PRESÍDIO VIABILIZOU ALIANÇA DE DOIS CHEFES DE FACÇÃO E AUMENTO DA VIOLÊNCIA NO RN

 


Muito se fala que o tráfico de drogas no Brasil é comandado de dentro dos presídios. Contudo, quando essa afirmação é feita pela autoridade policial, citando um exemplo direto, a notícia choca muito mais. E foi isso que aconteceu esta semana, quando a Polícia Civil do RN deflagrou uma operação para prender “quem já estava preso”. O detalhe é que dois dos quatro detentos não só comandavam o tráfico, como também estavam liderando uma facção criminosa, conhecida nacionalmente, de dentro da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, o pavilhão 5 de Alcaçuz. Ou seja: eram responsáveis, também, por boa parte da violência que o RN vivencia atualmente.

Outro detalhe dessa situação é que os dois foram “unidos” pelo próprio Estado. Afinal, Carlos Alexandre Martins Salviano, conhecido como “Nem da Abolição”; e Jussiê de Araújo Santos, o “Siê de Mãe Luiza”, se reencontraram dentro do presídio e, juntos, firmaram a tal aliança para liderar a facção criminosa.

Nem da Abolição foi preso em fevereiro de 2020 e tem a “fama” de ser um dos fundadores da facção criminosa conhecida como “Sindicato”, que atuavam em Mossoró e, depois, migrou para Natal e Grande Natal, segundo informações da Divisão de Combate ao Crime Organizado, a Deicor, divulgada em março deste ano. Essa “migração”, inclusive, foi viabilizada porque, mesmo preso, Nem continuou comandando o crime – e sendo alvo de operações da própria Deicor.

Por sinal, uma dessas operações da Deicor já havia deixado clara a ligação entre Nem da Abolição e Siê: foi a 6ª fase da Operação 1814, deflagrada no dia 18 de agosto desse ano, e que apontou que, mesmo preso, Nem viabilizava a venda de drogas para líderes do tráfico em diferentes bairros de Natal. Dentre eles, Siê de Mãe Luiza.

Portal 96 FM

Notícias mais lidas na semana.

LAGOA DO BONFIM ATINGE 46% DE SUA CAPACIDADE. A PIOR SITUAÇÃO DOS ÚLTIMOS ANOS

102 ANOS: PROGRAMAÇÃO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOVA CRUZ/RN É DIVULGADA

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM PASTORA E EMPRESÁRIA NAYARA BEZERRA, FAZ DOAÇÃO DE UMA CASA PRÓPRIA PARA UMA FAMÍLIA EM SANTO ANTÔNIO-RN

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

TUDO EM CASA, EM UMA GRANDE FAMÍLIA: PREFEITO DE PASSAGEM (RN) FAZ FARRA DE NOMEAÇÕES FAMILIARES EM SUA GESTÃO