RN TEM AUMENTO DE 23,4% NOS REGISTROS DE CASOS DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM 2023

Imagem
  Foto: ilustrativa/reprodução O Rio Grande do Norte teve um aumento de 23,4% no número de casos registrados de estupro de vulnerável – praticado contra crianças e adolescentes de até 14 anos – nos cinco primeiros meses deste ano. Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) e foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) a pedido da reportagem da Inter TV Cabugi. Ao todo, até o dia 23 de maio deste ano, o RN teve 295 ocorrências de estupro de vulnerável registradas pela Sesed. Esse número representa quase dois casos por dia no estado. Entre janeiro e maio (o mês inteiro) de 2022, foram 239. O mês com mais ocorrências em 2023 foi o de janeiro, com  77 casos  – o que já é um número maior do que qualquer mês desde 2022. Em todo o ano de 2022, inclusive, o Rio Grande do Norte registrou  653 casos  de estupro de vulnerável, de acordo com a Sesed. Mais delegacias e novas leis Para a diretora do Departamento de Proteçã

FIOCRUZ MONITORA UM CASO SUSPEITO E UM CONFIRMADO DE 'DOENÇA DA VACA LOUCA'

 

Foto: Getty Images


A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) monitora dois casos de DCJ (doença de Creutzfeldt Jakob), uma doença neurodegenerativa popularmente conhecida como “doença da vaca louca”. Um dos pacientes teve o diagnóstico confirmado e o outro ainda está sendo investigado.

Segundo o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, a suspeita é de que os dois pacientes tenham a chamada “forma esporádica” da doença, sem relação com o consumo de carne bovina contaminada com a Encefalite Espongiforme Bovina (EEB).

O Ministério da Agricultura também emitiu um comunicado confirmando que as suspeitas não estão associadas ao consumo de carne, afastando temores de um possível impacto nas exportações brasileiras.

As duas pessoas estão internadas no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, da Fiocruz. Um dos pacientes é de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a prefeitura, o paciente da cidade é um homem de 55 anos de idade que apresentou no final de outubro sintomas de demência e ataxia, que é a perda ou irregularidade da coordenação muscular.

A outra pessoa afetada, a que ainda não teve o diagnóstico confirmado, é, segundo a secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro, uma mulher de 59 anos que também teve seus primeiros sintomas em outubro. A agência Reuters havia apurado que ela é moradora de Belford Roxo, também na Baixada Fluminense, mas a informação não foi confirmada pela secretaria estadual de Saúde.

A prefeitura de Belford Roxo ainda não respondeu aos questionamentos enviados pela reportagem do UOL.

O que é DCJ (doença de Creuzfeldt Jakob), “doença da vaca louca”

A DCJ é uma doença que ataca o sistema nervoso central, causando demência e anormalidades nos movimentos. Ela é fatal.

Essa doença tem cinco formas diferentes de transmissão.

A primeira e mais recorrente (responsável por cerca de 85% dos casos) é a “esporádica”, quando não existe uma fonte infecciosa conhecida nem evidência no histórico familiar no paciente, como no caso suspeito em Duque de Caxias.

Entre 10% e 15% dos casos são hereditários, resultado de uma mutação genética.

As outras três maneiras de transmissão são muito mais raras.

Uma delas seria consequência do uso de instrumentos neurocirúrgicos ou eletrodos intracerebrais contaminados durante cirurgias de transplantes. Outra, pela ingestão de carne de gado portador da doença da vaca louca, com a variante vDCJ. A Grã-Bretanha também já registrou um caso de transmissão da vDCJ por meio de uma transfusão sanguínea.

Histórico da doença no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, de 2005 (quando foi instituída a vigilância da DCJ no Brasil) a 2014, foram identificados 603 casos suspeitos da doença. Nenhum deles era da variante vDCJ.

No entanto, no início de setembro deste ano, a exportação de carne bovina para a China foi suspensa após casos suspeitos serem identificados em Minas Gerais e no Mato Grosso.

Nos anos 1980 e 1990, um surto da DCJ no Reino Unido resultou na morte de dezenas de pessoas e levou ao abatimento de quatro milhões de animais.

UOL

Notícias mais lidas na semana.

VÁRZEA (RN): PREFEITO HOMOLOGA LICITAÇÃO PARA PNEUS POR MAIS DE R$ 350 MIL

JUSTIÇA ELEITORAL CASSOU O REGISTRO DE WEDNA MENDONÇA EX-CANDIDATA A PREFEITA EM PASSAGEM/RN

PREFEITO FLAVIO ENTREGA PAVIMENTAÇÃO E ILUMINAÇÃO EM LED NA COMUNIDADE DE PRIMEIRA LAGOA EM NOVA CRUZ/RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%