MÁSCARAS: APÓS LAIS/UFRN SUGERIR DESOBRIGAÇÃO DO USO EM AMBIENTES ABERTOS COM 70% DA POPULAÇÃO VACINADA, SESAP DIZ QUE "AINDA É CEDO PARA PENSAR EM FLEXIBILIZAÇÃO"

 

Foto: reprodução


Após o cientista Ricardo Valentim, Diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais)/UFRN, afirmar que recomendará em novembro a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos, quando forem atingidos 70% da população adulta completamente vacinados no RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota afirmando que “ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara”.

VEJA MAIS: Lais/UFRN recomendará flexibilização do uso de máscara em ambientes abertos em novembro

Para Valentim, “É importante que o Governo do Estado crie essas marcas para poder estimular também as pessoas a tomarem a vacina”, comenta, ilustrando a desobrigação do uso de máscaras tal qual um bônus a que se tem direto ao atingir determinada meta – no caso os 70% da população adulta, 18 anos e mais, totalmente vacinada.

A nota da Sesap ressalta a necessidade de que as pessoas completem o esquema vacinal e aponta que o RN possui 207 mil pessoas com a segunda dose em atraso. Veja abaixo a íntegra da nota da Sesap:

NOTA

A Secretaria de Estado de Saúde Pública reforça que o atual momento da pandemia da Covid-19 é de manutenção dos cuidados sanitários, inclusive para os relacionados ao uso da máscara, principalmente em ambientes fechados e a lavagem das mãos e uso frequente do álcool gel.

É evidente como divulgado no dia de ontem e na retomada da Operação Pacto pela Vida, que existe hoje um visível aumento do número de casos em todo o estado, assim como da taxa de ocupação de leitos Covid.

Assim, ressaltamos a necessidade de que as pessoas completem o esquema vacinal com a segunda dose, visto que o estado tem 207 mil pessoas com a dose em atraso.

Por esses motivos, ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara.

É importante ressaltar que o Pacto pela Vida que foi reafirmado com nota conjunta assinada por órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Cosems, Femurn, entre outros, vem alertar a sociedade para o momento atual e se manterá em atividade com estratégias regionais e locais, conjuntas, de fiscalização, monitoramento de notificações, educação e comunicação de risco, em busca de um enfrentamento coletivo e rápido para um problema que deveremos aprender a conviver juntos, por muito tempo. 
Sem mais, reforçar a continuidade do uso da máscara.

Notícias mais lidas na semana.

LAGOA DO BONFIM ATINGE 46% DE SUA CAPACIDADE. A PIOR SITUAÇÃO DOS ÚLTIMOS ANOS

102 ANOS: PROGRAMAÇÃO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOVA CRUZ/RN É DIVULGADA

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO