicador de investimentos em construção civil no Brasil registrou a quinta alta consecutiva, com 3,7%, com um crescimento de 13,6% no trimestre móvel. A alta foi registrada pelo Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  no Rio de Janeiro. Ao incluir máquinas e equipamentos, o FBCF cresceu 2,2% em julho, em relação a junho de 2021, na série com ajuste sazonal.

“Na comparação interanual, o bom desempenho também foi generalizado”, informou o Ipea. “O destaque ficou por conta do componente de máquinas e equipamentos, que avançou para um patamar 30,5% superior a julho de 2020. Enquanto o componente de outros ativos fixos aumentou 18,2%, a construção civil teve alta de 28,8%. Na comparação trimestral, os resultados também foram positivos”, finalizou o instituto.

O trimestre móvel terminado em julho, no segmento de máquinas e equipamentos, teve alta de 3,3%. No resultado acumulado em 12 meses, os investimentos apresentaram expansão de 16%.

A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. A evolução do indicador representa aumento da capacidade produtiva da economia e reposição da depreciação do estoque de capital fixo.

Segundo o Ipea, o consumo aparente de máquinas e equipamentos alcançou expansão de 3,9% em julho, mas encerrou o trimestre móvel com queda de 15,1%. Enquanto a produção de máquinas e equipamentos para o mercado interno apresentou crescimento de 18,7% em julho, a importação caiu 26,2% no mesmo período. No acumulado em 12 meses, o investimento em máquinas e equipamentos acusou alta de 24,3%.

Diário do Poder

Comentários

Notícias mais lidas na semana.

MUITA OUSADIA: AO SE PASSAR POR CLIENTE DE UMA LOJA, MULHER FURTA PEÇAS DE ROUPAS EM SANTO ANTÔNIO-RN; VEJA VÍDEOS

EVENTO DO ANO: GRANDE TORNEIO DE SINUCA EM SANTO ANTÔNIO CONTARÁ COM MAIORES JOGADORES DA PB E DO RN; VEJA DATAS

POLÍCIA MILITAR RECUPERA EM NOVA CRUZ MOTOCICLETA TOMADA DE ASSALTO EM GOIANINHA

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO