PROCURADOR DA LAVA JATO QUE BANCOU OUTDOOR EM APOIO À OPERAÇÃO É DEMITIDO APÓS DECISÃO DO CNMP

 


O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) decidiu nesta segunda-feira (18) demitir do MPF (Ministério Público Federal) o procurador Diogo Castor de Mattos, ex-integrante da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, por instalar um outdoor em homenagem à operação.

A peça publicitária dizia “Bem-vindo a República de Curitiba – terra da Operação Lava Jato, a investigação que mudou o país. Aqui se cumpre. 17 de março – 5 anos de Operação Lava Jato. O Brasil agradece”.

Por 6 votos a 5, o CNMP considerou que Castor violou seus deveres funcionais e cometeu quebra de decoro e improbidade. A maioria seguiu o voto da relatora, conselheira Fernanda Marinela, pela pena de demissão.

“Efetivamente não consigo caracterizar pequena gravidade para este caso. Não vejo possibilidade para flexibilização na substituição da pena em reconhecendo o ato de improbidade”, disse a relatora.

O outdoor foi instalado em março de 2019, em uma via de acesso ao Aeroporto Afonso Pena, região metropolitana de Curitiba. Uma sindicância concluiu que Castor foi o responsável pelo painel. O procurador, que teria utilizado o nome de uma pessoa sem relação com a Lava Jato, chegou a admitir que instalou o painel.

No contrato constaria o nome do cantor gospel João Carlos Queiroz. O homem afirmou que seus dados foram usados de forma fraudulenta, já que ele sequer conhece os integrantes da Lava Jato de Curitiba.

O caso começou a ser investigado pela Corregedoria do MPF (Ministério Público Federal). Apesar da admissão de culpa, a apuração foi arquivada por prescrição.

Poder 360

Notícias mais lidas na semana.

NOVA CRUZ E MONTANHAS TÊM ABASTECIMENTO DE ÁGUA SUSPENSO APÓS VAZAMENTO EM ADUTORA

PM PRENDE SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NA MORTE DE EX-VICE-PREFEITO DE BOA SAÚDE DURANTE ASSALTO EM NATAL

MPF OBTÉM CONDENAÇÃO DE MÉDICO PERITO POR FRAUDAR O INSS; CASO ACONTECEU EM SANTO ANTÔNIO EM 2008

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/SÃO GONÇALO/PREFEITO: PAULINHO TEM 59,6% DAS INTENÇÕES DE VOTOS CONTRA 26,4% DE POTI NETO