EM 10 ANOS, POPULAÇÃO JOVEM REDUZ E NÚMERO DE IDOSOS CRESCE NO RN

Imagem
  Em 10 anos, a população do Rio Grande do Norte cresceu, mas passou a ter menos jovens e mais idosos , segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ). Entre 2012 e 2021,  toda a população das faixas etárias entre 0 e 29 anos ficou menor . Esse público representava 1,773 milhão de pessoas em 2012 e chegou 1,599 milhão no ano passado - uma queda de 9,8%. Por outro lado, a população potiguar cresceu em todas as faixas etárias acima dos 30 anos. Somente o público idoso, acima dos 60 anos passou de 352 mil pessoas em 2012 para 494 mil no ano passado  - um  aumento superior a 40% . O grupo que teve maior queda foi o de  crianças entre 0 e 4 anos . Em uma década, o número de pessoas nessa faixa  caiu 18,2%  - passou de 269 mil para 220 mil. Já o grupo que mais cresceu foi a população entre  55 e 59 anos , que  aumentou 70,7% , passando de 113 mil para 193 mil.

METRÓPOLE DIGITAL: MESTRADO PROFISSIONAL GRATUITO SELECIONA NOVOS ALUNOS PARA 2022

 


O Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (MPITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), abriu 33 vagas para novos alunos, que deverão ingressar no semestre letivo de 2022.1. As inscrições estarão abertas até o 7 de novembro e devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, na seção de Processos Seletivos, opção stricto sensu.


Do total de vagas ofertadas, 24 são para demanda aberta de ampla concorrência. Outras três são destinadas para capacitação interna de servidores ativos da UFRN e o mesmo número para “pessoas pretas, pardas ou indígenas ou quilombolas”, conforme estabelecido no edital do processo seletivo. Mais três vagas são reservadas para concorrência de pessoas com deficiência.

Linhas de pesquisa

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), o mestrado é gratuito e possui duas linhas de pesquisa: “Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais” e “Práticas Educativas com Tecnologias Digitais”.

A taxa de solicitação da inscrição é de R$ 180,00 e os candidatos deverão preencher, de maneira integral, o formulário disponibilizado, além de anexar, em formato PDF, todos os documentos exigidos no edital. O processo seletivo será composto de várias etapas, dentre elas as de homologação das inscrições, Prova de Conhecimentos Específicos e Avaliação da Proposta de Trabalho e do Currículo Lattes.

Calendário

De acordo com o calendário do processo seletivo, a aplicação da Prova de Conhecimentos Específicos será realizada em 3 de dezembro de 2021. Já as apresentações das Propostas de Trabalho ocorrerão do dia 1 a 4 de fevereiro de 2022. A divulgação do resultado final se dará no dia 21 de fevereiro e o período de matrículas será de 1 a 6 de abril de 2022.

As aulas do mestrado serão iniciadas em 8 de abril do próximo ano e vão ocorrer nas instalações do Instituto Metrópole Digital, exceto em caso de determinação da administração central da UFRN que exija ou recomende a manutenção do ensino online, por motivos como os ocasionados em razão da pandemia de Covid-19.

Dúvidas ou mais informações sobre o processo seletivo ou a respeito do Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais podem ser esclarecidas através do link para inscrições no SIGAA, onde consta o edital que disciplina a seleção, ou ainda na página do PPgITE, e também através do e-mail ppgite@imd.ufrn.br.

Notícias mais lidas na semana.

PESQUISA SETA/BANDRN MOSTRA INTENÇÃO DE VOTO DOS MOSSOROENSES PARA O GOVERNO DO ESTADO; CONFIRA RESULTADO

LAGOA DE PEDRAS (RN): PREFEITO GUILHERME AMÂNCIO GANHA EM ÚLTIMA INSTÂNCIA E SEGUE NO CARGO ATÉ FINAL DO MANDATO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA